28 de dezembro de 2011

CONTA-GOTAS ..... Notícias


VEM AUMENTO POR AÍ ...Empresas do transporte coletivo de Uberaba pedem reajuste de tarifa
VEM OBRA DE ARTE POR AÍ ... Lucília – Rosa Vermelha está pronta para encantar
NA CABEÇA ... Diretório do PT/Uberaba adia decisão sobre candidatura, mas bate o pé sobre a cabeça de chapa

NOME PRA
DEPOIS
MARILDA RIBEIRO E ADELMO CARNEIRO PROMETEM
CAMINHAR JUNTOS, INDEPENDENTEMENTE DO
ESCOLHIDO PARA SER CANDIDATO A PREFEITO
Ficou para 14 de janeiro uma definição sobre a candidatura a prefeito do PT/Uberaba. Diretório se reuniu neste 28 de dezembro, quarta-feira, com o propósito de tomar uma decisão, mas depois de muitos debates a questão foi adiada. O partido tem duas pré-candidaturas na mesa: do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão e da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Uberaba, ex-vereadora Marilda Ribeiro Rezende.
NA CABEÇA
Se o PT não definiu um nome, o mesmo não se pode dizer em relação ao lugar que o partido quer ocupar na eleição de 2012. Na reunião concorridíssima, o diretório municipal decidiu que o escolhido dia 14 será cabeça-de-chapa. Moral da história: os petistas vão continuar conversando com outros partidos da base aliada, mas não querem abrir mão da vaga de prefeito.

SOCORRO! ELES
QUEREM R$ 3,05
Concessionárias do transporte coletivo urbano de Uberaba protocolaram pedido de aumento no preço da tarifa, nas vésperas do Natal. A informação foi publicada pela jornalista Lídia Prata, em sua coluna Alternativa (Jornal da Manhã) – edição de 28 de dezembro. Segundo ela, as empresas Líder e Piracicabana propõem reajuste que, se aceito, elevará a tarifa para R$ 3,05. Hoje a tarifa está em R$ 2,40.
PREVISÕES
A jornalista também conta que o prefeito Anderson Adauto (PMDB) soube da reivindicação antes de viajar de férias para a Bahia, e que determinou à sua equipe que faça um estudo sobre o assunto para que ele possa decidir o que fazer quando retornar ao batente, no dia 3 de janeiro. “Mas é certo que o reajuste virá. Talvez não no valor que as empresas de ônibus querem. Mas que virá, virá. É só uma questão de tempo” – conclui ela.

BOMBANDO NO
YouTube
População está descobrindo nas redes sociais um espaço importante para fazer suas reivindicações: é gratuito e atrai centenas de internautas com a maior facilidade. Exemplo: com o título “Denúncia! CODAU deixa trincheira aberta no grande ABADIA”, um vídeo está fazendo o maior sucesso na Internet. Em contrapartida, não é nada favorável ao Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba, já que mostra todos os detalhes de um buraco na rua Rodolfo Lírio, bairro Abadia. Água borbulhando e escorrendo expõe o desperdício e os riscos para motoristas que trafegam pelo local.
REBELDIA
MINEIRA
FOTO DE MICHELLE PARRON -
DE JUNHO DE 2008, PUBLICADA NO
JORNAL REVELAÇÃO DO CURSO DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIUBE
Outro vídeo que está atraindo internautas aos montes – principalmente de Uberaba, é uma convocação em defesa da antiga ponte sobre o rio Grande, que durante décadas foi o elo de ligação entre Minas Gerais e São Paulo. Construída em 1913, a ponte de ferro tem várias perfurações de balas, atribuídas às batalhas entre forças legalistas (paulistas) e forças rebeldes (mineiros) durante a Revolução de 1930. Objetivo do vídeo é forçar a restauração da ponte e sua transformação em ponto turístico.
QUE SUFOCO!
Vale lembrar que a substituição da ponte antiga por uma nova envolveu anos e anos de reivindicações, ofícios, entreveros políticos, até que em 1997 finalmente teve início a construção – inaugurada em maio de 2001. A nova ponte, que liga a BR-050 mineira à rodovia Anhanguera paulista tem pista dupla, passarela de pedestre, em nada lembrando a velha e pomposa ponte metálica.
  
LANCES
NA SAÚDE
Pelo menos até na noite de 28 de dezembro, quarta-feira, quando Conta-Gotas foi concluída, ainda estava programada para dia 29 a licitação (pregão presencial) para contratar operadora do Plano de Saúde do funcionalismo da Prefeitura de Uberaba. De acordo com o edital, as empresas farão o credenciamento das 8h30 às 9h, e logo em seguida entregam os envelopes (com as propostas de preços e habilitação), tendo início a disputa de lances.
PROPOSTA
A contratação da operadora será por 36 meses, contados a partir da data da ordem de serviço, podendo ser prorrogado por mais 24 meses. O valor estimado para os 36 meses é de R$ 19,857 milhões – R$ 69 por servidor. A prefeitura trabalha com um total de 7.994 trabalhadores.
DE OLHO
O pedagogo e técnico em segurança do trabalho, Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU, afirma que a diretoria do sindicato se sente contemplada . Afinal, a reivindicação integra as pautas desde sua posse, em janeiro de 2009. Ele avalia que se trata de uma das maiores conquistas dos funcionários da Prefeitura.

“Lamentamos apenas que o Plano de 
Saúde não tenha entrado em vigor em 2011, 
conforme o prometido pelo governo”.
Luís Carlos dos Santos – presidente do Sindicato dos 
Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU)

OUVIDOS
EM PÉ
Prefeito de Uberaba sai de férias, mas se mantém mais antenado do que nunca com os acontecimentos da cidade. E não é pra menos! É temporada de decisões nos partidos que integram sua base de apoio e nos partidos que querem tomar o poder em 2012.

BEICINHO
Por sinal, Anderson Adauto ainda terá que apagar as fogueiras do próprio grupo. Uma delas – segundo as más línguas, envolve o deputado federal e presidente do PR/Uberaba, Aelton Freitas, que não teria se conformando com decisões tomadas na base aliada. Belém-belém, ele estaria, inclusive, no maior tête-à-tête com a oposição.

QUE DUREZA!
Enquanto isso, muita gente prevendo que as negociações entre os sindicalistas e o governo municipal de Uberaba – relacionadas à pauta de 2012, vão ser mais duras do que se imaginaria para um ano eleitoral. Pra se ter uma ideia, além das queixas de que a situação econômica está apertadíssima, o governo teve que abrir crédito adicional suplementar na ordem de R$ 2,4 milhões para bancar despesas com pessoal no final de 2011.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------ 

Política é a arte do possível, de 
modificar a sociedade para melhor”... Lucília Rosa 


CURIOSIDADE HISTÓRICA
Lucília – Rosa Vermelha

LUCÍLIA ROSA - AOS 19 ANOS
Após cerca de três anos de muito trabalho – recolhendo e acolhendo documentos, informações e fotos, ficou pronto o livro Lucília – Rosa Vermelha, obra assinada pela historiadora Luciana Maluf Vilela e jornalista Luiz Alberto Molinar. Lançamento acontece dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 19h, no campus/centro da Universidade de Uberaba – Uniube. Acima de tudo uma revolucionária e comunista apaixonada , Lucília teve morte natural aos 98 anos de idade, em março de 2011, e está sepultada no Cemitério Medalha Milagrosa/Univerdecidade/Uberaba.

DECLARAÇÕES
Segundo o blog 


“A herança que vou deixar são minhas idéias, que ninguém rouba, ninguém toma, ninguém compra”. 



Lutei muito, sempre fazendo uma política sadia, séria, mas os grandes não respeitaram os comunistas. Apanhei e apanhei na cadeia com pontapés de coronéis e latifundiários”. 

Desde muito nova, fui sempre uma inimiga visceral das injustiças”. 

Filiei ao PC no fim da ditadura Vargas, uma hora na 
legalidade outra na clandestinidade, mas fui sempre comunista”. 

“Nunca tive medo, não. Se o marido falava e ameaçava de ir 
embora, eu respondia que podia ir, não vou morrer de fome, não, por falta de homem”. 

Apanhei muito de um delegado de Uberlândia. Ele queria que eu chorasse. 
Eu pensava: quero mostrar a esse canalha que mulher comunista é assim”. 
Minha cultura comunista não me dá o direito de 
explorar o mínimo que seja do direito do outro”. 

Minha vida de empregada doméstica foi o melhor momento da 
minha vida, porque aprendi muito, lia todos os dias o Estadão. Lia, lia, lia...” 

 “Ser comunista é sofrer o cárcere e sair de lá sem ódio e sem rancores”. 

Gente, eu era custosa mesmo... Eu era! E o mulherio aprendeu muito comigo... 
Eu ajudei muita mulher a abrir a cabeça...”

Eu tenho gênio ruim mesmo, pode falar que eu não estou nem aí! Desde que me tornei comunista, fui me aprofundando cada vez mais, fui ficando intransigente e nunca calei”. 

Se você fica em casa passando, lavando... a vida passa. 
Se você vai pra rua mudar o mundo, é cada cacetada...” 

Eu me sinto bem por um lado, mas infeliz pelas contradições.
A vida é uma contradição diária”. 

 ‘Ensinei meus filhos a serem independentes: 
costuram, passam, cozinham...” 

 “Desgraçado do veneno do dinheiro...” 

Não sei se é espírito ou o cérebro: estou caçando 
um jeito de descobrir o que é que me governa”. 

 “A gente não é doida, a gente é comunista”. 

A gente chega à velhice com certa alegria”. 

 “Eu apanho, mas que eu dou trabalho, eu dou!

O dinheiro seduz as pessoas...”

Se a gente tivesse tempo e dinheiro para ler...” 

Sou chique, gosto de música clássica”. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário