12 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


EXCLUSIVO
PT marca convenção para dia 22
e deve confirmar apoio do prefeito
 

ABRAÇO DA PAZ ---- A foto - que faz parte do "acervo" do Facebook do PT/Uberaba,
é de 1º de maio, durante as celebrações da posse do novo arcebispo, dom Paulo Mendes, e
já antecipa uma eventual aliança entre Adelmo Carneiro e Anderson Adauto

APOIO PESO-PESADO --- Pré-candidato a prefeito pelo PT/Uberaba, deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, deve contar com um apoio peso-pesado na sua campanha. É praticamente certo que o prefeito Anderson Adauto vai assumir sua candidatura de corpo e alma – segundo fonte do governo municipal, lembrando que, junto com Anderson estará toda a estrutura de confiança na administração.
NOVES FORA --- Derrotado pela intervenção no PMDB - o que lhe tirou a chance de aprovar um candidato de sua preferência, o prefeito já havia antecipado que não apoiaria uma candidatura definida nesse contexto. Assim, já estava descartado o apoio ao pré-candidato que será homologado pelo PMDB dia 17 de junho: do deputado federal Paulo Piau.
TÔ QUASE DENTRO ---- A fonte de Conta-Gotas garante que antes de viajar no feriado de Corpus Christi, Anderson Adauto conversou com lideranças do PT, adiantando a possibilidade da adesão, mas pedindo que os petistas se empenhassem na conquista do apoio do seu secretariado. Pedido foi cumprido à risca, e o que não falou nos últimos dias foi reunião de petista com ocupantes de cargo de primeiro escalão no governo municipal.
TÔ DENTRO --- Ainda segundo a fonte, nesta quarta-feira, 13 de junho, o prefeito começou a fazer a mesma trajetória dos petistas para saber, de seu secretariado, qual a impressão sobre o apoio ao PT. “Consta que as reações têm sido positivas” – avalia a fonte.
VOX POPULI --- O certo é que o PT não tem poupado esforços para conquistar o apoio de Anderson Adauto. Além do reforço do governo municipal, vale lembrar que a “voz do povo” tem sido favorável ao atual prefeito. Todas as pesquisas apontam aprovação popular do seu governo.
O ENCONTRO ---- Nem precisa dizer, portanto, que o encontro convencional do PT para confirmar as candidaturas e alianças de 2012 vai ser uma festa só! Aliás, festa que está marcada para dia 22 de junho, com outro motivo pra comemorar. Anderson Adauto vai dividir as atenções com o mineiro Luiz Dulci, considerado um dos amigos mais próximos do eterno líder petista, Luiz Inácio Lula da Silva.
O CONVIDADO --- Dulci coordenou, ao lado de Lula, o movimento que levou à formação do PT e ajudou a fundar a CUT - Central Única dos Trabalhadores. Foi deputado federal por Minas Gerais na primeira bancada do partido na Câmara dos Deputados, foi um dos coordenadores da campanha de Lula à presidência em 2002, e assim por diante.
EXPECTATIVA --- O PT/Uberaba está agora, na expectativa de o prefeito anunciar a desfiliação do PMDB para se tornar um petista de carteirinha.
----------------------- 

Eloísio Santos:
Entusiasmo

“Deputado (Antônio Lerin) informa para os pré-candidatos que a convenção será dia 25 de junho e confirma a presença do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves. A notícia deve rolar nos próximos dias na imprensa.”
_Pastor Eloísio Santos – em comentário postado no seu mural no Facebook, ao lado de foto de reunião entre Lerin e os pré-candidatos a vereador do PSB/Uberaba
-----------------------
“DESATIVADO”...
Antonio Anastasia:
Chega de reclamações
_ A informação se refere ao mural do governador Antonio Anastasia (PSDB) no Facebook. Após meses aberto a compartilhamentos, o mural foi transformado em simples página para ler e curtir. Depois de muitas críticas e reclamações, principalmente sobre a Educação de Minas, agora o público só pode ler o que o próprio governador postar
------------------------------

MISCELÂNEA...
E candidatos e assessores que quiserem manter o nível dos debates ao longo da campanha eleitoral nas redes sociais terão que se desdobrar. São muitas as exceções, mas o que acaba fazendo volume – infelizmente, são as postagens sem cabimento. Elas vão desde poemas e temas pessoais, até discussões de baixo nível, muitas delas fora de contexto.
TREINAMENTO --- Ao contrário do que muita gente pensa – e pode perder o controle ao longo do caminho, a participação dos assessores pode e deve passar por treinamento. O diretório municipal do PT chegou a fazer um seminário sobre o assunto, e apesar de alguns pesares, dá pra notar a diferença no mural da legenda no Facebook.

PROPAGANDA ELEITORAL
(Internet)
Após o dia 5 de julho, os candidatos e os partidos poderão veicular propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa. Já os sites de partidos e candidatos precisam ser comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil.
PROIBIDO ---- Em contrapartida, a Justiça Eleitoral não permite a propaganda eleitoral paga na Internet. Nem propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

José Eustáquio recebe apoios pesos-pesados do PSOL: da historiadora e
deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Janira Rocha; do professor,
escritor e deputado federal pelo Rio, Chico Alencar; do professor e deputado estadual
por São Paulo e pré-candidato a prefeito da capital paulista, Carlos Giannazi, entre outros

À ESQUERDA .... Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, confirma o que já é de conhecimento dos leitores de Conta-Gotas: a pré-candidatura a prefeito de Uberaba do ferroviário aposentado José Eustáquio Reis, presidente e liderança absoluta da legenda na cidade.
BOA VIZINHANÇA ---- Participativo em tudo o que o PSOL realiza Brasil afora, Eustáquio mantém um ótimo relacionamento com as principais personalidades do PSOL, que nasceu – vale lembrar, através dos ex-petistas descontentes com o partido de Lula.
LONGEVIDADE --- Pra se ter uma ideia desta relação, o presidente da Comissão Executiva Provisória do  PSOL/Uberaba foi reconduzido ao cargo por um tempo longevo. Eustáquio fica com a coroa até 17 de abril de 2014.
SURPRESA ---- Por sua vez, o presidente do PSTU, Adriano Espíndola, se diz surpreso com o anúncio do PSOL, pois segundo ele, estava acertado que Eustáquio Reis seria candidato a vereador, e que caberia ao PSTU indicar o candidato a prefeito. As duas legendas e mais o PCB anunciaram há várias semanas que caminhariam juntas nas eleições de 2012 em Uberaba. "Vamos reunir nas próximas horas e discutir o assunto" - afirmou Espíndola a Conta-Gotas.

AS CONVENÇÕES ---- À medida em que vão acertando seus entreveros internos e externos, os partidos começam a programar as datas de suas respectivas convenções municipais. O prazo teve início dia 10 de junho e termina dia 30, período em que as convenções definem seus candidatos a prefeito, vice e vereador, e as alianças/coligações que farão. Os candidatos escolhidos nestas convenções terão que pedir o registro da candidatura até dia 5 de julho, na Justiça Eleitoral.

SOB INTERVENÇÃO ---- A comissão interventora do PMDB/Uberaba vai se reunir dia 17, a partir das 10h, no Spasso Buffet. E vai fazer das tripas coração para mostrar que a legenda está feliz e unida. Consta que a festa convencional será de arrasar! Convite que já está sendo divulgado, tem a seguinte pauta: 1) Eleição, por voto direto e secreto, da chapa que concorrerá à eleição majoritária (prefeito e vice-prefeito); b) Eleição, por voto direto e secreto, da chapa às eleições proporcionais, atendido o prazo; c) Decisão sobre coligações com outros partidos nas eleições majoritária e proporcionais.

O NOME DO PADRE
Paulo Piau e padre Júnior na bancada do Paulo Sarkis:
Surpresas da política  (Foto: Facebook)
E por falar no PMDB, leitor de Conta-Gotas, que também não perde uma só edição do programa Falou e Disse, apresentado por Paulo Sarkis na TV Universitária (Canal 5), manda e-mail dizendo que levou um baita susto outro dia, ao ver o padre José Lourenço da Silva Júnior – o padre Júnior, na bancada do programa. Até aqui, tudo bem - segundo ele, se não fosse o fato de o convidado do dia ser o deputado federal e pré-candidato a prefeito do PMDB, Paulo Piau.
APOIO EXPLÍCITO ---- De acordo com a fonte assustada, padre Júnior elogiou as ações de Paulo Piau, citou verbas conseguidas por ele e até chutou a bola para o pré-candidato do PMDB marcar o gol – perguntando que novos benefícios ele conseguirá para Uberaba.
A CONFUSÃO ---- Após ressaltar que sua informação poderia ser conferida em foto postada no mural do deputado federal, no Facebook, a fonte fez os cláculos eleitorais:
O padre é membro do PSL, que é comandado pelo presidente do Codau, José Luiz Alves, que é o melhor amigo do prefeito Anderson Adauto, que virou inimigo mortal do Paulo Piau”...
Marco Antônio:
Mestre na Administração

WORKSHOP
Curso de Administração da Universidade de Uberaba – Uniube, realiza neste dia 13 de junho, quarta-feira, a 20ª edição do Workshop para Empreendedores. “Os participantes conhecerão produtos e serviços com características inéditas” – promete o diretor do curso, professor Marco Antônio Nogueira. Segundo ele, a exemplo de outras edições, a de 2012 também vai mostrar propostas de melhoria nas práticas empresariais, além de criatividade e inovação. O evento acontece nas quadras cobertas do Campus Aeroporto, às 19h, com expectativa de receber aproximadamente 2.000 pessoas.

NOS TRINQUES --- PSB do deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Antônio Lerin, reconduz sua comissão executiva provisória – sob a presidência de Irizon Amaral de Arantes, com validade até 25 de maio de 2013. Com isso, Uberaba passa a computar 26 partidos políticos em condição regular.
CONTRA O TEMPO --- Nem todas as executivas provisórias podem, entretanto, respirar aliviados por muito tempo. Executiva do PV, presidida por César Augusto Bizoto, tem validade até 30 de junho; do PP, presidida por Ricardo Saud (até 27 de julho); do PSDC, presidida por Hermany Júnior (até 24 de agosto); do PRTB, presidida por Glauco Braz (até 7 de outubro).
A INTERVENÇÃO ---- Caso mais especial é o do PMDB, que tem dois comandos: um diretório presidido por Eduardo Palmério, que vai ficar de molho até o final das eleições de outubro (incluindo segundo turno), e uma comissão interventora presidida pelo deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB de Minas Gerais.
O FUTURO --- Levando em conta que o diretório tem validade até 28 de outubro, e a comissão interventora até 29 de outubro, é de se imaginar que o resultado das eleições vai ditar o futuro do comando do PMDB. A lógica aponta para a convocação de uma convenção para eleger um novo diretório.
DE LUTO ---- O partido com comando mais longevo acaba de perder sua vice-presidente, a ex-primeira-dama Isabel do Nascimento, vencida por um câncer, na manhã de 10 de junho. Presidido pelo filho, Wagner do Nascimento Júnior, o diretório municipal do PTC só vence dia 8 de fevereiro de 2016.
OS SEM-DATA
Por outro lado, nove partidos possuem comando por tempo indeterminado, o que pressupõe que tanto pode durar uma eternidade, quanto pode ser derrubado a qualquer momento. Duas destas legendas são presididas por deputados federais – o PSD, por Marcos Montes, e o PR, por Aelton Freitas. Obviamente estas duas comissões executivas provisórias não correm qualquer risco. Uma certa segurança tem a executiva do PTB, pelo menos até o final de 2012. O presidente é o vereador Carlos Alberto de Godoy.
CAI-NÃO-CAI
As demais executivas provisórias com validade indeterminada são: PMN (presidida por Marcos Acácio); PRB (Roberto de Oliveira); PRP (Celso Borges); PSC (Edson Eurípedes da Silva); PT do B (Marcelo de Oliveira); PTN (Flávio Pires).
LONGEVIDADE
Também estão longe de terem a validade vencida, os diretórios do DEM, presidido por Eclair Gonçalves (até 15 de julho de 2014); do PSTU, presidido por Adriano Espíndola (até 15 de abril de 2014); do PT, presidido por Waldemar Pamplona (até 20 de fevereiro de 2014); do PSL, presidido por José Luiz Alves (até 23 de janeiro de 2014). O PSOL tem comissão executiva provisória com fôlego até 17 de abril de 2014, sob o comando de José Eustáquio Reis.
TRANQUILIDADE
Com prazos nem tão longos, mas tranquilos, estão os diretórios do PC do B, presidido por Sumayra Oliveira (até 5 de dezembro de 2013) e do PSDB, presidido por Luiz Cláudio Campos (até 8 de maio de 2013), e a comissão provisória do PHS, presidida por Ailson Faria Queiroz (até 11 de abril de 2013).
OBS.: O PPS transformou sua executiva provisória em diretório - e portanto, tem fôlego duradouro, mas o comando, presidido por Alaor Carlos de Oliveira Júnior, ainda não está anotado no sistema da Justiça Eleitoral.

Manifesto assinado por dois pré-candidatos a prefeito:
João Franco, do PDT, e Vicente Araújo, do PV
(Foto: Facebook Cacá Sankari)
INCONGRUÊNCIAS ---- E tem o PDT presidido pelo economista João Franco, com comissão executiva provisória oficialmente válida até 21 de agosto de 2012. Problema é que João Franco assinou manifesto de apoio à candidatura do ex-deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) a prefeito, quando ele próprio teria se comprometido com as lideranças estaduais e nacionais do PDT de se candidatar ao cargo.
INCONGRUÊNCIAS
(Parte 2)
Questionado por Conta-Gotas sobre o antagonismo entre as duas atitudes – a candidatura própria pelo PDT e o apoio à candidatura de Fahim pelo PSDB, João Franco diz que seu objetivo foi “marcar presença e participar do processo eleitoral”. Mas, garantiu que é pré-candidato a prefeito pelo PDT.
STANDBY --- Por sinal, dizem as más línguas – e as boas também, que alguém já estaria cobrando uma posição das lideranças estaduais e nacionais do PDT, que, em recente reunião em Belo Horizonte, teriam acertado com João Franco que ele permaneceria na presidência do partido, em Uberaba, se oficializasse sua candidatura a prefeito até dia 10 de junho (primeiro dia do período de convenções).
EM TEMPO ---- Leia-se por “alguém” o presidente da Câmara, Luiz Dutra, que batalha pelo comando do PDT/Uberaba.

ENQUANTO ISSO, NA CÂMARA.... Presidente Luiz Dutra  abriu a sessão plenária deste dia 12 de junho, terça-feira, lembrando o Dia dos Namorados e lendo uma frase dirigida em especial às “mulheres que amam seus companheiros”.

ÊPA!!!! ---- Mas, falando sério, o que chamou a atenção na sessão de 12 de junho foi a total ausência de expedientes do prefeito Anderson Adauto (PMDB). A pauta da reunião era voltada especificamente para a leitura de expedientes do prefeito e dos vereadores. É no mínimo estranho que o prefeito não tivesse nada que falar aos vereadores da cidade que ele ainda administra!

DESPEDIDAS ---- E falando em vereadores, a Câmara de Uberaba decretou luto oficial de três dias pela morte de Isabel do Nascimento. Vitimada pelo câncer, na manhã de domingo, dia 10 de junho, a ex-primeira-dama, ex-deputada estadual e ex-secretária Municipal de Assistência Social e de Desenvolvimento Social foi velada na Câmara e enterrada no Cemitério São João Batista, na segunda-feira. Pessoas do povo e políticos marcaram presença. Destaque para a música Fuscão Preto – cantada pelo povo durante o enterro. (Leia detalhes em Curiosidade Histórica).

Vera Lúcia Santos (2ª da dir. p/esq.) posa para foto com
as integrantes da comissão do
lançamento nacional do McDia Feliz
(Foto: Divulgação)
MCDIA FELIZ 2012 --- A voluntária Vera Lúcia de Oliveira Santos, coordenadora do McDia Feliz da Oasis - Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde, com sede em Uberaba, participou em São Paulo do Whorkshop e do lançamento nacional do McDia Feliz 2012, que acontece dia 25 de agosto.
APOIOS ---- Para a realização do evento, a Oasis conta com o apoio total do franqueado McDonald’s/Uberaba, empresário Erick Maretto, bem como da direção e funcionários do Shopping Uberaba e da Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba.
DESTINAÇÃO ---- Segundo a coordenadora do McDia Feliz da Oasis, os recursos obtidos este ano serão destinados à implantação do Laboratório de Citogenética no Diagnóstico de Leucemias e Linfomas da infância e Adolescência no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
LANÇAMENTO LOCAL --- Nos próximos dias, a Oasis promove o lançamento da campanha em Uberaba, iniciando a comercialização de tíquetes antecipados, no valor de R$ 10,50. Eles serão trocados pelo lanche McDia, na data de realização do evento. Também serão vendidas camisetas alusivas à promoção. A Oasis espera contar com empresas patrocinadoras, tanto para a confecção de camisetas quanto na aquisição de tíquetes antecipados.
---------------------------
“Além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la 
para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens, a campanha 
coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa a captar recursos e
concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de 
contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil”.
_ Vera Lúcia Santos 
----------------------
Luís Carlos/presidente SSPMU; deputado Antônio Lerin; Carlos Humberto/diretor social SSPMU;
Acinério Mendonça/1º secretário SSPMU: candidato pede apoio dos servidores

“Não podemos ignorar que o futuro da categoria, a partir de 2013, está diretamente ligado à escolha que faremos em outubro de 2012. Temos que valorizar nosso voto”.
_ Luís Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, após receber a visita do deputado estadual Antônio Lerin, na sede da entidade, em busca de apoios para sua pré-candidato a prefeito. Lerin lembrou que sua vida profissional teve início na carreira de servidor municipal

 “Somos cerca de 8.000 trabalhadores, além dos nossos familiares e amigos, e precisamos usar nossa força pra elegermos pessoas verdadeiramente comprometidas com nossas causas”.
_ Luís Carlos dos Santos, idem
 ------------------------
O AMOR É LINDO --- Cine Teatro Municipal Vera Cruz abre as portas neste dia 14 de junho, quinta-feira, às 19h, para uma festa especial: o casamento comunitário de 82 casais. A 8ª edição do evento terá, por sua vez, uma novidade: a união civil entre duas mulheres. Vão se casar as auxiliares de serviços-gerais Andreia Aparecida Oliveira Cipriano, natural de Uberaba, e Marisa Maria Justino, de Sacramento.
O CASAMENTO ---- Para participar do casamento coletivo os inscritos tiveram que enquadrar-se em algumas condições, como por exemplo,  residir em Uberaba, possuir toda a documentação descrita no edital (exigida pelo Cartório Civil) e idade mínima de 16 anos.
 ------------------------------
Sepultamento de Isabel do Nascimento lembrou a principal peça de marketing da campanha
de Wagner do Nascimento pela Prefeitura de Uberaba em 1982
CURIOSIDADE HISTÓRICA
FUSCÃO PRETO
O homem e o carro
Sucesso nas vozes de vários artistas, a música Fuscão Preto – cantada no enterro da ex-primeira-dama Isabel do Nascimento, puxou o marketing da campanha do seu marido, Wagner do Nascimento, a prefeito de Uberaba. Objetivo foi – sem nenhum constrangimento, relacionar o carro ao candidato, o primeiro negro que ousava desafiar as elites para comandar Uberaba.
NEM SE FOSSE SOB ENCOMENDA...
A música já tinha sido gravada por outros cantores, mas estourou mesmo, em 1982, com Almir Rogério. Justamente no ano das eleições em que Wagner concorria para o mandato 1983/1988.
A música é de Jeca Mineiro e Atílio Versutti, e consta que se trata de uma história real. 
Nem o cinema ficou de fora. Em 1983 foi lançado o filme Fuscão Preto, com Xuxa fazendo o papel da mocinha, e o próprio Almir Rogério no elenco.
O sucesso foi tamanho que a música foi gravada em italiano, em inglês, em espanhol, enquanto muita gente ainda possui versões antigas do carro, inclusive o próprio Almir Rogério.
VERSÃO LOCAL
Em Uberaba, quem fez questão de adquirir uma versão do fuscão preto – e desfilar com o carro por todo lado, foi Marcelo Palmério, ex-presidente do PMDB de Wagner e hoje reitor da Uniube.
E vale lembrar: principal signatário do pedido de intervenção no PMDB/Uberaba para as eleições 2012.
A CAMPANHA
Pra muita gente que acompanhou a campanha de 1982, a música fez a diferença numa disputa super acirrada.
O engenheiro civil, ex-vereador e ex-vice-prefeito  Wagner do Nascimento foi eleito com 30.398 votos, representando 37,37% do total.  Detalhe: ele enfrentou outros seis candidatos: Renê Barsan (22,66%); Hugo Rodrigues (15,27%); João Junqueira (13,32%); Arnaldo Rosa Prata (10,07%); Hernany (0,73%); Victor (0,58%).
A COMPANHEIRA
A pedagoga Isabel do Nascimento – nascida em Uberlândia, mas uberabense de alma e coração, se destacou desde o início pela simplicidade e linguagem popular.
Como primeira-dama se envolveu diretamente na criação da primeira Secretaria Municipal de Assistência Social, no Brasil, e assumiu a pasta durante cinco anos.
Apaixonada pelo marido, tentou manter seu legado após a morte de Wagner do Nascimento, mas não conseguiu se eleger.
  
Fuscão Preto
(A música)
Almir Rogério e seu fuscão preto
Me disseram que ela foi vista com outro
Num fuscão preto pela cidade a rodar
Bem vestida igual à dama da noite
Cheirando a álcool e fumando sem parar
Meu Deus do céu, diga que isso é mentira
Se for verdade esclareça por favor
Daí a pouco eu mesmo vi o fuscão
E os dois juntos se desmanchando de amor
Fuscão preto você é feito de aço
Fez o meu peito em pedaço
E também aprendeu matar
Fuscão preto com o seu ronco maldito
Meu castelo tão bonito
Você fez desmoronar...
Me disseram que ela foi vista com outro
Num fuscão preto pela cidade a rodar
Bem vestida igual à dama da noite
Cheirando a álcool e fumando sem parar
Meu Deus do céu, diga que isso é mentira
Se for verdade esclareça por favor
Daí a pouco eu mesmo vi o fuscão
E os dois juntos se desmanchando de amor
Fuscão preto você é feito de aço
Fez o meu peito em pedaço
E também aprendeu matar
Fuscão preto com o seu ronco maldito
Meu castelo tão bonito
Você fez desmoronar...
Fuscão preto você é feito de aço
Fez o meu peito em pedaço
E também aprendeu matar
Fuscão preto com o seu ronco maldito
Meu castelo tão bonito
Você fez desmoronar...

OS SONHOS QUE A MORTE LEVOU
Wagner do Nascimento morreu dia 7 de setembro de 2007, aos 71 anos de idade - vítima de um infarto fulminante, logo após passar mal em pleno gabinete de um antigo adversário político, com quem havia feito as pazes, de olho nas eleições de 2008: do deputado federal e também ex-prefeito Marcos Montes.
Na época, Wagner comemorava a então recente extinção de um processo-crime que o acompanhava desde a década de 80.
Estava brigado com o atual prefeito - seu amigo, aliado e afilhado político de longa data, mas isso não impediu que Anderson Adauto encaminhasse à Câmara, projeto de lei denominando o Centro Olímpico de “Engenheiro Wagner do Nascimento - Fuscão Preto”, assim mesmo: incluindo a sua marca registrada.

CONVERSA FRANCA
Wagner do Nascimento durante
entrevista no Jornal de Uberaba:
Feliz e cheio de sonhos
Dois meses antes, Wagner do Nascimento conversou comigo na sede do Jornal de Uberaba, quando concedeu ampla entrevista – publicada no dia 7 de julho de 2007.
Animado com a extinção do processo, ele falava em voltar às urnas, nas eleições municipais de 2008.
*Confira alguns trechos da entrevista.

GISELDA CAMPOS/JORNAL DE UBERABA - O processo que rendeu ao senhor, entre outras coisas, 20 dias de prisão, acaba de ser extinto. Com isso, o senhor recupera seus direitos políticos e fica livre de impugnações. Vai ter volta às urnas em 2008?
WAGNER DO NASCIMENTO -
Tenho uma reunião ainda hoje (ontem) com vários partidos políticos para discutir meu envolvimento com o processo eleitoral.

GC/JU - Na sua trajetória política, que incluiu um mandato de deputado federal, nunca faltou quem o acusasse de se fazer de vítima para vencer eleições, usando de sua condição de negro e de origem humilde. O senhor está disposto a explorar este lado mais uma vez, agora para vencer em 2008?
WAGNER -
Existe alguma mentira em eu dizer que sou negro e tenho origem humilde? Eu estaria mentindo ao dizer que estas condições provocaram uma série de perseguições à minha pessoa? O fato de minha prisão ter sido decretada quase às vésperas das eleições de 2000 não levanta suspeitas? Se isso quer dizer que estou me fazendo de vítima, então posso fazer tudo de novo. Se precisar, eu faço.

GC/JU - Também diziam que o senhor tinha 30 mil votos cativos. Será que eles ainda estão esperando sua próxima eleição?
WAGNER
- Entendo que estes 30 mil sofreram uma redução, até mesmo em razão de tudo o que pregaram contra mim ao longo destes anos. Me chamaram de bandido, de ladrão, de tudo de ruim que se possa imaginar. Entretanto, estou disposto a recuperar os eleitores perdidos e até a conquistar outros.
------------------
"Valha-me, Deus! Saí da prefeitura 
muito mais pobre do que entrei." 
------------------------- 
GC/JU - O que lhe dá segurança para apostar nisso?
WAGNER -
Desde que o processo contra mim foi extinto eu tenho andado pela cidade, visitado os veículos de comunicação, concedido entrevistas à imprensa, inclusive em programas interativos de rádio e televisão. As pessoas ligam para darem as boas-vindas, para se solidarizarem comigo, para dizer que fui injustiçado, para manifestar apoio irrestrito. E o mais interessante é muitos telefonemas são de jovens que não acompanharam tudo o que aconteceu.

GC/JU - O senhor guarda mágoas da época em que diz ter sido perseguido?
WAGNER -
Não. Ao longo do tempo muita gente que fez campanha contra mim, inclusive subsidiando ações judiciais, veio me procurar para pedir desculpas e manifestar arrependimento.

GC/JU - O senhor tem muita vontade de ser prefeito novamente?
WAGNER
- Já tive obsessão com esta idéia. Era uma idéia fixa. Entretanto, com a decretação da minha prisão eu desviei o foco da minha angústia. Passou então, a ser a minha vontade de ficar livre de tudo isso.

GC/JU - A que o senhor atribui esta obsessão?
WAGNER -
À vontade de dar prosseguimento a inúmeros projetos que deixei inacabados, um deles com vistas a acabar com as enchentes no centro de Uberaba.

GC/JU - A obsessão continua?
WAGNER -
Hoje eu não tenho mais obsessão. Entretanto, não posso negar que me sinto preparado para governar Uberaba novamente.
-----------------
"Ao longo do tempo muita gente que fez campanha contra mim, inclusive subsidiando ações judiciais, veio me procurar para pedir desculpas e manifestar arrependimento."
-----------------------

GC/JU - O senhor ficou rico como prefeito de Uberaba?
WAGNER -
Valha-me, Deus! Saí da prefeitura muito mais pobre do que entrei. Eu era o engenheiro mais requisitado da cidade, tinha a maior construtora e fazia as obras mais importantes. Quando tomei posse na prefeitura, encerrei todas estas atividades para não competir em condições desleais com os colegas engenheiros e construtores.

GC/JU - Depois de tudo o que passou, o senhor arrepende de alguma coisa?
WAGNER -
De nada. Eu faria tudo de novo.
----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário