26 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


DE OLHO NA PREFEITURA DE UBERABA ---- Sem a presença de tucanos da alta plumagem estadual, incluindo o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves, o PSB/Uberaba realizou convenção e oficializou a candidatura do deputado estadual Antônio Lerin a prefeito. Mas, justiça seja feita: ao desembarcar no aeroporto de Uberaba, dia 23, sábado, um dia antes da convenção, com destino a Delta, Conquista e Veríssimo, o governador anunciou, de viva voz, para dezenas de microfones e câmeras, que seu candidato a prefeito em Uberaba é o Lerin. A foto do prefeitável, na convenção mais animada de Uberaba até agora, é de autoria do antenado repórter-fotográfico Enerson Cleiton.
 --------------------------
Eclair Gonçalves:
Haja conversa!
ARTICULAÇÕES ---- Presidente do maior partido de Uberaba – o Democratas, a advogada Eclair Gonçalves, e companheiros do diretório municipal, bateram perna nesta terça-feira, 26 de junho. Tiveram reunião com o prefeitável do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, que ofereceu a vaga de vice, além de mundos e fundos para a valorização da chapa de candidatos a vereador. Depois, se reuniram com o prefeitável do PSDB, Fahim Sawan, que também fez suas ofertas – mas consta que não chegou a convidar os democratas para a vaga de vice.
DETALHE --- E depois de tanto andar, ouvir e falar, os dirigentes do DEM se reuniram entre eles para discutir e tentar um final feliz. Até o fechamento desta edição de Conta-Gotas, tarde da noite, a reunião ainda fluía....fluía....fluía...
COBIÇADA ---- Não é por acaso que a turma do Democratas se tornou a noiva cobiçada da hora. A legenda tem quase 5.000 filiados – lidera o ranking na cidade; mais de dois minutos na televisão; dois vereadores (Itamar Ribeiro e Marcelo Machado) e uma presidente boa de voto. Candidata a prefeita, Eclair Gonçalves teve mais de 13 mil votos na eleição de 2004.
 ------------------------
Paulo Piau:
Mais uma vitória
MAIS UM ROUND ---- Diretório estadual que promoveu a intervenção; a comissão interventora e o candidato a prefeito do PMDB/Uberaba, deputado federal Paulo Piau, acabam de vencer mais um round na acirrada disputa judicial patrocinada pelo prefeito Anderson Adauto. A convenção que homologou a candidatura de Piau está valendo.
PEDIDO NEGADO --- O prefeito e vários companheiros do diretório afastado do PMDB estão numa sinuca de bico. O juiz diretor do Foro Eleitoral – 276ª Zona, de Uberaba, Fabiano Rubinger, negou o pedido de anulação da convenção realizada dia 17 pela comissão interventora, e o pedido de autorização para realizarem nova convenção dia 30. Ação cautelar foi protocolada dia 22.
COMPETÊNCIAS --- O juiz alegou que assuntos relativos a convenções partidárias são de competência da Justiça comum. Até o fechamento desta coluna – tarde da noite de terça-feira, 26 de junho, o grupo ainda avaliava a possibilidade de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.
A SINUCA ---- Acontece que a Justiça comum de Uberaba também já manifestou sobre convenções. O juiz Cível, Lúcio Eduardo de Brito, já havia garantido a convenção do dia 17, e deixou bem explícito que questões internas partidárias devem ser resolvidas pelas legendas.
OS TRÊS MOSQUETEIROS --- Enquanto isso, vai sobrando trabalhado para três ex-presidentes do PMDB/Uberaba, que, por um acaso do destino, são advogados. João Adalberto de Andrade, Alexandre Pires e Paulo Affonso da Silveira são os procuradores do grupo liderado pelo prefeito, que, até prova em contrário, vem aí com mais um capítulo na Justiça.

O VICE DOS SONHOS
E depois de realizar a primeira convenção da temporada 2012, o PMDB tem o primeiro vice definido na campanha. O vereador e radialista Almir Silva foi apresentado nesta terça-feira, 26 de junho, pelo seu partido – o PR presidido pelo deputado federal Aelton Freitas. Apesar de outros nomes colocados à mesa, inclusive pelo próprio PR, Almir era o vice dos sonhos de Paulo Piau e aliados.
O CARGO DOS SONHOS ---- Primeiro colocado nas pesquisas eleitorais registradas e publicadas até agora, o vereador/radialista tinha seu próprio sonho: ser candidato a prefeito, o que complicou as negociações. No final das contas, acabou convencido a aceitar a vaga de vice na chapa liderada por Piau.
BATENDO O MARTELO ---- A candidatura de Almir Silva a vice-prefeito será homologada pelo PR/Uberaba na convenção que acontece quinta-feira, dia 28. A reunião que fechou a aliança teve participação de Paulo Piau e Aelton Freitas, do próprio Almir Silva, e de outros integrantes do PR.

Almir Silva: o vice dos sonhos
 “Aceitei o convite porque vi que era o momento de recuar. Sempre trabalhei para ser candidato a prefeito de Uberaba e, como todos sabem, em momento algum trabalhei para compor como vice. Entretanto, vi que este momento é do Paulo Piau e ele me convidou para administrarmos juntos a cidade de Uberaba. Acredito que não podemos ter vaidade e percebi que eu e o Piau temos o mesmo perfil, mesmo carinho e respeito pelas pessoas. Aceitei o desafio que ele me propôs e vamos trabalhar por um projeto maior para Uberaba. Esta é uma composição perfeita, de um político experiente e um político jovem para governar juntos para o povo de Uberaba.”
_ Almir Silva, justificando a decisão
 -------------------

Luiz Dutra (centro) recebe o relatório sobre a CEI da Saúde
SAÚDE INVESTIGADA ---- E nesta terça-feira, 26 de junho, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou irregularidades na saúde municipal de Uberaba entregou o relatório ao presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT). A CEI foi criada através de requerimento do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), e é formada pelos vereadores José Severino (PT) – presidente; Ripposati (PSDB) - vice-presidente; Itamar Ribeiro (DEM) – relator; enquanto os vereadores Carlos Alberto Godoy (PTB) e Marcelo Machado Borges (DEM) são suplentes.
TRAJETÓRIA --- Criada na sessão do dia 19 de março, com publicação no dia 23, o prazo de 180 dias começou a ser contado a partir do dia 25. Ou seja, a comissão entregou o relatório dentro do prazo oficial, que vencia neste dia 26 de junho. O relatório será lido em plenário para conhecimento dos demais vereadores, que vão decidir o destino das apurações, no voto. No caso de aprovação, o relatório será encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Para aprovação é preciso de 2/3 dos votos dos 14 vereadores. Se for rejeitado, o relatório será arquivado
 -------------------------
AGENDAMENTO --- Quem perdeu o prazo para o vestibular de junho da Uniube ainda pode fazer o exame através de agendamento. Inscrições estão abertas, e os interessados podem escolher entre as datas: 28 de junho, 10, 12, 17 e 28 de julho. Em Uberaba, as provas serão aplicadas nos períodos matutino e vespertino. Em Uberlândia, as provas serão aplicadas também no período noturno, excetuando no dia 28, quando as provas serão realizadas apenas à tarde, nas duas cidades.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
(Boa ideia)
Andréa Fabri:
Transparência no curso de Direito
Diretora do curso de Direito da Uniube, professora Andréa Queiroz Fabri, inova e divulga o relatório de atividades promovidas extra-sala de aula no primeiro semestre de 2012. Entre as atividades, destacam-se:
*  A professora Rita Cunha Campos publicou artigo no livro Advocacia nos Tribunais, intitulado  “Breves Notas acerca da Homologação de Sentença Estrangeira”. A obra foi publicada pela  editora Del Rey, de Belo Horizonte.
*  A aluna Mariângela Terra Branco Camargos promoveu palestras com os professores Roberta Toledo e Rita Cunha Campos, inserindo o curso de Direito no Âmbito da programação de Cidadania do Instituto Agroneli.
* O professor Rodrigo Borges de Barros participou de workshop sobre as Bacias Hidrográficas,  promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, com tema referente a resíduos sólidos.
*Os professores Kátia Elizabeth Washington Céspedes, Richard Maciel, Rodrigo Vaz de Carvalho e Andréa Queiroz Fabri participaram como debatedores no Congresso de Direito Comercial, realizado em maio de 2012.
* O professor Eduardo de Carvalho Azank Abdu foi homenageado com o descerramento de sua foto como presidente da OAB/Uberaba ( 2007/2009).
* O professor Hélder Batista, presidente da OAB/Uberaba, promoveu com a participação do  professor  licenciado do curso de Direito, Paulo Leonardo Vilela Cardoso, o 1º Congresso de Direito Comercial, em maio de 2012.
* A professora Andréa Queiroz Fabri promoveu  grupo de estudos intitulado “Os impactos das relações econômicas externas no Brasil na política, no direito e na sociedade brasileira”.
* Os professores Eduardo Azank e Richard Maciel participam das reuniões do Conselho Estadual da OAB.
* A professora Luísa Alves Rodrigues da Cunha participa da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MG – BH.
* Os professores André Del Negri, André Delfino, Andréa Fabri, Cláudia Feres, Cláudia Sicília, Eduardo Azank, Jussara Pedrosa, Mara Piolla, Marcelo Nogueira, Nilton Moreira, René Bernardes, Rita Cunha Campos, Roberta Toledo, Sérgio Tiveron, Rodrigo Vaz, Viviane Abreu, Widson Rogério, Fabiano Martins e Sávio Gonçalves orientam TCCs e participam de bancas examinadoras.
* Os professores do NPJ, coordenados pela professora Maria Angélica Cosci, promovem adequações ao regulamento, instituindo a negociação, a mediação e a arbitragem às atividades já desenvolvidas.
* A professora Mara Piolla proporciona o curso de Comunicação Oral e Escrita para os alunos ingressantes, com créditos no PIAC.
* As professoras Thaísa Faleiros, Jussara Pedrosa e Mara Piolla criam curso para preparação do ENADE 2012.
* O professor Eduardo Azank criou aulas preparatórias para a OAB,  das 18h às 19h, no bloco P.
* As professoras Roberta Toledo e Rita Cunha Campos promovem palestras sobre temas relacionados às várias áreas do Direito, convidando palestrantes de outras ciências, como médicos, servidores públicos, entre outros.
* A professora Rita Cunha Campos mantém as atividades de tutoria no curso de Direito.
*A professora Rita Cunha Campos participa do Programa Institucional de Monitoria.
* O professor Widson Rogério trabalha com alunos monitores.
* O professor René Bernardes dá continuidade ao projeto Terça Legal, trazendo palestrantes para tratar de temas jurídicos e para falar das várias carreiras ligadas ao Direito.
* O professor René Bernardes edita novo volume da revista eletrônica Democracia Direito e Cidadania.
* O professor André Delfino coordena os trabalhos de conclusão de curso.
* A professora Irene Lima Freitas agrega o corpo do curso de Direito com a revisão de textos de Cadernos de Estudos Integrados e de artigos levados para publicação na UNIJUS, sob a coordenação do professor André Delfino.
* A professora Andréa Queiroz Fabri participa da CPA, do Comitê de Iniciação Científica, do Conselho Universitário e da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube.
* O professor André Del Negri publica artigo intitulado “Sequelas Míticas da Colonização Latino-Americana, Linguagem e Contraculatura” no nº 1 da Revista Vozes dos Vales, ano 1, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
* Os professores Thaísa Faleiros e Richard Maciel têm artigo aprovado para apresentação no XXI Encontro Nacional do CONPEDI, na UFU, entre 6 e 9 de junho de 2012. O título do artigo é “A Proposta Pedagógica de Luís Alberto Warat para o Ensino Jurídico”.
* O professor Sérgio Henrique Tiveron Juliano publicou artigo intitulado “A relação jurídica como técnica de suspensão da lei pelo poder do juiz e a ideologia da decisão judicial como atividade complementar da função legislativa e fonte criadora do Direito ainda presentes no novo CPC – apontamentos críticos à exposição de motivos”, na obra “O futuro do processo civil no Brasil: uma análise crítica ao projeto do novo CPC”, com prefácio do ministro Luiz Fux, pela Editora Fórum, de Belo Horizonte.
* O aluno Guilherme Gonzaga Bento coordenou palestra intitulada “Construção Sustentável com Tijolos Ecológicos”, na Rio +20, com o palestrante Carlos Sampaio Nogueira, no dia 17
de junho, das 10h às 12h, no MAM – Rio de Janeiro.
*  O professor Eduardo de Carvalho Azank Abdu publicou, com a professora do Mestrado em Educação, Sueli Terezinha de Abreu Bernardes, o artigo “A Identidade do Professor de Direito na Visão de Grandes Juristas Brasileiros”, no volume 3 da revista jurídica eletrônica do curso de Direito da Universidade de Uberaba, coordenada pelo professor René Bernardes de Souza Júnior.
*A professora Mara Cristina Piolla Hillesheim publicou artigo com o ex-aluno Guilherme Bove Canassa, intitulado “Concessão de Direito Real de Uso Especial de Moradia: Efetividade ou Incompatibilidade?”, no volume 3 da revista jurídica eletrônica do curso de Direito da  Universidade de Uberaba, coordenada pelo professor René Bernardes de Souza Júnior.
* Professores Cláudia Feres, Mara Piolla, René Bernardes e Sílvia Bizinoto participam das atividades do PIAC.
DALO recebe instrumentos novos para a reativação da fanfarra do Direito, há muito tempo criada, com o nome de Balakobako.
 *  Alunos de 9º e 10º período e ex-alunos do curso de Direito obtêm sucesso na 1ª e na 2ª fase de exames da OAB.
* O professor Sávio Gonçalves cria grupos de estudos e extensão, envolvendo não só o curso  de Direito, como também o de Comunicação Social.
* As professoras de Leitura e Produção de Texto, Faraídes Sisconeto, Irene de Lima, Fátima Garcia e Mariângela Castejon ofertam monitoria na área.
* Os professores Fabiano Martins e Luciano Camargos valorizam Workshop do curso de Administração, incentivando a participação de alunos de Direito Empresarial no evento.
* A professora Jussara Pedrosa participou de evento internacional de Direito do Trabalho.
* As professoras Camilla Vieira e Andréa Medina Coeli instituem o curso de Especialização em Direito Tributário.
* As alunas Ercileide Laurinda da Silva e Poliana Fátima de Sousa participaram de jogos no Brasil e no exterior.
* Os alunos da professora Mara Piolla realizaram júri simulado no dia 16 de junho.
* Os professores e alunos, secretaria e assistência pedagógica, sob
a coordenação da assistente Keide de Paula, se engajam nas atividades da Uniube Aberta.
 *  O ex-aluno Rafael Faria Domingo passa, entre os primeiros lugares, em concurso para delegado.
* Os professores Eduardo Azank, Sérgio Tiveron, Rodrigo Barros, Santo Gutier, entre tantos outros participaram do Projeto Terça de Congresso Legal.
* O professor Eduardo Azank participou, no Colégio Marista Diocesano, no dia 29/05/2012, da "Roda de Profissões", representando o curso de Direito da Uniube, falando aos alunos sobre as vantagens de se realizar um curso superior de Direito.
* Os professores Eduardo Azank e Andréa Fabri promoveram palestras de apresentação do  curso de Direito para alunos do Ensino Médio, na Uniube.
------------------------

PÉ NA ESTRADA ---- Jornalista Luiz Alberto Molinar e a historiadora Luciana Maluf Vilela continuam com o pé na estrada, lançando aqui e acolá, a obra Lucília – Rosa Vermelha. Os autores trabalharam vários anos na formatação do livro que conta a história da comunista Lucília Rosa, que morreu em Uberaba, aos 98 anos de idade, em março de 2011.  Vêm aí, dois eventos programados para Uberaba...
*7/7 – 19h30 – OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Cine-Cultura – Documentário: Lucília, 90 Anos de Memória
*8/10 – 19h30 - Escola Estadual Santa Terezinha
------------------------

HISTÓRIA DE UBERABA ---- Depois de lançar, dia 1º de abril, uma edição com os fatos cronológicos, esta semana a Câmara de Vereadores colocou nas ruas a segunda edição de uma revista sobre os 175 anos de Uberaba, desta vez, contando os fatos pitorescos.

DESABAFO DE UM JORNALISTA
(A história não tem dono)
O diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Denis Silva, explica que revisou e editou o jornal sobre os 175 anos de Uberaba, e ressalta que todos os que pesquisaram e escreveram o jornal merecem seu respeito. “Contamos a história viva e não a empoeirada, fantasiosa e cheia de adereços que algumas pessoas estão acostumadas. Não maquiamos, não escondemos nas prateleiras, não fomos os primeiros e espero que nem sejamos os últimos” – afirma o jornalista, autor do desabafo abaixo...
_ Recebi ontem (25 de junho) umas das ligações mais mal educadas de toda a minha vida (e olha que em nossa profissão isso não é raro).
Uma "historiadora" me questionou sobre o encarte dos 175 anos da Câmara Municipal (segunda parte) inserido nos jornais locais no último fim de semana.
 Acostumado a divergências de opiniões ouvi estarrecido alguns argumentos que passo a listar abaixo, obviamente, e por educação, omitindo algumas ofensas :
*O texto não está escrito de forma acadêmica. É barato e sensacionalista.
*As histórias contadas não estão contextualizadas e são fantasiosas.
*O senhor é advogado? 
_Não. Sou jornalista...
*Pior ainda, pois jornalistas são metidos a historiadores.
*Fulano foi reitor da Unicamp, sicrano é vivo e diretor de multinacional, a filha de tal é empresária bem sucedida, foi um desrespeito.
*A história contada dessa forma não atende a forma erudita.
*As pessoas são mais importantes que os fatos.
*Quero que vocês parem com isso!
*Foi muito negativo conversar com você, esperava um diálogo acadêmico e erudito.

_Seguem agora as minhas respostas
para cada uma das opiniões acima...
*Jamais quisemos escrever um "JORNAL" de forma acadêmica. A intenção desde o começo foi democratizar a rica história da Câmara. 
*Existe algo publicado que está distorcido ou mentiroso? Alguns daqueles fatos não aconteceram? Resposta: não, mas estão descontextualizados (pode???).
 *Tenho orgulho da minha profissão e apenas para citar, há muito que os livros de história e biografias mais vendidos no Brasil, veja que irônico minha senhora, são escritos por esses "metidos jornalistas" !!! A História não tem dono!
*Com todo respeito, essas histórias já foram publicadas em vários livros (citados no Jornal), e sinceramente não me importa a posição social dos "descendentes", os fatos são verídicos e não menos importantes do que qualquer pessoa. A história não é feita somente pelos "bem sucedidos", estamos falando de uma publicação da CASA DO POVO e esse  povo não necessariamente precisa ter nome, sobrenome, cargo... esse povo é plural e existe muito além da sua sala acadêmica empoeirada por ideias tão retrógradas.
*Santo Deus, ainda bem que não, caso contrário estaria na minha tese e não em um Jornal para a população.
*Discordo plenamente, se assim for viveremos perpetuando as mentiras que inventamos para preservar pessoas que julgamos respeitar.
*Jamais! Em breve os 2 jornais estarão no site!
*Para mim foi muito positivo conversar com a senhora, apenas gostaria que me dissesse o que a senhora tem feito para incentivar o interesse pela História e qual trabalho seu que porventura tenha sido endereçado ao principal ingrediente dela: a população.
 -------------------------
UBERABA CRIATIVA ---- Não é por acaso que a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, está rindo à toa. Um associado da entidade acaba de ganhar espaço no programa "Mais Você", da apresentadora Ana Maria Braga, na TV Globo, para mostrar invenção que anda fazendo a cabeça de muita gente. O empresário André Rodrigues simplesmente criou um instrumento que permite a qualquer aparelho de telefone celular funcionar também como máquina de cartão de crédito ou de débito. Resultado de sete anos de pesquisas e muito trabalho.
-----------------------------

Acesse o sítio da Fundação Cultural no portal da Prefeitura de Uberba
www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,415

Curta a fan page da Fundação Cultural no Facebook
www.facebook.com/pages/Funda%C3%A7%C3%A3o-Cultural-de-Uberaba/109954989086837



---------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário