3 de abril de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

TRIBUNA LIVRE ---- Participação dos representantes dos sindicatos dos servidores e dos educadores municipais na Tribuna Livre da Câmara, dia 2 de abril, segunda-feira, provocou surpresa generalizada. Além da presença dos 14 vereadores da cidade e de lideranças de outras categorias de trabalhadores, as galerias do plenário ficaram lotadas de funcionários da Prefeitura de Uberaba. Para os dirigentes sindicais, que mal conseguiam levar 20 servidores às assembleias, a mobilização de segunda-feira foi uma injeção de ânimo.
Servidores lotaram as galerias da Câmara (Foto: Hedi Lamar Marques)
GREVES
Agenda de quarta-feira, dia 4 de abril, é decisiva. Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, em assembleias convocadas pelos sindicados dos servidores e dos educadores, uma paralisação de um dia. Ainda na quarta-feira, haverá concentração, às 10h, na porta do Centro Administrativo, quando os servidores – se não tiverem uma proposta “respeitável” por parte do prefeito, vão confirmar a greve por tempo indeterminado, a partir de 9 de abril.

------------------------------
Anderson Adauto - ao lado do secretário da Saúde,
Valdemar Hial...Cabelos brancos, muitas xícaras de café
e inferno astral  (Foto: Enerson Cleiton)
“Todo ano é assim: antes do aniversário tem um pequeno inferno astral. Graças a Deus já passou...Pena que estou ficando mais velho”
Anderson Adauto (que faz 55 anos dia 6 de abril)  – Comentário postado no seu mural, no Facebook, neste dia 3 de abril, terça-feira, sem especificar o atual inferno astral
-----------------------------------

DEFENSOR
Rodrigo Mateus
Pré-candidato a prefeito pelo PMDB – apoiado por Anderson Adauto, o secretário de Governo, Rodrigo Mateus, põe a mão na caixa de marimbondo. Sai em defesa da presidente do PCdoB de Uberaba, Sumayra Oliveira, em meio à polêmica envolvendo a jovem política e dois dirigentes peemedebistas que não gostaram de declarações feitas por ela contra a preferência do prefeito.
LIVRE, LEVE E SOLTA --- Em nota enviada a Conta-Gotas, Rodrigo Mateus afirma que “Sumayra tem direito de fazer crítica contra quem quiser: tanto ao PMDB, ao Anderson
ou a mim”. Ele diz que vê com naturalidade a resistência do PCdoB à sua pré-candidatura, e considerou “infelizes” as declarações dos peemedebistas que reagiram às críticas da presidente comunista.

-------------------------
Sumayra Oliveira
“A Sumayra é inteligente, articulada e dirige um partido tradicional e importante, que é o PCdoB. Ninguém pode condená-la por querer e por trabalhar por um cenário que julgue ideal”.
Rodrigo Mateus – se referido à jovem e esquentada presidente do PCdoB de Uberaba, Sumayra Oliveira
-------------------------------

AÇÃO
Integrante da base aliada, Sumayra Oliveira tem sido a mais contundente crítica do apoio dado pelo prefeito ao seu secretário de Governo, entendendo que o “deputado federal Paulo Piau não merece o tratamento que está recebendo no PMDB”.
REAÇÃO
Dois dirigentes da legenda, em comentário, em off, a Conta-Gotas, avaliaram que Sumayra está apoiando Piau, na expectativa de que, se ele for eleito prefeito, abre vaga para o comunista Wadson Nathaniel Ribeiro, que está entre os primeiros suplentes da coligação PRB/ PT/ PMDB/ PC do B, que elegeu Paulo Piau em 2010.

DE GRÃO EM GRÃO
Como não cabe a esta coluna fazer noves fora para quem não tem chance de ganhar e nem chance de passar pela convenção partidária, só nos resta revelar o que anda circulando por aí. Agora, são 21 os pré-candidatos à sucessão do prefeito Anderson Adauto (PMDB). O PMN está confirmando o nome do empresário Antônio Carlos da Silva, o Carlão da loja “Materiais P/Construção”.
RECAPITULANDO
*PMDB - 5
Rodrigo Mateus, Paulo Piau, Tony Carlos, Roberto Velludo, Luiz Humberto Borges
_ A direção estadual do partido está tentando resolver a situação sem que alguém morra de infarto
_ Rodrigo Mateus é o nome defendido pelo prefeito Anderson Adauto pra desespero de muita gente da base aliada
*PSDB - 2
Maurício Cecílio, Fahim Sawan
_ Fahim Sawan bateu o pé depois que o partido já tinha lançado Maurício Cecílio
_ PSDB e seus aliados agora sonham com a desistência de Maurício, que decidiu não arredar o pé
*PR - 4
Paulo Mesquita, Almir Silva, Samir Cecílio Filho, Samuel Pereira
_ Vereador Samuel Pereira faz campanha explícita para seu colega de Câmara e radialista Almir Silva
_ O nome de Paulo Mesquita ganhou um impacto logo que anunciado, mas sumiu de repente
_ Consta que Samir Cecílio será o primeiro a se desincompatibilizar, já programando, para as próximas horas, deixar a presidência da Cohagra – Companhia Habitacional do Valedo Rio Grande
*PT - 2
Adelmo Carneiro Leão, Marilda Ribeiro Resende
_ Marilda reforça que é pré-candidata a prefeita (ou a vereadora)
_ PT trabalha só com o nome de Adelmo Carneiro
*PSB - 1
Antônio dos Reis Lerin
_ Pode ser, no final das contas, o nome da oposição, hoje liderada pelo presidente do PSD, deputado federal Marcos Montes. Os dois formaram dobradinha nas eleições de deputado em 2010
_ Lerin seria o “substituto” de Maurício Cecílio, se este desistisse
*DEM - 2
Itamar Ribeiro, Marcelo Borges
_ Os dois são vereadores
*PPS - 1
Edson Santana
_ Jornalista, radialista e cover de Raul Seixas
*PV - 1
Vicente Araújo Neto
*PSC- 1
Wagner Júnior
*PMN – 1
Antônio Carlos da Silva
*PDT - 1
João Franco

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
E o PSDC volta à cena política. Sem comando desde o dia 24 de fevereiro, a legenda teve a comissão provisória reconduzida, agora, até 30 de junho, e portanto, em tempo hábil para organizar a própria convenção e articular bastante no processo 2102. Continua na presidência o empresário Hermany Andrade Júnior - o JJúnior, que sonha com o PSDC exercendo papel de protagonista nas eleições municipais deste ano.
ESQUERDA, VOU VER
Eustáquio Reis
(Foto novinha pra inaugurar
página no Facebook)
Dos 25 partidos “existentes” em Uberaba, só um permanece sem direção: o PSOL. Instalado, movimentado e agitado pelo ferroviário aposentado Eustáquio Reis, o partido está sem comando desde março de 2010. Mas, como ele tem se apresentado como “presidente fundador do PSOL Uberaba”, presume-se que a regularização seja só questão de tempo.
FERVURA À VISTA
Nem tudo, porém, são águas mansas no que se refere a comando partidário em Uberaba. Comissões provisórias do PHS e do PDT encerram os respectivos mandatos dias 13 e 14 de abril. No caso do PHS, nada que mereça um destaque – pelo menos por enquanto. Já o PDT...
RELAÇÕES AGITADAS
Envolvido numa disputa interna das mais animadas, o PDT se divide entre o presidente da Câmara de Uberaba, vereador Luiz Dutra, e o economista e pré-candidato a prefeito João Franco, ex-secretário de Saúde e de Governo e ex-amigo de Anderson Adauto. Também com a comissão provisória prestes a “vencer”, o PDT estadual está envolvido até as tampas com os entreveros de Uberaba. Portanto, só o tempo pra dizer como é que vai terminar este “Deus nos acuda”.

SEGUNDO TURNO
Entre as informações que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais acaba de divulgar sobre as eleições de 2102 está a lista dos municípios “que podem ter segundo turno”: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes, Claros, Uberaba e Governador Valadares. Em ordem decrescente de eleitorado. No caso de Governador Valadares, o TRE explica que a cidade está com 196.299 eleitores, faltando apenas 3.701 para atingir os 200 mil necessários. Prazo para inscrição de novos eleitores e de transferências de títulos termina dia 9 de maio.
NÚMEROS --- Pelos números do Tribunal Superior Eleitoral – ainda relativos a fevereiro de 2012, Uberaba tem 209.933 eleitores. Pela atualização do TRE, divulgada nesta terça-feira, 3 de abril, a cidade já está com 211.022 eleitores.

DESPEDIDA EM ALTO ESTILO
Arquidiocese de Uberaba se despede em alto estilo de dom Roque Oppermann. Tradicional Missa da Unidade – que acontece nesta quarta-feira, dia 4 de abril, às 19h, na Catedral, será também em Ação de Graças pelos 16 anos do episcopado de dom Roque, que se aposenta por causa da idade. Seu substituto - dom Paulo Mendes Peixoto, foi nomeado pelo Papa Bento XVI dia 7 de março, e toma posse dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho.
O LEGADO --- Denominada cerimônia dos Santos Óleos, a Missa da Unidade vai reunir todo o clero da Arquidiocese, e será presidida por dom Roque, que receberá várias homenagens. Desde 1º de maio de 1996 – quando assumiu a Arquidiocese, ele ordenou 53 padres e 21 diáconos permanentes, criou 26 paróquias e ministrou mais de 35 mil crismas a adolescentes e jovens.
TRABALHO --- De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese, ao encerrar seu episcopado no próximo dia 1º maio, dom Roque vai se colocar à disposição do novo arcebispo, se propondo a ajudar na evangelização das comunidades do Jardim Copacabana e Parque dos Girassóis, além de ministrar aulas no Seminário São José.

MULTAS ELEITORAIS
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais não poupou canetadas em março de 2012. Determinou a aplicação de R$ 1,8 milhão em multas nos processos que investigam doações e gastos irregulares nas eleições de 2010 (presidente, governador, senador, deputados). Ao todo – segundo a assessoria de imprensa do TRE, foram 11 decisões, sendo seis contra pessoas jurídicas e cinco contra pessoas físicas.
POR ENQUANTO --- Os processos tramitam em segredo de justiça e portanto, os nomes dos multados serão preservados. Ações ainda não transitaram em julgado.

--------------------------------

Salão funcionava "junto" com a loteria
CURIOSIDADE HISTÓRICA
André Cabeleireiros
(Da barbearia ao salão unissex)
O nome dele é André Urbano, tem 77 anos de idade, quatro filhos homens, é casado com Catarina --- e desde 3 de outubro de 1957 bate ponto todos os dias no número 228 da rua Prudente de Morais, bairro Abadia.
André ainda era solteiro quando instalou sua barbearia, que funcionava anexa à casa lotérica da família.
E mera ilusão de quem pensa que o “desaparecimento” das tradicionais barbearias – só frequentadas por homens, desanimou André.
Em vez de desistir, ele resolveu insistir.
Alaor (à esq.) e André - trabalhando juntos há 47 anos




E assim, a cada evolução, André evoluía junto.
Hoje, o salão em nada lembra a barbearia antiga...
Ou seja, em quase nada.
Há exatos 47 anos ele tem a companhia de Alaor Vendramini Ricceto – que também bate ponto todo dia, faça sol, faça chuva...
Se os filhos de André optaram por outras profissões, o mesmo não aconteceu com Alaor, que há 17 anos tem o filho Sérgio Henrique trabalhando no salão.
O mundo evoluiu..o salão foi junto
Também está ali, há exatos 12 anos, o sobrinho de André – Lauzamar Fernandes.
André paparicado pelos quatro filhos


----------------------------------------------------------------



O salão que atendeu por décadas o ex-deputado estadual Eurípedes Craide – que exerceu um incontável número de mandatos, também atende o presidente da Câmara, Luiz Dutra – “desde mocinho” – lembra André, e o ex-deputado estadual Fahim Sawan, entre outros.
O cartão de visita – moderno como determina os novos tempos, anuncia: corte unissex, sobrancelha, escova, hidratação, tintura, luzes, relaxamentos.
Bem diferente de 55 anos atrás.

Informações e fotos:
André Urbano
Telefone: 3322-8887


Nenhum comentário:

Postar um comentário