18 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


Banda Dibadá agita o Domingo Cultural no Mercado   (Foto: Divulgação)
AGITOS NO MERCADÃO 
Neste dia 20 de maio tem Domingo Cultural no Mercado – evento que a Fundação Cultural de Uberaba promove mensalmente, há 11 anos, em frente ao campus I da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na praça Manoel Terra. A estrutura inclui palco para os artistas e tendas e sanitários químicos para o público.       
AGRADO CERTO --- A banda Dibadá é a atração do dia 20, a partir das 10h30. O grupo, que tem 13 anos de existência, apresenta samba, rock, reggae, pop, soul e MPB. Emerson - percussão e voz, e Gustavo Achcar - violão, guitarra e voz, são remanescentes da formação original, então integrada por cinco músicos. O baixista Limão Leandro se juntou à banda posteriormente.
REFORÇO --- A Liga de Capoeira de Uberaba também mostra sua dança de roda e coreografia no Domingo Cultural.

PLANO B --- Pra quem gosta do bom sertanejo, domingo, dia 20, também tem o  2º Festival de Música de Sertaneja. Promovido por Ulices Gama, com apoio da Fundação Cultural, o evento acontece a partir das 10h, na rua Maranhão, próximo à rua Goiás, no bairro Santa Maria.  

Thiago Neves
(Foto: Divulgação)
UBERABA LÍRICA
Ainda no domingo, dia 20, tem um plano cultural extra, neste caso, pra quem curte o gênero lírico, e, de quebra, pra quem torce por Uberaba – independentemente do motivo. O cantor Thiago Neves se apresenta na TV Record, às 12h30, no programa Tudo É Possível, apresentado por Ana Hickmann. Ele concorre com dois intérpretes do estilo musical. O vencedor será premiado com a gravação de um CD pela Sony Music.
O ARTISTA --- Com atividades internacionais no currículo – incluindo um festival na Alemanha, em 2011, Thiago Neves tem formação lírica e popular. Canta ópera, e também jazz, bossa nova, chorinhos, além de tocar piano, teclado e violão. Estudou canto com o professor Vincenzo Mano, em Milão, na Itália. Apresentou-se no Programa Raul Gil, no SBT, no quadro Jovens Talentos, no ano passado, entre outros.

O NOME DO FÓRUM
Fernando de Mello Vianna
Juiz em Uberaba em 1916
Com previsão de ser inaugurada em 21 de setembro de 2012, a nova sede do Fórum de Uberaba ainda não tem uma denominação definida. Consultados por Conta-Gotas, assessores e autoridades ligados - direta e ou indiretamente, à Justiça estadual na cidade, admitem que não sabem se Mello Vianna vai continuar emprestando o nome ao Fórum.
A CASA DA JUSTIÇA  ---- Construído pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais na avenida Maranhão, em terreno doado pela prefeitura, o edifício é um sonho de toda a comunidade de Uberaba. A sede atual, na rua Lauro Borges, apresenta deficiências relativas à segurança, ao espaço e à acessibilidade, e ainda passa por deterioração das instalações elétricas e hidráulicas.
AS OBRAS --- Empresa responsável pelas obras, a Engefort Construtora fechou um contrato de R$ 29,5 milhões para erguer um prédio de sete pavimentos, com espaço suficiente para o futuro.
A ESTRUTURA --- Hoje, Uberaba tem 19 Varas, sendo que, por falta de espaço, algumas delas funcionam fora do prédio principal, da rua Lauro Borges. A comarca envolve cinco municípios – Uberaba, Delta, Água Comprida, Veríssimo e Campo Florido. A nova sede terá capacidade para abrigar até 30 Varas.

Sede do Fórum em 1940/Rua Lauro Borges
(Foto: Autoria desconhecida/Acervo Arquivo Público Uberaba)

CURIOSIDADE HISTÓRICA ----- Fernando de Mello Vianna era juiz em Uberaba, em 1916, quando foi inaugurado o edifício do Fórum - edificado no local onde existiu o antigo Mercado Municipal. Foi construído pelo engenheiro uberabense José Maria dos Reis, sob a orientação do então engenheiro do Estado, nesta circunscrição, Nicodemos de Macedo. Em sua homenagem, a sede da Justiça ganhou o nome de Fórum Mello Vianna.
NA POLÍTICA --- O então juiz tornou-se político conhecido nacionalmente. Foi presidente de Minas Gerais entre 1924 e 1926 e vice-presidente da República no governo de Washington Luís. Além de Nilo Peçanha, Mello Vianna foi o segundo mulato a ocupar a vice-presidência.
Advogados, autoridades da comarca e serventuários do Fórum
de Uberaba posam pra foto em 30 de janeiro de 1944
(Foto: Autoria desconhecida/Acervo José Mendonça)
TIROS NO PESCOÇO --- Em 1929 aliou-se à Concentração Conservadora, movimento político mineiro de apoio à campanha de Júlio Prestes, candidato governista à Presidência da República. Em 6 de fevereiro de 1930, poucos dias antes da eleição presidencial, Mello Vianna foi ferido com três tiros no pescoço quando fazia campanha em Montes Claros. Seu secretário particular, Rafael Fleury da Rocha, morreu no local, além de outras quatro pessoas. Além disso, 14 ficaram feridas.
EXÍLIO ---- Com a vitória da Revolução de 30 Mello Vianna exilou-se por oito anos na Europa. Em 1945 foi eleito senador para a Assembleia Nacional Constituinte, pelo PSD – Partido Social Democrático.
SEM DISCRIMINAÇÃO ---- Durante a Assembleia Constituinte, em 1946, foi colocada em votação a emenda 3.165, de autoria de Miguel Couto Filho, que dizia: "É proibida a entrada no país de imigrantes japoneses de qualquer idade e de qualquer procedência".
A emenda obteve votação empatada de 99 votos contra e 99 votos a favor, cabendo a Mello Vianna, então presidente da assembleia, dar o voto de desempate. Ele derrubou o emenda. 

NEM NO CHUTE
A menos de um mês do início das convenções municipais – 10 de junho, para homologação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores, e das alianças para 2012, os dois principais grupos políticos de Uberaba - da situação e da oposição, ainda não conseguiram concluir suas respectivas negociações. Mais do que isso: a coisa está tão confusa, que não se tem a menor ideia do que vem por aí.
ALTERNATIVAS I ---- O PMDB do prefeito Anderson Adauto – às voltas com uma intervenção, tem três nomes à mesa: do deputado federal Paulo Piau, que as más línguas dizem que é o grande beneficiado com a intervenção; o vereador Tony Carlos, que tem dito e repetido que não abre mão de ter seu nome na disputa, e o secretário de Governo, Rodrigo Mateus, preferido do prefeito e que anda dizendo que foi cassado pela intervenção.
ALTERNATIVAS II ---- O PSD presidido pelo deputado federal Marcos Montes – principal liderança oposicionista hoje, na cidade, analisa vários nomes colocados à mesa por legendas que integram o G10 – Grupo dos 10. São eles: Fahim Sawan (PSDB); Almir Silva (PR); Antônio dos Reis Lerin (PSB); Itamar Ribeiro, Marcelo Borges e Eclair Gonçalves (DEM); Antônio Carlos da Silva (PMN) e João Franco (PDT).
CORRENDO POR FORA
Polarização à parte, é bom ressaltar que outros nomes estão, pelo menos por enquanto, na disputa: Adelmo Carneiro Leão (PT); Edson Santana (PPS); Vicente Araújo Neto (PV); Wagner Júnior (PSC). E ainda: José Eustáquio ou Adriano Espíndola, respectivamente do PSOL e PSTU, da Frente de Esquerda dos Trabalhadores.

LIGA DO SAMBA
Atualmente presidida por Sinfrônio José da Silva Júnior, a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Uberaba realiza eleição dia 6 de junho de 2012. Terão direito a voto as escolas de samba e blocos filiados que participaram do último desfile do Carnaval de Rua de Uberaba. Eleição da diretoria da Liga acontece das 17h às 19h, na sede do Conselho Afro-Brasileiro de Uberaba, localizado na rua Tenente Coronel Bento Ferreira, 784, bairro Mercês. As chapas podem ser inscritas até dia 25 de maio, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h no próprio Conselho.
João Caldas
(Foto: Divulgação)

SEM CASSAÇÃO
Signatário do pedido de intervenção no PMDB/Uberaba – junto com Marcelo Palmério, o secretário-geral do partido, João Caldas, reage aos comentários de Rodrigo Mateus de que sua pré-candidatura foi cassada pela intervenção do PMDB mineiro. “O PMDB não cancelou os direitos políticos de ninguém” – afirma João Caldas, ressaltando que “apenas foi autorizada uma intervenção no processo sucessório”.
INDEFINIÇÃO --- De acordo com João Caldas, “todo mundo ainda é pré-candidato”, se referindo aos peemedebistas que reivindicam o direito a disputar a eleição. E arremata: Foram sim, libertados os que estavam com a faca no pescoço. Na avaliação do secretário-geral, estavam com “a faca no pescoço” os diretores do PMDB que teriam que votar no candidato apoiado pelo prefeito.

Rodrigo Mateus
(Foto: Divulgação)
FIM DE LINHA

Em contato com Conta-Gotas, Rodrigo Mateus pede que seu nome seja retirado da lista dos pré-candidatos a prefeito de Uberaba. “A comissão interventora escolherá o candidato do PMDB, que será o Paulo Piau; não haverá convenção como se conhece” – afirma o secretário de Governo. Sendo assim – segundo ele, desde segunda-feira, quando foi confirmada a intervenção, sua pré-candidatura perdeu o sentido. “Acabou” – ressalta Rodrigo.
REAÇÃO ---- Quanto às declarações do secretário-geral do PMDB, Rodrigo Mateus comenta: “Ele sempre me brinda com alguma ironia, algum escárnio”. Diz que suporta esta situação, apesar de sempre ter se dirigido a ele com absoluto respeito. Segundo Rodrigo, ele está no direito dele. E arremata: “Afinal, eu perdi e ele ganhou, a história é escrita pelos vencedores. Com o tempo isso perde a graça e ele pra com isso, espero”.

REFORÇO SOLIDÁRIO --- Arquidiocese de Uberaba entra de corpo e alma na Campanha do Agasalho 2012, realizada pela Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio da TV Integração/Globo. As doações podem ser feitas até dia 31 de maio, agora também, nas igrejas católicas da cidade. Ao todo, 140 instituições serão contempladas com as arrecadações.
PONTOS DE COLETA
Além das igrejas, estão coletando as doações, entre outros, a TV Integração (rua Carmelita Rezende/Parque do Mirante); Zebu Carnes; LS Guarato, Codau/Centro; Centro Administrativo da Prefeitura (bairro Santa Marta); nas escolas municipais; nos Centros Municipais de Educação Infantil – os Cemei´s; Universidade de Uberaba –Uniube; Câmara de Vereadores (rua Tristão de Castro); Caixa Econômica Federal; Procon; OAB e unidades do Centro de Referência de Assistência Social – o CRAS.

 ----------------------
 “E aí, quem dá as cartas nessa bagaça, o João Franco ou o Dutra???”
_ André Sabino, em comentário postado no mural do PDT/Uberaba, no Facebook, se referindo à batalha que o pré-candidato a prefeito João Franco e o presidente da Câmara, Luiz Dutra, protagonizam para assumir o comando da legenda em Uberaba

ACEFALIA GENERALIZADA --- Só pra lembrar o que Conta-Gotas tem revelado em suas últimas edições, não apenas o PDT/Uberaba está sem comando, mas também, o PDT de Minas Gerais. Em outras palavras, não existe um comando estadual pra designar uma comissão executiva municipal. Pelo menos é o que indicam os registros do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.
 ---------------------

HONRARIA 2012
Dom Paulo Mendes tomou posse dia 1º de maio
(Foto: Rubério Santos/Arquidiocese)
Câmara Municipal aprovou o projeto de resolução que confirma os nomes dos 14 homenageados com a Medalha Major Eustáquio – a principal honraria concedida pelo Poder Legislativo de Uberaba. Solenidade de homenagem acontece dia 23 de maio, às 19h30, no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura.
PAPARICOS --- Um dos homenageados com a Medalha Major Eustáquio é o novo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, empossado dia 1º de maio na presença de mais de 5.000 pessoas, incluindo políticos de cores variadas. A proposta partiu do vereador/radialista/pré-candidato a prefeito pelo PR, Almir Silva.
Benedito Sebastião - o Pelé
(Foto: Divulgação)
APOIO NO FACEBOOK ---- Outro homenageado é Benedito Sebastião de Souza Coelho – o famoso Pelé, que há décadas trabalha de entregador no Mercado Municipal. A indicação está divulgada oficialmente como sendo de todos os vereadores. Semanas atrás, a possibilidade de se homenagear Pelé foi sugerida pelo presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT), em sua página no Facebook, e ganhou uma grande repercussão positiva na rede social.
HOMENAGENS ---- Receberão também, a Medalha Major Eustáquio, Antônio Carlos da Silva (proposta do vereador Itamar Ribeiro de Rezende); Daniel Gonçalves Pereira Júnior (vereador Francisco de Assis); Denise Malvina Dias Monteiro (de Marcelo Machado Borges); Esther Luisa Hercos Fatureto (de Lourival dos Santos); João Gilberto Bento (de Tony Carlos); Coronel PM Laércio Dos Reis Gomes (de Luiz Dutra); Marilda Arantes Loureiro (de José Severino Rosa); Mário José Caetano Afonso (de Carlos Godoy); Marta Beatriz Queiroz Fabre (de Jorge Ferreira); Matusalém José Alves (de Cléber Humberto Ramos); Robert Carlos Lyra (de Samuel Pereira); Rosemar Rocha (proposta do vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende).

REDE SOCIAL
E não dá pra ignorar as articulações de Uberaba no Facebook. Com destaque, claro, para o mural do ocupante da cadeira mais importante da cidade. Criada quase no final de março, a página de Anderson Adauto já tem quase 3.000 amigos, mas, não é isso que vem ao caso, e sim, as manifestações que agitam o quadrado virtual do prefeito. Aliados, mui amigos e adversários fazem a diferença.
DE TUDO UM POUCO --- Quem passeia pela página depara com pedidos de emprego; charges maliciosas; fotos críticas; cumprimentos pela administração; pedidos pra que não renuncie – e outros pedidos pra que renuncie; queixas envolvendo buracos, estacionamentos, transporte coletivo; convites para eventos; palpites; citações, e até uma reivindicação pra que tire a CTBC de Uberaba.
ELEITOR ANTENADO ---- E nas últimas horas, um crescimento assombroso de manifestações de voto para 2014, em reação ao anúncio feito por ele mesmo, à imprensa, de que será candidato a deputado federal.
MORAL DA HISTÓRIA --- No fritar dos ovos, a omelete é favorável ao prefeito.
 ---------------------
Guardas municipais de Uberaba são motivo de queixa no Facebook do prefeito  (Foto: Enerson Cleiton)
DIÁLOGO  
Entre as postagens no mural do prefeito, uma chama a atenção em especial...

 “(...) Hoje pela manhã, cinco viaturas com mais de 20 guardas municipais, saíram em viagem de turismo para o município de Guaíra, SP. Com este trânsito complicado em Uberaba, apesar de necessário, por que o comandante Marco Túlio Gianvecchio não deixou tal viagem para outra ocasião, como por exemplo, para dia 1º de junho de 2012, data em que será realizado importante seminário sobre GM's e segurança pública naquele município? Ele tira das ruas agentes que são em sua maioria do trânsito...Desculpe, mas acho que o senhor está sendo poupado ou então estão evitando de lhe repassar informações a respeito da GM local. (...) O senhor é considerado um dos políticos mais inteligentes da atualidade. (...) Minha vontade é colaborar com a governo atual, mas com Gianvecchio à frente da GM, não é possivel, e o senhor saberá por que, em breve!
_ Emerson Pedrozero

Emerson, dou toda razão a você e aproveito para agradecer o seu comentário. Avalio que são importantes as participações em eventos, mas neste período é essencial a presença de nossos guardas municipais aqui na cidade. Tenha certeza de que ficarei atento a esta questão.”
_ Anderson Adauto
 --------------------------
No sentido horário, Alaor Carlos - presidente PPS/Uberaba, Edson Santana - pré-candidato a
prefeito e Roberto Freire - presidente nacional   (Fotos: Divulgação)
PLANO DE GOVERNO ---- PPS/Uberaba está articulando mais do que tudo com vistas às eleições de 2012. Ainda neste dia 17 de maio, quinta-feira, dirigentes, filiados e pré-candidatos a prefeito e a vereador, se reuniram para discutir estratégias de campanha. Orientações para os pré-candidatos e elaboração do plano de governo foram os temas centrais. O jornalista Edson Santana é nome a ser confirmado e homologado na convenção que acontece em junho.
Josimar Rocha - no destaque, é um dos delegados de Minas na Consocial   (Foto: Divulgação)
CONSOCIAL ---- Diretor da Ouvidoria do Transporte Coletivo de Uberaba, Josimar Rocha – petista de carteirinha, participa como delegado por Minas Gerais da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social - Consocial, realizada em Brasília, DF. Uberaba promoveu sua 1ª Conferência Municipal e sediou a 1ª Consocial Regional/Triângulo Mineiro, no início de 2012.
EM PAUTA ---- Entre os objetivos das Consociais – municipais, regionais, estaduais, e agora, a nacional, está a definição de estratégias para a participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo.

UMA COISA É UMA COISA... E falando em participação popular, tem muita gente confundindo alhos com bugalhos. A Lei de Acesso à Informação – em vigor desde o dia 16 de maio de 2012, não tem nada a ver com a Lei da Transparência, que obriga o poder público a criar um portal na internet com informações sobre gastos, entre outros.
OUTRA COISA É OUTRA COISA --- A Lei de Acesso à Informação dá direito ao cidadão comum de solicitar informações públicas, sem dar qualquer satisfação sobre o motivo da indagação. O poder público, por sua vez, é obrigado a responder. Isso vale para todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, e para todas as esferas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
OS DETALHES ---- Por sinal, este será o tema da edição do programa Entrevista Coletiva de sábado, dia 19, exibido pela BandTriângulo, a partir das 18h50. O âncora do programa, jornalista Orlei Moreira, e convidados, vão entrevistar a diretora da Associação Mineira dos Municípios – AMM, no Triângulo Mineiro, Benice Maia (PSDB). Formada em Direito, Estudos Sociais e técnica em Contabilidade, Benice é a prefeita de Itapagipe, e vai representar a AMM no Entrevista Coletiva.

Paulo Piau tem dedicado grande parte do seu tempo para falar sobre o polêmico Código Florestal
(Foto: Divulgação)
CÓDIGO FLORESTAL, CHÊ! ---- Deputado federal Paulo Piau (PMDB/Uberaba) participa em Porto Alegre, RS, no dia 21 de maio, segunda-feira, às 14h, do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa, promovido pela Comissão de Agricultura da Casa. Antes disso, almoça com deputados, prefeitos, vices e vereadores do PMDB no restaurante Grelha do Porto. Em pauta, o Código Florestal.
BONS COMPANHEIROS --- As atividades de Piau na capital do Rio Grande do Sul estão sendo articuladas pelo PMDB gaúcho, para que o colega se posicione a respeito do relatório de sua autoria que subsidiou o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados.
DETALHE ---- Expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff (PT) se posicione sobre o assunto na próxima semana, sancionando ou vetando o projeto.

------------------------------
O LADO FRACO DA CORDA
(Parte 2)
Pessoal que ajudou a "fazer" o
Lavoura e Comércio agora pena
pra receber seus direitos
Ex-funcionários do extinto jornal Lavoura e Comércio, jornalistas Edson Santana e Keila Riceto, reagiram às notas publicadas na edição anterior de Conta-Gotas, informando que, apesar de os recursos já estarem depositados em Juízo deste novembro de 2011, os empregados do jornal ainda não receberam os direitos trabalhistas.
 _Quero neste espaço parabenizar e agradecer a jornalista Giselda Campos por publicação em seu blog a respeito da situação vergonhosa que envolve o descaso com o extinto jornal Lavoura e Comércio, centenário responsável pelo registro de parte significativa da história não só de Uberaba mas do Brasil Central. Vergonhosa também a situação dos ex-funcionários, entre os quais me incluo, que ainda não receberam os direitos trabalhistas, apesar de os recursos financeiros terem sido depositados em Juízo em novembro de 2011.
*Edson Santana

_ De público quero agradecer a nossa amiga Giselda Campos, pela lembrança em seu blog, dos funcionários do extinto Lavoura e Comércio. E faço coro: Até hoje aguardamos a entrega de planilha à Justiça, para que seja feito o pagamento de nosso serviço prestado a este diário. Infelizmente, por motivos que não conseguimos entender, até o momento, mesmo estando o dinheiro da venda depositado em Juízo desde novembro de 2011, não conseguimos receber o que é de nosso direito. O corretíssimo magistrado, Dr. João, aguarda apenas as planilhas para proceder com a liberação de alvarás para o pagamento. Eu trabalhei no Lavoura pouco mais de dois anos, mas diferente de mim, alguns funcionários estavam lá há 20 anos e, com certeza, precisam de seu acerto trabalhista. Por favor, nos ajudem a não deixar esta questão cair no esquecimento.
*Keila Riceto
 ----------------------------
Marilda Resende em atividade no Calçadão
(Foto: Divulgação)
ROSA CHOQUE
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Uberaba tem reunião programada para dia 21 de maio, segunda-feira, às 16h, na travessa Domingos Paraíso, 43. Convocação está sendo feita pela presidente Marilda Ribeiro Resende, com uma série de assuntos em pauta, incluindo a definição de novas atividades.

NEGRITUDE EM FESTA
Reis do congado
(Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Uberaba)
Encontro de congados e moçambiques comemora a inauguração do ginásio do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira de Uberaba, neste dia 19 de maio, domingo. Cerca de 500 festeiros de Uberlândia e 15 grupos locais recebem a bênção, às 12h,  na sede definitiva da entidade, localizada entre as ruas Nilton Rosa Nunes e Mário Vinícius Almeida, no conjunto Elza Amuí. O Conselho Afro existe desde os anos 80, e tem como principais objetivos preservar a cultura negra e combater o preconceito.
A SEDE ---- O ginásio coberto tem quadra poliesportiva, dois vestiários, arquibancada, com capacidade para 1,5 mil espectadores, um palco e seis salas multiuso para cursos. Foram investidos R$ 656 mil com a obra e o mobiliário, através de parceria entre a Prefeitura de Uberaba e o Ministério do Esporte. O imóvel foi cedido ao conselho em regime de comodato por 25 anos.  
PARCERIA--- O presidente do Conselho Afro, Evaldo Alves Cardoso – o Saruca, explica que, de segunda-feira a sexta-feira as instalações estão sendo utilizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que promove projetos com moradores da região. Por meio dessa parceria, a prefeitura arca com os custos de energia, água, manutenção e vigilância.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário