16 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

AS MANCHETES DA EDIÇÃO
Anderson Adauto concede entrevista
coletiva à imprensa, diz que fica no partido,
mas deixa claro que os reflexos da
intervenção no poderoso PMDB de
Uberaba ainda estão por vir
(Foto: Enerson Cleiton)
EXCLUSIVO ---- Ex-empregados do extinto jornal Lavoura e Comércio pedem socorro para receber seus direitos trabalhistas
ACESSO À INFORMAÇÃO ---- Associação Mineira dos Municípios fala sobre a lei que revoluciona as relações entre o povo e o poder público
PAPAGAIOS DE PIRATA ---- Quem são os ex-senadores que marcaram presença no julgamento da intervenção do PMDB/Uberaba
O DIA DO FICO ---- Apesar da derrota na intervenção, prefeito de Uberaba e o pré-candidato apoiado por ele garantem que não deixam o PMDB
MANDA QUEM PODE --- Agora bandeado para a oposição, PR manda vereador deixar a vice-liderança de Anderson Adauto na Câmara
GARIMPANDO --- Projeto estimula surgimento de grupos artísticos
JORNALISMO ---- Jornal Folha de S.Paulo faz concurso para ter correspondente em Uberaba
POMPA E CIRCUNSTÂNCIA ---- Uniube prepara agrados para receber estudantes e pais na feira das profissões
SE ALGUÉM TEM ALGO CONTRA ---- Registro Civil torna pública a lista de casais aptos ao casamento comunitário de Uberaba
ATÉ DEBAIXO D´ÁGUA ----- PT divulga nota criticando intervenção no aliado PMDB
CURIOSIDADE HISTÓRICA ---- Imagens livres
-------------------------------
ACESSO À INFORMAÇÃO
Benice Maia representa a AMM no
programa Entrevista Coletiva
(Foto: Divulgação)
Em vigor desde este dia 16 de maio, quarta-feira, a Lei de Acesso à Informação será o tema da edição do Entrevista Coletiva de sábado, dia 19, exibido pela BandTriângulo, a partir das 18h50. O âncora do programa, jornalista Orlei Moreira, e convidados, vão entrevistar a diretora da Associação Mineira dos Municípios – AMM, no Triângulo Mineiro, Benice Maia (PSDB). Formada em Direito, Estudos Sociais e técnica em Contabilidade, Benice é a prefeita de Itapagipe, e vai representar a AMM no Entrevista Coletiva.
INFORMAÇÕES
(O povo pode...)
Na edição anterior, Conta-Gotas comentou sobre a lei, que foi sancionada pela presidente Dilma Rouseff em novembro de 2011, e regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Detalhe importante: vale para todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, e para todas as esferas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O cidadão comum tem agora, o direito de solicitar documentos que tiver interesse, sem justificativas para o pedido.

Prédio que abrigou o Lavoura e Comércio na rua Vigário Silva, clicado por Enerson Cleiton
poucos dias antes de ser demolido - segundo mostra a foto da ArtJovem Cartões e Panfletos
O LADO FRACO DA CORDA
Ex-funcionários do extinto jornal Lavoura e Comércio pedem socorro. Dois deles procuraram Conta-Gotas pra se queixar de que ainda não receberam seus direitos trabalhistas, apesar de os recursos financeiros terem sido depositados em juízo em novembro de 2011.
A GRANA --- Recursos a que se referem os ex-empregados são fruto da venda do imóvel onde o jornal funcionou por 104 anos. Ele foi arrematado, através de leilão, em agosto de 2011, pelo empresário uberlandense Carlos Sabbag, por R$ 1,7 milhão. Em edições anteriores, Conta-Gotas lembrou que o dinheiro tem direção certa: pagar os direitos dos que trabalhavam no jornal quando ele foi fechado.
AS PLANILHAS ---- Os ex-funcionários – cujos nomes serão omitidos por razões óbvias, dizem que protocolaram petição na Justiça, requerendo a liberação dos recursos, mas que não tiveram retorno. “Gostaríamos que os responsáveis pela elaboração das planilhas se sensibilizassem com nossa situação e entregassem logo, os levantamentos para a Justiça”, pedem eles.
O SOFRIMENTO
Os dois ex-empregados que conversaram com Conta-Gotas lembram que alguns companheiros tinham décadas de prestação de serviços ao jornal, e que, com o fechamento do veículo de comunicação em 2003, enfrentaram problemas financeiros sérios. “Ainda tem gente sofrendo as consequências do desemprego” – complementam.
A EXPECTATIVA ---- Vale ressaltar que o prédio – demolido recentemente, encontrava-se na lista dos bens imóveis inventariados de Uberaba, mas não chegou a ser tombado - o que não permitiria mudanças radicais na edificação, e poderia dificultar a venda. Com o leilão, os ex-empregados esperavam receber seus direitos rapidamente.
O COMPRADOR ----- Em entrevista exclusiva concedida a Conta-Gotas e divulgada na edição de 11 de maio, o dono do imóvel fez mistério sobre a destinação do prédio. Disse apenas que tem projetos importantes e que a fachada será preservada. Segundo ele, os projetos do novo prédio foram encomendados, e assim que estiverem prontos serão protocolados na Prefeitura de Uberaba.

DE ORELHA A ORELHA
Bem-humorado ao ponto de deixar a imprensa com a pulga atrás da orelha, o prefeito Anderson Adauto concedeu entrevista coletiva na tarde deste dia 16 de maio, quarta-feira. Em pauta, a intervenção no PMDB, aprovada dia 14 de maio pelo diretório estadual, com base em pedido assinado por dois membros do diretório municipal: o ex-presidente Marcelo Palmério e o secretário-geral, João Caldas.
SEM RECURSO ----O prefeito disse que vai aguardar o PMDB mineiro publicar o resultado oficial da intervenção, para só depois disso decidir se entra com recurso contra a medida. Ainda assim, foi bem claro: só vai recorrer se sentir que existe chance de ganhar.
XÔ, PIAU ---- Anderson Adauto garantiu que não vai sair do PMDB, mas disse que ainda não sabe se vai apoiar o futuro candidato a prefeito escolhido sob os olhares dos interventores - que serão designados pelo comando estadual nas próximas horas. O prefeito não tem dúvida porém, de que, se o candidato for o deputado federal Paulo Piau, necas de pitibiribas de apoio. Piau é apontado como o articulador do pedido de intervenção.

Rodrigo Mateus participou de entrevista
coletiva ao lado do prefeito de
Uberaba e disse que fica no PMDB
(Foto: Divulgação)
O DIA DO FICO
Além do prefeito, o secretário de Governo e pré-candidato Rodrigo Mateus também afirmou que não sai do PMDB. Acompanhando o padrinho político na coletiva desta quarta-feira, Rodrigo só deixou claro que não estará do mesmo lado do grupo da intervenção. E até arriscou uma previsão: que o PMDB vai fazer alianças retrógradas e totalmente contrárias aos avanços conquistados pelo partido até agora.
QUESTÃO DE LÓGICA ---- O que pegou nesta história de intervenção foi a constatação de que o diretório do PMDB/Uberaba é Anderson Adauto de mamando a caducando, e portanto, seu candidato seria aprovado sem mais nem menos. Com a intervenção a coisa pode complicar para Rodrigo Mateus, o que gerou especulações sobre uma provável desfiliação do PMDB.
E LÁ NA OPOSIÇÃO --- Tem muita gente que já foi aliada do deputado Paulo Piau tempos atrás e depois se tornou adversária política, agora falando em apoiar sua candidatura, caso ele seja o escolhido do PMDB. Com dois deputados federais - Marcos Montes, presidente do PSD/Uberaba, e Aelton Freitas, presidente do PR/Uberaba, à frente da aliança oposicionista (que envolve dez partidos), o grupo não descarta a possibilidade defendida por muitos.

MANDA QUEM PODE
E por falar no PR, o vereador Samuel Pereira deixou nesta quarta-feira a vice-liderança do prefeito Anderson Adauto na Câmara Municipal (lembrando que o líder é o peemedebista Cléber Humberto Ramos). Consta que Samuel foi "orientado" pela executiva do PR a largar de mão deste cargo, visto que a legenda agora está bandeada pra oposição. O prefeito ainda não indicou o substituto.

MISSÃO DUPLAMENTE ESPINHOSA
Agitada reunião do PMDB/MG, em BH, dia 14
(Foto: Divulgação)
Ao se reunir dia 14 de maio, segunda-feira, para julgar o pedido de intervenção no PMDB de Uberaba a comissão executiva estadual da legenda tinha outra pendenga à mesa de discussões: um pedido de dissolução do diretório municipal de Espinosa, pequena cidade com 31 mil habitantes e cerca de 25 mil eleitores, localizada no norte de Minas.
SEM PERDÃO ---- O pessoal de Uberaba que armou a barraca na sede do PMDB mineiro deve ter ficado de butuca logo de cara. No primeiro momento, a executiva estadual analisou e foi logo aprovando o pedido de dissolução do diretório de Espinosa. Por unanimidade.
A SEGUIR --- Veio então, o julgamento do pedido de Uberaba. O resultado os leitores de Conta-Gotas ficaram sabendo em primeira mão: dez a um pela intervenção. Detalhes: ao contrário de Espinosa, o pedido de Uberaba teve um voto contra, e mais: o diretório não será dissolvido.
INTERVENTORES --- Uma comissão integrada por cinco membros será designada pela executiva estadual, com o objetivo de acompanhar o processo eleitoral naquela cidade. A próxima reunião da executiva mineira está marcada para dia 21 de maio, segunda-feira, às 9h30.
-----------------------
Não estamos defendendo e muito menos beneficiando uma pessoa especificamente, mas sim, buscando uma maneira de apresentar o melhor quadro político para disputar as eleições do próximo ano”.

_Declaração feita pelo presidente do PMDB/MG, deputado federal Antônio Andrade, assim que saiu o resultado de Uberaba
 -----------------------------
Wellington Salgado
(Foto: Divulgação)
PAPAGAIOS DE PIRATA --- Sem cargos na executiva estadual e portanto sem direito a voto, os ex-senadores Wellington Salgado e Ronan Tito marcaram presença na reunião de 14 de maio. Levando em conta que as ligações geográficas de ambos têm tudo a ver com o Triângulo Mineiro – especialmente com Uberlândia, e nada a ver com o norte de Minas, supõe-se que a curiosidade era com o caso de Uberaba
 ------------------------
O PMDB de Uberaba segue firme e agora mais centrado no objetivo plural: vencer as eleições 2012!  Vamos juntos, aglutinando forças, lideranças; para mantermos Uberaba no eixo desenvolvimentista, de uma cidade para todos; com muitas oportunidades e prosperidade!
_ Texto postado no Facebook do PMDB de Uberaba, tão confuso quanto o clima no partido
 ----------------------------
GARIMPANDO ARTISTAS --- Cinco escolas públicas de Uberaba manterão até novembro de 2012 pólos culturais com cursos de dança e folclore, teatro, artesanato e reciclagem, cultura digital e de culinária. Serão atendidas cerca de 250 crianças voluntárias - de 10 a 14 anos, que terão aulas em período diferente ao do currículo regular. O objetivo do projeto Pátria Rimada Brasil é estimular a formação de grupos artísticos no município.
O PROJETO --- O diretor de Relações Institucionais da Fundação Cultural, Wellington Cornélio Félix, detalha que o projeto é coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba - que cuida da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação - que administra o aspecto pedagógico, enquanto o Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista com o conjunto Morada do Sol, gerencia o programa.
AS ESCOLAS --- Estão participando do projeto as escolas municipais Professor José Macciotti (bairro de Lourdes); Santa Maria (bairro Santa Maria); Professor Anísio Teixeira (bairro Boa Vista); Reis Júnior (bairro Jardim Espírito Santo); colégio Leandro Antônio de Vito (bairro Vila Arquelau). E ainda: o Centro Municipal de Educação Avançada Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu (bairro Boa Vista), e o Centro de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau (na Univerdecidade).
AS BASES ---- O curso de dança, ministrado pelas professoras Andréa Borges Gaia e Mariana Queiroz Silva, é oferecido nas escolas Anísio Teixeira e Leandro de Vito. Curso de teatro, dirigido pelo artista Emílio Rogê, acontece nas escolas Santa Maria e Reis Júnior. A professora Beatriz Auxiliadora coordena o curso de artesanato, desenvolvido na escola José Macciotti e no CEA-Univerdecidade.
----- E OS PROFESSORES
O Circo do Povo sedia aulas de percussão, dirigidas por Elvis Levi Pereira, além de dança, teatro e artesanato. A atividade de arte culinária, ministrada por Mary Carvalho Ribeiro, é aberta a pais de alunos e outros interessados, e acontece na escola Santa Maria e no Circo. A Cultura Digital é abordada pelo professor Thomas Bessa Ferreira no Cemea-Boa Vista, que recebe também os cursos de dança e de culinária.

 --------------------------- ---------------------------
ATÉ DEBAIXO D´ÁGUA
Companheiro que é companheiro não foge à luta. Pois não é que, para surpresa geral e irrestrita, o PT de Uberaba divulgou nota oficial repudiando a intervenção no PMDB? Assinada pelo presidente Waldemar Pamplona, a extensa nota se solidariza publicamente “com os companheiros membros do Diretório Municipal do PMDB de Uberaba com relação ao ato de violência política cuja decisão foi tomada (...) em Belo Horizonte”.
Estou impressionado”.
_ Desabafo do secretário-geral do PMDB de Uberaba, João Caldas, um dos autores do pedido de intervenção na legenda, reagindo ao manifesto do PT de Uberaba, no Facebook

Peraí... deixa eu ver se eu entendi: O PT de Uberaba manifesta sua posição contrária ao ato do PMDB estadual? E, desde quando terceiros devem opinar em assuntos internos de outro partido???
_ Desabafo de um peemedebista morador em Belo Horizonte, Vander Hugo, também comentando o manifesto do PT, no Facebook

 “Intervenção é sempre uma medida drástica e antidemocrática. (...) Nosso partido se posicionou politicamente contra uma medida POLÍTICA de um partido ao qual estamos aliados desde 2000. E mais, particularmente vejo com muitas ressalvas o candidato a ser lançado pela comissão interventora (Código Florestal.... etc)”.
_ Justificativa do petista Ney Corrêa Filho, no Facebook, aproveitando para cutucar o deputado federal Paulo Piau, autor do relatório do Código Florestal, e apontado como pivô da intervenção no PMDB de Uberaba
 ------------------------------
CADA UM COM A SUA
João Franco X Luiz Dutra
(Fotos: Divulgação)
Enquanto isso, o PDT de Uberaba continua mais quente do que fervente. Os dois combatentes pelo comando da legenda anunciam a criação e encaminhamento de comissões executivas provisórias distintas para serem publicadas, e portanto, para serem oficializadas na Justiça Eleitoral. O presidente da Câmara, Luiz Dutra, garante que a comissão presidida por ele é favas contadas. Mas o pré-candidato a prefeito João Franco assegura que não está fora do páreo. PDT/Uberaba está sem comando desde 14 de abril, e pra piorar a situação, o PDT estadual – que designa as comissões municipais, também está sem comando oficial.

POMPA E CIRCUNSTÂNCIA
Edição anterior do Uniube Aberta
(Foto: Divulgação)
Universidade de Uberaba – Uniube, ajeita os últimos detalhes para recepcionar alunos do ensino médio – especialmente do terceiro ano, de escolas públicas e privadas, além dos pais, familiares e professores interessados em conhecer os cursos oferecidos pelos vestibulares da instituição. Uniube Aberta - a feira de profissões, acontece neste dia 19 de maio, sábado, das 9h às 17h, no campus 2/Aeroporto.
AGRADOS ---- Haverá sorteio de quatro notebooks - com o patrocínio da empresa de crédito universitário, Pravaler, além de gratuidade para inscrições PIAS e Vestibulares, desde que seja validada no dia do Uniube Aberta. A pré-inscrição gratuita pode ser realizada no site http://www.uniube.br/eventos/aberta/, mas a validação tem de ser feita pessoalmente, com apresentação de um documento com foto e CPF próprio. A gratuidade só não contempla as inscrições para o vestibular de Medicina.

COMPETÊNCIA
Enquanto isso a colega jornalista Daniela Brito – repórter no Jornal da Manhã, se encontra na capital paulista participando de treinamento na Folha de S.Paulo. Ela será colaboradora de Uberaba para o noticiário do maior jornal impresso do Brasil. Daniela foi aprovada em concurso promovido pelo jornal para selecionar 33 colaboradores para o país inteiro. Trata-se do Projeto Folha pelo País.
----------------------------

Prefeito Anderson Adauto acompanha a juíza diretora
do Fórum, Régia Ferreira, às obras da nova sede
da Justiça em Uberaba
(Foto: Divulgação)
A convite da dra. Régia Ferreira de Lima, diretora do Fórum, acabo de retornar de uma visita à obra da nova sede da Justiça, onde fui recebido pela equipe de engenharia e arquitetura do Tribunal de Justiça e da empresa Engefort, responsável pela construção. Fiquei impressionado com a eficiência e agilidade da obra, que tem previsão de inauguração no dia 21 de setembro. Para vocês terem uma ideia da grandiosidade do prédio, a capacidade será para até 30 Varas, sendo que hoje Uberaba possui 19 Varas...E só para lembrar, a área do novo Fórum foi doada pela Prefeitura, que também foi a responsável pelo serviço de terraplanagem”.
Prefeito Anderson Adauto, expondo sua empolgação no mural do Facebook, neste dia 16 de maio, quarta-feira
 --------------------------

PARTICIPAÇÃO POPULAR
E a Câmara Municipal publicou a resolução aprovada em plenário, dias atrás, criando a Comissão Permanente de Participação Popular. Com ela, somam 18 comissões permanentes. A Comissão Permanente de Participação Popular será composta por um representante damesa diretora; um representante da Comissão de Justiça e Redação e um representante escolhido por votação nominal entre os demais vereadores, além de um suplente. Compete à nova comissão receber, analisar e formalizar proposição sugerida por entidade associativa da sociedade civil.

Edição anterior do casamento comunitário de Uberaba     (Foto: Enerson Cleiton)
O AMOR É LINDO
Cartórios de Registro Civil publicaram na nova edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, a relação dos casais que apresentaram documentos corretamente e estão aptos ao casamento comunitário que a Prefeitura de Uberaba realiza dia 14 de junho, a partir das 19h, no Cine Teatro Vera Cruz. Mais de 100 casais de inscreveram.  O evento entra agora, na fase da avaliação pública. Diz o texto: “Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavra o presente para ser fixado em cartório e publicado pela imprensa”.
 ------------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
IMAGENS LIVRES



INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Banco do Brasil e Banco de Crédito Real de MG 
Fotógrafo: Desconhecido 
Data: Década de 1920 
Objeto: Agências do Banco de Crédito Real de Minas Gerais (vizinho à direita da Confeitaria) e do Banco do Brasil (prédio vizinho à direita do Banco de Crédito Real).
Endereço: Rua Artur Machado, trecho entre a avenida Leopoldino de Oliveira e a praça Rui Barbosa.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba 


Banco do Brasil
Fotógrafo: J. Schroden Jr.
Data: Década de 1950 
Objeto: Agência do Banco do Brasil
Endereço: Avenida Leopoldino de Oliveira, trecho entre a rua Artur Machado e a rua Major Eustáquio
Fonte: Arquivo Público de Uberaba 


VISTA AÉREA
Centro da Cidade
Fotógrafo: Marcellino Guimarães
Data: Década de 1930
Objeto: Vista aérea do centro da cidade.
Destaque: Praça Rui Barbosa
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
http://www.uberaba.com.br


TANCREDO NA EXPOZEBU 1962
(Tempos de 1º ministro)
Primeiro-ministro Tancredo Neves é cumprimentado pelo governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, após discurso
Acervo: Arquivo Público Mineiro
Fonte: Fundação Presidente Tancredo Neves


Primeiro-ministro Tancredo Neves, ao lado do presidente João Goulart
Acervo: Fundação Presidente Tancredo Neves
Fonte: Fundação Presidente Tancredo Neves


Primeiro-ministro Tancredo Neves junto com o presidente João Goulart
Foto: José Góes
Fonte: Fundação Presidente Tancredo Neves


  
ÁRVORE DA AMIZADE
Presidente do Rotary Clube Uberaba, José Mendonça, na cerimônia do plantio da “árvore da amizade”, na praça Dom Eduardo, oferecida pelo Rotary Clube de Uberlândia
Fotógrafo: Desconhecido
Data: 27 de julho de 1939
Acervo: José Mendonça


MODERNIZAÇÃO
Instalação dos serviços automáticos na empresa Telefônica de Uberaba Ltda, na rua Governador Valadares
Fotografo:  J. Schroden Jr.
Data: 30 de outubro de 1941
Acervo: José Mendonça


CONGRESSO JURÍDICO
1º Congresso Jurídico do Triângulo Mineiro, realizado em Uberaba de 28 a 31 de outubro de 1956. Confraternização na chácara de Torres Homem Rodrigues da Cunha.
Fotógrafo: Desconhecido
Acervo: José Mendonça


ANIVERSÁRIO
Almoço oferecido pela direção do jornal Lavoura e Comércio, na comemoração do 59º aniversário do jornal
Fotógrafo: Prieto
Data: 6 de julho de 1958
Acervo: José Mendonça
http://www.josemendonca.com.br
----------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário