30 de junho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


COSTAS NEM TÃO LARGAS ASSIM --- Deputado federal Marcos Montes, do PSD, coordenador da candidatura apoiada pelo governo do Estado a prefeito de Uberaba, e o candidato a prefeito, deputado estadual Antônio Lerin, do PSB, estiveram muito perto de jogar a toalha nesta sexta-feira, dia 29 de junho. Os dois negam, mas aliados garantem que a coisa foi por um triz. Motivo: o próprio Aécio e o comando estadual do PSDB, que tinham prometido mundos e fundos de apoio, simplesmente não cumpriram sua parte. Mas, justiça seja feita, segundo MM: o governador Antonio Anastasia foi o único companheiro da hora. (Foto: Enerson Cleiton)
----------------------
TELA QUENTE --- Pra quem esqueceu, vai aqui uma recordadinha. TV Integração/Globo tem sua geradora baseada em Ituiutaba e é apenas uma repetidora de sinal em Uberaba – o que significa um repeteco das eleições municipais de 2008, quando o eleitorado uberabense foi obrigado a ver e rever, até cansar, as carinhas dos candidatos de Ituiutaba.
--------------------
ALIANÇA INÉDITA ---- Adelmo Leão recepciona sua vice,
Luciene Fachinelli. Pela primeira vez na história política
recente de Uberaba lança-se uma candidatura majoritária
saída dos quadros de carreira da Prefeitura Municipal - e ainda
por cima, uma mulher    (Foto: Enerson Cleiton)
ESSAS MULHERES ---- Entre as convenções de sábado, 30 de junho, PT e PSL confirmam aliança na campanha de 2012. Conforme antecipado com exclusividade por Conta-Gotas, o nome escolhido pelo PSL para candidata a vice na chapa liderada pelo deputado estadual Adelmo Leão é o da servidora de carreira, Luciene Fachinelli. Integrante do diretório do PSL e primeira-assessora do prefeito Anderson Adauto, ela é casada com um policial militar, e ambos são respeitados pelo profissionalismo e pela sensibilidade humana. Luciene passou por vários prefeitos.
Dilma Rousseff: inspirando o
PT de Uberaba
APOSTANDO ALTO ---- Com a participação mais do que explícita de Anderson Adauto, o PT do prefeitável Adelmo Leão aposta numa mulher para vice por motivo óbvio: a histórica primeira eleição de uma mulher – Dilma Rousseff, para presidente do Brasil. Só pra lembrar: pesquisas divulgadas nesta sexta-feira, 29 de junho, deram o maior índice de aprovação popular à petista Dilma Rousseff desde que ela assumiu o governo.
VISITA --- Assim que seu nome ganhou força, Luciene visitou a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, quando foi recebida por Luís Carlos dos Santos (presidente) e Carlos Humberto Costa (diretor social). Na oportunidade, Luís Carlos disse que respeita a candidatura dela, que a considerada uma servidora de alta qualidade e sempre comprometida com a categoria, mas deixou claro que, para uma conversa mais aprofundada Luciene deve apresentar alguma proposta imediata de melhoria para os servidores. Sobre a mesa de Anderson Adauto está ofício da diretoria do SSPMU pedindo audiência para reforçar a reivindicação de um reajuste salarial ainda para 2012.
----------------------------
POLÍTICA DA
BOA VINHANÇA
Convenção é uma festa democrática linda e maravilhosa, que chama a atenção pelos candidatos e pelos pronunciamentos carregados de promessas, mas também pelas visitas que recebe. Um bom exemplo foi a convenção do PR, que confirmou a candidatura do vereador/radialista Almir Silva a vice-prefeito, e aprovou sua presença na chapa liderada pelo deputado federal Paulo Piau, do PMDB. Mais parecia uma floresta de tanta variedade.

PELOS ARES ---- E por falar no prefeitável Paulo Piau, a sexta-feira, 29 de junho, foi curta pra ele. Saiu de Uberaba para uma reunião no Espírito Santo – onde foi conversar sobre o Código Florestal, e voltou ainda em tempo hábil para alguns articulações relacionadas à campanha, e para recepcionar o governador Antonio Anastasia (PSDB) no aeroporto de Uberaba.

Paulo Piau e Michel Temer
(Foto: Divulgação)
TODOS OS DEDOS
Aliás, pra quem duvidava que o vice-presidente da República e presidente nacional licenciado do PMDB, Michel Temer, teria colocado um dedinho na intervenção do PMDB de Uberaba, bastou ler entrevista publicada no Jornal de Uberaba, edição de quinta-feira, 28 de junho, pra não duvidar mais. Pelos elogios e confirmação de presença no lançamento oficial da candidatura de Piau, é evidente que ele pôs todos os dedos das mãos e dos pés.

TEM UM CANDIDATO NO
MEIO DO CAMINHO...
E já que o assunto é intervenção no PMDB, ninguém pode acusar o prefeito Anderson Adauto de desanimado. Aliás, haja animação!!! Em convenção extra realizada sábado, 30 de junho, o grupo de peemedebistas liderado por ele realizou convenção extra e aprovou a candidatura do ex-secretário de Governo, Rodrigo Mateus, a prefeito, e do presidente do PMDB/Jovem, Rafael Mendes, a vice. O grupo forma a maioria do diretório municipal - que foi afastado pela intervenção, e move montanhas pra anular a convenção de 17 de junho, que homologou a candidatura de Paulo Piau.
A Justiça Eleitoral negou o pedido de anulação da convenção feita pelos interventores, e ainda, o pedido de permissão pra realizar a convenção de sábado. Para que a convenção extra tivesse base legal, AA e aliados ingressaram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG. 

EFERVESCÊNCIA --- E só Deus conseguiu testemunhar todas as armações ilimitadas que andaram agitando a sexta-feira, véspera do prazo final das convenções que homologam as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores. E pra colocar ainda mais lenha no vulcão que já estava em ebulição, eis que o governador Anastasia desembarcou na cidade pra cumprir agenda social. Literalmente um Deus nos acuda!


AMOSTRINHA ---- Só pra dar uma palhinha do que a colunista notou e anotou na sexta-feira, vale destacar a complicada situação do DEM. Presidido pela advogada Eclair Gonçalves, o partido passou o dia literalmente partido. Ou seja, até certa hora dia uma ala queria aceitar o convite do PSDB e ser vice do prefeitável Fahim Sawan, e outra ala queria coligar com Piau, que já tem vice, mas ofereceu a possibilidade de uma boa chapa para os candidatos a vereador do DEM.
AMOSTRINHA 2 ---- Após muitas conversas, com tudo indicando tendência para as bandas de Paulo Piau, a comissão executiva decidiu jogar a batata quente para o diretório decidir na convenção programada para sábado, na Câmara Municipal. À noitinha, chegou o ultimato do governador. O DEM deveria aguardar seu desembarque no aeroporto de Uberaba para uma conversa a portas fechadas.

E FINALMENTE...
Os democratas confirmaram mesmo o que já era a tendência na sexta-feira. Fecharam apoio ao candidato a prefeito Paulo Piau, que já tem o vereador/radialista Almir Silva, do PR, como vice. Optaram pela valorização da chapa de candidatos a vereador, em detrimento de uma vaga de vice. Aqui, vale um reconhecimento: além de ter valorizado o passe do DEM como nunca foi feito antes, a presidente Eclair Gonçalves, que era a pré-candidata a vice, deixou de lado seu projeto pessoal pra investir no grupo. Maior partido de Uberaba, o DEM tem dois minutos pra usar no horário eleitoral; dois vereadores - Marcelo Machado e Itamar Ribeiro, e 4.932 filiados - é o primeiro colocado no ranking de filiações da cidade.
------------------------
Especialista em Direito Eleitoral, Luís Antônio Lira Pontes (de frente),
foi o convidado especial do programa Entrevista Coletiva -
apresentado pelo jornalista Orlei Moreira, na TV BandTriângulo,
às 18h45 de sábado. Em pauta, o que os partidos e os candidatos
podem e não podem fazer durante a campanha eleitoral
--------------------------------
PERDAS E DANOS --- O PSDB se viu numa sinuca de bico. Com quatro vice-prefeitáveis na mira – mas com preferência pelo DEM, eis que os tucanos foram surpreendidos na convenção do PDT, que, num momento barulhento, confirmou o nome do presidente João Franco como vice de Fahim Sawan. Além de amanhecer com um barulho deste, o PSDB ainda machucou os ouvidos com a notícia de que João Franco acabara de ser indiciado pela Polícia Federal.

DEFESA --- Mesmo motivo de indiciamento de João Franco também pegou o prefeito Anderson Adauto. Ambos respondem a acusação de superfaturamento na compra de remédios, na época em que Franco era secretário Municipal de Saúde, e a empresa Home Care gerenciava o setor através de contrato com o governo municipal. Ouvido pela Polícia Federal, o prefeito negou a acusação, e disse que a contratação da Home Care gerou uma economia de R$ 195 mil aos cofres da Prefeitura de Uberaba, ao levar em consideração a compra global de mais de 800 itens de remédios.
AS LICITAÇÕES --- De acordo com o prefeito, sua administração realizou mais de 2.500 processos licitatórios, e todos eles – incluindo a contratação da Home Care, obedeceram a todas as exigências da lei das licitações.

AS VOLTAS QUE
O MUNDO DÁ
Atualmente adversários políticos, Anderson Adauto e João Franco têm uma longa história em comum. O presidente do PDT/Uberaba foi diretor-geral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais quando AA era deputado estadual e presidida a Casa. Desembarcou em Uberaba para se tornar o homem forte do governo, quando Adauto assumiu a prefeitura.

José Tiago: Presidente da UJE - União dos Jovens
e Estudantes do Brasil   (Foto: Divulgação)
DESISTÊNCIA --- E pelos lados dos candidatos a vereador teve quem desistisse da empreitada. Poucos minutos antes da convenção do PRB, que homologaria sua candidatura, José Tiago de Castro divulgou nota intitulada Carta Aberta a Toda a Sociedade, em que anunciou a decisão. “Vou continuar SONHANDO e TRABALHANDO com a mesma INTEGRIDADE, sem precisar negociar aquilo que não é meu” – lançou o ex-quase candidato.

QUASE BILIONÁRIO ---- E falando em Câmara Municipal, está marcada para segunda-feira, 2 de julho, a votação, em plenário, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – a LDO para 2013. Documento prevê nada menos do que uma receita de R$ 962 milhões a ser administrada pelo eleito em outubro de 2012. São cerca de R$ 5 milhões a menos do que o previsto para o último ano do governo Anderson Adauto, mas, ainda assim, dinheiro que não acaba mais.

SAÚDE SOB
INVESTIGAÇÃO
(Parte 2)
Também para a sessão de segunda-feira, está prevista a leitura do relatório final da Comissão Especial de Inquérito – CEI, que investigou uma série de denúncias de irregularidades na saúde municipal de Uberaba.

ROSA CHOQUE --- Ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende (PT) reuniu o Conselho Municipal das Mulheres e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Uberaba para se despedir das companheiras. Vai se concentrar, agora, na disputa por uma das 14 cadeiras da Câmara Municipal.  (Foto: Divulgação)

ESPECIAL
Empossado dia 1º de maio, o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, participou dia 28 de junho, no Vaticano, da missa presidida pelo papa Bento XVI – uma celebração especial em homenagem a São Pedro e São Paulo e, em ação de graças pelos 60 anos de ordenação de Bento XVI. Na oportunidade, o papa fez a imposição do pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados sem 2012.
OS PÁLIOS --- Entre os 43 novos arcebispos que receberam o pálio, sete são brasileiros, entre eles, dom Paulo Mendes. E ainda: dom Wilson Jonck, de Florianópolis (SC); dom José Francisco, de Niterói (RJ); dom Esmeraldo Barreto, de Porto Velho (RO);  dom Airton dos Santos, de Campinas (SP); dom Jacinto Furtado, de Teresina (PI); e dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN). Os pálios são abençoados pelo papa e colocados sobre o túmulo de São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica Vaticana. No dia 29 de junho, eles são levados para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.
Papa Bento XVI impõe o pálio - imagem no destaque, aos novos
arcebispos, incluindo dom Paulo Mendes, de Uberaba
(Foto: Divulgação)
ÁGUA NA BOCA --- Curso gratuito de culinária de comidas típicas das cinco regiões do Brasil tem início terça-feira, dia 3 de julho, a partir das 7h30 até as 11h30, na Fundação Cultural de Uberaba. As aulas prosseguem nas quartas-feiras, das 13h às 17h. A conclusão da atividade bissemanal será em novembro. As inscrições podem ser realizadas nos dias e horários das aulas na rua Tristão de Castro, 64, ou pelo telefone 3331-9200, com a professora Mary de Carvalho Ribeiro, graduada em artes práticas de educação para o lar.
 -----------------------------
Poliana de Fátima - no centro: recorde
(Foto: Divulgação)
OURO E PRATA --- Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, vai fazendo história, ou seja, juntando medalhas e mais medalhas. Quem acaba de retornar de São Paulo, onde participou da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil 2012, foi a atleta  Poliana de Fátima. Além de quebrar o recorde brasileiro no lançamento de dardo, Poliana conquistou medalhas de prata no arremesso de peso e lançamento de disco. Adefu  participou ainda, com outros quatro atletas, conseguindo alcançar marcas importantes na competição.
SEM DISTINÇÃO --- Os homens também fizeram bonito. Outro grande resultado alcançado pela Adefu foi com o atleta José Humberto (Batata), que no lançamento de disco alcançou a marca de 22,81 metros, ficando a 1cm do recorde brasileiro que é de 22,82 metros. Além do ouro no lançamento de disco, ele conquistou prata no lançamento de dardo, e bronze no arremesso de peso.
Renato, Batata e Marão: trio de sucesso
(Foto: Divulgação)
E HAJA SUCESSO!
O atleta Dimas Gonçalves atingiu sua melhor marca no lançamento do disco e terminou em 3º lugar. Renato Delfino terminou a competição com o 3º lugar no lançamento do dardo e 2º lugar no arremesso do peso. Marcos Paulo finalizou a competição em 4º lugar no arremesso de peso e lançamento de dardo. Nessa primeira etapa nacional os atletas foram acompanhados pelos profissionais da Adefu, Francisco Sales Jerônimo (Chicão), Renato Fleury Cardoso e Mário Fernandes Neto (Marão).
PARCERIAS ---- Adefu tem parceria e patrocínio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Projeto Clube Escolar Paralímpico, ANDE - Associação Nacional de Desporto para Deficientes, Unimed, Usina Caeté, Cemig, Programa Minas Olímpica Oficina de Esportes, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uniube – Universidade de Uberaba, Prefeitura Municipal de Uberaba.
 -----------------------
TODO CUIDADO É POUCO --- Subsecretário Municipal de Governo, advogado Marco Túlio Reis (foto), reuniu todos os ocupantes de cargos de cheia na Prefeitura de Uberaba, nesta sexta-feira, 29 de junho, pra orientá-los sobre o processo eleitoral. A turma ouviu tudinho sobre o que pode e o que não pode nestes tempos em que o entusiasmo costuma falar mais alto. Se tem alguém que entende de legislação eleitoral é o Túlio Reis.
---------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
O Lyceu de Artes e Ofícios de Uberaba
Antigo Lyceu de Artes e Ofícios - hoje Senai, na praça Frei Eugênio,
em foto da década de 1940, de fotógrafo não
identificado e restaurada por Marise Romano
Acervo: Arquivo Público de Uberaba

O primeiro Liceu Uberabense
“Notável estabelecimento de ensino secundário, fundado em 1877 pelo afamado Professor César Ribeiro, que se transferiu de Franca para esta cidade. [...] Envolvido por intrigas políticas, César Ribeiro fechou o Liceu em dezembro de 1879, regressando para Franca, onde reabriu seu colégio.”
(MENDONÇA, 1974

O Segundo Liceu Uberabense
“Fundado e dirigido pelo Sr. Antônio Silvério Pereira, funcionou de setembro de 1881 a dezembro de 1891. Mantinha os cursos primário e secundário.”
(MENDONÇA, 1974)


Histórico - SENAI 
_Os edifícios do Liceu de Artes e Ofícios abrigaram, em primeiro lugar, a Escola Normal Oficial de Uberaba, dirigida pelo ilustre Professor Fernando Magalhães" em 1928.

Em 1932, "transferindo-se a escola para o amplo sobrado de Luís Soares Pinheiro, à Rua Manoel Borges, [...] aqueles edifícios foram ocupados pelo 4º Batalhão de Caçadores Mineiros, que lá pemaneceu quase 16 (dezesseis) anos."
"Os Diretores da Sociedade do Liceu, num gesto de largo patriotismo, transferiram os prédios ao Governo do Estado, com a condição de neles se instalar uma escola profissional.
E, graças, principalmente, aos esforços de Santos Guido, na presidência do Rotary Clube de Uberaba, instalou-se, nesta cidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tantos e tão magníficos serviços vêm prestando à nossa juventude e à nossa civilização.
A Santos Guido e ao Rotary devemos esse benefício, essa esplêndida conquista.
Otimamente aparelhado, seguramente orientado e contando com professores os mais ilustres e dedicados, o Senai dignifica e enaltece a nossa terra, e presta à mocidade serviços da mais alta benemerência."
(MENDONÇA, 1974) 


Histórico - SENAI 2
_Em 16 de maio de 1947, a Sociedade do Liceu de Artes e Ofícios de Uberaba deliberou transferir ao Estado, para posterior doação ao SENAI, as instalações construídas para o Liceu. 
Em 21 de novembro do mesmo ano, o governador Milton Campos assinou a escritura de doação, pelo Estado, do patrimônio do antigo Liceu de Artes e Ofícios ao SENAI, para a instalação de sua unidade no município. 
No dia 3 de maio de 1948, com a presença do marechal Eurico Gaspar Dutra, presidente da República; Milton Soares Campos, governador do Estado de Minas Gerais; Newton Antônio da Silva Pereira, presidente da FIEMG; Roberto Hermeto Corrêa da Costa, diretor regional do SENAI em Minas; Boulanger Pucci, prefeito municipal da localidade, e outras autoridades, foi oficialmente inaugurada a escola do SENAI em Uberaba. 
Em 22 de maio de 1962, o Conselho Regional do SENAI resolve denominar a unidade de Uberaba de Escola de Aprendizagem Fidélis Reis. Em 1974, já na administração do diretor regional Afonso Greco, foi iniciada a construção das atuais instalações do Centro de Formação Profissional Fidélis Reis. 
A nova escola, inaugurada em 30 de maio de 1976, está instalada numa área de 4.432 m2 sendo 1.281,70 m2 de área coberta, possuindo ainda praça poliesportiva. 
Da sua estrutura inicial, direcionada para as áreas de mecânica e marcenaria, permanecem as ocupações de ajustagem e tornearia, tendo sido posteriormente acrescida a mecânica de automóveis. 
Atento ao desenvolvimento dos mercados das várias regiões do Estado, o Departamento Regional do SENAI identificou no Triângulo Mineiro um expressivo desenvolvimento industrial advindo da implantação do pólo de fertilizantes na região, que modificou substancialmente o perfil da demanda de profissionais. 
Assim sendo, em 26 de setembro de 1992, data da comemoração do cinqüentenário do SENAI em Minas Gerais, foram inaugurados no Centro de Formação Profissional Fidélis Reis o Laboratório de Instrumentação e Controle de Processos Industriais, o Laboratório de Eletrônica e a oficina de Eletricidade, ampliando as possibilidades de aperfeiçoamento, formação e qualificação profissional de Uberaba e da região."
(SENAI, 2008)


Referências Bibliográficas
MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974. 
SENAI. Mensagem recebida por e-mail em 10 de outubro de 2008
-------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário