13 de março de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


INVENTÁRIO CULTURAL
Prefeitura de Uberaba – através da Secretaria Municipal de Administração e apoio da Fundação Cultural, inicia, nos próximos dias, o que está sendo projetado como o maior e mais completo inventário da cultura da cidade. Balanço, com descrição pormenorizada, vai incluir as manifestações, endereços, datas, eventos, tudo enfim, que diga respeito à cultura de Uberaba.  Melhor, impossível. (Fotos: Divulgação)

EXPRESSO CIDADANIA
Criado em 2008 – através de  parceria entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Educação, o Expresso Cidadania retoma suas atividades neste dia 15 de março, quinta-feira. Objetivo é estimular a participação política de jovens entre 16 e 17 anos, em escolas da rede estadual, inclusive por meio do cadastramento eleitoral.
EM UBERABA --- Por enquanto, dez cidades mineiras estão na rota, entre elas, Uberaba, única do Triângulo Mineiro na lista 2012 do Expresso Cidadania. Base dos atendimentos será nas Escolas Estaduais Bernardo Vasconcelos; Carmelita Carvalho Garcia; Corina de Oliveira e Nossa Senhora de Abadia.
ATIVIDADES --- Nesta terceira edição, o tema do projeto é “Drogas, políticas de enfrentamento ao crack”. O projeto oferece ao público-alvo a emissão do título eleitoral on line, orienta sobre a votação na urna eletrônica, além de realizar oficinas de texto, áudio, vídeo e expressão corporal, palestras e discussões. São três sessões diárias, com informações sobre o sistema eleitoral brasileiro e sobre a estrutura e funcionamento do legislativo estadual.
PÉ NA ESTRADA
*Juiz de Fora (Zona da Mata) 
Dias 15 e 16 de março
Escolas Estaduais Maria Ilydia Resende Andrade; Batista de Oliveira; Professor José Freire; Hermenegildo O. Vilaça e Delfim Moreira;
*Divinópolis (Centro Oeste)
Dias 19 e 20 de março
Escolas Estaduais Antônio Belarmino Gomes; Manoel Correa Filho; Engenheiro Pedro Magalhães; Armando Nogueira; Miguel Couto; Antônio da Costa Pereira; Antônia Valadares; São Francisco de Paula e Monsenhor Domingos
*Patos de Minas (Alto Paranaíba)
Dia 22 de março
Escolas Estaduais; Agrotécnica Afonso Queiroz; Abílio Caixeta de Queiroz; Professor Zama Maciel; Deiró Eunápio Borges; Major Mota e Professor Dias Maciel
*Uberaba (Triângulo)
 Dias 26 e 27 de março
Escolas Estaduais Bernardo Vasconcelos; Carmelita Carvalho Garcia; Corina de Oliveira e Nossa Senhora de Abadia
*Paracatu (Noroeste)
Dias 29 e 30 de março
Escolas Estaduais Antônio Carlos e Dr. Virgílio de Melo Franco
*Diamantina (Jequitinhonha)
Dias 9 e 10 de abril
Escolas Estaduais Professor Gabriel Mandacaru; Colégio Tiradentes PMMG; Professora Gabriela Neves e Professora Ayna Torres
*Montes Claros (Norte)
Dias 12 e 13 de abril
Escolas Estaduais Américo Martins; Antônio Canela; Beato José Anchieta; Francisco Peres e Cristina Guimarães
*Teófilo Otoni (Mucuri)
Dias 16 e 17 de abril
Escolas Estaduais Alfredo Sá e Dr. Valdemar da Rocha
*Ipatinga (Rio Doce)
Dias 19 e 20 de abril
Escolas Estaduais Dona Canuta Rosa de Oliveira e João XXIII
*Poços de Caldas (Sul)
Dias 23 e 24de abril
Escolas Estaduais Edmundo Gouvea Cardillo; João Eugênio Almeida; Francisco Escobar e Professora Cleusa Lovato Caliari.


ADOLESCENTES ELEITORES
Última estatística do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, sobre a distribuição do eleitorado por faixa etária, indicou que Uberaba tinha 984 eleitores de 16 e 17 anos de idade. Destes, apenas 191 com 16 anos e 793 com 17 anos. Dos 984 adolescentes eleitores, 488 são meninos e 496, meninas.

BOA IDEIA
Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial – Pace, desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, é um dos finalistas da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Cerimônia de anúncio dos vencedores e de premiação acontece neste dia 14 de março, quarta-feira, às 19h, no Minascentro (avenida Augusto de Lima, nº 785, em Belo Horizonte.
ABRANGÊNCIA --- Ao todo foram inscritos 215 projetos, 88 foram acatados, e 30 classificados para a fase final. Os prefeitos concorrem aos três primeiros lugares e a 12 categorias de destaque. Em pauta, ideias para reduzir a burocracia e estimular o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.
PACE --- Através do posto que funciona na sede da Aciu, o contribuinte pode negociar suas pendências com o fisco municipal. “Já fizemos mais de 4 mil conciliações de um universo de 15 mil ações que deveriam estar no Judiciário”, comemora o prefeito Anderson Adauto (PMDB).

XÔ, LEI!
Espaço no site da Transube onde 
se lê sobre os idosos
Transube – Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (http://www.transube.com.br/gratuito.php), documenta – com todas as letras, o descumprimento da Lei Municipal 9.822/05, que trata da gratuidade para os maiores de 60 anos. No site, as empresas Líder e Piracicabana afirmam que “a gratuidade é um direito assegurado por lei dos cidadãos maiores de 65 anos de idade”, e ainda dizem que, o cartão “é exclusivo para maiores de 65 anos de idade”.
ATITUDE --- A gratuidade para idosos em Uberaba mobiliza o vereador Tony Carlos (PMDB), que, em parceria com a então vereadora Marilda Ribeiro (PT), aprovou, na Câmara Municipal, emenda que estende a isenção da tarifa para os maiores de 60 anos, e não apenas para os que já completaram 65.
DENÚNCIA ---  Tony Carlos levou a denúncia de descumprimento da lei à Promotoria de Defesa da Saúde, dos Idosos e Pessoas com Deficiência Física de Uberaba, e assinou representação contra as concessionárias do transporte coletivo. De acordo com notícia divulgada pela assessoria do vereador, a promotora Cláudia Marques Carvalho acatou a representação e disse que fará uma recomendação às empresas para o cumprimento da lei.
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“As passagens em Uberaba estão entre as mais caras do Brasil.
A população paga R$ 2,60, valor semelhante a muitas capitais, como Porto Velho, Belo Horizonte, Campo Grande, Rio de Janeiro, entre outras. Chega de pagar quando não se deve. Quero já uma reviravolta”.
Tony Carlos – contrariado com os preços do transporte coletivo de Uberaba e com o descumprimento da lei municipal dos idosos
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COMUNICADO
Ao conceder reajuste em janeiro de 2012 – de R$ 2,40 para R$ 2,60, o governo municipal de Uberaba divulgou o seguinte comunicado (com justificativa, valores e promessa)...
“A Prefeitura de Uberaba comunica aos usuários do transporte coletivo urbano e rural que o reajuste de tarifa de 8,33% passa a valer nesta sexta-feira, dia 6, sendo eles:
*Tarifa Urbana
Todas as Linhas - R$ 2,60;
*Tarifas Rurais
Linha 12 – Capelinha do Barreiro – R$ 3,80;
Linha 25 – Santa Fé – R$ 4,10;
Linha 27 – Casa Azul – R$ 7,60;
Linha 58 – Ponte Alta – R$ 3,90;
Linha 61 – Distrito Industrial III – R$ 4,10;
Linha 63 – Palestina Via Serrinha – R$ 11,90.
*Justificativa
O reajuste foi decretado por força do contrato entre o município e as empresas concessionárias, em função dos aumentos dos combustíveis, rodagem (pneus), peças e acessórios, despesa com pessoal e aumento da quilometragem registrados ao longo do último ano, dentre outros custos.
*Reforço
A Prefeitura salienta que a integração de linhas, ampliação da frota e da frequência dos ônibus são melhorias do serviço.
*Promessa
Em 2012 vão ser construídos os terminais de passageiros Leste e Oeste e as estações de embarque.

A FILA.... 
Casas do Loteamento das Gameleiras
Foto: Coluna DE FATO- jmonline
Critérios de seleção para inscrição do Programa Minha Casa, Minha Vida serão tema de debate em Reunião Pública que acontece neste dia 15 de março, quinta-feira, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa do vereador José Severino Rosa (PT) visa a debater alternativas que possam melhorar as casas, mas ganhou força mesmo, a partir de notícias e fotos expondo filas quilométricas na porta da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra.
IMAGEM QUE PEDE SOCORRO --- Mais triste ainda, porém, é a imagem que está circulando por espaços virtuais e não virtuais dias atrás, expondo a situação lamentável das casas entregues às famílias que viviam em área de risco no bairro Volta Grande. O chamado Loteamento das Gameleiras está em condições de risco iminente. Uma chuva mais forte pode transformar a vida daquelas famílias num inferno astral.

A PEDIDOS
E por falar em Cohagra, ocupante de cargo de confiança no governo municipal – com livre acesso por alguns partidos da base aliada, entende que achou o fio da meada. A lógica dele é de que, no final das contas, o secretário de Governo, Rodrigo Mateus, que o prefeito de Uberaba está anunciando como seu preferido, na verdade estaria sendo preparado pra ser o candidato a vice de Samir Cecílio Filho, do PR. Que vem a ser o presidente da Cohagra.

RAINHAS
Kamila Miyake - organizadora
(Foto: Lu Vargas)
As inscrições para a 3ª edição do concurso Rainha do Rodeio Os Inconsequentes ficam abertas até dia 18 de março, domingo – como já antecipou Conta-Gotas. Em pauta, algumas novidades: podem participar candidatas de toda a região de Uberaba e o limite de idade que, nos anos anteriores era de 28 anos, passou para 30 anos.
PONTUAÇÃO --- Serão pontuados aspectos como beleza, postura, simpatia, a quantidade de alimentos arrecadada, e mais o número de convidados presentes na Festa de Lançamento do Concurso da Rainha – no dia 30 deste mês, e na grande final, realizada em 19 de abril, na abertura da 20ª edição do Rodeio Os Inconsequentes.
PREMIAÇÃO --- As três vencedoras recebem premiação em dinheiro (Rainha - R$ 1,5 mil; Princesa - R$ 1 mil, e a Madrinha - R$ 500). Telefones para informações: (34) 8820-4571, 9692-4255 e 9138-4558.

ARTICULAÇÕES
Diretores dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais - SSPMU, dos Educadores –Sindemu, e dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba – Sindae, terão que aguardar dia 19 de março, segunda-feira, para saírem do estresse ou enfartarem de uma vez. É que, nesta data, acontece a terceira – e última (espera-se) rodada de negociações com o prefeito sobre a pauta de reivindicações de 2012.
FORCINHA EXTRA ---- Depois das duas primeiras rodadas – ocorridas dias 5 e 12 de março, os sindicalistas buscaram o apoio da Câmara, em reunião realizada neste dia 13 de março. Os vereadores que participaram do encontro garantiram que estão solidários.

O SHOPPING
Em reunião bem mais recheada de vereadores, a Câmara também foi agitada, neste dia 13 de março, com a presença do executivo Carlos Felipe Fulcher, da empresa 5R, uma das responsáveis pela implantação do Praça Uberaba Shopping Center. Neste mesmo dia aconteceu o lançamento oficial do novo shopping.
EMPREENDIMENTO --- Com investimentos previstos na ordem de R$ 240 milhões, o novo shopping deve ser inaugurado no segundo semestre de 2014.
O Praça Uberaba Shopping Center terá 144 lojas, cinco âncoras, cinco semiâncoras, um supermercado, 17 operações fast-food, quatro restaurantes, um complexo de lazer, um complexo com oito salas de cinema stadium 100% digital, sete operações de serviços, 103 satélites e 1.600 vagas de estacionamento (1.200 cobertas).
O PROJETO
(Palavras dos empreendedores)
"Reafirmando  a  identidade  local,  o  Praça Uberaba Shopping Center contará  com  elementos  e  cores  para fortalecer  a  cultura  uberabense.  O  projeto  de  arquitetura  e  design,  realizado  pela  empresa  portuguesa Conceito  Arquitetos,  é  inspirado  na  origem  do  nome  Uberaba,  que  tem  raiz  na  palavra  tupi  Y-berab,  que significa água clara ou rio brilhante".
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CURIOSIDADE HISTÓRICA
Transporte coletivo por ônibus
Em 2012, o sistema de transporte coletivo de Uberaba é administrado através de concessão por duas empresas: Líder e Piracicabana, e funciona com integração – o que permite ao usuário deslocar-se de um lugar a outro da cidade sem precisar pagar duas tarifas, e num tempo limite de uma hora e meia. Mas, houve um tempo em que as famosas JARDINEIRAS faziam o maior sucesso.


EM UBERABA
(O início)
Fonte: Arquivo Público
Fotógrafo: Desconhecido
Texto-base : Danilo Costa Ferrari
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
O transporte coletivo de Uberaba teve início no começo da década de 1940 e foi consolidado com a inauguração da primeira Estação Rodoviária, em 1945, na praça da Bandeira (atual praça Doutor Jorge Frange), no bairro São Benedito.
Os pioneiros do transporte coletivo municipal foram os empresários Agesípolis Duarte Villela, por meio da empresa Rex, e Manoel Alcalá, cuja empresa tinha o seu nome, que já atuavam no transporte coletivo intermunicipal.
Empresa de Transportes Manoel Alcalá - Linha Abadia
Foto: 1947    Fotógrafo: Desconhecido
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
No ínicio da década de 1950, Osvaldo Ribeiro do Nascimento, popularmente chamado de Espeto, comprou a firma de Alcalá que passou a se chamar Empresa de Transportes Líder.
Na primeira metade da década de 1960, surgiu a Transportes Urbano Limitada (TUL), criada por Francisco Lopes Velludo.
Vale ressaltar que cada empresa ficava com determinadas linhas, portanto, nesse período, Uberaba contou com três empresas em atividades no transporte urbano.
Na segunda metade da década de 1960, a TUL incorporou as empresas Rex e Líder, monopolizou o ramo e manteve o nome Líder”... 

NO MUNDO 

Transporte Coletivo por Ônibus
Texto-base: Orlando Augusto Nunes
Acadêmico em Tecnologia de Transporte – Cefet-GO

(O surgimento do ônibus)
"As primeiras carruagens públicas surgiram em Paris e começaram a circular em 1662, entre Luxembourg e a Porte de Saint Antoine, tornando-se conhecidas do povo como carroces à cinc sous.
Elas tinham lugar para oito passageiros e o cocheiro e seu ajudante vestiam casacas azuis, cujos enfeites variavam nas suas cores de acordo com o itinerário da linha.
Tratavam de simples carroças, pesadas, sem molejo, trafegando em ruas pessimamente calçadas e com preços inacessíveis para a época.
Por alguns motivos a idéia não foi avante e o transporte coletivo por este meio caiu no esquecimento, tendo sido abandonado antes mesmo de terminar o ano de 1678.
E em 1825 um concessionário de uma casa de banhos localizada a cerca de dois quilômetros de Nantes, notando a escassez de fregueses, devido à distância, lembrou-se de oferecer condução aos moradores e usuários de seu estabelecimento.
Colocou em tráfego um carro comprido, com dois bancos paralelos, puxado a cavalo, cujo percurso ia do centro da cidade de Nantes até a casa de banhos.
Essa invenção fez tanto sucesso que em pouco tempo a maior parte dos passageiros a utilizava apenas para se locomover de um lugar a outro, sem intenção de usar a casa de banhos. Isso levou o concessionário a fechá-la e manter apenas o carro, mediante cobrança de passagens.
Diz-se que por essa época existia em Nantes um negociante de chapéus chamado Omnes, muito procurado na cidade.
Naquele tempo as casas não possuíam números e o comércio usava, para o conhecimento de seus fregueses, tabuletas mais ou menos engenhosas.
Assim, o Sr. Omnes, para atrair a freguesia, mandou escrever estas palavras na frente de seu estabelecimento: “OMNES – OMNIBUS”, ou seja OMNES PARA TODOS.
Como as viaturas do concessionário saíam da frente desse estabelecimento, o povo associou a palavra omnibus a elas e o nome pegou.
(Evolução do ônibus)
Sabe-se que em 1833, na Inglaterra, inventou-se um veículo a vapor, com o qual se locomoveu de Londres a Birmingham.
Era um veículo de grande tamanho, com carroceria alta e aberta, com boléia semelhante à das diligências da época, onde cabiam o motorista e alguns passageiros. Na parte interna da carroceria viajavam os demais passageiros.
Mas o primeiro ônibus a motor a combustível do mundo que se tem notícia foi criado em 1895, por Carl Benz.
Por muitos anos a indústria automobilística utilizou-se dos chassis de caminhões para basear sua arquitetura voltada ao transporte coletivo. Nesse período, o principal transporte coletivo utilizado era o trem.

NO BRASIL
(O transporte brasileiro)
(...) No Brasil, o transporte público por ônibus corresponde a “massacradores” 95% dos deslocamentos urbanos (...)
Utilizou-se do bonde com tração animal até meados de 1900.
Para quem não conheceu, as primeiras JARDINEIRAS chegaram ao Brasil em 1919, com lugar para oito pessoas.
Eram ônibus montados sobre caminhões onde a única parte original externa mantida no veículo era a frente, com o capô do motor, faróis e pára-choque.
A parte traseira era uma enorme caixa de madeira com vidros e bancos
A partir de 1926 foram importadas as jardineiras chamadas de "Yellow Coach".
Mas o primeiro ônibus brasileiro só foi fabricado em 1941 pelos irmãos Grassi, com capacidade para 45 pessoas.
Nos anos 50 a Mercedes Benz fabrica os primeiros chassis nacionais.
A Caio - Cia., Americana Industrial de Ônibus, produziu as primeiras carrocerias para a esses chassis.
O caminhão F-600, lançado pela Ford no Brasil em 1957, também foi muito utilizado para a transformação em ônibus, já que era o primeiro caminhão brasileiro movido à gasolina. Na mesma década surgiram os "bicudinhos" que circularam por cerca de 20 anos.
O mercado exigente pedia melhora e a transformação foi se evidenciando a partir dos anos 70. Os chassis foram construídos pensando no transporte de passageiros, assim como a suspensão, que agora dava conforto aos usuários, sem os solavancos tradicionais dos caminhões.
A abertura de mercado e a globalização permitiram a troca de experiências e a indústria nacional ganhou impulso (...)

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Um comentário:

  1. O transporte coletivo DEVE SER GRATUITO AO USUÁRIO;
    Deve ser custeado PELO BENEFICIÁRIO (que quase nunca é o usuário).
    O usuário deve embarcar no ônibus e viajar até seu destino planejado, SEM PAGAMENTO DE TARIFA.
    Cabe ao Município reorganizar o sistema VOLTADO PARA O PÚBLICO e não para o empresário do transporte; oportunizar fontes de recursos para custeio do serviço, envolvendo principalmente o BENEFICIÁRIO.
    Um exemplo e o serviço de coleta e tratamento do lixo, que não é tarifado e o Município contrata empresas para realizarem o serviço.
    Pode ser semelhante a isso o custeio do transporte público(GRATUITO AO USUÁRIO).
    Sérgio Salvador

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