19 de julho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

CURIOSIDADE HISTÓRICA ---- Exposta no salão situado do lado direito do hall do Paço Municipal de Uberaba – Câmara de Vereadores, na praça Rui Barbosa, a obra A RETIRADA DA LAGUNA é uma das principais atrações de quem visita o prédio histórico. Foi encomendada a REIS JÚNIOR, importante artista plástico uberabense, pela Câmara Municipal, em 1922, e inspirada em outra Retirada da Laguna - o famoso livro de  Visconde de Taunay. (Reprodução da tela para Conta-Gotas: Hedi Lamar Marques/Câmara de Uberaba)
UBERABA NO CAMINHO DA GUERRA (1864/1870) ---- Não bastassem os horrores da guerra e a dificuldade de transpor grandes distâncias por terra, a varíola foi companheira inseparável dos voluntários da Pátria nesta expedição, que, conforme os relatos da época, foi uma das mais sanguinárias da história do Brasil. Contudo, a história e desenvolvimento de Uberaba estão diretamente ligados à Guerra do Paraguai.
Talvez por ter sido o ponto de encontro, articulação e organização de tropas vindas das mais diversas regiões do país, ou então porque houve maciça participação de pessoas da terra no morticínio. 
O próprio Visconde de Taunay participou da organização das tropas em Uberaba, e cita a cidade no livro A Retirada da Laguna e em outras de suas obras.
De outro ângulo, essa movimentação toda, provocou um intenso comércio e rápido crescimento populacional, sendo certo esses fatores para transformar Uberaba em uma das principais cidades brasileiras na época. (Fonte: Arquivo Público de Uberaba)

 -------------------------
“O Paulo Piau tomou gosto por intervenções. 
Está sendo um péssimo exemplo para a juventude”.
_Rafael Mendes, candidato a vice-prefeito pelo PMDB adversário de Piau, afastado da presidência do PMDB Jovem de Uberaba por intervenção patrocinada pelos comandos nacional e estadual da juventude peemedebista

Juventude peemedebista comemora a intervenção ao lado de
alguns peemedebistas "experientes" (Foto: Divulgação)
RESPINGOS --- A quarta-feira, 18 de julho, teve dose dupla de trovoadas no PMDB de Uberaba. A intervenção e a guerra judicial pra derrubá-la respingaram no PMDB “experiente” e, pela primeira vez desde sua decretação em 14 de maio, atingiu também o PMDB Jovem. A quinta-feira foi marcada por renúncia...
INTERVENÇÃOZINHA ---- Em reunião articulada silenciosamente ao longo dos últimos dias, a quarta-feira culminou com a destituição da comissão executiva do PMDB Jovem – tudo acompanhado ao vivo e em cores pelos presidentes da juventude peemedebista, Gabriel Souza (executiva nacional) e Bruno Júlio (executiva mineira).
PRESSENTIMENTO --- O presidente destituído, Rafael Mendes, admite que passou batido nas articulações, e que só na noite da véspera da queda é que começou a desconfiar que tinha algo de estranho no ar. Isso, porque ficou sabendo que o presidente do PMDB Jovem nacional estaria em Uberaba na quarta-feira, sem ter lhe comunicado a “visita”.
O PADRINHO --- O certo é que Rafael foi substituído na presidência do PMDB Jovem de Uberaba pelo estudante de Jornalismo, Mateus Barros – que tem ligações umbilicais com o deputado federal Paulo Piau, candidato a prefeito aprovado pela comissão interventora do PMDB “experiente.”
OS APRENDIZES ---- Além de Mateus na presidência, o PMDB Jovem de Uberaba passou a ser integrado por Carlos Augusto Assunção, Elbio Ricardo Terra Júnior, Aline Eliana Silva, Vinícius Prado Almeida, Thaísa Gutierrez, Jonathan Augusto, Diego Morelli, Rafael Lima, Fabiano Silva Pereira e Ethienne Beatryce.
A ORIGEM ---- A intervençãozinha na juventude peemedebista teria começado a ser articulada logo que o então presidente, Rafael Mendes, foi homologado na vaga de candidato a vice-prefeito de Rodrigo Mateus. Esta chapa foi aprovada pelo diretório municipal que voltou ao comando do PMDB “experiente” por força de liminar do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, José Marcos Vieira.
ESPERTINHOS --- Interessante nesta história toda é que a garotada peemedebista de boba não tem nada. A eleição e posse do novo comando do PMDB Jovem aconteceu bem no período em que o diretório municipal “experiente” voltou à ativa por força da liminar judicial. Em outras palavras, a meninada aproveitou o fato de os adversários adultos estarem no comando pra darem legalidade à eleição da ala jovem do mesmo diretório. Detalhe: PMDB Jovem é um “departamento” do diretório.

Carlos Assunção
(Foto; Divulgação)
A RENÚNCIA ---- Na quinta-feira, e portanto poucas horas após assumir a presidência do PMDB Jovem, o estudante de Jornalismo renunciou e indicou para substituí-lo o nem tão jovem assim, Carlos Assunção, de 29 anos, e com curso de pós-graduação em secretariado bilíngue. Mateus Barros justificou que sua função de assessor de Paulo Piau seria incompatível com o cargo, e mais: aproveitou pra dizer que Piau não teve nadinha de nada a ver com a intervençãozinha.

REAÇÃO --- E como diria a 3ª Lei de Newton: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. O candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Mateus saiu a campo para dizer que toda a movimentação da quarta-feira não passou de factoide e ilusão. Segundo Rafael Mendes, os “interventores” não seguiram os critérios estatutários que incluem, entre outras medidas, comunicar a intervenção à executiva jovem estadual, com prazos a serem cumpridos.
INCÔMODO --- O ex-ainda quase futuro presidente do PMDB Jovem diz que é muito bom saber que sua candidatura a vice-prefeito está incomodando os “experientes” da intervenção que apoiam Paulo Piau. “O golpe no PMDB Jovem foi todo articulado por este pessoal” – afirma. 

RESPINGOS 2 --- O PMDB “experiente” foi atingido na quarta-feira, 18 de julho, através dos dois vereadores do partido: Cleber Humberto Ramos e Tony Carlos - que tiveram seus nomes homologados dia 27 de junho pela comissão interventora da legenda. O Ministério Público Eleitoral pediu o indeferimento dos registros de candidatura dos dois, lembrando que a intervenção está suspensa, e que, portanto, todos os atos praticados por ela também estão.
SEM ESCAPATÓRIA --- Além deles, estão na mira do MPE o ex-secretário de Educação e Cultura, José Vandir de Oliveira, Leonizia Júlio Lopes, Maurício da Silva Magalhães e Claide Paniagua. E mais: o próprio PMDB enquanto legenda partidária.
FORA DO CHAPÃO --- Os promotores eleitorais José Carlos Fernandes, Emmanuel Carapunarla, Miralda Dias e Sandra Maria Silva pediram também, que o PMDB seja retirado da coligação “Uberaba no Rumo Certo” (PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB). Lembram que a participação do PMDB na coligação também foi aprovada pela comissão interventora.

PRA NÃO ESQUECER --- No parecer apresentado aos pedidos de registro, os quatro representantes do Ministério Público Eleitoral tacharam de “celeuma jurídica” a situação vivida pelo PMDB de Uberaba, e ressalvaram que, reservam-se no direito de reavaliar a questão na hipótese de uma futura modificação na situação jurídica do partido. Vale lembrar, portanto, que a intervenção, suas decisões, a suspensão da intervenção e recursos de um lado e de outro ainda sujeitos a julgamento do mérito no Tribunal de Justiça.
 ---------------------------

OLHO NO TJMG --- Enquanto isso, jovens e “experientes” do PMDB, políticos e jornalistas de um modo geral estão de olhos e ouvidos voltados para Belo Horizonte. Expectativa é de que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, decida o mais rapidamente possível a pendenga judicial que suspendeu a intervenção – que apoia Paulo Piau, e restabeleceu o diretório municipal – que apoia Rodrigo Mateus, candidato do prefeito Anderson Adauto – que desde a intervenção luta uma luta sem trégua para derrubar a comissão interventora.

E VEM AÍ, MARIA GADÚ ---- Pra quem gosta de MPB a PróEventos anuncia evento de qualidade pra Uberaba. Em parceria com a Vision Produções, de Brasília, promove show de Maria Gadú dia 4 de agosto, sábado, a partir das 21h, no Jockey Park. Antes e depois do show da Gadú, o Dj Marvan apresenta os melhores hits dos anos 70 e 80. Os ingressos com lugares marcados (mesas para quatro pessoas nos setores A e B ou convites individuais no setor C), estão à venda na Pró e na loja da Colcci, no Shopping Uberaba, a partir de R$ 40. Informações pelo telefone 3312-1947.
 ------------------
Antônio Cirilo
(Foto: Divulgação)
O SUBSTITUTO --- E mudando de partido, o PPS revela o nome do novo candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo jornalista Edson Santana. Trata-se de Antônio Cirilo da Silva – advogado, empresário do setor de mecânica pesada, e com um amplo histórico de militância no PPS. Ele substitui o vice-presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Leuces Teixeira.
DATA DA DISCÓRDIA --- Entendendo que Leuces se desincompatibilizou da OAB/Uberaba depois do prazo previsto na legislação eleitoral, os promotores de Justiça pediram a impugnação de sua candidatura. Mesmo entendendo que a data de sua desincompatibilização está correta, ele optou por renunciar à candidatura, para evitar que a celeuma se estendesse na Justiça e atrasasse a campanha do PPS.
O NOVO NOME --- De acordo com o prefeitável Edson Santana, a escolha de Cirilo consolida a proposta do PPS de  implementar um modelo de gestão em que os administradores públicos se coloquem na condição de servidores da população, e ainda, que trabalha para reforçar os laços entre as classes trabalhadora e empresarial. Cirilo – segundo ele, traduz a realidade de milhares de uberabenses que geram emprego e trabalham.

“Quero registrar meu respeito e admiração pelo professor, 
advogado e amigo Leuces Teixeira. 
Já o admirava e passei a admirar ainda mais, depois do seu gesto 
de grandeza em abrir mão de uma disputa judicial que 
poderia implicar em muita indefinição para o eleitor. 
Nos tempos de hoje é importante ressaltar a postura daqueles 
que têm coragem de assumir seus atos, suas decisões.  
É por isso, e outros motivos, que vale apostar, confiar que ainda existem muitas ... 
muitas pessoas de bem, do bem.”
_ Edson Santana, que já tinha produzido material de campanha com o vice anterior

 --------------------
TEIMOSIA CARA --- Cansado de guerra na tentativa de fazer com que o Santander cumpra uma obrigação das mais básicas no que se refere à segurança, o pessoal do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, lançou uma multa de mais de R$ 1 milhão, e, de quebra, analisa a possibilidade de fechar as agências durante algumas horas. “É a maior multa aplicada pelo Procon a uma empresa, até agora, mas esgotamos todos os esforços na tentativa de sensibilizarmos o grupo” – afirma o advogado Sebastião Severino, coordenador do Procon.
EMPECILHO ---- Envolvido há vários meses com a tentativa de fazer com que os bancos de Uberaba cumprissem a lei municipal 10.901/2010, Sebastião Severino chegou a comemorar o resultado das negociações, mas, esbarrou no Santander – que se recusa a colocar câmeras externas em suas agências locais. “É lamentável esta insensibilidade, principalmente vinda de um grupo que fatura alto em Uberaba, e a maior prova disso é que acaba de instalar sua 5ª agência na cidade” – destaca Severino.

“A instalação de câmeras custa muito pouco, perto da segurança que elas proporcionam aos clientes, 
aos empregados e à população de Uberaba.”
_ Sebastião Severino, se referindo ao Santander

VITÓRIA ---- A decepção do coordenador do Procon só não é maior devido ao resultado de outras negociações. O que parecia uma missão impossível se tornou uma vitória para o povo de Uberaba. Dois bancos teimosos na arte de não cumprir a legislação municipal sobre acessibilidade e segurança decidiram acatar as normas e investir na responsabilidade social. 
ADEQUAÇÕES --- Itaú e Bradesco regularizaram suas últimas pendências com o Procon/Uberaba – que envolvem desde divisórias adequadas à segurança dos funcionários e dos clientes, até a colocação de cadeiras para os que aguardam atendimento. Sem contar, banheiros adaptados a deficientes; câmeras externas; rampa ou elevador; cadeira de rodas  etc.
 ----------------------
FEEDBAK ---- E por falar no Procon, vale lembrar que está em vigor o acordo com a Associação dos Supermercados de Uberaba – Assuper. A empresa que colocar à venda produtos com prazo vencido terá que oferecer ao cliente, gratuitamente, o mesmo produto em perfeitas condições de consumo. E mais: o consumidor nem precisa estar comprando; basta que localize um produto nestas condições.
RECORRÊNCIA ---Denúncias e blitze realizadas pelo Procon têm constatado uma série de irregularidades no que se refere a produtos com data de validade vencida. E pior: geralmente são os mesmos grandes supermercados.
 --------------------------
CARTA/ALERTA DO HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI 
AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE UBERABA
Presidente do Hospital Hélio Angotti, médico Délcio Scandiuzzi está enviando correspondência a todos os candidatos a prefeito de Uberaba. Obviamente faz os preâmbulos de praxe, cumprimenta “pelo ato de cidadania em se apresentar para a disputa” – mas também alerta sobre o câncer, e sobre as questões relacionadas ao hospital.
Confira a baixo a íntegra do ofício.
Prezado candidato (...),
O Hospital Dr. Hélio Angotti, mantido pela Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central, cumprimenta-o pelo ato de cidadania em ser candidato a prefeito de Uberaba.
Com a missão conjunta de prevenir, diagnosticar , tratar e salvar pacientes com câncer, a Prefeitura Municipal de Uberaba e o Hospital Dr. Hélio Angotti são instituições legalmente dependentes uma da outra. Neste sentido, sugerimos que o tema câncer faça parte do planejamento que Uberaba necessita para os próximos  anos e nos colocamos à disposição para as informações que julgar necessárias, lembrando que:
1. O câncer é a segunda maior causa de mortes em adultos no Brasil, que registra cerca de 500 mil novos casos por ano. E a Organização Mundial da Saúde acaba de revelar que nos próximos 20 anos haverá um aumento de 75% dos casos.
2. Metade dos registros de câncer no Brasil ocorre na região Sudeste. O Hospital Dr. Hélio Angotti é um dos cinco hospitais especializados na doença em Minas e um dos 33 existentes no Brasil, com foco em atendimento pelo S.U.S
3. A resposta ao tratamento do câncer, no mundo inteiro, tem sido melhor em hospitais especializados como é o Hospital Dr. Hélio Angotti.
4. Com 51 anos de atuação, o Hospital Dr. Hélio Angotti aplica hoje mais de 27 mil quimioterapias por ano, cerca de 45 mil radioterapias. Realiza 4 mil cirurgias/ano, recebe cerca de 11 mil pacientes/mês, totalizando 133 mil procedimentos/ano. 
5. O Hospital Dr. Hélio Angotti é filantrópico e atende mais de 93% dos seus pacientes pelo S.U.S
6. O Hospital Dr. Hélio Angotti possui uma infra-estrutura já pronta e exemplar, tornando desnessários investimentos para um novo hospital especializado em câncer. Falta-lhe o custeio.
7. O Hospital Dr. Hélio Angotti contribui para que Minas Gerais registre os casos de câncer do Estado, podendo aumentar as verbas que o governo federal repassa ao governo mineiro e a Uberaba.
8. O Hospital Dr. Hélio Angotti segue rigorosamente uma postura de transparência, com todos balanços publicados e atualizados em seu site oficial, bem como na imprensa.
9. O Hospital Dr. Hélio Angotti emprega cerca de 400 funcionários da área da saúde, sendo responsável pela condição social de mais de mil pessoas.
Délcio Scandiuzzi
(Foto: Divulgação)
10. Fruto da visão estratégica aguçada de lideranças como o médico Hélio Angotti, o hospital que leva seu nome, além de salvar milhares de vidas ao longo de mais de meio século, é também hoje um componente importante na economia local , atraindo para Uberaba pacientes e familiares de todo o Brasil que consomem os serviços que o município oferece.
Atenciosamente,
Dr. Délcio Scandiuzzi
Presidente


 --------------------------
Lélia Bruno
(Foto: Divulgação)
A BOLA DA VEZ --- Principal responsável pelos saltos de qualidade do Arquivo Público de Uberaba, a pianista e professora Lélia Bruno Sabino estreia o cargo mais novo da administração municipal: a Superintendência do Arquivo Público. O arquivo deixou de ser departamento da Fundação Cultural para se tornar superintendência ligada diretamente à Secretaria de Administração. Lélia foi exonerada do primeiro cargo e empossada no segundo, que tem status de primeiro escalão.
A TIRACOLO ---- Seguem com ela, Diego Chicrala, que deixou a chefia da Seção de Gestão e Conservação de Documentos da Fundação para assumir o Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo Histórico da Secretaria de Administração, e ainda, seu braço direito Danilo Ferrari, que foi exonerado da Seção de Informações e Pesquisa da Fundação e nomeado diretor do Departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento da Administração.

HISTÓRIA EM DOBRO --- Responsável por um acervo de mais de 80 mil fotos e de milhares de páginas e documentos oficiais e de pessoas físicas e entidades de um modo geral, o Arquivo Público de Uberaba também vai se mudar para uma sede própria – por si só, rodeada de história. Atualmente instalado na rua Onofre da Cunha Rezende, 78, bairro São Benedito, o Arquivo está de malas prontas para ocupar sua sede na praça Doutor José Pereira Rebouças – localizada na histórica Mojiana.
ABERTO AO PÚBLICO ---- Não bastassem os cuidados e a diligência com material tão delicado e importante, o Arquivo Público de Uberaba tem suas portas abertas para que a população possa ter acesso ao acervo. Além das pesquisas realizadas no local, o Arquivo lança mão de instrumentos modernos para facilitar o acesso ao passado. Desenvolvido através de iniciativa dos próprios funcionários o Arquivo Público criou o blog mais atraente de Uberaba: http://arquivopublicouberaba.blogspot.com.br/.
SEDE HISTÓRICA ---- Para abrigar o Arquivo Público estão sendo reformados e adaptados os antigos galpões da estação ferroviária, que, ao final das obras, terão sala de reunião, auditório, biblioteca de apoio, departamento fotográfico e de mídia, salas de estudo, estúdio de microfilmagem, entre outras estruturas próprias para o arquivo.
INVESTIMENTOS ---- A sede terá cerca de mil metros quadrados, e estão sendo investidos R$ 750 mil nas obras, sendo que R$ 600 mil foram liberados pelo Ministério da Cultura, enquanto R$ 150 mil são contrapartida do município. O local também vai abrigar o Memorial da Imprensa.
SONHO ANTIGO
(Texto: Arquivo Público)
Desde a década de 1950 já havia uma campanha pela criação de um  Arquivo Público Municipal voltado para a guarda e preservação dos registros do passado.
Em 1983, a professora Sônia Maria Fontoura desenvolveu juntamente com as alunas do curso de Magistério, da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, um levantamento de fontes primárias nos Cartórios de 1º e 2º ofícios da Comarca de Uberaba, fortalecendo ainda mais a ideia da criação de um Arquivo Municipal.
Entre 1983 e 1984, anexo à Fundação Cultural de Uberaba, instalou-se uma sala para que a instituição recebesse a primeira remessa de documentos do poder público, com data limite 1840 – 1973.
No dia 4 de novembro de 1985 o Arquivo Público de Uberaba foi criado oficialmente pela Lei Municipal nº 3.656, mas sua inauguração oficial ocorreu no dia 22 de fevereiro de 1986.
A instituição abriga em seu acervo documentos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (séculos XIX e XX), Biblioteca de Apoio e Hemeroteca (coleção de jornais que circularam e circulam na cidade), documentos especiais (fotográfico, iconográfico e audiovisual) e documentos privados.
COMPETÊNCIAS
*Preservar documentos de valor legal, administrativo e histórico de entidades públicas e privadas;
*Possibilitar o acesso da comunidade a esses documentos;
*Promover a pesquisa e divulgar a história da cidade e região
 --------------------------

Tito Rios
(Foto: Divulgação)
JAZZ NO DOMINGÃO --- Violonista e intérprete Tito Rios será a atração do próximo “Domingo Cultural”, 22 de julho, no Mercado Municipal, a partir das 10h30. O baixista Ricardo Moares e o baterista Giovani Longo acompanham Rios. Tito, nascido em Araguari (MG), é multi-instrumentista, compositor desde 2004 e poeta. Ele tem como referências musicais o jazz, fox trote, rock e bossa nova e seus cantores preferidos são Milton Nascimento, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. O show é uma promoção da Fundação Cultural.

TEATRO --- O ator Tony Estevan, que atuou como estilista na novela “Caras e Bocas”, em 2009 na TV Globo, ministra curso com a Cia. de Teatro Preparação em Uberaba. As aulas acontecem às segundas-feiras e terças-feiras de julho e agosto, às 19h, no TEU - Teatro Experimental de Uberaba, na rua Padre Zeferino, 998, Fabrício. Informações pelo telefone: 3312-5906. O valor do curso deve ser tratado diretamente com o artista.
-----------------------------
VISTORIA ---- Obras de urbanização no entorno do Parque do Paço – onde estão surgindo o fórum da Justiça e a sede da OAB, atraíram o prefeito Anderson Adauto (PMDB) esta semana, acompanhado de assessores da área de infraestrutura. O parque – que está interligando as avenidas Pedro Salomão, Maranhão e Antônio Rios, com a nova avenida dos Advogados, vai beneficiar, de forma direta, pelo menos dois bairros: Santa Marta e Universitário.
FUNDO VERDE --- Urbanização do local está sendo feita com recursos do Fundo Verde, provenientes da regularização de condomínios da cidade. Foram arrecadados R$ 3,2 milhões que estão sendo aplicados na preservação da Mata do Paço e na implantação das vias de acesso ao novo Fórum e às sedes da OAB e Ministério Público. Em terreno anexo deverá ficar o novo prédio da Câmara de Vereadores.


DE ENCHER OS OLHOS---- Difícil escolher uma ou outra entre as imagens captadas pelas lentes do repórter-fotográfico do Jornal de Uberaba e fotógrafo/servidor de carreira da Prefeitura Municipal, Enerson Cleiton
---------------------------
Promessa é dívida
CANDIDATOS A PREFEITO PROMETEM REVISAR ÁGUA VIVA, AUDITORIAS, NOVO DISTRITO INDUSTRIAL, MERENDA DE GRAÇA PARA AS PROFESSORAS

*Giselda Campos
Matéria publicada com exclusividade pelo 
JORNAL DE UBERABA na edição de 18 de julho
Se eleitos prefeito de Uberaba, os sete homens que pediram registro à Justiça Eleitoral para administrar o município fariam uma verdadeira revolução na prefeitura.
Pelo menos é o que se pode deduzir dos respectivos programas de governo protocolados por eles, junto com o pedido de registro. Vale conferir o resumo.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GESTÃO ÉTICA
*A criação de um Banco Municipal 
para microcrédito com baixas taxas

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) pretende investir em cinco eixos prioritários. É o que destaca o programa de governo anexado por ele ao pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Sua administração – de acordo com o documento, vai buscar o desenvolvimento local sustentável; a participação popular e cidadã; políticas sociais e realização de direitos; uma gestão ética, democrática e eficiente; o desenvolvimento urbano e rural.
A essência do governo petista, inclui, entre outras ações, o apoio à economia solidária, ao cooperativismo, às redes de produtores, ao empreendedorismo e ao terceiro setor como vetores ao desenvolvimento sustentável; criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável; criação de um Banco Municipal voltado para o microcrédito com baixas taxas de juros; incentivo à coleta seletiva, com aproveitamento da água pluvial e do lixo eletrônico com redução no pagamento do IPTU.
Inclui ainda, a implantação e manutenção de estradas vicinais; a tomada de decisões com a participação dos gestores e agentes públicos envolvidos tornando-os corresponsáveis pelos resultados propostos; o foco de toda ação governamental orientada para a qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs; promover a transparência, substituindo os controles burocráticos por controles sociais; o acesso às informações e a participação da sociedade nos processos decisórios.

REVISÃO NO ÁGUA VIVA E AUDITORIA 
NA PREFEITURA
*Valorização do servidor será ponto de honra
O candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, promete, se eleito, fazer uma revisão no Projeto Água Viva – que está atualmente, na fase de obras de contenção de enchentes no centro da cidade, e ainda, promover auditorias nas contas e projetos da prefeitura para dar publicidade aos eleitores de como se encontra a administração municipal. Compromissos estão no programa de governo apresentado pelo candidato junto com o pedido de registro.
O programa aponta, por sua vez, como meta prioritária, a promoção do desenvolvimento econômico e a geração de emprego com equidade social e sustentabilidade.
E  propõe seguir as diretrizes de uma gestão compartilhada, voltada para a inclusão social e o equilíbrio financeiro. Prevê um planejamento a longo prazo e o atendimento às necessidades mais prementes da população, com prioridade para saúde, educação e segurança.
E ainda, propõe pensar Uberaba através de uma visão ampla e articulada com as esferas estadual e federal, em busca de ações que melhorem os setores de habitação, trânsito e transporte, trabalho e renda, lazer,cultura, meio ambiente e agropecuária.
De acordo com o programa de governo anexado por Lerin ao pedido de registro de sua candidatura, os bairros rurais – a exemplo do perímetro urbano, serão planejados a curto, médio e longo prazos.
O programa de governo de Lerin promete, entre outras ações, melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde; reorganização o serviço de ambulâncias; implementar um rígido controle do setor de medicamentos da prefeitura; aperfeiçoar o plano de carreira e a remuneração dos professores municipais; ampliar a oferta de cursos profissionalizantes; integrar a sociedade com os programas da polícia militar; ampliar linhas de transporte coletivo para os bairros rurais.
O candidato garante que a valorização do servidor municipal será ponto de honra do seu governo.

INVESTIMENTO EM TURISMO COM 
DESTAQUE PARA PEIRÓPOLIS
*Criação de subprefeituras nos bairros da cidade
Apaixonado por Peirópolis, o candidato a prefeito pelo PPS, jornalista Edson Santana pretende consolidar o bairro rural como um centro de pesquisas e turismo de Uberaba, incluindo investimentos em infraestrutura. Seu programa de governo prevê, inclusive a implantação de trem turístico (usando a antiga Maria Fumaça) para fazer o trajeto Uberaba/ Peirópolis. A criação da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer é outra meta do candidato.
O PPS – de acordo com ele, tem como compromisso implementar a plataforma denominada “Cidades Sustentáveis” em todo âmbito da administração municipal. O programa anexado ao pedido de registro de candidatura promete ainda, entre outras ações, elevar o percentual de investimentos na educação para 30%; implementar um modelo de educação humanizado; a implantação do caderno eletrônico; nternet gratuita para todos os alunos da rede municipal; incluir estudo e ensino de artes na grade curricular.
E mais: a revisão do plano de caros e salários dos professores no sentido de eliminar e ou atenuar as distorções existentes; apoio irrestrito aos comerciantes locais e estímulo à ampliação e à abertura de novas empresas, principalmente do setor de processamento de grãos e alimentos; a criação de um Circuito Popular de Compras incluindo a transformação da rua Artur Machado em um “Shopping a Céu Aberto”.
O programa de governo de Edson Santana promete também, modernizar os distritos industriais; adotar programas de incentivo à produção e valorização do homem do campo;
incentivar as feiras-livres; a conclusão das obras e instalação do Hospital Regional; reabertura de unidades de saúde; criar Farmácia Municipal de Manipulação; ampliar as vagas de UTI infantil e de suporte aos partos de alto risco; criação do Departamento de Orientação e Amparo ao Servidor; revisão e implementação definitiva do plano de cargos, carreira e salários que abrigue todos os servidores do município; criar subprefeituras nos bairros.

INSPIRAÇÃO PARA MELHORAR A 
QUALIDADE DE VIDA DO POVO
*O projeto de uma administração pública compromissado com a vida em sua plenitude é o ser humano
O candidato a prefeito pelo PSDB, médico e ex-deputado estadual Fahim Sawan, abre seu programa de governo afirmando que, um governo deve nascer inspirado e acima de tudo obstinado em trabalhar de forma eficaz e competente para melhorar a qualidade de vida da população que necessita de sua atenção, sobretudo na prestação de serviços relacionados diretamente à sua condição de cidadania.
O candidato não entra em detalhes sobre as ações que pretende promover, priorizando o discurso conceitual sobre o que é governar bem.
“Entendemos que as ações de governo voltadas para aprimorar a qualidade dos serviços e minimizar as dificuldades e mazelas que vivenciamos em uma sociedade de perfis díspares e socialmente desiguais são vitais e elas mesmas é que justificam atuar no campo público, na administração competente e de resultados concretos, tendo como pilares a idônea aplicação dos recursos e a inabalável convicção de governar com os olhares voltados para as prioridades e as reais e essenciais necessidades do povo” – diz um trecho.
Em outro trecho, o texto do programa de governo afirma que, o principal e justificável projeto de uma administração pública  compromissado com a vida em sua plenitude é o ser humano.
Este – segundo o candidato tucano, é o foco, a razão e a meta. Para tanto, de acordo com ele,  se faz necessário governar com vigorosa, competente e aguerrida equipe sintonizada neste objetivo.
Por isto – afirma, o que se coloca como ingrediente fundamental para alcançar metas e transpor dificuldades é a engenhosa interação entre as áreas de natureza social, educacional, de saúde, lazer, segurança, moradia, saneamento e meio ambiente.
“O conceito de plenitude de cidadania e regozijo da vida de qualidade é a interação destas áreas devidamente amparadas e geridas pelas áreas de natureza técnica, administrativa e financeira. O azeitado entrosamento entre estes setores com certeza aproximam-nos com mais facilidade e nos asseguram condições de realizar obras, ações e serviços que propiciem melhor qualidade de vida” – continua.
E conclui o programa de Fahim Sawan: “Devemos perceber que lazer, educação, saneamento, moradia, transporte de qualidade, segurança, meio ambiente saudável e tantos outros serviços em simbiose é que nos dão um conceito de saúde plena. E é em razão desta busca que nos propomos a trabalhar por uma Uberaba que vai em frente contando com o brilho e trabalho de sua gente.”

ESPELHANDO NO PAI
*Distrito Industrial IV e investimentos 
nas manifestações populares
Slogan usado pelo ex-prefeito Wagner do Nascimento (1982/1988) ressurge na campanha de 2012, através do seu filho – Júnior, candidato a prefeito pelo PTC. O programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral é denominado “Nascimento de Um Novo Tempo”, e se divide em 15 prioridades: administrativo; educação; saúde; infraestrutura; tecnologia; cultura e lazer; esporte; desenvolvimento social; transporte público; agricultura e pecuária; indústria e comércio; segurança; meio ambiente; juventude; minorias.
O programa de Wagner do Nascimento Júnior prevê, entre outras ações, a redução dos cargos de confiança; a realização de concursos públicos; auditoria preventiva em todas as secretarias, em parceria com o Ministério Público; orçamento participativo; programa de capacitação e valorização dos professores e diretores de escolas mediante bonificações quando seus desempenhos atingirem um patamar considerado de excelência; melhorar a gestão da saúde; ampliar as unidades básicas de saúde; fortalecer o Conselho Municipal de Saúde.
E ainda: ampliar a qualidades dos serviços urbanos, especialmente a pavimentação asfáltica em toda a cidade; reforma e ampliação das estações de tratamento de esgoto e canalização da rede de esgoto total da cidade; ampliação e criação de estações de tratamento de água e esgoto; saneamento básico para todas as regiões da cidade.
Wagner do Nascimento promete também, em seu programa de governo, criar centros de acesso a internet gratuitos; ampliar e instalar laboratórios de informática em todas as escolas municipais; dar visibilidade ao carnaval e outras festas populares locais, tornando o município um centro atrativo turístico.
E mais: transformar a Univerdecidade num espaço de lazer (quadras, pista de caminhada e ciclovia) e cultural (concha acústica); reformulação e valorização do Circo do Povo; valorização do teatro municipal Vera Cruz; realizar um inventário cultural, para valorizar os artistas locais e ampliar os projetos culturais.
O programa do candidato a prefeito do PTC promete ainda, a criação do Expresso da Cultura, que consiste num ônibus adaptado que levará atividades culturais aos bairros; criação do Restaurante Popular; ampliação do programa de apoio ao pequeno agricultor; criação do programa leite escolar; criar o Distrito Industrial IV; capacitação e ampliação da Guarda Municipal.

ALIMENTAÇÃO GRATUITA NAS ESCOLAS 
PARA OS PROFESSORES
*Apoio ao Uberaba Sport Club e Nacional Futebol Clube
Candidato apoiado pelo prefeito Anderson Adauto, o advogado e ex-secretário de Governo promete, se eleito em outubro de 2012, estender aos professores municipais o direito à alimentação escolar no local de trabalho.
Vale lembrar que a proibição de os educadores se alimentarem nas escolas, da merenda servida aos alunos, passou a vigorar na prática apenas no governo Anderson Adauto.
Em seu programa de governo – anexo ao pedido de registro, Rodrigo Mateus (PMDB) garante a valorização dos professores, inclusive através de melhorias salariais, e de investimentos na qualificação proporcionando o acesso deles a cursos de pós-graduação subsidiados pela prefeitura.
O candidato também promete melhorar o atendimento ao cidadão; concluir integralmente o Hospital Regional de Uberaba; construir oito unidades básicas de saúde, e implantar mutirões médicos em várias especialidades.
Rodrigo Mateus promete também, a construção de dois pontilhões: na avenida Padre Eddie Bernardes e na rotatória do Parque Fernando Costa. E também, implantar uma política eficiente de educação para o trânsito.
Seu programa de governo garante apoio aos dois times de futebol profissionais – Uberaba Sport Club e Nacional Futebol Clube. E assegura ainda, a criação das Secretarias Municipais de Apoio ao Comércio; de Combate às Drogas; de Serviços Urbanos; de Defesa da Cidadania. E mais: realizar concurso público para a Fundação Cultural de Uberaba.
Rodrigo Mateus também promete construir um novo zoológico e implantar quatro parques municipais até o final do mandato em 2016.

O FORTALECIMENTO DE 
UBERABA COMO CIDADE-PÓLO
*Destaque para o associativismo e o cooperativismo
O programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral pelo deputado federal Paulo Piau – candidato a prefeito pelo PMDB, propõe a elaboração de amplo diagnóstico que viabilize a concretização de ações coerentes com a realidade do município, numa proposta de planejamento participativo que fundamente a aplicação dos recursos públicos de forma responsável e transparente com ênfase nas demandas coletivas.
O candidato promete a construção de espaços de diálogo permanente e democrático com todos os setores e instâncias de participação social e política. E ainda: a implantação de uma política de modernização da gestão pública; a implementação de uma política de relacionamento humanizado, transparente e respeitoso com o servidor público.
Se eleito, Paulo Piau garante investimentos contínuos e programados em políticas sociais de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, além de políticas públicas inclusivas de forma generalizada.
O candidato peemedebista dá espaço importante no seu programa de governo para setores que sempre defendeu enquanto parlamentar: o associativismo e o cooperativismo. Promete incentivar estes setores como mecanismos de geração e partilha de riquezas.
Paulo Piau também promete investir em tecnologia e em infraestrutura urbana e rural. E também: reforçar o papel de Uberaba como cidade-pólo.
Seu programa prevê ainda, a promoção de parcerias com os governos estadual e federal.

------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário