14 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


EXPLOSÃO POLÍTICA ----- PMDB de Uberaba está sob intervenção
EXCLUSIVO --- Intervenção repercute em encontro da frente de oposição
A FORÇA DO POVO ---- Começa a valer a lei que obriga o poder público a responder a todos os pedidos de informações feitos pela população
ATENÇÃO, MOTORISTAS! ---- Já está em vigor medida que suspende estacionamentos no centro de Uberaba por causa do Água Viva
TRÂNSITO NO FACEBOOK ---- Cidadã antenada sugere ao prefeito de Uberaba que carros sejam proibidos no centro da cidade
ELEIÇÕES 2012 ---- Mais um partido se organiza 
VACINAÇÃO ---- Prazo termina dia 25 de maio
STANDBY ---- Sonho do PSL de lançar candidatura do padre Júnior fica pra próxima
FRENTE DE OPOSIÇÃO ---- Clube do Bolinha é “quebrado” por uma pré-candidatura feminina
CIRCO SEM ANIMAIS ---- Projeto proíbe espetáculos com animais em Uberaba

Prefeitura de Uberaba será obrigada a responder os questionamentos
feitos pela população da cidade   (Foto: Rúbio Marra)
INFORMAÇÕES
(O povo pode...)
Entra em vigor neste dia 16 de maio, quarta-feira, a Lei de Acesso à Informação. Sancionada pela presidente Dilma Rouseff em novembro de 2011, a lei regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Detalhe importante: vale para todos os poderes - União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
ABRANGÊNCIA --- Vale destacar que apesar da importância da Lei da Transparência - que se refere à transparência da gestão fiscal, a Lei de Acesso à Informação vai muito além. Ela dá ao cidadão comum o direito de solicitar documentos que tiver interesse, sem justificativas para o pedido. A nova lei fixa procedimentos, normas, prazos, punições para o caso de recusa na entrega dos pedidos, e prevê a criação de um Serviço de Informações ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do poder público.
NADA A VER ---- Já tem prefeito por estas Minas Gerais afora divulgando releases em que garante que já cumpre a determinação, pois implantou o Portal da Transparência na Internet. Isso é bom, mas não é tudo. A informação pública – a partir do dia 16 de maio, será toda aquela que não é sigilosa. E mais: para ser alegada como secreta, terá que se enquadrar na categoria  de segurança do Estado.

SE O POVO PODE...
A Lei de Acesso à Informação vem a calhar inclusive para os vereadores de Uberaba que andam se queixando de que o governo municipal não responde aos seus questionamentos – feitos geralmente, através de requerimentos aprovados em plenário. A partir de 16 de maio vai ter muito vereador apelando para a novidade popular.

RECUPERADOS
Adriano Espíndola
Advogado trabalhista Adriano Espíndola tem motivo em dobro pra comemorar. Acaba de se curar de uma dengue – que chegou a levá-lo para o hospital, e de quebra, seu partido voltou a existir oficialmente em Uberaba. Após um longo e tenebroso inverso, o PSTU elegeu diretório e o comando – com Espíndola na presidência, está devidamente oficializado na Justiça Eleitoral.
VIDA LONGA --- Mais do que se consolidar enquanto diretório, o PSTU está entre os comandos com maior fôlego. Só vence em 15 de abril de 2014. O PTC – presidido por Wagner do Nascimento Júnior, tem o comando mais longevo: até 8 de fevereiro de 2016. Vida longa também para os diretórios do DEM, presidido por Eclair Gonçalves (até 15 de julho de 2014); do PSL, presidido por José Luiz Alves (até 23 de janeiro de 2014); do PT, presidido por Waldemar Pamplona (até 20 de fevereiro de 2014).
SEM COMANDO ---- Por sinal, das 28 legendas com filiados na cidade, PCB (quatro inscritos) e PCO (nove inscritos) não possuem direção oficial há muito tempo. Já o PDT teve sua comissão provisória extinta em abril de 2012, e duas lideranças brigam para assumir o comando: o presidente da Câmara, Luiz Dutra, e o pré-candidato a prefeito, João Franco.
DIREÇÃO
Além de Adriano Espíndola na presidência, o comando do PSTU é formado por Selma de Cássia Campos – vice-presidente; Simea Aparecida Freitas – secretária-geral; Célia Fortunata Campos – tesoureira; Daniel Soares Felipe – secretário de Organização; Rita de Cássia Rodrigues Carreiro – secretária de Mulheres; Roberta Rodrigues da Silva – secretária de Formação.

FRENTE DE ESQUERDA ---- Para as eleições de 2012, o PSTU fechou aliança com o PSOL e o PCB, formando a Frente de Esquerda dos Trabalhadores de Uberaba. O PSOL ficou mais de dois anos sem comando, e teve comissão executiva provisória designada recentemente, com validade até 17 de abril de 2014, sob a presidência de José Eustáquio Reis. O PCB não tem comando oficializado em Uberaba.

ESTACIONAMENTOS ---- A partir deste dia 14 de maio, segunda-feira, estão suspensos os estacionamentos nos dois lados de várias ruas da região central de Uberaba. Objetivo é dar mais fluidez ao trânsito durante a nova etapa de obras do projeto Água Viva, quando a avenida Leopoldino de Oliveira estará fechada entre as ruas Jaime Bilharinho e Segismundo Mendes.
FUNCIONAMENTO --- Expectativa é de que as coisas voltem ao normal em agosto, e até lá, os estacionamentos serão liberados após as 14h dos sábados e durante os domingos. Uma opção para os motoristas serão os bolsões de estacionamento criados na área central.
OS LOCAIS --- Entre as vias que ficarão sem estacionamento estão as ruas Governador Valadares, Segismundo Mendes, Senador Pena, Manoel Borges, Major Eustáquio, São Sebastião, Afonso Rato, além da praça Rui Barbosa. Alguns locais terão a mão invertida, como é o caso da rua Governador Valadares, no trecho compreendido entre a Gabriela Castro Cunha e a Segismundo Mendes.

Jornal METRO/Porto Alegre, RS
Edição: 11/05/2012
Postado no Facebook de Anderson Adauto
LENHA NA FOGUEIRA
E enquanto os comerciantes da região central – com apoio de opositores ao governo, rasgam o verbo contra a suspensão dos estacionamentos, a internauta Luciana Costa sugere ao prefeito Anderson Adauto (PMDB) que ele siga o exemplo do governo de Buenos Aires, capital da Argentina. A reportagem postada por ela no Facebook do prefeito de Uberaba conta que a prefeitura de Buenos Aires simplesmente proibiu a circulação de carros no centro da cidade.
REFORÇO – A Conta-Gotas, Luciana Costa disse que visitou Madri – capital da Espanha, recentemente, e que ficou encantada com o centro da cidade. “Ali, não se pode estacionar nas ruas, mas sim, em espaços subterrâneos”, afirma ela. Para Luciana, ideias como estas – de Madri e de Buenos Aires, são alternativas que deveriam ser avaliadas em Uberaba.

VACINAÇÃO
Campanha de vacinação contra a gripe sazonal e a H1N1 (também conhecida por gripe suína ou influenza) termina dia 25 de maio – alerta a coordenadora da Central de Vacinas da Prefeitura de Uberaba, Lúcia Valim, pedindo que a população não deixe para a última hora. Objetivo, segundo ela, é vacinar 48.651 pessoas. São 5.549 crianças entre seis meses e dois anos de idade; 2.774 gestantes; 37.365 idosos a partir de 60 anos, e 2.963 trabalhadores da saúde.
EM CASA --- Equipes da Saúde estão vacinando em domicílio as pessoas que estão acamadas. O atendimento pode ser solicitado pelo telefone da Central de Vacinas: 3322-7822. Para informações sobre a unidade mais próxima da residência, a pessoa pode ligar para o telefone 3331-2711 ou 3331-2747.

STANDBY
Candidatura do padre José Lourenço da Silva Júnior a um cargo eletivo – prefeito, vice ou vereador, vai ficar pra próxima. Quem garante é uma pessoa com profundas ligações no PSL/Uberaba, legenda ao qual o padre é filiado e membro do diretório, e que chegou a cogitar sua candidatura em 2012.
DE APOIADOR --- O próprio sacerdote – segundo a fonte de Conta-Gotas, decidiu colocar na gaveta o sonho do PSL e de vários aliados que estavam apoiando a ideia. “Mas, o PSL não vai desistir. O nome dele continua em pauta, só que pra uma próxima eleição”, destaca a fonte. Em 2012, de acordo com a fonte, padre Júnior deverá apoiar a candidatura a vereador de um amigo católico.

SEM CONVITE
Unidade Regional de Saúde inaugurada no fim de semana – com toda pompa e circunstância, no bairro Mercês, também virou assunto na complicadérrima relação entre o prefeito Anderson Adauto e seu colega peemedebista deputado federal Paulo Piau. Ocorre que a assessoria do prefeito passou a semana toda anunciando a presença do deputado, e na hora H apareceram todos os aliados, os quase aliados e os nem tão aliados – menos Paulo Piau. Motivo da ausência: esqueceram de mandar convite do evento para o deputado.
URS MERCÊS ---- A obra inaugurada por Anderson Adauto foi construída anexa ao futuro Hospital Regional, ocupa uma área construída de 1.488 metros quadrados, e a expectativa é a cobertura de 100 mil habitantes. Está avaliada em cerca de R$ 1,8 milhão e foi financiada com recursos do Ministério da Saúde, que disponibilizou R$ 1,5 milhão por meio de emenda do deputado Paulo Piau. O restante corresponde à contrapartida do município.

PARTICIPAÇÃO POPULAR --- Voltando à Câmara e ao povo, projeto de autoria do vereador Carlos Godoy – presidente do PTB/Uberaba, acaba de ser aprovado em plenário, por unanimidade, criando a Comissão Permanente de Participação Popular. Um dos objetivos da nova comissão é facilitar a apresentação de propostas legislativas de autoria de associação ou órgão de classe, sindicato ou entidade organizada. A exceção fica por conta dos partidos políticos que tenham representantes na Câmara.

CIRCO SEM ANIMAIS --- O plenário da Câmara de Uberaba estava mesmo com a corda toda neste dia 14 de maio, segunda-feira. Os vereadores aprovaram projeto do Executivo “que proíbe, em toda a extensão territorial de Uberaba, a apresentação, manutenção e utilização, sob qualquer forma, de animais selvagens ou domésticos, nativos ou exóticos, em circos ou espetáculos e atividades circenses”.

Julgamento do pedido de intervenção no PMDB/Uberaba  (Foto: Facebook João Caldas)
O SILÊNCIO DOS INOCENTES --- Surpreendentemente a página do PMDB/Uberaba no Facebook “silenciou” ao longo do final de semana – de tal forma que nada postado por terceiros ali, mereceu qualquer reação explícita que fosse. Receios generalizados...Afinal, uma única palavra mal colocada poderia resultar num Deus nos acuda!
GARGANTA SOLTA ---- O clima de silêncio foi interrompido logo após o almoço deste 14 de maio, segunda-feira, com o vazamento do resultado do julgamento do pedido de intervenção no PMDB/Uberaba. Por 10 votos contra um, o comando do PMDB de Minas Gerais aprovou o pedido.
REPERCUSSÃO ---- A decisão inédita em favor da intervenção repercutiu Uberaba afora, provocando congestionamento telefônico, reuniões de urgência, intensa troca de mensagens nas redes sociais – principalmente no Facebook, e assim por diante. E mera ilusão de quem pensa que o impacto ocorreu apenas entre peemedebistas e aliados.

Marcelo Palmério --- Peemedebista histórico,
liderou o pedido de intervenção
(Foto: Divulgação)

PEDIDO DE INTERVENÇÃO
Paulo Piau se absteve de votar
(Foto: Divulgação)
Inicialmente assinado por três membros do diretório do PMDB de Uberaba, o pedido de intervenção chegou ao julgamento neste dia 14 de maio, com duas assinaturas – do reitor da Universidade de Uberaba e ex-presidente do partido, Marcelo Palmério, e do secretário-geral da legenda, João Caldas. O empresário da comunicação, Fuad Miguel Hueb – Fuedinho, retirou a assinatura poucos dias antes do julgamento.
ACUSAÇÃO ---- Objetivo dos defensores da intervenção é impedir que o prefeito Anderson Adauto leve vantagem na escolha do candidato à sua sucessão. A formação do diretório é explicitamente favorável a ele – que defende o nome do secretário de Governo, Rodrigo Mateus.
NOVES FORA ---- Dizem as más línguas que o concorrente que mais se sente prejudicado no caso, é o deputado federal Paulo Piau, que teria dado início às articulações com vistas a reverter a ampla vantagem de Anderson Adauto.
DETALHE ---- Paulo Piau – que tem direito a voto no diretório estadual do PMDB, se absteve de votar no julgamento do pedido de intervenção.
DEFESA ---- Prefeito Anderson Adauto se defendeu o quanto pode da acusação de estar manipulando o diretório de Uberaba. Ganhou uma série de apoios, inclusive de diretórios de outras cidades, mas o resultado – 10 contra um, não deixa dúvida sobre o que estaria por vir.

Luiz Neto pede calma
(Foto: Enerson Cleiton)
EXPLOSÃO ---- O resultado do julgamento no PMDB de Minas, em Belo Horizonte, caiu feito bomba entre os representantes dos dez partidos políticos que se uniram para criar uma frente ampla de oposição ao governo Anderson Adauto. O grupo estava reunido, pela primeira vez com a participação oficial do deputado federal e presidente do PR/Uberaba, Aelton Freitas, quando aconteceram os primeiros vazamentos.
MUITA CALMA ---- Diz uma fonte segura de Conta-Gotas que, além do ti-ti-ti que tomou conta da reunião oposicionista, também aconteceram alguns telefonemas paralelos. Um deles, entre a presidente do DEM, Eclair Gonçalves, e o ex-prefeito e filiado da legenda, Luiz Guaritá Neto. Ele pode até não aceitar o convite para ser o candidato do grupo, mas que anda articulando nos bastidores - ah!, isso anda!
ÁGUA FRIA ---- Um passarinho verde que voava por perto assoviou pra Conta-Gotas ter ouvido quando Luiz Neto procurou acalmar os ânimos agitados da presidente do DEM. “Muita calma nesta hora. O momento é de ficarmos na observação. Nada de decisões precipitadas” – teria ponderado o ex-prefeito.

Eclair Gonçalves
(Foto: jmonline)


FRENTE DE OPOSIÇÃO ....... Aliança que teve assunto extra na reunião deste 14 de maio envolve PR, DEM, PSD, PSDB, PSB, PDT, PTB, PP, PMN e PSDC. Antes da bombástica notícia sobre a intervenção no PMDB, o grupo discutia os nomes que estão à mesa para a escolha do futuro candidato a prefeito.
ROSA CHOQUE ----- Um novo nome foi acrescentado aos que já integram o clube do Bolinha de pré-candidaturas do G10. A presidente do DEM também teve seu nome colocado à deliberação da aliança.
OS NOMES
Os dez partidos têm agora, os seguintes nomes colocados para avaliação do grupo:
*PSDB - Fahim Sawan
*PR - Almir Silva
*PSB - Antônio dos Reis Lerin
*DEM - Itamar Ribeiro, Marcelo Borges e Eclair Gonçalves
*PMN – Antônio Carlos da Silva
*PDT - João Franco
-------------------------

INDIGNAÇÃO
PRIMEIRA-DAMA DESABAFA CONTRA 
INTERVENÇÃO NO PMDB DE UBERABA
Angela Mairink
(Foto: Facebook)
O primeiro desabafo público de 14 de maio, sobre a decisão do PMDB mineiro, veio da primeira-dama e chefe de Gabinete, Angela Mairink. Ela postou no seu mural do Facebook a decepção com o ocorrido.
_Hoje presenciei e fui vítima juntamente com meu marido e os membros do diretório do PMDB de Uberaba, de um dos maiores retrocessos da democracia, um golpe!!! onde retiraram do nosso diretório, legitimamente constituído, composto de representantes da comunidade, o DIREITO DE ESCOLHER O NOSSO CANDIDATO A PREFEITO.
Não compreendo como uma questão tão importante para nossa cidade, possa ter sido decidida por pessoas que não fazem parte da nossa comunidade, nada sabem da nossa realidade, e a grande maioria deles, pasmem, nunca estiveram em Uberaba!
Foi um GOLPE a um processo de sucessão, de um governo que tem o reconhecimento e aprovação da maioria da população.
Ouvimos sempre nas ruas, do povo, nas pesquisas, que não podemos ter retrocessos em Uberaba, no entanto, com os acontecimentos de hoje, não sei como será o futuro de Uberaba. Desculpem o desabafo, hoje estou INDIGNADA!!!
-------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
GRUPO ESCOLAR BRASIL
*1º grupo escolar de Uberaba
Situado na praça Comendador Quintino, o Grupo Escolar Brasil foi construído por iniciativa do presidente da Câmara e agente-executivo, Felipe Aché, com auxílio da Câmara Municipal e do inspetor técnico de Ensino, Ernesto de Melo Brandão.
A pedra fundamental foi lançada em 13 de setembro de 1908, e o prédio inaugurado em 3 de outubro de 1909.
Passou por reformas em 1932, depois de ter sido ocupado pelas forças policiais, nos anos revolucionários, e depois, em 1944.
Em 1968, quando a edificação foi aterrada, o pátio interno sofreu algumas modificações e as tábuas do piso foram retiradas.
O jardim da praça, com seus tanques, coreto e árvores foi também construído por iniciativa de Felipe Aché.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba

*Tombado pelo município em 2002
Escola Estadual Brasil, primeiro Grupo Escola da cidade de Uberaba, foi inaugurada no dia 3 de outubro de 1909, com o nome de Grupo Escolar de Uberaba.
Em 1927 recebeu a denominação de Grupo Escolar Brasil, para, somente em 1974, receber o nome atual.
Uma de suas peculiaridades é que fora construído em uma praça. Para tanto foi necessária uma autorização da Câmara Municipal e da Igreja.
O prédio constituía-se de uma fachada amarela circundada por várias janelas.
Por dentro havia oito salas de aula e um salão, divido por três biombos, no qual se situavam a sala da diretoria, dos professores e a biblioteca.
Um amplo pátio servia à recreação das crianças.
No ano de 2009 a Escola Estadual Brasil completa (completou) 100 anos de atividades ininterruptas, conservando ainda apenas o ensino relativo às quatro séries iniciais ou primário.
Por conseguinte, tal instituição faz-se extremamente digna dos cuidados do CONPHAU e de toda a população uberabense, uma vez que a Escola marca o início de um novo molde da educação nacional, assim como a memória do serviço de alfabetização prestado aos milhares de uberabenses que se utilizaram de seus serviços.
Fonte: Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba


Grupo Escolar Brasil 
Fotógrafo: José Severino Soares
Restauração: Paulo Lemos 
Evento: Inauguração
Data: 3/10/1909
Endereço: Praça Comendador Quintino
Bairro Estados Unidos
Fonte: Arquivo Público Municipal 


Grupo Escolar Brasil 
Fotógrafo: Desconhecido
Evento: Aula do curso profissionalizante ministrado pelo professor Arnold Magalhães.
Os alunos aprendem a soldagem da asa dos copos de folha.
Data: 1909
Fonte: Arquivo Público de Uberaba


Grupo Escolar Brasil 
Fotógrafo: Desconhecido
Evento: Exposição de final de ano dos objetos produzidos no curso profissionalizante ministrado pelo professor Arnold Magalhães.
Data: 1909
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
------------------------







Nenhum comentário:

Postar um comentário