13 de abril de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


ENTREVISTA COLETIVA - Leuces Teixeira e Edilson Graciolli analisam a situação política atual
(Fotos: jmonline e Divulgação)

CORRUPÇÃO NA ORDEM DO DIA ---- Em tempos de denúncias de corrupção – desaguando inclusive em políticos tidos e havidos como paladinos da moral, nada como duas cabeças de qualidade pra uma entrevista coletiva. À mesa redonda dos estúdios da TV BandTriângulo sentaram-se dois convidados especiais, e o resultado pode ser conferido neste sábado, 14 de abril, às 18h45. No comando do programa, o jornalista Orlei Moreira.
SEM PAPAS NA LÍNGUA --- Vice-presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, e professor da Universidade de Uberaba – Uniube, Leuces Teixeira, e o cientista político, professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Edílson Graciolli, não tiveram papas na língua em suas análises sobre a política, os políticos e as relações perigosas entre agentes públicos e iniciativa privada. Vale conferir.
Sebastião Severino
(Foto: Divulgação)


ULTIMATO
Cansado de guerra na tentativa de fazer com que as agências cumpram suas obrigações sociais, o coordenador  do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, Sebastião Severino, está convocando os três maiores bancos privados a se adequaram completamente à lei municipal 10.901/2010. A convocação, na verdade, é um ultimato para que os únicos bancos a insistirem no descumprimento da lei, promovam as adequações.
REAÇÕES --- O próximo passo será o fechamento das agências. O Itaú Unibanco – líder absoluto do descumprimento da lei, já respondeu à convocação, se comprometendo em se adequar. O Procon aguarda agora, a resposta do Bradesco e do Santander. Adequações vão desde cumprimento do tempo na fila até a instalação de equipamentos de acessibilidade.

APOIO INCONDICIONAL
Angelina Sawan curtindo as netas
(Foto: Divulgação)
Ex-deputado estadual Fahim Sawan – que protagoniza um dos entreveros internos partidários das eleições de 2012, conta com o apoio irrestrito da família, se insistir em lutar para ser o candidato do PSDB a prefeito de Uberaba. Declaração foi feita a Conta-Gotas pela esposa Angelina Sawan, que admite já ter sido contra a participação do marido na política partidária eleitoral, em outras ocasiões. Hoje, segundo ela, sua postura é de total apoio.
--------------------------
“Ele é um homem inteligente e sensível o suficiente para fazer a diferença, para fazer tudo de bom por Uberaba”.
_Angelina Sawan, em comentário a Conta-Gotas, sobre o marido, Fahim
-----------------------------------------

ENTRE OS MELHORES
Já no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, o clima é de comemoração, e não é pra menos. O Tribunal mineiro ficou entre os três melhores avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, no que se refere ao cumprimento das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho para 2011.
O DESEMPENHO --- Balanços relativos a todos os tribunais brasileiros foram divulgados esta semana, pelo CNJ, no site da entidade – com acesso permitido a quem queira aferir o desempenho das instituições. O presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, fez questão de ressaltar “a eficácia do modelo de gestão praticado pela Casa e o comprometimento de seus magistrados e servidores”.
SUPERANDO OS 100% ----Com relação à prestação de serviços judiciais, o Tribunal extrapolou os números exigidos. Além de julgar todos os 8.636 processos distribuídos em 2011, a Corte julgou mais 6.128, que estavam em estoque. O índice de 170,95% de casos julgados representa larga margem de vantagem no cumprimento da meta relacionada a este setor especificamente. Números podem ser vistos no link "Cidadão/Transparência no Poder Judiciário" na página do CNJ (www.cnj.jus.br).

QUEM QUER SER PREFEITO
(Parte 2)
Diretório de Uberaba adiou para 16 de abril o prazo de inscrições para os filiados que tenham interesse em candidatar-se a prefeito pelo PT. Inicialmente, o prazo seria a partir de 10 de abril, conforme divulgado em Conta-Gotas. Abertura de prazo cumpre normas estabelecidas pela Executiva Nacional da legenda, determinando que a escolha dos candidatos a prefeito tem que passar pelas inscrições – e, em caso de mais de uma candidatura, por um Encontro Municipal, e votação dos filiados.
TENDÊNCIAS ---- Vem aí, portanto, mais uma semana de negociações de bastidores, e de muita expectativa, no que se refere à coordenadora de políticas públicas e presidente do Conselho da Mulher, ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende. “Com certeza, sou pré-candidata em 2012, mas ainda não sei se será ao cargo de vereadora ou de prefeita” – disse ela a Conta-Gotas, sem revelar se vai, ou não, inscrever-se para o cargo majoritário.
CONFRONTO --- Objetivo dos bombeiros petistas é evitar que a disputa chegue ao Encontro Municipal, e portanto, ao voto dos filiados. Se Marilda não se inscrever como candidata a prefeita, o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão deve reinar absoluto – pra felicidade do diretório local, que já aprovou seu nome em pelo menos duas ocasiões.

Angela Mairink
(Foto: Divulgação)
 ------------------------------------
PRIMEIRO CASAL EM REDE

“Olá amigos! Agradeço o carinho e as mensagens de aniversário. Um abraço a todos vocês! Sempre viajo no meu aniversário, pois não sou afeto a festa, prefiro me dar um dia de descanso e meditação”
_ Anderson Adauto, em comentário postado na sua página no Facebook, se referindo ao aniversário de 6 de abril
“Ainda bem que é juntinho comigo, meu amor!!!”
_Angela Mairink, comentando o comentário
 ----------------------------

ALMOÇO SOLIDÁRIO ---- Rotary Club de Uberaba prepara mega almoço árabe para dia 29 de abril, a partir de meio-dia, no Salão de Eventos da Paróquia da Ressurreição, no bairro Santa Marta. A renda do evento beneficente será revertida à Escola para Surdos Dulce de Oliveira. Convite custa R$ 25 e crianças até 10 anos não pagam. Mais informações pelo telefone (34) 9967-7967. 

ESQUERDA NA SEXTA-FEIRA 13
PT e PSOL estariam conversando sobre coligação para 2012. A notícia foi divulgada no blog do PCB Uberaba (http://pcb-uberaba.blogspot.com.br), nesta sexta-feira 13 de abril, e vem acompanhada de comentários e questionamentos críticos. Acontece que, segundo a mesma notícia, desde o final de março, “membros das direções municipais do PSTU, PSOL e PCB” vinham articulando a composição de uma Frente de Esquerda em Uberaba.
REFORÇANDO --- A notícia lembra que a proposta repetiria o que aconteceu nas eleições presidencial e estaduais de 2006 e nas eleições municipais de 2008, reproduzindo em Uberaba, “a aliança eleitoral dos três partidos de esquerda, que apresentariam candidatura única e um programa comum nas eleições deste ano”.
DIVULGAÇÃO ---- Aliás, a notícia no blog do PCB revela que ficou definido, inclusive, que haveria divulgação de uma nota sobre o início das conversas entre os três partidos, bem como sobre a realização de encontros regulares entre seus dirigentes. “A nota ainda não recebeu redação final e o próximo encontro está previsto para a semana que vem” – afirma o blog comunista.
REVELAÇÕES ---- A notícia, por sinal, entra em detalhes sobre as negociações entre PT e PSOL:
_Segundo rumores, as conversas estariam adiantadas. Restariam apenas uns pontos, de ordem "ideológica" (o PSOL teria "exigido" dos petistas a recusa de alianças com partidos "tradicionais"); o trato eleitoral já estaria acertado: vice ao PSOL, coligação na eleição proporcional e paridade no tempo de TV.
 
DETALHE --- O blog do PSTU (http://pstu-uberaba.blogspot.com.br/) reproduziu, também na sexta-feira 13, a nota do PCB.

COMUNISTAS E COMUNISTAS --- Vale ressaltar que o PCB – Partido Comunista Brasileiro, não integra a base aliada do governo municipal de Uberaba, ao contrário do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, que apesar de andar um tanto quanto insatisfeito com o andamento da pré-campanha, faz parte do grupo que apoia o governo.
E AINDA --- Outra diferença é que o PCB, apesar de ter quatro filiados na cidade, não aparece na lista de partidos existentes oficialmente em Uberaba, enquanto o PCdoB tem diretório municipal, um vereador, e 298 filiados – segundo as últimos estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
OS COMPANHEIROS ---- O PSOL – que está deixando o PCB com a pulga atrás da orelha, existe oficialmente em Uberaba, tem 14 filiados, mas está sem comando desde março de 2010, segundo o TSE. Líder absoluto do partido na cidade, o ferroviário aposentado Eustáquio Reis tem se apresentado como “presidente fundador do PSOL Uberaba”, presumindo-se que a regularização seja só questão de tempo.
OS COMPANHEIROS 2 ---- O PSTU, por sua vez, tem 24 filiados em Uberaba, mas não aparece na lista das legendas existentes oficialmente na cidade. Seu líder absoluto é o advogado trabalhista Adriano Espíndola Cavalheiro.

Alaor Carlos - do comando de uma executiva
provisória para o comando do diretório
(Foto: Divulgação)
ASCENSÃO --- Já o Partido Popular Socialista – PPS, sai da condição de comissão executiva provisória e se torna diretório municipal. Convenção aconteceu quinta-feira, dia 12 de abril, sem maiores barulhos, e o cirurgião-dentista e professor universitário Alaor Carlos de Oliveira foi reconduzido à presidência.
O PRÉ-CANDIDATO --- Na oportunidade, o PPS reafirmou o apoio incondicional da sigla à pré-candidatura a prefeito do jornalista e radialista Edson Santana – que vem a ser o melhor cover de Raul Seixas da região. O PPS faz oposição ao governo municipal, aparece com 369 filiados, e a comissão executiva provisória – agora extinta, ainda tinha um mandato até junho.

SALÁRIO PARA 2013
Enquanto o governo federal já articula o salário-mínimo nacional para 2013 – por enquanto previsto para R$ 667,75, segundo o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União, encaminhado ao Congresso nesta sexta-feira, 13 de abril, os servidores municipais de Uberaba ainda tentam digerir a “conquista” de um salário-minimo abaixo do valor fixado nacionalmente para 2012.
REVISÃO ---- Justificando que “governos têm desvirtuado o objetivo das súmulas vinculantes para prejudicar trabalhadores”, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba prepara abaixo-assinado para ser enviado ao Supremo Tribunal Federal, reivindicando a revisão do assunto por parte dos ministros.
AS SÚMULAS --- Aprovadas em junho de 2009, duas súmulas vinculantes criaram uma base legal para se calcular os vencimentos dos servidores públicos. De acordo com a súmula 15, “o cálculo de gratificações e outras vantagens não incide sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo do servidor público”. A súmula 16 diz que ninguém pode ganhar menos que o salário-mínimo nacional.
SOMATÓRIA --- Desta forma, se um servidor ganha R$ 600 por mês, por exemplo, o governo vai acrescentar um abono de R$ 22 para completar o mínimo de R$ 622. O valor inclui toda e qualquer vantagem que este servidor já possua no salário.
Luís Carlos
(Foto: Divulgação) 

















O MÍNIMO NA PREFEITURA --- Pra se ter uma ideia do drama que vivem assalariados da Prefeitura de Uberaba – e sindicalistas do SSPMU, ressalte-se que o mínimo está em R$ 545, e com o reajuste de 2% (do aumento de 6% dividido em três parcelas), em abril o valor vai para R$ 555,90, e portanto, abaixo do mínimo nacional.
O ABONO --- O governo de Uberaba está usando as súmulas vinculantes do Supremo para alcançar este valor. Os R$ 66,10 que faltam para completar o salário-mínimo nacional serão pagos em forma de abono. Quem recebe benefícios – como quinquênio, por exemplo, terá estes benefícios incluídos no valor de 
------------------------------------
“Somos radicalmente contra o reajuste concedido pelo governo, mas não vamos correr o risco de fazermos uma greve esvaziada; o sindicato não faz greve; quem faz greve é a categoria com apoio do sindicato”.
_Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU, ao revelar que o sindicato vai ouvir os servidores antes de decidir se convoca assembleia para votar proposta de greve por tempo indeterminado na Prefeitura de Uberaba
-----------------------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Uberabão
(Rivelino e Jairzinho marcam gols na inauguração)

Construção do Uberabão na década de 1960
(Foto: Autoria desconhecida)
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
"O Estádio Engenheiro João Guido, ou carinhosamente e popularmente conhecido como Uberabão, foi inaugurado em 10 de junho de 1972, com toda a pompa e circunstância, tendo como jogo inicial, a Seleção Brasileira principal (sem Pelé, que tinha se despedido da seleção, no ano anterior) X Seleção Brasileira olímpica.
O resultado foi 2 a 1 para a seleção Brasileira principal.Rivelino fez o primeiro gol, Zé Carlos empatou para a seleção olímpica, e Jairzinho deu números finais à partida.
O sonho de nossa cidade em possuir um estádio à altura de grandes jogos e espetáculos não se realizou do dia para a noite.
Foram dez anos para essa consolidação, começando por 1962, quando o presidente do Uberaba Sport Clube, Dr. Edgard Rodrigues da Cunha, adquiriu o terreno da antiga Chácara dos Pereiras e deu início à construção do campo esportivo que, em principio, seria destinado ao USC.
Por falta de entendimento da diretoria, não se deu prosseguimento à obra.
Uma paradinha nas obras, na década de 1960, para
pose com Edgar Rodrigues da Cunha (de terno), o
doador da área de mais de 27 mil metros quadrados
(Foto: Autoria desconhecida)
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Em 1968, o prefeito João Guido se entusiasmou com o projeto, Dr. Edgard doou o terreno ao município e a obra foi retomada.
A partir dessa doação, o estádio passava a ser municipal, sob responsabilidade da prefeitura.
Coube ao prefeito Arnaldo Rosa Prata a conclusão das obras e a inauguração do estádio.
Até 1982, era o segundo maior estádio de Minas Gerais, porém perdemos esse posto com a construção do Estádio João Havelange/ Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Nesses quase 37 anos, o futebol brasileiro mudou muito, os clubes do interior têm muitas dificuldades para montar grandes esquadrões e tanto o Uberaba Sport, quanto o Nacional se inserem nesse contexto, mas o majestoso Uberabão está aí para ser o palco de grandes espetáculos futebolísticos".
Texto: Arquivo Público de Uberaba
Inauguração do Uberabão - Capacidade para cerca de 15 mil pessoas e durante muito tempo,
o segundo maior estádio de Minas Gerais - (Foto: J. Schroden)
Acervo: Arquivo Público de Uberaba

PRESENÇAS E DIRETORIA
“A inauguração do Estádio Municipal Engenheiro João Guido, no dia 10/06/1972, contou com a presença honrosa do Excelentíssimo Sr. Governador Rondon Pacheco, e do Presidente da CBD, João Havelange.
A primeira diretoria foi composta pelos seguintes membros:
PRESIDENTE: Olavo de Gregório
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – PRESIDENTE: Olivério Teixeira
SECRETÁRIO: Dr. João Miguel Hueb Neto
MEMBROS: Dr. Sultan Mattar e Dr., Valdir Rodrigues Vilela
O autor do primeiro gol Uberabense no Estádio Uberabão, foi o jogador Guerrara durante a partida entre Independente 2 x 1 Fluminense de Araguari, em 17/06/1972”.
Texto: Prefeitura de Uberaba
----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário