25 de janeiro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


RECOMEÇAR ... Só um acordo salva o PT/Uberaba de convocar os filiados para escolher “novamente” o pré-candidato a prefeito
VIAGEM  INSÓLITA .... Relatório sobre movimentação política e orçamentária da Câmara de Uberaba foi localizado em Pouso Alegre

GÊNERO FEMININO
Mara Beatriz colaborou com a divulgação do show de 
Zezé di Camargo e Luciano em Uberaba - 
antes da briga, claro!
Petebistas de Uberaba estão na maior agitação com uma novidade: a criação do PTB Mulher. A presidência ficou por conta da empresária de assuntos virtuais e promoção de eventos, Mara Beatriz – um sucesso no desenvolvimento e manutenção de sites e afins. 
ESTREIA NA POLÍTICA ... Informação segura dá conta de que a fundadora e primeira presidente do PTB Mulher é pré-candidata a vereadora em 2012. Mulheres interessadas em se filiar podem entrar em contato através do e-mail marabeatriz@terra.com.br ou pelo telefone 3075-2759.
QUANTO MAIS...MELHOR
E por falar em PTB, o único vereador da legenda em Uberaba, professor Carlos Alberto de Godoy – obviamente candidato à reeleição, demonstra altruísmo e inteligência na atuação partidária. Prova disso é seu apoio na criação do PTB Mulher, e a força dada à presidente Mara Beatriz. Ganha o respeito da legenda e, de quebra, ajuda a fortalecer a votação de outubro.

MEMORIAL
Diretoria do Instituto Chico Xavier tem reunião programada para 7 de fevereiro. Em pauta, entre outros assuntos, a retomada da obra do Memorial Chico Xavier, na Mata do Carrinho, em Uberaba.
ACERVO
E vale lembrar que o Instituto Chico Xavier já está recebendo doações de fotos, livros autografados, bilhetes e  outros documentos relacionados diretamente ao líder espírita, e que vão formar o acervo do futuro memorial. Por enquanto, o instituto funciona no 4º andar da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu.

ELEITORADO
E PARTIDOS
Tribunal Superior Eleitoral – TSE, planeja para este dia 26 de janeiro de 2012, quinta-feira, a divulgação oficial dos números mais recentes de filiações partidárias. Números de novembro – reproduzidos aqui, em Conta-Gotas, indicavam que 24.384 eleitores de Uberaba estavam filiados em 28 legendas. O DEM liderava com 4.940, seguido pelo PMDB, com 3.044.
  -----------------------------------------
“É C-A-P-I-T-A-L-I-S-T-A. 
MUITO PIOR QUE MACHISTA”  
Lucília Rosa – a comunista e heroína do livro Lucília-Rosa Vermelha, 
ao ser questionada se o Brasil é um país machista. 
Foi sua última entrevista antes de morrer, concedia à jornalista 
Indiara Ferreira, no programa JM Mulher/Rádio JM Uberaba
 -----------------------------------------
ALTA TEMPERATURA
Pode até ser que termine em pizza – já que tem muita gente articulando um acordo, mas consta que o PT/Uberaba está ardendo em febre. O que provocou a fervura interna foi a reunião do dia 14 de janeiro, quando os 28 membros do diretório votaram e aprovaram, quase que, por unanimidade, a pré-candidatura do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão a prefeito. Quem perdeu a disputa interna foi a coordenadora de políticas públicas para mulheres, ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende...
QUEM MANDA
Pois documento enviado pra Conta-Gotas neste dia 25 de janeiro, quarta-feira, faz revelações que, em nada favorecem a decisão do diretório. Intitulado REGULAMENTO DAS PRÉVIAS E ENCONTROS 2012 – o documento foi aprovado pelo diretório nacional do PT em 2 de dezembro de 2012, e depois aprovado, com mudanças, pela Comissão Executiva Nacional no dia 13 de dezembro.
QUEM OBEDECE
Em nenhum lugar do documento dá-se poder ao diretório para escolher o pré-candidato a prefeito. O que fica claro é que a Comissão Executiva Municipal tem que convocar um encontro, quando todos os filiados aptos ao voto interno participam. Existem prazos para apresentação dos interessados, para impugnação, para análise das contestações etc. e tal. Se não houver acordo, a disputa é decidida em prévias eleitorais com os votos dos filiados.
MORAL DA HISTÓRIA .... A voz dos filiados se sobressai à voz do diretório.

URUCUBACA
Enquanto isso, os chegadinhos num esoterismo andam dizendo que baixou um santo forte na base aliada do prefeito Anderson Adauto. Ocorre que o PT saiu na frente, ao escolher e anunciar o pré-candidato, deixando todos os outros partidos pelo caminho. Do PMDB do prefeito ao PCdoB, não teve quem gostasse da ideia.
RESUMO DA ÓPERA .... O que tem de gente comemorando a encrenca interna no PT não está escrito.

FLUÍDOS ENERGÉTICOS
E por falar em esoterismo, a jornalista Evacira Coraspe mandou pra Conta-Gotas um texto publicado dia 4 de janeiro de 2012 no site GIBA UM – http://www.gibaum.com.br/, com notícia sobre a futura presidente da Petrobras, Graça Foster.
Carlos Assis e Anderson Adauto recebem bons fluídos de
Graça Foster - defensora do gasoduto em Uberaba
O TEXTO Fluídos energéticos ---- Maria das Graças Foster, ou simplesmente Graça Foster, como gosta de ser chamada, cotada para substituir Sérgio Gabrielli, este ano, na presidência da Petrobras, resolveu repetir, na passagem do ano, ritual que seguiu quando tinha menos de vinte anos de idade. Mochila nas costas, a amiga da presidente Dilma Rousseff, que adora programas pouco convencionais, seguiu as trilhas de Machu Picchu, no Peru, na noite da virada. Graça não acredita no fim do mundo previsto pelos maias e acredita que, em Machu Picchu, onde floresceu o império inca, fluídos energéticos brotam.”
REFLEXÕES
A jornalista Evacira Coraspe diz porque a nota atraiu sua atenção...
_ “Será que ela estava em preparação física e espiritual para o novo cargo? Conheço Machu Picchu e realmente o encontro com  a energia do sagrado, do humano, do místico é muito intenso e renovador.”
NAS GRAÇAS
DE UBERABA
Dia 14 de março de 2011 o prefeito de Uberaba e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, se reuniram com Graça Foster no Rio de Janeiro, para acertar os detalhes do que seria dito, dois dias depois, em Uberaba. A diretora de Gás e Energia da Petrobras desembarcou na companhia da presidente Dilma Rousseff, na condição de presidente interina da estatal – oportunidade em que Anderson Adauto “lançou” sua candidatura a presidente da companhia.


JACAREZINHO
Irmãos uberabenses prometem agitar o 3º Congresso Internacional de Odontologia, que acontece em São Paulo, de 28 a 31 de janeiro. Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira e Fernando Carlos Hueb de Menezes vão lançar um invento que criaram e desenvolveram no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Uberaba - Uniube. 
REFORÇO
Eles contaram com a consultoria técnica de Carlos Bonfim e consultoria jurídica de Renata Silveira Tavares. E fazem questão de ressaltar o apoio que receberam do reitor Marcelo Palmério.
O INVENTO? ... Um jacarezinho, que adaptado à agulha, é usado para aplicar anestesia em crianças. Instrumento já pode ser visto no YouTube em vídeo divulgado pela empresa Angelus.
http://www.youtube.com/watch?v=RfGLKXZeF2Q

--------------------------------------------------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
O que a história de Uberaba estava
fazendo no museu de Pouso Alegre?

CÂMARA MUNICIPAL RECEBE DOAÇÃO DE MUSEU HISTÓRICO

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Uberaba
Câmara Municipal de Uberaba recebeu do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, o Relatório Geral das atividades do Legislativo de Uberaba do ano de 1967.
O acervo foi doado por alguém que na época não se identificou.
O Relatório foi elaborado e publicado na presidência de Álvaro Diniz de Deus, e mostra em dados estatísticos toda a movimentação política e orçamentária da Câmara de Uberaba, no ano de 1967, e ainda conta com um prefácio do próprio vereador, que relata e conecta Uberaba aos principais acontecimentos nacionais do ano.
O Supervisor do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Alexandre de Araújo, relatou por carta que em visita ao site da Câmara de Uberaba conheceu o “Projeto Memória Viva”, desenvolvido pelo Departamento de Documentação e Pesquisa da CMU, e voltado para a preservação das fontes históricas do Poder Legislativo.
Araújo chegou a citar  Karl Marx na correspondência:
Os homens fazem a sua própria história, mas não fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”
Araújo terminou dizendo que a afirmação mostra que é fundamental aos municípios, através dos poderes, preservarem sua história, e que estando ciente do desejo do Presidente Luiz Dutra, em presentear o acervo do Departamento de Documentação e Pesquisa, doou o material em condição permanente.
Coincidentemente o presidente Dutra esteve em visita à Câmara de Pouso Alegre e acabou por conhecer pessoalmente Araújo. Dutra ficou impressionado com o Museu e declarou que a experiência da cidade do sul de Minas serve de alento para os propósitos de Uberaba.
 ----------------------------------------------------

CORRESPONDÊNCIA
Enviada dia 24 de janeiro de 2012
Prezada Giselda, em nome de toda a equipe do Arquivo Público venho lhe agradecer
pelo espaço que nos deu em seu blog, colocando os textos sobre a história de nossa
cidade, produzido pelo pessoal do Arquivo em nosso blog. Continue sempre visitando
o blog do Arquivo, fazendo essa ponte, e estamos lhe esperando para uma visita aqui
no Arquivo Público.
Atenciosamente,
Lélia Bruno Sabino
Diretora Arquivo Público de Uberaba
 Rua Onofre da Cunha Rezende, 78 - Bairro São Benedito
CEP: 38020130 - (34) 3312-4315/3338-2864

RESPOSTA
Prezada Lélia Bruno, na verdade não faço mais do que minha obrigação de cidadã dar espaços para a divulgação da história de Uberaba, e procuro escolher – sempre, o que há de melhor. Nas minhas pesquisas deliciosas (amo história antiga), deparo com casos e causos maravilhosos. Ora de fazer chorar, ora de fazer rir, ora de passar raiva. E, com certeza, entre os assuntos e textos mais interessantes estão os registros do nosso Arquivo Público – me permita chamar assim uma entidade que faz parte de nossas vidas. Seus pesquisadores e historiadores são competentes, sensíveis e antenados com o que há de mais interessante. Parabéns pelo trabalho, pela sua assessoria, pelo blog...
Abraços.
Giselda Campos

                                              ----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário