19 de dezembro de 2011

CONTA-GOTAS ...Notícias


ACERVO - Instituto lança campanha por doação de “lembranças” de Chico Xavier
DE OLHO EM 2012 - Uberabense comanda Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil
AGITOS PRÉ-ELEITORAISPMDB e PT de Uberaba expõem animação com seus prefeitáveis no Facebook

UBERABA
NO COMANDO
Vilas Boas - Foto: TRE/TO
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins - TRE/TO, desembargador Marco Antony Vilas Boas, foi eleito, por aclamação, o novo “comandante” do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. Escolha do novo presidente aconteceu na manhã de quarta-feira, 16 de dezembro, durante o 55º Encontro do Colégio de Presidentes dos TRE´s, em Porto Alegre (RS).
Detalhe
Vilas Boas tem 49 anos, é de Uberaba, e mora em Tocantins desde 1989, quando prestou o primeiro concurso de juiz do então recém-criado Estado.
PRESTAÇÃO
DE CONTAS
O encontro de 16 de dezembro expôs ainda, o clima entre os presidentes dos TRE´s em relação a 2012. A Carta de Porto Alegre diz com todas as letras: “Destacar a importância das análises e dos julgamentos das prestações de contas de campanha, pela Justiça Eleitoral, para que haja maior transparência quanto às receitas e despesas efetivadas pelos candidatos às eleições”...

ALÔ ALÔ
O serviço Disque-Eleitor – que atende das 7h às 19h , recebeu cerca de 25 mil ligações ao longo de 2011. Informação é do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG).

ACERVO DE
CHICO XAVIER
Diretoria do Instituto Chico Xavier lançou oficialmente a campanha do acervo histórico do médium. Lançamento aconteceu quinta-feira, 15 de dezembro, durante reunião na sede da entidade, que funciona no 4º andar da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu.
LEMBRANÇAS
A campanha pretende promover amplo movimento pela doação de fotos, livros autografados, bilhetes e  outros documentos relacionados diretamente ao líder espírita. Todo o trabalho é realizado com o conhecimento do odontólogo Euripedes Higino, filho adotivo de Chico Xavier.
MEMORIAL
Outra informação importante é que está prevista para janeiro de 2012 a retomada da obra do Memorial Chico Xavier, na Mata do Carrinho, em Uberaba.
  
JÁ NO CLIMA
DE 2012
Líderes do PMDB de Uberaba saíram do encontro de confraternização com os filiados – realizado sábado, 17 de dezembro, mais animados do que nunca. Que o diga a página da legenda no Facebook, que ficou pequena pra tanto entusiasmo!
ÁLBUM DOS 
PREFEITÁVEIS
Por sinal, tudo indica que o evento de 17 de dezembro consolidou ainda mais, a proposta inicial de quatro pré-candidaturas à sucessão do líder maior, Anderson Adauto. Até um Álbum de Prefeitáveis – com fotos de Monalisa Sesconeto, foi incluído no perfil da rede social.
Ô PAIXÃO!
Além de elogios e mais elogios dirigidos ao prefeito, os redatores da página usam e abusam de elogios para os quatro pré-candidatos.
Tony Carlos – “...Foi candidato a deputado estadual, sendo o mais votado em Uberaba em 2010 e é o 4º suplente com grandes chances, de, em 2012, assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais...Grande orador e legislador, sensível à realidade e às necessidades do povo”.
Paulo Piau – “... Recém-nomeado como relator do Novo Código Florestal, matéria de importância extrema para os brasileiros e latino-americanos. Graduado, pós graduado e doutor das ciências agrárias. Equilibrado e bom de serviço!”
Rodrigo Mateus – “... Jovem PMDBista. Advogado. Acompanha o Anderson Adauto desde 1999 quando ele era deputado estadual. Na Prefeitura de Uberaba, a partir de 2005, atuou como subsecretário de governo, Procon, chefe de gabinete, presidente da Fundação Cultural de Uberaba e atualmente é o secretário de governo”.
Roberto Velludo – “...PMDBista histórico. Grande companheiro. Filho do saudoso MDBista Francisco Lopes Velludo. Engenheiro Civil e empresário. Grande líder político das instituições e associações de comércio e indústria e da engenharia e arquitetura de Uberaba”.

---------------------------------------------------
 COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, ESTAMOS VIRANDO 
A CASA DOS DOIS MIL MEMBROS. 
PARABÉNS A TODOS POR ESTA CONQUISTA. 
2012 É A VEZ DO PT.
*Comentário do PT Uberaba na sua página no Facebook
---------------------------------------------------

REDE PETISTA
Já o PT Uberaba comemora o número de amigos conquistados na página do Facebook. E com toda razão...De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda tem 1.539 filiados – número de novembro de 2011. Enquanto isso, a página na rede social ultrapassou 2.000. Amanheceu segunda-feira, 19 de dezembro, com 2.016 membros.
NO PERFIL
Por sinal, o PT abre sua página no Facebook com uma foto sintomática: os dois pré-candidatos a prefeito rodeando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – o eterno “comandante” nacional da legenda. De um lado, o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, e de outro, a coordenadora de políticas públicas municipais para mulheres, ex-vereadora Marilda Ribeiro Rezende.

VISÃO 2012
E falando em 2012, a antenada jornalista Renata Gomide fez uma análise pra lá de esperta, em sua coluna De Fato – na edição de domingo, 18 de dezembro, no Jornal da Manhã. Confira as duas notas abaixo (na íntegra)...
Nota 1
Muito do que se vê e ouve em política é resultado do chamado “balão de ensaio”. Alguém diz uma coisa ali, outro se aproveita e acrescenta um detalhe acolá e ainda há os que gostam de uma pimentinha. Para a notícia circular então, é fácil, fácil, como agora, que estão dando vazão à “informação” que o prefeito Anderson Adauto vai renunciar ao mandato até março do ano que vem para seu vice, Paulo Mesquita, assumir.
Nota 2
A “estratégia” teria como propósito lançar Mesquita candidato a prefeito em 2012 – legalmente ele não está impedido de buscar a reeleição – em dobradinha com José Luiz Alves (presidente do Codau). Como passo seguinte, se a chapa sair vencedora, o prefeito eleito renunciaria para dar lugar ao seu vice. Neste arranjo que tem um “quê” de mirabolante, difícil mesmo é peneirar o que é verdade e o que é especulação.

DISSE ME DISSE
Concluindo que, “no máximo” configurou-se “falha de divulgação dos ditos eventos”, permitindo a ocorrência de um verdadeiro ‘disse me disse’, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes determinou o arquivamento de ação civil pública movida contra a Fundação Cultural de Uberaba, acusada de ter privilegiado o bar MPBeco com ações culturais.
QUESTÃO DE
LOCALIZAÇÃO
Ocorre que o bar fica bem em frente ao Teatro Experimental de Uberaba – TEU, e durante eventos realizados em 12 de junho (Dia dos Namorados) e 26 de junho (Festa Junina), a Fundação teria estendido a infraestrutura aos arredores.
AUTORIA
Três entidades entenderam que o MPBeco foi beneficiado irregularmente, e ingressaram com a ação civil junto à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. São elas: União de Artistas Uberabenses; União dos Jovens e Estudantes do Brasil, e a ONG (Organização Não-Governamental) Cultural TEU (Teatro Experimental de Uberaba). Detalhe: desde1980, a Fundação Cultural é proprietária do teatro.

PESQUISAS
Secretaria do TRE/MG, lembra que, pelo calendário eleitoral (Resolução 23.341/2011 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE), a partir do dia 1º de janeiro as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos ficam obrigadas a registrar as informações previstas em lei e na Resolução 23.364/2011, do TSE.
DISPONIBILIDADE
A partir dessa data, será disponibilizado no portal do TSE na internet (www.tse.jus.br) um sistema para que as empresas façam os registros de sua pesquisa. Mediante requerimento ao juiz eleitoral responsável pela eleição em cada município, os partidos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições.
ATENDIMENTO
Também é da Secretaria do TRE/MG a informação de que os cartórios eleitorais do Estado atenderão em horário diferenciado durante o recesso do Judiciário - no período de 20 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012.
CAPITAL E 
INTERIOR 
Os 18 cartórios eleitorais de Belo Horizonte atenderão o público, a partir do dia 20, de 13h às 18h, nos dias úteis. Para os demais 331 cartórios do interior, o atendimento será de 13h às 18h nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, e de 11h às 16h, nas quartas-feiras.
NO TRE
Já a Secretaria do Tribunal atenderá de 13h às 18h. Funcionarão nesse horário, por exemplo, as áreas de protocolo, registro e informações processuais e a Assessoria de Comunicação. A Ouvidoria do TRE também funcionará durante o recesso, recebendo e encaminhando os questionamentos dos cidadãos que a acionarem pelo telefone (31) 3307-1169 ou pelo www.tre-mg.jus.br.
OS PRAZOS
De 20 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012 os prazos processuais serão interrompidos, e não haverá edição do “Diário da Justiça Eletrônico”, salvo nos casos de veiculação extraordinária, por determinação do presidente, retornando sua edição normal no dia 7 de janeiro.

------------------------------------------------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
TUDO PELO ELEITOR

Uberaba - 30/09/2010
O Ministério Público Federal (MPF) firmou, nesta segunda-feira, 27 de setembro, Termo de Ajustamento de Conduta com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) para interrupção temporária das obras na BR-262, no trecho entre os municípios de Uberaba e Campo Florido, e Uberaba e Araxá, no Triângulo Mineiro. 
A paralisação das atividades de recuperação e ampliação da rodovia terá caráter emergencial, com o único objetivo de permitir o deslocamento dos eleitores para a votação de primeiro e segundo turnos das eleições, bem como a remessa e busca das urnas pelos servidores da Justiça Eleitoral.
Os problemas de deslocamento dos eleitores, em função das obras na rodovia, foram informados ao MPF por um dos juízes eleitorais de Uberaba.
Segundo ele, até mesmo os trabalhos de entrega das urnas eleitorais estariam em atraso devido às dificuldades do trânsito no local.
A interrupção das obras irá acontecer, no primeiro turno, da meia-noite do dia 2 de outubro até a meia-noite do dia seguinte (3), e, no segundo turno, da meia-noite do dia 30 de outubro até a meia-noite do dia 31.
Em caso de descumprimento do acordo, o Dnit ficará sujeito ao pagamento de multa no valor de dez mil reais por hora de atraso.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
 -----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário