9 de agosto de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

A uberabense Thiessa Sickert vai representar Minas no Miss Brasil   (Fotos: Divulgação Site Miss Minas Gerais)

REPRESENTANTE DE UBERABA 
É MISS MINAS GERAIS 2012
Thiessa Sickert, de 19 anos, foi a vencedora do concurso Miss Minas Gerais 2012, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 8 de agosto, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. Com 1,80m, 60 kg e manequim 38, a representante de Uberaba, chegou ao final do concurso com outras quatro concorrentes após submeterem-se ao crivo dos jurados e do público. Thiessa vai agora representar Minas Gerais no Miss Brasil 2012, agendado para acontecer no dia 29 de setembro, em Fortaleza. Organizado pela BandMinas, o concurso teve como apresentadora Renata Fan e foi encerrado com um show da cantora Paula Fernandes. O segundo lugar do Miss Minas Gerais 2012 ficou com Thay Lima, de 21 anos, que concorreu por Uberlândia.
 --------------------- 
Rodrigo Mateus
POSTURA --- Esperado pra qualquer momento o anúncio da desistência da candidatura do advogado e ex-secretário de Governo, Rodrigo Mateus, do PMDB. Além das indicações dadas por palavras - um aceno aqui, outro aceno ali, ele tem se portado com um certo distanciamento, que inclui, entre outros detalhes, o fato de não enviar agenda para os jornalistas, não ser visto em reuniões e solenidades, não comentar notícias sobre ele - como costumava fazer, e assim por diante.
JURÍDICO --- Problema, pelo que se percebe, é que o peemedebista se cansou da disputa judicial, que desde a intervenção no PMDB tem marcado todo e qualquer movimento relacionado ao partido. Rodrigo Mateus, candidato do diretório local e do prefeito Anderson Adauto, e o deputado federal Paulo Piau, o candidato do diretório estadual e da intervenção, simplesmente não estão participando do processo eleitoral de Uberaba. Suas forças foram centradas na Justiça. Não tem inauguração de comitê, lançamento de campanha ou comício que mude esta realidade - pelo menos até que se resolva a questão judicial.

INVESTIGAÇÃO --- E foi parar na Polícia Federal pedido de investigação sobre publicações feitas no Facebook por alguém que usava um perfil sem identificação do dono para divulgar comentários contra o candidato do PSDB, Fahim Sawan. A legislação eleitoral é clara ao liberar a propaganda na Internet: qualquer acusação contra os candidatos tem que dar direito de resposta e está sujeita a investigação criminal.

TRABALHO ECOLÓGICO ---- Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, participou da inauguração oficial da fábrica de tijolos ecológicos, que funciona em prédio anexo à Penitenciária de Uberaba, e utiliza mão-de-obra carcerária para a fabricação dos produtos - que não necessitam de queima e nem extração de argila. A Tijox produz tijolos feitos de solo e cimento e curados com a própria luz do sol. A experiência desenvolvida dentro da unidade prisional foi apresentada por meio de vídeo na Rio+2, com a presença do sócio Carlos Nogueira, jornalista, ex-presidente do PV/Uberaba e ex-secretário Municipal de Meio Ambiente.

PRA NÃO PERDER ---- Rádio Sete Colinas AM e FM promove nesta sexta-feira, 10 de agosto, o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Uberaba. O pega-pega acontece das 8h às 11h. Pode ser que não...mas tudo aponta pra uma fervura daquelas!!!!
-------------------------
Garotada de Uberaba que fez bonito na ginástica artística  (Foto: Divulgação)
TE VEJO NO RIO EM 2016...
E nestes tempos de Olimpíadas de Londres e preparativos para as Olimpíadas de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro, a garotada de Uberaba dá um show. Conquistou nada menos do que 60 medalhas nos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg, sendo 44 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze. A ginástica artística foi campeã geral com 17 medalhas: 12 de ouro e cinco de bronze.
SUCESSO ABSOLUTO ---- As equipes - formadas por alunos de mais de 35 instituições educacionais de Uberaba, também fizeram bonito na ginástica de trampolim; atletismo; natação; judô;  além do show nas disputas paralímpicas, que renderam dez medalhas de ouro na natação e 20 no atletismo, entre outras. Todos os atletas medalhistas de ouro vão representar Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares Nacionais, que acontecem em setembro.

“Essa competição valoriza os atletas, que 
num futuro próximo podem se despontar no 
cenário esportivo nacional e internacional."
_Roberto Carlos Fernandes, titular da Secretaria Municipal de 
Esporte e Lazer de Uberaba, comemorando os resultados

OS ENVOLVIDOS --- Os alunos/atletas treinam nos Cemeas Boa Vista e Abadia, com participação da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, no caso dos paralímpicos, e apoio da Superintendência Regional de Ensino. A etapa estadual do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012, aconteceu em Patos de Minas durante cinco dias.  O programa esportivo-social faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado., e envolve quatro etapas – municipal, microrregional, regional e estadual.
OS ESPORTES ---- Os estudantes competiram, na etapa estadual, em atletismo, basquete,
bocha, futsal, goalball, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei, vôlei sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

OLIMPÍADAS 2016 ---- Mais de 10.500 atletas são aguardados para disputar 28 esportes diferentes, a partir de 5 de agosto de 2016, no maior evento esportivo do planeta, que vai acontecer pela primeira vez na América do Sul. Os jogos olímpicos acontecem entre 5 e 21 de agosto, e os paralímpicos, entre 7 e 18 de setembro.  
ENQUANTO ISSO, EM LONDRES --- Vale lembrar que Uberaba participa dos Jogos Paralímpicos de Londres com três representantes: José Carlos Chagas de Oliveira, Janaína Pessato Jerônimo e Nivaldo Batista Vital, todos ligados à Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba. Os jogos acontecem de 29 de agosto a 9 de setembro. José Carlos integra a Seleção Brasileira de Bocha – para a qual foram convocados outros seis atletas: Daniele Martins, de Uberlândia/MG; Eliseu dos Santos, Dirceu dos Santos e Macial dos Santos, de Mogi das Cruzes/SP; Natali Mello de Faria, de Guarujá/SP, e Luisa Lisboa dos Reis, de Suzano/SP.
Janaína Pessato e José Carlos: de malas prontas   (Fotos: Divulgação)
OS TÉCNICOS --- A técnica Janaína Pessato Jerônimo, 51 anos, uberabense da gema, apaixonada pela Adefu, - onde trabalha há 13 anos, coordenadora-geral e diretora técnica de esportes da entidade, também foi convocada. Outro convocado da equipe da Adefu é o staff Nivaldo Batista Vital. Além dos dois, a comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha tem ainda: Márcia da Silva Campeão, coordenadora; Ana Carolina Lemes Alves e Darlan França Júnior como técnicos; Alcides José Pinto e Luís Carlos de Araújo como staffs, e Sandra Martins, como calheira.

EM BUSCA DE MEDALHAS ---- E por falar nisso, a turma de Uberaba está preparando as malas. José Carlos ainda treina até esta sexta-feira, 10 de agosto, depois descansa um pouquinho, e dia 12 segue para Uberlândia de onde embarca para São Paulo. Na capital paulista toda a delegação da bocha se reúne para seguir direto para Manchester, na Inglaterra, onde permanece de 13 a 22 de agosto. Destino final: Londres.
 --------------------
Edson Santana, à esquerda, aproveita toda oportunidade pra posar ao lado dos eleitores  (Foto: Divulgação)
ÚTIL E AGRADÁVEL ---- Cover de Raul Seixas mais conhecido da região, o jornalista e radialista Edson Santana aproveitou caminhadas pelo bairro Abadia para fotografar com eleitores ao lado de uma pintura do compositor e cantor baiano. Candidato a prefeito pelo PPS, o jornalista está dos mais animados, depois do sufoco que enfrentou com a impugnação do seu primeiro vice – o advogado Leuces Teixeira, que, segundo o Ministério Público Eleitoral, não teria se desincompatibilizado em tempo hábil da vice-presidência da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB/Uberaba. Outro advogado, Antônio Cirilo, assumiu a vaga.
 --------------------
ARRAIAL DAS LETRAS ---- Termina dia 15 de agosto o prazo para que pessoas adultas, da comunidade, façam inscrição no 2º Arraial das Letras - Feira Literária de Uberaba, concurso literário promovido pela Fundação Cultural de Uberaba. Para os alunos o prazo terminou dia 5. O tema é “Autores Brasileiros”, e o patrono escolhido para o evento foi o escritor Jorge Amado, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. O concurso envolve duas modalidades: conto e crônica. O envelope com os trabalhos devem ser enviados à Fundação Cultural de Uberaba (rua Tristão de Castro, 64, CEP: 38.010-250).
 --------------------------
RISCO ---- Tem muita gente tentando entender o que se passa com alguns candidatos a vereador: se são desinformados, se estão se fazendo de bobos pra viver ou se são destemidos. É que, na maior tranquilidade,  estão aparecendo em fotos daqui e fotos dali, participando de eventos públicos, tipo inaugurações e outros.

ELOGIOS AOS MONTES ---- Deputado federal Marcos Montes – que deixou o DEM para fundar e presidir o PSD, garante que, apesar de terem tomado caminhos eleitorais diferentes em 2012, seu relacionamento com os democratas continua muito bom.  “Me tornei nestas eleições ainda mais admirador da Eclair” – afirmou MM, se referindo à advogada Eclair Gonçalves, que preside o DEM.

SACRIFÍCIOS ---- Marcos Montes afirma que a líder democrata  – que se aliou a uma coligação adversária dele, deu um show de  altruísmo ao articular a participação do DEM nas eleições, desistindo de seus próprios sonhos para viabilizar as candidaturas proporcionais (de vereadores). MM se refere ao fato de Eclair ter recebido pelo menos duas propostas para ser candidata a vice-prefeita, mas ter optado por uma chapa que viabilizaria os candidatos a vereador da legenda que preside. Ela própria é candidata a uma cadeira na Câmara.

ESPERA PRA VER! --- E por falar em Marcos Montes, se alguém quiser provocar vermelhidão nas suas bochechas é só perguntar se os inimigos têm razão em dizer que a organização da base aliada do governador Antonio Anastasia, em Uberaba, foi um desastre. Ao ser questionado sobre o assunto em entrevista exclusiva feita pela colunista, e publicada no Jornal de Uberaba,  MM engoliu seco, e rebateu: “A resposta será dada dia 7 de outubro, quando o deputado estadual Antônio Lerin sair vitorioso das urnas!”

ASSESSORIA PESO PESADO ---- E falando no prefeitável do PSB, quatro pessoas estão na coordenação de sua campanha, dois deles com ligações umbilicais com Marcos Montes: sua chefe de Gabinete, Mara Papini, e o subsecretário de Desenvolvimento Estadual, Márcio Eli.  E ainda: a candidata a primeira-dama, Sandra Meneses. Sem esquecer, o presidente do PDT/Uberaba, economista João Franco, que quase foi vice do ex-deputado Fahim Sawan, do PSDB, mas agora fechou questão com Antônio Lerin.
-----------------
Dom Paulo Mendes recebe Adelmo Leão e Luciene Fachinelli para um tête-à-tête sobre a campanha (Foto: Divulgação)
POLÍTICA COM FÉ ---- Já o candidato a prefeito Adelmo Leão (PT) e sua vice, Luciene Fachinelli (PSL) foram recebidos pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. Reunião foi solicitada pelos candidatos, que se comprometeram com o líder da igreja católica, que, se eleitos, vão implementar um amplo programa de valorização do turismo religioso, inclusive com apoio para os romeiros da cidade. O arcebispo, é claro, não prometeu voto, mas garantiu que, se a dobradinha for eleita, vai dar total apoio.
 -------------------
VICE-LANTERNINHA ---- Dos 15 maiores municípios mineiros, Uberaba ocupa simplesmente a 14ª colocação no ranking do crescimento econômico entre 2006 e 2012 – segundo dados do Valor Adicionado Fiscal, o VAF, cujos levantamentos são feitos pela Secretaria de Estado da Fazenda.  A evolução foi de 57,34%, um crescimento nada desprezível, mas que só perdeu para Ipatinga, que não passou de 1,38%.

AS MAIORES ---- De acordo com os levantamentos, o crescimento do VAF foi o seguinte, em ordem decrescente: São Gonçalo do Rio Abaixo (2.152,29%); Mariana (399,60%); Nova Lima (193,68); Itabira (184,81%); Araxá (180,97%); Congonhas (164,92%); Uberlândia (140,55%); Contagem (105,03%); Ouro Preto (103,55%); Sete Lagoas (103,39%); Belo Horizonte (99,15%); Betim (80,27%); Juiz de Fora (71,50%); Uberaba (57,34%); Ipatinga (1,38%).

AÇÃO SOLIDÁRIA ---- Sete cooperativas se unem pelo segundo ano consecutivo para promover uma ação solidária em benefício de uma instituição social da cidade. Este ano, Certrim, Coperura, Sicoob Credimed, Sicoob Credileite, Sicoob Uberaba, Unimed Uberaba e Uniodonto promovem uma feijoada em favor da Associação Mineira de Equoterpia - A.M.E. Evento será realizado dia 2 de setembro no Tattersal da ABCZ, dentro do Parque Fernando Costa. Os ingressos custam R$ 25,00 e crianças até dez anos não pagam. A bebida é a parte. Mais informações pelo telefone: 3312-6767.

MC DIA FELIZ 2012 ---- Enquanto isso, a campanha McDia Feliz 2012 está a todo o vapor com a participação das instituições na Gincana McDia Feliz. A coordenadora do McDia Feliz/Uberaba, Vera Lúcia de Oliveira Santos, comemora os resultados da tarefa destinada à  associação local beneficiada pela promoção, a Organização Solidária dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde – Oasis. Com o apoio da imprensa, a entidade tem marcado pontos na divulgação de matérias sobre o McDia Feliz, promovido pelo Instituto Ronald McDonald.

GAMES ---- Com o conceito “Venha jogar com quem sempre torce pra você ganhar”, a agência de publicidade Futura P desenvolveu uma campanha para divulgar a Exposição Interativa História dos Games, em comemoração ao mês dos pais no Shopping Uberaba. A exposição acontece até o dia 26 de agosto e traz toda a evolução dos vídeogames, desde o Odissey até o Nintendo Wii, sendo que todos podem ser jogados no local.

INDENIZAÇÃO ---- Mulheres agredidas por companheiros e maridos, enquadrados na Lei Maria da Penha, poderão receber pensão alimentícia provisória, a ser determinada por juízes. É o que prevê proposta aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O objetivo do projeto é garantir mais segurança à mulher vítima de violência, segundo explica o deputado Marcos Montes, autor do projeto.
------------------------
Heloísa Piau se apega a Nossa Senhora da Abadia   (Foto: Enerson Cleiton) 
UNIDOS NA FÉ ---- Deputado federal Paulo Piau não é o único a sonhar com uma forcinha divina para sua complicada candidatura a prefeito de Uberaba – que está indeferida pela Justiça Eleitoral, e sob recurso. Ele próprio, segundo imagem de Sebastião Santos, mostrada na edição anterior de Conta-Gotas, subiu de joelhos as escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, em Romaria, mas sua esposa e companheira de todas as horas, Heloísa Piau, também andou se agarrando à Santa durante evento da candidatura.
 -----------------------
PRESTAÇÃO DE CONTAS --- Três candidatos a prefeito de Uberaba não receberam e não gastaram nada até agora com suas campanhas. Informações constam do sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e dizem respeito à primeira prestação de contas dos candidatos de 2012. No geral, os sete candidatos a prefeito de Uberaba arrecadaram menos de R$ 400 mil e gastaram pouco mais de R$ 170 mil. Vale lembrar que a previsão de gastos dos sete candidatos soma R$ 24,9 milhões.

OS NÚMEROS ---- Os sete candidatos a prefeito de Uberaba arrecadaram R$ 390, 850 mil para suas campanhas, e investiram R$ 170,154 mil até dia 6 de agosto – último prazo para a entrega da primeira prestação de contas. Receitas e despesas espelham bem, a situação confusa que a maioria dos partidos e coligações vivenciou até então – sendo que, alguns casos ainda dependem de decisão judicial.  Em resumo: paradão total.
LISOS --- Não arrecadaram e não gastaram o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT); o professor Wagner do Nascimento Júnior (PTC), e o advogado e ex-secretário de Governo, Rodrigo Mateus (PMDB). Por sinal, comentários de bastidores dão conta de que Rodrigo pode desistir da candidatura, que está indeferida pela Justiça Eleitoral de Uberaba, com recurso proposto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
SEM ARRECADAR...
O jornalista Edson Santana, PPS, informa que colocou na campanha R$ 700 do próprio bolso, e que gastou R$ 540 com impressos. O deputado federal Paulo Piau (PMDB), que ainda não conseguiu a liberação de seu registro na Justiça Eleitoral, diz que arrecadou, até agora, R$ 100 mil 150 e investiu R$ 72,656 mil.
...NÃO DÁ PRA GASTAR
O candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, arrecadou até agora, R$ 110 mil. Suas despesas somam R$ 1,948 mil, investidos em material impresso. E o médico, empresário e ex-deputado estadual Fahim Sawan, do PSDB, que também não liberou seu registro ainda, diz que arrecadou R$ 110 mil e gastou R$ 95 mil.

PREVISÃO DE GASTOS --- Por outro lado, se fossem confirmadas as sete candidaturas que pediram registro à Justiça Eleitoral, a campanha majoritária de Uberaba iria movimentar R$ 24,9 milhões. Este é o total das previsões de gastos passadas por eles à Justiça Eleitoral, e expostas no link DivulgaCand 2012, da página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet.
OS DETALHES ---- Adelmo Leão informou que seu limite de gastos com a campanha será de R$ 5 milhões; Antônio Lerin, R$ 3,5 milhões; Edson Santana, R$ 1 milhão; Fahim Sawan, R$ 4 milhões; Paulo Piau, R$ 5,8 milhões; Rodrigo Mateus, R$ 5 milhões; Wagner do Nascimento Júnior, até R$ 600 mil.

JOGADA DE MESTRE ----Presença do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves – ambos do PSDB, em Uberaba, para colaborar com a campanha do deputado estadual Antônio Lerin ainda vai demorar um pouco. Em contrapartida, a coordenação da campanha vai tentar atrair, para mais breve, uma outra figura ilustre: o baixinho Romário.
INTERNACIONAL ---- Deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, o ex-jogador de futebol chegou a ser destaque recentemente no site do jornal mais famoso do mundo: o New York Times. O assunto foi a atuação de Romário no Congresso Nacional. A matéria do jornal norte-americano afirmou que Romário tem surpreendido com posturas políticas combativas, como a defesa da ampliação dos direitos dos deficientes físicos e mentais.

MEDIA TRAINING ----Mera ilusão de quem pensa que Lerin está tocando sua campanha ao Deus dará. Dizem que até media training – treinamento de mídia, foi contratado pra ele. O candidato a prefeito do PSB está recebendo orientações de especialistas sobre como falar, como se comportar, como fazer discurso, como sentar, como beber água, como aparecer no horário eleitoral gratuito, e por aí afora.
DISCRIÇÃO ---- E o candidato a vice-prefeito de Paulo Piau – o vereador/radialista Almir Silva (PR), não comenta sobre os entreveros do PMDB nem quando questionado sobre o assunto. O máximo que se consegue arrancar do discreto Almir é que a situação o deixa “triste”, visto que tem refletivo sobre muita gente, inclusive ele próprio. “Acho que eu não merecia estar passando por isso” – faz um pequeno desabado à coluna Bastidores.
INDEFERIMENTO ----- Pré-candidato a prefeito pelo PR, Almir Silva foi convencido a desistir da ideia – mesmo na liderança de muitas pesquisas eleitorais da época, e se tornou candidato vice de Paulo Piau, que teve a candidatura indeferida, levando junto o seu vice. Dizer que está “triste” é mesmo muita bondade.
 --------------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
O Brasil nas Olimpíadas
Guilherme Paraense, da equipe brasileira de tiro, em 1920, e a nadadora Maria Lenk
(ao lado do treinador Carlos de Campos), em 1932   (Fotos: Divulgação/Estadão)
A primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1920, na edição realizada em Antuérpia, na Bélgica. O Brasil também ganhou sua primeira medalha, e logo a de ouro, feito conseguido no tiro ao alvo por Guilherme Paraense, um tenente do Exército. 
Na história, o Brasil participou de 17 Olimpíadas, trazendo para casa 54 medalhas no total: 12 de ouro, 13 de prata e 29 de bronze. 
O atleta Adhemar Ferreira da Silva  é o principal nome brasileiro nos jogos, faturando duas medalhas de ouro no salto triplo, uma em Helsinque,em 1952, e a outra em Melbourne, em1956. 
Embora o atletismo brasileiro tenha trazido para o país o maior número de medalhas em sua história – foram 11, sendo três de ouro, é o iatismo que coleciona mais medalhas de ouro: quatro. E dez no total. Num hipopético quadro de medalhas geral, que contempla todos os Jogos Olímpicos, o Brasil ocupa a 36ª posição.
91 MEDALHAS
A primeira participação teve uma delegação constítuida por 22 atletas, todos homens, enviados pela Confederação Brasileira de Desportos. 
Em 1924, a CBD passava por uma crise financeira e só com fundos conseguidos pela Federação Paulista de Atletismo   conseguiu enviar sua delegação. 
Em 1928, a crise das bolsas impediu a remessa de atletas. Em 1932, o Brasil teve sua primeira mulher atleta, Maria Lenk, e em 1936, foi fundado o Comitê Olímpico Brasileiro.  
Nos jogos realizadosem 1936, a CBD mandou uma delegação e o COB enviou outra. Antes que o COI proibisse a participação do Brasil, as duas delegações se fundiram. Desde então, o COB organiza e leva os atletas aos jogos.
No total, o Brasil conquistou 91 medalhas na história dos jogos olímpicos, todas nas edições de verão. 


-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário