21 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias



CALORZÃO --- Faltando menos de dez dias para o encerramento do prazo para os partidos realizarem suas convenções para a homologação de candidaturas – prefeito, vice-prefeito e vereadores, e das coligações que pretendem fazer nas eleições de 2012, o clima ainda é de incertezas e entreveros pra uma boa parte dos envolvidos. Até dia 30, data final das convenções, muita água ainda pode rolar.
PUXANDO A FILA
Até mesmo o PMDB – que sob intervenção realizou seu encontro convencional dia 17, ainda tem pendências a resolver. Sem contar a ameaça de ações na Justiça, o partido – literalmente falando, precisa fechar a chapa de candidatos a vereador, acertar as coligações com outras legendas e definir a candidatura do vice.
Fahim Sawan deve ter candidatura a prefeito
homologada nesta sexta-feira
(Foto: Divulgação)
PORQUE É SEXTA-FEIRA----Várias convenções foram marcadas para 22 de junho, sexta-feira, mas uma delas chama a atenção de forma muito especial. O PSDB/Uberaba garante a homologação da candidatura do ex-deputado estadual Fahim Sawan a prefeito – contra tudo e contra todos. Convenção foi programada para 18h, na Câmara Municipal.
TODOS POR UM
Em telefonemas distribuídos por ele para a imprensa de Uberaba, inclusive Conta-Gotas, o presidente estadual do PSDB , deputado federal Marcus Pestana, não teve dó nem piedade. Disse que o diretório estadual e as duas principais lideranças do partido – o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves, estão apoiando o candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin.
SEM ISENÇÃO ---- Pestana afirmou que Uberaba não está incluída na listas das cidades em que o governador e o senador tucanos ficarão fora da campanha. A estratégia foi divulgada pela imprensa de Uberaba, inclusive Conta-Gotas, com base em entrevista do vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), em que ele assegurou o distanciamento das eleições onde houver mais de um candidato da base aliada do governo estadual. "Uberaba é especial para o grupo do governador e ele vai sim, se envolver", disse. 
Anastasia deve anunciar apoio à
candidatura de Lerin
(Foto: Divulgação)
24 HORAS----De acordo com Pestana, na terça-feira, 19 de junho, ele conversou com Fahim Sawan, quando confirmou a escolha por Lerin, e o convidou para integrar, como protagonista, os projetos municipal, estadual e nacional. “Ele pediu 24 horas pra dar uma decisão, e no prazo final, dia 20 de junho, disse não, pra nossa tremenda surpresa e decepção” – comentou Pestana.
SAIA JUSTA----Pestana afirmou que Fahim e o PSDB/Uberaba estão deixando todo o tucanato de alta plumagem no maior constrangimento. Inclusive, informou que o governador desembarca no Aeroporto de Uberaba, sábado, 23 de junho, por volta de 10h, de onde segue para cumprir agenda em cidades da região. Ele inaugura obras em Delta (11h) e em Veríssimo (12h30). É uma oportunidade para ele conversar com a imprensa de Uberaba sobre o apoio ao candidato do PSB” – ressaltou.
---------------------
"O PSDB de Uberaba e o Fahim estão nos deixando numa situação constrangedora, mas, ainda assim, não vamos decretar intervenção no partido. Não vamos usar medida de força como o PMDB usou em Uberaba e o PT usou em Recife. Nosso estilo é pelo diálogo, por saídas políticas construtivas."
_Marcus Pestana, em comentário com a colunista de Conta-Gotas
----------------------------
EXPECTATIVA
Ainda pra sexta 22 está marcado o encontro municipal do PT, que acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, a partir das 19h. Objetivo é anunciar oficialmente as candidaturas do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão a prefeito, e dos concorrentes à Câmara de Vereadores. Participa da festa o ex-ministro e amigo pessoal de Lula e co-fundador do PT, Luiz Dulci. Mas, ansiedade dos petistas é mesmo com a possibilidade do anúncio do apoio do prefeito Anderson Adauto (PMDB) ao candidato majoritário do PT.

OS VERDES NA POLÍTICA....
Inicialmente no maior entusiasmo com a candidatura de Vicente Araújo a prefeito, o PV programou sua convenção pra sexta 22, com outras ideias na cabeça. Consta que a legenda deve fechar apoio ao tucano Fahim Sawan.

...E OS VERDES NA RIO +20
Enquanto isso, o ex-presidente do PV/Uberaba e ex-secretário Municipal de Meio Ambiente, jornalista Carlos Nogueira, está de olhos e ouvidos voltados mesmo, é para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro pra delírio de ambientalistas e dos apaixonados por um protesto – seja contra o que for.
MADE IN UBERABA
Motivo das atenções de Carlos Nogueira é a participação, na RIO +20, da fábrica de produzir tijolos ecológicos – a  Tijox, que fez sucesso na ExpoZebu 2012, e agora se destaca no maior evento mundial de sustentabilidade. Agregando conceitos social, econômico e ambiental, a empresa está instalada nas dependências da penitenciária de Uberaba, e utiliza mão-de-obra carcerária – do regime semiaberto. O projeto tem a parceria da EcoMáquinas e conta com o apoio do governo de Minas Gerais.
EXPANSÃO
Guilherme Gonzaga Bento - que identificou a
oportunidade e concretizou a participação
da Tijox na RIO +20; Maria de Lurdes - chefe
do Cerimonial do Itamaraty, e Carlos Nogueira
(Foto: Divulgação)
Carlos Nogueira é sócio e diretor comercial da Tijox e tem como parceiros nesta empreitada o advogado Marco Antonio e o engenheiro civil Mauricio dos Santos Anjo. “Este projeto é o principal, mas não o único, que a Tijox está desenvolvendo; exercemos outras atividades que nos permite inserir essa fantástica técnica de sistema construtivo para ajudar e promover o desenvolvimento de forma sustentável, contribuindo de diversas formas para a preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda” – diz Nogueira.
ATRAÇÃO
Por sinal, Uberaba está chamando a atenção na RIO +20, inclusive dos jornalistas que fazem a cobertura do evento internacional. Quem apareceu na telinha da Band foi a turma da Universidade de Uberaba – Uniube. Os professores do curso de Engenharia Ambiental, Tiago Zanqueta e Carolina Oliveira Pinto, que acompanham 45 alunos do curso, foram entrevistados em pleno evento. 

ÁGUA NA BOCA... E continuando a sessão delícias domingueiras no Mercado Municipal de Uberaba, eis que neste dia 24 de junho a manhã será para degustação de filé de tilápia empanado, desta vez uma promoção do Mercadão do Peixe, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – parceira de todas as degustações. Titular da secretaria, o antenadíssimo José Humberto Guimarães revela que a tilápia é na atualidade o peixe de água doce de maior procura e consumo no Brasil. Segundo ele, por causa da carne branca de textura firme e sabor suave, suculenta e sem espinhas intermusculares. Pessoal já degustou quibe, queijo, café, entre outros.

ÉTICA NA POLÍTICA ---- Cansado de guerra dos entreveros internos no PDT, o presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, tem pelo menos um motivo pra comemorar. Vai receber a Medalha Presidente Tancredo Neves - honraria concedida pelo Instituto Tiradentes aos presidentes de câmaras em dia com o Tribunal de Contas. A escolha inclui ainda, entre outros critérios, que estes presidentes demonstrem respeito e transparência com o dinheiro público e que possuam reputação ética e moral ilibada, além de um histórico de serviços prestados à comunidade. Solenidade acontece neste dia 22 de junho, em Belo Horizonte.
 ---------------
Homologado dia 17, Paulo Piau 
recebe o apoio do PCdoB
(Foto: Divulgação)
 MEANDROS DA REDE SOCIAL
 A presidente do PCdoB/Uberaba, Sumayra Oliveira, compartilhou 
nota sobre as eleições de 2012” com uma série de murais no Facebook, 
que afirma, entre outras coisas:
*Respeito é palavra pela qual começamos essa nota.
*Respeito é o caminho para se construir alianças, para fazer parcerias e para caminhar juntos.
*Afinal, campanha eleitoral passa! O que fica são os partidos e as pessoas. Respeito!
*Há mais de seis meses o PCdoB vem afirmando que existem duas possibilidades de alianças em Uberaba - com o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) e o deputado federal Paulo Piau (PMDB).
*A candidatura que demonstrou possibilidade real de interação e possibilidade dos comunistas de atingirem essas metas é a do PMDB, que coloca Paulo Piau como candidato majoritário e elenca um time de sete partidos de apoio e com boas condições de coligação na proporcional.
*Compreendemos que a candidatura do petista Adelmo Carneiro Leão se tornou inviável, uma vez que não conta com apoios partidários, projeto estratégico, posicionamento de pesquisa e tática eleitoral.
*Há uma possibilidade concreta da vitória do governo do Estado de Minas Gerais em Uberaba, uma vez que a base do governo municipal está “rachada”.



“NÃO COMPARTILHEI COM A NOTA PUBLICADA, MEU NOME FOI USADO INDEVIDAMENTE. NÃO FUI CONSULTADO, ACREDITO SER NOTA INDIVIDUAL E NÃO REPRESENTA OS ENSEJOS E O PENSAMENTO DOS CAMARADAS DO PCdoB.”
_Ronaldo da Cunha Freitas, membro da Comissão Executiva 
do PCdoB, reagindo à nota publicada no Facebook



“Ronaldo da Cunha Freitas, nós aprovamos esta Resolução (por consenso), que foi lida e discutida, meu querido camarada, no Encontro realizado na OAB, que inclusive você participou, utilizou a palavra...! Se esqueceu? Por favor...! Será que você já havia saído ou não estava atento ao encaminhamento? Alías, já conversamos, sabemos do seu posicionamento individual, mas... , por favor, não se utilize falsa polêmica! A Resolução orienta como indicativo de um rumo e expressa sim a opinião coletiva do PCdoB Uberaba. (...) A RESOLUÇÃO É DO PCdoB e (diferentemente como alguns sugerem) NÃO é a opinião pessoal da nossa camarada presidenta.” 
_Wellington Zuzu Cornélio, secretário de Organização do 
PCdoB de Uberaba, reagindo à crítica do companheiro
 --------------------
NOITE DE SUSPENSE
Até o fechamento desta edição de Conta-Gotas – já pelas altas horas de quinta-feira, 21 de junho, o prefeito Anderson Adauto ainda se movimentava atrás de assinaturas, que ninguém sabia explicar onde e no quê, e se reunia com aliados aqui e acolá. Clima hitchcochiano...
CONVENÇÃO
(Parte 2) ---- Descobriu-se, afinal, que o motivo de tanta agitação era a coleta de assinaturas dos membros do diretório municipal que está suspenso pela intervenção. Objetivo era convocar uma segunda convenção, neste caso para 30 de junho, com o objetivo de prevenir, caso a Justiça dê ganho de causa no pedido de derrubada da intervenção.

NOITE DE ESPERANÇA --- E até o fechamento desta edição, o presidente do PDT/Uberaba, João Franco, ainda tinha expectativa de participar de uma alternativa extra de candidatura na cidade. E indicava que esta via é resultado de aliança entre o PDT e o PTB presidido pelo vereador Carlos Alberto Godoy.


SUPERÁVIT ANUNCIADO...
Luís Carlos dos Santos
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, protocolou dois ofícios no Gabinete do prefeito Anderson Adauto. Em um deles, os sindicalistas pedem uma audiência para conversarem sobre as perdas salariais relativas a 2012. “Vimos a prestação de contas feita pela Secretaria da Fazenda e entendemos que o prefeito, finalmente, vai poder atender às reivindicações da pauta deste ano” – afirma Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU. Ele se refere ao superávit na ordem de R$ 43 milhões, divulgado pelo secretário Edvar Newton Pereira.
TRISTE LEMBRANÇA ---- O presidente do SSPMU lembra que, sob a alegação de que as contas da prefeitura não permitiriam o atendimento à pauta de 2012, o prefeito concedeu apenas 6% de recomposição, dividido em três parcelas de 2%, além de R$ 60 de aumento no tíquete-alimentação, também parcelado a partir de julho. “Mas agora, com o superávit, não existe mais motivo pra ele negar aos servidores municipais um reajuste e um tíquete dignos” – diz o sindicalista.
LEIS ORÇAMENTÁRIAS ---- Em outro ofício, a diretoria do SSPMU pede ao prefeito que ele valorize os servidores municipais nas leis orçamentárias para 2013, que já começaram a ser encaminhadas à Câmara de Vereadores para análise e votação. O mesmo pedido foi enviado ao secretário da Fazenda, Edvar Pereira, ao presidente da Câmara, Luiz Dutra, e aos presidentes das comissões permanentes do Legislativo, Samuel Pereira (Orçamento e Finanças) e Marcelo Machado Borges (Assistência aos Servidores Municipais).




----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário