15 de dezembro de 2011

CONTA-GOTAS


*Crise na saúde...
UBERABA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA CONTRATAR 77 MÉDICOS PARA A REDE PÚBLICA
*Sem chefia...
PMDB ESTÁ SEM COMANDO DESDE OUTUBRO
*Tribuna do povo...
CONVOCADA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


PODEROSO, MAS
SEM COMANDO
De acordo com informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, duas legendas estão sem comando em Uberaba – uma delas, o PMDB do prefeito Anderson Adauto, do deputado federal Paulo Piau e dos vereadores Cléber Humberto Ramos e Tony Carlos. O partido é o segundo colocado em filiações – são 3.044 (números oficiais de novembro de 2011), perdendo apenas para o DEM, que tem 4.940 eleitores inscritos. Outro que aparece acéfalo é o PSOL (com 14 filiados).
VENCIDOS
Dados oficiais do TSE indicam que o diretório municipal do PMDB – eleito em outubro de 2009, teve o mandato encerrado dia 28 de outubro de 2011. Já o PSOL está sem comando desde março de 2010.
EXTREMOS
Alguns partidos – PT, PSDB e DEM, ainda possuem comandos com mandatos a perder de vista. Outros – PV, PC do B e PDT, estão prestes a terem os mandatos encerrados. Ressalte-se que a grande maioria destas legendas tem participação importante na política de Uberaba, e portanto, estarão envolvidas diretamente nas eleições de 2012.
GERAL
Dos 29 partidos políticos existentes oficialmente no Brasil, 28 têm filiados em Uberaba, mas apenas 25 se movimentam normalmente na cidade, e um ainda não foi instalado. As informações estão lá, no site oficial do TSE, pra quem quiser conferir. Ainda não existe em Uberaba o PPL – Partido Pátria Livre, enquanto PCO, PSTU e PCB estão, pelo menos por enquanto, fora da lista.(Confira tabela do TSE sobre a situação dos partidos em Uberaba).

MIMOS
E mesmo sem um comando oficial registrado no TSE, o PMDB de Uberaba prepara big festa de final de ano para os filiados. Confraternização 2011 acontece sábado, dia 17 de dezembro, das 11h às 18h, na Chácara do Boquinha (Condomínio Jockey Park). Convite é assinado pelo “Diretório e Juventude do PMDB”...

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!
Secretaria de Saúde de Uberaba acaba de decretar estado de emergência para contratar 77 médicos para a rede municipal. O decreto 3.831 justifica que foram abertos processos seletivos por meio dos editais 200/2011, 339/2011, 397/2011, 398/2011, 478/2011, 574/2011, publicados nas edições do Porta-Voz 884, 902, 920, 923 e 936, mas que as vagas não foram preenchidas.
ANTECIPANDO
Na edição divulgada dia 10 de dezembro, Conta-Gotas já antecipava a crise. Informou, inclusive, que no último processo seletivo para contratar médicos de urgência e emergência, dez profissionais se inscreveram, mas NENHUM compareceu para a entrevista técnica (por sinal, única etapa do processo).

CASSAÇÃO
DESCARTADA
Fonte: TRE-MG
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais negou nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, por unanimidade, o pedido de cassação do governador de Minas, Antonio Anastasia, e do seu vice, Alberto Pinto Coelho, por suposto abuso de poder político e econômico e conduta vedada a agente público. A ação de investigação judicial foi proposta pela Coligação “Todos Juntos Por Minas”, que lançou Hélio Costa como candidato ao governo de Minas.
DISTRIBUIÇÃO
A acusação era de que teria havido transferência de recursos do Estado para municípios em período proibido pela legislação eleitoral e que o número de convênios (mais de três mil) do Estado com prefeituras teria sido muito maior do que o de anos anteriores, com valores envolvidos também mais elevados com relação a outros períodos.
O RELATÓRIO
O relator/desembargador Brandão Teixeira analisou o processo com 31 volumes, 134 caixas de documentos e mais de 800 anexos com documentação enviada pelas prefeituras notificadas a prestar informações, e concluiu: “Não se pode afirmar com segurança que houve convênios irregulares, inexistindo o propalado desequilíbrio de forças entre os candidatos”.
ATÉ ADVERSÁRIOS
Ele registrou que cerca de R$38,5 milhões foram repassados a prefeituras no período proibido pela legislação, mas que já constavam dos cronogramas dos convênios previamente assinados e publicados com antecedência. O desembargador também não acolheu a alegação de que teria ocorrido cooptação de apoio de prefeitos por parte do governador candidato à reeleição, pois “não houve, no processo, a indicação específica de qualquer prefeito que tenha sido cooptado”. E ainda: que ficou demonstrado que o Estado celebrou convênios com vários prefeitos de partidos adversários ao candidato do governo.

 ------------------------------------------------------
“Olá, meu amigo! Que bom poder falar com vc por aqui. 
Sei que não curte esse meio, mas fazer o quê, não é???”
Comentário postado por uma amiga virtual na 
página do vereador Cléber Humberto Ramos no Facebook
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORAÇÕES
Governo municipal organiza Missa de Natal dos Servidores – que acontece nesta sexta-feira, 16 de dezembro, 8h30, no anfiteatro do Centro Administrativo. A celebração será presidida pelo padre Rogério Aguiar, da Paróquia São José Operário, sediada no bairro Gameleira 2. Das 12h às 14h acontece o projeto “Na Hora do Almoço”, também com programação natalina. Apresentação ficará a cargo da Orquestra Jovem Tiradentes, sob a regência do subtenente PM William Souza. 

CONTROLE SOCIAL
Uberaba vai sediar a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Evento é a preparação para a 1ª Consocial Regional/Triângulo Mineiro, que também vai acontecer em Uberaba. Esta conferência regional será a etapa preparatória para a 1ª Consocial Estadual/Minas Gerais, que, por sua vez, vai reunir as propostas a serem levadas à 1ª Consocial Nacional, convocada pela presidente Dilma Rousseff.
A PRESIDÊNCIA
A 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social será presidida pelo controlador-geral do município, Otoniel Inês Sobrinho, e, na sua ausência, assume os trabalhos o secretário de Governo, Rodrigo Mateus.
O DECRETO
No decreto 3825, de 13 de dezembro de 2011, o prefeito Anderson Adauto convoca a Consocial Municipal para dia 16 de janeiro de 2012, às 17h, no anfiteatro do Centro Administrativo (rua Dom Luiz Maria Santana, nº 141, bairro Santa Marta. O tema será "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública". A Consocial Regional acontece dia 10 de fevereiro de 2012 no mesmo local.
REGIONAL
Da Consocial Regional participam: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Nova Ponte, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo.
EM PAUTA
I - debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo;
II - promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública;
III - estimular os órgãos e entidades públicas a implementar mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos, além de fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;
IV - debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública;
V - discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação;
VI - desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública;
e VII - debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam ações de governos, empresas e sociedade civil
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
UBERABA EM FOTOS
Centro de Cultura José Maria Barra lança dia 20 de dezembro de 2011 – às 18h30, a exposição "Memorial de Imagens - um olhar a céu aberto", com 80 painéis fotográficos sobre a história de Uberaba. As fotos integram o livro (editado pelo jornalista Francisco Marcos dos Reis) “Uberaba - 100 Anos de Olhares e Memórias”, um compêndio de imagens registradas por vários fotógrafos desde o final do século XIX até o final dos anos 50. As imagens foram convertidas em adesivos impressos, com qualidade fotográfica, e serão afixadas na estrutura de vidro com iluminação especial. A promoção é da Fiemg-Regional Vale do Rio Grande.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural de Uberaba
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário