25 de fevereiro de 2012

CONTA-GOTAS....Notícias


ABRINDO O JOGO ---- Pré-candidato do prefeito de Uberaba quebra o silêncio em entrevista exclusiva a Conta-Gotas
ACESSIBILIDADE NOS BANCOS --- Procon garante fiscalização rígida e até fechamento de agências
QUESTÃO DE MÉRITO ---- Facebook é agitado por mobilização pró-diploma de Honra ao Mérito para o entregador mais conhecido de Uberaba
---------------------------------------
PORTUGUÊS NA TELINHA
Décio Bragança
(Foto: Divulgação Uniube)
Professor da Universidade de Uberaba - Uniube, Décio Bragança é o convidado da TV Integração/Globo, para responder dúvidas sobre as mudanças do novo acordo ortográfico. Assim que se escreve é o nome do quadro que vai ao ar toda segunda-feira, durante o MGTV 1ª Edição. 
SER BRASILEIRO --- O professor diz que aceitou o convite com a ideia de contribuir  com o aprendizado da Língua Portuguesa. “Aprender a língua mãe é ser um pouco mais brasileiro, ser um pouco mais cidadão" – afirma. Para ele, a iniciativa da TV abre um importante espaço para ajudar a população a conhecer as mudanças.
PERFIL ---- Professor de nove entre cada dez estudantes de Uberaba, Décio Bragança é especialista em Língua Portuguesa pela Unicamp – Universidade de Campinas, e em Metodologia Científica pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Foi premiado pela Fenasoft pela criação do software de Língua  Portuguesa Gramaticando.
Mineiro de Itabira, ele é articulista, comunicólogo e historiador nato. Em 1997, lançou o livro A História Viva de Uberaba, pela Editora Vitória. Pela mesma editora, lançou, em 2007, o livro O Diário de um Libertário. Atua na Uniube como professor de Língua Portuguesa há 35 anos. Em 2010, foi homenageado com o Título de Cidadania Uberabense e em 2011 recebeu a Medalha Dr. José Mendonça.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: SAÚDE EM PAUTA
Saúde pública em Uberaba - na contramão
da Campanha da Fraternidade 2012

Em plena repercussão do lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 (mobilização anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Secretaria de Saúde de Uberaba realiza audiência pública de prestação de contas. Evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores, dia 29 de fevereiro, quarta-feira, às 15h, e prevê a apresentação de relatório relativo ao período de julho a setembro de 2011.
DESCOMPASSO ---- O tema da campanha da CNBB é Fraternidade e Saúde Pública e o lema é Que a saúde se difunda sobre a terra. O problema é que a saúde pública não anda se difundindo sobre Uberaba como deveria.
PERGUNTAR NÃO OFENDE --- O povo não cansa de questionar: por que a queima de milhares de medicamentos (enquanto a população sofre sem condições de comprar) e a precariedade no atendimento (enquanto a população sofre nas filas de espera dos postinhos de saúde)?


--------------------------------------------------

ACIRRAMENTO
Acessibilidade, senhas e segurança são alguns dos itens que estão colocando os bancos na mira do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba. Conforme antecipado por Conta-Gotas, nas edições de 21 e de 23 de fevereiro, a fiscalização vai se acirrar – principalmente pra cima das agências useiras e vezeiras em descumprir a legislação municipal. Algumas agências podem até ser fechadas provisoriamente.
RELATÓRIO ---- Ao todo foram 90 autos de infração: Banco Itaú/Unibanco (27); Bradesco (14); Banco do Brasil (14); Caixa Econômica Federal (11); Banco Santander (11); Banco HSBC (8); Cooperativa Regional De Crédito Rural do Vale do Rio Grande (3); Banco Mercantil do Brasil (2).
-------------------------------------------------------
“Não tem sentido este pessoal que lucra tanto, resistir para instalar câmeras externas, elevador de acessibilidade, banheiros adaptados...”
Sebastião Severino – Coordenador do Procon/Uberaba, desabafando em relação aos bancos
Benedito Sebastião - o Pelé
(Foto: Mural Luiz Dutra - 

presidente da Câmara/
Facebook)
------------------------------------------

QUESTÃO DE HONRA...
QUESTÃO DE MÉRITO
Seu nome é Benedito Sebastião Souza Coelho, mas todo mundo o conhece por Pelé. Sua base: o Mercadão. Seu trabalho: fazer entregas. O sempre alegre e dedicado Pelé é conhecido de dez entre cada dez uberabenses, e por isso mesmo ganha corpo, no Facebook, a campanha por um diploma de Honra ao Mérito, lançada pelo próprio presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT). Seria, com certeza, um show de bola a aprovação do diploma através de iniciativa popular. 

PREPARANDO PARA
O TRABALHO
Grupo Eurodata inaugura oficialmente, dia 29 de fevereiro, quarta-feira, sua primeira unidade de Uberaba – com sede na avenida Leopoldino de Oliveira, 4.252, lojas 1 e 2. A escola – que tem o slogan Educação para o mercado de trabalho, oferece cursos a distância, interativos e presenciais.
PRESENÇA --- Antes mesmo da inauguração (quando começam os cursos), o diretor Matheus Faria já firmou convênio com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, oferecendo descontos de até 65% para os funcionários da Prefeitura e da Câmara.
AS OPÇÕES --- O convênio com o SSPMU inclui todos os cursos oferecidos pela Eurodata – e que podem ser conferidos no site da escola (www.eurodata.com.br).
Em resumo, são:
*cursos de informática (para todos os níveis, teens e melhor idade);
*cursos de qualificação profissional (áreas administrativa, comercial, hotelaria e turismo, operador de caixa e atendimento – com destaque para cursos de Álcool e Açúcar e de Segurança do Trabalho);
*cursos de educação continuada (mais de 200 opções nas mais diversas áreas do conhecimento, como financeira, administrativa, gestão, marketing, pedagogia, letras, contabilidade, logística, recursos humanos, entre outros);
*curso de inglês (teens e adultos).
Além disso, a Eurodata oferece cursos preparatórios:
_para concursos públicos – municipais, estaduais e federais;
_para Exame da Ordem – OAB;
_para vestibulares;
_para Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Rodrigo Mateus - em evento do PMDB
(Foto: Divulgação PMDB)
SOLTANDO A VOZ
(... E A ENERGIA)
No centro de uma fogueira - ainda longe de ser apagada, o titular da Secretaria Municipal de Governo, Rodrigo Mateus, fala pela primeira vez sobre sua pré-candidatura a prefeito de Uberaba, lançada por Anderson Adauto quando o partido de ambos, o PMDB, já trabalhava com três nomes: do deputado federal Paulo Piau, do vereador Tony Carlos e do engenheiro Roberto Velludo.
-----------------------------------
“Minha energia está voltada para ser o nome do PMDB.”
Rodrigo Mateus em entrevista a Conta-Gotas.
--------------------------------------
FOGO AMIGO ---- Até agora, a pré-candidatura do secretário de Governo era assunto exclusivo do prefeito -  idealizador da ideia e único saco de pancadas dos aliados que se opõem à escolha. Sobre o fogo amigo, Rodrigo Mateus garante: “Resistências, divergências, diferenças, riscos etc... tudo foi previsto, calculado, refletido, não havendo até agora, nenhuma surpresa.
NAQUELA MESA ----- Os insatisfeitos estão por toda parte – no próprio PMDB, no PT, no PR ... Dias atrás, por exemplo (conforme divulgado na edição de 23 de fevereiro de Conta-Gotas), Anderson Adauto sentou-se à mesa do bar Monjolo com alguns dos mais descontentes, incluindo o pessoal do PCdoB. Os insatisfeitos alegam que o prefeito está atropelando todos os partidos e companheiros da base aliada.
ILUSÃO ----  Ainda conforme revelado em Conta-Gotas, teve gente que até saiu do Monjolo acreditando que Anderson Adauto poderia mudar de ideia quanto à pré-candidatura de Rodrigo Mateus. Não é bem assim...
PRIORIDADE MÁXIMA --- Rodrigo Mateus assegura que, neste momento, seus esforços estão voltados para a busca do apoio do PMDB. “E estou confiante que o terei” – ressalta. “Sabemos o que queremos, o que podemos e com quem podemos contar...esse é o caminho!” – reforça.
ARTICULAÇÕES ---- O pré-candidato do prefeito Anderson Adauto explica o fato de seu padrinho político estar sozinho à frente das conversas com as outras legendas (e com pré-candidatos da base aliada). “Sem a condição de escolhido do partido, não posso e nem devo conversar oficialmente com outras legendas.”
PERFIL --- Bacharel em Direito, Rodrigo Mateus acompanha Anderson Adauto desde 1999, quando ele era deputado estadual. Na Prefeitura de Uberaba desde 2005 – início da primeira gestão do atual prefeito, ele foi subsecretário de Governo, coordenador do Procon, chefe de Gabinete, presidente da Fundação Cultural de Uberaba e atualmente é o secretário de Governo.

--------------------------------------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Preocupações
Cinco anos após a Proclamação da República (ocorrida em 15 de novembro de 1889), o primeiro presidente eleito do Brasil, Prudente de Moraes, ainda tinha uma preocupação evidente com a segurança do território nacional. Eram decretos atrás de decretos criando e ou fortalecendo as guardas e os batalhões Brasil afora.
Obs.: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto antecederam Prudente de Moraes, 
que presidiu o Brasil de 1894 até 1898, pelo PRF – Partido Republicano Federal.

Alguns decretos para Uberaba...

Decreto nº 2.004, de 15 de Abril de 1895
EMENTA: Crea mais um batalhão de infantaria de Guardas Nacionaes do serviço activo na comarca de Uberaba, no Estado de Minas Geraes.
Origem: Poder Executivo

Decreto nº 2.607, de 13 de Setembro de 1897
EMENTA: Crea uma brigada de infantaria de Guardas Nacionaes na comarca de Uberaba, no Estado de Minas Geraes.
Origem: Poder Executivo

Decreto nº 2.751, de 22 de Dezembro de 1897
EMENTA: Crea uma brigada de cavallaria de Guardas Nacionaes na comarca de Uberaba, no Estado de Minas Geraes.
Origem: Poder Executivo

Decreto nº 2.989, de 10 de Setembro de 1898
EMENTA: Crea uma brigada de infantaria de Guardas Nacionaes na comarca de Uberaba, no Estado de Minas Geraes, e extingue a 9ª brigada de cavallaria da mesma milicia da referida comarca
Origem: Poder Executivo
Fonte: Senado Federal
Subsecretaria de Informações

--------------------------------------------------------------


*Lídia Lúcia Oliveira
Giselda, a Mogiana está no sangue dos Oliveira.
Esse assunto, inclusive, foi matéria em um dos meus cursos em defesa das cotas trabalhistas, pois os negros eram privilegiados na admissão ao emprego, e onde estava a ferrovia todos os empregados negros puderam ter uma vida abastada, já que os programas de incentivo eram de primeira linha.
No Natal, brinquedos de última geração eram oferecidos aos filhos, e podíamos viajar de trem à vontade. Uma delícia.
Quanto ao meu pai, o senhor  Ambrolino, digo que ele e seus imãos foram ícones da Mogiana. Minha mãe, dona Elza, uma típica dona-de-casa, teve dez filhos.
Como resultado da vida que meu pai deu aos filhos, eu me formei e tenho várias pós.
Sou professora e pesquisadora em deficiência mental no Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial, onde temos uma ação pedagógica que alfabetiza alunos PNEE - os Portadores de Necessidades Educativas Especiais.
Sou pedagoga formada pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduada em Deficiência Mental.
E sou servidora de carreira do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, onde trabalho no Setor Operacional de Gestão de Pessoas.
A Mogiana é tudo de bom.

*Lídia Lúcia Oliveira foi citada em Conta-Gotas, edição de 23 de fevereiro, como filha de um ferroviário da antiga Mogiana. Ela reagiu emocionada à revelação feita na coluna CURIOSIDADE HISTÓRICA (edição de 21 de fevereiro), de que, cinco anos antes da abolição, o imperador Dom Pedro II proibiu o uso de escravos na construção da estrada de ferro da Mogiana com acesso a Uberaba
--------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário