2 de setembro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

NESTA EDIÇÃO  NESTA EDIÇÃO  NESTA EDIÇÃO
IBGE CONFIRMA 
Uberaba tem mais de 300 mil habitantes
UM PASSEIO POR UBERABA  
Conheça a cidade, através dos recenseadores
ELAS VÊM AÍ  
Uberaba supera a cota de gênero nas eleições 
OUVIDORIA ELEITORAL  
OAB/Uberaba prega ética na política
PENDÊNCIAS 
80 candidatos omitiram a 1ª prestação de contas
SEM TRANSPORTE
Motoristas e cobradores podem parar
SURPRESA
Salário dos servidores cai antes na conta 
------------------------------------

VIGILÂNCIA ---- Uma das obras mais importantes edificadas durante o governo Anderson Adauto, o Hospital Regional de Uberaba tem grandes possibilidades de ser inaugurado pelo seu sucessor, que talvez até, seja um adversário político. Mas, de tanto o prefeito fazer marcação, o diretor da construtora Guia, Fábio Guimarães, disse pra ele esta semana que, “quem sabe, talvez” a inauguração possa acontecer ainda em dezembro de 2012, e portanto, no finalzinho do seu governo. Taí, uma das inúmeras visitas às obras, flagradas pelo repórter-fotográfico Enerson Cleiton.
 -------------------------
CONTRARIAR, PRA QUÊ?! ---- Enquanto isso, o principal adversário político, na atualidade, do prefeito Anderson Adauto, ganha fôlego nas pesquisas eleitorais, e não quer ficar mal com os eleitores que andam se queixando dos cavaletes espalhados pelas ruas e avenidas. O prefeitável do PMDB, deputado federal Paulo Piau, mandou seu pessoal retirar os seus cavaletes do centro da cidade.
SEM RADICALISMOS ----- Por outro lado, a coordenação da campanha de Piau confirma que os cavaletes serão mantidos em alguns pontos da cidade, onde não prejudiquem o fluxo de veículos e pedestres. Motivo: pesquisas demonstram que boa parte da população ainda está alheia ao processo eleitoral, e portanto, há necessidade de se continuar a utilizar os cavaletes como forma de divulgação da candidatura.
 ----------------------------
Tony Carlos
PRA ELEITOR VER ---- E justamente porque o eleitorado ainda está na maior dúvida, é que o ex-presidente da Câmara e candidato à reeleição, vereador Tony Carlos (PMDB), impetrou mandado de segurança contra a decisão da Justiça Eleitoral de Uberaba de mandar retirar os cavaletes dos locais ajardinados, rotatórias e canteiros centrais.
QUEM NÃO ARRISCA ---- O recurso de Tony rendeu uma liminar no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em defesa dos cavaletes. A juíza Alice Birchal entendeu que, pelas fotos anexadas ao mandado, a "bagunça" foi regularizada, e que os cavaletes podem ficar nas vias públicas. Ainda segundo ela, a lei permite a colocação de propaganda ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis, e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

PARALISAÇÃO IMINENTE ---- Comentários de bastidores são de que motoristas e cobradores das duas empresas de transporte coletivo urbano de Uberaba andam articulando a possibilidade de paralisação total dos serviços. Em pauta: aumento de salários e melhoria nas condições de trabalho. Uma das principais reclamações é a dobra de trabalho dos motoristas, que, com anuência do poder público de Uberaba, passaram também, a fazer as vezes de cobradores.

François Ramos
PLÁGIO EM DEBATE ---- Advogado, jornalista e professor universitário François Silva Ramos acaba de conquistar o título de mestre em Educação, pela Universidade de Uberaba – Uniube. A tese defendida por ele, que é professor na Faculdade de Talentos Humanos – Facthus, fez jus à sua inteligência, e tem tudo a ver com estes tempos de Internet. A dissertação “Fraude acadêmica – uma análise ético-legislativa”, levou dois anos de pesquisa para ficar pronta. Aborda a cola de respostas, o plágio e a clonagem de textos em atividades acadêmicas.
 -----------------------
UBERABA, ATRAVÉS DOS OLHOS DOS RECENSEADORES 
DO IBGE
Último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, indicou que Uberaba tinha 295.988 moradores, sendo 289.376 na zona urbana, e 6.612 no campo. Deste total, 51,2% são do sexo feminino, e 48,8% do sexo masculino.

ALELUIA! ----- Estimativa feita pelo IBGE em 1º de julho de 2011 previu que Uberaba estava com 299.361 habitantes, e portanto, com 3.373 moradores a mais do que o verificado no censo oficial.
Divulgada no último dia 31 de agosto, sexta-feira, uma nova estimativa – de 1º de julho de 2012, põe Uberaba finalmente na casa dos 300 mil habitantes.
Na verdade, são 302.623 moradores.

JÁ SÃO 400 MIL --- Apesar de não se tratar de censo oficial, a estimativa já é um alento para os uberabenses – inclusive as lideranças políticas e classistas, que há vários anos brigam com o IBGE, por conta dos números. E, levando em conta o tempo que esta briga dos 300 mil se desenrola, então já é bom começar a briga pelos 400 mil.
Esse pessoal do IBGE persegue Uberaba!
FALANDO SÉRIO ---- Para conferir a estimativa 2012 do IBGE para qualquer município brasileiro, basta clicar no link abaixo.

OS UBERABENSES DE CORAÇÃO
De acordo com o IBGE, dos 295.988 habitantes registrados no censo de 2010, nada menos do que 108.767 não nasceram em Uberaba.
Mas, a população natural do município é um pouco maior: soma 187.221 pessoas.
São 78.454 a mais do que os “forasteiros”.
Dos “forasteiros” que residem em Uberaba, 44.252 não são mineiros, enquanto 344 moradores são provenientes de outros países.
OS CATÓLICOS ----- Com relação ao censo oficial de 2010, o IBGE detectou que 180.097 moradores são católicos apostólicos romanos, enquanto 526 afirmaram que são católicos apostólicos brasileiros e 221 são católicos ortodoxos.
OS EVANGÉLICOS ---- Dos entrevistados pelo IBGE, 59.024 disseram que são evangélicos, sendo 21.113 de origem pentecostal. Outros exemplos: 4.380 disseram que são evangélicos de missão; 217 se declararam luteranos; 1.456 são presbiterianos; 624 são metodistas; 1.442 são da igreja batista; 640 da igreja adventista.
OS ESPÍRITAS ----- Outros  46.063 disseram que são espíritas. A variação inclui, entre outros, umbanda e candomblé (2.775 pessoas); só umbanda (2.029 pessoas); só candomblé (691 moradores).
OS SEM-RELIGIÃO ---- Em contrapartida, 22.243 declararam que não possuem religião. Outros 1.537 são ateus, enquanto 789 afirmaram que não conseguem definir.
O ORIENTE É AQUI ---- As religiões orientais também aparecem no levantamento. Exemplos: budismo (com 204 pessoas); judaísmo (95); islamismo (29 pessoas); hinduísmo (20 adeptos).
Outros 121 entrevistados pelo IBGE se declararam adeptos de religiões com tradição esotérica; enquanto 16 afirmaram que suas religiões têm tradição indígena.
------------------------
----------------------
SOBRE NECESSIDADES ESPECIAIS
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou que Uberaba tem 51.724 moradores com alguma deficiência permanente.
Exemplos: 820 pessoas são totalmente cegas; 6.103 possuem deficiência visual grave.
Entre os habitantes de Uberaba, 455 são totalmente surdos, enquanto 2.127 têm deficiência auditiva grave.
Com deficiência motora aparecem 1.329 (totalmente paralisados) e 4.857 em situação grave.
Outros 10.136 possuem alguma dificuldade motora.
O IBGE também registrou 3.392 pessoas com deficiência mental/intelectual.

SOBRE SUPERAÇÃO ----- Nada menos do que 182 atletas brasileiros participam dos Jogos Paralímpicos de Londres. Eles disputam medalhas em 18 modalidades, das 20 que fazem parte da competição. Entre eles, estão três profissionais da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, convocados para a Seleção Brasileira de Bocha: o atleta José Carlos Chagas de Oliveira, a técnica Janaína Pessato Jerônimo e o staff Nivaldo Batista Vital.
Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, aconteceram de 27 de julho a 12 de agosto, e agora estão acontecendo os Jogos Paralímpicos -  de 29 de agosto a 9 de setembro.

SOBRE BENS DURÁVEIS ---- Ainda durante o censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou 96.799 domicílios particulares permanentes na cidade.
E constatou que, 94.897 possuem televisão; 94.665 possuem geladeira; 83.305 possuem rádio; 53.708 têm máquina de lavar roupa; 47.368 possuem telefones fixo e celular.
E ainda: 40.746 domicílios uberabenses tinham microcomputador com acesso à Internet.

SOBRE INCLUSÃO SOCIAL --- Só em 2012, o Programa UCA – Um Computador por Aluno, destinou 11.647 netbooks para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e professores das escolas mantidas pela Prefeitura de Uberaba. Cada aluno levou seu netbook pra casa.
 ---------------------------

COMUNICAÇÃO É TUDO ---- A um mês das eleições de primeiro turno – que acontecem dia 7 de outubro, os candidatos a prefeito tratam de reforçar suas assessorias, principalmente as de comunicação social. Afinal, todo tanto que se comunica com o eleitorado, ainda é pouco, levando em conta uma certa apatia que anda por aí. O jornalista Denis Silva, por exemplo, está se afastando da direção da comunicação da Câmara, para reforçar a turma do candidato Paulo Piau.
MERCADO EM ALTA ---- E por falar nisso, só a campanha majoritária abriu cerca de 20 vagas para jornalistas. Companheiros e companheiras da imprensa em alta cotação. Isso sem contar que muitos candidatos a vereador também estão investindo em comunicação. Beleza!!!!

AGRADOS ---- Servidores da Prefeitura de Uberaba que deram uma olhadinha na conta bancária na noite de sábado, 1º de setembro, levaram um susto: o salário de agosto já estava devidamente depositado e liberado. Inicialmente, o secretário de Fazenda, Edvar Newton, tinha anunciado o pagamento para o 3º dia útil do mês, quarta-feira, dia 5. Logo depois, o prefeito anunciou que seria antecipado para o 1º dia útil – segunda-feira. São R$ 9,22 milhões distribuídos entre 7.639 servidores.

DESAGRADOS ---- Enquanto isso, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, não se conforma com o fracasso das negociações salariais de 2102. Ofício do sindicato repousa sobre a mesa de Anderson Adauto, pedindo audiência para uma nova rodada de negociações. “Quem sabe ele ainda se sensibiliza nestes meses que tem de governo, e concede um reajuste que valorize a categoria!” – desabafa o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos.

BARRADOS NO BAILE --- E por falar em servidores da prefeitura, eles estão impedidos, por exemplo, de usar materiais ou serviços, custeados pelo poder público, em favor de candidato, partido ou coligação. A portaria foi baixada pelo prefeito Anderson Adauto, e está em pleno vigor. O documento proíbe ainda, o servidor, de fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público.
CONTATO ---- De outro lado, em portaria anterior, Anderson Adauto liberou as visitas de candidatos a prefeito a locais de trabalho na Prefeitura de Uberaba, desde que observadas algumas orientações. Para conversar com os servidores e pedir apoio, o candidato precisa agendar antecipadamente na Secretaria Municipal de Governo, e se comprometer em não prejudicar o horário de trabalho dos servidores.

Paulo Mesquita
RODA QUENTE ---- Roda de Fogo de sábado, 1º de setembro, teve cor e cheiro de política. Entre os convidados especiais, destaque para o vice-prefeito e médico Paulo Mesquita e o candidato a vice-prefeito de Paulo Piau, o vereador/radialista Almir Silva. Idealizada, criada e comandada pelo empresário Tião Silva, a Roda de Fogo põe frequentadores/questionadores/debatedores frente a frente com lideranças da cidade (ou não).
HORAS DEPOIS ---- Mas, nem bem terminava a Roda de Fogo de sábado, e apenas o candidato a vice permanecia no PR/Partido da República, presidido pelo deputado federal Aelton Freitas. O atual vice anunciava a desfiliação para apoiar o prefeitável do PSDB, também médico e empresário Fahim Sawan.
HORAS ANTES --- No final de semana anterior os jornais estamparam foto do candidato a prefeito do PSDB em visita a Paulo Mesquita e seu filho e também médico, Luiz Flávio Mesquita. A própria assessoria de Fahim Sawan tratou de divulgar o pedido de apoio.

RECADO EMPRESARIAL ---- E voltando à Roda de Fogo, no encontro do dia 25 de agosto, quem esteve no centro das conversas foi o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Uberaba, Fúlvio Ferreira. Para os frequentadores/questionadores/debatedores que agitam os encontros, o líder lojista disse que as micro e pequenas empresas são responsáveis por sete de cada dez empregos no Brasil. Em Uberaba, segundo ele, a realidade não é diferente.
COBRANÇA ---- Fúlvio Ferreira aproveitou a Roda de Fogo para fazer o comercial da categoria que representa. Disse que o próximo prefeito de Uberaba deve se comprometer com políticas públicas que estimulem o desenvolvimento empresarial, dando condição ao setor para criar empregos. “Precisamos de apoio, incentivo, desburocratização, e não de excessos de cobranças e exigências”, desabafou.

TOXINA BOTULÍNICA ------ Colegas jornalistas antenadíssimos com o mundo da estética garantem que nem todos os candidatos de Uberaba estão com as caras esticadas por fotoshopping. Segundo os companheiros, muitos estão mesmo, é esticados por botox (tecnicamente conhecida por toxina botulínica tipo A purificada).
 -----------------------------
Mara Beatriz é uma das candidatas que
estão enfeitando a campanha com
o material de propaganda
OLHA ELAS AÍ ---- A exemplo do que aconteceu em nível nacional, as coligações e os partidos que disputam as eleições 2012 em Uberaba conseguiram cumprir o que estabelece a legislação eleitoral no que se refere ao preenchimento de 30% das vagas por candidatas.
COTA DE GÊNERO --- De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, é a primeira vez que os partidos políticos e coligações atingem o percentual de 30% da chamada cota de gênero no país. A média nacional chegou a 32,57%. A lei estabelece que, em uma eleição, deve ser observado o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos do mesmo gênero sexual, do total dos registrados por um partido ou coligação.
RESULTADO POSITIVO ---- O maior percentual em Uberaba foi atingido pela coligação “Meu Voto é Sustentável” (PDT/PHS/PV/PRP), que chegou a 40,54% - com 37 mulheres na disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores. Entre as legendas que não fizeram coligação, o PTC se sobressaiu. Lançou seis candidatas, e portanto, 35,29% do total de 17 pessoas que disputam vaga de vereador. Em Uberaba, a média também superou os 30%. Nada menos do que 32,66% das vagas estão ocupadas por candidatas.
 -------------------------------
Os 13 vereadores que disputam a reeleição mandaram a 1ª prestação de contas para a Justiça Eleitoral
REVELAÇÕES ----- Entre candidatos a prefeito e vereador, mais de 290 concorrentes de Uberaba precisam encaminhar suas prestações de contas para a Justiça Eleitoral. A legislação fixou como prazos finais para encaminhamento das duas prestações de contas parciais os dias 2 de agosto e 2 de setembro. Já as contas finais de campanha devem ser prestadas até 6 de novembro. O candidato a prefeito que disputar o segundo turno em outubro deve apresentar as contas referentes aos dois turnos até 27 de novembro  de 2012.
PENDÊNCIAS ---- No que se refere à prestação de contas de 2 de agosto, ficaram 80 pendências de candidatos a vereador que não enviaram os relatórios. Outros 207 candidatos a vereador, incluindo os 13 que disputam a reeleição, e os candidatos a prefeito enviaram a primeira prestação de contas. Recapitulando: o vereador Almir Silva é o único da atual legislatura que não disputa a reeleição. Ele é candidato a vice-prefeito.
PARA TODOS ---- Mesmo os que foram indeferidos, impugnados ou renunciaram precisam enviar os relatórios, que devem discriminar as doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro recebidas para o financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados.
As informações são enviadas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) desenvolvido pela Justiça Eleitoral para essa finalidade, e serão utilizadas para subsidiar a análise das prestações de contas de campanha eleitoral e serão encaminhadas à Secretaria da Receita Federal do Brasil para exame de regularidade.
PRIMEIRA VERSÃO --- Na prestação de contas anterior, três candidatos a prefeito de Uberaba relataram que não receberam e não gastaram nada até aquele momento, com suas campanhas: o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT); o professor Wagner do Nascimento Júnior (PTC), e o advogado Rodrigo Mateus (PMDB), que renunciou.
No geral, os sete candidatos que pediram registro arrecadaram R$ 390,850 mil para suas campanhas, e investiram R$ 170,154 mil até dia 2 de agosto.
Em contrapartida, a previsão de gastos dos sete candidatos – apresentada no ato do pedido de registro, soma R$ 24,9 milhões.
OS DETALHES --- O jornalista Edson Santana, PPS, disse que colocou na campanha R$ 700 do próprio bolso, e que gastou R$ 540 com impressos. O deputado federal Paulo Piau informou uma arrecadação de R$ 100,150 mil e aplicação de  R$ 72,656 mil na campanha.
O candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, arrecadou até 2 de agosto, R$ 110 mil. Suas despesas somaram R$ 1,948 mil, investidos em material impresso. E o médico, empresário e ex-deputado estadual Fahim Sawan, do PSDB disse que arrecadou R$ 110 mil e gastou R$ 95 mil.


PRA QUEM PODE ---- E por incrível que pareça, quem fez a estreia de uma mensagem peso pesado externo no horário eleitoral gratuito de Uberaba não foi um candidato a prefeito. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT, apareceu de corpo e alma, e voz também, no programa do candidato a vereador petista Josimar Rocha. Ele virou líder na antiga invasão do Estrela da Vitória, e foi cavando espaço aqui, espaço ali, até se tornar ouvidor municipal do transporte coletivo – cargo que deixou para se candidatar.

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
É grátis, censura livre e diverte
Candidatos a prefeito e vice-prefeito
*Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
Candidatos a vereador
*Terças-feiras, quintas-feiras e sábados
- Das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio
- Das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão
*O horário eleitoral dos candidatos de Uberaba é veiculado pelas emissoras de rádio da cidade, e pela TV BandTriângulo (Canal 7) e TV Universitária (Canal 5).

José Carlos
BOLSA ATLETA ---- Candidato a prefeito Paulo Piau defende a criação de uma Bolsa Atleta para incentivar crianças e jovens de Uberaba que tenham aptidão para o esporte. Ele fez o comentário quando falava sobre os Jogos Paralímpicos de Londres, e sobre a importância de se valorizar, estimular e formar profissionais para o futuro.
APOIO ---  “Estamos na maior torcida pelo nosso José Carlos Chagas, considerado um dos melhores atletas da Seleção Brasileira de Bocha, mas isso só, não basta” – destacou Paulo Piau. Segundo ele, as dificuldades enfrentadas pelos atletas de um modo geral precisam acabar. “Temos que implementar ações que deem a eles plena condição de se preparar” – diz o candidato.
VALORES HUMANOS ---- De acordo com Piau, Uberaba é riquíssima em valores humanos, e lembra que, em 2012, a garotada que participou dos Jogos Escolares de Minas Gerais trouxe 60 medalhas para a cidade, conquistadas, inclusive, na ginástica artística.
Se eu for eleito, vou fazer marcação cerrada nos organismos estaduais e federais ligados à Copa do Mundo de 2014, e às Olimpíadas de 2016”, garante ele. Seu plano de governo, por sinal, fala isso explicitamente.
------------------------
Rui Falcão pede votos para Adelmo Leão, em Uberaba.   (Foto: Luciana Marra)
FORÇAS EXTERNAS ----- Presidente nacional do PT/Partido dos Trabalhadores reafirmou em Uberaba o apoio da cúpula do partido à candidatura do deputado estadual  Adelmo Leão a prefeito. Rui Falcão, que é deputado estadual Por São Paulo, fez voo rasante em Uberaba  neste domingo, 2 de setembro. Segundo ele, Adelmo "é um dos nomes notáveis dos quadros petistas, com lendária participação nas lutas pela implantação das políticas públicas sociais que transformaram a fisionomia política, social e econômica brasileira”. E complementou: "É a pessoa mais apta para ocupar a função de prefeito de Uberaba, uma cidade considerada estratégica pelo governo federal".
  ----------------------
Helder Batista
OUVIDORIA ELEITORAL ---- A 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil não tem poderes para punir, mas pretende levar ao Ministério Público Eleitoral toda denúncia de crime eleitoral que chegar ao conhecimento da entidade. Declaração foi feita, ao Jornal de Uberaba, pelo presidente da OAB/Uberaba, Helder Silva Batista, afirmando que a diretoria atual conta para isso com uma Ouvidoria Eleitoral da mais alta competência.
De acordo com ele, a função de ouvidor está com o advogado Bartolomeu da Silva, juiz aposentado e um dos grandes nomes da magistratura de Uberaba.
DE OLHO ----A OAB defende as prerrogativas dos advogados, mas não fecha os olhos, jamais, para as questões de interesse geral da comunidade uberabense” – disse Helder Batista. E acrescentou que as eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores merecem e recebem atenção especial da diretoria presidida por ele.
DEMOCRACIA ---- Disse que, uma das obrigações da entidade é defender e lutar pela consolidação da democracia. “E uma democracia só é verdadeiramente consolidada se for baseada em eleições limpas, éticas e comprometidas com o povo” – ressaltou Helder Batista.
AOS CANDIDATOS ---- Segundo ele, a OAB espera que os candidatos mantenham a campanha em alto nível, expondo e defendendo seus planos de governo, e se comprometendo – sinceramente, com os avanços e as conquistas que o povo de Uberaba tanto espera.
AOS ELEITORES ---- Quanto ao eleitorado, Helder Batista Lembra que o voto é o principal instrumento de mudanças, de avanços e de melhorias. “Voto não se vende; voto não é moeda de troca. Voto é um instrumento democrático, um direito que, se bem aplicado, pode render um futuro de qualidade para quem vota e para a comunidade” – ensina o presidente da OAB.

“Não dá pra escolher alguém na base da ilusão; afinal, vamos às urnas para escolhermos as pessoas que vão governar a cidade por quatro anos.”
_ Helder Batista
-------------------------------

----------------------------
A diretora Rochele
Boaventura abre a feira e
mostra o prêmio que a escola
recebeu - 1º lugar regional
em Gestão Escolar
FEIRA CULTURAL ---- Feira Cultural agitou a Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia no sábado, 1º de setembro, com o tema “Água, uso sustentável”. Os alunos dos três turnos e seus professores apresentaram trabalhos que emocionaram quem viu. Alguns destaques: apresentação musical e dança; aproveitamento da água da chuva; bacia hidrográfica de Uberaba; coleta seletiva, compostagem; a importância de preservar a mata ciliar, entre outros.
PARTICIPAÇÕES EXTRAS ---- A feira contou ainda, com a participação do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, que exibiu o aquamóvel e fez a divulgação da “Cartilha da Clarinha”; a Faculdade de Talentos Humanos – Facthus, com várias atividades voltadas para a comunidade como: tipagem sanguínea, taxa de glicose, postura corporal e outras atividades; Universidade de Uberaba – Uniube, com palestra sobre Gestão das Águas.
IMPACTO POSITIVO ----- A professora de Química, Marinês Caetano, avalia o evento como positivo em todos os sentidos: pela participação da comunidade escolar, pelo nível dos trabalhos apresentados, pela organização, e pela  clareza nas explicações dos trabalhos.

Alunos do 2º ano B apresentam trabalho sobre corrente
elétrica, sob supervisão do professor Júnior

Alunos do 1º ano A demonstram a diferença de densidade entre as
substâncias, sob supervisão da professora Marinês

Alunos do 3º ano C, com a Casa Ecológica: aproveitamento da
água da chuva, coleta seletiva, compostagem, reaproveitamento
de material de construção. Supervisão dos professores
Donaldo e Marinês
Apresentação de dança do 8º ano. Professora Luciene
Direção escolar e professores comemoram sucesso da feira
Atividade de Enfermagem e Biomedicina da Facthus
Atividade do curso de Fisioterapia da Facthus
Alunos do 6º ano mostram a importância da
preservação da mata ciliar.
Professores Luciene e Marli
A turma do 2º ano D em apresentação com a  música
"Terra - Planeta Água".  Professora Eliene
Uniube faz divulgação dos seus cursos
---------------------------------
















Nenhum comentário:

Postar um comentário