29 de fevereiro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

Atualização: 29-02 --- 18h16
CURIOSIDADE HISTÓRICA ---- Tufão mandou aeroporto de Uberaba pelos ares
TRANSPIRAÇÃO ---- Passageiro se queixa da falta de ar condicionado no aeroporto
CONTRA A VIOLÊNCIA ---- Uberabenses se mobilizam para coletar assinaturas em Manifesto pela Paz
MILAGRE DOS NÚMEROS ---- Governo do Estado divulga estatísticas indicando que violência teve redução em Uberaba
INTEGRAÇÃO ---- Tribunal Regional prepara encontro entre os 1.053 juízes, promotores e chefes de cartórios eleitorais de Minas
AGITOS ELEITORAIS ---- Fogo amigo fortalece pré-candidatura, segundo avaliação de observadores políticos
MELHOR OFERTA ---- Diretoria da OAB/Uberaba usa “Plano B” para vender sede da entidade

Uberaba nos tempos 
de calor intenso
SEM ÁGUA...Enquanto “aguarda” reajuste nas próximas contas, os moradores do bairro Gameleira 2 – e outros bairros da cidade, sofrem com a falta de água. Quarta-feira, 29 de fevereiro, foi um destes dias amargos. “Como podem falar em reajuste, quando sou obrigada a pegar água do filtro pra fazer o almoço?!” – se queixou uma dona-de-casa a Conta-Gotas. Até 20h ela ainda não tinha visto uma gotinha que fosse.
SEM AR....Outro leitor da coluna diz que leu na imprensa a informação de que a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, pretende realizar serviços de modernização nas torres de controle de vários aeroportos, inclusive o de Uberaba. “Aproveita e pede pra Infraero também colocar ar condicionado no saguão, que é pra evitar de a gente viajar transpirando por todos os poros!” – reclama o esquentado uberabense.
SOMBRAS --- Na edição de 27 de fevereiro, Conta-Gotas já havia divulgado a queixa de outro usuário do aeroporto de Uberaba, neste caso voltada para o tratamento dispensado pela empresa aérea Azul aos seus passageiros. Segundo ele, apenas dois atendentes fazem todos os serviços, incluindo de embarque e desembarque na pista.

SEM NOÇÃO
Presidente do PCdoB de Uberaba, pesquisadora Sumayra Oliveira, alerta para um erro cometido – segundo ela, na reforma do  casarão histórico localizado na rua Tristão de Castro, esquina com a rua São Sebastião, conhecido como Solar dos Mendes. Construído pelo italiano Miguel Laterza em 1917, o imóvel está sendo preparado para abrigar uma casa noturna. De acordo com Sumayra, a data (1917) foi apagada, e em seu lugar escreveram 2000.

INTEGRAÇÃO
Brandão Teixeira assina o termo de posse dia 8 de fevereiro
(Foto: TRE-MG)
Recém-empossado no cargo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, desembargador Brandão Teixeira, prepara encontro inédito entre juízes, promotores e chefes de cartórios eleitorais do Estado. Intitulado Projeto Mário Demétrio Alberto Barra, um dos seus principais objetivos será promover a integração entre os diversos segmentos que atuam na Justiça Eleitoral de Minas.
ELEIÇÕES 2012 --- E já que a ideia é lançada em pleno ano eleitoral, o encontro vai abordar assuntos como registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas de campanha. Lançamento do projeto acontece dia 1º de março, em Belo Horizonte.
ABRANGÊNCIA --- Segundo o TRE, Minas tem 351 zonas eleitorais que reúnem 1.053 pessoas – incluindo todos os juízes, promotores eleitorais e chefes de cartório.
HOMENAGEM --- O nome do projeto é uma homenagem ao ex-diretor-geral do TRE-MG, Mário Demétrio Barra (já falecido), que foi chefe do Cartório de Belo Horizonte na mesma época em que Brandão Teixeira atuou como juiz eleitoral. Também será homenageado Expedito Gabrich, promotor eleitoral na mesma época em que o desembargador Brandão Teixeira foi juiz na cidade de Porteirinha.

PLANO B
Projeto da nova sede da OAB - obras avançadas
(Foto: OAB)
Diretoria da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Uberaba, prepara edital de venda do imóvel/sede da entidade, localizado na rua Lauro Borges/Centro, ou mais precisamente, quase em frente ao Fórum Melo Viana. Colocado à venda há alguns meses, o imóvel não despertou interesse pelo valor de avaliação – cerca de R$ 550 mil.
LEILÃO --- Com o edital, a OAB/Uberaba espera atrair as atenções de investidores, já que a modalidade da negociação será alterada para a melhor oferta. Os diretores da Ordem planejam usar o dinheiro na nova sede, que está sendo construída na avenida Maranhão, bairro Santa Maria, ao lado do novo prédio do fórum da Justiça – também em fase adiantada de construção.

ORA LÁ, ORA CÁ
Oscilando entre extremos, o deputado federal e presidente do PR de Uberaba, Aelton Freitas, faz comentários aqui e acolá, deixando todo mundo em dúvida quanto ao palanque em que irá subir nas eleições de 2012. Ora ele dá indicações de que vai junto com a base aliada do prefeito Anderson Adauto (PMDB), ora ele tende para os lados da oposição liderada pelo deputado federal e presidente do PSD de Uberaba, Marcos Montes.
ENCRENCA EXTERNA --- A última declaração polêmica foi concedida ao programa Conexão JM da Rádio JM 730kHz. Aelton Freitas garantiu que não vai manter conversações com a situação, caso o prefeito insista e o PMDB confirme a pré-candidatura do secretário de Governo, Rodrigo Mateus.
ENCRENCA INTERNA --- A postura do deputado – segundo fonte do PR, tem sido prejudicial aos interesses da legenda, que tem seus próprios pré-candidatos a prefeito, mas está amarrada à indecisão do presidente. O principal pré-candidato do partido – radialista e vereador Almir Silva, até que estaria arriscando alguns passos tímidos: anda visitando o líder da oposição, MM.

EMPACOU
Em meio às queixas dos aliados preteridos na escolha do nome, o prefeito de Uberaba não teria,até agora, arredado um milímetro que seja, da opção por Rodrigo Mateus. Pelo menos é o que tem demonstrado nas entrevistas (para efeito público) e nas conversas ao pé do ouvido. De posse de pesquisas indicando aprovação de seu governo, AA não vê motivos pra retroceder.
FOGO AMIGO --- Dizem as más línguas, por sinal, que o prefeito está contando com um aliado importante nesta história de fogo amigo. É que política é igual massa que leva fermento.... quanto mais bate, mais cresce. Palavra de observadores atentos e antenados da política de Uberaba.
-----------------------------


-----------------------------

O MILAGRE DOS NÚMEROS
Enquanto população e autoridades da segurança pública de Uberaba arrancam os cabelos de desespero por causa da violência, o governo do Estado divulga as estatísticas de 2011, indicando que houve redução nas taxas de crimes violentos e de homicídios na cidade.
MAIS E MENOS --- De acordo com as estatísticas liberadas neste 29 de fevereiro, quarta-feira, a taxa de crimes violentos em Minas Gerais – homicídios, tentativas de homicídio, estupros, roubos e roubos a mão armada, aumentou 10,80% em 2011, em comparação com 2010. Por outro lado, Uberaba apresentou uma redução de 3,26% nas taxas destes mesmos crimes no mesmo período.
SOBRE MINAS --- Os dados foram levantados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social, órgão colegiado da Secretaria de Estado de Defesa Social, e se basearam nas ocorrências registradas no Registro de Eventos de Defesa Social; no banco de dados da Polícia Militar (SM-20), e na Delegacia de Crimes Contra a Vida. Em números absolutos – segundo o governo, as ocorrências em Minas aumentaram de 50.625 para 56.593 em 2011.

SOBRE UBERABA
(Crimes violentos)
*A cidade apresentou uma redução de 3,26% nas taxas de crimes violentos entre os anos de 2010 e 2011.
*No ano retrasado, a taxa a cada grupo de 100 mil habitantes era de 499,76 e passou para 483,46 no ano passado.
*Em 2010 foram 1.499 casos registrados contra 1.467 em 2011.
*Comparando o período 2004-2011, a redução das taxas foi de -23,24%, passando de 629,81 para 483,46.
*As ocorrências passaram de 1.730 em 2004 para 1.467 em 2011.

(Homicídios)
*O município de Uberaba apresentou redução de 1,15% nas taxas de homicídio a cada grupo de 100 mil habitantes, que passou de 10,67 para 10,55 no período 2010-2011.
*Foram 32 registros em ambos os anos.
*O município já vinha de uma situação de declínio nas estatísticas no período 2009 e 2010 e manteve os números mais baixos no último ano.
*No comparativo 2004 a 2011, há aumento de 3 registros de casos nos últimos oito anos.
*A cidade passou de 29 ocorrências de homicídios em 2004 para 32 em 2011.
*A taxa a cada grupo de 100 mil habitantes variou -0,11%, de 10,56 para 10,55.

(Contra o patrimônio)
*Já a criminalidade violenta contra o patrimônio apresentou redução de 3,61% no período 2010-2011.
*A taxa a cada grupo de 100 mil habitantes passou de 470,09 para 453,14.
*Em números absolutos, foram 1.410 ocorrências contra 1.375.
*Comparando os últimos oito anos, de 2004 a 2011, a queda é ainda maior: -21,57% nas taxas, que passaram de 577,75 para 453,14.
*As ocorrências caíram 13,36%, passando de 1.587 em 2004 para 1.375 no ano passado.


MANIFESTO PELA PAZ
Sofrendo na pele a “impressão de que os números aumentaram assustadoramente”, os uberabenses se mobilizam. Conselho de Segurança Pública de Uberaba – que realizou encontro de protesto dias atrás, está solicitando às entidades públicas e privadas da cidade que coletem assinaturas em documento intitulado Manifesto pela Paz. Mais informações pelo telefone 3318-2086.

SALÁRIOS
Os quase 8.000 servidores da Prefeitura de Uberaba recebem dia 5 de março, segunda-feira, o salário relativo a fevereiro. Secretário da Fazenda, Edvar Newton Pereira, diz que a folha líquida totaliza R$ 8,422 milhões.
 -----------------------------------
Foto: 1930 - Autoria desconhecida
(Restauração:  Paulo Lemos)
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Tufão manda aeroporto 
pelos ares
O Aeroporto de Uberaba foi inaugurado na década de 1930 – na época conhecido por campo de aviação.
Em 23 de maio de 1935, através do Decreto Nº 660, passou a denominar-se Aeroporto Santos Dumont.
A inauguração do aeródromo, hangar e bar, se deu em 16 de junho de 1935, contando com a presença do frei Dom Luís Maria Santana, que procedeu a bênção oficial do local.
Foto: 8-12-1934 --- Voo inaugural da Vasp
Autoria desconhecida
José Coelho, proprietário da carpintaria central, foi o construtor do hangar e do bar do Aeroporto Santos Dumont. 
Em 29 de janeiro de 1937, o hangar foi reformado, em virtude ter sido danificado por um forte tufão que passou pela cidade de Uberaba.
Por determinação do Decreto de Lei, Nº 3006, em 13 de junho de 1980, o Aeroporto Santos Dumont passou a denominar-se Aeroporto Mário de Almeida Franco.
A coordenação dos serviços de infraestrutura do aeroporto local fica a cargo da Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária – Infraero.
Foto: Década de 1950 -- Autoria desconhecida
Nota: Embora o aeroporto tenha recebido os nomes de Santos Dumont e Mário de Almeida Franco, a Infraero sempre chamou o local de Aeroporto de Uberaba.

Fonte: Arquivo Público de Uberaba

Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 73, 2001
BILHARINHO, Guido Luiz. Jornal "Lavoura e Comércio", Uberaba (MG), 07/05/1999
 -----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário