15 de fevereiro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias



LÍNGUAS DE FOGO ---- Pré-candidato a prefeito pelo PSDB/Uberaba mantém a calma em meio às labaredas
NERO E ODISSEU ---- Ambientalista põe fogo de Roma e cavalo de Tróia na agitada pré-campanha eleitoral de Uberaba
REFLEXOS ---- Pesquisa sobre o governo municipal reforça preferência do prefeito para sua sucessão
SOCIOCULTURAL ---- Festa dos servidores municipais será inspirada na doação de sangue
VÁCUO EDUCACIONAL --- Governo decreta estado de emergência para correr atrás de professores


POUCO RUÍDO
Ao contrário do que pareceu num primeiro momento, foram pequenas as alterações numéricas nos partidos de Uberaba durante os dias (ou semanas) que antecederam o prazo final para os pré-candidatos de 2012 se alinharem nas legendas. Último dia para a regularização – filiação ou mudança de partido, foi 7 de outubro de 2011, um ano antes da eleição, mas as estatísticas oficiais indicam alterações ínfimas nos partidos.
MOVIMENTAÇÃO .... De acordo com as estatísticas novinhas em folha divulgadas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, as 28 legendas com filiados na cidade permaneceram com um total de 24.436 inscritos entre outubro e dezembro de 2011, número que saltou para 24.468 em janeiro de 2012. Apenas 32 eleitores, portanto, engrossaram a lista de filiados a partidos políticos de Uberaba.
PERDA OFICIALIZADA ... O DEM presidido por Eclair Gonçalves permanece na liderança, com 4.937 filiados. Perdeu dois inscritos, um deles – evidentemente, o deputado federal Marcos Montes, que deixou o partido para fundar o PSD. A nova sigla mantém os mesmos quatro filiados desde a criação. O próprio MM anunciou que vai trabalhar filiações ao PSD só depois das eleições de 2012.
TODO MUNDO DE OLHO .... O PMDB do prefeito Anderson Adauto e dos pré-candidatos Paulo Piau (deputado federal), Roberto Velludo (engenheiro), Rodrigo Mateus (secretário de Governo) e Tony Carlos (vereador) aparece em segundo lugar. Presidido por Eduardo Palmério, o partido tem 3.045 filiados – um a mais do que o número de 2011.
Veja tabela acima...

Maurício Cecílio
(Foto: Divulgação)
EM PAZ ---- Apesar de atento a cada labareda da pré-campanha eleitoral de Uberaba e arredores, o engenheiro Maurício Cecílio mantém a tranquilidade – mesmo quando as chamas o atingem diretamente.
VENHA O QUE VIER ....Nos próximos dias teremos algumas novidades, inclusive sobre conversas convergentes (ou não...) e consolidação de posições...”, disse ele a Conta-Gotas, sem demonstrar impaciência ou expectativa em relação a quem quer que seja ou a qualquer coisa que seja. “As coisas estão andando bem...com desenvoltura” – arrematou.
LÍNGUAS DE FOGO ... Só pra lembrar: as chamas que envolvem o único pré-candidato oficial do PSDB a prefeito de Uberaba incluem até mesmo um lançamento de pré-candidatura por fora. O ex-deputado estadual Fahim Sawan saiu do casulo onde se trancou durante meses e meses após perder a última eleição de deputado, e anunciou a pré-candidatura dele próprio, à revelia da legenda.

TAL E QUAL
Marilda Ribeiro e Adelmo Carneiro
(Foto: Divulgação)
Enquanto isso, a fogueira interna do PT de Uberaba anda assim...um tanto quanto quase invisível. Quase...diga-se de passagem. É que as águas que estão rolando, daqui e dali, com o objetivo de apagar o fogo de vez, ainda não conseguiram extinguir todas as chamas. A coordenadora de políticas públicas para mulheres, ex-vereadora Marilda Ribeiro, continua firme no propósito de disputar as eleições de 2012. A cadeira preferida é a de prefeita.
ACORDO .... O diretório municipal, por sua vez, continua firme na decisão de apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, nome aprovado quase que por unanimidade dos votos. Problema é que resoluções do PT nacional colocam este tipo de decisão nas mãos dos filiados em geral. A não ser que a outra pleiteante faça um acordo...até agora não sacramentado.
MORAL DA HISTÓRIA .... O silêncio nestes casos é a alma do negócio.
  -------------------------------------------------------
“Nero já o fez literalmente... As chamas vão arder nesse nosso Sertão da Farinha Podre... Acho que vou mesmo é pescar, na esperança que uma rede cheia de Piaus possa derrubar a rede de intrigas tecida pelos ardilosos personagens que andam querendo nos impor um presente de grego...ao estilo Tróia”.
Carlos Nogueira ---- Jornalista, ambientalista, professor, político antenado, 
ex-secretário de Meio Ambiente e ex-dirigente do PV, e que se diz pré-defensor 
da pré-candidatura do deputado federal Paulo Piau, do PMDB, a prefeito de Uberaba
  -------------------------------------------------------
REFLEXOS
Opinião popular sobre o governo vai
refletir no PMDB na hora em que Anderson
Adauto colocar o nome do seu candidato à
deliberação do partido
(Foto: Enerson Cleiton)
Prefeito Anderson Adauto (PMDB) comemorou, neste 15 de fevereiro, quarta-feira, com sua equipe de governo, o resultado de pesquisa realizada pelo Instituto VER – que ouviu 600 uberabenses entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2012. De acordo com o levantamento, 68% aprovam as ações do prefeito, enquanto 75% aprovam o governo municipal no seu todo. “Por isso, o mérito é de todos, e não só meu” – compartilhou. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
QUEM FEZ ---- Com sede em Belo Horizonte, o Instituto VER trabalha com pesquisas quantitativas e qualitativas; monitoramento e avaliação de projetos sociais e políticas públicas e diagnósticos situacionais. E inclui entre seus clientes, a Coca-Cola, Avon Cosméticos, Associação Mineira de Supermercados, Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde, Sebrae-MG, entre outros.

HOMENAGENS
Neste dia 16 de fevereiro, quinta-feira, tem festa para os servidores municipais de Uberaba. Evento acontece a partir das 20h no salão da La Fest – rua das Rosas, 47, e vai homenagear os autores dos 22 melhores textos do 2º Concurso de Redação SSPMU, segundo julgamento da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
PARA TODOS --- Promovido pelo SSPMU – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, o concurso cultural teve como tema Doação de Sangue: Um Compromisso Social. Além de premiar os três primeiros lugares, o evento vai homenagear os 22 melhores com diploma de Menção Honrosa, entregar vários prêmios para participantes sorteados, e sortear outros prêmios durante a festa. Tudo embalado pela valorização dos servidores municipais.
PARCEIROS DO CONCURSO CULTURAL DO SSPMU
*Academia de Letras do Triângulo Mineiro
*Hemocentro Regional Uberaba-Fundação Hemominas
* Fundação Cultural de Uberaba
*Prefeitura Municipal de Uberaba – com destaque para os secretários Rômulo Figueiredo, da Administração, e José Vandir, de Educação e Cultura, e o pessoal da Diretoria de Comunicação Social
*Câmara Municipal de Uberaba – incluindo  a turma da Diretoria de Comunicação Social do Legislativo, liderada pelo jornalista Denis Silva
*A empresa Carlão Materiais para Construção
*O Sindicato dos Professores de Minas Gerais/Regional de Uberaba
* Zebu Carnes Supermercados
*A empresa Alves Sports
*O presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra
*O presidente da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais, vereador Marcelo Machado Borges – Borjão
*O deputado estadual Antônio Gonçalves Lerin
*O Jornal de Uberaba
*A La Fest
*A empresa RCG
* A empresa Casa dos Filtros
* A escola Eurodata
HOMENAGEADOS COM A MENÇÃO HONROSA
*Aparecido Carvalho da Silva
*Boanerges Pinto de Carvalho
*Carlos Rodrigo Ferreira da Silva
*Carmem Silva de Oliveira
*Claudemir Nery de Lima
*Divina de Fátima Garcia
*Doris Day Rodrigues Marques
*Elza Satiro Gonçalves
*Fabiano Lopes dos Santos
*Glória Maria Alves
*Ivanize da Silva Melo
*Leni Aparecida de Oliveira Ribeiro
*Luce Mary Rodrigues Borges Campos
*Luciana Angélica Silva e Silva
*Luiz Antonio Ferreira Júnior
*Marisa Helena Ávila Bizinoto
*Patrícia Adriana da Silva
*Rosangela Paula da Silva Alves
*Roseli Gonçalves da Silva
*Rosângela Pereira Passos Ribeiro
*Sandra de Oliveira
*William Henrique Cardoso
-----------------------------------------------------------------------


Luís Carlos dos Santos
(Foto: Lindomar Rogério)
“ATRAVÉS DO CONCURSO DE REDAÇÃO A DIRETORIA 2009-2012 DO SSPMU QUER HOMENAGEAR OS MAIS DE 8.000 SERVIDORES DA PREFEITURA E DA CÂMARA DE UBERABA – UMA CATEGORIA QUE, SEM DÚVIDA, TEM CONTRIBUÍDO, E MUITO, COM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, HUMANO E ECONÔMICO DE UBERABA”.
Luís Carlos dos Santos ---- Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Uberaba

 -------------------------------------------------------------------

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Assessoria parlamentar do vereador José Severino (PT) sai na frente e divulga os balanços do mandato, com números relativos a 2009, 2010 e 2011. Chama a atenção o fato de ele ter convocado e coordenado oito audiências públicas. Severino apresentou ainda, neste período, 210 projetos (leis e resoluções) e realizou 672 atendimentos ao público em seu gabinete. Das 250 sessões em plenário, participou de 249.


EMERGÊNCIA
Depois de decretar estado de emergência para contratar 77 médicos para a rede pública municipal, o governo de Uberaba agora baixa mesma medida com vistas à contratação de professores. Objetivo é suprir a demanda por até 180 dias até que os processos seletivos em andamento sejam concluídos.
LONGE DO IDEAL ---- No caso dos médicos, até que alguns responderam aos processos seletivos – baseados apenas em entrevistas técnicas, e destes, houve quem fosse aprovado e nomeado. Mas, ainda longe dos 77 profissionais necessários para suprir as necessidades da saúde pública municipal.
VÁCUO EDUCACIONAL ---- Quanto ao novo decreto de emergência, seu alvo são professores P1 e P2, educadores infantis e especialistas em supervisão. Último concurso realizado pela Prefeitura de Uberaba aprovou 367 profissionais P1, sendo que 37 foram chamados, mas não assumiram, e  330 foram nomeados e empossados. Processo seletivo realizado depois também não supriu a demanda.
...A ÚLTIMA QUE MORRE
No caso de P2, o número nem chegou a preencher as vagas – com exceção dos professores de inglês. Processo seletivo está em andamento numa nova tentativa. O mesmo está acontecendo em relação aos supervisores e aos educadores infantis.

FORA DA AVENIDA --- Por falta de patrocínio o bloco Cães e Gatos na Avenida vai ficar pra próxima oportunidade carnavalesca. Organizadores do bloco se desorganizaram quando descobriram que precisam de recursos - além de boa vontade, para defenderem os animais durante o Carnaval 2012 de Uberaba. O que era colorido ficou negrito....
 ------------------------------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Breves histórias













Mercado Municipal
Década de 1920
O Mercado Municipal de Uberaba foi inaugurado dia 2 de agosto de 1924, durante a administração do Agente Executivo Geraldino Rodrigues da Cunha, e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 1903, em 19 de agosto de 1999.
Além das relações tipicamente comerciais destinadas ao consumo da população, sua história é marcada por encontros e conchavos políticos e por acontecimentos culturais e de lazer aos domingos e feriados.














Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro
Década de 1950
O prédio que hoje abriga a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) foi construído no começo do século XX e serviu inicialmente para abrigar a Penitenciária de Uberaba. Sua planta foi assinada pelo arquiteto Luigi Dorça.
No ano de 1954 passou a ser ocupado pela Faculdade de Medicina de Uberaba. A federalização da Faculdade ocorreu no dia 18 de outubro de 1960, pela Lei n.º 9856, assinada pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, acompanhado do Deputado Federal, Mário Palmério.
Em 2005, o complexo educacional, conhecido como FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro), ampliou-se, transformando-se, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).














Avenida Presidente Vargas
Década de 1930
No século XIX o local era conhecido como Largo do Rosário e, em 1900, passou a ser denominado Praça do Rosário. No centro da Avenida, próximo à Rua Artur Machado, havia a Igreja do Rosário, construída pelos escravos, em 1840. Seu estilo arquitetônico era semelhante ao da Igreja Santa Rita. Era comum a realização de festividades religiosas, como as Festas de Nossa Senhora e a coroação dos Reis Congos. Muitas pessoas vinham à cidade na ocasião desses eventos. Ela foi demolida em 1924.
Em 1930, pela portaria municipal nº 70 passou a se chamar Avenida João Pessoa e no Decreto n.º 96, de 1938, teve o nome mudado para Avenida Presidente Vargas.














Praça Comendador Quintino
Praça que abriga uma das escolas mais antigas de Uberaba, o Grupo Brasil e o busto da Mãe Preta. João Quintino Teixeira veio para Uberaba por volta de 1840 e aqui exerceu os cargos de Juiz Municipal, Suplente Delegado de Polícia, Vereador e Deputado Provincial, além de ter sido Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional da região de Uberaba e Prata.


















Praça Rui Barbosa 
1956
É o mais antigo logradouro público de Uberaba e sua origem está relacionada à construção de um chafariz e ao ajardinamento do local, conhecido como Largo.
Também já foi chamado de Largo da Matriz Nova, Largo da Matriz, Praça Afonso Pena (1894 – 1916) e, finalmente, Praça Rui Barbosa.
O local passou por sucessivas reformas ao longo dos anos. Na década de 1920, palmeiras imperiais, cortadas em 1940. No século XIX, paralelepípedos, substituídos por bloquetes, em 1956. A última remodelação ocorreu em 1992.

Fonte: Arquivo Público de Uberaba
http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/search?q=Breves+hist%C3%B3ricos
 ----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário