9 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


O GRANDE DIA ---- Nada menos do que 106 casais se inscreveram para o casamento comunitário programado pela Prefeitura de Uberaba para 2012. De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jussara Silveira de Melo Lima, as documentações foram enviadas para o cartório, que agora vai verificar os que se enquadram nas regras gerais.
OS CRITÉRIOS ---- Podem participar do casamento, casais que residem em Uberaba; comprovem rendimento familiar de até no máximo dois salários mínimos; possuam toda a documentação descrita no edital, além da idade mínima de 16 anos. “Somente após a análise do cartório é que saberemos realmente quem são os casais contemplados”, explica a diretora. O casamento comunitário acontece dia 14 de junho, às 19h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.

OLHAR À DISTÂNCIA ---- Paulo Mesquita
acredita que muitas novidades ainda vão
acontecer antes das convenções
(Foto: Divulgação)
 ---------------------------
“MUITA ÁGUA AINDA VAI ROLAR”.
_Vice-prefeito Paulo Mesquita (PR), que não é candidato em 2012, em comentário feito a Conta-Gotas, sobre a movimentação dos partidos políticos em busca de nomes para disputar o cargo de prefeito de Uberaba
 ---------------------------

CONFIANÇA
Decisão do presidente do PR/Uberaba, deputado federal Aelton Freitas, de bandear pro lado da oposição, abriu uma nova temporada de apostas. Como ficam os filiados e ou indicados pelo PR para ocupar cargos de CONFIANÇA no governo peemedebista de Anderson Adauto?
PULANDO A CERCA ---- Aliança entre Aelton Freitas e Marcos Montes
pode respingar nos cargos de confiança na prefeitura
(Foto: Divulgação)
ALIANÇAS ---- Conforme anunciado por Conta-Gotas na edição de 7 de maio, Aelton Freitas fechou questão com o PSD/Uberaba – presidido pelo deputado federal Marcos Montes, e outros oito partidos políticos aliados do PSD. Ressalte-se que Aelton sempre foi tido e havido como aliado do prefeito Anderson Adauto, enquanto Marcos Montes é tido e havido como opositor.
O CERNE DA QUESTÃO ---- No meio da separação está o secretário de Governo, Rodrigo Mateus. O presidente do PR não se conformou com a decisão do prefeito de apoiar a pré-candidatura do secretário, em vez de optar por um nome do PR.
MORAL DA HISTÓRIA ---- Filiados e ou indicados pelo PR e pelo deputado Aelton Freitas, que ocupam cargos de confiança na prefeitura, estão com a pulga atrás da orelha.

RÉPLICA --- E em nota distribuída para a imprensa neste dia 9 de maio, quarta-feira, a Comissão Executiva Provisória do PR – presidida por Aelton Freitas, nega que tenha havido traição aos dois pré-candidatos descartados pela legenda em prol da candidatura única do vereador e radialista Almir Silva.
SEM COMUNICADO---Na mesma edição de 7 de maio, Conta-Gotas revelou que o vice-prefeito Paulo Mesquita não foi comunicado da decisão, apesar de seu nome ter sido anunciado, pelo próprio PR, como um dos pré-candidatos. Fonte da coluna lembrou que Mesquita, mesmo não sendo candidato, concordou com o anúncio de seu nome, a pedido do deputado Aelton Freitas. “Ele ficou sabendo pela imprensa que o PR decidiu caminhar com a pré-candidatura única do Almir” – disse a fonte.
QUEIXA --- Já o ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Samir Cecílio Filho, era realmente pré-candidato a prefeito e já tinha se queixado para a imprensa de que não fora informado da decisão.
UM SONHO QUE NÃO SE SONHA SÓ ----- Samir Cecílio Filho esperava o apoio do
prefeito de Uberaba   (Foto: Enerson Cleiton)
DESCULPAS ---- A nota garante que “todos os movimentos da sigla, desde quando iniciou o processo para a escolha do pré-candidato do PR, inclusive com tudo documentado, foi de transparência”. Sobre Paulo Mesquita, afirma que ele mesmo negou a candidatura, e sobre Samir Cecílio, destaca que ele sempre disse que só seria pré-candidato se seu nome fosse o indicado e tivesse a aprovação do prefeito Anderson Adauto.

POR W.O.
POR W.O. ---- Almir Silva batalhou pra ser o candidato
único do PR e acabou vencendo o jogo por linhas tortas
(Foto: Divulgação)
Lançando mão de uma expressão conhecida nos esportes – quando a vitória acontece por falta de competidores adversários, a nota do PR/Uberaba diz que Almir Silva ganhou, por W.O., o direito de ser o pré-candidato da legenda. Ocorre – segundo a comissão executiva, que Samir Cecílio faltou à reunião em que sua pré-candidatura seria confirmada pelo PR, inclusive com o apoio de Almir.
SÓ COM ELE ---- A nota do PR narra em detalhes que Samir Cecílio esteve com o presidente do PR, Aelton Freitas, acompanhado de várias lideranças da cidade, quando pediu um tempo para buscar o apoio do prefeito Anderson Adauto. Nova reunião ficou marcada para 14 de abril, quando o grupo – Samir e as lideranças, dariam a resposta do prefeito,e o PR fecharia questão em torno de sua pré-candidatura.
AUSÊNCIAS --- Entretanto – de acordo com a executiva do PR, “no dia da reunião ninguém do grupo apareceu, deixando as pessoas esperando por mais de duas horas sem nenhum representante aparecer ou dar satisfação”.
NEGATIVA --- A nota especifica ainda, que, após longa espera, Aelton Freitas ligou para um dos integrantes do grupo, quando soube então, que o prefeito não abriria mão da pré-candidatura de seu indicado – o secretário Rodrigo Mateus, e que desta forma, não haveria mais o encontro. O grupo liderado pelo Samir Cecílio perdeu por W.O. por falta de cumprimento de compromisso previamente agendado” – conclui a executiva do PR.

MORAL DA HISTÓRIA ----- Ainda assim, um comunicado – fosse um telefonema, um e-mail, um recado, uma carta, um bilhete, seria educado.

PELA LÓGICA?
Pra quem acompanha e constata a facilidade com que os políticos fazem acordos, está sendo difícil acreditar que a direção do PMDB mineiro ousará intervir no comando do PMDB de Uberaba, ainda que seja apenas para designar uma comissão especial, por tempo determinado, para resolver as pendengas da campanha de 2012.
OU FAVAS CONTADAS?
De outro lado, tem muita gente do partido acreditando que a intervenção é só questão de dias, já que os envolvidos concluem, nas próximas horas, a apresentação de suas respectivas alegações.
ALEGAÇÕES
Para se explicarem, foram acionados pela assessoria jurídica do PMDB/MG:
*Os três autores do pedido de intervenção, no caso, o reitor da Universidade de Uberaba -Uniube, Marcelo Palmério; o empresário da comunicação, Fuad Miguel Hueb – o Fuedinho; o secretário-geral do partido, João Caldas.
_Eles fazem parte do diretório de Uberaba e não têm dúvida de que a maioria absoluta aprovaria o nome do secretário de Governo, Rodrigo Mateus, defendido pelo prefeito Anderson Adauto.
_Os requerentes da intervenção defendem a candidatura do deputado federal Paulo Piau, e não teriam chance, portanto, com a formação atual do diretório de Uberaba.
*O próprio PMDB de Uberaba, através do presidente, Eduardo Palmério.
_O diretório, que tem validade até o final de outubro de 2012, se defende da acusação de parcialidade, e chegou a aprovar e divulgar nota oficial repudiando a intervenção.
*O prefeito Anderson Adauto, acusado de usar do poder de empregador de muitos integrantes do diretório de Uberaba.
_ O prefeito já chegou a anunciar que, se houver a intervenção, não vai apoiar o candidato escolhido pelo grupo designado pelo comando estadual.

NA MIRA DA INTERVENÇÃO ---- Prefeito Anderson Adauto, presidente do PMDB,
Eduardo Palmério, e o pré-candidato preferido por Anderson - Rodrigo Mateus, podem ser os
principais atingidos por uma intervenção do PMDB mineiro  (Foto: Divulgação)
CRENTE --- Entre os que acreditam na intervenção está o vereador, jornalista e radialista Tony Carlos – que está no páreo, mas se recusou a participar das prévias que o PMDB chegou a colocar em prática pra escolher o candidato. Também olhando pelo prisma da maioria que o prefeito possui no diretório de Uberaba, Tony justificou que as prévias seriam carta marcada.
PIOR SEM ELE --- Apesar de contar com a intervenção para melhorar suas próprias chances na disputa interna, Tony Carlos não tem dúvida de que, se Anderson Adauto cumprir a ameaça de não apoiar uma candidatura aprovada pela intervenção, o candidato do PMDB – seja ele quem for, enfrentará dificuldades para se eleger.

-------------------------
RISCO IMINENTE --- Tony Carlos admite que uma
candidatura sua ou de Paulo Piau sem apoio do
prefeito enfrentaria sérias dificuldades
(Foto: Divulgação)
“O apoio do governo atual nas eleições é fundamental pra quem quiser ganhar. Seja quem for o candidato do PMDB – o Paulo Piau ou eu, é lógico que, sem o apoio do governo atual, a candidatura será um risco”.
_ Tony Carlos, em comentário a Conta-Gotas

---------------------------
CORRENDO O RISCO
Mesmo reconhecendo o risco de uma candidatura situacionista sem o apoio do governo/prefeito, o vereador Tony Carlos se diz convicto da decisão que tomou. Segundo ele, a intenção de manter seu nome na disputa até a convenção está bem explícia no ofício que mandou à presidência do PMDB/Uberaba, comunicando que não participaria das prévias.
----------------------
“Se eu estivesse em outro partido, disputaria a eleição com ou sem o apoio do Anderson”.
_ Tony Carlos, em comentário a Conta-Gotas
 ---------------------------------

PING-PONG
CONTA-GOTAS --- O senhor acredita nos comentários de que o deputado federal e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes, apoiaria o deputado federal Paulo Piau se ele for o escolhido pelo PMDB, mesmo estando hoje, em lados opostos na política local?
TONY CARLOS --- Para o Marcos Montes e o Aelton Freitas (também deputado federal e presidente do PR/Uberaba), se o Paulo Piau ficasse fora da próxima disputa de deputado federal seria ótimo. Mas, é bom ressaltar: se o Piau for o candidato a prefeito, eu serei candidato a deputado federal em 2014.
CONTA-GOTAS ---- Uberaba terá segundo turno em 2012, na sua avaliação?
TONY CARLOS ---- A história política de Uberaba, com raríssimas exceções, sempre registrou eleições polarizadas entre dois grupos. Mas, eu torço para que,em 2012, tenhamos mais de dois candidatos em condição de realizarmos dois turnos.
CONTA-GOTAS ----- A oposição também não se definiu ainda...
TONY CARLOS ----- De um jeito ou de outro, todos os partidos estão esperando o PMDB decidir.
CONTA-GOTAS --- Se houver intervenção no PMDB, qual seria a tendência dos interventores?
TONY CARLOS --- Caso tenhamos a intervenção, serão nomeados cinco interventores e caberá a eles escolher o candidato do PMDB. É só isso que eu sei.
 ----------------------

CONFERÊNCIA ---- Paulo Piau
pagou caro por pesquisa, mas
foi compensado pelo resultado
(Foto: Divulgação)
USO INTERNO
E o PMDB acaba de receber os resultados de pesquisa fresquinha realizada em Uberaba sobre os pré-candidatos da legenda. A coluna não pode divulgar os números, pois o levantamento não foi registrado na Justiça Eleitoral.
USO EXTERNO
Por outro lado, conforme publicado com exclusividade por Conta-Gotas, na edição de 28 de abril, o deputado Paulo Piau pagou, do próprio bolso, R$ 53,2 mil para o Vox Populi realizar um levantamento, que foi devidamente registrado dia 16 de abril na Justiça Eleitoral sob o número 45/2012.
SEM SEGREDO ---- Esta pesquisa ouviu 500 eleitores de Uberaba entre 31 de março a 2 de abril, e concluiu que Paulo Piau é o melhor colocado entre os pré-candidatos do PMDB. O segundo colocado – numa distância não muito grande, foi o vereador Tony Carlos.

SEM ACORDO --- João Caldas
se tornou o principal defensor
da intervenção
(Foto: Divulgação)
TENTAR NÃO OFENDE
Ainda sobre a intervenção no PMDB, é certo que pelo menos um dos requerentes foi procurado horas atrás. O interlocutor pediu que João Caldas retirasse sua assinatura do requerimento protocolado no PMDB/MG. Ele disse não.
DETALHE --- Secretário-geral do PMDB/Uberaba, João Caldas está entre os mais magoados com o prefeito, que o demitiu de uma diretoria da Codiub por se posicionar contra a candidatura de Rodrigo Mateus.

----------------------------
AMOSTRA GRÁTIS

Irmãos PMDBistas do interior de Minas Gerais, principalmente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sintam-se coagidos também! É isso ai.... pois segundo fonte, o Anderson Adauto enviou emissários para as cidades do baixo Rio Grande, entre outras da região, para colher assinatura das lideranças do partido, forçando-os ou seduzindo-os a serem contrários ao pedido de intervenção no PMDB/Uberaba”.
_João Caldas, em comentário postado no Facebook

SEM DIÁLOGO --- Alexandre Pires
tenta acalmar os ânimos
(Foto: Divulgação)
João, João. Calma que o Brasil é nosso! Todos nós almejamos a felicidade (colhemos infalivelmente aquilo que semeamos). Sorria, continue assim, alegre e feliz!!!”
_ Alexandre Pires, advogado, membro e ex-presidente do diretório do PMDB/Uberaba, reagindo à postagem de João Caldas

Alexandre Pires, eu não estou plantando nada. . . Nada de ruim!!! Pelo contrário, estou buscando limpar a lavoura das ervas daninhas. Seu comentário me remete ao futuro e portanto ao que pode acontecer comigo. Estou sendo ameaçado? Oras, se isso aqui é mentira, boato ou algo semelhante, é só se pronunciar. Nada a mais. Aqui é um canal gratuito de comunicação e assim estou fazendo com meus facebookianos”.
_ João Caldas, reagindo à postagem de Alexandre Pires
 ---------------------------------

ESPLANADA ---- Encrenca peemedebista de Uberaba ganhou mundo. Neste dia 9 de maio, por exemplo, teve quem anunciasse um acordo entre o prefeito Anderson Adauto e o pré-candidato a prefeito pelo PT, Adelmo Carneiro Leão. Em sua coluna virtual Esplanada, o jornalista Leandro Mazzini – apresentador de programa de debate na Rede Vida de Televisão, garantiu que o prefeito de Uberaba acertou apoio à candidatura de Adelmo. 
STANDBY ---- O jornalista Orlei Moreira – âncora do programa Entrevista Coletiva da BandTriângulo, ligou para o pré-candidato do PT assim que leu a notícia na coluna Esplanada. Adelmo manifestou surpresa com o vazamento da informação, e confirmou o acordo, ressaltando apenas que o fechamento de questão depende da decisão do PMDB sobre o pedido de intervenção.
HÁ CONTROVÉRSIAS ----- Entre as declarações do deputado petista e os comentários de aliados mais próximos de Adauto existe uma longa distância. Estes aliados garantiram a uma fonte de Conta-Gotas que o comentário é “pura maldade” com o objetivo de prejudicar o prefeito junto ao comando do PMDB mineiro.
ESTRESSE --- O certo é que, na opinião de jornalistas que tiveram contato com o prefeito neste dia 9 de maio, ele não está conseguindo esconder uma dose de estresse. Quando o assunto é intervenção, isso fica ainda mais evidente – avaliam os jornalistas.
RITO DA PAZ --- Na edição de 4 de maio Conta-Gotas divulgou a foto postada no Facebook do PT, 
em que Adelmo Carneiro Leão e Anderson Adauto trocam o abraço da paz na missa de
posse do arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto
SOLIDARIEDADE
Lançada dia 28 de abril, na Feirarte, a 8ª edição da Campanha do Agasalho de Uberaba já arrecadou mais de três mil peças - entre cobertores, roupas de cama, calçados, agasalhos, meias. A informação é da diretora do Departamento de Programas Sociais, Cláudia Cristina da Silva, lembrando que no ano passado foram arrecadadas 15 mil peças, e que, para 2012, a expectativa é de se atingir 20 mil. “Por ser a primeira semana e por ainda não termos coletado em todos os postos, o balanço é positivo” – afirma.
ONDE LEVAR ---- São 27 postos de arrecadação, dentre eles Walmart, Caixa Econômica Federal, Zebu Carnes, LS Guarato, Aciu, FCTM, escolas e Cemeis Municipais, Codau, Cohagra, Procon, Centro Administrativo. Campanha tem a parceria da TV Integração, que também é um ponto de coleta. Quem não tiver condições de levar a doação até um dos postos de coleta, pode acionar a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 3312-2433.

-----------------------

"Amanhã (10 de maio) vou a Curitiba para acertar a data de entrega dos computadores do UCA - Um Computador por Aluno. São mais de 10 mil netbooks para os nossos alunos. 
Com isso, todos os alunos do quinto ao nono ano da rede municipal terão um netbook para auxiliar nos estudos e inclusive poder levar para casa".
_Anderson Adauto, em seu Facebook, tentando ficar alheio aos entreveros do PMDB
----------------------
SEGURANÇA ----- Câmara de Vereadores de Uberaba aprovou projeto de lei de autoria do governo municipal, que pune os proprietários, gerentes ou responsáveis por estabelecimentos que venham a praticar crime de receptação ou tráfico de drogas. Estes estabelecimentos ficarão sujeitos desde a interdição até a cassação de alvará de localização e funcionamento. Lei entra em vigor assim que sancionada pelo prefeito Anderson Adauto e publicada no Porta-Voz – jornal oficial do município.
PRESENÇAS ---- Subsecretário de Governo, Marco Túlio Reis, e o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, participaram das discussões em plenário, e explicaram que a nova legislação visa a respaldar o trabalho dos órgãos de segurança pública na cidade.

----------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
(A festa é afro)
Uberaba não foge à tradição e comemora neste 13 de maio, domingo, os 124 anos da abolição da escravatura. Festa acontece na praça Santa Terezinha, a partir das 12h, e na Unidade de Atenção ao Idoso – UAI, a partir das 21h.
A promoção é do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba.
Nesta data – desde os tempos mais remotos, a comunidade negra da cidade expõe sua cultura e sua luta através de variadas manifestações.
Festa dos negros de Uberaba em maio de 1889 - Foto de José Severino Soares -
Acervo do Arquivo Público Mineiro


Festa dos negros de Uberaba em maio de 1897 - Foto de José Severino Soares -
Acervo do Arquivo Público Mineiro
------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário