23 de janeiro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


SAI DE BAIXO....Uberaba é a segunda colocada em Minas Gerais na incidência de raios
DESINTERESSE....Salários razoáveis e estabilidade não atraem concorrentes para concurso público da Câmara de Uberaba
FORÇAS OCULTAS...Ataque à imagem de Nossa Senhora provoca suspeitas

SE ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS,
POR QUE NÃO EM UBERABA?
À esquerda, a arte compartilhada pelo PT/Uberaba e à direita, material
de campanha do presidente Barack Obama
Página do PT/Uberaba no Facebook compartilhou/postou uma arte originada do espaço de um companheiro petista de Belo Horizonte, Guima Jardim. Material chama a atenção pela palavra de ordem – exatamente a mesma usada pelo presidente Barack Obama, na campanha de 2008, quando ele disputava a Presidência dos Estados Unidos.

FOTOCÓPIAS
E por falar em Barack Obama, político é político em qualquer lugar do mundo. Mais uma vez em campanha – agora pela reeleição, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos repete as práticas dos candidatos destas paragens uberabenses. Beija e toma sorvete com criancinhas pobres, abraça operários, passeia pelas ruas, e – pasme!, até cantou durante uma reunião para arrecadar fundos (de campanha, claro) em Nova York.


PALIATIVO
Se o PMDB/Uberaba conseguiu resolver sua situação de comando – com a recondução do diretório até o final das eleições de 2012, o mesmo não se pode dizer do PDT. A comissão executiva provisória, que tinha expirado dia 1º de janeiro, foi reconduzida – segundo certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O problema é que o novo prazo vai só até 14 de abril.
AS DATAS - As convenções para escolha dos candidatos acontecem de 10 a 30 de junho, e as eleições acontecem em outubro, nos dias 7 (primeiro turno) e 28 (segundo turno).
ENTREVEROS
Pelo jeito nem mesmo o deputado federal Zé Silva – principal liderança da legenda na região, conseguiu acalmar os ânimos pedetistas. Bem que ele fez voo rasante em Uberaba dia 14 de janeiro, e a recondução da executiva pode até ser resultado de suas articulações. Porém, nada parece ter sido resolvido em definitivo.
OS PÓLOS – Até prova em contrário o PDT/Uberaba anda dividido entre duas facções. Uma delas é liderada pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra, e a outra, pelo pré-candidato a prefeito, João Franco, que foi o homem de confiança e hoje é adversário do prefeito Anderson Adauto (PMDB).
ACORDO
Por outro lado tem gente apostando num acordo entre as duas partes, em nome do processo eleitoral. Fala-se até, na possibilidade de a legenda eleger um diretório, em vez de ficar reformando comissões provisórias. Até dia 14 de abril, entretanto, a presidência fica com Luiz Henrique Borges – com João Franco de vice-presidente.
 ACÉFALO
E assim, entre mortos e feridos, dos 25 partidos existentes oficialmente em Uberaba, só o PSOL permanece sem comando municipal. A última executiva provisória expirou em 2010.
Veja a tabela atualizada pelo TSE – com os respectivos prazos anotados oficialmente.

RAIOS
Mapa mostra lugares onde a incidência de raios é maior
Foto: Reprodução/TV Integração
Nada a ver com a quente campanha eleitoral de Uberaba. O assunto é raio mesmo – no verdadeiro sentido de descarga elétrica. Reportagem levada ao ar pelo MG TV/Integração/Globo, neste 23 de janeiro, segunda-feira, revelou que Uberaba é a segunda cidade de Minas Gerais em número de descargas elétricas. Perde apenas para João Pinheiro, no Alto Paranaíba. Levando em conta que o Estado tem 853 municípios, é de dar medo.
CONSEQUÊNCIAS
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig – fonte das informações da matéria jornalística, só em janeiro de 2011 foram 1.895 incidências. A situação não está muito diferente agora, em 2012. Dia 21, sábado, dois raios atingiram a cidade e deixaram mais de 12 mil casas sem luz. A energia só foi restabelecida à noite. 
SAI DE BAIXO
Ainda segundo a Cemig, os horários mais propícios para a queda de raios são fim da tarde e início da noite. Das dez cidades mineiras que registraram a maior incidência de descargas em 2011, cinco estão no Triângulo Mineiro. Além de Uberaba, ainda constam na lista Campina Verde, Prata, Sacramento e Frutal.
DESMISTIFICAÇÃO
Segundo a climatologista Wanda Prata, somente no sábado, uma média de quatro raios por quilômetro atingiu a região de Uberaba. Entretanto, de acordo com ela, o fenômeno - que se estendeu até São Paulo, não está ligado à chuva ou a uma grande tempestade.


 ______________________________
“Os raios são mecanismos de limpeza da atmosfera e fazem parte da vida biológica da Terra. As descargas podem ocorrer com nuvens, sem nuvens, e 95% delas chegam à terra. Mas, é possível saber o que está atraindo esses raios, como árvores altas, torres, e o subsolo, que no caso de Uberaba tem rochas balsáticas que são cargas positivas”.
Wanda Prata – em entrevista ao MGTV

 ______________________________
COMUNICAÇÃO
E falando em comunicação, os formandos em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba – Uniube, colam grau neste dia 25 de janeiro, quarta-feira. Tudo transmitido em tempo real pelo projeto WebCom, do curso de Comunicação Social, com apoio do Núcleo de Informática e da Educação a Distância (EaD).
HOMENAGEADOS
Pessoal do Jornalismo vai homenagear a professora mestre Cíntia Cerqueira Cunha, como paraninfa, e as professoras Indiara Ferreira e Celi Camargo como patrona e nome da turma, respectivamente. Já os professores Karla de Almeida Borges, Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico  e Rogério Bosquim Zavanella serão homenageados como paraninfa, patrona e nome de turma, pelos formandos em Publicidade e Propaganda.

PRA REFLETIR
Apesar da estabilidade e dos salários serem melhores do que o oferecido pelo mercado – tanto público quanto privado, as inscrições do concurso em fase de realização na Câmara de Vereadores de Uberaba serão prorrogadas até dia 7 de fevereiro por falta de interessados.
A TAXA
De acordo com o diretor-geral, Rodrigo Souto, um grande número de inscrições não foi validado por falta de pagamento da taxa. O concurso visa a preencher vagas de garçom, oficial de portaria, motorista, motoboy, fotógrafo, editor e cinegrafista. A taxa é R$ 53, e a inscrição só pode ser feita pela Internet.

FORÇAS
OCULTAS
Foto da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida,
durante passagem pela Igreja de Nossa Senhora da
Abadia, em Uberaba
A imagem de Nossa Senhora Aparecida – baseada na praça da Igreja de São Judas, em Uberaba, foi “atacada” dia 21 de janeiro, sábado. Até o fechamento desta edição de Conta-Gotas, a explicação era de que o vandalismo foi praticado por um bêbado, que teria quebrado o vidro de proteção e colocado fogo na imagem. Arquidiocese de Uberaba diz que a imagem será recuperada e exposta no interior da igreja. Muita gente acredita que a agressão tenha sido fruto da intolerância religiosa.
REVOLTA
Enquanto isso, amenizo minha revolta republicando  a foto que tirei da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida – quando ela esteve em Uberaba dias 14 e 15 de novembro de 2011. Baseada no Santuário Nacional (Aparecida/SP), a imagem da padroeira do Brasil passou pela cidade a pedido de católicos.

PRA
FEVEREIRO
Em entrevista à jornalista Daniela Brito – publicada no Jornal da Manhã, o presidente do PMDB, Eduardo Palmério, admitiu que só dará início às discussões internas sobre candidatos majoritários depois que o prefeito Anderson Adauto retornar das férias. Além disso, segundo ele, outra presença imprescindível é do deputado federal Paulo Piau.
DESACORDO
Adauto defende que a escolha do pré-candidato à sua sucessão só aconteça em março, enquanto Piau – que é vice-presidente da legenda e um dos pré-candidatos, gostaria que a decisão fosse imediata.
PRECIPITAÇÃO
Na entrevista, Palmério afirma que, iniciar as discussões sem a presença do prefeito e do deputado seria precipitar o processo. “Queremos buscar uma harmonia entre as duas maiores lideranças do PMDB”, reforçou.

CONHECIDA




Graça Foster recebe Anderson Adauto no Rio de Janeiro
poucas horas antes de desembarcar em Uberaba. No Rio,
ela mostra pra ele, no mapa, o traçado do gasoduto

Atual diretora de Gás e Energia da poderosa Petrobras, Maria das Graças Foster – indicada neste dia 23 de janeiro, segunda-feira, para assumir o comando da empresa, esteve em Uberaba dia 17 de março de 2011, quando foi paparicada pelo prefeito Anderson Adauto, que chegou a defender a ascensão dela à presidência da estatal. Graça - como é conhecida, acompanhava a presidente Dilma Rousseff. Dois dias antes, ela havia recebido o prefeito no Rio de Janeiro. Em pauta, nas duas ocasiões, a implantação de uma fábrica de amônia e a construção de um ramal do gasoduto em Uberaba.

GRAÇA

A futura presidente da Petrobras foi indicada pelo presidente do Conselho de Administração da estatal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seu nome será apreciado pelo Conselho em reunião programada para dia 9 de fevereiro. Ela substitui José Sergio Gabrielli, ainda da era Lula, e que saiu para seguir carreira política.

QUEM É

Formada em Engenharia Química, a primeira mulher a assumir a presidência da Petrobras já foi cotada para o cargo de ministra-chefe da Casa Civil. Funcionária de carreira da Petrobras, ela é amiga da presidente Dilma Rousseff.
DETALHE – Quando esteve em Uberaba no ano passado, Foster ocupava o cargo de presidente interina da Petrobras.
 ------------------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
De Uberaba para o carnaval do Brasil
*Cíntia Gomide Tosta
"Em Uberaba, o carnaval remonta à década de 1930, quando os blocos carnavalescos já animavam as praças e as ruas da cidade e os clubes já organizavam seus bailes de carnaval. Nas décadas de 70 e 80, surgiram várias escolas de samba como: Império da Abadia, Brasil Moreno, Unidos da Boa Vista, Rosa de Ouro, Preciosa do Leblon, Unidos da Vila, Acadêmicos de Santa Maria.
A associação carnavalesca Bambas do Fabrício é uma das escolas de samba mais antigas de Uberaba (1935).
Já a Associação das Escolas de Samba Uberabenses teve a sua origem, em 1983, no Barracão do Samba, na rua Manoel Borges.
Joubert de Carvalho, médico e compositor uberabense que escreveu várias composições entre valsas, canções, tangos e marchinhas carnavalescas, compôs a famosa marchinha
Tahi, cantada por Carmem Miranda e amplamente ouvida por foliões de todo o Brasil.
Um trecho da marchinha
"Tahi
Eu fiz tudo
Pra você gostar de mim
Oh! Meu bem
Faz assim comigo não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração..."

*Cíntia Gomide Tosta é pesquisadora do Arquivo Público de Uberaba
 ---------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário