28 de agosto de 2012

JOGO ABERTO --- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba fechou, esta semana, as parcerias para a realização do 1º Debate SSPMU Entre os Candidatos a Prefeito, que acontece dia 13 de setembro, quinta-feira, das 15h30 às 17h30, no plenário da Câmara Municipal. Evento será promovido com a parceria da TV Câmara (Canal 5/Universitária) e a Rádio Sete Colinas – que farão a divulgação em tempo real, com reprise pela TV Câmara no período da noite.
OS PLANOS --- Queremos saber o que os homens que estão na disputa para governar Uberaba de 2013 a 2016 possuem de propostas para os servidores” – justifica o presidente do SSPMU, pedagogo e técnico em segurança do trabalho, Luís Carlos dos Santos.
PARTICIPAÇÃO --- De acordo com ele, os servidores podem, desde já, encaminhar perguntas para o sindicato, através do e-mail (sspmu.uberaba@gmail.com); do site (www.sspmu.com.br); da página no Facebook, ou diretamente na sede da entidade (rua Tancredo Neves, 55).
OBJETIVO ----Luís Carlos reforça que o principal objetivo do debate é oferecer aos mais de 8.000 trabalhadores da Prefeitura e da Câmara Municipais a oportunidade de conhecer as propostas dos seis candidatos a prefeito, especialmente no que se refere aos servidores municipais. Ele lembra que os candidatos receberam uma pauta de reivindicações, já voltadas para o primeiro ano do próximo governo municipal.
------------------------
Queremos agora, que os servidores ouçam o que cada candidato tem a dizer sobre as reivindicações entregues a eles, e sobre seus planos para os funcionários municipais”.
_Luís Carlos, presidente do SSPMU
 -----------------------
MATINÊ ---- Juventude das legendas que integram a coligação “Uberaba merece mais” – PMDB/PR/PMN/PP/PSC/DEM/PCdoB/PTdoB – anda na maior agitação, preparando o lançamento da Frente Jovem Pró-Piau. Evento festivo acontece dia 1º de setembro, sábado, às 15h, no comitê central da aliança (avenida Leopoldino de Oliveira, 3.024).
Janaína Pessato e José Carlos já estão instalados na Vila Olímpica de Londres (Fotos: Divulgação)
 O HERÓI ---- Delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos já está devidamente instalada na Vila Olímpica, em Londres, Inglaterra. Entre os cotados pra trazer medalhas para o Brasil encontra-se José Carlos Chagas de Oliveira, assistido e treinado pela Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba- Adefu, e considerado um dos melhores atletas da Seleção Brasileira de Bocha.
OS TÉCNICOS ---- A lista dos convocados para os Jogos Paralímpicos de Londres inclui outros dois uberabenses: a técnica Janaína Pessato Jerônimo e o staff  Nivaldo Batista Vital. Janaína trabalha há 13 anos na Adefu, é coordenadora-geral e diretora técnica de esportes da entidade. Além dos dois uberabenses, a comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha tem ainda: Márcia da Silva Campeão, coordenadora; Ana Carolina Lemes Alves e Darlan França Júnior como técnicos; Alcides José Pinto e Luís Carlos de Araújo como staffs, e Sandra Martins, como calheira.
DE OLHO NAS MEDALHAS ---- Além de José Carlos, a Seleção Brasileira de Bocha convocou outros seis atletas: Daniele Martins, de Uberlândia/MG; Eliseu dos Santos, Dirceu dos Santos e Macial dos Santos, de Mogi das Cruzes/SP; Natali Mello de Faria, de Guarujá/SP, e Luisa Lisboa dos Reis, de Suzano/SP.
Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, aconteceram de 27 de julho a 12 de agosto, e agora serão seguidos pelos Jogos Paralímpicos -  de 29 de agosto, quarta-feira, a 9 de setembro.
 --------------------------
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz, realizado sábado, 
25 de agosto, em Uberaba, foi um sucesso. É a maior campanha do país em  
prol de crianças e adolescentes com câncer, além de ser o principal evento comunitário 
do Sistema McDonald’s no Brasil. McDia Feliz da Oasis beneficiou a Oasis - 
presidida por Dale Fonseca, e cujos recursos serão destinados à implementação 
da Unidade de Transplante de Medula Óssea, em instalação no Hospital de Clínicas 
da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ou seja, viabilizar o Laboratório 
de Citogenética no Diagnóstico de Leucemias e Linfomas da Infância 
e Adolescência no HC/UFTM. A foto é do voluntário Marco Aurélio Cury
---------------------------------

A CULPA É DELE --- Ao dizer que a jurisdicionalização das eleições de Uberaba foi culpa
de Paulo Piau, o prefeito Anderson Adauto deu um gancho para os aliados do candidato do PMDB criarem uma série que está bombando no Facebook. A frase “A culpa é dele” vem acompanhada de conquistas do deputado federal, e ganha mais apoios a cada dia. Um exemplo: “A culpa é dele: foi Paulo Piau quem conseguiu recursos mensais para o Hospital Hélio Angotti”. E a turma curte!!!!
Paulo Piau  (Foto: Enerson Cleiton)

DA JUSTIÇA PARA A TELINHA --- E sem intervenção ... sobra pra paternidade. Pois é. Acalmados os ânimos em relação à intervenção do PMDB, a encrenca agora, se instala no horário eleitoral gratuito. Bastou o programa de estreia pro clima esquentar – ou seja, pro vulcão reavivar.
OS PROTAGONISTAS --- Usando seu tempo no horário eleitoral, o deputado federal e candidato a prefeito do PMDB, Paulo Piau, enumerou a série de investimentos e obras conquistados por ele, para Uberaba, ao longo de seus mandatos. O ex-aliado desde criancinha, agora arqui-inimigo desde a adolescência, prefeito Anderson Adauto (que deixou o PMDB após brigar com Paulo Piau), reagiu, e tachou o antigo companheiro de Pinóquio. Pra quê?!!!!!

VÁRIOS PAIS ---- O ex-prefeito (1993/1996) Luiz Guaritá Neto, filiado ao DEM, e há anos quietinho no seu canto, saiu a público pra dizer que “ninguém é pai único de conquistas para Uberaba”. De acordo com ele, as conquistas são resultado de uma série de ações, promovidas por várias lideranças ao longo do tempo. E avaliou que seria muito estranho se Paulo Piau – que é deputado da base do governo federal e tem um bom relacionamento com o governo mineiro, não conseguisse influenciar de forma positiva nestas conquistas. Detalhe: Guarita só voltou à política pra apoiar a candidatura de Piau. 
MATA A COBRA E MOSTRA O PAU ---- E o PR/Uberaba, presidido pelo deputado federal Aelton Freitas, distribuiu nota – ou várias notas, através de sua assessoria de imprensa. São várias notícias publicadas no site oficial da Prefeitura de Uberaba e ou em jornais da cidade, com declarações do prefeito Anderson Adauto, elogiando e atribuindo várias conquistas a Paulo Piau e Aelton Freitas. Em uma destas declarações, o prefeito chega a dizer: “A César o que é de César!” O problema é que antes era antes, e agora é agora. Né?!!!!!
------------------------
José Severino ficou sem sua companheira de trabalho (Foto: Enerson Cleiton)
O FURTO DA MAGRELA ---- Candidato à reeleição, o vereador José Severino, do PT, levou um susto na manhã de 24 de agosto, quando foi pegar sua bicicleta para as pedaladas do dia. A magrela simplesmente tinha desaparecido. Além de usar a bicicleta como ferramenta de trabalho (levando ele próprio, seu cartaz de propaganda), José Severino tinha um apego especial pela sua bike. Conta-Gotas chegou a publicar foto do vereador pedalando e fazendo sua própria propaganda.
 -------------------
FESTA DEMOCRÁTICA ---- Apesar das reclamações de muita gente, o horário eleitoral gratuito e os cavaletes com a propaganda de candidatos, espalhados pela cidade, dão um colorido especial à campanha. Aliás, alguém disse certa vez que precisamos aprender a tratar as eleições como festa, e não como se fosse um embaraço.


COLINHA ---- E falando em eleições, o Tribunal Superior Eleitoral já está disponibilizando em sua página na Internet uma “colinha” para o eleitor preencher, imprimir e levar para a urna. “Para não se esquecer dos números na hora de votar na urna eletrônica” – justifica o TSE. É só copiar e colar o link a seguir, que o leitor/eleitor vai direto na “colinha” do TSE (http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-cartaz-cola-na-votacao).
 ----------------------
PASTEL COM ABRAÇOS --- Prefeitável do PSB, Antônio Lerin, faz
malabarismos no Calçadão da Rua Artur Machado  (Foto Enerson Cleiton)
---------------------------
PRESTAÇÃO DE CONTAS
(Parte II)
E falando em TSE, os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos devem enviar a segunda prestação de contas parcial das eleições 2012 até o próximo domingo, 2 de setembro. O envio da prestação parcial é feito pela Internet e é automaticamente processado pelo próprio Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, a partir do comando do candidato ou do partido. Comitês financeiros prestam contas em conjunto com os respectivos partidos.
PARA TODOS --- Todos os candidatos estão obrigados a prestar contas parciais e finais, mesmo que seus pedidos de registro tenham sido indeferidos ou eles tenham renunciado à candidatura. Nos relatórios parciais, candidatos e os partidos políticos deverão discriminar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que já tiverem realizado, na página da internet criada pela Justiça Eleitoral para esse fim. A entrega da prestação de contas fora do prazo repercutirá na análise final das contas de campanha. 
 -------------------------
Linda Beatriz  (Foto: Enerson Cleiton)
JORNAL DE UBERABA - O que vocês gostam de fazer juntos?
LINDA BEATRIZ - Nós gostamos de namorar, de sair para jantar e passar os finais de semana em casa, com a família.
_ Esta é só uma amostra da entrevista exclusiva que o Jornal de Uberaba divulga na edição de terça-feira, 27 de agosto, com Linda Beatriz, esposa do prefeitável petista, Adelmo Leão
 -------------------------
HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
Candidatos a prefeito e vice-prefeito
*Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
Candidatos a vereador
*Terças-feiras, quintas-feiras e sábados
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
*As inserções, destinadas apenas às candidaturas a prefeito e vice-prefeito, serão veiculadas entre 8h e 24 horas, de acordo com o plano de mídia.
*O horário eleitoral dos candidatos de Uberaba é veiculado pelas emissoras de rádio da cidade, e pela TV BandTriângulo (Canal 7) e TV Universitária (Canal 5).
 ------------------
SIMPÓSIO ---- Ao completar 70 anos de prestação de serviços na área de habilitação e reabilitação visual das pessoas cegas e com baixa visão, o Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC/Uberaba, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, promove o 1º Simpósio Sobre Deficiência Visual de Uberaba: Um Olhar sobre os Olhos.
O EVENTO ---- Com palestras, exposições e apresentações de trabalhos científicos, uma equipe de profissionais renomados discutirá sobre os avanços e desafios das mais modernas formas de intervenção na habilitação e reabilitação visual, bem como da legislação que embasam direitos e deveres dessa população que soma mais de 16 milhões de pessoas em todo o Brasil.
O PÚBLICO ---- A expectativa é de que 500 pessoas - na sua maioria profissionais e acadêmicos das áreas de educação, saúde e assistência social, além de familiares de pessoas com deficiência visual, compareçam ao simpósio.
Data: 30 e 31 de agosto
Local: Centro Educacional e Administrativo da UFTM
Público-alvo: Aberto ao público
Realização: Instituto de Cegos do Brasil Central e UFTM
Mais informaçõeswww.icbcuberaba.org.br
-------------------------

 -------------------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC
Fachada de 1947  (Acervo: ICBC)
Fundado em 1942, pelos professores Antonio Simões Borges e Cléver Novais, o Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, beneficente, de assistência social, educacional e de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, desenvolve suas ações com certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social desde 1963.
Reconhecido como Utilidade Pública Municipal e Federal, oferece serviços gratuitos de habilitação e reabilitação para pessoas cegas e com baixa visão, em regime de internato, semi-internato e externato.
Atualmente, realiza cerca de 200 procedimentos/dia para uma população de crianças, adolescentes e idosos, distribuídos numa faixa etária que varia de três meses a oitenta e seis anos; chegando-se ao total médio de 180 pessoas atendidas mensalmente.
Aliado aos atendimentos diretos, o ICBC assiste às famílias dos atendidos, em sua quase totalidade de baixa renda, a fim de reforçar as garantias de cidadania para toda esta população sob risco social, que atinge em torno de 540 pessoas por mês considerando uma média de três pessoas por família.
O ICBC é mantido por seus Sócios Contribuintes, doações, parceiras com entidades públicas e privadas. 

A ESTRUTURA
O ICBC possui Escola Fundamental, Apoio Educacional à Rede Regular de Ensino, Transcrição, Adaptação e Confecção de Livros e Materiais Pedagógicos para Deficientes Visuais, Avaliação Funcional da Visão, Estimulação Visual, Estimulação Visual,Informática Adaptada, Cursos de Capacitação para Profissionais na Área da Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade, Estimulação Essencial, Estimulação Sensorial, Atividades de Vida Diária, Datilografia e Escrita Braille, Capacitação e Inserção de Deficientes Visuais no Mercado de Trabalho, Oficina Pedagógica, Artesanato e Sala de Recursos Multifuncionais.
As pessoas atendidas são oriundas dos mais diversos municípios de todas as regiões do país, todavia, a grande maioria é composta de cidadãos do Triângulo Mineiro, que não conta com nenhuma outra entidade nos mesmos moldes, dimensões e estrutura que o ICBC dispõe.
QUEM SÃO
Afiliado à Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC), e com membros integrantes da Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV), o Instituto desenvolve programas de estágio assistido e de voluntariado em todas as suas áreas de atuação.
OBJETIVOS
- Promover a educação formal e informal do deficiente visual; através de oficinas Braille, recursos tecnológicos e metodologias inovadoras;
- Incentivar uma vida independente e saudável para os deficientes visuais através de projetos de geração de renda e capacitação;
- Prevenir a deficiência visual completa através de campanhas informativas e atendimento clínico;
- Promover a inclusão sócio-econômica do deficiente visual através de programas em parceria com organismos da sociedade.
VISÃO DE FUTURO
Estar entre as três melhores instituições nacionais no que diz respeito ao desenvolvimento da cidadania do deficiente visual.
PÚBLICO-ALVO
Crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência visual - cegueira e baixa visão - da região de Uberaba, Sudeste do Brasil e eventualmente encaminhamentos de outras partes do país

A EQUIPE
(Triênio 2010/2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário