23 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

Reconhecimento
ENTREGADOR DO MERCADO RECEBE MEDALHA
Câmara Municipal homenageou 15 personalidades neste dia 23 de maio, quarta-feira, com a Medalha Major Eustáquio – a principal honraria concedida pelo Poder Legislativo de Uberaba. Solenidade aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura.
Entre os homenageados estão o novo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, e o entregador Benedito Sebastião de Souza Coelho – o Pelé, que há décadas trabalha no Mercado Municipal. Homenagem de dom Paulo é de autoria do vereador Almir Silva, e no caso de Pelé tem a assinatura de todos os vereadores.
HOMENAGENS ---- Receberam também, a Medalha Major Eustáquio, Murilo Ferreira (proposta do vereador João Gilberto Ripposati); Antônio Carlos da Silva (vereador Itamar Ribeiro de Rezende); Daniel Gonçalves Pereira Júnior (vereador Francisco de Assis); Denise Malvina Dias Monteiro (de Marcelo Machado Borges); Esther Luisa Hercos Fatureto (de Lourival dos Santos); João Gilberto Bento (de Tony Carlos); Coronel PM Laércio Dos Reis Gomes (de Luiz Dutra); Marilda Arantes Loureiro (de José Severino Rosa); Mário José Caetano Afonso (de Carlos Godoy); Marta Beatriz Queiroz Fabre (de Jorge Ferreira); Matusalém José Alves (de Cléber Humberto Ramos); Robert Carlos Lyra (de Samuel Pereira); Rosemar Rocha (proposta do vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende).

SUPRA EVENTO
Com o apoio de dezenas de defensores dos animais e simpatizantes do trabalho social realizado pela Sociedade Uberabense de Proteção ao Animal – Supra, vem aí um megaevento para ajudar a entidade. O bingo acontece neste dia 26 de maio, sábado, na sede da Unidade de Atenção ao Idoso – UAI, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.254, a partir das 18h. Convite a R$ 10, com direito a shows, inclusive.
COLABORAÇÃO ---- Além disso, os organizadores do evento ainda estão precisando de prendas. E também de ingredientes para uma galinhada que será comercializada durante o bingo (arroz, frango, alho e cebola, tomate), e pratos e colheres descartáveis.
Contatos: Denise, pelos telefones 3316-4445/8839-1377 ou Karina Martins, pelo telefone 9105-1067.
SUPRA----- Gerenciada pela batalhadora Denise Max, a Supra abriga atualmente cerca de 300 animais - todos retirados das ruas em condições trágicas, abandonados ou atropelados, maltratados e doentes. Muitos são animais velhos, sem chances de serem adotados, e alguns têm sequelas como cegueira, mutilações, doenças crônicas etc.


CONTATOS IMEDIATOS
(DE 3º GRAU) 
Feira de profissões da Uniube foi um sucesso
(Foto: Rose Dutra)
Uniube Aberta bombou no fim de semana. Em todos os sentidos. Seja no número de adolescentes e familiares que baixaram por lá, para conhecer os cursos oferecidos pela instituição, seja nas inscrições para o vestibular. Reitor Marcelo Palmério - acompanhado do diretor de Comunicação e Marketing, Ricardo Saud, não arredou pé da agitação no campus.
SUCESSO ---- Vale lembrar que entre os agrados relacionados ao Uniube Aberta, a escola ofereceu inscrições gratuitas, desde que fossem validadas durante o evento. De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade de Uberaba, mais de 90% das pré-inscrições feitas pelo site foram validadas pessoalmente durante a feira de profissões.
SORTEIOS ---- Outro agrado que animou os adolescentes foi o sorteio de quatro notebooks, patrocinados pela empresa de crédito universitário, Pravaler. Os sortudos da ora foram: Fabíola Nogueira Leal, da Escola Municipal São Miguel, de Nova Ponte; Isadora Cristina Ferreira Rosa, da Escola Estadual Lauriston Souza, de Frutal; Maria Luiza Trindade Moraes, do Sesi, de Ituiutaba, e Rúbia Marina Alves Ribeiro, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.

E A SAÚDE, Ó!
Saúde pública no Brasil anda tão “doente” que virou tema de abaixo-assinado. Neste dia 23 de maio, quarta-feira, parte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fez voo rasante em Uberaba para coletar assinaturas da população em campanha que defende mais recursos para o setor. Evento principal aconteceu  no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg.
PROJETO DE LEI
A Caravana da Saúde – como está sendo chamada a mobilização da Assembleia, está coletando assinaturas para apresentar, à Câmara dos Deputados, um projeto de lei de iniciativa popular que determina a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. Em Uberaba, foram coletadas cerca de 150, neste 23 de maio.
TEXTO ANTERIOR ---- O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) – presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, explica que a regulamentação da Emenda Constitucional 29, sancionada em janeiro passado, obriga os Estados a investirem 12% de suas receitas na saúde, e os municípios, 15%. E mais: que o mínimo de 10%, previsto para a União, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Nossa campanha quer recompor o texto original”, defende Mosconi.

COMPROMISSO PESO PESADO ----- Presidente da poderosíssima Vale – que, por sinal, é uberabense, garante que vai apoiar sua cidade natal na busca de novas empresas nacionais e estrangeiras. Murilo Ferreira fez o compromisso neste dia 22 de maio, terça-feira, na sede da Vale, no Rio de Janeiro, a um grupo de conterrâneos. É sempre bom lembrar que Murilo Ferreira comanda a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo.
PRATA DA CASA --- Entre os uberabenses que se sentaram à mesa e ouviram a boa notícia estavam o prefeito Anderson Adauto (PMDB); o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Dutra (PDT); o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, Carlos Assis; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba -Aciu, Manoel Rodrigues Neto, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba - CDL, Fúlvio Ferreira.
PORTA-VOZ --- Pra não dizer que a coisa ia ficar só na conversa, Murilo Ferreira tratou de designar o diretor da área internacional da Vale, Rafael Denke, para fazer os contatos entre a Prefeitura de Uberaba e empresas interessadas em investir no país. No centro das argumentações está a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação – ZPE, em Uberaba.
Murilo Ferreira - centro, promete apoio às causas de Uberaba   (Foto: Divulgação)
 --------------------------
Me tenham como um garoto-propaganda da cidade, para que possamos atrair investimentos em favor de nossa gente”.
_ Murilo Ferreira, presidente da Vale, durante encontro com os uberabenses 
 -----------------------
REVELAÇÕES ---- Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, já anunciou o primeiro resultado prático do encontro. Disse que, entre os dias 25 de junho e 10 de julho, a Prefeitura de Uberaba e a Vale vão receber uma missão chinesa, formada por onze técnicos, para análise da viabilidade técnico-financeira do projeto de uma fábrica de cimento.

CINE CULTURA/DEBATE
Realização: 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil
Local: Sede da OAB/Uberaba
Endereço: Rua Lauro Borges, 82 – Centro
Data: 2 de junho de 2012, sábado
Horário: 19h30
Filme: Amor por Contrato
Titulo Original: The Joneses
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Derrick Borte
Roteiro: Derrick Borte e Randy T. Dinzler
Distribuidora: Califórnia Filmes
Ano: 2009
Enredo: O filme mostra uma família aparentemente perfeita, que se muda para um novo bairro e imediatamente passa a ser o centro das atenções, sempre pelos melhores motivos. Mas por trás desta perfeição esconde-se um segredo. A família perfeita, na verdade, é uma farsa, parte de uma campanha de marketing que pretende vender diversos produtos luxuosos a famílias de todo o mundo. Duchovny é o pai e Demmi Moore é a mãe que, entretanto, começa a apaixonar-se pelo marido falso.
Moderador: Filipo Maluf Carotenuto - Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Uberaba – Uniube. Estudou e trabalhou na Academia Internacional de Cinema em São Paulo. Atua como diretor de vídeo para EaD e desenvolve paralelamente produções cinematográficas. Trabalhou em mais de 20 produções, incluindo o longa-metragem Depois de Nós. Coordenador e professor do curso de cinema do Pontão de Cultura do Triângulo.
Organização: André Luís Oliveira e Maria dos Anjos Pereira Rodrigues
Apoios: AGB/Uberaba; Centro Cultural da UFTM; Instituto Triangulino de Cultura; Fazu;
Sociedade Salamandra

Paulo Mesquita
(Foto: Divulgação)
VICE NO ESTALEIRO
Pedras no rim colocaram o médico e vice-prefeito Paulo Mesquita (PR) no estaleiro. Após vários anos sem crises de cólica renal, ele sentiu que as pedras “voltaram”, e mais do que isso, chegou a imaginar que teria que se submeter a uma cirurgia mais agressiva. Por enquanto, porém, bastou a retirada dos cálculos renais. Mas, por ordens médicas, está de repouso absoluto.
A ENCRENCA --- Os próprios especialistas reconhecem que a cólica renal “é uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem), uma das mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (cálculos renais)”. A pedra – segundo a medicina, causa obstrução da urina que vem do rim, dilatando-o. Essa dilatação renal é a fonte da dor. Ainda de acordo com as várias orientações sobre o assunto, a existência de pedra nos rins é conhecida desde os tempos de Hipócrates, o pai da medicina.

O PROTAGONISTA
O jovem Mark Zuckerberg, 28 anos de idade, protagonizou nos últimos dias dois novos eventos: casou-se com a recém-formada em medicina, Priscilla Chan, numa solenidade-surpresa, e estreou na bolsa de valores com ações da sua empresa, que vem a ser a maior rede social do planeta – o Facebook.
OS ENREDOS ---- Sobre o casamento, como era de se imaginar, os principais comentários giram em torno da fortuna que a senhora Mark Zuckerberg passa a ter direito. O marido, afinal, é dono de nada menos do que 17,3 bilhões de dólares. Isso, depois da entrada na bolsa, já que, no segundo dia, perdeu 1,7 bilhão de dólares. Claro que a perda se tornou no tema principal da área econômica no mundo todo.

Priscilla Chan e Mark Zuckerberg em foto postada no perfil do fundador do Facebook
FATOS CURIOSOS ----- Edição do jornal Folha de S.Paulo de 22 de maio enumera sete fatos curiosos sobre a rede social de Mark Zuckerberg.
NÚMERO 1
O Facebook.com é a principal rede social nos mercados EUA, Canadá, Reino Unido, Brasil, França, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura.
RANKING
O Facebook é o site mais acessado nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapure. Está em segundo lugar no ranking do Reino Unido, Brasil, França e Austrália. A rede tornou-se o n° 1 no ranking dos sites mais acessados nos EUA em 9 de março de 2010. No Brasil, o Facebook foi o site com maior participação em visitas pela primeira vez no dia 1º de abril de 2012, com 10,52% das visitas neste dia, mas fechou o mês de abril na 2ª posição (9,76%).
VISITAS
Nos Estados Unidos, o Facebook recebeu 9% de todas as visitas da internet em abril de 2012. No Brasil, 9,76%. O Facebook recebeu 27,08% de visitas no Brasil em abril de 2012. Nos Estados Unidos, foram mais de 400 bilhões de visitas do início do ano até agora.
GIGANTE
1 em cada 5 páginas vistas nos Estados Unidos foi o Facebook. No Brasil, no mês de abril, 1 em 4 quatro páginas vistas pelo usuário de internet pertenciam à rede social (27,08%).
TEMPO GASTO NA REDE
O tempo médio de visitas no Facebook é 20 minutos nos EUA. Em abril de 2012, o Facebook teve 24 minutos e 23 segundos de tempo médio de visitas no Brasil.
NO TOPO DAS BUSCAS
O termo 'facebook' é o mais buscado nos EUA e tem sido nos últimos três anos, desde a semana terminada em 18 de julho de 2009. No Brasil, o termo 'facebook' foi o termo mais buscado do ano em 2011. Termos relacionados ao Facebook foram 4 das 10 buscas mais realizadas nos EUA nas 4 semanas terminadas em 12 de maio de 2012. No Brasil, 2 das top 10 buscas no mesmo período foram relacionadas ao termo.
SP E RJ
No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro somados corresponderam a 50,11% das visitas no período de 12 semanas terminadas em 12 de maio de 2012. A região Sudeste teve 59,04% das visitas à rede social, seguida de Sul (17,18%), Nordeste (11,95%), Centro Oeste (8,08%) e Norte (3,75%) no mesmo período. Nos EUA, 10 estados são responsáveis por 52% das visitas ao Facebook --Califórnia, Texas, Nova York, Flórida, Illinois, Pensilvania, Ohio, Michigan, Georgia e Carolina do Norte --baseado na média do início do ano até agora.

VACINAÇÃO
(Reta final)
Campanha de vacinação contra a gripe sazonal e a H1N1 (também conhecida por gripe suína ou influenza) termina dia 25 de maio, sexta-feira, e muita gente ainda não providenciou a imunização. Vale lembrar que as equipes da Saúde estão vacinando em domicílio as pessoas que se encontram acamadas. O atendimento pode ser solicitado pelo telefone da Central de Vacinas: 3322-7822. Para informações sobre a unidade mais próxima da residência, a pessoa pode ligar para o telefone 3331-2711 ou 3331-2747.

João Franco vence o round
(Foto: Divulgação)
A PELEJA PEDETISTA ---- Peleja interna no PDT/Uberaba ganha novos contornos, com a designação da Comissão Executiva Municipal de Uberaba - publicada no site da Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, 24 de maio. O round foi vencido pelo economista e ex-secretário João Franco, que era vice-presidente da comissão anterior, quando esta encerrou a validade em 14 de abril de 2012.
ESPERADO --- A designação de uma comissão era esperada desde 22 de maio, quando aconteceu a oficialização da Comissão Executiva Estadual, que também estava "vencida". Com a recondução do presidente Mário Lúcio Heringer - e validade até 26 de outubro de 2012, e portanto, dois dias antes das eleições do segundo turno, a executiva estadual pode agora, cuidar das municipais. 
RESPINGOS ---- A pendenga pedetista de Uberaba chegou a tal ponto que envolveu a executiva estadual e deputados da legenda majoritários na região. João Franco, que é pré-candidato nas eleições de 2012, disputava o comando da executiva de Uberaba com o presidente da Câmara, Luiz Dutra, que chegou a anunciar que seria o novo presidente, e até realizou encontros com outras lideranças para conversar sobre a participação pedetista no processo de 2012.
TODO PODER ---- Levando em conta que é praxe, na legenda, deixar para o deputado majoritário a indicações dos presidentes municipais, esperava-se a nomeação de João Franco, já que o deputado estadual Washington Rodrigues – o Sargento Rodrigues, recebeu 1.449 votos de uberabenses, enquanto o segundo colocado, o deputado federal José Silva teve 960 votos nas eleições de 2010 em Uberaba. José Silva tem ligações próximas com Luiz Dutra, enquanto Rodrigues é aliado de João Franco.
FORÇA POPULAR ---- O PDT é o quarto colocado em número de filiados em Uberaba. De acordo com as últimas estatísticas da Justiça Eleitoral – relativa a abril de 2012, o PDT tem 1.913 filiados, atrás apenas do PP (2.301); PMDB (3.037); DEM (4.932).

1º ENCONTRO ---- E já nesta sexta-feira, 25 de maio, João Franco tem a primeira reunião, em Belo Horizonte, para articular a participação do PDT nas eleições municipais deste ano. O novo comando estadual vai reunir os dirigentes municipais para "ditar" as regras, e estas - segundo as más línguas, podem ser contrárias à movimentação pedetista até agora, em Uberaba. O PT, que tem o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão de pré-candidato a prefeito, está de olho numa aliança com o PDT.
O GRUPO DOS 10 ---- Vale lembrar que o próprio João Franco vinha conversando animadamente com o G10 - grupo liderado pelo deputado federal e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes, e que atua na oposição ao atual governo municipal de Uberaba. Além do PSD, outros nove partidos integram o grupo, entre eles, o PDT - que pode estar bandeando para o PT de Adelmo.

OLHO GRANDE ---- Por sinal, o PT de Uberaba não está brincando em serviço. O partido quer - porque quer, conquistar a filiação da principal liderança da cidade. Derrotado pela intervenção no seu partido, o PMDB, o prefeito Anderson Adauto é o alvo dos petistas. Anderson já anunciou que não vai apoiar candidatura definida pelos interventores, e portanto, o apoio ao PT não seria surpresa, já que suas relações com a legenda de Adelmo são muito próximas. Pra lembrar: ele foi, inclusive, ministro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o eterno presidente de honra do PT.
Antônio Andrade

COMPLICAÇÕES----- E falando em PMDB, vale lembrar que até a manhã deste 24 de maio, a executiva estadual não tinha designado a comissão interventora que vai substituir o diretório municipal de Uberaba durante o processo eleitoral de 2012. Consta que não está sendo nada fácil chegar a um denominador comum sobre os cinco nomes, e já se fala até, em o próprio presidente estadual, deputado federal Antônio Andrade , assumir o comando da interventora. Tudo pra executiva estadual amenizar o vexame de ter aprovado a intervenção e agora estar num mato sem cachorro...

ARTICULAÇÕES INTERNAS ---- A partir de 26 de maio, sábado, os pré-candidatos às eleições de 2012 estarão liberados para fazerem campanha e propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome. De acordo com a legislação eleitoral, eles só não podem usar o rádio, televisão e outdoor para tentarem conquistar o apoio interno de seus respectivos partidos.
ENTREVISTAS SEM PEDIDO DE VOTO ---- Ainda a partir desta data não será considerada propaganda eleitoral antecipada a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico.
ENCONTROS ---- Também não será propaganda antecipada a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governos ou alianças partidárias visando às eleições.

-------------------------

As praças mudam de cara, mas continuam
sendo um atrativo para crianças e
adultos. Imagem mostra crianças usando
os equipamentos de ginástica na
praça Pôr-do Sol em 2012

CURIOSIDADE HISTÓRICA
AS PRAÇAS
(Elas nunca saem de moda)
Hoje, elas são conhecidas por praças da Igreja de Santa Rita, do Grupo Brasil, do Correio, da Concha Acústica, em alusão a edificações que se tornaram populares ao longo dos anos. 
Porém, já tiveram nomes tipo Largo da Piedade, Largo do Pascoal, das Orquídeas, dos Namorados, e teve até a praça que mudou de nome, mas voltou à denominação anterior por decisão da Câmara Municipal. 
E houve a praça que só foi viabilizada graças à derrubada de uma gameleira centenária. Atualmente, a ideia provocaria um barulho humano sem precedentes, e é provável que jamais se concretizasse. Para compensar, o local ganhou, anos depois, um instrumento cultural.

Praça Comendador Quintino/Praça do Grupo Brasil  
HISTÓRICO
_Antigamente, o local da praça e suas adjacências eram conhecidos por Morro Plano; Alto das Cavalhadas – porque se praticava cavalhadas no lugar; Alto do Rosário.
O primeiro a construir casa nessa praça foi Pascoal Toti, em 1881, na esquina oriental da avenida João Pessoa – atual avenida Presidente Vargas, onde fundou tempos depois, a primeira fábrica de cerveja de Uberaba.
A praça, primitivamente, se chamou Largo da Piedade, porque os respectivos habitantes pretendiam erguer uma igrejinha em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. Mas, o nome se perdeu, surgindo o Largo do Pascoal, que se conservou durante muitos anos, até que, em 1894 mudou para Comendador Quintino.
Fonte: Pontes, 1978, p. 282

_Em 1929, a Câmara Municipal aboliu referido nome Praça Comendador Quintino, e denominou de Praça Doutor Olavo Rodrigues da Cunha.
Mas, a Portaria nº 69, de 25 de outubro de 1930, retomou o nome anterior.
Hoje, ela é popularmente conhecida como Praça do Grupo Brasil.
Foi totalmente descaracterizada, perdeu o coreto e as árvores decoradas.
No centro da praça, na década de 1960, foi erguido o “altar da Pátria” e plantadas árvores do cerrado, como os ipês amarelos.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba

Quem foi Comendador Quintino
_João Quintino Teixeira nasceu em Tamanduá (Itapecerica) MG, em 1817, e faleceu em 1865. Era filho de Teixeira Alves e Francisca da Silva Oliveira.
Casou-se com Carolina Eulalia de Oliveira com quem teve 10 filhos.
Seu pai foi o introdutor da primeira leva de gado bovino em Uberaba e o aposseante das fazendas 'Badajós', 'Velha' e 'Santa Gertrudes', possibilitando ao seu filho João Quintino ampliar suas atividades agropastoris na Fazenda Santa Gertrudes.
Possuía razoável instrução e conhecimentos literários que puderam ser observados pelo naturalista francês Saint-Hilaire que se hopedou na fazenda de seu avô materno em Tamanduá, por ocasião de sua viagem à Província de Minas Gerais.
Foi um dos chefes políticos uberabenses do Partido Conservador de maior prestígio durante o Império. Ocupou cargos de Juiz Municipal Suplente, em diversos quatriênios, de Delegado de Polícia e Presidente da Câmara Municipal diversas vezes.
Foi Deputado Provincial em duas legislaturas e em 1857 foi nomeado Coronel Comandante Superior do 32° Batalhão de Guardas Nacionais da circunscrição, composta dos municípios de Uberaba e Prata.
Foi agraciado pelo Imperador D. Pedro II pelo seus serviços prestados à comunidade, com a Comenda de Cavalheiro da Ordem de Cristo.
Fonte: Rezende, 1999
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 51, 2001
PONTES, Hildebrando. História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1978
(Obs: O historiador Hildebrando de Araújo Pontes viveu no período de 1879 a 1940) 
REZENDE, Eliane Mendonça Marquez - Jornal “Lavoura e Comércio”, Uberaba (MG), 18/05/1999


Nome Atual: Praça Comendador Quintino/Praça do Grupo Brasil
Nomes Anteriores: Largo da Piedade, Largo do Pascoal (entre outros)
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1917
Fotógrafo: Desconhecido
Acervo: Arquivo Público de Uberaba 


Nome Atual: Praça Comendador Quintino/Praça do Grupo Brasil
Nomes Anteriores: Largo da Piedade, Largo do Pascoal (entre outros)
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1920
Fotógrafo: Desconhecido
Acervo: Arquivo Público de Uberaba 

Praça Afonso Pena/Praça da Concha Acústica
HISTÓRICO
_Começa na rua Artur Machado e termina, em cima, à direita, onde inicia a rua Bernardo Guimarães e, à esquerda, no princípio, na rua Marquês do Paraná.
Foi aberta em 1889, quando a rua do Comércio, atual rua Artur Machado, se prolongou da rua Padre Zeferino até à Estação da Mogiana.
Ganhou, nesse tempo, o nome de Praça Doutor Crispiniano Tavares, que, em 1900, mudou para Praça da República.
Em 1908 passou a chamar-se Rui Barbosa.
Neste ano foi magnificamente ajardinada, tendo ao centro uma gameleira secular.
Fonte: Pontes, 1978, p.277-278 

_A Câmara Municipal, modificando a nomenclatura de alguns logradouros públicos, em 1916, denominou-a de Praça Afonso Pena. 
A praça é conhecida popularmente de Praça da Concha Acústica, por ter sido construído, em seu centro, um palco, em forma de uma concha, para que as apresentações musicais tivessem uma acústica melhor.
Foi inaugurada em 2 de abril de 1971.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2001

Quem foi Afonso Pena
_Afonso Pena nasceu em Santa Bárbara (MG).
Elegeu-se deputado provincial pelo Partido Liberal em 1874, e foi reeleito três vezes.
Em 1882, foi ministro da Guerra e da Agricultura.
No ano seguinte, assumiu o Ministério do Interior e, em 1885, o da Justiça.
Depois de proclamada a República, integrou a Assembléia Constituinte de Minas Gerais, chegando à presidência da Província, período no qual Ouro Preto deixou de ser capital e Belo Horizonte foi construída para esse fim.
Presidiu o Banco do Brasil, foi senador por Minas Gerais, vice-presidente da República (1902 a 1906) e presidente da República (1906 a 1909).
Faleceu, em 1909, no Palácio do Catete (RJ).
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2008
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 49, 2001.
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Jornal da Manhã. Uberaba (MG), 18/05/2008.
PONTES, Hildebrando. História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. Academina de Letras do Triângulo Mineiro, 1978.


Nome Atual: Praça Afonso Pena/Praça da Concha Acústica
Nome Anterior: Praça Afonso Pena
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1929
Destaque: Famosa gameleira, derrubada para construção da nova praça
Fotógrafo: Desconhecido
Autor Restauração: Paulo Lemos
Acervo: Arquivo Público de Uberaba


Nome Atual: Praça Afonso Pena/Praça da Concha Acústica
Nome Anterior: Praça Afonso Pena
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1970
Destaque: Concha acústica
Fotógrafo: Desconhecido 
Acervo: Arquivo Público de Uberaba

Praça Henrique Krüger/Praça do Correio 
HISTÓRICO
_A história conta que o espaço onde, atualmente se localiza a Praça Henrique Krüger era destinado à instalação dos circos que vinham se apresentar na cidade.
Posteriormente, transformou-se em Praça das Orquídeas e Praça dos Namorados.
A partir de 1950, a praça foi remodelada e ampliada.
Em 1944, lançou-se a pedra fundamental da construção do novo prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, instalado anteriormente na rua Artur Machado.
A construção iniciou-se em 1949 e, em 1950, o prefeito Boulanger Pucci presidiu a cerimônia na qual o busto de Henrique Krüger foi inaugurado, passando a praça a se chamar Praça Henrique Krüger.
No ano de 1955, inaugurou-se o novo prédio dos Correios.
No entorno da praça, havia o edifício Delta, cuja construção continha até um abrigo antiaéreo.
A partir de suas fundações, ergueu-se o edifício Abadia Salomão.
O atual edifício Evereste, na década de 60, era conhecido como prédio da Equitativa.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2008

Quem foi Henrique Krüger_Henrique Von Krüger Schroeder nasceu em 15 de novembro de 1894, em Resende (RJ).
Era filho de Emilio Schroeder e Maria Carolina Kruger Schroeder.
Formou-se em Farmácia na década de 1920 e em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Niterói, em 1934.
Casou-se com Maria Carolina Von Krüger Schroeder.
Elegeu-se vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e assumiu a presidência da Câmara de Uberaba, na gestão de 1947 a 1950.
Como espírita foi presidente do Centro Espírita de Uberaba.
Participou ativamente do Ponto Bezerra de Menezes, entidade que originou o Sanatório Espírita de Uberaba.
Como presidente do Centro Espírita de Uberaba, lançou a pedra fundamental do edifício do Sanatório em 6 de janeiro de 1928.
Atuou como diretor do Sanatório Espírita de Uberaba e, como clínico, atendia gratuitamente à comunidade carente.
Era considerado, popularmente, o patrono dos trabalhadores, devido à simplicidade com que se relacionava com as pessoas, conquistando a simpatia e a admiração de todos.
Em todos os campos de sua atuação revelou-se como um imperecível monumento de caridade.
Homenageado pela comunidade uberabense, teve seu nome perpetuado denominando a praça defronte ao correio com o seu nome.
Faleceu no dia 2 de agosto de 1949.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2008, e Cicci, 2000
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. 2008.
CICCI, Dorival Luiz. Jornal “Lavoura e Comércio”. Uberaba (MG), 25/10/2000


Nome Atual: Praça Henrique Krüger/Praça do Correio
Nomes Anteriores: Praça das Orquídeas, Praça dos Namorados
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1950
Fotógrafo: Desconhecido 
Acervo: Arquivo Público de Uberaba


Nome Atual: Praça Henrique Krüger/Praça do Correio
Nomes Anteriores: Praça das Orquídeas, Praça dos Namorados
Bairro: Estados Unidos
Data da foto: 1970
Fotógrafo: Desconhecido 
Acervo: Arquivo Público de Uberaba

Praça Coronel Manoel Terra/Praça de Santa Rita 
HISTÓRICO
_Compunha-se das antigas praças de Santa Rita (no alto dos Estados Unidos) e da Penitenciária (no alto da Misericórdia).
Dela partem as seguintes ruas: Carmo, Padre Jerônimo, avenida Leopoldino de Oliveira, ruas Alaor Prata, Doutor Lauro Borges, Couto de Magalhães, Pires de Campos, Sete de Abril, Andradas e travessa da Penitenciária. Em frente a esta fica o Mercado Municipal.
É praça muito antiga, sobretudo a parte da Igreja de Santa Rita, cuja instalação data de antes de 1857. As posturas municipais desse ano já falavam da praça de Santa Rita, em cujo centro existe a velha igrejinha dedicada à Santa.
Do lado direito, faceando o muro do Convento dos Dominicanos, fica a ladeira que ainda tem o nome de Santa Rita.
Fonte: Pontes, 1970

Quem foi Coronel Manoel Terra
_O Coronel Manoel Terra nasceu em Uberaba, no dia 24 de abril de 1859.
Casou-se em primeiro matrimônio com Maria Constância de Castro Terra e, em segundo, com Cândida Terra.
Durante muito anos, atuou como comerciante e, em 1881, instalou, na atual Praça Rui Barbosa, a Joalheria Mineira, primeira loja de jóias de Uberaba.
Foi também professor da escola pública de instrução primária.
Filiou-se ao Partido Republicano Mineiro (PRM), mas transferiu-se para o Partido da Lavoura.
Elegeu-se vereador e agente-executivo em 1904.
No mesmo ano, foi nomeado Coronel Comandante da Guarda Nacional da cidade, por decreto presidencial.
Na gestão de 1921-1924, assumiu a vice-presidência da Câmara de Uberaba, período em que definiu o local onde foi construído o Mercado Municipal.
Faleceu em 1924.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2008 
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Jornal da Manhã. Uberaba (MG), 20/01/2008
PONTES, Hildebrando. História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1970

Igreja Santa Rita 
_A edificação da Igreja se deu em 1854, por iniciativa de Cândido Justiniano da Lira Gama, em cumprimento a uma promessa.
Vinte anos mais tarde, a Igreja foi concluída pelo negociante, Manoel Joaquim Barcelos. Era o cumprimento de mais uma promessa. O negociante não poderia ter filhos, e por isso prometera ampliar e terminar a Igreja, caso viesse a ser pai.
As obras foram concluídas em 1877.
Tombada pela SPHAN, em 19 de maio de 1939, a Igreja começou a ser restaurada naquele ano, graças aos esforços de Gabriel Toti e do Coronel Antônio Zeferino dos Santos, com licença concedida pelo Vigário Capitular Monsenhor Joaquim Thiago dos Santos, em 3 de julho de 1939.
As obras, dirigidas pelo engenheiro Alberto Ferreira, foram concluídas em 1º de janeiro de 1941.
Sofreu novas restaurações em 1979 e em 1986.
Em 1987 foi transformada em Museu de Arte Sacra, mas, somente em 2 de julho de 1993, foi oficializado, pela lei Nº 5.129, com o nome de Museu de Arte Sacra do Brasil Central.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 32, 2001


 Nome Atual:  Praça Coronel Manoel Terra/Praça de Santa Rita 
Nomes Anteriores:  Praça Coronel Manoel Terra
Bairro: Centro
Data da foto: 1920
Fotógrafo: Desconhecido 
Acervo: Arquivo Público de Uberaba


Nome Atual:  Praça Coronel Manoel Terra/Praça de Santa Rita
Nomes Anteriores:  Praça Coronel Manoel Terra
Bairro: Centro
Data da foto: 1970
Fotógrafo:  João Schroden
Acervo: Arquivo Público de Uberaba

Ronnie Von em 1967   (Foto: Divulgação)
VOCÊ SE LEMBRA?
A PRAÇA
Composição: Carlos Imperial
Intérprete: Ronnie Von
Lançamento: 1967

Hoje eu acordei

Com saudades de você

Beijei aquela foto

Que você me ofertou

Sentei naquele banco

Da pracinha só porque
Foi lá que começou
O nosso amor...

Senti que os passarinhos

Todos me reconheceram

E eles entenderam

Toda minha solidão

Ficaram tão tristonhos

E até emudeceram
Aí então eu fiz esta canção...

A mesma praça, o mesmo banco

As mesmas flores, o mesmo jardim

Tudo é igual, mas estou triste

Porque não tenho você

Perto de mim...

Beijei aquela árvore

Tão linda onde eu

Com o meu canivete

Um coração eu desenhei

Escrevi no coração

Meu nome junto ao seu
Ser seu grande amor
Então jurei...

O guarda ainda é o mesmo

Que um dia me pegou

Roubando uma rosa amarela

Prá você

Ainda tem balanço

Tem gangorra meu amor
Crianças que não param
De correr...

A mesma praça, o mesmo banco

As mesmas flores, o mesmo jardim

Tudo é igual, mas estou triste

Porque não tenho você

Perto de mim...

Aquele bom velhinho

Pipoqueiro foi quem viu

Quando envergonhado

De namoro eu lhe falei

Ainda é o mesmo sorveteiro

Que assistiu
Ao primeiro beijo
Que eu lhe dei...

A gente vai crescendo

Vai crescendo

E o tempo passa

E nunca esquece a felicidade

Que encontrou

Sempre eu vou lembrar
Do nosso banco lá da praça
Foi lá que começou
O nosso amor...

A mesma praça, o mesmo banco

As mesmas flores, o mesmo jardim

Tudo é igual, mas estou triste

Porque não tenho você

Perto de mim...


-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário