19 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias



CINQUENTÃO --- Caminho dos Dinossauros entra na sua 50ª edição neste domingo, dia 24 de junho. Organizado pela Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis; Prefeitura de Uberaba - através das Secretarias de Esporte e Lazer e de Trânsito e Transportes Especiais; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, o evento pretende atrair caminhantes, maratonistas, ciclistas e romeiros da Nossa Senhora da Abadia.
TRILHA ECOLÓGICA ---- Esta turma toda vai percorrer um trajeto de 19,32 quilômetros até comunidade rural de Peirópolis. É a trilha ecológica que acontece sempre no último domingo de cada mês. Durante os cinco anos do projeto, 7.822 caminhantes e ciclistas visitaram Peirópolis.
OLHA A HORA
Organizadores lembram que os interessados podem deslocar-se de suas casas até o local da concentração - na rotatória da penitenciária, no Conjunto Uberaba I. Dois ônibus vão passar por vários pontos da cidade para “recolher” o pessoal e levar para a concentração. Tudo de graça. Mas, com um detalhe: horário  será seguido à risca.
ÔNIBUS 1
Um ônibus - da Rede Nacional de Paleontologia, sairá às 5h30 do campo do Nacional; passa pela avenida Joaquim de Oliveira Prata; pela praça Jorge Frange; pela praça da Abadia; pela praça do Uberaba Tênis Clube – o UTC; pela praça Rui Barbosa; pela avenida Leopoldino de Oliveira, e pelo Mercado Municipal.
ÔNIBUS 2
O segundo ônibus – da empresa Líder, sairá às 5h30 do portão principal da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. Para este ônibus, especificamente, é necessário fazer a inscrição até quinta-feira, dia 21 de junho, pelo e-mail amigospeiropolis@yahoo.com.br,  informando o RG , nome completo e bairro. O veículo passa pelo aeroporto; pela avenida da Saudade; pela praça da escola Dom Eduardo; pela rua Jaime Bilharinho esquina com Afonso Rato (trajeto do Água Viva); continua pela Jaime Bilharinho, pela praça João De Vito; pela avenida Elias Cruvinel, e pelo viaduto do Tiro de Guerra.
DETALHES --- Também está garantido o transporte de volta, após 11h20. O valor de inscrição para a caminhada é de R$ 20, com direito a uma nova camiseta de 2012. O montante arrecadado será revertido para a compra de frutas, rapadura, água e outros ítens que serão distribuídos gratuitamente aos participantes durante os sete eventos restantes de 2012.
A SAÍDA --- A largada dos caminhantes está programada para 6h, e dos ciclistas, para 8h.
Durante o percurso, haverá três pontos de apoio para distribuição de água e frutas aos participantes. Na localidade, terão acesso gratuito ao Museu dos Dinossauros e Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/UFTM. Mais informações ou inscrição pelo telefone (34) 9972-0528 ou pelo blog http://caminhodosdinossauros.blogspot.com.

Janaína Pessato e José Carlos - Representando Uberaba nas Olimpíadas de Londres
(Fotos: Divulgação)

NOTÍCIA BOA DEMAIS!
(Adefu em Londres)
Sai a lista dos convocados para os Jogos Paralímpicos de Londres, e três uberabenses estão nela: José Carlos Chagas de Oliveira, Janaína Pessato Jerônimo e Nivaldo Batista Vital, todos ligados à Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, acontecem de 27 de julho a 12 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos -  de 29 de agosto a 9 de setembro.
OS HERÓIS
Considerado o melhor jogador desta modalidade, entre os atletas da Adefu, José Carlos vai integrar a Seleção Brasileira de Bocha – para a qual foram convocados outros seis atletas: Daniele Martins, de Uberlândia/MG; Eliseu dos Santos, Dirceu dos Santos e Macial dos Santos, de Mogi das Cruzes/SP; Natali Mello de Faria, de Guarujá/SP, e Luisa Lisboa dos Reis, de Suzano/SP.
OS TÉCNICOS
A técnica Janaína Pessato Jerônimo, 51 anos, uberabense da gema, apaixonada pela Adefu, - onde trabalha há 13 anos, coordenadora-geral e diretora técnica de esportes da entidade, também foi convocada. Junto com ela, segue outro convocado da equipe da Adefu: o staff Nivaldo Batista Vital. Além dos dois, a comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha terá ainda: Márcia da Silva Campeão, coordenadora; Ana Carolina Lemes Alves e Darlan França Júnior como técnicos; Alcides José Pinto e Luís Carlos de Araújo como staffs, e Sandra Martins, como calheira.

RASTEIRA CONFIRMADA
PTdoB de Uberaba está de cara nova – conforme antecipou que aconteceria, a edição de 16 de junho, de Conta-Gotas. A comissão executiva provisória anterior, que tinha vigência por tempo indeterminado, foi destituída e substituída por outra. A comissão presidida por Marcelo de Oliveira chegou a assinar manifesto de apoio à candidatura a prefeito do ex-deputado estadual Fahim Sawan, do PSDB. A comissão nova – presidida por Adriano Leal, tem tudo a ver com a candidatura do deputado federal Paulo Piau, do PMDB.

Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra, o empresário Abrão Miguel Árabe e o
presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, descerram a placa do Memorial do Comércio
(Foto: Divulgação)
MEMÓRIA
Enquanto isso, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba – CDL, Fúlvio Ferreira, reuniu os atuais e ex-presidentes, além de convidados extra-entidade, para comemorar os 32 anos de instalação da CDL. Na oportunidade, foi inaugurada a Sala do Conselho Superior (formado pelos ex-presidentes) e o Memorial do Comércio de Uberaba. Também foi aberta uma exposição de fotos, na Galeria de Arte “Daniel Fabre”, que conta um pouco da história da CDL Uberaba.


NOVES FORA ---- Dizem as más línguas de Belo Horizonte que o governador Antonio Anastasia (PSDB) e o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) entraram num acordo: nada de envolvimento em campanhas nos municípios onde a base aliada do governo estadual tenha mais de um candidato a prefeito. Leia-se entre eles, Uberaba, onde PSDB e PSB homologam, cada um, a sua própria candidatura majoritária.
SUCESSO DE PÚBLICO ---- A estratégia foi revelada pelo vice em entrevistas a jornais da capital e que estão circulando a todo vapor em Uberaba, inclusive pelas redes sociais. Neste dia 22, sexta-feira, o PSDB confirma a candidatura do ex-deputado estadual Fahim Sawan, enquanto o PSB marcou para dia 25 a homologação do nome do deputado estadual Antônio Lerin. Os dois brigam pelo apoio do governo estadual.
EM TEMPO ---- A exemplo de inúmeras outras revelações feitas e desfeitas ao longo da campanha eleitoral de 2012, esta também pode ser mais uma a sofrer mudança nos próximos segundos. 1....2....3....4... É bom a gente ir conferir se continua na mesma!

 ---------------------
“Hoje recebi autoridades e imprensa na prefeitura para comunicar a excelente notícia para Uberaba de que já está publicado no Diário Oficial da União o decreto que cria a ZPE - Zona de Processamento de Exportação. A partir de agora temos condições de dar objetividade nas conversas para consolidar esta conquista. A ZPE de Uberaba é a única localizada na região centro-sul do país, e avalio que este será um novo divisor na economia local e regional.”
_ Prefeito Anderson Adauto, no seu mural no Facebook, comemorando a publicação do decreto que oficializa a ZPE/Uberaba
 ------------------------
TOLERÂNCIA ZERO
Associação dos Morados do Jokey Park não vai mais tolerar exageros no loteamento. É o que garante a presidente da associação, Lília Luzes Borges, que já está com dor de ouvido de tanto escutar barulho e de tanto ouvir reclamações. As principais queixas se referem às festas realizadas em chácaras do local, geralmente alugadas por terceiros.“A associação vai assumir decisões mais severas em relação a estas pessoas” – destaca Lilia.
ZONA RESIDENCIAL .... A líder comunitária lembra que, de acordo com a lei municipal de uso e ocupação do solo, o loteamento fechado Jockey Park é exclusivamente zona residencial, não sendo permitida a locação de casas para festas, nem outros eventos pagos que caracterizem uso comercial dos imóveis.
AFRONTA GENERALIZADA
Além do desrespeito às leis municipais, Lilia Borges lembra que estes casos caracterizam  sonegação de tributos, além de abuso de álcool e direção perigosa. Sem contar – segundo ela, a inexistência de alvará para a atividade, e uma competição desleal em relação aos empresários de eventos legalmente estabelecidos em Uberaba.
 ----------------------------
OS MEANDROS DA REDE SOCIAL
_Prezado deputado, pedi uma linha telefônica na CTBC e para minha infelicidade peguei o número 3331-0107 que com certeza era da sua residência!!!!!! Não aguento mais receber ligações da Embratel cobrando uma conta em seu nome (...) Telefone pra Marília é o que mais toca aqui em casa.... me ajuda pelo menos com essa pendência da Embratel (...) !!!!!!
 _ Luciana Tosta, em comentário postado no mural do deputado federal Marcos Montes, no Facebook

_Cara Luciana, este número realmente era da minha casa. Vou pedir para verificarem imediatamente, pois acho estranho ter algum débito. De qualquer forma, te agradeço e tão logo tenha a resposta da Embratel, minha assessoria entrará em contato com você. Quanto às pessoas ligarem procurando a Marília, infelizmente não há nada que eu possa fazer. Forte abraço!
_ Marcos Montes, respondendo ao comentário postado no seu mural

 ------------------------
Lélia Bruno - Superintendente do Arquivo

SALTO DE QUALIDADE --- E a Câmara de Vereadores aprovou projeto do governo municipal que transforma o Arquivo Público de Uberaba – que hoje é Departamento da Fundação Cultural, em Superintendência ligada à Secretaria Municipal de Administração. “Conto com a boa vontade e sensibilidade dos senhores; o crescimento do arquivo é visível; administrativamente essa junção será proveitosa”, disse a diretora Lélia Bruno, pedindo o apoio dos vereadores, ao acompanhar a votação em plenário. Na edição de 25 de maio, Conta-Gotas revelou que a transformação estava sendo preparada e fez o Curiosidade Histórica sobre a entidade.
HISTÓRIA EM DOBRO
Guardião de quase 80 mil fotos e de milhares de páginas e documentos oficiais e de pessoas físicas e entidades de um modo geral, o Arquivo Público de Uberaba se prepara para mais um salto de qualidade. Vai se mudar para uma sede própria – por si só, rodeada de história. Atualmente instalado na rua Onofre da Cunha Rezende, 78, bairro São Benedito, o Arquivo está de malas prontas para ocupar sua sede na praça Doutor José Pereira Rebouças – localizada na histórica Mojiana.


Almir Silva seria o preferido do PR e do PMDB
para ser o vice de Paulo Piau
(Foto: Divulgação)
PREVENIDO ---- Comentários de bastidores dão conta de que o ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Samir Cecílio Filho, estaria sendo convencido a se candidatar a vereador. Vale lembrar que ele se desincompatibilizou em tempo hábil para concorrer a este cargo, assim como, para disputar o cargo de prefeito ou de vice.
QUESTÃO DE ORDEM
O PR – legenda que abriga a filiação de Samir, é realmente a alternativa A do PMDB para apresentar o vice na chapa do candidato a prefeito, deputado federal Paulo Piau. Entretanto, até prova em contrário, a preferência é pelo nome do vereador e radialista Almir Silva. À frente das articulações está o presidente do PR/Uberaba, deputado federal Aelton Freitas, ainda às voltas com a difícil missão de acalmar todos os ânimos internos.

------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Textos avulsos sobre o 4º Batalhão
de Polícia Militar de Uberaba

O 4º Batalhão de Polícia Militar faz pose para fotógrafo não identificado, na década de 1930,
na porta do prédio da praça Frei Eugênio, onde funcionava o Liceu de Artes e Ofícios,
desalojado para que os praças tivessem melhores acomodações para lutarem na
revolução de 30. Foto foi restaurada por Marise Romano e integra o acervo
do Arquivo Público de Uberaba
RECOLHIDO PARA 
BELO HORIZONTE
_O 2º Corpo da Polícia Militar de Minas Gerais, organizado em maio de 1890, estacionou em Uberaba, em junho do mesmo ano.
[...] Conservou-se, nesta cidade, até 1902, quando foi recolhido para Belo Horizonte.
[...] o 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais foi criado em 9 de setembro de 1908 e instalado, nesta cidade, no dia 25 de novembro de 1909, de acordo com o Decreto nº 490.
[...] Por muitos anos, esteve sediado à Rua Artur Machado, esquina da Rua Padre Zeferino. Depois, transferiu-se para os edifícios do Liceu de Artes e Ofícios, à Praça Frei Eugênio.
Finalmente, quando era Comandante o ilustre Sr. Cel. Caetano Retore, passou a ocupar sua sede definitiva, no magnífico prédio que se ergue no Alto da Boa Vista [...].
(MENDONÇA, 1959) 

 **********************************************

DE VOLTA A UBERABA
_Ao meio-dia do dia 20 de novembro de 1909, um trem especial, composto de seis carros, deixou Belo Horizonte com destino a Uberaba trazendo o 4º Batalhão.
À hora do embarque a estação estava repleta de autoridades, funcionários, povo em geral e as bandas do 1º e 2º Batalhão.
O Presidente do Estado se fez representar.
Estavam no trem 60 praças que somados aos já existentes no Triângulo Mineiro e Sul de Minas totalizariam os 400 previstos.
[...] Às 8:00 horas do dia 23 de novembro de 1909, o comboio partiu da cidade paulista de Franca.
Às 13:00 horas passou por Conquista [...].
Exatamente às 15:15 horas o especial, conduzindo o Batalhão, parou em frente à plataforma.
Cerca de 5.000 pessoas superlotavam a estação da Mogiana.
Quando foi dado o sinal da chegada, foram queimados 21 bombões, a banda de música União Uberabense tocou o Hino Nacional e o povo prorrompeu em aclamações.
Às 16:00 horas do dia 25 de novembro de 1909, realizou-se a instalação solene do Batalhão, no quartel provisório, assumindo o comando interino o Ten. Cel. José da Silva Carmo.
(SILVEIRA, 1991 ) 

**********************************************

A 1ª INSTALAÇÃO 
APÓS O RETORNO
_Foi num prédio situado à Rua Artur Machado, esquina com a Rua João Caetano, onde se instalou primeiramente o Quartel do Quarto Batalhão da Brigada Policial, na cidade de Uberaba, em 25/11/1909.
No dia 12 de julho de 1932, já em plenos preparativos para a campanha revolucionária, o Ten. Cel. Afonso Elias Pais transferiu as repartições do Batalhão para o conjunto de prédios do Liceu de Artes e Ofícios, onde funcionava a Escola Normal [...].
No dia 24 de novembro de 1935, foram comemorados os 26 anos de instalação do 4º Batalhão.
Entre uma e outra festa, estaria por vir, afinal, a melhor delas - o novo Quartel seria construído.
[...] O início da construção aconteceu em 21 de maio de 1936.
[...] Uma vez confirmada a entrega do prédio para o dia 14 de julho de 1947 [...], o Comandante, Ten. Cel. Caetano Retore, marcou a transferência para a mesma data, em uma segunda-feira.
(SILVEIRA, 1991 ) 

 **********************************************

A TRANSFERÊNCIA 
PARA A SEDE PRÓPRIA
[...] Toda Uberaba lutava, há anos, pela transferência do 4º Batalhão de Caçadores Mineiros dos edifícios do Liceu para seu próprio quartel.
[...] Os prédios do Liceu destinavam-se a uma escola profissional e não podiam ficar ocupados, definitivamente, pela polícia.
[...] Efetuou-se a mudança no dia 14 de julho de 1947.
Era prefeito do município o meu caro amigo, o muito digno, nobre e operoso Dr. João Carlos Belo Lisboa, que me convidou para falar, em nome do povo de Uberaba, na cerimônia da transferência.
Manhã clara, esplêndida, luminosa.
A tropa formada, no pátio, aguardando a ordem de marcha.
[...] Terminada a oração, um toque de clarim, o rufar dos tambores, a marcha militar, e a tropa começou a desfilar rumo ao novo quartel.
Muitos olhos molhados de lágrimas.
(MENDONÇA, 1974)

Referências Bibliográficas
MENDONÇA, José. Jornal “Lavoura e Comércio”, Uberaba (MG), 23/11/1959.
MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974.
SILVEIRA, Cel. Hely Araújo. Memórias do 4º BPM de Uberaba. Uberaba: Arquivo Público de Uberaba, 1991.
 ------------------------

2 comentários:

  1. Soube, que meu avô, foi tenente da Força Pública em Uberaba. José Teodoro da Silva, morto no dia 2 de outubro de 1940 em sua residência cito à Rua Marechal Deodoro, 51.
    Soube que combateu na contra a Revolução Constitucionalista em 1932, tendo tomado a cidade de Batatais-SP. Como posso saber mais sobre estes episódios?

    ResponderExcluir
  2. O primeiro da segunda fileira a direita é o meu avô paterno, nascido em Monte Carmelo - José Teodoro da Silva, morto no dia 2 de outubro de 1940 em Uberaba - Rua Marechal Deodoro, 51
    Filho de: Rafael José da Silva e Francisca Balduina Alvarenga.

    ResponderExcluir