20 de novembro de 2011

CONTA-GOTAS


UBERABA PASSA RASPANDO NOS 300 MIL HABITANTES
*Censo 2010 do IBGE é uma fonte inesgotável de informações


FERVURA À VISTA...
A um ano das eleições municipais, a política de Uberaba vai saindo, bem de mansinho, da imobilidade. E ainda bem, né? O certo é que as duas principais lideranças da cidade se deram conta de que as coisas andavam muito paradas e decidiram agir, ou melhor, falar...Já tem colega jornalista que só está saindo de casa com um gravador em ponto de bala.

CADA UM NO
SEU QUADRADO
O prefeito Anderson Adauto (PMDB), que não pode se candidatar ao cargo em 2012 (já teve duas eleições consecutivas), e o ex-prefeito e atual deputado federal Marcos Montes (ex-DEM), que acaba de criar um partido novo – o PSD, pra reforçar suas bases, anunciam tempestade após a bonança. Direta ou indiretamente, situação e oposição querem a Prefeitura de Uberaba no mandato 2013/2016...

REDE SOCIAL
Enquanto isso, nada menos do que 12 dos 14 vereadores de Uberaba estão devidamente instalados no Facebook – e, de quebra, com assessores antenados para acompanhar tudo o que acontece na rede social. E, claro, para dar bom dia, boa tarde e boa noite, postar fotinhas de reuniões e da família, contar detalhes do cotidiano, anunciar ideias e projetos etc.

NA REDE 2
Vereadores no Face: Almir Silva (PR), Cleber Humberto Ramos (PMDB), Francisco de Assis Barbosa (PR), Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), Lourival dos Santos (PC do B), Luiz Dutra (PDT), Marcelo Machado Borges (DEM), Tony Carlos (PMDB), Carlos Godoy (PTB), João Gilberto Ripposatti (PSDB), Samuel Pereira (PR), José Severino (PT).

LEITURA DE PRIMEIRA
Vale a pena perder um tempo – talvez horas a fio, pra ler o resultado do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que acaba de ser divulgado. Seja sobre o Brasil, sobre os Estados ou sobre os Municípios, trata-se de leitura de qualidade, com emoções à flor da pele. Indignação com as informações sobre a realidade social se mistura à esperança de dias melhores, provocando reações as mais variadas.... Está tudo lá, no site www.ibge.gov.br.

MINHAS CURIOSIDADES
Nesta coluna especial sobre o censo me permitam citar os dados que mais mexeram com a minha curiosidade.

NA TABA
Por exemplo: Uberaba tem 405 habitantes que se assumiram como indígenas. Daí, fiquei imaginando de onde vieram e onde estão...Meu sobrinho de 15 anos, vendo minha surpresa, me disse que tem dois colegas indígenas que estudam com ele na Escola Estadual Minas Gerais, e que portanto, não se trata de nenhuma raridade.

MISCIGENAÇÃO
Racismo?! Tem que ser muito dissimulado, principalmente em tempos de cotas especiais para faculdades e emprego no serviço público...Em Uberaba, por exemplo, dos 295.988 habitantes, nada menos do que 109.733 se assumiram como pretas (26.976) ou pardas (82.757). Fora os 2.700 da raça amarela e 405 indígenas. Sobraram 183.150 brancos assumidos.

PASSOU RASPANDO
E como já era de conhecimento público extraoficial, ainda não foi desta vez que Uberaba atingiu 300 mil habitantes – o sonho de muita gente, apesar de eu não entender os motivos. Quem sabe no próximo censo?! Afinal, faltaram apenas 4.012 habitantes.

CONCENTRAÇÃO
E as grandes massas continuam concentradas nos centros urbanos, apesar das mazelas sociais (inclusive a violência). Dos 295.988 moradores de Uberaba, simplesmente 289.376 residem na cidade, enquanto apenas 6.612 estão na zona rural produzindo alimentos e qualidade de vida pra todo mundo.

POLÊMICA DAS VISITAS
Pra quem reclamou da pesquisa do IBGE (que foi quase todo mundo), vai aqui uma informação interessante. O instituto garante que, dos 96.982 domicílios particulares ocupados em Uberaba, 96.238 foram visitados pelos recenseadores. Portanto, só 744 casas não foram pesquisadas, geralmente por falta de gente pra atender.

HAJA HISTÓRIA!
E de acordo com o censo realizado no ano passado, Uberaba tem 36 habitantes com idades acima de 100 anos. São 24 homens e 12 mulheres. Gente com história aos montes pra contar.

NOTA FÚNEBRE
Se os homens centenários vivem mais do que as mulheres – na proporção de dois por uma, é de se ressaltar que os tempos andam mudados. De acordo com o censo, morreram 1.225 habitantes de Uberaba em 2010. Foram 686 homens e  539 mulheres – uma diferença de 147 óbitos.

GUERRA DOS SEXOS
E pra alegrar um pouco a coluna ressalte-se que Uberaba tem 144.461 moradores do sexo masculino e 151.527 residentes do sexo feminino. São 7.066 mulheres a mais do que homens. Em meio às articulações rumo às eleições municipais de 2012 vale lembrar que esta diferença deságua no eleitorado. Dos 208.184 eleitores atuais, 110.084 são mulheres e 97.886 são homens – segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário