29 de maio de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

MANCHETES DA EDIÇÃO
INTERVENÇÕES RADICAIS ----- Obras na avenida Leopoldino de Oliveira em imagens chocantes
ARTICULAÇÕES A MIL POR HORA ---- Cabeça pensante do PT, Zé Dirceu deve receber uberabenses
OLHEIROS DE PLANTÃO ---- Presidente do PR é visto entrando no escritório do pré-candidato a prefeito do PSDB
INSENSIBILIDADE ---- Burocratas da Educação planejam acabar com as escolas especiais, incluindo as APAE´s
LONDRES 2012 --- Atletas deficientes físicos de Uberaba enchem as malas de medalhas e aguardam convocação para Jogos Paralímpicos
 ---------------------------

CENAS RADICAIS ---- Esta imagem - gravada por Antônio Carlos Pereira, é só uma amostra
do que está sendo exibido nesta edição de Conta-Gotas, abaixo de Curiosidade Histórica
INTERVENÇÕES 
Reclamações à parte, as obras de macrodrenagem – Projeto Água Viva, que acontecem a pleno vapor na avenida Leopoldino de Oliveira, se tornaram uma atração especial em Uberaba. A tal ponto que fotógrafos e cinegrafistas improvisados andam fazendo questão de registrar os detalhes mais chocantes – incluindo tamanho de máquinas e de buracos. O leitor Antônio Carlos Pereira enviou uma série de filmes para Conta-Gotas. Eles já podem, inclusive, ser conferidos no YouTube.
HAJA FÔLEGO! ---- As obras de macrodrenagem visam à ampliação dos canais de água pluvial, com escavações de tirar o fôlego dos uberabenses que não conseguem ignorar o evento. Outro tipo de intervenção projetada é a execução de uma caixa de transição, no entroncamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont, uma das principais fases das obras.
ESTABILIDADE ---- A função da caixa será de receber as vazões provenientes das microbacias dos córregos do Comércio (avenida Odilon Fernandes/Fidélis Reis), da Igreja (avenida Guilherme Ferreira) e das Bicas (avenida Santos Dumont). Argumento é de que o equipamento vai estabilizar a chegada das águas da chuva que descem por essas avenidas e permitir que entrem nos canais da avenida Leopoldino de Oliveira, rumo ao córrego das Lajes.

Sofrimento provocado pelos abrigos que não
evitam sol e chuva será substituído por algum
bem-estar, com os corredores de passageiros
(Foto: Giselda Campos)
CORREDOR DE PASSAGEIROS
E por falar em obras na avenida Leopoldino de Oliveira, previsão do prefeito Anderson Adauto (PMDB) é de que, dentro de duas semanas, seja iniciada a instalação da primeira estação de passageiros naquela avenida - proximidades da rua Bento Ferreira. O prefeito acaba de retornar de Curitiba, PR, onde se encontrou com os diretores da Fabsteel, empresa que será responsável pela instalação de 12 estações climatizadas de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo em Uberaba.
DEFINIÇÕES ---- Informações do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, que gerencia o Água Viva, e da construtora Integral, que realiza as obras, são de que as estações serão instaladas na medida em que as obras na avenida forem liberadas. Nove, das 12 estações que vão compor o corredor de ônibus, foram financiadas pela construtora MRV, através de negociação com o município para  compensação do impacto de suas obras (construção de moradias).

A TODO VAPOR
Fahim Sawan: articulações com o PR
(Foto: Divulgação)
Mas, não são apenas as obras do Água Viva que estão a todo vapor...A política de Uberaba está mais quente que fervente nestes tempos que antecedem o período das convenções – 10 a 30 de junho, quando os partidos homologam suas candidaturas e alianças para as eleições de prefeito, vice e vereadores.
VISITA SINTOMÁTICA ---- Uma fonte de Conta-Gotas jura, por exemplo, ter visto o presidente do PR/Uberaba, deputado federal Aelton Freitas entrando no Laboratório Jorge Furtado, que vem a ser – pra quem não sabe, o lado empresarial do médico Fahim Sawan, pré-candidato a prefeito pelo PSDB. A fonte garante, inclusive, que Fahim estava lá.

SEMINÁRIO/ELEIÇÕES ---Paralelamente, o diretório do PR/Uberaba dá os toques finais nos preparativos do 2º Seminário Regional do partido, que será realizado em parceria com o diretório mineiro e a Fundação Álvaro Vale, dia 2 de junho, sábado, a partir de 8h. O evento pretende reunir deputados federais e estaduais, filiados do partido, mas será aberto a outras legendas , a gestores públicos e empresários. Em pauta, as eleições municipais de 2012. Expectativa dos organizadores é de reunir mais de 2.000 pessoas no Spasso (MG427/Km3).

NOIVO COBIÇADO
Enquanto isso, gente dum lado e gente doutro lado andam rondando o radialista e vereador Almir Silva, o pré-candidato a prefeito do PR de Aelton Freitas. Bem colocado nas pesquisas, Almir já teria batido papo com Fahim Sawan, do PSDB, e estaria na mira da comissão interventora do PMDB.

FAVAS CONTADAS
Sobre a comissão interventora, dizem as más línguas – e as boas também, que o deputado federal Paulo Piau deve ser mesmo, o candidato do PMDB à sucessão do prefeito Anderson Adauto, que anda consultando advogados para saber como derrubar a intervenção que tirou o seu candidato preferido da disputa. Com o secretário de Governo, Rodrigo Mateus, fora do páreo, os interventores buscam agora, um vice para Piau.

Atletas da Adefu estão com as malas cheias de medalhas, esperando
convocação para os Jogos Paralímpicos de Londres   (Foto: Divulgação)
DE OLHO EM LONDRES
Enquanto isso, os atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, vão enchendo as malas de medalhas, inclusive de ouro, com vistas a conquistar o maior número possível de vagas nas disputas Paralímpicas de Londres 2012. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, acontecem de 27 de julho a 12 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos -  de 29 de agosto a 9 de setembro.
A CONQUISTA ---- A briga pelas vagas, entretanto, começou lá atrás. E a última empreitada aconteceu agora, em maio, em Brasília, DF, neste caso, a fase Regional Centro/Leste, do Circuito Loterias Caixa Brasil 2012. Os 18 atletas da Adefu que participaram da disputa retornaram a Uberaba com nada mais nada menos do que 32 medalhas - 13 de ouro, 13 de prata e seis de bronze. E mais: quebrou um recorde nacional na prova de lançamento de dardo feminino.
EXPECTATIVAS ---- Ansioso – mas extremamente confiante na turma, o coordenador do Departamento de Esporte da Adefu, Mário Fernandes de Oliveira Neto – o Marão, explica que a definição dos nomes vai acontecer na 1ª etapa nacional do Circuito Caixa que acontece em São Paulo de 15 a 17 de junho.
FILTRAGEM ---- Dos 18 que foram a Brasília, seis estão classificados para as etapas nacionais: Renato Delfino - arremesso de peso e lançamento de dardo; Marcos Paulo - arremesso de peso e lançamento de dardo; Dimas Gonçalves - lançamento de disco; Poliana de Fátima - arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco; José Humberto (Batata) - arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco; Myrian Silva - 100 metros e 200 metros. Myrian Silva bateu o recorde brasileiro no lançamento de dardo com 10 metros e 69 centímetros, mas não foi suficiente para obter o índice para participação nesta modalidade.
 ----------------------
Nossos atletas estão preparados para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, assim como a técnica Janaína Pessato e o staff  Nivaldo Vital. Os preparativos têm sido árduos nos últimos quatro anos”.
_ Mário Fernandes de Oliveira Neto – o Marão, empolgado com os atletas 
 -------------------------
NOMENCLATURA --- O diretor do Departamento de Esportes da Adefu lembra que, por exigência do Internacional Paralympic Comitte – IPC, Comitê Paralímpico Internacional, a nomenclatura do Comitê que antes era Comitê Paraolímpico Brasileiro mudou para Comitê Paralímpico Brasileiro, assim como todas as nomenclaturas que fizerem referência aos esportes paraolímpicos, que passam a serem tratados como paralímpicos.
PARCERIAS --- Marão também observa que a Adefu conta, atualmente, com a parceria e patrocínio do Comitê Paralímpico Brasileiro; Projeto Clube Escolar Paralímpico; Associação Nacional de Desporto para Deficientes; Unimed; Usina Caeté; Cemig; Programa Minas Olímpica Oficina de Esportes; Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Universidade de Uberaba; Prefeitura Municipal de Uberaba.
Abertura do site de José Dirceu fala por si mesma
PENSANDO UBERABA
Principal cabeça pensante do PT, o mineiro de Passa Quatro, ex-todo poderoso coordenador das campanhas e dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, e agora consultor público e privado, José Dirceu, deve receber dois uberabenses nas próximas horas: o prefeito Anderson Adauto e o pré-candidato do PT, deputado estadual Adelmo Carneiro Leão. É o que andou contando pra Conta-Gotas uma fonte que – até prova em contrário, é das mais bem informadas.
PAUTA ---- Eleições municipais de Uberaba e suas peculiaridades: intervenção no PMDB; candidatura do PT; apoio do governo municipal,e outras articulações mil.

Tony Carlos comemora recuperação de
equipamentos roubados da Transamérica
(Foto: Divulgação)
EQUIPAMENTO RECUPERADO 
Radialista e vereador Tony Carlos (PMDB) comemora a recuperação de equipamentos do parque de transmissão da Rádio Atividade FM – Transamérica FM 93.3, roubados na madrugada do dia 19 de abril, do estúdio localizado na rodovia MG 190 Km 181, no município de Sacramento, MG. Os equipamentos juntos valem cerca de R$ 200 mil.
RÁDIO PIRATA ---- De acordo com o delegado de Polícia Civil, Cezar Felipe, um dos responsáveis pelo caso, as investigações chegaram a uma quadrilha que desenvolvia atividades de telecomunicações sem autorização do Ministério das Comunicações – a chamada rádio pirata, e que foi desbaratada em Franca, SP. O grupo estava de posse de um dos transmissores roubados. A partir daí, foi possível encontrar os demais envolvidos no caso – segundo o delegado, que pediu a prisão preventiva dos acusados.

PINTURAS SUSPENSAS
Galeria de Arte Centro de Cultura José Maria Barra/Sesi-Fiemg anuncia para 6 de junho abertura da Exposição Pinturas Suspensas – de Mizac Limírio. O artista plástico uberabense agitou a cena cultural da cidade tempos atrás, com a Exposição Dejeções Anônimas, realizada na Casa do Artesão.
REVELAÇÃO ----- A matéria jornalística que se destacou na época, ao falar sobre a exposição, foi assinada pelo professor André Azevedo, e publicada no Revelação – jornal laboratório do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba, em 10 de dezembro de 2002.
*Segundo o jornalista:
_(...) Reverenciando e ecoando os readymakes de Duchamp, o artista plástico uberabense Mizac Limírio ... teve a coragem de expor, na Casa do Artesão, a mostra Dejeções Anônimas, onde apresentou seu conceito de evacuarte. Nessas obras, o artista utiliza-se de uma das matérias-primas mais abundantes da cidade: o estrume de boi.
OBSERVAÇÃO DA COLUNA: O pintor, escultor e poeta francês Marcel Duchampanhe criou o conceito de read made, que é a utilização de elementos do cotidiano não reconhecidos como arte para o campo das artes. Fez fama e história.
*Segundo o artista:
_Por viver em uma cidade cuja história é dominada pelo zebu, o excremento do gado faz parte do contexto de Uberaba. Por isso, a matéria-prima estrume acaba sendo muito ligada à minha realidade. A questão é: isso pode ser utilizado como matéria-prima para a arte. (...) As fezes são um processo natural. Se você não passa por esse processo, você está enrolado! É engraçado o ser humano ter nojo. O lado racional não percebe que isso faz parte do ciclo de vida. (...) Tem gente que não acredita nesse encontro da civilização com o natural, mas não fui eu quem inseri esse pedaço de asfalto, ele veio pronto. É a vaca interferindo também na cidade, de forma involuntária, é claro, mas registrando sua existência.

TEMPOS DE ENEM ---- O aluno que pretende disputar uma vaga na universidade, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem/2012, pode se inscrever até 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A taxa é de R$ 35. Alunos que cursam o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.
MUDANÇAS ---- Para este ano, o Ministério da Educação anunciou mudanças nos critérios da redação. A nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto, por exemplo, foi reduzida, agora para 200 pontos. Até 2011, a margem era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000). Além disso, foi criada a figura da banca de avaliadores, com dois corretores para cada texto. Mas o que mais deve agradar os candidatos é que agora poderão ter acesso à prova corrigida, mas sem possibilidade de recurso.
GABARITO E RESULTADO ---- As provas acontecem dias 3 e 4 de novembro, o gabarito sairá dia 7 de novembro e o resultado final, dia 28 de dezembro. Pelo menos são estas as datas programadas.

O LIXO DO VIZINHO.... Limpebrás Engenharia Ambiental – com sede em Uberlândia, assume a coleta de lixo de Uberaba. A empresa venceu a concorrência pública com uma proposta de R$ 50,212 milhões, quase R$ 800 mil abaixo do valor previsto originalmente no processo licitatório. A vitória foi homologada pelo prefeito Anderson Adauto e publicada na última edição do Porta-Voz, jornal oficial do município.
QUEM SÃO --- Em sua página na Internet (http://www.limpebras.com.br/ ), a Limpebrás  diz que foi constituída em junho de 1995 e que atua no segmento de limpeza pública na região do Triângulo Mineiro, atendendo a 1,2 milhão de pessoas e gerando mais de 2.500 empregos diretos e indiretos.



ESCOLAS ESPECIAIS
Pais e mães de alunos, educadores e lideranças políticas e comunitárias se mobilizam em defesa das escolas especiais. A segunda-feira, 28 de maio, foi marcada pela divulgação de correspondências eletrônicas convocando as pessoas a manterem contato com os integrantes da Comissão Especial que analisa o Plano Nacional de Educação – PNE, em tramitação na Câmara dos Deputados.
TODO PODER --- O PNE – que define as diretrizes da educação brasileira para a próxima década, tramita em caráter conclusivo na Câmara. Ou seja, assim que for aprovada pela Comissão Especial, seguirá diretamente para o Senado, sem precisar passar pelo plenário, a não ser que haja recurso contra a decisão da comissão. Acontece que a comissão começa a discutir o assunto nesta terça-feira, dia 29 de maio.
Marcos Montes faz parte da comissão especial
(Foto: Divulgação)
TRIO MINEIRO ---- Um exemplo de mobilização é a correspondência divulgada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, ex-vereadora de Uberaba, Marilda Ribeiro (PT), revelando os e-mails dos deputados federais Marcos Montes (PSD/Uberaba), Gilmar Machado (PT/Uberlândia) e Antônio Roberto (PV/Belo Horizonte). Os três deputados mineiros integram a Comissão Especial.
O DESTAQUE --- Objetivo do movimento é sensibilizar os membros da Comissão Especial para que aprovem o Destaque 38 ao PNE, que garante a existência das escolas especiais. Eis os e-mails dos três deputados: dep.marcosmontes@camara.gov.br;
dep.antonioroberto@camara.gov.br; dep.gilmarmachado@camara.gov.br.


É de se imaginar se a escola formal terá "coração"
para trabalhar com as crianças autistas
ao estilo do que faz a APAE/Uberaba
(Foto:Divulgação)
INCLUSÃO X INCLUSÃO ---- Proposta do governo - que tem desesperado pais e mães de alunos especiais, é de acabar com estas escolas, inclusive as Associações de Pais e Amigos de Alunos Excepcionais, as APAE´s, e promover a inclusão destes alunos nas salas de aula formais. Pra lembrar: APAE de Uberaba – fundada em 1972, é uma instituição de altíssima qualidade e funcionabilidade, e porto seguro de dezenas de famílias que buscam ali, a inclusão social de seus filhos.

PREPARANDO TERRENO --- Na edição de 25 de maio, Conta-Gotas divulgou apelo desesperado da mãe Marta Fernandes Oliveira diante da possibilidade de fechamento do Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial – CEOPEE/Uberaba. Demonstração evidente de que articulações estão em pleno andamento para acabar com estas instituições, no caso do CEOPEE – estadual.

Sebastião Severino
(Foto: Divulgação)
RECONHECIMENTO --- Vereador José Severino Rosa (PT) é homenageado pelo 4º ano consecutivo com a Comenda Presidente Tancredo Neves, concedida pelo Instituto Tiradentes. Leva a honraria por ser considerado um dos vereadores mais atuantes de Uberaba. José Severino é defensor da realização de audiências públicas.
COMISSÕES PERMANENTES ---- O único vereador do PT/Uberaba tem cargo em várias comissões permanentes. É presidente das Comissões de Fiscalização Nutricional e Alimentar; de Agricultura , Pecuária, Abastecimento e Agronegócio; de Defesa do Consumidor e Patrimônio Público. É relator das Comissões de Orçamento e Finanças; de Ética e Decoro Parlamentar; de Desenvolvimento Social. É suplente nas Comissões de Educação e Cultura; do Direito das Crianças e Adolescentes; de Assistência aos Srvidores Municipais; de Desenvolvimento Econômico; de Saúde e Saneamento. E é vogal nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Infraestrutura; de Direitos Humanos e de Segurança Pública.

MAIS DEPUTADOS
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, abriu às 14h desta segunda-feira, 28 de maio, a audiência pública destinada a discutir uma eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no país.
REPRESENTATIVIDADE--- Enquanto a Câmara de Uberaba aprovava a manutenção de apenas 14 cadeiras, representando quase 300 mil moradores – um vereador para cada 21 mil habitantes da cidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas ingressava com processo no TSE, pedindo o direito de o Estado eleger mais deputados federais e estaduais.
REDISTRIBUIÇÃO ---- A ministra relatora do processo, Nancy Andrighi, chegou a emitir um parecer favorável, mas foi convencida por colegas do TSE a ampliar a questão. Ela convocou audiência pública para ouvir pessoas e entidades sobre redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais do país. A audiência foi marcada para os dias 28 e 29 de maio de 2012, Auditório I do TSE, em Brasília-DF.

CONTAS-SUJAS
E surge mais um impasse legal para as eleições de 2012. Em votação relâmpago, e de surpresa, a Câmara dos Deputados aprovou com apoio de todos os partidos – exceto o PSOL, um projeto que permite aos políticos receberem o registro de suas candidaturas mesmo quando tiverem contas eleitorais desaprovadas.
DÚVIDAS --- O projeto tem que ser aprovado também pelo Senado para virar lei. E mesmo assim, existem dúvidas quanto à sua aplicação nas eleições de 2012, por causa do princípio da anualidade.
BATE-CABEÇA --- A aprovação da proposta bate de frente com resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que impede a concessão do registro de candidaturas para aqueles que tiveram prestações de contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas.

-------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Avenida Leopoldino de Oliveira
Em busca de soluções para as enchentes que atormentam o centro de Uberaba, as obras do Projeto Água Viva rasgam a avenida Leopoldino de Oliveira - provocando queixas de comerciantes instalados por ali, exigindo paciência de motoristas e pedestres, deixando os usuários do transporte coletivo urbano de cabelo em pé, e, ao mesmo tempo, atraindo as atenções dos curiosos por causa da sua abrangência.
Córrego das Lajes na avenida Leopoldino de Oliveira - próximo à chácara dos padres dominicanos,
onde hoje é o Mercado Municipal. (Foto: 1938/autoria desconhecida/restauração Paulo Lemos)
Acervo: Arquivo Público de Uberaba 
ORIGEM
Narram todos os textos sobre a história da cidade, que Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira – o major Eustáquio, estabeleceu-se, em 1809, próximo ao Córrego das Lajes, e que, ao redor de sua residência, surgiu Uberaba.
Em 1928 o agente-executivo Olavo Rodrigues da Cunha desapropriou, por utilidade pública, os terrenos necessários à abertura de uma avenida, entre a rua Artur Machado e o Mercado Municipal.
Feita a concorrência pública, foi contratado o engenheiro Hugo Melo Matos de Castro para a execução das obras.
Em 1937 foram iniciadas as obras de canalização do Córrego das Lajes, calçamento de paralelepípedos, meio-fio, passeios de ladrilhos, curvas e terraplanagem, entre as ruas Artur Machado e Segismundo Mendes. 
As obras foram abandonadas pelo engenheiro Hugo Melo.
A Prefeitura Municipal rescindiu o contrato, fez outra concorrência pública, desta vez, assumindo o engenheiro civil Abel Reis, que concluiu as obras.
Decreto nº. 50, de 5 de março de 1938, denominou o logradouro de avenida Leopoldino de Oliveira e o decreto nº. 69, de 10 de maio de 1938, proibiu a construção de prédios ou quaisquer imóveis às margens dos córregos que atravessavam a cidade, na área urbana.
A extensão da avenida entre as ruas Artur Machado e Senador Pena se deu em 1939, e a execução dos passeios laterais ao canal da mesma, em 1943. 
A portaria nº. 301, de 18 de janeiro de 1945, aprovou o prolongamento da avenida entre as ruas Senador Pena e Jaime Bilharinho, e também a construção das avenidas Santos Dumont e Fidélis Reis.
Na década de 1970, a avenida foi prolongada da rua Jaime Bilharinho até a rua Álfen Paixão, bairro Mercês; e da praça Coronel Manoel Terra até a rua Osvaldo Cruz.
Procedeu-se, ainda, a cobertura do Córrego das Lajes.
Com o crescimento da cidade, a avenida Leopoldino de Oliveira foi se prolongando, entre as décadas de 1980 a 1990. 
*(Arquivo Público)


Foto1
Córrego das Lajes na avenida Leopoldino de Oliveira - Canal aberto e parapeitos - próximo à ponte no
cruzamento com a rua Artur Machado --- Foto: de 1961 - Autor: José Kalkbrenner
Restauração: Paulo Lemos ----- Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Foto 2
Avenida Leopoldino de Oliveira - Canalização do Córrego das Lajes - Trecho entre a Rua Senador Pena e a Avenida Santos Dumont  ---- Década de 1970  - Autor desconhecido ---- Acervo: Arquivo Público

QUEM FOI LEOPOLDINO DE OLIVEIRA
(Idealizador da avenida)
Filho de Joaquim José de Oliveira e de dona Leopoldina Augusta de Oliveira, Leopoldino nasceu em Uberaba dia 18 de junho de 1893.
[...] Desde menino revelou-se um espírito irrequieto, independente, altivo.
[...] Internou-se no Ginásio Diocesano e passou a ser um aluno exemplar, bacharelando-se em 1910.
Depois, matriculou-se na Faculdade de Direito de Belo Horizonte, onde se formou, em 1915.
Pobre, estudou à própria custa com muitos sacrifícios e dificuldades.
Foi revisor de jornais [...] e promovido a redator do jornal, do qual, mais tarde, veio a ser proprietário.
[...] Cursava o terceiro ano de Direito, quando passou a ser redator do Estado de Minas [...].
Desenvolveu pela imprensa memoráveis campanhas, sempre em prol das classes pobres e oprimidas.
Nos comícios populares e nos eleitorais, fazia-se ouvir a sua voz vigorosa (era um grande orador), lutando pelos humildes e pela moralidade administrativa.
Formado, voltou para Uberaba, onde abriu seu escritório de advocacia.
Foi também professor, dirigindo, nesta cidade, de 1917 a 1918, o Colégio Rio Branco.
Militou, ardorosamente, na imprensa, tendo sido um dos nossos mais vibrantes jornalistas.
Colaborou no Lavoura e Comércio, na Gazeta de Uberaba e na Separação.
Empreendedor, ativo, audaz, Leopoldino de Oliveira, por ocasião do nosso magnífico ‘rush’ para as Índias esteve naquele país, de onde trouxe uma leva magnífica de zebus.
Ingressando na política, foi vereador e ocupou cargo de presidente da Câmara e agente- executivo, nos períodos de janeiro a abril de 1923, de janeiro a abril de 1924, e de janeiro a 16 de março de 1925.
Reorganizou o ensino municipal e as nossas escolas, preocupou-se com o saneamento da cidade e com a melhoria dos serviços de força e luz.
Idealizou a abertura (mais tarde realizada por Olavo Rodrigues da Cunha) da grande avenida central que, hoje, tem o seu nome.
[...] Foi deputado federal, de 1924 a 1928.
Então, ao lado de Adolfo Bergamini, de Azevedo Lima e poucos mais, sustentou contra o governo uma campanha que empolgou o Brasil.
Seus admiráveis discursos de crítica e de combate ao governo, principalmente no caso dos exílios para a Clevelândia, eram lidos e aplaudidos em todo o país.
[...] Tornou-se um nome nacional.
Foi casado com Maria Olímpia de Oliveira e teve dois filhos.
Faleceu em Belo Horizonte no dia 29 de agosto de 1929.
*(Mendonça, 1974, p. 257)

Referências Bibliográficas
*ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 3, 2001.
*MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974.
*Fotos: Acervo Arquivo Público de Uberaba


IMAGENS DAS OBRAS DO PROJETO ÁGUA VIVA


Por Antônio Carlos Pereira

















--------------------------

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=HMR5-TcspsY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ficou de me enviar o texto em programa adequado para eu fazer uma matéria...
      Continuo aguardando. Pode ser: PDF, word...
      Giselda

      Excluir