20 de abril de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


ESCREVEU A CARTA E FOI AO BALÉ ---- Uberabense fonte de Conta-Gotas – que aproveitou o preço acessível para ver um grande espetáculo em Belo Horizonte, na noite de 19 de abril, quinta-feira, deu de cara com outro uberabense que andou agitando os bastidores da política ao longo da semana. O engenheiro Maurício Cecílio foi visto apreciando os encantos do Balé Nacional da Ucrânia – Virsky, que se apresentava no teatro do Sesc Palladium. Poucas horas antes, ele havia deixado Uberaba em efervescência ao mandar carta ao PSDB desistindo da pré-candidatura a prefeito.
APROVEITANDO O ENSEJO ---- Ressalte-se que o Balé Virsky é uma das principais companhias de dança da Europa e um dos mais aclamados grupos de danças nacionais do mundo. Batizada com o nome de seu fundador, Pavlo Virsky, a companhia se destaca pelo repertório acumulado em 75 anos de tradição. Além de Belo Horizonte (quinta-feira e sexta-feira), o grupo se apresenta em Nova Hamburgo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Santos e São Paulo. No palco, 50 bailarinos apresentam danças típicas ucranianas. Ingresso pra lá de barato: R$100 e R$50. (Foto: Divulgação)

ESFORÇOS
Maurício Cecílio
(Foto: Facebook)
E voltando à política, ou mais precisamente, à ebulição provocada pela carta de Maurício Cecílio, contam as más línguas que o ex-pré-candidato a prefeito do PSDB não poupou esforços pra ver se aglutinava as forças oposicionistas em torno do seu nome, e mais: pra tentar apaziguar os ânimos com seu colega de legenda, o ex-deputado estadual Fahim Sawan.
Pra lembrar: após enclausurar-se meses a fio, no silêncio, Fahim saiu da toca, e anunciou que seria ele próprio, pré-candidato, assim que o PSDB lançou a pré-candidatura única de Maurício.
ÚLTIMA QUE MORRE --- Ainda segundo as más línguas, uma das últimas conversas de Maurício, ainda em Uberaba, foi justamente com Fahim Sawan. Percebendo, entretanto, que a conversa fracassara, e que o ex-deputado batia o pé em ser pré-candidato, Maurício Cecílio teria escrito a carta de renúncia.
ALÔ, ALÔ ---- Antes de seguir viagem para Belo Horizonte – onde foi visto no balé, o ex-pré-candidato tucano teria se dependurado ao telefone. Ligou para o presidente do PSDB de Uberaba, Luiz Cláudio Campos, revelando que a carta estava a caminho, e para vários amigos e aliados, comunicando a decisão antes de ela ser divulgada pela imprensa no dia seguinte.
ALTO LÁ!--- Uma coisa é certíssima, segundo as fontes de Conta-Gotas: o ex-pré-candidato isenta o PSDB de qualquer responsabilidade nestes entreveros. “A única situação que o chateou foi a tentativa de algumas pessoas em atribuir a sua decisão aos tucanos; com exceção da atitude do Fahim, não há que se culpar ninguém” – destaca uma das fontes, com ligações próximas a Maurício.
MORAL DA HISTÓRIA ---- Sem desmerecer os demais pré-candidatos a prefeito de Uberaba, não resta dúvida de que a desistência de Maurício Cecílio quebra a qualidade da campanha

Antônio Lerin - Um dos nomes fortes na oposição
(Foto: Divulgação)
À MESA --- Com a saída de Maurício Cecílio do centro da roda, cinco nomes permanecem agora, à mesa de negociações da oposição ao governo municipal: do deputado estadual Antônio Lerin (PSB), do engenheiro Samir Cecílio Filho (PR), do deputado federal Paulo Piau (PMDB), do economista João Franco (PDT), do ex-deputado estadual Fahim Sawan (PSDB). Alguns com mais...outros com menos chance de convencimento do grupo oposicionista.

FEEDBAK ---- A partir de 1º de junho de 2012 a empresa que colocar à venda produtos com prazo vencido terá que oferecer ao cliente, gratuitamente, o mesmo produto em perfeitas condições de consumo. Acordo foi assinado entre o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, e a Associação dos Supermercados de Uberaba – Assuper.
Detalhe --- O consumidor nem precisa estar comprando; basta que localize um produto nestas condições.
RECORRÊNCIA ---Denúncias e blitze realizadas pelo Procon têm constatado uma série de irregularidades no que se refere a produtos com data de validade vencida. E pior: geralmente são os mesmos grandes supermercados.
ULTIMATO --- Enquanto isso, na tentativa de fazer com que as agências cumpram suas obrigações sociais, o coordenador  do Procon/Uberaba, Sebastião Severino, convocou os três maiores bancos privados a se adequaram completamente à lei municipal 10.901/2010. O próximo passo será o fechamento das agências. O Itaú Unibanco se comprometeu em se adequar. O Procon aguarda a resposta do Bradesco e do Santander. Adequações vão desde cumprimento do tempo na fila até a instalação de equipamentos de acessibilidade.

GESTÃO MODERNA
Em tempos de denúncias nacionais envolvendo licitações irregulares na área da saúde, a diretoria do Hospital Hélio Angotti toma uma decisão pra ser comemorada. A instituição passa a integrar a Plataforma Bionexo, um moderno sistema de gestão de compras de insumos hospitalares, com infraestrutura de comunicação e integração entre mais de 30.000 usuários em todo o Brasil.
REDUÇÃO ---- O presidente do hospital, Délcio Scandiuzzi, avalia que este é mais um passo no sentido de melhorar a gestão. “A Bionexo é inovadora no sistema de compra e venda de insumos hospitalares, o que vai nos beneficiar muito, inclusive com redução de custos”, explica ele.
COMO FUNCIONA ------- De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Hélio Angotti, a Bionexo é uma solução eletrônica de gestão de compras hospitalares, onde o hospital tem acesso on-line a todos os seus fornecedores: indústria farmacêutica, distribuidoras de materiais médicos e medicamentos e empresas das mais variadas categorias de produtos. A comunidade é crescente, pois a dinâmica de entrada de novos hospitais amplia o universo de novos fornecedores, gerando maior competitividade e resultando melhor possibilidade de negociação e até redução de preços.
BOAS-VINDAS ---- Em sua página na Internet, a Bionexo se refere ao hospital do câncer de Uberaba: “A Bionexo do Brasil tem o prazer de informar a todos da Comunidade Bionexo que mais uma instituição passa a utilizar nossa Solução Eletrônica. Em nome da Comunidade Bionexo, gostaríamos de dar boas vindas ao Hospital Dr. Hélio Angotti, de Uberaba, Minas Gerais”.
CURIOSIDADE HISTÓRICA
(Especial)
Inaugurado em 1961, o Hospital Hélio Angotti é uma instituição que tem por finalidade primordial prestar assistência à população na área oncológica realizando inclusive campanhas junto à comunidade procurando orientá-la, instruí-la e propiciar o diagnóstico precoce do câncer.
A bela história do hospital está alicerçada na fundação da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – ACCBC,  em dezembro de 1951, por um grupo de médicos liderado por Hélio Angotti, com o objetivo de difundir conhecimentos gerais sobre câncer, debater e combater seus problemas, promover seu diagnóstico precoce, tratamento e hospitalização de pacientes, além de empenhar-se em campanhas educativas e programas preventivos.
Com a firme missão de proporcionar aos clientes internos e externos, atendimento de qualidade por meio de tecnologia moderna e de profissionais altamente qualificados, o hospital dedica-se à prevenção e tratamento do câncer, imbuído do espírito de humanização e comprometimento, sempre, com presteza, transparência das ações e acima de tudo, ética.
Por essas e outras importantes contribuições, o Hospital Hélio Angotti é considerado hospital de referência no Brasil.
Fontes: Site da Bionexo
Assessoria de Imprensa do Hospital Hélio Angotti
imprensa@helioangotti.com.br
www.helioangotti.com.br

NOS MÍNIMOS DETALHES ---- Ata da última reunião do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher espelha a personalidade detalhista da sua presidente, Marilda Ribeiro Resende. Ao prestar contas de suas ações, inclusive das manifestações públicas em defesa das mulheres, Marilda revelou que a coleta de assinaturas foi realizada “com o recurso que conseguimos, que foi um megafone emprestado pelo Sinpro”, o sindicato dos professores da rede particular de Uberaba e região.

------------------------------------------

 Os meandros da comunicação 
“A SUCESSÃO É MINHA”
_ Declaração do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, PMDB, em entrevista ao Jornal da Manhã, edição de 20 de abril de 2012, justificando o fato de estar insistindo na candidatura do secretário de Governo, Rodrigo Mateus, à sua sucessão

“NÃO SR. PREFEITO Anderson Adauto! O SENHOR SERÁ SUCEDIDO! A SUCESSÃO NÃO É, E JAMAIS PODERIA SER, DO SENHOR! PELO MENOS NESSE PAÍS DE TÃO JOVEM DEMOCRACIA! EU ENTENDO QUE TAL AFIRMATIVA SERIA CABÍVEL APENAS NA MONARQUIA E NA DITADURA...NÃO QUE EU QUEIRA CHAMÁ-LO DE REI OU DITADOR!”
_ Reação de João Caldas, secretário-geral do PMDB de Uberaba e um dos signatários do pedido de intervenção na legenda, em comentário que está circulando no Facebook

“ENFIM, EM CASA, DESCANSANDO COM MEU AMOR...”
_Anderson Adauto, em comentário no seu mural no Facebook – que se tranformou em palco de compartilhamentos sobre temas desagradáveis, inclusive a intervenção no PMDB
------------------------------------------

EM NOME DE TIRADENTES
Pelo menos três uberabenses – de nascimento e ou de moradia, estão na lista dos homenageados deste 21 de abril, sábado, com a Medalha da Inconfidência. Eles vão receber a mais alta honraria do Estado de Minas Gerais, em Ouro Preto, na praça Tiradentes, a partir das 19h. Cerimônia será presidida pelo governador Antonio Anastasia, e homenageia 192 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas.
Museu da Inconfidência - Passeio virtual neste 21 de abril
(Foto: Aldo Araújo/Ouro Preto)
PRATA DA CASA --- Entre os uberabenses na lista estão o presidente da poderosa Vale - a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo, Murilo de Oliveira Ferreira; o promotor de Justiça José Carlos Fernandes – Eleitoral e de Defesa do Patrimônio Público; Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, deputado estadual do PSB – eleito em 2010 com 40.426 votos, sendo 32.863 votos de Uberaba, e primeiro vereador a se tornar deputado após décadas de história política da cidade.
SESSENTONA --- A Medalha da Inconfidência está completando 60 anos neste 21 de abril de 2012. Foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek. É entregue todo dia 21 de abril e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
VISITA ON-LINE ---- Antes da entrega da medalha, pessoas em todo o mundo poderão conhecer o Museu da Inconfidência, numa visita on-line organizada pela equipe do Projeto Era Virtual (www.eravirtual.org). Serão exibidas imagens em alta resolução registradas por fotografias em 360 graus, além de textos e áudios em quatro idiomas.

-----------------------------------
OPINIÃO
José Carlos Fernandes
(Foto: Facebook)
E por falar em José Carlos Fernandes, vale destacar alguns trechos de depoimento/desabafo feito por ele em seu mural no Facebook...
Doadores de campanha
_Dificilmente candidatos são questionados durante as campanhas eleitorais quanto aos seus financiadores, muito menos esses financiadores são questionados quanto às razões de tal financiamentos; aliás, há casos em que o mesmo doador concede doações a candidatos de diferentes doutrinas políticas, ao menos no discurso. Como se explicar isso?
O umbigo
_Tenho comigo que tudo isso é fruto de uma legislação eleitoral arcaica e do fato da sociedade brasileira ainda ter muito que evoluir no quesito “preocupe-se mais com a coisa pública e não apenas com o próprio umbigo”.
Erros de avaliação
_Quando nos deparamos com um advogado, promotor, juiz ou delegado federal corruptos, não podemos impingir qualquer responsabilidade à sociedade por isso, pois não foi a sociedade quem os empossou nas ditas funções. A culpa, nestes casos, é da OAB, do Ministério Público, do Poder Judiciário ou da Polícia Federal, que não souberam bem avaliar tais indivíduos, quando se candidataram para tais funções.
Eleitos pela sociedade
_No entanto, quando falamos em vereador, prefeito, deputado, governador, senador ou presidente, a conversa é outra. Nem um deles foi imposto à sociedade, pelo contrário, foi a própria sociedade quem os elegeu.
A reeleição dos denunciados
_Todos os integrantes do Congresso Nacional, por exemplo, foram eleitos pelos brasileiros, sem nenhuma exceção, e mesmo assim, em todas as eleições, nos deparamos com a eleição de candidatos conhecidos nacionalmente pelo envolvimento com a corrupção, amplamente denunciada na imprensa.
No limbo da ignorância
_Aliás, neste particular, não são raras as situações em que o indivíduo corrupto, após ter sua cara estampada nas páginas de jornais, devido a prática de atos de corrupção, acaba tendo mais votos na eleição seguinte. Tudo isso, repito, é fruto do precário acesso à educação dos brasileiros, que os mantém no limbo da ignorância, fazendo com que se preocupem muito mais com o próprio umbigo do que com a coisa pública, além é claro da retalhada e arcaica legislação eleitoral.
 -------------------------------

REMANEJAMENTOS ---- Assessor de Planejamento Orçamentário da Secretaria Municipal de Administração, Evaldo José Espíndula, acaba de trocar o cargo pela Subsecretaria Municipal de Educação e Cultura. Ele substitui a ex-subsecretária, Mara Denise Bóscolo, que, por sua vez, assumiu o comando da pasta no lugar de José Vandir de Oliveira, que se desincompatibilizou para candidatar-se a vereador pelo PMDB Uberaba.

A UM PASSO DE LONDRES ---- Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, comemora a pré-convocação de atletas e dirigentes da entidade para a Seleção Brasileira de Bocha – PC, na 1ª etapa de treinamento, visando à participação nas Paraolimpíadas de Londres 2012. Os treinos acontecem de 15 a 21 de abril de 2012, em Curitiba/PR.
OS CONVOCADOS ---- Participam desta 1ª etapa os atletas José Carlos Chagas de Oliveira e Ercileide Laurina da Silva, que também é presidente da Adefu. Janaína Pessato Jerônimo foi convocada na função de técnica e Nivaldo Vital na função de staff.
NOS TRINQUES --- Coordenador do Departamento de Esporte da Adefu, Mário Fernandes de Oliveira Neto – o Marão, garante que os atletas estão preparados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, assim como a técnica Janaína e o staff Nivaldo, que segundo ele, participaram de todo o processo nos últimos quatro anos.
O QUE VEM PELA FRENTE --- De acordo com o coordenador, os pré-convocados precisarão mostrar muita capacidade técnica, física e psicológica, pois a convocação final acontecerá depois de quatro etapas de treinamentos. A Adefu – segundo Marão, oferece toda estrutura de treinamentos, incluindo fisioterapia esportiva, nutrição e psicóloga à disposição dos atletas.

INTERVENÇÃO, SIM SENHOR!
Marcelo Palmério
(Foto: Divulgação)
Jornalista Renata Gomide dá mais um show de bola. Em entrevista assinada por ela e publicada com exclusividade na edição desde 20 de abril, sexta-feira, do Jornal da Manhã, o reitor da Universidade de Uberaba – Uniube, Marcelo Palmério, admitiu com todos os pingos, acentos e letras maiúsculas e minúsculas, que pediu mesmo, intervenção no PMDB de Uberaba, que, diga-se de passagem, é presidido pelo seu filho, Eduardo Palmério.
DRAMA SHAKESPEARIANO ---- Citando a famosa frase colocada por William Shakespeare na boca do príncipe Hamlet - Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia, a edição anterior de Conta-Gotas divulgou informações de uma fonte do comando do PMDB, dando conta do pedido de intervenção.
NO PAPEL --- A fonte antecipara que o pedido, feito às esferas superiores da legenda, partira de peemedebistas históricos e não históricos, que se juntaram para impedir que o prefeito Anderson Adauto dê as cartas em favor de seu pré-candidato Rodrigo Mateus.
ASSINATURAS --- Além de Marcelo Palmério - na entrevista ao JM, o secretário-geral do PMDB, João Caldas, também confirmou sua participação a Conta-Gotas. Pré-candidato a prefeito preterido na disputa com Rodrigo Mateus, o deputado federal Paulo Piau seria o pivô e origem de tudo.

----------------------------------------------
TRECHOS DA ENTREVISTA DE MARCELO PALMÉRIO AO JM
Sobre Rodrigo Mateus
_ É uma ótima pessoa, por quem tenho respeito e apreço. Ele tem potencial, mas ainda é muito novo, quer dizer: eleitoralmente não tem consistência para ser o candidato a prefeito da cidade, com possibilidade de vitória.
Sobre a insistência do prefeito
_ Eu acho que o Anderson está pensando em alguma aliança e levar essa decisão até a convenção, quando, então constatada a inviabilidade da candidatura do Rodrigo, fazer alguma composição. Quer dizer: o PMDB estaria sendo levado a reboque. Estamos querendo trazer a Executiva Estadual para a discussão. Queremos que a Executiva tome conhecimento do que está acontecendo em Uberaba e se corresponsabilize, porque é muito importante para o partido.
Sobre o filho, Eduardo Palmério
_Depois de assinar o pedido de intervenção, eu me comuniquei com ele e lhe disse: “Olha, meu filho, eu fiz isso, tenho meus motivos e você vai entender e vai respeitar”. E ele me disse: “Eu entendo e respeito”. Não tivemos nenhum atrito por conta disso.
Sobre o pedido
_Acho que agora essa decisão cabe à Executiva Estadual, que, ao tomar conhecimento dos fatos, decidirá se vai intervir, dissolver o diretório, nomear comissão provisória...
Sobre Paulo Piau
_ Eu o apoio, assim como apoiaria outro candidato que tivesse esse perfil. No momento, dos pré-candidatos falados, eu acredito que o Paulo é quem reúne as melhores condições, não só pela experiência política, mas por fatores de ordem pessoal para vir a ser um bom prefeito.
----------------------------------------

Marilda Ribeiro
(Foto: Divulgação)
ROSA CHOQUE --- Até o fechamento desta edição de Conta-Gotas, na noite deste 20 de abril, sexta-feira, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal de Defesa das Mulheres de Uberaba, ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende, ainda aguardava um aceno que fosse, de seus colegas petistas, que a incentivasse a se inscrever como pré-candidata a prefeita. Era o prazo final, de acordo com as normas estabelecidas pela Executiva Nacional do PT.
SEM RETORNO ---- Enfim, os petistas decidiram mesmo, pela confirmação do que o diretório municipal já havia decidido. O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão é o pré-candidato único a prefeito pelo PT. “Não se alimenta uma candidatura isoladamente” – disse ela a Conta-Gotas, após reconhecer que o aceno não viria.
O DESABAFO ---- Reafirmando o propósito de se candidatar em 2012 – agora, ao cargo de vereadora, Marilda Ribeiro lamentou que sua história de vida e trajetória petista tenham sido ignoradas no processo das eleições majoritárias. Num momento em que o PT tem uma mulher na presidência do Brasil, que as mulheres assumem espaços importantes, e que sua própria ação ganha o reconhecimento da comunidade uberabense, a ex-vereadora não consegue digerir o fato de ter sido tirada do processo.

MULHERES NO PODER - Cármen Lúcia e Dilma Rousseff
Presidentas do TSE e da República
(Foto: Roberto Stuckert/Presidência da República)
GÊNERO FEMININO ---- E falando em espaços, pela primeira vez nos 80 anos de história da Justiça Eleitoral do Brasil, uma mulher assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse dia 18 de abril, quarta-feira, destacando a necessidade de maior rapidez da Justiça para atender aos anseios dos cidadãos, e salientando a importância da imprensa livre na construção da democracia.
AO TRABALHO ---- Já neste 20 de abril, sexta-feira, Cármen Lúcia se reuniu com os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais – TER´s, do país, quando afirmou que não vai conduzir a Justiça Eleitoral sozinha, que conta com o apoio de todos os regionais e que estes terão o seu total comprometimento na realização das eleições e condução de seus trabalhos.

XÔ, POLÊMICA!
Juizado da Infância e da Juventude de Uberaba não quer deixar dúvidas quanto às decisões tomadas em relação à presença de menores em eventos -  de forma a não se repetir os entreveros ocorridos no Carnaval de Rua, cujo fracasso de público foi atribuído, em grande parte, à proibição de crianças e adolescentes na avenida. Não é por acaso, pois, que os coordenadores de eventos estão publicando os detalhes das decisões na imprensa.
INCONSEQUENTES --- Realizado de 19 a 22 de abril, domingo, no Jockey Park, o Rodeio dos Inconsequentes pode ser acompanhado por menores de 18 anos, desde que atendidas as seguintes condições: acompanhados pelos responsáveis legais (de zero a 12 anos); acompanhados por responsáveis legais ou por terceiro maior de idade, com autorização por escrito dos responsáveis (12 a 18 anos); todos os menores de 18 anos serão identificados de forma a diferenciá-los dos maiores de idade; menores de 18 anos são expressamente proibidos de frequentarem os espaços que distribuem bebidas alcoólicas.
CAFÉ COWBOY ---- Evento – de 19 a 22 de abril, no Jokey Park, permite a presença de menores com idades entre 16 e 18 anos, desde que acompanhados por responsáveis legais ou por terceiro maior de idade, com autorização por escrito dos responsáveis; todos os menores de 18 anos serão identificados de forma a diferenciá-los dos maiores de idade; menores de 18 anos são expressamente proibidos de frequentarem os espaços que distribuem bebidas alcoólicas.

---------------------------------------
 CONSCIÊNCIA POLÍTICA
_ Comentário postado pelo petista Jair dos Anjos na página do PT no Facebook.

COMUNICADO PUBLICADO NA PAGINA UBERABA PT
BOM DIA

Comunico ao Uberaba PT através de Josimar , que em respeito aos companheiros que militam no PT aqui de Uberaba a muitos anos , que tomei a decisão em não efetuar a minha inscrição como Pre candidato as eleições 2012 esta é uma decisão consciente e tranquila pelo fato de que sou novo aqui em Uberaba pouco conhecido e os votos que porventura eu poderia conseguir na eleição pouca diferença iria fazer ao partido então prefiro colocar-me a disposição para ajudar na campanha apoiar a chapa majoritária e colocar todo meu tempo disponível a favor do PARTIDO DOS TRABALHADORES afim de que possamos conquistar a Prefeitura de Uberaba com o nosso candidato Adelmo Leão. Tomei esta decisão ouvindo "Pra dizer que não falei das flores" Geraldo Vandré , este sempre foi o meu lema na politica.
SOMOS TODOS IGUAIS BRAÇOS DADOS OU NÃO. Rumo a vitória com Adelmo Leão e todos estes Pre candidatos competentes que o PT de Uberaba oferecerá a população.
UBERABA DA GENTE
 Atenciosamente
Jair dos Anjos
Desde 1987 na Luta com PT
---------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
A MEDALHA DA ORA
Criada pelo então governador Juscelino Kubitschek – através da lei nº 882, de 28 de julho de 1952, a Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria oferecida por Minas Gerais a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento do Estado e do país.
Além disso, rende homenagens ao líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da luta pela independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que nasceu na Vila de São José Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, mas foi criado e passou grande parte de sua vida em Vila Rica/Ouro Preto.
Executado dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro, Tiradentes inspira a festa anual da Medalha da Inconfidência.
Feito o preâmbulo, ressalte-se que todos os olhos e ouvidos estarão voltados, neste 21 de abril de 2012, sábado, para a cidade de Ouro Preto – olhos e ouvidos da imprensa nacional, olhos e ouvidos dos curiosos, olhos e ouvidos dos políticos e olhos e ouvidos dos “invejosos” que gostariam de estar na lista dos homenageados.

OURO PRETO
Fonte: Secretaria de Cultura de Ouro Preto

Ouro Preto - hoje Patrimônio Histórico Mundial, representa inquestionavelmente a síntese da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história mas pela excepcionalidade do acervo cultural que preservou.
(...) Nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII.
(...) Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política.
A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes.
Com a Independência, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas Gerais até 1897.
É instituída Patrimônio da Memória Nacional  a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938.
Em 1980 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

ALÉM DA HISTÓRIA
_ De todos os textos que li ao longo da pesquisa sobre Ouro Preto e a Inconfidência Mineira – para trazer a esta edição de Curiosidade Histórica, nenhum me sensibilizou tanto quanto este, que compartilho com os leitores de Conta-Gotas, e, em especial, com os leitores deste espaço.
Fonte: Site Oficial de Turismo
Convention & Visitors Bureau
http://www.ouropreto.org.br/port/apresent.asp

Texto e Foto: Marcelo JB Resende
Colaboradora: Kelly Juliane Dutra (Turismo - UFOP)
Os médiuns dificilmente conseguem visitar Ouro Preto.
Talvez sintam a forte carga de energia humana que paira sobre suas igrejas e casas.
Não é preciso ser mais sensível para perceber que não se entra sozinho nesta cidade mineira.
Há sempre algo, um vulto que acompanha e sussurra palavras contundentes de amor ou de ódio.
Ouro Preto é uma fascinante maquete do que a humanidade produziu de melhor e pior. Aqui a história pesa em nossos ombros.
Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante...
Ouro Preto ressurge como uma visão, uma miragem em meio à densa névoa matutina.
A sensação para os visitantes de primeira viagem é empolgante.
De repente parece que a viagem no tempo é uma realidade.
Uma romaria de vivos se mistura a uma romaria de mortos. Figuras históricas e/ou anônimas se confundem aos contemporâneos. Esbarram e semeiam falácias.
Ouro Preto está acima do bem e do mal.
Quem não pensa assim não aproveita bem a cidade. é extremamente humana, por isso mesmo corajosa e cruel. A crueldade está escrita nas paredes entumecidas pela queima de óleo de baleia das antigas minas de ouro.
Os escravos eram forçados a entrar em pequenas aberturas e lá ficavam praticamente o dia inteiro, respirando a fumaça das tochas, o suor exausto e o sufocante exalar de urina e fezes.
Já a coragem repousa resplandecente no Panteão da Liberdade, onde descansam os restos daqueles que um dia sonharam a independência de Minas Gerais e também, e por que não, também do Brasil.
Em Ouro Preto não há lugar para maniqueísmos. Devemos apenas nos remeter a uma época sem leis; uma sopa caótica de interesses que tomou forma e deu origem à primeira sociedade com características modernas do Brasil.
Se nosso país nasceu em algum ponto do litoral, sua concepção como nação se deu em Minas. E sua mãe foi Vila Rica e seu alimento o ouro.
Por seu valor, Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Seu legado é maior que as fronteiras, sua essência é a própria essência do homem.

CACHOEIRA DO CAMPO
_ Ouro Preto tem 12 distritos, todos eles recheados de história. Entretanto, destaco um deles em Curiosidade Histórica – Cachoeira do Campo, por ter sediado os principais fatos da Inconfidência Mineira.
Fonte: Site Oficial de Turismo
Convention & Visitors Bureau

Cachoeira não é apenas o maior distrito de Ouro Preto. Seu passado de glória e acontecimentos importantes o colocam definitivamente no cenário histórico de Minas Gerais.
A maior parte de seu acervo arquitetônico já não existe mais, mesmo assim imponentes ruínas e construções remanescentes resistem ao tempo, denunciando a majestade de outrora.
(...) Enquanto Vila Rica se transformava na capital da nova província, Cachoeira do Campo se tornaria a residência oficial do governador.
Desta maneira as decisões seriam tomadas com mais tranquilidade, longe do fogo cruzado das opiniões vigentes na capital.
O palácio de campo do governador era uma construção suntuosa. Relatos de época o descrevem como inigualável, dotado dos mais valiosos requintes.
O prédio lamentavelmente não existe mais.
A grandiosidade de suas ruínas servem de testemunho daqueles tempos áureos.
Interessantes fatos da Inconfidência Mineira se deram em Cachoeira.
O quartel da Cavalaria, onde trabalhava Tiradentes, foi um importante reduto do movimento.
De lá sairia o batalhão que prenderia o governador, Visconde de Barbacena, e tomaria o poder. O governador passava a maior parte do tempo no palácio em Cachoeira.
De uma das torres da igreja N. Sra. das Dores - utilizada para alguns encontros dos inconfidentes - era possível acompanhar toda a movimentação externa do palácio, sem ser percebido.
Não deu certo: Joaquim Silvério dos Reis traiu a causa libertária. Era o fim de um sonho, que renasceria 30 anos depois, com a Independência do Brasil (1822).

O PREÇO DA LIBERDADE
Fonte: Site Oficial de Turismo
Convention & Visitors Bureau

Por volta de 1783 a produção (de ouro) já tinha caído consideravelmente e continuava a cair.
O Iluminismo e outros pensamentos europeus ecoaram na mente dos formadores de opinião.
Poetas, juristas, militares, padres e até setores do poder constituído se envolveram num movimento libertário.
Queriam Minas livre de Portugal, queriam uma universidade, queriam indústrias... A gota d'água era a Derrama, a cobrança acumulada de todos os impostos atrasados, sem levar em conta o esgotamento das minas.
O ápice se deu em 1789, entretanto não chegou a eclodir como o planejado.
Houve traições e a denúncia de Joaquim Silvério dos Reis. Pessoas importantes recuaram e negaram envolvimento.
Poucos foram condenados e entraram para a história como "inconfidentes", um nome depreciativo. O processo-crime, denominado "Autos da Devassa", foi aberto.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único a declarar abertamente participação. Permaneceu preso por três anos, assim como os outros inconfidentes.
Também foi o único condenado à morte, sendo enforcado em 1792 e seu corpo esquartejado e espalhado pelos caminhos de Minas.
Os demais foram exilados na África
O poeta Cláudio Manuel da Costa foi encontrado morto na prisão. Declararam que fora suicídio(?).
A cabeça de Tiradentes foi exposta em plena Vila Rica. Sumiu misteriosamente e nunca foi encontrada. Seu paradeiro suscita muitas versões, mais um pitada de sabor nas histórias de Ouro Preto.
No local onde estivera o poste (atual praça Tiradentes) se encontra hoje um monumento ao Mártir.
A estátua em bronze de Tiradentes está de costas para o palácio do governador. Desdenha da opressão do poder.
O movimento não foi em vão: o Brasil se tornaria livre três décadas depois. Inconfidente deixou de ser xingamento; virou sinônimo de liberdade.

A GENEALOGIA DE TIRADENTES
_ Mas, foi em Uberaba que se montou a mais completa e mais conhecida genealogia - a origem da ascendência e relações familiares, do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Fonte: Arquivo Público Mineiro 

Orientada por fonte mais do que fidedigna, a linhagem do primeiro mártir da Independência do Brasil foi montada e devidamente divulgada por Antônio Borges Sampaio, o português que chegou ao Brasil em busca de emprego, e teve em Uberaba uma trajetória que incluiu, entre outros, o trabalho de agente do correio, farmacêutico, advogado, promotor, subdelegado de polícia, jornalista, historiador e diretor de Instrução do Distrito de Uberaba.
Sem esquecer o título de coronel e o cargo de vereador, este último, exercido por 30 anos.
Como jornalista, tratou de divulgar a presença, na cidade, de sua vizinha de casa, dona Carolina Augusta Cesarina, neta de Tiradentes – e fonte da genealogia que ganhou espaços em jornais no país inteiro, e na Revista do Arquivo Público Mineiro.
Dona Carolina – que foi tema da edição de 11 de abril de 2012 de Curiosidade Histórica, viveu em Uberaba durante 55 anos, e morreu aos 85 anos de idade, em 30 de setembro de 1905.
(Para servir de exemplo)
Considerado o líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da luta pela independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Vila de São José Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), e executado em 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro.
Foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido Tiradentes).
Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas que inspirariam a Inconfidência Mineira - primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente a intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.


FOTOS
GENEALOGIA DE TIRADENTES
Genealogia do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, conhecida em 21 de abril de  por sua neta Carolina Augusta Cesarina, residente em Uberaba, Minas Geraes
Fonte: Revista do Arquivo Público Mineiro
Autoria: SAMPAIO, Antonio Borges
Edição: Imprensa Oficial de Minas Gerais
Data da publicação: 1904

PRAÇA OURO PRETO
Acervo: Arquivo Público Mineiro
Autoria: Guilherme Liebenau
Data provável: 1867/1894
Anotações:
Ouro Preto – Praça com o Palácio
Coluna Tiradentes
Pimeiro monumento aos conjurados de 1789
Inaugurado em 3.4.1867 e demolido em 17.4.1894
Doado pelo Instituto Histórico de Ouro Preto à Cidade de Belo Horizonte, em data de 15.4.1957
Autorizado pela Presidência da República
Joaquim José da Silva Xavier, declarado patrono cívico da nação brasileira pela lei Último de Carvalho, nº 4.897, de 9.12.1965.
Diretor Vicente Racióppi

----------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário