13 de julho de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

NESTA EDIÇÃO
SEXTA-FEIRA 13 ---- Ministério Público pede impugnação de Lerin, Rodrigo, Piau ...
REAÇÕES ---- Assessorias jurídicas dos candidatos preparam defesas 
EXCLUSIVO --- Presidente do TRE/MG diz que não cabe à Justiça Eleitoral julgar questões internas dos partidos
-----------------
QUASE SEGUINDO EM FRENTE ---- Após semanas de muita crise existencial, com aliados, candidatos a vereador e assessores vivendo momentos de angústia, o ex-quase-futuro candidato a prefeito do PMDB, deputado federal Paulo Piau, decidiu que era hora de mudar o clima. A palavra de ordem era tocar a campanha e deixar o auê só para os advogados. (Foto: Enerson Cleiton)
--------------------
Rodrigo Mateus
(Foto: Divulgação)
QUE SUFOCO! --- E as encrencas não param. Novidade na 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pôs mais lenha na fogueira. Decisão liminar do desembargador José Marcos Vieira suspendeu a comissão interventora e confirmou o diretório municipal no comando do partido. Assim, a candidatura de Paulo Piau - aprovada pela intervenção, saiu de cena, pelo menos por enquanto. 

SEXTA-FEIRA 13 ---- O que parecia ser um dia normal em Uberaba acabou mostrando que não era bem assim. Último prazo para os pedidos de registro das candidaturas a prefeito, vice e vereadores foi marcado por um susto atrás do outro – para os candidatos e os partidos. No centro da questão, os quatro representantes do Ministério Público Eleitoral: José Carlos Fernandes, Emmanuel Carapunarla, Miralda Dias e Sandra Maria Silva.

SEM CANDIDATO ---- Pra começar, o PMDB - que se digladia numa batalha nunca antes presenciada em Uberaba, pode ficar sem candidato a prefeito. Os promotores pediram a impugnação das candidaturas do deputado federal Paulo Piau – apoiado pela intervenção, e do ex-secretário de Governo, Rodrigo Mateus – apoiado pelo prefeito Anderson Adauto e a maioria do diretório municipal.
Paulo Affonso Silveira
(Foto: Divulgação)
EM DOBRO ---- Para defender a impugnação da candidatura de Piau, os promotores destacam que, até o momento em que analisaram o pedido de registro, a intervenção no PMDB estava suspensa por decisão de liminar. Neste caso, ficam suspensos também, todos os atos praticados pela comissão interventora, inclusive a aprovação da candidatura de Paulo Piau, ocorrida dia 17 de junho. Os promotores deixaram claro, porém, que a situação pode mudar se a intervenção voltar ao comando do PMDB.
EM DOBRO 2 --- E pra não perder o costume, o prefeito Anderson Adauto também pediu a impugnação de Piau. Alegação é basicamente a mesma do Ministério Público. O pedido é assinado ainda, por Rodrigo Mateus e pelo candidato a vice, Rafael Mendes – que é o presidente do PMDB/Jovem.

COMPETÊNCIA ---- Quanto ao pedido de impugnação dos registros de Rodrigo Mateus e Rafael Mendes, os representantes do Ministério Público Eleitoral revelam que a convenção realizada dia 30 de junho pelo diretório municipal não foi conduzida pelo presidente do partido, no caso, Eduardo Palmério – que anda afastado desde a intervenção. Ata da convenção, segundo os promotores, é assinada pelo advogado Paulo Affonso Silveira, 10º suplente no diretório.

Antonio Anastasia e Antônio Lerin
(Foto: Divulgação)
SEM ESCAPATÓRIA ---- Também não escapou da mira dos promotores o deputado estadual Antônio Lerin – candidato da coligação “Uberaba 40”, e apoiado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB). Os representantes do Ministério Público chegam a pedir o indeferimento dos registros de todos da coligação, baseados em uma série de irregularidades. Entre elas, as atas das convenções não indicam limites de gastos.
FORA DE SÉRIE --- Os partidos que integram a coligação - PSB, PSD, PTN e PSDC, não teriam ainda, aprovado, em suas respectivas convenções, o direito de se coligarem, tanto na disputa majoritária (prefeito) quanto proporcional (vereadores). O PSD nem teria apresentado ata da convenção – segundo o MPE.

THE DAY AFTER ---- Já no sábado, as assessorias jurídicas dos candidatos trabalhavam em ritmo acelerado na preparação das respectivas defesas. Os advogados ainda esperavam a notificação oficial dos pedidos de impugnação, mas, com base nas informações antecipadas pela imprensa procuravam agilizar a coleta de documentações e de dados que possam convencer a Justiça Eleitoral de que os pedidos de impugnação não procedem.
 ----------------------
SAÚDE POLÍTICA
Aliás, até o eleitorado anda preocupado com a saúde dos candidatos, assessores e advogados do PMDB/Uberaba. Que o diga o empresário sustentável, ex-presidente do PV e ex-secretário de Meio Ambiente, jornalista Carlos Nogueira: “Haja Rivotril para os candidatos e suas equipes; já os advogados devem tomar é Red Bull, para varar a noite elaborando suas petições!” 

SAÚDE PÚBLICA
Jornalista caiu, virou o pé e precisou de socorro médico.
Moral da história: Descobriu, da pior forma, o sofrimento que a população de Uberaba está passando quando precisa de cuidados na saúde local.

SINDICALISMO
(Sem preconceito)
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, promove em Uberaba, dia 20 de julho, debate mais do que atualizado. Em pauta, a organização sindical. Presença confirmada do presidente nacional da CTB, Wagner Gomes, que fará a abertura do evento. Pra não dizer que existe preconceito de um lado ou de outro, o debate acontece na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 3332-7494 ou pelo e-mail uberaba@sinprominas.org.br. 
FILIAÇÕES --- O encontro sobre organização sindical será aberto às 14h, e além do presidente nacional, também devem usar o microfone o presidente da CTB/Minas em exercício, José Antônio de Lacerda (Jota), e o coordenador da CTB/Triângulo Mineiro, Marcos Gennari. Às 18h acontece o ato político de filiação de entidades sindicais à CTB.

TEMPO REAL ---  A partir de agora, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em recursos de registros de candidatura e denúncias de propaganda irregular relativos às eleições 2012, estarão no mesmo dia à disposição dos interessados no site do TRE na internet. A consulta pode ser feita por meio do www.tre-mg.jus.br, link “Plenário. Para julho, estão programadas 15 sessões de julgamento.
--------------------
UAI TECNOLÓGICO ---- Uberaba vai sediar a primeira unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais - UAITEC, um programa do governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a prefeitura, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, e a Fundação de Ensino Técnico e Pesquisa de Informática de Uberaba.
PÚBLICO-ALVO --- A unidade vai funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/Aciu, e terá como prioridade proporcionar, gratuitamente, aos jovens, a ampliação do direito ao conhecimento e à informação.
INCLUSÃO DIGITAL --- UAITEC vai abrigar, ainda, o Centro Vocacional Tecnológico, com o objetivo de promover a inclusão social e digital. Para isso, a unidade conta com salas de informática equipadas com computadores conectados à internet, laboratório vocacional de música, sala de videoconferência e o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE).
---------------------
Fúlvio Ferreira comemora sucesso da campanha
(Foto: Divulgação)
SALVA-VIDAS --- Obras do projeto Água Viva – que visam à contenção de enchentes no centro de Uberaba afetam diretamente o funcionamento de 180 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços associados à Câmara de Dirigentes Lojistas. Informação é da própria entidade, que, para amenizar os efeitos das obras, lançou uma campanha para recuperar a clientela que anda fugindo da confusão do trânsito central. Denominada “Comércio Ativo”, a promoção começou dia 1º de junho – e vai até o final de agosto. A CDL conta com a parceria da Companhia de Telefones do Brasil Central – a CTBC.
ESTREIA ---- O primeiro sorteio contemplou três consumidores sortudos com um Notebook ACCER cada: Maximiano Mendonça (comprou na Loja  Rosa Color); Ana Cláudia Matos Moreira (na Loja Tremendão Esportes); e Aldenice de Sousa Brito (na Loja Pimpolho II). Um Tablet Samsung  foi para Leticia Gracielle Vieira (que comprou na Loja Hering/rua Artur Machado).
OS SUBMERSOS --- Participam da campanha as lojas associadas à CDL e que estão
estabelecidas nas seguintes vias: Santos Dumont (dois primeiros quarteirões); São Sebastião; Santo Antônio; Manoel Borges; Vigário Silva (parcial); Leopoldino de Oliveira (entre Jaime Bilharinho e Segismundo Mendes); Governador Valadares; Segismundo Mendes; Senador Pena; Antônio Pedro Naves; José Furtado; Artur Machado (parcial); Treze de Maio; João Pinheiro (até a Padre Zeferino); Coronel Randolfo Borges de Araújo; Major Eustáquio; Afonso Rato, e Praça Rui Barbosa.
 -------------------
 “A campanha é um sucesso, tanto pelo número de empresas que aderiram quanto pelo número de cupons depositados nas urnas, até agora. A CDL está fazendo sua parte pra tentar amenizar os efeitos negativos do projeto Água Viva”.
_ Fúlvio Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba
 ----------------
ADOLESCÊNCIA --- Vem aí a festa Paradise para celebrar os 17 anos da Pró Eventos. A comemoração será dia 28 de julho, sábado, na Casa do Folclore, a partir das 23h. Cinco atrações vão abrilhantar a festa.
O projeto NICE2MEETU apresenta os Djs Christian Stilck e Hugo Gazola e o percussionista Rodrigo Borges fazendo a interação de música eletrônica e percussão.
Já a turma do Blush Dj Violin traz a fusão da house music com o som clássico do violino, com a Dj Luiza Bernardi e a violinista Bia Cervellini.
E tem ainda, o pessoal prata da casa: os Djs Fabiano, Julinho de Oliveira e Renato Carneiro, que também é Vj. Os ingressos estão à venda na Pró Eventos e na Colcci por R$ 30 (feminino) e R$ 40 (masculino).

HOMENAGEM --- O vice-presidente da República e presidente nacional licenciado do PMDB, Michel Temer, recebe o título de Professor Honoris Causa concedido pelo reitor Marcelo Palmério e o Conselho Universitário da Uniube – Universidade de Uberaba. Culpado de ter colocado todos os dedos dos pés e das mãos na intervenção promovida no PMDB de Uberaba, o vice-presidente também seria o grande homenageado no lançamento das candidaturas e do comitê da coligação "Uberaba Merece Mais" - programado para dia 16, segunda-feira. Entretanto, diante da suspensão da convenção que aprovou o nome de Piau, e ainda respondendo a pedido de impugnação, o jeito foi adiar a grande festa.

HONORIS CAUSA – Poucas pessoas foram homenageadas até hoje, com Honoris Causa na Uniube: os médicos Humberto de Oliveira Ferreira e Adib Jatene e o norueguês Care Langerland, da área de Odontologia.

LIVRE, LEVE E SOLTO ---- Ex-presidente e agora ex-filiado ao PRB, o empresário Roberto de Oliveira – o Roberto Indaiá, está analisando quem apoiar nestas eleições 2012. Pra quem esqueceu: Robertinho se lançou candidato a prefeito, esperando ganhar o apoio do peemedebista Anderson Adauto, e no dia da convenção do PRB, não apenas anunciou a desistência, como também informou que estava deixando a presidência do partido. Agora, informa que se desfiliou.
 ------------------------
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Datas
*1º Turno: 7 de outubro de 2012
*2 º Turno: 28 de outubro de 2012 (apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha a maioria dos votos válidos).

Ordem de votação na urna eletrônica
*Vereador
*Prefeito
Números de vagas em Minas Gerais
*Vagas para prefeitos: 853
*Vagas para vice-prefeitos: 853
*Vagas para vereadores
_Minas Gerais terá 8.440 cadeiras para vereadores nas eleições de 2012 – um aumento de 569 vagas (7,2%) em relação às eleições municipais de 2008, cujo total foi de 7.871 cadeiras.

Situação nos sete maiores
colégios eleitorais do Estado 
*Belo Horizonte: 41 vagas;
*Uberlândia: 27 vagas;
*Contagem: 21 vagas;
*Betim: 23 vagas;
*Juiz de Fora: 19 vagas;
*Montes Claros: 23 vagas;
*Uberaba: 14 vagas.

Cidades que podem ter 2º turno
*Quase 4 milhões de eleitores podem votar no segundo turno, em sete cidades que têm mais de 200 mil habitantes: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba. 
 -------------------------

ENQUANTO ISSO ---- Continua a briga judicial do prefeito Anderson Adauto – e seus seguidores anti-intervenção, contra o diretório estadual do PMDB que promoveu a intervenção, a comissão interventora e o prefeitável Paulo Piau. Já teve suspensão da intervenção; volta da intervenção; suspensão da volta da intervenção; extinção do pedido de anulação da intervenção; liminar contra a intervenção...
Moral da História: Cada dia é um novo dia.

CALMARIA ---- Bem que as más línguas – e as boas também, acharam que a sexta-feira 13 estava tranquila demais em Uberaba. Descobriu-se o motivo logo à tardinha: o prefeito estava em Brasília, em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para agradecer os mais de R$ 9 milhões liberados para a compra dos equipamentos do Hospital Regional de Uberaba. Previsão de AA é de que as obras do Hospital Regional sejam concluídas até o fim do ano.
O HOSPITAL --- O Hospital Regional terá 161 leitos, 20 deles de UTI, 121 de enfermaria e 20 de outras especialidades. O hospital também contará com pronto-atendimento referenciado de 24 horas. Com os recursos recém-liberados, serão adquiridos aparelhos de anestesia, raio-X móvel, aspiradores cirúrgicos elétricos móveis, desfibriladores, radiografia digital, tomógrafo computadorizado, ultrassom diagnóstico, ventiladores pulmonares, marcapasso cardíaco externo, eletrocardiógrafos, monitores multiparâmetros, sistema de vídeo endoscópio, camas hospitalares e macas, entre outros aparelhos e móveis.
MORAL DA HISTÓRIA ---- Logo à noitinha todo mundo soube que era uma calmaria aparente!
 ---------------------
PING-PONG 
*Presidente do Tribunal Regional 
Eleitoral de Minas Gerais
ENTREVISTA EXCLUSIVA JORNAL DE UBERABA
Edição: Sexta-feira 13 de julho
*Giselda Campos
Antônio Carlos Cruvinel
(Foto: Divulgação  TRE/MG)
Empossado na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais dia 9 de julho, e portanto com a incumbência de coordenar as eleições municipais de 2012, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel diz que o Triângulo Mineiro pode se sentir devidamente representado no TRE/MG. 
Ele é o primeiro triangulino a assumir o cargo nos últimos 20 anos. 
Em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA, o sacramentando com 34 anos de magistratura garantiu que a Justiça Eleitoral vai aplicar a Lei da Ficha Limpa nestas eleições, mas ressalvou: “A responsabilidade pelo filtro das candidaturas não é só da Justiça Eleitoral. É também dos partidos e dos eleitores.” Confira a íntegra da entrevista.

JORNAL DE UBERABA – O senhor assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais bem às vésperas de uma eleição municipal, que acontece num tempo em que denúncias envolvendo políticos tomam conta das manchetes dos jornais. Por mais que a sociedade sonhe e deseje uma política limpa, parece que estas denúncias nunca têm fim. Na sua opinião, tem como mudar esta história? De que forma a sociedade pode contribuir?
DESEMBARGADOR ANTÔNIO CARLOS CRUVINEL - De diversas formas pode haver a contribuição da sociedade. Escolhendo com critérios os seus representantes, acompanhando as informações sobre o que ocorre no cenário político, debatendo as questões, denunciando o que considera estar errado.

JU – O senhor concorda com a tese defendida por alguns de que “o povo não sabe votar” ?
CRUVINEL - Acho que os nossos cidadãos já valorizam o processo eleitoral o suficiente para saberem a importância do voto para os destinos do município ou mesmo da Nação.

JU – Como escolher bem um candidato?
CRUVINEL - De maneira sucinta, o bom candidato é aquele que se guia pelo interesse público e não pelos seus interesses pessoais. Há vários outros atributos que devem ter, como o respeito à Lei e ao meio ambiente, por exemplo.

JU – Fala-se muito em ficha suja e ficha limpa. O senhor acredita que haverá um diferencial nestas eleições de 2012? A ficha suja vai afastar maus políticos da campanha?
CRUVINEL - A Justiça Eleitoral fará a sua parte, aplicando os critérios da chamada “Lei da Ficha Limpa” onde for o caso. No entanto, temos que ressaltar que a responsabilidade pelo filtro das candidaturas não é só da Justiça Eleitoral. É também dos partidos, que lançam os candidatos, e dos eleitores, que devem fazer escolhas conscientes de quem merece seu voto e, portanto, merece representá-lo.

JU – O senhor concorda que grande parte da responsabilidade pela existência dos maus gestores está nos partidos políticos, que não se preocupam em afastar os maus candidatos? Se os partidos barrassem estas candidaturas, já não seria um grande passo rumo à gestão ética?
CRUVINEL - Com certeza, os partidos contribuiriam bastante se tivessem critérios mais rígidos na escolha dos candidatos.

JU – Por que as pessoas – ou uma boa parte delas, tem tanta dificuldade em compreender que a política é parte integrante de suas vidas?
CRUVINEL - Nossa democracia é relativamente nova e o processo de educação política dos cidadãos, que depende de vários fatores, ainda está sendo aprimorado. 
----------------------
"A responsabilidade pelo filtro das candidaturas não é só da Justiça Eleitoral"
---------------------
JU –O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais é tido e havido como de altíssima qualidade. O que o senhor pretende fazer pra preservar esta “fama” ?
CRUVINEL - Pretendo manter o que está dando certo e tentar aprimorar alguns aspectos, como a infraestrutura dos cartórios do interior do Estado, para proporcionar melhores condições de trabalho a servidores e juízes e melhor atendimento ao eleitor.

JU – Rigor seria a palavra de ordem para o TRE/MG nestas eleições de 2012?
CRUVINEL - Teremos rigor, mas pretendemos orientar da melhor forma possível candidatos, partidos e eleitores para que o processo eleitoral ocorra da maneira mais tranquila possível. É preferível, principalmente no caso dos candidatos, que eles conheçam bem as normas da eleição, relativas aos vários temas, como propaganda, prestação de contas e registro de candidatura, para se evitar que tenhamos que usar o rigor da lei contra aqueles que as transgredirem.

JU – A campanha eleitoral é curta, e alguns eventos acabam por confundir a cabeça do eleitorado. Uberaba, por exemplo, vive uma situação de intervenção em dos maiores partidos da cidade, provocando uma grande confusão entre os eleitores. Como a Justiça Eleitoral pode agilizar estes procedimentos para dar uma conclusão rápida?
CRUVINEL - O processo que contesta a intervenção no PMDB de Uberaba está tramitando no Tribunal de Justiça, já que, segundo a Lei, não cabe à Justiça Eleitoral julgar questões internas dos partidos.
--------------------
"Gostaria que os cidadãos do Triângulo se sentissem representados com a minha posse" 
----------------------
JU – As redes sociais vão assumir papel importante nestas eleições de 2012. De que forma o TRE/MG pretende agir nesta área? Que orientações estão sendo passadas aos juízes eleitorais de primeira instância?
CRUVINEL - A propaganda eleitoral nas redes sociais é permitida desde o dia 6 de julho. Os abusos têm que ser contidos, para evitar que os candidatos utilizam-na de modo inadequado, com ofensas aos adversários, por exemplo. Registro que no caso do envio de e-mails, a mensagem do candidato deve conter um mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar o seu descadastramento da lista de e-mails. Caso algum e-mail seja enviado após esse pedido, será passível de multa de R$100 por mensagem. Lembro ainda que não é permitida propaganda paga na internet.

JU – Que orientações o senhor transmite para o eleitorado?
CRUVINEL - Principalmente, que o eleitor vote com consciência, comparecendo à sua seção eleitoral no dia das eleições ciente de que estará decidindo o futuro da sua cidade pelos próximos anos.

JU – E para o Triângulo, em especial?
CRUVINEL - Gostaria que os cidadãos do Triângulo Mineiro se sentissem devidamente representados com a minha posse na Presidência do TRE mineiro. Há praticamente vinte anos nenhum presidente do Tribunal tinha origem na nossa região.
 ----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário