30 de agosto de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

ENQUANTO ISSO, EM LONDRES ---  A 14ª edição dos Jogos Paralímpicos começou na quarta-feira, 29 de agosto, em Londres/Inglaterra, com três representantes de Uberaba, convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro: o atleta José Carlos Chagas de Oliveira (foto), a técnica Janaína Pessato Jerônimo e o staff Nivaldo Batista Vital, todos ligados à Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu. Os jogos acontecem até 9 de setembro.
EQUIPE DE BOCHA --- A Seleção Brasileira de Bocha levou 15 brasileiros para Londres, apenas cinco mineiros, sendo dois de Uberlândia e três de Uberaba. São sete atletas, três técnicos, três staffs, um calheiro e um coordenador.
PRA CONFERIR --- Leitor de Conta-Gotas pode conferir todas as modalidades e os atletas brasileiros convocados para cada uma. Basta acessar (http://www.cpb.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Londres-2012_Convoca%C3%A7%C3%A3o-Oficial2.pdf).
NOVA ABERTURA --- Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, que aconteceram de 27 de julho a 12 de agosto, tiveram uma abertura de impacto, mas nada que se compare à beleza e sensibilidade da abertura, na quarta-feira, 29 de agosto, dos Jogos Paralímpicos.
TEMPESTADE DE ATLETAS ---- Baseada na obra do inglês William Shakespeare, A Tempestade, e com a presença da rainha Elizabeth II – que fez o lançamento oficial da festa, e do cadeirante mais importante da Inglaterra (e do mundo), o físico Stephen Hawking, a cerimônia de abertura sensibilizou as quase 65 mil pessoas que foram ao Estádio Olímpico de Londres.

 ----------------------
---------------------
MORALIZAÇÃO ---- Ministério Público Eleitoral de Uberaba não quer saber de bagunça na propaganda eleitoral da cidade. Apesar de chiquérrimos, seja pelo colorido que dá à festa democrática, seja pela chance de os candidatos pobres fazerem propaganda, os cavaletes estavam provocando uma tremenda confusão. Se achando acima da lei, candidatos e coligações não vinham se preocupando em organizar a distribuição do material. Ganharam 48 horas para retirar os cavaletes das rotatórias e canteiros centrais.

E NA TELINHA ---- Horário eleitoral gratuito dos candidatos a prefeito de Uberaba parece que está, finalmente, entrando nos eixos. Intensificou a divulgação de propostas de governo, além da inclusão de imagens (com as devidas mensagens de apoio) de lideranças políticas estaduais e nacionais, e até de atletas de renome internacional.

É grátis, censura livre e diverte
Candidatos a prefeito e vice-prefeito
*Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
Candidatos a vereador
*Terças-feiras, quintas-feiras e sábados
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
*O horário eleitoral dos candidatos de Uberaba é veiculado pelas emissoras de rádio da cidade, e pela TV BandTriângulo (Canal 7) e TV Universitária (Canal 5).

INCÓGNITA ---- Prefeito Anderson Adauto (recém-desfiliado do PMDB) provoca um clima de suspense na campanha eleitoral de 2012. É recorde entre as más e as boas línguas, nas rodinhas e rodonas da cidade, a tentativa de se avaliar uma eventual repercussão de sua presença no horário eleitoral do prefeitável Adelmo Leão, do PT. Tem quem acredite que não haverá reflexo, mas, tem muita gente achando que vem mudança radical por aí, na situação dos candidatos.

NOVA NOMENCLATURA --- O diretor do Departamento de Esportes da Adefu,  Mário Fernandes de Oliveira Neto – o Marão, lembra que, por exigência do Internacional Paralympic Comitte – IPC, Comitê Paralímpico Internacional, a nomenclatura do Comitê que antes era Comitê Paraolímpico Brasileiro mudou para Comitê Paralímpico Brasileiro, assim como todas as nomenclaturas que fizerem referência aos esportes paraolímpicos, que passam a serem tratados como paralímpicos.
-------------------------
O QUE ELES PLANEJAM ---- Adelmo Leão (PT), Paulo Piau (PMDB), Wagner Júnior (PTC),
Fahim Sawan (PSDB), Edson Santana (PPS) e Antônio Lerin (PSB) posam para foto logo após debate
realizado dias atrás pela Rádio Sete Colinas   (Foto: Mural Facebook Élvia Moraes)
CARA A CARA --- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba acerta os últimos detalhes para o 1º Debate SSPMU Entre os Candidatos a Prefeito, que acontece dia 13 de setembro, quinta-feira, das 15h30 às 17h30, no plenário da Câmara Municipal. Evento será promovido com a parceria da TV Câmara (Canal 5/Universitária) e a Rádio Sete Colinas – que farão a divulgação em tempo real, com reprise pela TV Câmara no período da noite.
PARTICIPAÇÃO --- O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, explica que os servidores podem, desde já, encaminhar perguntas para o sindicato, através do e-mail (sspmu.uberaba@gmail.com); do site (www.sspmu.com.br); da página no Facebook, ou diretamente na sede da entidade (rua Tancredo Neves, 55).
OBJETIVO ----Luís Carlos reforça que o principal objetivo do debate é oferecer aos mais de 8.000 trabalhadores da Prefeitura e da Câmara Municipais a oportunidade de conhecer as propostas dos seis candidatos a prefeito, especialmente no que se refere aos servidores municipais. Ele lembra que os candidatos receberam uma pauta de reivindicações, já voltadas para o primeiro ano do próximo governo municipal.
 -----------------------
SHOW OLÍMPICO E PARALÍMPICO --- Em temporada de Olimpíadas (27 de julho a 12 de agosto) e Paralimpíadas (de 29 de agosto a 9 de setembro), vale lembrar o show que a garotada de Uberaba deu nos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg, conquistando nada menos do que 60 medalhas, sendo 44 de ouro, seis de prata e dez de bronze. A ginástica artística foi campeã geral com 17 medalhas: 12 de ouro e cinco de bronze. Nas disputas paralímpicas, Uberaba – através dos atletas da Adefu, ganharam 37 medalhas, sendo 32 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Todos os atletas medalhistas de ouro vão representar Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares Nacionais, que acontecem em outubro.
 -----------------------
Sexta tem teatro e hip hop; 
sábado tem cinema




-----------------------
PRESENÇAS ILUSTRES ---- Além das personalidades que devem mostrar a cara no horário eleitoral gratuito dos candidatos de Uberaba, outras farão voo rasante na cidade. O Partido dos Trabalhadores, por exemplo,  anuncia para 1º de setembro, a visita do seu presidente nacional, deputado estadual Rui Falcão (SP). Sua presença tem o objetivo exclusivo de manifestar apoio à candidatura do deputado estadual Adelmo Leão (PT), a prefeito, e de Luciene Fachinelli (PSL), a vice-prefeita. E claro: sem esquecer a presença do prefeito Anderson Adauto (sem partido).

TV DIGITAL ---- Câmara Municipal de Uberaba publica edital nas próximas horas abrindo pregão eletrônico para adquirir um transmissor e demais equipamentos para a instalação da TV HD Digital. Orçado em mais de R$ 500 mil, o conjunto de equipamentos será adquirido com base em duas orientações: qualidade e preço. A TV aberta digital vai funcionar no Canal 61.
NOVOS TEMPOS ---- De acordo com o assessor de comunicação do Legislativo Municipal, jornalista Denis Silva, pesquisa realizada recentemente e constatou que 38% das pessoas que possuem TV aberta em Uberaba já adotam a tecnologia para HD Digital. Segundo ele, houve um salto expressivo nos números com a última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. Previsão de especialistas na área, segundo Denis, é de que este número dê saltos ainda maiores com a aproximação da Copa do Mundo do Brasil, que acontece em 2014.

RELAX ---- Com direito a foto – e até “curtidas” de adversários políticos, o prefeito Anderson Adauto comemorou ontem, no seu mural do Facebook, os avanços no projeto da construção do Uberaba Power Center. De acordo com ele, a expectativa do grupo é começar as obras em março de 2013. E enumera: “O empreendimento terá hipermercado, sete lojas âncoras, sete semi-âncoras, 187 lojas satélites, 22 fast-foods, quatro restaurantes etc. Sem dúvida um grande investimento para a nossa cidade.”

DUPLA JORNADA ---- Mesmo tendo se afastado da Rádio Sete Colinas – em cumprimento à legislação eleitoral, o candidato a prefeito do PPS, jornalista Edson Santana, mantém uma jornada dupla na campanha. Além das andanças atrás de votos, ele ainda redige e distribui seus próprios releases para a imprensa. Sempre falando na terceira pessoa.
---------------------

RINDO À TOA ----- Beneficiada com moradia no Residencial Gameleiras, a dona de casa clicada pelo repórter-fotográfico Enerson Cleiton, é o espelho da alegria das 18 famílias que viviam em áreas de risco, em diferentes regiões da cidade, e receberam as chaves de suas casas, na quarta-feira, 29 de agosto. Prefeito Anderson Adauto fez a entrega pessoalmente.
 ---------------------------
HAJA AGRADOS! ----- Edição do Porta-Voz, jornal oficial/virtual do município, divulgada na noite de quarta-feira, 29 de agosto, foi pequena pra tanta declaração de título de cidadania. Entre dezenas de resoluções aprovadas pela Câmara Municipal, tornaram-se cidadãos uberabenses o presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, Adislau Leite, e o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, homem forte da administração Antonio Anastasia. Nada acontece por acaso...

PLACAR DO MENSALÃO
O título acima abriu comentário no mural do deputado federal e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes, no Facebook. “Acredito e aguardo, como a sociedade brasileira, o anúncio de novas condenações, nas próximas sessões do STF” – provoca ele.
1ª ETAPA ---- Na quarta-feira, 29 de agosto, estavam concluídos os votos de dez ministros - faltando apenas o voto do presidente da STF, ministro Ayres Britto, para que o plenário do Supremo Tribunal Federal concluisse a primeira parte do julgamento da Ação Penal 470, que trata de supostos desvios de verba na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil, relacionados na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.
OS VOTOS ---- Até então, a maioria dos ministros votou pela condenação do réu João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados; dos sócios da SMP&B (Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz) e do ex-diretor de Marketingdo Banco do Brasil, Henrique Pizzolato.
CAIXA 2 ---- Pelo resultado parcial até agora, evidencia-se a tendência do plenário do STF pelo não acatamento da tese do Caixa 2 – usado como defesa pela grande maioria dos acusados, entre eles, o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto. Só pra lembrar, o Caixa 2 consiste no uso de dinheiro não contabilizado para pagar contas de campanha eleitoral. Mas, vale reforçar: os ministros podem, inclusive, mudar os votos antes do final do julgamento.
O MENSALÃO ---- A suposta existência do mensalão foi denunciada em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson, do PTB. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
-------------------------

VITÓRIA ---- Santander coloca câmeras em suas agências de Uberaba
ALELUIA! ---- E finalmente o Banco Santander colocou câmeras em suas agências de Uberaba. Portanto, no que se refere à Lei Municipal 10.901/2010, todos os bancos estão adequados – segundo o coordenador do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, advogado Sebastião Severino. As exigências, que custaram anos de muita luta do Procon, envolveram, além de câmeras, uma série de outros benefícios para os clientes e os trabalhadores. O Santander era o único que resistia às câmeras.
TEIMOSIA CARA --- Cansado de guerra na tentativa de fazer com que o Santander cumprisse a obrigação das mais básicas no que se refere à segurança, o pessoal do Procon/Uberaba, lançou uma multa de mais de R$ 1 milhão, e, de quebra, analisava a possibilidade de fechar as agências durante algumas horas.
VITÓRIA ---- A decepção do coordenador do Procon só não era maior devido ao resultado de outras negociações. O que parecia uma missão impossível se tornou uma vitória para o povo de Uberaba. Dois outros bancos teimosos na arte de não cumprir a legislação municipal sobre acessibilidade e segurança decidiram acatar as normas e investir na responsabilidade social. 
ADEQUAÇÕES --- Itaú e Bradesco regularizaram suas últimas pendências com o Procon/Uberaba – que envolvem desde divisórias adequadas à segurança dos funcionários e dos clientes, até a colocação de cadeiras para os que aguardam atendimento. Sem contar, banheiros adaptados a deficientes; câmeras externas; rampa ou elevador; cadeira de rodas etc.
 -------------------

PALHAMÉDICOS ---- Voluntários que levam alegria para pessoas doentes – adultos e crianças, principalmente hospitalizadas, estão pedindo a colaboração da comunidade para o Dia da Criança (comemorado em 12 de outubro). Esperança é de se arrecadar pelo menos dois mil brinquedos, inclusive usados, desde que, claro, estejam em bom estado de conservação. Confira alguns telefones para contato: 8825-5862; 9247-2135; 9981-0538.
Pontos de apoio
_Rua Santo André, 328, Leblon (falar com Patrícia Oliveira)/telefones: 8825-5862, da OI, e 9247-2135, da TIM
_Academia Dojo Okano - Rua Oswaldo Cruz, 1131 (com Leonardo Okano)
_Sanser Dvd - Rua Joao Pinheiro, 2.688, Boa Vista
_Rua Alameda Azul, 195, Bairro Grande Horizonte (com Patrícia Fonseca)
_Avenida Afrânio de Azevedo, 2.455, Bairro Olinda - ESCOLA EFOP
_Rua Edson Quirino de Sousa, 180, Bairro Abadia – Salão de Cabeleireira Marcela e Cia
_Rua João Pinheiro, 313, Centro - Livraria Ponto Luz
_Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.280, bairro Abadia - Famácia Nossa Senhora D'Abadia
_Rua Bernado Rossi, 163, São Benedito
_Renova - Rua Barão da Ponte Alta, 576 – Abadia/Telefone 3076-1574 (com Jaqueline). Se precisar, manda buscar
 ----------------------------

RELEIA ENTREVISTA EXCLUSIVA PUBLICADA EM CONTA-GOTAS


PING-PONG
Com: Janaína Pessato Jerônimo

Almejamos a medalha de ouro em Londres, mas temos 
consciência de que o Brasil vai enfrentar fortes adversários” 
  
A técnica Janaína Pessato Jerônimo (foto acima), 51 anos, uberabense da gema, tem uma paixão especial pela Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, onde trabalha há 13 anos.
Coordenadora-geral e diretora técnica de esportes da entidade, e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha desde 2006, Janaína não poupa esforços para estar à altura dos cargos.
Licenciada em Educação Física, se especializou em Metodologia da Educação Física Escolar, em Educação Especial, em Esportes Adaptados para pessoas com Deficiência Física, e tem mestrado em Formação de Professores.
Leia a entrevista exclusiva concedida por ela a Conta-Gotas.

BLOG CONTA-GOTAS – Qual a estrutura que você tem hoje, para treinar os para-atletas da Adefu?
JANAÍNA PESSATO JERÔNIMO - Um ginásio poliesportivo, e áreas para arremesso e lançamentos improvisadas em um terreno em frente à sede da Adefu.

CONTA-GOTAS - Apesar das dificuldades, pode-se dizer que os para-atletas da Adefu têm o que comemorar?
JANAÍNA PESSATO – Pra você ter uma ideia do quanto temos o que comemorar, lembro que, na modalidade de bocha participamos de vários campeonatos brasileiros, de dois mundiais, de três copas do mundo, de dois parapan, duas copas América. No atletismo, temos seis atletas ranqueados entre os melhores do Brasil. Em 2008 tivemos uma convocação para  a paralimpíada no arremesso de peso.

CONTA-GOTAS - Quantos para-atletas são treinados hoje, pela Adefu?
JANAÍNA PESSATO - No geral - incluindo atletismo, bocha e basquete, são 65 atletas. Sob meu comando atualmente estão 12 atletas da bocha de alto rendimento.

CONTA-GOTAS – Pelos resultados obtidos ao longo dos últimos anos, e, especialmente, nas disputas de 2012, tudo indica que haverá convocações para os Jogos Paralímpicos, que acontecem em Londres/Inglaterra, de 29 de agosto a 9 de setembro. Qual sua expectativa para o evento?
JANAÍNA PESSATO - Almejamos medalhas, é claro, especialmente de ouro, mas reconhecemos que o Brasil vai enfrentar grandes adversários.

CONTA-GOTAS – No que se refere ainda, aos para-atletas, o que mais viria a calhar para a Adefu neste momento?
JANAÍNA PESSATO – Temos projetos apresentados e aprovados no Ministério do Esporte, dentro da Lei de Incentivo ao Esporte, mas, para captação dos recursos necessitamos das empresas de Uberaba. Divulga pra nós...

CONTA-GOTAS – Existem padrões relativos à idade e à escolaridade, por exemplo, em relação aos portadores de deficiência atendidos pela Adefu?
JANAÍNA PESSATO – Não. É bem diversificado. Atualmente temos vários programas: para crianças, jovens, adultos e idosos. A escolaridade vai do ensino básico ao
superior. 

CONTA-GOTAS – O que deve fazer uma pessoa para ser voluntária na Adefu?
JANAÍNA PESSATO – Basta entrar em contato pelo telefone ou nos visitar pessoalmente. A pessoa pode atuar em um dos projetos desenvolvidos diretamente na sede, ou nos ajudar na captação de recursos e contatos com empresários.

SOBRE A ADEFU
O que é: Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 5 de março de 1989, e tem por objetivo a promoção social das pessoas portadores de deficiência física, bem como de seus familiares.
Endereço: Rua Francisco Moreira Araújo, nº. 70
Bairro: Conjunto Uberaba I
Telefone: 3338-9799

SOBRE A BOCHA
Origem: De 3.000 a 4.000 anos a.C.
Local: Egito e Grécia Antiga
Difusão: Através do exército romano
Público-alvo: Todas as pessoas
Adaptação: Ajustado para permitir a prática de esportes por parte dos deficientes
Expansão: Estreou no programa paralímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino.
Participantes: Competem na bocha paralímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas.
Objetivo do jogo adaptado: Lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim).
Regras: É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes.
No  Brasil: A bocha é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes, a ANDE.
 --------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
O Brasil em Paralimpíadas
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Estreia brasileira na maior competição do planeta para atletas com deficiência aconteceu na Alemanha, nos Jogos Paralímpicos de Verão Heidelberg 1972.
Sem medalhas em sua primeira participação, o Brasil reagiu e na edição seguinte, em Toronto, garantiu medalha de prata no Lawn Bowls – uma espécie de bocha na grama –, com Luiz Carlos da Costa e Robson Sampaio de Almeida, terminando em 31º no quadro geral da competição.
A partir daí, a delegação brasileira não passou despercebida.
A edição de Sydney 2000 foi o marco da participação do Brasil em Paralimpíadas, com a conquista de 22 medalhas em quatro modalidades diferentes.
De lá para cá o país saltou de 24º lugar no quadro geral de medalhas para 14º em Atenas 2004, e 9º em Pequim 2008.
A meta para Londres 2012 é o 7º lugar.
PARTICIPAÇÃO
A presença do Brasil nos Jogos Paralímpicos se mostra ainda mais forte a cada edição, principalmente na colocação no quadro geral de medalhas:
Heidelberg 1972
32º lugar – 20 atletas (20 homens)
Toronto 1976
31º lugar – 33 atletas (31 homens e duas mulheres)
Arnhem 1980
42º lugar – 4 atletas (14 homens)
Stoke Mandeville e Nova Iorque 1984
24º lugar – 29 atletas (23 homens e seis mulheres)
Seul 1988
25º lugar – 62 atletas (51 homens e 11 mulheres)
Barcelona 1992
32º lugar – 43 atletas (33 homens e 10 mulheres)
Atlanta 1996
37º lugar – 60 atletas (41 homens e 19 mulheres)
Sidney 2000
24º lugar – 64 atletas (53 homens e 11 mulheres)
Atenas 2004
14º lugar – 98 atletas (76 homens e 22 mulheres)
Pequim 2008
9º lugar – 188 atletas (133 homens e 55 mulheres)
Londres 2012
182 atletas (115 homens e 67 mulheres)

O pai dos paralímpicos
Fonte: Revista Veja

Jogos Paralímpicos de 1948     (Foto: Revista Veja)
A 14ª edição da Paralimpíada é de longe a mais importante da história dos Jogos. A começar pelos números: com 4.280 participantes e mais de 500 competições.
Será o maior evento do gênero desde 1960, em Roma, quando aconteceu a primeira Paralimpíada oficial.
Será também a primeira vez que Jogos Olímpicos e Paralímpicos funcionam de forma tão integrada, com tantos elementos em comum – Londres manteve ativa boa parte da estrutura montada para a Olimpíada, encerrada no último dia 12.
Por fim, há um fator histórico que torna o evento ainda mais marcante.
Foi justamente na Grã-Bretanha que o esporte paralímpico foi criado.
No dia 28 de julho de 1948, enquanto a capital realizava a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, uma pequena cidade chamada Stoke Mandeville, recebia a primeira competição paralímpica da história.
A ideia foi do médico que comandava o hospital local para reabilitação de vítimas de lesões da medula espinhal.
Ludwig Guttmann, um judeu nascido na Alemanha, fugira de seu país em 1939. Estava impedido de praticar medicina desde 1933, em função de uma das numerosas formas de perseguição dos nazistas contra a comunidade judaica.
Em 1944, o neurologista foi convidado pelo governo britânico a montar o primeiro hospital especializado no tratamento de soldados com amputações e paralisias (o comando militar previa uma disparada no número de casos.
Com a guerra já encerrada, começou a usar o esporte para auxiliar na reabilitação de seus pacientes. E decidiu reunir alguns de seus pacientes mais competitivos – entre eles, muitos soldados feridos em combate – nos seus Jogos paralelos do verão de 1948.
------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário