28 de setembro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

Thiessa Sickert foi terceira colocada no Miss Brasil  (Foto: Carol Gherard/Band)

MISS BRASIL 2012 ---- Apresentadora do "Muito +", Adriane Galisteu, e o ator Sérgio Marone apresentaram dia 29 de setembro, sábado, com transmissão pela TV Band,  o Miss Brasil 2012 – que teve um sabor especial para Uberaba. A Miss de Minas Gerais é a uberabense Thiessa Sickert, 19 anos de idade, 1,80 m de altura, 87 cm de busto, 66 cm de cintura, 90 cm de quadril, manequim 38 e sapatos 39.
O RESULTADO ---- Gabriela Markus, do Rio Grande do Sul, foi eleita Miss Brasil 2012.
A uberabense Thiessa Sickert ficou com o terceiro lugar, e leva como prêmio uma viagem para qualquer lugar do Nordeste do país, com acompanhante.
O segundo lugar, Kelly Fonseca, do Rio Grande do Norte, ganha uma
viagem para Cancún, com acompanhante.
Thiessa Sickert fez bonito em todos os momentos do concurso.
TRAJES --- As 27 concorrentes desfilaram em cinco trajes: típico, casual, biquíni, maiô e traje de gala – o último, a ser usado também na coroação.
ROTEIROS ---- Depois de 14 anos, o concurso Miss Brasil saiu do roteiro São Paulo e Rio de Janeiro, e aconteceu em Fortaleza, no Ceará. A vencedora do concurso vai representar o Brasil no Miss Universo 2012, dia 19 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

---------------------
CRIATIVIDADE ---- Vem aí, o XXI Workshop de Empreendedores da Universidade de Uberaba – Uniube, e a garotada do curso de Administração mostra que educação é coisa séria. É só conferir no link http://www.facebook.com/Quinutri. Turma do 6º ano criou o espaço na rede social pra divulgar a empresa Quinutri – do segmento de saúde nutricional, e responsável pela comercialização de produtos inovadores no mercado.
OS EMPREENDEDORES --- Os sócios da empresa Quinutri são: Rafael Mendes – diretor administrativo; Mariana Rocha - diretora de Recursos Humanos; Guilherme Melo - diretor comercial, e Joyce Mara - diretora de Marketing. A ideia de antecipar a criação da empresa no Facebook – segundo o estudante/sócio Rafael Mendes, é de chamar a atenção do público para a existência de novos produtos em saúde nutricional. Claro que o público só vai conhecer os produtos durante o Workshop!
 ----------------------
TIRA-TEIMA ----- Sindicato da Indústria da Construção Civil de Uberaba – Sinduscon, quer saber a quantas andam as intenções de voto do eleitorado da cidade. Acaba de contratar o Vox Populi, por R$ 34 mil, para que o instituto faça um levantamento sobre a opinião daqueles que vão decidir quem será o próximo prefeito.
DETALHES ---- A pesquisa foi registrada dia 27 de setembro, quinta-feira, com o número MG-00901/2012, e pode ser divulgada a partir de 2 de outubro. Serão entrevistados 800 eleitores nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O LEVANTAMENTO ---- De acordo com o questionário anexado ao registro na Justiça Eleitoral, o Vox Populi definiu as seguintes perguntas para os entrevistados:
1 – Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria ?
(Obs.: A resposta é espontânea)
2 – Se as eleições fossem hoje, em qual destes candidatos você votaria?
_ Adelmo (PT)
_ Edson Santana (PPS)
_ Fahim Sawan (PSDB)
_ Lerin (PSB)
_ Paulo Piau (PMDB)
_ Wagner do Nascimento Júnior (PTC)
_ Ninguém/Branco/Nulo
_ Não sabe/Não respondeu
3 – Em relação à sua escolha, você diria que:
_ Está decidido a votar/não pretende mudar de ideia
_ Está pensando em votar, mas ainda pode mudar de ideia
_ Não sabe
_ Não respondeu
4 – Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?
(Rejeição)
_ Adelmo (PT)
– Edson Santana (PPS)
– Fahim Sawan (PSDB)
– Lerin (PSB)
– Paulo Piau (PMDB)
– Wagner do Nascimento Júnior (PTC)
– Não votaria em nenhum deles
– Poderia votar em qualquer um deles
– Não sabe
– Não respondeu
5 – Independente do seu voto, na sua opinião, se a eleição fosse hoje, qual destes candidatos você acha que ganharia a eleição para prefeito aqui de Uberaba?
_ Adelmo (PT)
– Edson Santana (PPS)
– Fahim Sawan (PSDB)
– Lerin (PSB)
– Paulo Piau (PMDB)
– Wagner do Nascimento Júnior (PTC)
– Não sabe
– Não respondeu
6 – Caso haja segundo turno nas eleições para prefeito de Uberaba, em quem você votaria?
(São apresentadas as várias opções, sempre entre dois candidatos)
7 – Se o eleitor votaria sob orientação de uma liderança...
(São apresentadas as opções: governador Anastasia, presidente Dilma e ex-presidente Lula)
– Votaria com certeza no candidato apoiado por ele(a)
– Poderia votar, mas depende de quem for o candidato
– Não votaria no candidato apoiado por ele(a)
– Não levaria isso em conta na hora de escolher o candidato
– NS/Não tem opinião sobre isto
– NR
8 – Você tem simpatia por algum partido político?
(Resposta espontânea)
9 – Tem algum partido político que você não gosta de jeito nenhum?
(Resposta espontânea)
 --------------------
Paulo Piau vai se consolidando no primeiro lugar    (Foto: Enerson Cleiton)
ENQUANTO ISSO --- Pesquisa divulgada dia 27 de setembro, quinta-feira, pelo jornal Estado de Minas – com sede em Belo Horizonte, agita os bastidores políticos de Uberaba. O levantamento foi realizado pelo instituto MDA, registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, entrevistou 500 eleitores de Uberaba entre os dias 22 e 24 de setembro, e a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Na matéria, assinada por Isabella Souto, o jornal Estado de Minas afirma que não publica pesquisas encomendadas por candidatos. 
---------------------








-----------






------------------EMBOLADOS --- De acordo com os números - tabela acima, nada menos do que três candidatos estão brigando pela terceira colocação: Wagner do Nascimento Júnior (PTC), com 11,2%, Adelmo Leão (PT), com 10,2%, e Fahim Sawan (PSDB), com 9,8%. O candidato do PPS, Edson Santana, tem 0,8% das intenções de voto, enquanto 11,8% optaram pela indecisão, e 6,8% pelos votos branco e nulo. Com isso, os votos nulos, brancos e os indecisos somam 18,6%.
NO 2º TURNO --- Ainda levando em conta os resultados da pesquisa MDA/jornal Estado de Minas, o deputado federal peemedebista Paulo Piau se consolida na liderança com 32%. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Antônio Lerin, do PSB, com 17,4% das intenções de votos. Os índices se referem à pergunta estimulada, quando o instituto apresenta os nomes dos candidatos.
ESPONTÂNEOS ---- A pesquisa espontânea – em que o eleitor entrevistado cita sua preferência sem a apresentação de nomes, não altera a ordem dos fatores. Paulo Piau lidera com 25,4%, seguido por Lerin, com 12,6%. Na briga pelo terceiro lugar, aparecem Adelmo com 8,2%; Wagner, com 7,4% e Fahim, com 7%. O candidato Edson Santana recebeu 0,4% das intenções espontâneas. Os indecisos somam 34,2%, e brancos/nulos completam o quadro com 4,8%.
SURPRESAS --- A pesquisa MDA/jornal Estado de Minas expõe algumas mudanças em relação aos últimos números registrados por outros institutos na Justiça Eleitoral. Mostra, por exemplo, que o médico, empresário e ex-deputado estadual Fahim Sawan (PSDB), que disputava o segundo lugar com Lerin, entrou em queda livre na preferência do eleitorado. Ele ocupa o quinto lugar, e é o último colocado na briga com Adelmo e Wagner pela terceira posição. Outra mudança é que Wagner Júnior ultrapassou Adelmo Leão na pesquisa estimulada.
AVALIAÇÃO ----- Considerado pelo eleitorado o candidato mais preparado para governar Uberaba, Paulo Piau lidera a disputa em nove dos dez setores residenciais. Ele também tem o índice mais alto entre os que afirmaram que não vão trocar o voto até o dia das eleições.
Os candidatos, segundo as avaliações, apresentam números semelhantes no que diz respeito à rejeição, que é bem inferior à média, na casa de 20%. “Ninguém tem uma rejeição grande. Os eleitores reconhecem que todos eles já fizeram alguma coisa boa pela cidade”, justifica o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza.
 ------------------------
VELHOS TEMPOS --- Os tucanos Luiz Cláudio, Fahim Sawan e Aécio Neves, em 2008, em Uberaba
na campanha de Fahim a prefeito   (Foto: Divulgação)
DRAMA ----- E falando em queda livre nas pesquisas, explode mais uma crise na coligação “O Povo Quer O Povo Pode” - PTB/PTN/PHS/PV/PRP/PSDB/PTdoB/PDT. O presidente do PSDB, que lidera o grupo de partidos, simplesmente deixou a campanha. Principal apoio político de Fahim Sawan há vários anos, o engenheiro Luiz Cláudio Campos está fora das eleições 2012.
ENTREVERO ---- O caldo entornou nas últimas horas, quando o presidente do PSDB foi informado, por amigos, de que teria sido duramente criticado, em público, por um membro da família do candidato Fahim Sawan. Os ataques teriam atingido, inclusive, pessoas próximas a Luiz Cláudio, além de outros integrantes da coligação.
IMBRÓGLIOS ---- Antes disso, o coordenador político da campanha já andava descontente com uma série de acontecimentos, entre eles, o imbróglio envolvendo a então candidata a vice-prefeita Vânia Célia Ferreira (PSDB), cujo registro foi indeferido pela Justiça Eleitoral de Uberaba e em dois julgamentos no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais _ TRE/MG. Entendimento é de que ela não se desincompatibilizou em tempo hábil da Superintendência Regional de Ensino.
NA PRESIDÊNCIA ---- Com 24 anos de história no PSDB/Uberaba, do qual foi fundador, Luiz Cláudio não vai deixar a presidência do partido. Seu mandato só termina em maio de 2013, e tudo indica que será cumprido até o fim.
 ---------------------
Vicente Araújo
(Foto: Divulgação)
EXTEMPORÂNEO --- Aliás, só agora, praticamente às vésperas da eleição do primeiro turno – que acontece dia 7 de outubro, é que o candidato e a coligação decidiram colocar um ponto final na celeuma da vice, mesmo porque o recurso já se encontra na última instância da Justiça Eleitoral, com todas as indicações de que será negado em definitivo.
O SUBSTITUTO ----- Na noite de quinta-feira, 27 de setembro, Fahim Sawan chamou a imprensa para anunciar o novo candidato a vice-prefeito. Trata-se do presidente do PV, advogado Vicente Araújo. “Viemos somar com o grande projeto de Fahim, para Uberaba ter uma gestão inteligente, moderna, sustentável e humana” – disse o candidato a vice.
COMUNICADO ---- A desistência de Vânia Célia e a indicação de Vicente Araújo para substituí-la serão comunicadas, nas próximas horas, ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
 ---------------
Orquestra da Escola Tiradentes abre o "Minas ao Luar"  (Foto: Divulgação)
RELAX ---- Seresta é o repertório do projeto “Minas ao Luar”, que promete deixar muita gente arrepiada, neste sábado, 29 de setembro, na praça Governador Magalhães Pinto - a praça do 4º Batalhão da Polícia Militar, no Fabrício. Em palco montado em frente ao Colégio Tiradentes, o evento será aberto às 20h30, pela Orquestra Jovem da escola. O projeto “Minas ao Luar” acontece logo em seguida, das 21h à 0h.
HISTÓRIA ---- A cantoria já passou por mais de 500 cidades do Estado. Em 18 anos do projeto, mais de dois milhões de espectadores assistiram ao “Minas ao Luar”, que produziu dois discos. O grupo de seresteiros a se apresentar é formado pelo cavaquinista Waldir Silva e o Conjunto Musical, com participações especiais da intérprete Lívia Rosa e do guitarrista André Abi-Saber.
PARCERIAS ---- O evento deste sábado é uma realização do  Serviço Social do Comércio – Sesc, e da Federação do Comércio de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, e a Fundação Cultural de Uberaba.
ORIGEM ---- O termo seresta surgiu no início do século XX no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular nas cidades: a serenata, que é o  ato de cantar canções de caráter sentimental à noite, pelas ruas, com parada diante das casas de namoradas. O repertório é integrado por modinha, música romântica, samba-canção, chorinho, bolero, valsa, toada, guarânia, fado e tango. 

PRA COMEÇO DE CONVERSA ---- O “Minas ao Luar” tem início mesmo, às 9h, na praça do 4º BPM, com a unidade móvel de medicina preventiva do Sesc. Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, avaliação de peso e altura, identificação de grupo sanguíneo e fator RH, orientações sobre saúde bucal e estilo de vida saudável. O atendimento em saúde continua no domingo, das 9h às 13h, e de segunda-feira até quarta-feira, das 9h às 17h.
  -------------------------    
OS VOTOS EM 2010
(Estadual)
Só pra lembrar as votações dos políticos de Uberaba nas eleições de 2010 ... Candidatos a deputado estadual: Tony Carlos (PMDB) recebeu 34.724 votos em Minas Gerais (32.984 só em Uberaba); Antônio Lerin (PSB) somou 40. 426 votos (32.863 em Uberaba); Fahim Sawan (PSDB) obteve um total de 45.792 votos (27.659 em Uberaba); José Luiz (PSL) recebeu 32.272 votos no Estado (16.218 em Uberaba); Adelmo Leão (PT) somou 40.562 votos (8.909 de Uberaba).
OS VOTOS EM 2010
(Federal)
Candidatos a deputado federal em 2010: Marcos Montes (PSD) obteve 94.077 votos (39 mil em Uberaba); Paulo Piau (PMDB) recebeu 90.907 votos no total (29.280 em Uberaba); Marilda Ribeiro (PT) somou 26.784 votos (25.498 em Uberaba); Aelton Freitas (PR) totalizou 106.192 votos (17.815 em Uberaba).
OS ELEITOS E OS CANDIDATOS 2012 ---- Saíram vitoriosos das urnas, Lerin e Adelmo para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Marcos Montes, Paulo Piau e Aelton Freitas para a Câmara dos Deputados. São candidatos em 2012, Tony Carlos (a vereador), Lerin (a prefeito), Fahim (a prefeito), Adelmo (a prefeito), Piau (a prefeito), Marilda (a vereadora).
 -------------------------
Anderson Adauto
(Foto: Enerson Cleiton)
COMO 2 E 2 SÃO 4 ---- Independente dos resultados das pesquisas que andam circulando por aí, uma coisa é certa: o prefeito Anderson Adauto (sem partido) tem dito e repetido pra quem quiser ler e ou ouvir, que seu candidato, o petista Adelmo Leão, vai para o segundo turno.
ROSA CHOQUE ---- O prefeito também não tem perdido oportunidade para aplaudir a candidata a vice-prefeita, a servidora municipal de carreira Luciene Fachinelli – por sinal, nome escolhido por ele para a chapa de Adelmo. “Você é um exemplo de dedicação ao trabalho em seus mais de 20 anos de serviço público, e sem dúvida conquista a todos com seu carisma” – postou ele, no mural de Luciene, no Facebook.
 ---------------------
VAI DE BIKE ----- Mocidade Presbiteriana de Uberaba vai colocar a moçada pra exercitar – e, ao mesmo tempo, praticar solidariedade. Vem aí, o Passeio Ciclístico Pedalar Faz bem. Acontece neste sábado, a partir das 14h30, com concentração e saída nas proximidades do Uberabão. As primeiras 250 inscrições ganharão a camiseta oficial do evento e haverá sorteio de brindes: bicicleta, passagem aérea e instrumentos musicais. Locais de inscrição: ProBike, Colorsom, Igreja Presbiteriana de Uberaba. Valor da inscrição: dois quilos de alimento não perecível.
------------------------
CLIENTES/MODELOS --- Shopping Uberaba estendeu o tapete vermelho, dia 25 de setembro para as estrelas do lançamento da coleção Primavera-Verão com distribuição de belíssimo editorial de moda. A publicação - que traz o que há de mais fashion da estação, tem clientes como modelos, com participação especial das blogueiras Carla Guidi e Aline Borges, e do twiteiro João Victor Santiago.
AUTORIA ---- Coube à agência Futura P criar a campanha focada nos clientes do Shopping Uberaba. Com o tema “Deixe a nova estação colorir seu guarda-roupa”, a equipe de criação da agência desenvolveu uma proposta conceitual e visual que atinge o limiar de luz, cores, espontaneidade e interação com os elementos da primavera e do verão.
DIVULGAÇÃO --- Além do editorial, a Futura P desenvolveu peças para anúncios de revista e jornal, e-mail marketing e tags para redes sociais. O VT do making of de toda a produção do editorial pode ser visto na página do Facebook do Shopping Uberaba, pelo link: http://www.facebook.com/photo.php?v=385460584858977.  Uma adaptação do VT também foi feita para veiculação no Cinemídia.
FICHA TÉCNICA
Atendimento: Carmen Mariano e Gustavo Garcia
Redação: Gustavo Pires
Direção de Arte: Rodrigo de Andrade
Apoio criativo: Leonardo Guidetti
Mídia: Alex Gonçalves
Tráfego: Thales Tintori
Fotógrafo: Roberto Chacur
Produção executiva: Mariana Naves
Consultoria de moda: Ana Paula Lima
Captação e edição: Lemon Produtora
 -----------------------
PROTEÇÃO ---- Nos próximos dias 1º e 2 de outubro acontecerá o III Simpósio Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente movimenta Uberaba dias 1º e 2 de outubro, com debates sobre intersetorialidade e territorialidade. Organizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em parceira com o Instituto Agronelli deDesenvolvimento Social - Iades, o evento tem o objetivo de criar estratégias coletivas que visem à superação e à efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.
PARTICIPAÇÃO ---- As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até no dia do evento. O Simpósio acontecerá no Centro Educacional e Administrativoda UFTM (CEA), auditório B (subsolo), localizado na avenida Frei Paulino, 30, Abadia. A programação completa, inscrições e outros detalhes estão disponíveis no site http://www.uftm.edu.br/srpca.
 ---------------------
PRA QUEM DUVIDAVA ---- Contracheque de um servidor da Prefeitura de Uberaba caiu nas mãos de uma candidata a vereadora, ontem, que quase sofreu um enfarte. Até então, Mara Beatriz, do PTB, não acreditava que alguém, na maior empresa de Uberaba, recebesse salário abaixo do mínimo nacional. Pois é...Enquanto o mínimo nacional vale R$ 622, o servidor da Prefeitura de Uberaba tem um contracheque com vencimento de R$ 555,90. O resto é benefício conquistado ao longo de uma vida toda de muito trabalho, e que é somado ao vencimento para falsear uma situação.

Enquanto muita gente reclama do seu salário, das suas condições de trabalho, 
me deparei com uma situação no mínimo deprimente.
Fiquei muito decepcionada e incomodada ao ver que uma pessoa que estudou, 
prestou um concurso público, tem estabilidade adquirida por 
ter sido aprovada, recebe um pagamento com este valor.
Um pai de família, que tem que manter casa, comida, água, telefone, 
energia elétrica etc. não tem como viver com este salário”.
_ Mara Beatriz, empresária, candidata a vereadora pelo PTB, em comentário enviado a Conta-Gotas, junto com a cópia do contracheque do servidor da Prefeitura de Uberaba
---------------------
Marcos Montes   (Foto; Divulgação)
O MUNDO DE OLHO ---- Presidente do PSD/Uberaba, deputado federal Marcos Montes, ocupou a tribuna em sessão plenária, na Câmara dos Deputados, para comemorar a vitória do Brasil na disputa para sediar o 24º World Mining Congress (WMC) em 2016. A decisão aconteceu em Viena, na Áustria, e coloca o Brasil sob os olhares do mundo. MM lembrou que a escolha do Brasil para sediar o congresso de mineração teve participação da Confederação Nacional da Indústria, e da Vale, cujo presidente, por sinal, é o uberabense Murilo Ferreira.

--------------------------
QUEM PODE...PODE
Quem vê certo material de propaganda distribuído – via mala direta, pelo vereador candidato à reeleição Cléber Humberto Ramos (PMDB), leva um susto. É que a revista mais parece propaganda de candidato a prefeito – e mais: candidato rico. Com 20 páginas, recheada de fotos, em cores, muitos depoimentos e ações aos montes, a revista ainda foi impressa em papel de altíssima qualidade etc. e tal.
PATERNIDADE ---- E, pronto! Os candidatos a prefeito não precisam mais brigar entre eles por causa da paternidade de conquistas para Uberaba! O pai é o Cléber...Ou, no mínimo, de acordo com a chicosa revista, ele teve participação em centenas de conquistas...
FILHOS AOS MONTES ---- Entre os filhos do vereador Céber, estão: a liberação de R$ 6 milhões para o Hospital Hélio Angotti,mais R$ 200 mil/mês; na construção da unidade de saúde do Jardim Maracanã; no plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Uberaba; no Hospital Regional de Uberaba; no Programa de Educação em Tempo Integral - Proeti; na fábrica de amônia da Petrobras; na implantação da Zona de Processamento de Exportação – a ZPE...Enfim, não caberia tudo na coluna Conta-Gotas.
TRANSFERÊNCIA ---- E pra não dizer que esta coluna não dá notícia boa sobre o vereador Cléber Humberto Ramos, eis uma aqui: o ex-secretário de Educação de Uberaba, José Vandir de Oliveira, que se desincompatibilizou do cargo para ser candidato a vereador e renunciou no meio do caminho, está anunciando apoio amplo e irrestrito à candidatura de Cléber. Eles são companheiros de PMDB.


DIALÉTICA
O título acima é de comentário publicado pelo advogado e subsecretário Municipal de Governo, Marco Túlio Reis – aliás, com extrema propriedade. Ele se refere aos que criticam a ida das coligações e dos candidatos à Justiça Eleitoral para se queixar ou denunciar alguma coisa. Segue o comentário:
“Poder Judiciário faz parte da constituição do Estado e pela importância suprema das eleições, estas ganham até mesmo uma organização judiciária própria e especial. Nas democracias modernas, a Justiça deve sempre ser chamada quando o conflito social ou entre indivíduos se estabelece”.
 --------------------------
Diretoria do sindicato dos servidores reuniu os seis candidatos a prefeito e
e a maioria dos vereadores na sede da entidade   (Foto: Divulgação)
ORÇAMENTO 2013 ---- Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, reuniu dia 25 de setembro, na sede da entidade, os seis candidatos a prefeito, e nove dos 14  vereadores da cidade, com o objetivo de se discutir um índice de reajuste para os salários do funcionalismo da Prefeitura, a ser incluído no Orçamento do Município de 2013.
ABAIXO DO MÍNIMO ---- Expectativa é de que o atual governo encaminhe, para a Câmara Municipal, um percentual em torno de 10%, o que não contempla a proposta unânime feita pelos candidatos a prefeito, durante o debate promovido pelo SSPMU dia 13 de setembro. Os candidatos asseguraram que, independente do eleito em 2012, nenhum servidor municipal de Uberaba receberá salário menor do que o mínimo nacional, que está previsto para R$ 670,95 em 2013.
VALOR DO MÍNIMO ---- Cálculos da diretoria do SSPMU apontaram que, para se chegar ao mínimo nacional programado pelo governo Dilma Rousseff  para o ano que vem, é preciso que se proponha ao menos 17% no Orçamento de Uberaba.
PRESENÇAS ---- Participaram da reunião os diretores executivos do SSPMU – Luís Carlos (presidente), Acinério Mendonça (1º secretário), Ângelo Guilherme (tesoureiro), Carlos Humberto (Social) e Aldo Cezar (Esportes); os candidatos a prefeito - Adelmo Leão (PT), Antônio Lerin (PSB), Edson Santana (PPS), Fahim Sawan (PSDB), Paulo Piau (PMDB) e Wagner do Nascimento Júnior (PTC); os vereadores Luiz Dutra (PDT/presidente), Itamar Ribeiro (DEM/vice-presidente), Francisco de Assis (PR), Carlos Godoy (PTB/1º secretário), João Gilberto Ripposati (PSDB/2º secretário), Lourival dos Santos (PCdoB), Cléber Humberto Ramos (PMDB), Jorge Ferreira (PMN), e Marcelo Machado Borges, Borjão (DEM/presidente da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais de Uberaba).
 -----------------------
SALÁRIOS ---- E enquanto sindicalistas fazem das tripas o coração para garantirem que os servidores da Prefeitura de Uberaba não continuem recebendo salário abaixo do mínimo nacional – como acontece no atual governo, a administração municipal anuncia, para 3 de outubro, o pagamento relativo ao mês de setembro.
MAIS 2% ----- O secretário da Fazenda, Edvar Newton Pereira, diz que serão aplicados R$ 9,5 milhões para o pagamento de 7.543 servidores. A terceira e última parcela do aumento concedido este ano – sem apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, é de 2% e será paga na folha de setembro. Com isso, chega-se ao total de 6%.
 -------------------
-----------------------
SEM UFANISMO ---- Deputado Paulo Piau assegura que a liderança nas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral não está provocando qualquer mudança de humor na sua campanha, nem pro bom nem pro mau. Companheiros de labuta foram orientados, segundo ele, a seguirem em frente, sem mudar um milímetro que seja dos planos de origem. “A palavra de ordem é ignorar os resultados das pesquisas e continuar a luta pelos votos do eleitorado, como se a campanha estivesse começando agora” – diz Piau.

DOCES PODERES ---- E prosseguindo com a campanha, a coligação “Uberaba Merece Mais” coloca no ar, no horário eleitoral gratuito, a qualquer momento, um coral de criancinhas cantando o jingle “Ele é do bem ---- Ele é legal ---- É Paulo Piau”. Como antecipou esta coluna dias atrás, tem até pai de menininha de quatro anos ameaçando processar o autor do jingle, de tanto que ouve a filha cantar a música em casa...

SE VIRA NOS 40 ---- Tribunal Superior Eleitoral – TSE, fez as contas: somou daqui, dividiu dali, e concluiu que dia 7 de outubro cada eleitor vai gastar, em média, 40 segundos para votar nos candidatos a vereador e a prefeito. E o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, garante que está tudo preparado para que os mineiros conheçam seus futuros prefeitos no mesmo dia da eleição.

RECORDE ---- Candidato a vereador sub judice, Luiz Carlos Chaem comemora um recorde: mais de 300 veículos na carreata promovida sábado, dia 22 de setembro. “Graças aos amigos fizemos a maior carreata já realizada por um candidato a vereador em Uberaba” – diz o recado enviado aos amigos do Facebook. Aliás, foi justamente através da rede social que Chaem fez o convite, com direito a mapa e orientações detalhadas para os que quisessem seguir a carreata. Agora, é esperar pra conferir a repercussão nas urnas. Né?! 
CONTA E RISCO ---- O candidato está por conta e risco. Chaem é candidato “com recurso”, já que seu registro foi indeferido pela Justiça Eleitoral de 1ª e 2ª instâncias. Entendimento é de que ele não se desincompatibilizou em tempo hábil do cargo de diretor da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra. Ele apelou ao Tribunal Superior Eleitoral, que devolveu o recurso sem julgamento. É que o candidato – segundo o TSE, não cumpriu todas as etapas no TRE/MG antes de se dirigir à mais alta Corte Eleitoral do país.
 ---------------------------
Dom Paulo Mendes pede aos católicos que votem nos candidatos ficha limpa  (Foto: Divulgação)
PANFLETO ---- Distribuído em todas as paróquias da cidade, panfleto assinado pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes, rejeita o voto nulo ou branco e prega o voto consciente. “Participe e vote” – diz o arcebispo aos católicos, logo na abertura do panfleto. “Não deixe de exercer bem o seu direito e dever de cidadão. Valorize o seu voto, que ajudará a definir o futuro do município de Uberaba” – acrescenta.
FICHA LIMPA ----O panfleto – intitulado “Eleições Municipais de 2012 em Uberaba”, traz o emblema da Arquidiocese, e aponta uma série de cuidados a serem observados pelos católicos. O item 5 aborda especificamente a ficha limpa. Diz que o eleitor não deve dar seu voto a quem já esteve envolvido em casos de desonestidade e corrupção, “mas somente a candidatos com ficha limpa”. De acordo com o arcebispo, a corrupção na política pode ser superada também com o voto consciente.
O ARCEBISPO --- Quarto arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes, tomou posse dia 1º de maio de 2012 - Dia do Trabalhador e de seu padroeiro, São José Operário, em substituição a dom Aloísio Roque Oppermann, que renunciou por motivo de idade.
Mais de cinco mil pessoas compareceram à posse, incluindo 20 bispos, entre eles o cardeal dom Odilo Sherer – arcebispo metropolitano de São Paulo, e dom Walmor Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte, dois nomes importantes da Igreja Católica. A maioria dos candidatos a prefeito de Uberaba – na época, ainda pré-candidatos,  e lideranças políticas das mais variadas cores partidárias, marcaram presença no evento.
 -------------------------
---------------------------
A HORA E A VEZ DA GUILHERME FERREIRA ---- A partir de 1º outubro, segunda-feira, as obras da macrodrenagem do projeto Água Viva avançam pela avenida Guilherme Ferreira. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Ricardo Sarmento, com o deslanchar da obra, as ruas Cunha Campos e Padre Jerônimo, e a avenida Guilherme Ferreira, no trecho entre a rua Carlos Rodrigues da Cunha - até o portão da entrada da Uniube estarão interditadas. Nesta etapa da obra o portão da Universidade de Uberaba/Centro ainda estará liberado.

LEI SECA ---- Secretaria de Estado de Defesa Social, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais publicaram, na edição desta sexta-feira, 28 de setembro, do Diário Oficial “Minas Gerais”, a Resolução Conjunta nº 165, conhecida como Lei Seca. Ela prevê a proibição da venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas nos dias das eleições de primeiro turno – 7 de outubro, e segundo turno – 28 de outubro, entre 6h e 18h.
 ----------------------
Luiz Neto
(Foto: Alysson Oliveira)
A FORÇA DE CADA UM ---- Enquete realizada por um grupo de empresários para saber a quantas andam as lideranças de Uberaba em relação às campanhas eleitorais, apresenta dados pra lá de interessantes. Sem valor científico, mas digna de alerta pra muita gente, a enquete ouviu cerca de 500 pessoas sobre a força das lideranças nas campanhas eleitorais de Uberaba.
VICE-LÍDER PESO PESADO --- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, é líder absoluto, segundo os uberabenses entrevistados, o que, por sinal, não provocou surpresa. O segundo lugar é que tem causado frisson nos organizadores da enquete. Apesar de ter ficado anos afastado do auê político, o ex-prefeito Luiz Guaritá Neto aparece logo a seguir. Detalhe: à frente, inclusive, do senador Aécio Neves, do PSDB.

 ---------------



----------------------
POR DEBAIXO DOS PANOS ---- Fechamento do curso de Ciências Sociais pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM/ Campus Uberaba, revolta alunos da escola, que acusam a direção de tomar uma decisão sem qualquer discussão com a comunidade acadêmica (alunos, professores) e com a comunidade uberabense.
O IFTM é uma instituição pública de ensino, e como tal deve prestar contas de suas ações à comunidade – afirma nota divulgada pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais.


NOTA OFICIAL CENTRO ACADÊMICO “FLORESTAN FERNANDES”

O Centro Acadêmico “Florestan Fernandes”, do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, vem manifestar-se sobre a informação do fechamento do curso.
Após alguns alunos detectarem no sítio do IFTM que o curso de Licenciatura em Ciências Sociais não estava entre os oferecidos pela instituição no processo vestibular de 2013, o coordenador Wagner Jacinto de Oliveira foi questionado e no dia 17 de Setembro de 2012, em reunião com os alunos no auditório da Unidade I, justificou o fechamento do mesmo face a ingerências da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação. De acordo com o coordenador Wagner, a SETEC justificou o fechamento do curso sob o argumento do mesmo não constar em seu catálogo de oferta de cursos.
Além disso, as Ciências Sociais, como curso da área de humanas, não está entre as prioridades dos Institutos Federais, que cujo foco seria educação profissional e tecnológica.
Os alunos do curso de Ciências Sociais, em reuniões e assembleias, resolveram se mobilizar e trabalhar pela manutenção do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no IFTM, e fazem pelos motivos abaixo elencados:
• Os Institutos Federais possuem autonomia para abertura e fechamento de cursos. Além disso, é premissa para sua existência o oferecimento de cursos de licenciatura, de acordo com a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
• A política pública educacional do governo federal prioriza os cursos de formação de professores. Reiteradas inserções na mídia vem dando destaque ao fato de que o governo federal até paga a um estudante que queira cursar uma licenciatura e dar aulas em escolas públicas. Logo, não se justifica o fechamento de um curso de licenciatura numa instituição federal de ensino.
• Não existe justificativa pautada na falta de demanda na formação de professores habilitados em Ciências Sociais. A disciplina de Sociologia tornou-se obrigatória no ensino médio de todo o país, e não existem profissionais formados na área capazes de atender todas as escolas. Em Uberaba, a disciplina vem sendo ministrada por professores habilitados em história, geografia, letras, direito e outros, totalmente alheios à formação das Ciências Sociais. Além disso, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1446/11, do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que estabelece a competência exclusiva para o ensino da Sociologia aos licenciados em Sociologia, Sociologia Política ou Ciências Sociais, ampliando ainda mais a necessidade de licenciados.
• O investimento para a criação de um curso de graduação numa instituição federal de ensino como o IFTM é alto. Foram gastos recursos públicos, houve um alto investimento humano (alunos, professores) para a implantação e funcionamento do curso de Ciências Sociais. O fechamento do curso, sem nenhum argumento sólido capaz de justificar a adoção de tal medida é, no mínimo, malversação do dinheiro público.
• O curso de licenciatura em Ciências Sociais do IFTM (campus Uberaba) já formou duas turmas. Todos os alunos que prestaram o último concurso público do estado de Minas Gerais para professor de Sociologia foram aprovados, obtendo inclusive a primeira colocação no concurso. Além disso, diversos licenciados em CS pelo IFTM já estão nas salas de aula das escolas estaduais de Uberaba, como professores de Sociologia designados.
• Atualmente, o curso conta com 38 bolsas do PIBID (Projeto Institucional de Iniciação à Docência) ligado a CAPES, bolsas do PIBIC (Projeto Institucional de Iniciação Científica), publicações científicas de alunos, participação em congressos e encontros, premiações e projetos de extensão em fase de implantação, com investimento pessoal de alunos e professores.
Uberaba(MG), 27 de Setembro de 2012
 --------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário