30 de abril de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

ESPECIAL --- Católicos recebem o 4º arcebispo da história de Uberaba


PLANTÃO ELEITORAL
Cartórios eleitorais fazem plantão neste feriado de 1º de maio – Dia do Trabalhador, para quem precisa tirar ou transferir o título de eleitor para votar nas eleições de outubro de 2012. Plantão de atendimento acontece das 12h às 18h.

ATRAÇÃO---- Expozebu 2012 começou dia 28 de abril, sábado, mas o que está chamando a atenção mesmo, é a presença, em Uberaba, de um cão pastor alemão, que está reforçando a fiscalização da Polícia Federal no aeroporto de Uberaba. Gust – como é chamado, tem quatro anos, é treinado e especializado em busca de entorpecentes, seja em bagagens, automóveis, residências ou pessoas, e veio de Belo Horizonte para ajudar na segurança pública durante a Expozebu, que vai até dia 10 de maio.

AUSÊNCIA ---- E por falar em Expozebu, agenda de Dilma Rousseff no site da Presidência da República, indica que dia 3 de maio ela estará envolvida com a posse do novo ministro do Trabalho, deputado federal Brizola Neto, do PDT. Esta é a justamente a data da inauguração oficial da feira promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ.

DIA DE TRABALHO ---- E ainda sobre a Expozebu, o comércio de Uberaba vai funcionar neste feriado de 1º de maio, terça-feira. Acordo foi firmado entre os sindicatos dos empregados e dos patrões, de forma que o comércio não fique de portas fechadas bem numa época em que a cidade recebe visitantes de vários locais. Além da Expozebu, o 1º de maio será marcado também, pela posse do novo arcebispo, com expectativa de a cidade receber caravanas de muitas cidades da região e de outras regiões.

DOSE TRIPLA
Juventude do PMDB de Uberaba se reuniu para discutir uma série de assuntos relacionados à legenda e aprovou nada menos do que duas moções e uma nota oficial. A primeira moção é de apoio ao presidente do diretório municipal, Eduardo Palmério, reconhecendo que “ele tem se mostrado coerente no exercício do papel de mediador nas decisões políticas do partido”. Segundo a moção, Palmério “tem adotado sempre como princípio a valorização da democracia interna do partido”.
Rafael Mendes  preside o
PMDB Jovem
(Foto: Divulgação)
REPÚDIO ---- Diante do teor da primeira moção, o segundo documento tem total coerência. Trata-se de uma moção de repúdio contra uma eventual intervenção no PMDB de Uberaba. “Reconhecemos a legitimidade do diretório municipal e qualquer pedido nesse sentido recai na contradição dos princípios partidários (democracia)”. E continua: “Não concordamos com o pedido de intervenção formalizado por membros do diretório municipal ao diretório estadual, sendo que tal ação não retrata os anseios dos membros da JPMDB Uberaba”.
TRAMITAÇÃO --- O PMDB de Uberaba já foi notificado para enviar explicações ao comando estadual da legenda sobre o pedido de intervenção.  Assinaram o pedido, três membros do diretório local: o reitor da Universidade de Uberaba – Uniube, Marcelo Palmério, ex-presidente; o secretário-geral, João Caldas, e o empresário de comunicação, Fuad Miguel Hueb.
O PRÉ PREFERIDO ---- Já a nota oficial comunica o apoio ao pré-candidato majoritário, Rodrigo Mateus – secretário de Governo e apoiado pelo prefeito Anderson Adauto. A nota também lamenta a ausência dos outros dois pré-candidatos ainda na disputa interna:  o deputado federal Paulo Piau e o vereador Tony Carlos. A Juventude do PMDB pretendia realizar um debate com os três, mas só Rodrigo compareceu.

-------------------------
UNIDOS CONTRA A INTERVENÇÃO ---- Anderson Adauto passou
pela reunião dos jovens peemedebistas para
cumprimentá-los pelas decisões
(Foto: Divulgação)
“Como em política tudo é possível, não posso descartar a intervenção, mas lutarei até o fim para que isso não ocorra. Nem amarrado darei apoio a um candidato que tenha saído de um processo sob intervenção.”
_Anderson Adauto, em entrevista à jornalista Daniela Brito, publicada na edição de 29 de abril, domingo, do Jornal da Manhã
-------------------------------------

JANTAR-DANÇANTE
Página do PT de Uberaba no Facebook está em campanha pró-Asilo São Vicente de Paulo. E pra despertar o interesse pelo jantar-dançante, que acontece toda última sexta-feira do mês, na sede da entidade, os petistas ressaltam o clima “de confraternização” e “suprapartidário”, com a presença de representantes de várias legendas – sem esquecer, é claro, do destaque para o pré-candidato a prefeito do próprio PT, deputado estadual Adelmo Carneiro Leão.
Nas 93 fotos do último jantar-dançante do Asilo São Vicente, postadas no Facebook do
PT/Uberaba, o destaque é claro, o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, que
questiona a climatologista Wanda Prata sobre o "tempo", pede uma forcinha ao grande
professor de Português, Décio Bragança, e abraça os concorrentes - os pré-candidatos a
prefeito do DEM, vereador Itamar Ribeiro, e do PPS, radialista Edson Santana
------------------------------

DIA ESPECIAL
Dom Paulo Mendes caminha nas proximidades 
da Catedral, ao lado católicos
que foram saudá-lo no domingo
(Foto: Rubério Santos/Arquidiocese)
O feriado de 1º de maio de 2012 - Dia do Trabalhador e de seu padroeiro, São José Operário, tem um sabor especial para os católicos de Uberaba. Toma posse o quarto arcebispo da Arquidiocese, dom Paulo Mendes Peixoto, nomeado dia 7 de março de 2012 pelo papa Bento XVI, em substituição a dom Aloísio Roque Oppermann, que renunciou por motivo de idade. O novo arcebispo está em Uberaba desde domingo, 29 de abril, quando caminhou nas proximidades da Catedral - onde pretende fixar residência.
A FESTA --- A posse acontece às 10h no ginásio do Colégio Marista Diocesano, e será presidida por dom Roque. Entretanto, já às 9h30, dom Paulo Peixoto será recepcionado pela Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar, com a execução do hino Pontifício. Em seguida, o Coral Mater Salvatoris, sob regência de padre Fabiano Roberto Santos, faz sua apresentação.
Dom Odilo Sherer
(Foto: Divulgação)
O RITO --- Após as saudações, será lido o documento em que o papa nomeou o novo arcebispo de Uberaba, e que passará pela conferência do Colégio de Padres Consultores. Em seguida, dom Roque entrega o bastão episcopal a dom Paulo Peixoto e diz “você agora é o pastor”. Depois, convida o novo arcebispo para que assuma, de fato, o comando da Arquidiocese. Dom Paulo passa então, a presidir a celebração.
AS PRESENÇAS ---- Mais de cinco mil pessoas são aguardadas para a posse, incluindo caravanas das 19 cidades da jurisdição da Arquidiocese de Uberaba, além de familiares e amigos de dom Paulo - de Caratinga, Almenara, Imbé de Minas, Belo Horizonte e São José do Rio Preto, entre outras.
O PRESTÍGIO ---- De colegas de episcopado são esperados cerca de 20 bispos, entre eles o cardeal dom Odilo Sherer – arcebispo metropolitano de São Paulo, e dom Walmor Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte, dois nomes importantes da Igreja Católica.
O ARCEBISPO ---Dom Paulo nasceu dia 25 de fevereiro de 1951, na cidade de Imbé (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga (MG), além de ter cursado História e ser especializado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ). O novo arcebispo foi transferido da diocese de São José do Rio Preto (SP).

A ARQUIDIOCESE
Dom Roque Oppermann inaugurou no domingo, dia 29, a 
estátua do Cristo Bom Pastor na divisa do bairro 
Planalto e Loteamento das Américas
(Foto: Rubério Santos Arquidiocese)
*A Diocese de Uberaba foi criada em 29 de setembro de 1907 e elevada a Arquidiocese em 14 de abril de 1962. Dom Paulo Mendes Peixoto assume a seguinte estrutura:
Organização administrativa
Secretaria; Administração; Cúria Metropolitana (tesouraria, patrimônio, arquivo, pastoral);
Arcebispado: Vigários-gerais; Vigário judicial (tribunal eclesiástico com juízes, promotores e defensores); Chancelaria; Coordenação; Coordenação de Pastoral; Representante dos presbíteros; Funcionários (coordenação de pastoral e monitoria; secretarias da Cúria, do Instituto Ieológico, do Patrimônio, da Tesouraria, dos Serviços de informática e arquivista,
de Serviços Gerais).
Organização arquidiocesana
Dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba; 20 municípios, com 58 paróquias e mais de 200 comunidades.
Só na sede de Uberaba estão 26 paróquias.
O clero soma cerca de 80 sacerdotes, a maioria diocesano, mas há também padres das congregações dos Somascos, Estigmatinos, Franciscanos, Salesianos, Dominicanos e Lazaristas.
A Arquidiocese conta também com dois diáconos transitórios, 12 seminaristas na Teologia e outros oito na Filosofia, além de cinco no curso de propedêutico.
Há ainda 21 diáconos permanentes e 30 alunos participando da segunda turma da Escola Diaconal.
Há 28 casas de Congregações Religiosas espalhadas pelos 20 municípios.
A cidade de Uberaba conta com dois Santuários, um sob o título da Medalha Milagrosa e outro de Nossa Senhora da Abadia, que é a padroeira do município.
No entanto, o maior Santuário e de maior peregrinação está na cidade de Romaria, distante 130 quilômetros de Uberaba, também sob o título de Nossa Senhora da Abadia.
Vivem em Uberaba os bispos eméritos Dom Benedito Ulhoa Vieira e dom Alberto Rezende. Dom Roque também já declarou o seu desejo de continuar morando na cidade.
Na área da comunicação, a Arquidiocese conta com o Jornal Metropolitano, além da Rádio Metropolitana FM e o site.
Fonte: 
---------------------------------
BRECHINHA
Eis uma boa chance para os vereadores de Uberaba que discordam da decisão que manteve as mesmas 14 cadeiras para a legislatura 2013/2016 levarem um apelo ao Tribunal Superior Eleitoral. Podem tentar uma brechinha em audiência pública marcada para maio de 2012 e de quebra, ganhar o apoio do TSE para reverter a decisão.
Apesar da chance de reforçar a força política da cidade, a
atual legislatura de Uberaba preferiu manter apenas 14
vereadores - um para cada 21 mil habitantes
(Foto: Divulgação)
MOBILIZAÇÃO ---- Como aconteceu com as câmaras municipais de todo o país, que tiveram o total de cadeiras ampliado por força da Emenda 58 (ideia rejeitada pela Câmara de Uberaba), há um movimento para aumentar também o total de deputados federais, estaduais e distritais. A base da mobilização é o aumento de habitantes detectado pelo censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010.
OS DEPUTADOS
Enquanto a Câmara de Uberaba aprovava a manutenção de apenas 14 cadeiras, representando quase 300 mil moradores – um vereador para cada 21 mil habitantes da cidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas dava início ao movimento. Pediu ao TSE, o direito de o Estado eleger mais deputados federais e estaduais.
REDISTRIBUIÇÃO ---- A ministra relatora do processo, Nancy Andrighi, chegou a emitir um parecer favorável, mas foi convencida por colegas do TSE a ampliar a questão. Ela convocou audiência pública para ouvir pessoas e entidades sobre redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais do país. A audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do TSE, em Brasília-DF.
HABILITAÇÃO --- Os interessados em participar da audiência devem requerer a habilitação até às 19h do dia 30 de abril, exclusivamente pelo endereço eletrônico audienciapublica2012@tse.jus.br. Para isso, a pessoa tem que apresentar um resumo fundamentado da tese especificando a posição que defende. Objetivo da ministra é atrair a participação dos diversos segmentos da sociedade, bem como a mais ampla variação de abordagens sobre o tema.
CONVIDADOS ---- Serão convidados para a audiência pública, entre outros, todos os senadores, deputados federais e deputados estaduais do país, além dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Superior Tribunal Militar (STM) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além do procurador-geral Eleitoral. E ainda, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado-geral da União e o defensor público-geral federal.
PARA TODOS --- A audiência pública será transmitida pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, assim como pelas demais emissoras que requererem. Esses pedidos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico audienciapublica2012@tse.jus.br. Os demais meios de comunicação que desejarem fazer a cobertura da audiência deverão encaminhar pedido para o mesmo endereço eletrônico.

QUE VERGONHA!
(Parte 2)
Vigilância Sanitária apreendeu 15 toneladas de alimento
irregular no atacadista Makro
(Foto: Divulgação)
Apreensão de 14.580 quilos de alimentos impróprios para o consumo no atacadista Makro, feita pela Vigilância Sanitária dia 25 de abril de 2012, não foi a única ocorrida por ali. Uma semana antes, os fiscais do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, haviam apreendido vários produtos vencidos na área de venda, com a colaboração dos estagiários da Faculdade de Talentos Humanos – Facthus.
AUTUAÇÕES ---- Desta forma, o Makro responde a dois processos administrativos no Procon, e não apenas o da Vigilância Sanitária. O atacadista tem dez dias para apresentar defesa, e por maior que seja a desculpa, ninguém tem dúvida de que as multas seão pesadas. Afinal, como mostrou Conta-Gotas na edição anterior, a apreensão dos 14.580 quilos de alimentos “perdidos” foi detalhadamente filmada e fotografada.
MULTAS - As multas nestes casos variam de R$ 400 até R$ 750 mil. Os cálculos levam em conta uma série de fatores, incluindo a lesão ou o potencial de lesão provocada aos consumidores e o tamanho/faturamento da empresa, além da proporcionalidade e a razoabilidade. E ainda, a reincidência.
MORAL DA HISTÓRIA --- Reforçando o que já disse Conta-Gotas, o atacadista, que foi inaugurado em 23 de outubro de 2009 com toda pompa e circunstância, está sendo uma das surpresas mais desagradáveis de Uberaba nos últimos tempos.
BOA IDEIA ---- As apreensões do Procon se intensificaram desde que o órgão assinou o Termo de Cooperação com a Facthus, e passou a contar com estagiários para ajudar. Mais apreensão de produtos vencidos significa mais qualidade de vida para a população.


INAUGURAÇÃO EM TEMPO REAL
Hospital Hélio Angotti inaugura dia 2 de maio de 2012, 22 novos leitos no 6º Andar do edifício II, denominado Pavimento CBMM, em homenagem à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que doou R$ 375,8 mil para o acabamento do setor. Inauguração será transmitida ao vivo, pela internet, por meio do site do hospital (www.helioangotti.com.br).


-----------------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
DIA DO OPERÁRIO
A posse do quarto arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, acontece numa data especial para os católicos – no Dia de São José Operário, o único santo celebrado em duas ocasiões.
Dia 19 de março, ele é homenageado por ter sido escolhido por Deus para ser o marido de Maria e pai adotivo de Jesus.
Dia 1º de maio é lembrado como operário, e padroeiro dos trabalhadores.
A Igreja Católica o venera com títulos importantes: Guardião de Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das Famílias; Justo; "Santíssimo"; Esposo da Mãe de Deus; Chefe da Sagrada Família; Exemplo de Fidelidade; Espelho de Paciência; Modelo dos Operários; Esperança dos Enfermos; Padroeiro dos Moribundos e muitos.

BISPOS E ARCEBISPOS DE UBERABA
A nomeação e transferência de dom Paulo Peixoto para Uberaba acontece em situação bem diferente em relação a alguns de seus antecessores.

1º Bispo
Dom Eduardo Duarte Silva
De 1907 a 1923
O ENCRENQUEIRO
*Ex-capelão do Império, brigou com o governo republicano, abandonou a Diocese de Goiás, e marchou para Uberaba com uma tropa composta de 60 burros, 20 seminaristas, toda a rica biblioteca da Diocese de Goiás, paramentos e objetos de liturgia, armários de arquivos e apetrechos de cozinha de viagem tropeira.
Foram 39 dias de viagem.
Chegou em Uberaba dia 10 de agosto de 1896, mas  só em 1907 conseguiu que o Vaticano criasse a Diocese de Uberaba e o nomeasse bispo.

2º Bispo
Dom Antônio de Almeida Lustosa
De 1925 a 1928
MUDANÇA DA CATEDRAL
*Nomeado por Pio XI, tomou posse em Uberaba dia 1° de março de 1925, e um ano depois conseguiu que o papa autorizasse a transferência da antiga catedral de Uberaba – que ficava nas Mercês, para o centro da cidade.
Devoto de Santa Teresinha, presenteou cada paróquia com uma estátua da santa.
O bispo trabalhava a favor da instrução primária do povo, criando em todas as paróquias as chamadas “Escolas Populares do Sagrado Coração de Jesus”, como oportunidade de instrução religiosa nos Grupos e nos centros rurais de catecismo. 

3º Bispo
Dom Luiz Maria Santana
De 1929 a 1938
COMUNICAÇÃO
*Era superior do Convento Capuchinho Imaculada Conceição de São Paulo quando foi sagrado bispo de Uberaba. Tomou posse dia 3 de novembro de 1929.
Quando chegou em Uberaba a casa das oficinas do jornal “Correio Católico” estava em ruínas. Em 5 de janeiro de 1930, ele inaugurou a nova impressora que havia sido comprada pelo antecessor. 
Conseguiu a grande reforma da Catedral, que era um galpão, e aproveitou só a fachada das torres já concluídas com cimento em 1900 - a primeira utilização da arte de cimento em Uberaba. A reforma durou cinco anos e foi  terminada em 1935.
Dom Luiz reiniciou as atividades do Seminário São José, que estava fechado, após a saída de dom Lustosa. Para sustentar os 28 seminaristas em Uberaba e os 14 estudando Filosofia e Teologia em Belo Horizonte, pelos anos de 1935, dom Luiz reavivou a Associação de São José.
A Diocese tinha apólices do Governo.

4º Bispo e 1º Arcebispo de Uberaba
Dom Alexandre Gonçalves do Amaral
De 1939 a 1978
A PROMESSA
*Tomou posse como bispo em Uberaba dia 8 de dezembro de 1939. 
Foi o primeiro arcebispo da Arquidiocese - de 1962 a lº de maio de 1978, quando renunciou juntamente com seu Administrador Apostólico, dom José Pedro Costa.
Viveu 96 anos de batismo, 23 antes do sacerdócio, 73 anos de padre, 39 anos de governo episcopal e 23 anos como bispo emérito, incluídos os seis dolorosos anos de doença. 
Sua vida bateu três recordes impossíveis de serem repetidos, segundo as normas da Igreja: foi ordenado padre com apenas 23 anos, nomeado bispo com apenas 33 anos e morreu como o mais velho do mundo em antiguidade de ordenação episcopal, pois viveu 63 anos como bispo.
Em sua nomeação de bispo da Diocese considerada complicada, o Núncio Apostólico pediu que ele ficasse pelo menos cinco anos sem pedir transferência.
Sua resposta:
 “Ficarei mais de cinco anos; serei enterrado em Uberaba”.
Construiu o grande prédio do seminário São José, tornou diário o jornal “Correio Católico”.
Na década de 1940 foi considerado o mais notável bispo brasileiro em coordenações de ações da Ação Católica e considerado o maior orador sacro no Brasil.

Bispo e Arcebispo Coadjutor
Dom José Pedro de Araújo Costa
De 1968 a 1978
ABRAÇOS SEM TEATRO
*Arcebispo Coadjutor e Administrador Apostólico junto com dom Alexandre Gonçalves Amaral, dom José Pedro Costa foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1957. Foi contemplado em 1970 com o cargo de arcebispo coadjutor e administrador apostólico da Arquidiocese de Uberaba
Por sua orientação, foi permitido o abraço da paz na missa, mas o sacerdote deveria permanecer parado no altar, “sem sair de seu lugar e só abraçar os ajudantes da missa, evitando a teatralização”.
Em 19 de Julho de 1978 aconteceu a tríplice notícia: as renúncias de dom Alexandre e dom José Pedro e a nomeação do novo arcebispo de Uberaba, dom Benedito de Ulhoa Vieira.

5º Bispo e 2º Arcebispo
Dom Benedito de Ulhoa Vieira
De 1978 a 1996 
SANTUÁRIO DA ABADIA
*Nasceu em 9 de outubro de 1920 em Mococa, SP, recebendo o nome de Benedicto, com o significado de “abençoado por Deus”. Entretanto, acha mais moderna a grafia Benedito.
Assumiu relevantes cargos em São Paulo: professor e capelão da PUC; reitor do Seminário Central do Ipiranga; vice-reitor da PUC e pároco dos universitários.
A restauração administrativa da Arquidiocese de São Paulo, à época, foi orientada por dom Benedito.
Era vigário-geral quando em 1972 foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde permaneceu até 1978 quando foi nomeado Arcebispo de Uberaba com posse em 15 de setembro de 1978.
Foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - a CNBB, de 1983 a 1987.
Dom Benedito elevou a Igreja da Abadia a Santuário, por ser a principal igreja de devoção popular a Nossa  Senhora, em Uberaba.
Em 1980, em sua primeira visita de entrega de relatórios eclesiásticos “ad limina”, em Roma, foi recebido por João Paulo II, ocasião em que o papa recomendou a assídua visita de Nossa Senhora às famílias, para a preservação da fé católica.

6º Bispo e 3º Arcebispo
Dom Aloísio Roque Oppermann
De 1996 a abril de 2012
O POETA
*Dom Aloisio Roque Oppermann tomou posse em 1º de maio de 1996.
Nomeado primeiro bispo de Ituiutaba, MG, em 1983.
Por cinco períodos foi coordenador de Liturgia da CNBB Leste II.
Seu lema é: “CRISTO É O SENHOR”.
É poeta, tendo escrito “Respingos de Vida”, livro só de trovas e “O Enviado”, poesias. 
“Colóquios e Encontros” é um livro de diálogos com o povo que pergunta e o pastor que responde.

Fonte:
Arquidiocese de Uberaba
--------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário