16 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

Tony Carlos, Maurides Dutra, Paulo Piau, Antônio Andrade, Fernando Hueb:
Protagonistas da 1ª convenção de Uberaba em 2012        (Foto: Divulgação/Mateus Barros)
A 1ª CONVENÇÃO A
GENTE NUNCA ESQUECE ----- Com diretório suspenso e substituído por uma comissão interventora – até 29 de outubro, o PMDB foi o primeiro partido a realizar convenção em Uberaba para homologar candidaturas. Dos cinco integrantes da comissão interventora, apenas três compareceram ao evento, realizado ao longo deste domingo, 17 de junho, e confirmaram a candidatura do deputado federal Paulo Piau a prefeito, e de 16 candidatos a vereador, neste último caso, com o compromisso de que outros nomes serão homologados até dia 30, prazo final para as convenções.
OS VOTOS .....
Votaram os dois interventores de Uberaba - Maurides Paulo Dutra, peemedebista histórico, ex-presidente do partido, ex-secretário no governo Wagner do Nascimento (1983/1988), e Fernando Carlos Hueb de Menezes, odontólogo, professor na Uniube, filho do ex-vereador Murilo Pacheco de Menezes. E ainda: o forasteiro, presidente do PMDB de Minas, deputado federal Antônio Andrade, até então, presidente da comissão interventora de Uberaba. Os outros dois forasteiros não compareceram: o deputado estadual Antônio Júlio e o deputado federal Mauro Lopes.
.... E AS MUDANÇAS
E assim, homologada a candidatura de Paulo Piau – que era o objetivo da intervenção, e visto que “está difícil” para os forasteiros viajarem até a sede da comissão, decidiu-se por mudanças nos cargos. Maurides Dutra assumiu a presidência no lugar de Antônio Andrade, e Fernando Hueb agora é o secretário da comissão interventora. Eles passam, portanto, a responder pela intervenção, já que ocupam os dois cargos principais.

Tony Carlos - que desistiu da candidatura a prefeito para disputar outro mandato de vereador,
comemora o resultado da convenção com Paulo Piau; ao fundo, o deputado Aelton Freitas, que articula
participar da chapa majoritária do PMDB apresentando um vice do PR       (Foto: Divulgação/Mateus Barros)
POR ENQUANTO....O presidente do PR/Uberaba, deputado federal Aelton Freitas, marcou presença, fez anúncios, deu palpites no Facebook logo após a convenção, mas não convenceu 100%. Peemedebista leitor assíduo de Conta-Gotas disse que, por enquanto, está todo mundo comemorando o apoio, mas com um olho bem aberto que é pra não ter surpresa. Ti-ti-ti na convenção era de que, mantido o apoio, o PR deve participar da chapa majoritária com o candidato a vice.
RECAPITULANDO
(Só pra lembrar)
Na primeira semana de maio Aelton Freitas posou para fotos de mãos dadas com o presidente do PSD/Uberaba, deputado federal Marcos Montes, anunciando adesão ao grupo de partidos liderado por MM.
Paulo Piau discursa na convenção que homologou sua candidatura a prefeito. Ele passou o domingo
recepcionando peemedebistas, amigos, aliados e representantes de outras legendas
que visitaram o evento festivo do PMDB    (Foto: Divulgação/Mateus Barros)
AS PRÓXIMAS CONVENÇÕES A
GENTE TAMBÉM NÃO VAI ESQUECER
Dia 22 pode ter dose dupla. Isso, se os comentários do domingo, 17 de junho, não se concretizarem, e o PSDB/Uberaba confirmar que vai homologar a candidatura do ex-deputado Fahim Sawan a prefeito, contrariando o PSDB estadual e suas principais lideranças – que vêm a ser ninguém menos que o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves. Comando mineiro, governador e senador estariam prestes a confirmar apoio ao candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin. Que marcou a convenção para dia 25.
DESISTÊNCIA 1 --- Dizem as más línguas que Fahim Sawan estaria prestes a jogar a toalha. Pelo menos era este o comentário que dividia atenções com o PMDB no domingão de Uberaba. Orientação do comando estadual do PSDB - ainda segundo as más línguas, seria pelo apoio dele a Lerin.
EXPECTATIVA ---- Se PSDB e PSB estão no centro de uma tremenda confusão, o PT vive momentos de muita expectativa. Caso a intervenção no PMDB não seja derrubada em esferas superiores da Justiça, os petistas aguardam um sim peso-pesado, neste caso, o apoio do prefeito – ainda peemedebista, Anderson Adauto, à candidatura do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão. Querem anunciar na convenção do dia 22, com direito a muita festa. Os petistas contam com a força popular do atual prefeito, que tem recebido aprovação em todas as pesquisas sobre seu governo.
  
Acompanhado de vários aliados, Anderson Adauto protocolou,
sexta-feira, no Fórum Melo Viana, o pedido de anulação da
intervenção e a tutela antecipada para evitar a convenção
marcada para domingo  (Foto: Enerson Cleiton/Jornal de Uberaba)
SEM TUTELA --- Divulgação, neste domingo, 17 de junho, da íntegra da decisão do juiz plantonista Lúcio Eduardo de Brito, na petição protocolada pelo prefeito Anderson Adauto e vários outros companheiros do PMDB de Uberaba, requerendo a anulação da intervenção na legenda, expõe uma novidade. Mais do que revogar a decisão que suspendia a convenção peemedebista, o magistrado negou totalmente a antecipação de tutela pedida pelos reclamantes. 
A TESE....Lembrando que a petição inicial – protocolada sexta-feira, 15 de junho, no Fórum Melo Viana, tem como argumento principal a alegação de que, no procedimento que culminou com a intervenção, os membros do diretório municipal não foram citados ou intimados para se defenderem, Lúcio Brito desmontou a tese.
.... E AS PROVAS
Segundo o juiz, as provas que chegaram às suas mãos demonstram que o diretório foi sim, notificado, apresentou ampla defesa, e mais: no dia em que o pedido de intervenção foi julgado e aprovado – 14 de maio, houve ampla discussão, com direito a sustentação oral, oitiva de testemunhas etc. Desta forma, Lúcio Brito entendeu que não havia que se falar em antecipação de julgamento do mérito.
A INTERVENÇÃO
Quanto ao pedido de anulação da intervenção, o juiz entendeu que não é tema para o Judiciário. Lúcio Brito citou, inclusive, que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem este entendimento.
 ----------------------
“O Judiciário não pode intervir em questões tipicamente ligadas à estrutura interna e organizacional dos partidos políticos, já que lhes foi conferida autonomia...”
_ TJMG; proc. 0596824-44.2011.8.13.0000; 17ª Câmara Cível; Rel. Des. Luciano Pinto; Julg. 15/12/2011; DJEMG 25/01/2012
*Detalhes de decisão do TJMG, citados pelo juiz Lúcio Brito no seu despacho sobre a intervenção no PMDB/Uberaba
 ------------------------------
PLANTÃO AGITADO ---- A decisão do juiz plantonista foi proferida por volta de 23h30 de sábado, e portanto no mesmo dia em que ele havia atendido parte do pedido dos reclamantes, e cancelado a convenção marcada para domingo. Lúcio Brito dera 72 horas para que o PMDB mineiro se manifestasse, mas por volta de 18h do sábado, ele recebeu as explicações do diretório estadual, em sua residência.
DIVULGAÇÃO ---- No momento em que a decisão começou a circular, Conta-Gotas estava em processo de fechamento. Com isso, o blog/coluna recebeu telefonemas e e-mails das fontes, em tempo hábil para colocar o fato no ar com exclusividade.

SERENIDADE --- Em Uberaba e ciente da nova decisão, o deputado Paulo Piau conversou com Conta-Gotas, que o localizou pelo telefone, ainda na noite/madrugada de sábado. Disse que está sereno quanto a todas as ações realizadas até agora pelo diretório estadual e que confia na Justiça. Convenção aconteceu ao longo deste domingo no Spasso Buffett.
 -------------------------

 FCA/VALE ESTENDE PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Trens fazem manobras no pátio da estação de Uberaba  
(Foto: Paulo Nepomuceno)
Estendido até 7 de julho o prazo para inscrições no Programa de Formação Profissional de Pessoas com Deficiências (PCD), promovido pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – empresa do grupo Vale. São 20 vagas para Uberaba, voltadas para a área de manutenção mecânica. A previsão é de que a admissão dos candidatos aconteça até setembro. Além de salário mínimo, os profissionais terão benefícios como vale-transporte, seguro de vida, vale-alimentação e assistência médica.
INSCRIÇÕES --- Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio concluído e completar 18 anos até o fim da formação teórica do programa. Programa acontece em parceira com o Senai, que fará o treinamento teórico. A prática será por conta da FCA. O programa vai qualificar mão-de-obra técnica, promover o desenvolvimento local, por meio do acesso à educação, ao emprego e à renda.
*Inscrições só no site da FCA: http://www.fcasa.com.br
 --------------------------- 
 “Eu gostaria de não me manifestar sobre o rumores de que o partido ao qual eu sou filiado – o PTN/Partido Trabalhista Nacional, estaria indo pra outras mãos. Deixo pra manifestar sobre o fato na hora em que eu ficar a par da notícia certa, mas gostaria de agradecer as ligações de preocupação com minha pessoa.”
_ Claudeir Gilberto Oliveira, em comentário postado no Facebook

“Inativo por destituição da comissão provisória.”
_ Anotação feita pela Justiça Eleitoral na certidão do PTN/Uberaba

-------------------------

MATEMÁTICA POLÍTICA ---- Está difícil – muito difícil, acompanhar as contas que os candidatos têm feito sobre suas respectivas forças aliadas. Uberaba tem hoje, 28 partidos com filiados, e praticamente todos eles envolvidos, de uma forma ou de outra, no processo eleitoral de 2012. O problema é quando alguém mergulha fundo nestes “apoios”. Tem partidos demais, candidatos de menos, e partidos em duplicidade - aparecendo em duas e até três listas distintas.

DECISÃO À VISTA ---- Dizem as boas línguas que o PTB estaria prestes a sair desta confusa matemática. O presidente da legenda, vereador Carlos Godoy, teria convocado reunião com seu pessoal para esta segunda-feira, 18 de junho, quando pode anunciar o apoio, enfim, ao candidato do PSB, Antônio Lerin. Vale lembrar, inclusive, que Lerin era vereador junto com Godoy quando se elegeu deputado em 2010.

OU VAI OU RACHA ---- No caso do PTdoB, consta que a legenda vai saltar de um pólo a outro. Assinou o manifesto de apoio a Fahim Sawan, mas deve apoiar mesmo, é Paulo Piau. Atual provisória, presidida por Marcelo de Oliveira, está em fase de destituição, e deve assumir um grupo antenado com o deputado federal. Neste caso, sob a presidência de Adriano Leal.
DETALHE ---- O PTN, cujo comando já foi destituído oficialmente, também havia assinado o manifesto do pré-candidato do PSDB.

OS SEM-DATA
Com o mesmo título acima, Conta-Gotas lembrou, em edições anteriores, que nove partidos de Uberaba tinham comando por tempo indeterminado, observando que tal situação pressupõe que tanto pode durar uma eternidade, quanto pode ser derrubado a qualquer momento.
EXCEÇÕES ---- A coluna destacou, por outro lado, que duas destas legendas são presididas por deputados federais – o PSD, por Marcos Montes, e o PR, por Aelton Freitas. Neste caso, suas comissões executivas provisórias são garantidas por motivos óbvios.
CAI-NÃO-CAI
As demais executivas provisórias com validade indeterminada são: PMN (presidida por Marcos Acácio); PRB (Roberto de Oliveira); PRP (Celso Borges); PSC (Edson Eurípedes da Silva); PT do B (Marcelo de Oliveira – na mira da destituição); PTN (Flávio Pires - destituído). E tem o PTB presidido pelo vereador Carlos Godoy. Levando em conta que o presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra, enfrenta dificuldades para presidir o PDT, então é de se imaginar que nem vereador tem mais segurança partidária.

O ENCONTRO
(Que não aconteceu...)
Convite pronto pra distribuir – chiquérrimo, diga-se de passagem, e o encontro que o PDT de Minas pretendia realizar em Uberaba para colocar os pingos nos iiiiiiii acabou não acontecendo. Coincidência, ou não, o presidente mineiro do partido, Mário Heringer, e o deputado Sargento Rodrigues, principais convidados do evento, simplesmente não puderam comparecer.
O PINGO ---- No caso, os iiiiiiiiiiiii que estão sem pingo foram escritos pelos dois convidados que não puderam comparecer. Aqui e acolá, Heringer e Rodrigues manifestaram apoio a João Franco na disputa travada por ele com o presidente da Câmara, Luiz Dutra, pelo comando do PDT/Uberaba. Problema é que gente do PDT nacional entrou na parada, e entre ditos e não-ditos, a coisa ficou tão confusa que deve estar difícil colocar o pingo nos iiiiiiiiii.


DESISTÊNCIA 2 ---- E o domingo não foi agitado só pela convenção peemedebista e pela possibilidade de renúncia de Fahim Sawan. De acordo com as más línguas, o candidato a prefeito do PDT/Uberaba, João Franco, estaria com a toalha nas mãos. Também teria sido convencido pelo comando estadual do PDT a apoiar o deputado Antônio Lerin.

LUTO EM DOBRO ---- Além da  Câmara de Uberaba, a Prefeitura Municipal também decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-primeira-dama Isabel do Nascimento, vitimada pelo câncer na manhã do dia 10 de junho.
 -----------------------
ENQUANTO ISSO...
Manchetes principais de dois veículos de comunicação – Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, deste dia 16 de junho, sábado, expuseram, mais do que qualquer outra coisa, a confusa situação da base aliada do governador Antonio Anastasia (e de quebra, do senador Aécio Neves), ambos do PSDB, em Uberaba.

_Jornal da Manhã, sobre entrevista exclusiva do deputado federal Marcus Pestana, garantindo que a escolha do governo estadual, incluindo o PSDB, é pela candidatura do deputado estadual Antônio Lerin a prefeito de Uberaba.



_ Jornal de Uberaba, sobre reunião da comissão executiva do PSDB/Uberaba em que ficou definido que o nome do ex-deputado estadual Fahim Sawan será homologado como candidato a prefeito pela convenção da legenda, marcada para 22 de junho


 --------------------------
BATE-CABEÇA ---- O que tem povoado muitas cabeças pensantes por aí, é se o PSDB de Uberaba e o ex-deputado Fahim Sawan vão bater de frente com o comando estadual da legenda, mais o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves. 
ACORDÃO ---- Por outro lado, não falta quem aposte numa saída honrosa pra gregos e troianos da base do governador e do senador tucanos. Lerin prefeito, Fahim vice.

Ideli Salvatti recebe Anderson Adauto
(Foto: Dayane Nunes)
POSES SINTOMÁTICAS ----- Enquanto aguarda os finalmentes da disputa – agora judicial, pelo comando do PMDB, o prefeito Anderson Adauto posa para fotos com os aliados petistas. Em todas as esferas... Entre as companhias nas fotos que chamaram a atenção nas últimas horas destacam-se a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e o pré-candidato a prefeito de Uberaba, deputado estadual Adelmo Carneiro Leão.
FORCINHA --- O prefeito reivindicou à petista histórica que acelere a liberação de recursos já prometidos pelo Ministério das Cidades para a recuperação de pavimento de ruas e avenidas de Uberaba.
Anderson Adauto e Adelmo Leão: um grude na
visita às obras da Petrobras
(Foto: Divulgação)
GÁS TOTAL --- Com Adelmo, o prefeito posou para fotos durante a visita às obras de construção de uma Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Distrito Industrial III. Foi a primeira vez que membros da sociedade civil de Uberaba puderam conhecer o canteiro de obras do empreendimento, que terá capacidade de produção de 519 mil toneladas por ano de amônia e irá consumir 1.257 mil m³/dia de gás natural.
Investimentos? Ora! Nada menos do que R$ 2 bilhões...
COMITIVA --- Anderson Adauto liderou a comitiva – que incluiu representantes da imprensa de Uberaba, mas foi notado e anotado sempre, ou quase sempre, encostadinho no pré-candidato a prefeito do PT.
SOBRE AS OBRAS --- Os serviços de terraplenagem foram iniciados em fevereiro de 2012 e serão concluídos em setembro de 2012. A entrada em operação está prevista para setembro de 2015. A construção do ramal de gás, que será interligado ao Gasoduto Bolívia-Brasil para o abastecimento da UFN V, propiciará também a possibilidade de investimentos ao longo do traçado deste novo duto.

MEMORIAL CHICO XAVIER --- E por falar em reuniões, o prefeito de Uberaba esteve esta semana com representantes do Ministério do Turismo em busca de recursos para a conclusão das obras do Memorial Chico Xavier. Aprovado pelo Ministério do Turismo, o Memorial está projetado para ser entregue ainda em 2012, pela empresa Gama, vencedora da licitação das obras com a proposta de R$ 2,2 milhões. A contrapartida da Prefeitura de Uberaba é de 10% dos recursos federais.

Marilda Ribeiro e Eleonora Menicucci
(Foto: Divulgação)


MULHERES EM DESTAQUE --- Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal de Mulheres de Uberaba, ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende (PT), acaba de retornar de Brasília, onde participou do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres.
DESAFIOS --- Sob a liderança da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, o fórum discutiu questões tipo a priorização da construção de creches e escolas públicas, o acesso à moradia digna e a restaurantes populares, programas de geração de renda e combate à fome e à pobreza, e ainda, temas como a participação da mulher na política.

----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário