13 de fevereiro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


FOTO DA HORA ---- Secretário de Estado nega conspiração com o prefeito de Uberaba e garante que vai enfrentá-lo como adversário
SAÚDE HUMANIZADA --- Expert em comunicação interpessoal faz palestra para voluntários e profissionais da saúde
SAMBA-ENREDO 2012 --- Leia a letra do vencedor
CURIOSIDADE HISTÓRICA --- Breves histórias sobre as igrejas de Uberaba

SAÚDE HUMANIZADA
Associações dos Voluntários do Hospital Hélio Angotti, do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e do Hospital Universitário da Uniube se uniram para promover evento de capacitação humana de voluntários e trabalhadores em geral da área de saúde.
Maria Júlia Paes
COMUNICAÇÃO HUMANIZADA ---- Palestra (com orientações) será proferida pela doutora Maria Júlia Paes e Silva, professora titular da Escola de Enfermagem da USP – Universidade de São Paulo, expert em comunicação interpessoal e sua influência no atendimento da saúde.
SERVIÇO --- Evento acontece dia 16 de fevereiro, quinta-feira, das 14h às 18h, no Anfiteatro A do Centro Educacional Administrativo – CEA, da UFTM, na rua Frei Paulino, nº 30, bairro Abadia.
INSCRIÇÕES --- A inscrição custa R$ 10, e deve ser feita na rua da Constituição, 1.032, na Associação dos Voluntários do Hospital de Clinicas da UFTM (telefone: 034 - 3321-9569), ou na rua Governador Valadares, 629, centro (telefones: 034 - 3333-1952 e 034-3314-8183).
PARA TODOS --- Ressalte-se que qualquer pessoa da comunidade, interessada no assunto, pode participar do evento.

DOIS COELHOS
Enquanto a segunda-feira, 13 de fevereiro, ainda repercutia as fervuras da semana anterior, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) buscava um fôlego em outras paragens, ao mesmo tempo em que fazia uma média necessária com o governo federal. Esteve no Rio de Janeiro para acompanhar a posse da nova presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster - evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
VISITAS --- Graça Foster – que trabalha há 31 anos na Petrobras, onde ocupava o cargo de diretora da área de Gás e Energia, e o prefeito Anderson Adauto, trocaram visitas em nome das articulações pela instalação do gasoduto e da viabilização da planta de amônia e uréia em Uberaba.
CANDIDATURA --- Ela esteve em Uberaba dia 17 de março de 2011, acompanhando a presidente Dilma Rousseff - oportunidade em que Anderson Adauto “lançou” sua candidatura a presidente da companhia. Poucos dias antes, no Rio de Janeiro, Graça Foster havia recebido o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis na sede da Petrobras.
 ------------------------------------------------------
“Postar uma foto minha na companhia de Anderson Adauto como se isso sinalizasse traição da minha parte para comprometer o meu campo político não é só primário. É ridículo... Só quem não me conhece ou quem queira me intrigar faz isso. Enfrentei o Anderson Adauto a vida inteira como adversário. E vou fazê-lo novamente por convicção. Mas sou seu amigo... "Se for para resolver o problema do Céu, eu converso até com o capeta" - saibam disso.”
Narcio Rodrigues – em comentário postado no seu mural do Facebook, 
falando sobre a foto mais badalada dos últimos tempos, em Uberaba
  ------------------------------------------------------

TROCA IGNORADA
Ambientalista, professor, político antenado, ex-secretário de Meio Ambiente e ex-dirigente do PV, o jornalista Carlos Nogueira faz uma ressalva sobre as informações postadas aqui,em Conta-Gotas, sobre a foto que está dando o que falar nas redes sociais e na política de Uberaba. Lembra que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos de Assis Pereira, citado como membro do diretório municipal do PMDB, se filiou ao PT.
OLHAR AMPLIADO --- Desta forma, a foto deixa de ser uma controvérsia restrita apenas a dois partidos “sentados” à mesma mesa de bar – apesar de serem considerados opositores nas eleições de 2012 : PMDB e PSDB. Com a correção sobre a filiação de Assis, vale destacar ainda, a presença do PT, até prova em contrário, aliado do PMDB e opositor do PSDB.
A CONTROVERTIDA --- A polêmica imagem – que Conta-Gotas reprisa, foi postada no mural de Feliphe Santos no Facebook, e extrapolou as redes sociais, virando notícia em blog, jornal impresso, rádio, televisão etc. Sem contar, nas rodas de políticos e não-políticos, pré-candidatos e não-pré-candidatos, eleitores da paz e eleitores revoltados.
UM DOS LADOS --- Na foto se destacam o peemedebista Anderson Adauto, seu pré-candidato a prefeito preferido, Rodrigo Mateus, também do PMDB, o presidente do Codau e seu homem de confiança, José Luiz Alves, e Carlos de Assis Pereira, que integra o governo Anderson, mas agora lembrado como filiado ao PT.
O OUTRO LADO ---- E ainda se destacam o secretário de Estado de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal licenciado, ex-presidente estadual do PSDB, e um dos articuladores da campanha tucana de 2012, Narcio Rodrigues, além do seu homem de confiança e secretário do PSDB/Uberaba, Gilberto Caixeta.

QUESTÃO...
Carlos Nogueira faz suas próprias avaliações sobre o encontro registrado na foto. Recorda que Assis se filiou em tempo hábil para se candidatar em 2012, e entende que o posicionamento – bancado pelo prefeito, pode ser uma estratégia para unir PMDB e PT na disputa da prefeitura. “O Assis seria uma saída para o PT compor com o Rodrigo Mateus?” – questiona.
...INACEITÁVEL
Questionado sobre a questão erguida por Nogueira, um petista do alto comando a considerou totalmente fora de propósito. Segundo ele, se as suspeitas estivessem certas, então os principais traídos seriam os próprios petistas de Uberaba. É que o diretório municipal lançou a pré-candidatura do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, que, em momento nenhum, disputava a vaga com Carlos Assis, mas sim, com a ex-vereadora Marilda Ribeiro.
  ------------------------------------------------------
 “A foto está bombando mesmo, mas, a publicidade dada ao encontro, não só por ter sido realizado em local aberto, mas também pela presença estratégica do paparazzo político, não me parecem uma coincidência”.
Carlos Nogueira – ainda sobre a foto que caiu na boca do povo
  ------------------------------------------------------
PRA VARIAR
(MAIS OU MENOS)
Adelmo, Assis e Eduardo
Quase mudando de assunto...Os petistas estão divulgando nas redes e sites da legenda algumas fotos clicadas durante a festa de comemoração dos 32 anos de PT. Mais ou menos 100% delas mostram o pré-candidato Adelmo Carneiro Leão, e, em algumas, ele aparece todo feliz ao lado do companheiro Carlos Assis e do presidente do PMDB, Eduardo Palmério – que está ganhando experiência em jogo de cintura.
AOS MONTES --- Afinal, o PMDB tem quatro pré-candidatos a prefeito: o deputado federal Paulo Piau, o vereador Tony Carlos, o engenheiro Roberto Velludo – e o candidato do prefeito, seu secretário de Governo, Rodrigo Mateus.

 --------------------------------------------------
IMPÉRIO DA FOLIA --- Escola de Samba Rosas de Ouro vai entrar na avenida já comemorando vitórias. O Rei Momo e a Rainha - eleitos dia 11 de fevereiro, sábado, foram indicados pela escola: o motorista Marlucio Luz, de 93kg e 1,59m, e a cabeleireira Viviane dos Santos Carneiro da Cunha, 25 anos, 56kg e 1,60m.
A MÚSICA --- A Escola de Samba Bambas do Fabrício também comemora. Seu samba-enredo - Um Conto, Um Sonho, Uma Estória na Avenida..., venceu a disputa.

Um conto, Um Sonho, Uma Estória na Avenida...
Letra: Bruninho Silva
Melodia: Weslei Bento, Ivo dos Santos e Natinho 
Intérprete: Natinho
Auxiliares do intérprete: Junão e Timbuca

Vem meu amor, chega pra cá
Que o meu samba vai te encantar
Viver a fantasia e um mundo de emoção
Com os Bambas na avenida ser criança vem brincar


Era uma vez no país do faz de conta
No castelo de cristal, o baile era um carnaval


Na floresta encantada, as fadas sambavam
Duendes tocavam mil e uma noites sem perder
A sinfonia magistral de um sonho celestial


Viajei nessa magia pra viver essa emoção
É preciso ser criança outra vez
Pra esse conto encantar seu coração


Vem meu amor, chega pra cá
Que o meu samba vai te encantar
Viver a fantasia e um mundo de emoção
Com os Bambas na avenida ser criança vem brincar


Num mar de emoção mergulhei, encontrei belas sereias e Tritões
Com riquezas alegrias e suspense e assim eram felizes para sempre
No fogo da paixão as salamandras ascenderam
Amor de Julieta e Romeu
Revivendo um sonho com emoção
Com os Bambas encantando corações.

 --------------------------------------------------
 --------------------------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Breves históricos


















Igreja Santa Rita
1900
A sua construção inicial é atribuída ao agente de Correios de Uberaba, Cândido Justiniano da Lira Gama, em 1854. O comerciante Manoel Joaquim Barcelos ampliou o prédio em 1877. A edificação – que mantém o estilo colonial desde a ampliação - foi incorporada, em 1939, ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, no ano de 1987, transformada em Museu de Arte Sacra.


















Igreja de São Domingos
Década de 1930
Foi a primeira Igreja Dominicana fundada no Brasil e teve a sua construção iniciada em 1899, sendo inaugurada em 1º de outubro de 1904.
Seu estilo é neogótico, de acordo com as construções bizantinas. Como a pedra tapiocanga era abundante na região, ela foi largamente usada na edificação e os tijolos foram empregados apenas para definir os vãos, abóbodas e arcos. Apesar de ter sido construída pela Congregação dos Padres Dominicanos, está, desde 2003, sob a administração da Arquidiocese de Uberaba.












Igreja Nossa Senhora da Abadia 
Década de 1930
No dia 11 de agosto de 1881, a Câmara Municipal de Uberaba concedeu a licença para o Major Eduardo Formiga construir uma Capela dedicada ao culto de Nossa Senhora da Abadia, no Alto da Misericórdia (hoje, bairro Abadia). Um ano depois, em 15 de agosto de 1882, realizou-se a primeira festa em sua homenagem .
A Capela ficou concluída em 1899 e foi elevada à condição de Paróquia no dia 16 de julho de 1921. O número de fiéis foi aumentando e a Santa foi transformada em padroeira da cidade. Atualmente, durante a primeira quinzena do mês de agosto, comemora-se a tradicional festa de Nossa Senhora da Abadia, com procissões, missas, barraquinhas, parque e leilões.














Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
O Mosteiro da Imaculada Conceição da Divina Providência e de São José, conhecido como Mosteiro da Medalha Milagrosa, foi fundado em Uberaba, no ano de 1949. O culto a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa foi introduzido pelo Professor Djalma Alvarenga, no ano de 1955. O número de fiéis cresceu e decidiu-se providenciar um local mais amplo. Com isso, foi construído um Santuário com capacidade para 5.000 pessoas, que atrai visitantes de todo o país e fez de Uberaba um centro de expansão do culto à Medalha Milagrosa. A festa dedicada à Santa é comemorada no dia 27 de novembro.












Igreja Santa Terezinha
Década de 1950
A primeira capela construída em homenagem a Santa Terezinha foi inaugurada no dia 31 de março de 1929, no bairro Fabrício. Com a chegada dos Padres Capuchinhos, iniciou-se uma nova Igreja, em 1949, mais ampla e mais espaçosa com características neoromânicas. Passou a funcionar a partir do ano de 1962, sendo que suas obras se encerraram definitivamente em 1966. Em 1965, a Igreja acolheu os restos mortais do Frei Eugênio Maria de Gênova, conhecido como “Padre Mestre”.


















Catedral
Década de 1930
A Igreja Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, antiga Matriz da cidade, começou a ser construída em 1827 e foi inaugurada no ano de 1853. Seis anos depois, seu frontispício recebeu duas torres e no seu interior foi construído o altar-mor.
No ano de 1896 as duas torres foram demolidas para a edificação de uma única torre, em estilo neogótico, respeitando os padrões das construções portuguesas do século XVI. Em 1926, ocorreu a transferência da Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Uberaba, que se localizava no Alto das Mercês, para a antiga Matriz.













Praça Dom Eduardo
1938
No ano de 1907 o primeiro Bispo de Uberaba, Dom Eduardo Duarte Silva, instalou a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no Alto das Mercês, frente a uma praça. Até 1911, essa praça era conhecida como Praça das Mercês.
Em homenagem a Dom Eduardo, a praça, onde hoje se situa a Paróquia Santíssimo Sacramento, recebeu o nome atual.

Fonte:  http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/search?q=Breves+hist%C3%B3ricos

 --------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário