9 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


Teremos uma grande aliança para vencermos a eleição e governarmos Uberaba... Será algo tipo Continuar para Avançar.
_Sebastião Severino, ex-presidente do PT e defensor apaixonado da candidatura do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão a prefeito

À FLOR DA PELE
A cadeira ocupada por Anderson Adauto está
colocando Uberaba em polvorosa
(Foto: Francis do Prado)
Fim de semana quente e fervente nos bastidores políticos de Uberaba. Tão quente e fervente que os anúncios vão se multiplicando na mesma proporção em que vão sendo desmentidos, e depois confirmados, e assim por diante. De um lado, o PMDB e sua intervenção em oposição ao principal nome do partido – o prefeito Anderson Adauto; de outro lado, a turma do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves – dividida até as tampas, entre duas alas; comendo pelas beiradas, está o PT do Lula e da Dilma Rousseff – no aguardo de definições importantes. Enquanto isso, vários pequenos partidos com seus pré-candidatos a prefeito vão correndo por fora.
MORAL DA HISTÓRIA --- Imagine esse pessoal todo se reunindo aqui e acolá, tudo ao mesmo tempo.

Lerin (à dir.) ao lado de Anastasia: Ideia de
intimidade no Facebook
FOGO NA BASE ---- Uma coisa é certa: o governador e o senador tucanos terão que intervir pessoalmente na pendenga se não quiserem chegar às eleições presidenciais de 2014 – leia-se Aécio Neves, com uma de suas principais bases em total desavença. Na noite de sábado, 9 de junho, por exemplo, o pré-candidato do PSDB, ex-deputado estadual Fahim Sawan e seus aliados tentavam apagar uma fogueira que tinha tudo pra estourar na manhã de domingo. É que o deputado estadual e pré-candidato do PSB, Antônio Lerin, e seus aliados estariam prontos para anunciar que sua candidatura é a preferida de Anastasia e Aécio.

DEZ POR UM ---- E assim, consta que na residência de Fahim Sawan estavam representantes de dez legendas articulando, gesticulando, agitando, tudo pra redigir um documento de última hora de apoio ao pré-candidato do PSDB. Entre os que assinaram o apoio estariam, claro, o PSDB, e ainda, o DEM, o PV, o PTB, o PDT. Para o leitor que não pescou os peixes, vale destacar dois deles:
_ O PDT tem o seu presidente, João Franco, de pré-candidato a prefeito, tido e havido, e pressionado pelas lideranças estaduais, nacionais e municipais.
_ O DEM, agora presidido pela advogada Eclair Gonçalves, era tido e havido, até dias atrás, como base extra do deputado federal Marcos Montes, que saiu da legenda para criar e presidir o PSD.
DETALHEZINHO ---- Enquanto isso, Marcos Montes seria um dos articuladores da candidatura de Antônio Lerin.

 
PRA ONDE VAI O VENTO ---- O PP, presidido por Ricardo Saud, também andou fazendo reuniões pra definir candidaturas a vereador e alianças. Mas, saiu da reunião sem oficializar uma opção de lado majoritário. A questão é que Saud é chefe de Gabinete do reitor da Uniube, Marcelo Palmério, que vem a ser o principal signatário do pedido de intervenção no PMDB, que resultou na escolha de Paulo Piau para candidato a prefeito.
PERGUNTAR NÃO OFENDE --- Precisa dizer mais?
 ---------------------------------
Isabel do Nascimento - com o
filho Wagner Júnior:
Paixão pela família e
pela política



O DESCANSO DA GUERREIRA ---- Morreu na manhã de domingo, 10 de junho, aos 64 anos, vítima de câncer, a pedagoga e ex-primeira-dama Isabel do Nascimento. Há tempos ela vinha sofrendo com a doença.
Apaixonada por política, Isabel criou a primeira Secretaria Municipal de Assistência Social do país, durante o governo do marido, Wagner do Nascimento (1983/1988), e comandou a pasta durante cinco anos.
Em 1994 se candidatou a deputada estadual e ficou na terceira suplência, o que lhe permitiu assumir o cargo.
Posteriormente, durante dois anos esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social no governo Anderson Adauto, e se candidatou a vice-prefeita em 2008, na chapa encabeçada pelo candidato Fahim Sawan.
Atualmente era vice-presidente do PTC/Uberaba, legenda presidida pelo filho Wagner Jr., pré-candidato a prefeito em 2012. 

---------------------------------
10 DE JUNHO
CANDIDATOS E ALIANÇAS ----Eleições 2012 entram numa das suas fases mais importantes neste domingo, 10 de junho. A partir desta data – até 30 de junho, os partidos vão realizar convenções municipais para a definição de seus candidatos a prefeito, vice e vereador, e das alianças/coligações que farão. Os candidatos escolhidos nestas convenções terão que pedir o registro da candidatura até dia 5 de julho, na Justiça Eleitoral.
ELEIÇÕES 2012 ---- Vale lembrar que as eleições acontecem em todo o Brasil, em 1º turno, no dia 7 de outubro, das 8h às 17h, para escolha de prefeito, vice-prefeito e vereador. Municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter 2º turno de votação, no dia 28 de outubro, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha maioria dos votos válidos no 1º turno. Dos 853 municípios mineiros, apenas sete podem ter 2º turno: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba.

FORA DO AR --- O dia 10 de junho também é especial para apresentadores de rádio e TV que pretendam candidatar-se em 2012. A partir desta data é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção. Portanto, na medida em que forem confirmados nas convenções de seus partidos, os candidatos saem do ar. Em Uberaba, dois nomes se destacam: os vereadores e radialistas Tony Carlos (PMDB) - que vai disputar um novo mandato na Câmara, e Almir Silva (PR) – que está entre tentar outro mandato de vereador e ser candidato a vice-prefeito.

OUTRAS DEFINIÇÕES
*Os feitos eleitorais passam a ter prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança
*Início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação
*Último dia para fixação, por lei, dos limites de gastos de campanha para os cargos em disputa, observadas as peculiaridades locais
*Data a partir da qual é assegurado o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidas por qualquer veículo de comunicação social
*Data a partir da qual é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física de comitês financeiros de candidatos e de partidos políticos, desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato ou do comitê financeiro e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais
*Data a partir da qual, observada a realização da convenção partidária, até a apuração final da eleição, não poderão servir como juízes eleitorais nos tribunais regionais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou companheiro, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição
 ---------------------------------

QUERO AGRADECER À NOSSA SENHORA QUE ME AJUDOU A RECUPERAR OS TRANSMISSORES DA MINHA RÁDIO TRANSAMÉRICA FM, QUE HAVIAM SIDO ROUBADOS RECENTEMENTE. OBRIGADO DE JOELHOS. MUITA FÉ...”
_ Tony Carlos – vereador, jornalista e radialista, em comentário enviado a Conta-Gotas, se referindo à recuperação dos equipamentos furtados na madrugada do dia 19 de abril, do estúdio localizado na rodovia MG 190 Km 181, no município de Sacramento, MG.
  ---------------------------------
Sede própria: uma das conquistas da CDL/Uberaba   (Foto: Divulgação)
CDL EM FESTA
Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba comemora 32 anos de fundação neste domingo, 10 de junho, com uma missa a ser celebrada, 19h, na Catedral Metropolitana. As comemorações, porém, terão outras atividades. Dia 18, a partir das 20h, acontece na sede da entidade - na rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, a inauguração do Memorial do Comércio de Uberaba e da Sala do Conselho Superior, formado pelos ex-presidentes.
CONTRIBUIÇÃO --- O presidente da CDL/Uberaba, Fúlvio Ferreira, lembra que a entidade tem hoje, cerca de 2.000 associados, e avalia que, “desde sua fundação, a CDL participa de vários momentos da história da cidade, mostrando-se representativa nas questões econômicas, políticas e sociais.” De acordo com ele, ao longo desses anos, a entidade “atua de forma incansável para desenvolver o comércio local que já se destaca pela diversidade que atrai consumidores de muitas outras cidades.”
OS EX ----  Até agora a CDL/Uberaba soma nove diretorias lideradas, pela ordem: Ronaldo
Batista Machado (in memorian), Januário Marques de Oliveira, Lúcio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre, Mário Vilmair Silvestre Pereira, Antônio Alberto Stacciarini (in memorian), Fakher Azor Fakhouri e, atualmente, Fúlvio Ferreira.

ACORDÃO
Dizem as más línguas – e as boas também, que o deputado federal e presidente do PR/Uberaba, Aelton Freitas, terá o apoio, em 2014, do grupo que dá sustentação à candidatura do deputado federal Paulo Piau (PMDB) a prefeito de Uberaba. Ele fará dobradinha com o vereador Tony Carlos, que vai disputar uma vaga de deputado estadual. Em troca, Aelton volta para os braços do PMDB, e ainda traz a tiracolo o pré-candidato a prefeito do PR, Almir Silva, só que para ser o candidato a vice de Paulo Piau. Decisões teriam sido tiradas quinta-feira, 7 de junho, durante o primeiro encontro entre os interventores do PMDB e os filiados em geral.

SOMENTE SÓ
E terminou sábado, 9 de junho, o prazo para que algum interessado se inscrevesse para disputar o direito de ser o candidato a prefeito do PMDB. Como era esperado, ninguém apareceu. Desta forma, Paulo Piau será oficialmente confirmado pela comissão interventora dia 17 de junho.

Caciques do PMDB de Minas e de Uberaba saíram do encontro de 7 de junho
vendendo a ilusão de que tudo por lá são flores  (Foto: Divulgação/Mateus Barros)
VENDENDO ILUSÃO ---- Sabe-se lá, porque cargas d´água – com raras exceções, os políticos acham que o povo gosta de ser iludido. Copiado do discurso do presidente do PMDB/MG e também presidente da comissão interventora, deputado federal Antônio Andrade, comentário assumido por Paulo Piau em seu mural no Facebook diz que “ESPÍRITO DE UNIÃO FOI O DESTAQUE NA REUNIÃO DO PMDB, EM UBERABA.”
PELA LÓGICA --- Não tem o menor cabimento se falar em “espírito de união” num partido que está sob intervenção, o que, por si só, já expõe o racha. A maioria dos que estiveram na reunião dia 7 provavelmente está unida. Mas, não se pode esquecer que um grande número de peemedebistas é contra a intervenção, boicotou o encontro, e anda soltando farpas pelos cantos. Talvez fosse lógico dizer: “PMDB vai trabalhar para unir os filiados”...

ACESSIBILIDADE NA COPA
A grande possibilidade de Uberaba ser escolhida uma das subsedes de treinamento de seleções na Copa do Mundo de 2014 deixa em alerta os defensores dos direitos dos portadores de deficiência. Um dos setores na mira do pessoal politicamente correto é o hoteleiro, onde – salvo raríssimas exceções, não se vê qualquer movimento pró-acessibilidade.
NA PONTA DA LÍNGUA ---- O coordenador do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, Sebastião Severino, não apenas concorda com a preocupação, como já prepara os devidos ofícios a serem enviados aos hotéis, e a outros segmentos que terão destaque na Copa de 2014. Objetivo é alertar sobre a lei federal que obriga empresas privadas e órgãos públicos a se adequarem às normas da acessibilidade. “Dentro da nossa competência e capacidade vamos cobrar de todos” – diz ele.
EM AÇÃO ---- Destacando que ainda há muito que se fazer nesta área – em Uberaba e no Brasil de um modo geral, Tião Severino lembra a luta do Procon para que as agências bancárias da cidade cumpram a lei. “Cada pequena conquista é uma grande vitória” – avalia.

QUASE APROVADOS, ALELUIA!
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB divulgou o resultado preliminar da primeira fase – prova objetiva, do VII Exame de Ordem Unificado. Dos que fizeram a prova em Uberaba, foram aprovados 83 candidatos, que vão agora, batalhar a segunda fase – prova prático-profissional, dia 8 de julho.
EXAME ANTERIOR ---- Dos 329 bacharéis que fizeram a primeira fase do VI Exame de Ordem em Uberaba, 149 foram aprovados - cerca de 45%, portanto. Destes, 79 – ou 53%, venceram a segunda e última etapa. Em outras palavras, estão autorizados a exercerem a advocacia.
PRÓXIMOS EXAMES DA ORDEM
VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura - 1/8/2012
Período de Inscrição - 1/8/2012 a 17/8/2012
Prova Objetiva - 1.ª fase 9/9/2012
Prova prático-profissional - 2.ª fase 21/10/2012
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Publicação do Edital de Abertura - 12/11/2012
Período de Inscrição - 12/11/2012 a 26/11/2012
Prova Objetiva - 1.ª fase 16/12/2012
Prova prático-profissional - 2.ª fase 24/2/2013
 -------------------------------
PROPAGANDA ELEITORAL
O que pode e o que não pode --- Também entram na ordem do dia as questões relacionadas à propaganda eleitoral. Resolução 23.370/2011 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, dita as regras. Alerta do TSE: A propaganda eleitoral será permitida somente a partir do dia 6 de julho e não poderá ser cerceada, desde que realizada em obediência à legislação aplicável. Segue um resumo divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, sobre os principais casos.
Fonte: Diogo Mendonça Cruvinel
Assistente de Apoio à Propaganda Eleitoral – TER/MG
propaganda@tre-mg.jus.br - (31) 3307-1163
  
Internet
Pode
Após o dia 5 de julho, em sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. Após essa data é permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.
Não Pode
Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Nem propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

Comício
Pode
A partir do dia 6 de julho até 48h antes do dia das eleições, das 8h às 24h. Também pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, desde que este permaneça parado durante o evento, servindo como mero suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato. 
Não Pode
Com a realização de show ou de evento assemelhado e apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação. Não é necessária a licença da polícia para a realização deste tipo de propaganda. Entretanto, as autoridades policiais devem ser comunicadas em, no mínimo, 24h antes de sua realização.

Alto-falantes ou amplificadores de som
Pode
A partir do dia 6 de julho, entre 8h e 22h, desde que observadas as limitações descritas ao lado. 
Não Pode
A menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Caminhada, carreata e passeata
Pode
A partir do dia 6 de julho até as 22h do dia que antecede as eleições. Também são permitidos a distribuição de material gráfico e o uso de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
No dia das eleições: é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Não Pode
A utilização dos microfones do evento para transformar o ato em comício. Além disso, as vedações sobre distância mínima de órgãos públicos são as mesmas para alto-falantes e amplificadores de som.
  
Cavaletes, bonecos, cartazes
e bandeiras móveis
Pode
Ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Mas devem ser colocados e retirados diariamente, entre 6h e 22h.
Não Pode
Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda.
Atenção: Bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada.

Camisetas, chaveiros, bonés, canetas
e brindes
Pode
A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato nem especificação de cargo em disputa. Esta restrição também vale para qualquer outro material de divulgação institucional.
Não Pode
A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização durante a campanha eleitoral. Esta vedação também vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.
  
Faixas, placas, cartazes, pinturas
ou inscrições
Pode
Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4m² e desde que não contrariem outras disposições da legislação eleitoral.
Não Pode
Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.
  
Distribuição de folhetos, volantes
e outros impressos (santinhos)
Pode
Até as 22h do dia que antecede as eleições e não depende da obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral.
Não Pode
Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter também o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem.
No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Outdoor
Não Pode
Independentemente do local, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos às penalidades cabíveis (retirada imediata e pagamento de multa).
  
Jornais e revistas
Pode
Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita.
Atenção: É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.
Não Pode
Para publicação de propaganda eleitoral que exceda a 10 anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, num espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e 1/4 (um quarto) de página de revista ou tablóide. Também não pode deixar de constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção.
  
Rádio e Televisão
Pode
Apenas para a propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 04 de outubro, inclusive).
Não Pode
A partir de 1º de julho. Desta data em diante, as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados, entre outras vedações.
 -------------------------------

Asilo Santo Antônio/Foto de 1980/Autoria desconhecida/Restauração de Paulo Lemos
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Asilo Santo Antônio
(Ano do centenário)
Diretoria da Associação Beneficente 8 de Setembro/Asilo Lar Santo Antônio de Uberaba já trabalha nos preparativos para as comemorações do centenário da instituição.
Localizado na praça Tomaz Ulhôa, bairro Nossa Senhora da Abadia, o asilo presta assistência atualmente, a 63 idosos, tem 20 funcionários, e acaba de ganhar um Centro de Convivência do Idoso. No local foi construída uma rampa coberta de acesso ao asilo, um salão multiuso e uma lavanderia, totalizando 600 metros quadrados de área construída. A obra, bancada pela Prefeitura de Uberaba, custou cerca de R$ 500 mil.
O edifício que abriga o asilo é uma raridade, e está entre os bens inventariados pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG, e portanto, sujeito a tombamento.
A pedra fundamental foi lançada dia 8 de setembro de 1912, com a bênção do então bispo de Uberaba, dom Eduardo Duarte e Silva, em terreno doado por Adolfo José Ribeiro. Inauguração aconteceu dia 3 de janeiro de 1915.
No salão nobre do asilo, encontram-se dois magníficos retratos, ampliados, das cerimônias de lançamento da pedra fundamental e de inauguração.
_Há muitos anos, prestam seus extraordinários e magníficos serviços ao Asilo Santo Antônio (e também ao Asilo São Vicente) as Exmas. e Revmas. Irmãs de Caridade da Congregação 'Jesus, Maria, José', conta José Mendonça em sua obra História de Uberaba (Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974).
Diz ainda, Mendonça:
_A iniciativa de construção do Asilo Santo Antônio foi da Associação Beneficente Oito de Setembro, fundada em 1909, com a finalidade de construir um edifício para o recolhimento dos mendigos da cidade.
No inventário feito em 1987, o Iepha/MG explicou que o estilo do prédio é eclético neoclássico, e que sobre a platibanda existem seis estatuetas provenientes de um antigo solar da rua Manoel Borges, demolido em 1855.
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 20, 2001.
MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974
SOBRE SANTO ANTÔNIO
O casamenteiro
(Celebração: 13 de junho)
Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de São Francisco de Assis. 
Nasceu de família rica. Seu pai Martinho de Bulhões, era cavaleiro do rei Afonso II de Portugal, e sua mãe, Maria Teresa Taveira, aparentada com Failo I, o quarto rei das Astúrias. Seu avô, o conde Godofredo de Bulhões foi o comandante da primeira cruzada, “guerra santa” dos cristãos contra os maometanos que dominavam a Palestina, terra onde nasceu Jesus. A casa onde nasceu Santo Antônio fica ao oeste da Sé de Lisboa, muito perto do portal principal.
Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos.
Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.
Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte.
O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos.
Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.
Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, ele veio a falecer em Arcella, aos 36 anos de idade, no dia 13 de junho – data em que ele é celebrado.
Houve muita disputa no enterro, pois alguns queriam que fosse enterrado onde morreu, em Arcella, outros no convento de Santa Maria, em Pádua. Mas finalmente, foi sepultado em Pádua, numa terça-feira, 17 de junho de 1231.
Não demorou nem um ano para que fosse canonizado.
Na festa de Pentecostes, no dia 30 de maio de 1232, foi canonizado na catedral de Spoleto, pelo papa Gregório IX. Pela sua vida a serviço da glória da Trindade Santa e da salvação da humanidade, “ele mereceu ser colocado não debaixo do alqueire, mas no candelabro da Igreja católica”, para que seu exemplo continue iluminado a vida de todos.

Pensamentos de Santo Antônio
A pobreza do filho de Deus foi tamanha, que na morte não teve sudário em que fosse envolvido nem túmulo em que fosse sepultado, se não lhe fossem dados, a titulo de misericórdia e de esmola, como se tratasse de pobre mendigo”.
O paraíso é a primeira casa do homem”.
Onde houver justiça, aí haverá sabedoria, e onde houver sabedoria, aí está o paraíso”.
O paraíso é a terra dos vivos, possuída pelos humildes”.
 “A pobreza reveste a alma de virtudes, as riquezas temporais a desnudam”.
É raro o dano que não provenha da abundância”.
 “Como o homem exterior vive do pão material, o homem interior se alimenta do pão celeste, que é a Palavra de Deus”.
 “A palavra é viva quando falam as obras. Cessem, pois, as palavras e falem as obras. Estamos cheios de palavras mas vazios de obras!”
 “Assim como no favo há mel e cera, também na vida do homem justo há o mel da doçura interior e a cera da adversidade. A cera funde-se e desaparece na presença do fogo, na presença do amor divino”.
Toda obra boa toma seu princípio na humildade”.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes”
A casa compreende alicerces, paredes e teto. Os alicerces simbolizam a humildade; as paredes o conjunto das virtudes: o teto a caridade. Onde estes três elementos se encontram reunidos, aí está o Senhor”.
A pregação deve ser sólida, isto é, rica da plenitude das boas obras, propondo palavras verdadeiras, não frívolas, não apenas bonitas”.
A pregação deve ser reta, não vá o pregador desfazer em suas obras o que disse no sermão. De fato, perde-se a autoridade de falar, quando a palavra não é ajudada pelas obras”.
 “Só te pertence o que podes levar contigo na morte”.
Como o ouro está acima de todos os metais, assim a ciência sagrada sobressai a toda ciência”.
 “Praticar uma boa obra é orar sem interrupção”.
Somos templos de Deus e santos, se formos contemplativos, renunciando aos bens temporais; se mortificarmos nossa carne; se nos compadecermos do próximo”.
O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho. Os três são de uma só substância e de inseparável igualdade. A unidade está na essência; a pluralidade nas pessoas”.
Assim como a moeda se cunha com a imagem do rei, também nossa alma é gravada com a imagem da Santíssima Trindade”.
Bem-aventurado o ventre da gloriosa Virgem, que mereceu trazer por nove meses todo o bem, o sumo bem, a felicidade dos anjos, a reconciliação dos pecadores”.
Cristo na verdade veio em nosso socorro ao dar-nos sua divindade e aceitar nossa humanidade, para que pudéssemos ser aceitos no reino de Deus, uma vez que dele estávamos excluídos. Para que tivéssemos acesso ao céu, ele o deixou”.
Porque o homem estendeu sua mão para apossar-se da glória da majestade divina, Deus se desfez da sua poderosa glória e na sua humildade se acomodou ao homem”.
Alma de santo algum reuniu tantas riquezas de virtudes como a de Maria Santíssima. Por causa da insígnia da sua humildade, da flor ilesa da sua virgindade, mereceu conceber e dar à luz o Filho de Deus”.
Maria é a estrela do mar. Ela é a estrela deslumbrante, que ilumina a noite e guia ao porto”.
Maria: nome amável aos anjos, terrível aos demônios, salutar aos pecadores, suave aos justos”.
Maria Santíssima ao dar a luz o Filho de Deus o envolveu em paninhos da áurea pobreza. Ó ouro ótimo da pobreza! Quem não te possui, ainda que possua todas as coisas, nada possui”.

O casamenteiro --- É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos. Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

SIMPATIAS PARA ARRUMAR NAMORADO
*Coloque a imagem de cabeça
pra baixo num copo d´água e diga
que só vai colocá-lo em pé se
arrumar um namorado pra você
*Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte sete estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.
*Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz.” Você pode ainda acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir a Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.
*Pegue em sete rosas e coloque-as num vaso bonito. Enquanto faz isso reze para Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.
*Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar ao relento, na véspera do dia de Santo Antônio Peça tudo o que deseja em nível de realização afetiva tipo felicidade, harmonia, romantismo, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão etc.
No dia seguinte, passar a água nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.
*No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.
*Na noite do dia 12 de junho, pegue uma vela branca nova e escreva na vela, com um palito de dente o seu nome completo e o nome da pessoa em questão. Passe a vela no mel e depois acenda-a sobre um pires branco. Depois de alguns dias, essa pessoa especial virá ter com você.
*Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta formará a letra do nome do futuro amor.
*Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem será o futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
*A pessoa deve amarrar um fio do seu cabelo a um fio do seu namorado. Esses dois fios amarrados devem ser colocados aos pés do santo, que resolverá a questão.
*Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide dele com carinho e quando as flores nascerem, pegue uma e ofereça a Santo Antônio.
*No dia 12 de junho à meia-noite, quebre um ovo dentro de um copo com água e coloque-o ao sereno. No dia seguinte, veja e interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.
*No dia de Santo Antônio, 13 de junho, coloque duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água, com duas colheres de açúcar. No dia seguinte veja com estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.
*Basta um cravo e uma rosa. Amarre juntos os dois talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto isso pense em Santo Antônio, e peça que ele uma vocês como os talos das flores.
Fontes: Várias
 ---------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário