22 de março de 2012

CONTA-GOTAS..Notícias


NOITE DE AUTÓGRAFOS
Centro Cultural José Maria Barra abre as portas neste dia 23 de março, sexta-feira, às 19h30, para o lançamento do livro José Alencar, missão cumprida. Os autógrafos são do jornalista, advogado, educador e executivo empresarial César Vanucci – o homem certo pra escrever sobre o ex-vice-presidente da República (em dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva).
A CONVIVÊNCIA --- Ex-superintendente-geral do Sistema Fiemg – a Federação das Indústrias de Minas Gerais, César Vanucci acompanhou a atuação de José Alencar na presidência da entidade, e, de quebra, esteve próximo de grande parte da trajetória empresarial e política do ex-vice-presidente mineiro.
César Vanucci - prestigiando Uberaba
Foto: Divulgação
O AUTOR --- César Vanucci passou boa parte de sua vida em Uberaba, onde, ainda como estudante secundarista já se destacou como um dos fundadores e presidentes da União Estudantil Uberabense – UEU, e posteriormente, como um dos organizadores e presidente dos três Festivais Universitários de Arte realizados na década de 1950. Foi repórter do jornal O Triângulo, redator da Rádio Difusora e do Diário do Triângulo e editor-chefe do Correio Católico. Também foi professor universitário.
AÇÃO GLOBAL --- Em Belo Horizonte, para onde se transferiu em 1966, César Vanucci ocupou vários cargos, entre eles, de superintendente-Geral da FIEMG e diretor da Rede Minas de Televisão. Criou, como diretor do SESI, o famoso programa Ação Global, ainda hoje promovido pela TV Globo. Também comandou a Secretaria Municipal de Abastecimento e a Ouvidoria-Geral de Belo Horizonte (2006-2009). 
COMUNICADOR --- O autor de José Alencar, missão cumprida colabora atualmente com cerca de 20 jornais, além de manter um jornal eletrônico (http://vanucci-jornaldovanucci.blogspot.com.br/). Um dos fundadores da entidade, Vanucci ocupa a cadeira 9 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – que está apoiando o evento desta sexta-feira, juntamente com o Sistema Sesi-Fiemg, a Câmara Municipal e a Fundação Cultural de Uberaba.

--------------------------------------
“Não tenho medo da morte. Da desonra sim. O homem público que perde condição moral, mesmo em vida, pode se considerar morto. Ao passo que aquele que procede corretamente, mesmo depois de morto, continua vivo.”
José Alencar - pouco anos de ser vencido pelo câncer
-------------------------------------------------

REPERCUSSÃO
O fato de ter sido ministro dos Transportes (governo Lula) põe os atos do prefeito Anderson Adauto (PMDB) no foco da imprensa nacional. Não é por acaso, portanto, que o entrevero entre ele e os sindicatos que representam os 8.000 servidores municipais de Uberaba virou notícia na folha.com e no site do bol, entre outros espaços virtuais e impressos do país.
REJEIÇÃO --- Sem acordo nas reivindicações financeiras, os sindicatos permanecem mobilizados e preparam juntos, assembleia-geral  para levarem o assunto à deliberação da categoria. O prefeito ofereceu um reajuste entre 5,5% a 6%, dividido em três vezes, que foi rejeitado pelos sindicatos.
LONGE DA PAUTA --- Os sindicalistas reivindicam a reposição de perdas inflacionárias de 19% e um aumento real de salário de 15%, além de um reajuste para o tíquete-alimentação. Os pedidos financeiros envolvem os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, presidido por Luís Carlos dos Santos; dos Educadores do Município – Sindemu (Adislau Leite), e dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba/Codau – Sindae (Jasminor Francisco da Costa).
MEL NA BOCA --- Paralelamente, o governo municipal faz algumas concessões. Acatou dois pedidos da pauta do SSPMU: a disponibilização de um espaço de lazer – o Jockey Club, e a elaboração de um cronograma de pagamento das férias-prêmio, que estão atrasadas desde 2007.

LONGE DOS ÔNUS...
Novidade em tempos de pré-campanha: Mateus fora do foco
Foto: Francis do Prado
E por falar em negociação salarial, pela primeira vez nas últimas semanas o secretário Municipal de Governo, Rodrigo Mateus – um dos cinco pré-candidatos a prefeito pelo PMDB de Uberaba, ficou longe dos gravadores e das câmaras dos fotógrafos e dos cinegrafistas no dia 21 de março, quarta-feira. Não participou da reunião em que seu padrinho político e padrinho de sua pré-candidatura ofereceu um reajuste de 5,5% a 6%, em três parcelas, para os servidores municipais.
...PERTO DOS BÔNUS
Entretanto, voltou aos holofotes poucas horas depois, para abrir o I Encontro de Advocacia Pública de Uberaba, realizado neste dia 22 de março, quinta-feira. Em pauta, uma série de assuntos relacionados à administração pública.

Paulo Piau e Michel Temer - orelha queimando em Uberaba
Foto: Divulgação
ELEIÇÕES 2012 --- Circulando nas redes sociais várias fotos do deputado federal Paulo Piau – um dos cinco pré-candidatos a prefeito pelo PMDB de Uberaba, em jantar com a cúpula do PMDB nacional. Destacam-se, tanto em espaços do próprio deputado, quanto do PMDB de Uberaba, as imagens dele ao lado do presidente nacional licenciado do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer.
MORAL DA HISTÓRIA --- A orelha esquerda do prefeito Anderson Adauto deve ter ficado roxa.

CANDIDATAS INCONSEQUENTES
Nada menos do que 50 candidatas se inscreveram na 3ª edição do concurso Rainha do Rodeio Os Inconsequentes. A seleção das 20 finalistas acontece dia 30 de março, sexta-feira, no Samburá Eventos, a partir das 20h30. Na sequência, haverá festa com apresentação da dupla sertaneja Bruno & Gaspar e dos Djs Fabiano e Renato Carneiro. A final será dia 19 de abril, durante a abertura do Rodeio, no Jockey Park.
CONCURSO SOLIDÁRIO --- A arrecadação de alimentos não perecíveis e o número de convidados presentes nas duas etapas do concurso valerão pontos para as candidatas. Em 2011 foram arrecadadas 23 toneladas de alimentos, que beneficiaram instituições assistenciais do município.

DINOSSAUROS
Nova edição do projeto Caminho dos Dinossauros acontece neste dia 25 de março, domingo, sob a coordenação da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos, e Universidade Federal do Triângulo Mineiro –UFTM. Caminhantes, maratonistas e ciclistas curtem 19 km até a comunidade rural de Peirópolis.
TRILHA ECOLÓGICA ---  A largada dos caminhantes está programada para as 6h, e das bicicletas às 8h. Ao longo do percurso os participantes receberão água e frutas, e, em Peirópolis, terão acesso gratuito ao Museu Paleontológico e ao Complexo Cultural e Científico, onde está a réplica do maior dinossauro do país. Concentração será na rotatória da Penitenciária, no Conjunto Uberaba I.
RENDA --- O valor da inscrição para a caminhada é de R$20, com direito a uma camiseta 2012. Dinheiro será revertido na aquisição de frutas, rapadura, água e outros ítens que serão distribuídos gratuitamente aos participantes durante os dez eventos do ano.
CLIQUE --- Máquinas fotográficas serão bem-vindas.
Mais informações: caminhodosdinossauros.blogspot.com ou pelo telefone 34-9972-0528.

CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA --- E por falar em dinossauros, o presidente da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, Beethoven Teixeira, está convocando os demais diretores e membros do Conselho de Administração - efetivos e suplentes, além dos sócios efetivos, fundadores, honorários, beneméritos, contribuintes, visitantes e associados-empresa para assembléia-geral extraordinária.
ELEIÇÃO OU REELEIÇÃO --- Um dos objetivos é eleger novos membros da diretoria e do conselho de administração (efetivos e suplentes) ou, em caráter excepcional, prorrogar o mandato da atual diretoria. Dia 1% de abril, às 9h30, na sede da associação, localizada no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, na rua Durvalina Quintino da Cruz, 40.
AS CONTAS --- Assembleia também pretende discutir e homologar a prestação de contas 2010/2011; apresentar o relatório das atividades 2010/2011 e o acervo patrimonial disponível para o conhecimento de todos os associados; avaliar o quadro de sócios e aprovar novos sócios contribuintes 2012; sobre o Termo de Cooperação Mútua entre Ministério da Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, entre outros.

CONTATOS IMEDIATOS
Estreante mais ilustre de Uberaba no Facebook, Anderson Adauto aproveitou pra fazer uma mediazinha com os amigos virtuais – mas que também pagam tributos. Anunciou, em primeira mão, no seu mural, a extensão da data para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos. Do dia 20 de março para 5 de abril.
DESESPERO --- Facebook à parte, o certo é que o prefeito ficou entre a cruz e a espada, ou seja, entre o povo que tomou conta dos corredores do Centro Administrativo e a Câmara de Vereadores – que exigia um prazo maior.

VIAGENS --- Nova loja TAM Viagens foi inaugurada na noite deste 22 de março, quinta-feira, na avenida Santos Dumont, 1.035. Os donos da loja são os irmãos Paula, Ricardo e Tim - da Festa do Tim. Empresários consolidados no ramo de viagens no interior de São Paulo, eles sabem do potencial de Uberaba e investem na cidade. Dizem que vale a pena conferir os pacotes de viagens.

O CALENDÁRIO DE TODOS
Nada menos do que 76 leis municipais acabam de ser revogadas com uma canetada do prefeito Anderson Adauto (PMDB). É que a nova edição do jornal Porta-Voz – veículo virtual e oficial do município, traz a sanção do projeto recém-aprovado pela Câmara de Vereadores, dispondo sobre a consolidação da legislação municipal relativa ao calendário popular de Uberaba.
ARTICULAÇÕES --- Na edição de 9 de fevereiro de 2012, Conta-Gotas revelava a aprovação da matéria – considerada um avanço importante nas leis municipais. Projeto de lei - que reúne todos os eventos culturais da cidade, é de autoria do vereador, professor e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, Carlos Alberto de Godoy (PTB), e teve a participação decisiva da diretora do Departamento de Documentação e Pesquisa da Câmara, Sumayra de Oliveira – que vem a ser a articulada presidente do PCdoB de Uberaba. 
O CALENDÁRIO --- A matéria sancionada esta semana pelo Executivo, traz todas as datas comemorativas previstas em lei, bem como os eventos tradicionais, festivos ou não, que se repetem anualmente em datas típicas, sazonais, incorporados aos costumes e à vida da cidade. “O Calendário Popular” – diz a nova lei, “destina-se ao resgate, divulgação e valorização dos costumes e tradições deste município, bem como o desenvolvimento do turismo e a socialização da cultura”.
A CARA DE UBERABA
_ Percebe-se que o objetivo foi não deixar nenhuma manifestação fora do calendário.

*Eventos e festas religiosas – que se repetem há mais de três anos consecutivos
_ São 32 manifestações
Nossa Senhora da Abadia
A padroeira de Uberaba
Festa de Nossa Senhora da Abadia
Festa de Nossa Senhora da Aparecida
Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Encontro de Folia de Reis de Ponte Alta
Festa de Santa Luzia
Festa de São Judas Tadeu
Festa de Nossa Senhora de Lourdes
Festa do Bom Pastor
Festa de São Cosme e São Damião
Festa de São Pedro
Festa do Divino Espírito Santo
Festa de São José Operário
Festa da Nossa Senhora do Rosário
Festa de Santa Edwirges
Festa de São Geraldo Magela
Festa de Nossa Senhora das Graças
Festa de Nossa Senhora de Guadalupe
Festa de São José
Festa de São Paulo
Festa de Santa Rosa
Festa de São Cristóvão
Festa dos Reis da Baixa
Festa de Reis dos Moreiras
Encontro de Folia de Reis de Santa Rosa
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Festa de São Francisco de Assis
Festa de Santa Cruz
Festa de Reis da Serrinha
Festa de Reis da Capelinha do Barreiro
Festa de Santo Expedito
Festa da Comunidade do Divino Pai Eterno da Paróquia Santa Cruz
Encontro de Jovens da União da Mocidade da Assembléia de Deus de Uberaba
Congresso de Jovens da União da Mocidade da Assembléia de Deus de Uberaba

_A lei instituiu (ou incluiu) ainda:
Festa de Iemanjá (2 de fevereiro)
Jogos Olímpicos entre as Igrejas evangélicas de todas as denominações sob o título “Geração Cristã” (ultima quinzena de julho)
Dia Municipal da Romaria do Paizinho (primeira quinta-feira de agosto)
Dia Municipal do Maçom (20 de agosto)
Dia Municipal do Evangélico (segundo domingo de dezembro)
Dia Mundial da Logosofia (11 de agosto)
Semana da Bíblia (segundo domingo de dezembro).

*Eventos culturais
Dia Municipal da Consciência Negra (20 de novembro)
30 de junho - Dia Municipal Chico Xavier
Foto: Renata Miziara
Comemoração da cultura Luso-afro-brasileira no município de Uberaba (23 de agosto)
Semana Municipal do Rodeio Os Inconsequentes (terceira semana de abril)
Dia do Saci e seus amigos - para resgatar figuras do folclore brasileiro (31 de outubro)
Expozebu – Exposição de Gado Zebu
13 de Maio
Dia Municipal da Poesia (31 de outubro)
Dia Municipal “Médium Chico Xavier” (30 de junho)
Semana Municipal do Patrimônio Histórico no município de Uberaba (semana do dia 17 de agosto)
Dia do Desemboque (27 de abril)
Semana Municipal Joubert de Carvalho (em março)
Dia Municipal dos Gêmeos (26 de setembro) 
  
*Eventos festivos
Festa a Fantasia
Festa da Nega
Festa da Marcinha
Rodeio “Os Inconseqüentes”
Axé Uberaba
Baile do Cowboy
Baile do Cowboy Universitário
Feijoada do Jockey
Axé Bahia – Jockey
Festa do Branco e Preto
Natal da Pró-Eventos

*Eventos da saúde
Dia Municipal de Defesa de Saúde Pública (18 de outubro)
Dia Municipal das Pessoas com Necessidades Especiais (11 de dezembro)
Dia Municipal de Conscientização da Saúde Ocular (data a definir)
Dia Municipal de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e de combate ao câncer de colo do útero (8 de março)
Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro)  
Dia do Amigo do Idoso – no Dia do Idoso (27 de setembro)
Dia Municipal de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial (1% de outubro)
Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial (26 de abril)
Dia do Trabalhador da Saúde (12 de maio)
Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar (1% de março)

*Eventos de desenvolvimento social, cidadania e meio ambiente
Semana do Meio Ambiente (semana que cair no dia 5 de junho)
Dia Municipal de Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida (9 de agosto)
Dia Municipal do Voluntariado (5 de dezembro)
Semana Municipal da Primeira Infância (em outubro)
Semana Municipal de Vivência em Valores Humanos (em outubro)
Dia do Civismo (uma vez por semana – nas escolas públicas municipais)
Dia do Líder Comunitário (2 de agosto)
Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia no Município de Uberaba ( 17 de maio)
Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito (segunda quinzena de junho)
Semana do Orgulho GLBTS – Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Simpatizantes e a Parada Gay (em julho)
Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (em outubro)
Semana de Solidariedade Humana (data a definir)
Semana Municipal de Incentivo a Doação de Órgãos (2 a 7 de abril)

*Eventos das profissões
Dia Municipal do Cabeleireiro e Artes Afins (3 de novembro)
Dia Municipal dos Policiais Militares Inativos (26 de junho)
Dia Municipal do Assistente Social (15 de maio)
Dia Municipal do Artesão (19 de março)
Dia Municipal do Gari (16 de maio)
Dia do Guarda Municipal (10 de outubro)
Dia do Professor de Educação Física (1 de setembro)
Dia do Comerciante (16 de julho)
Dia Municipal do Taxista (25 de julho)
Dia do Administrador (9 de setembro)
Dia do Frentista (12 de janeiro)
Dia do Contador (22 de setembro)
Dia do Policial Civil (10 de maio)
Dia Municipal do Empregado Doméstico (27 de abril)
Dia Municipal do Tecnólogo em Desenvolvimento Social (6 de outubro)
Dia do Motociclista (27 de julho)
Encontro Municipal de Motos, Motocicletas e afins (último domingo de julho)
Dia Municipal do Karateca (11 de setembro)
Dia do Odontólogo (25 de outubro)
Dia do Advogado (11 de agosto)

*Eventos de serviços
Dia Municipal do Serviço Leonístico – Lions (8 de outubro)
Dia Municipal do Rotaryano - Rotary (23 de fevereiro)
Dia da Vigilância Sanitária (10 de novembro)
Dia da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (25 de julho)

DIA D SOLIDÁRIO
Com o intuito de proporcionar aos idosos uma manhã com atividades diferenciadas, os voluntários do Lar Acolhida São Vicente de Paulo – Asilo São Vicente, promovem neste dia 25 de março, domingo, das 8h às 11h, o 1° Dia D – Voluntariado. Neste horário, a instituição recebe voluntários para tomar café da manhã com os internos. As atividades começam com um momento de relaxamento acompanhado de ginástica laboral. Em seguida, os idosos poderão desfrutar das atividades montadas no quiosque principal da instituição.
SERVIÇOS --- Serão oferecidos serviços relacionados à higiene e beleza (corte de cabelo, maquiagem e manicure), contação de histórias, atividades com papéis, pintura e colagem, sob a supervisão dos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Uberaba – Uniube, além de aferição de pressão arterial.
SOLIDARIEDADE --- o coordenador do Lar Acolhida São Vicente de Paulo - Derby de Castro Lacerda, comemora: “Esta ação é uma ótima oportunidade para proporcionarmos um pouco de entretenimento aos idosos, e trazer novos voluntários para a instituição”. O Lar Acolhida São Vicente de Paulo fica na rua da Constituição, 1.426 – Abadia. Para mais informações: 34-3322-7742.
BOM COMEÇO
Vale ressaltar que as informações sobre o evento estão sendo divulgadas pelos alunos do 7° período de Jornalismo da Uniube, Agnes Maria, Gabriela Gonçalves, Júlia Magalhães e Leonardo Ricardo. Eles são os responsáveis pela assessoria de comunicação voluntária do Asilo.

 ------------------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Asilo São Vicente de Paulo 
Asilo São Vicente de Paulo - Década de 1930
Foto: Autoria desconhecida
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
No dia 12 de maio de 1902 tiveram início as obras de construção do Asilo São Vicente de Paulo - a cargo do mestre-carpinteiro João Gomes. A inauguração aconteceu dia 19 de outubro, e portanto, cinco meses após o lançamento da pedra fundamental.
Meses depois, no dia 24 de maio de 1903, era inaugurado o pavilhão que os conferencistas de São Vicente de Paulo mandaram construir anexo ao Asilo dos Pobres, para tratamento dos portadores de moléstias transmissíveis.
(BILHARINHO, 1995, p.1583).
Em 1926, iniciou-se uma grande ampliação da sede do Asilo, que 18 anos depois, passou por outra reforma. A inauguração das novas e remodeladas instalações aconteceu no dia 24 de abril de 1944.
No ano de 1949 foram inaugurados os pavilhões 'Vicente Rodrigues da Cunha' (dia 14 de agosto) e o 'Centro de Estudos do Pavilhão Vicente Rodrigues da Cunha' (29 de Setembro).
(ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA)
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 19, 2001
-------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário