1 de outubro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias Especial Eleições 2012


FELIZ VOTO PRA PREFEITO!
FELIZ VOTO PRA VEREADOR (A)!
Giselda Campos
CENAS DE CAMPANHA - Divirta-se com as fotos dos candidatos
CURIOSIDADE HISTÓRICA --Urna de pano usada há 65 anos é atração no Abadia. Confira a enquete eleitoral 2012
*Quem são os candidatos a 
prefeito de Uberaba
*Os planos de governo dos 
candidatos a prefeito
*Quantos candidatos estão 
aptos a pedirem voto
*Tudo sobre o funcionamento 
das eleições 2012
*Links pra imprimir a colinha, o formulário da justificativa, 
para ver todos os candidatos, para saber onde votar
TUDO ISSO E MUITO MAIS, EM
CONTA-GOTAS...ELEIÇÕES 2012
IMPRIMA A COLINHA
SAIBA ONDE VOTAR - POR NOME
IMPRIMA O FORMULÁRIO DE JUSTIFICATIVA
----------------------
243 estão aptos a pedir votos em Uberaba
De acordo com o Sistema de Divulgação de Candidaturas - DivulgaCand 2012 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, 243 moradores de Uberaba estão aptos a pedir votos nas eleições de 2012.
São seis candidatos a prefeito e 237 candidatos a vereador.
Um candidato a prefeito – Rodrigo Mateus, e 48 candidatos a vereador ficaram pelo caminho, seja por renúncia ou por indeferimento do registro da candidatura pela Justiça Eleitoral.
-------------------
CENAS DE CAMPANHA --- Os irmãos Imar (Biju) e Edson mostram os resultados da enquete 2012
(Fotos: Enerson Cleiton)

Urna de pano usada há 65 anos em enquetes 
eleitorais recebe os "votos" populares de 2012
Votação espontânea - sem qualquer valor científico, feita numa antiga urna de pano em plena barbearia do bairro Abadia, surpreende pela similaridade com as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e que andam por aí, agitando campanhas e bastidores das eleições de 2012.
RESULTADOS ---- Aberta após um mês e meio de coleta de opiniões, a urna revelou 451 “votos”. Deste total, 132 (cerca de 29,26%) foram dados para o candidato do PMDB, deputado federal Paulo Piau.
Seguem: o deputado estadual Antônio Lerin, do PSB, com 80 indicações (17,73%); o médico Fahim Sawan, do PSDB, com 72 indicações (15,96%); o deputado estadual Adelmo Leão, do PT, com 70 indicações (15,52%); o professor Wagner do Nascimento Júnior, do PTC, com 64 indicações (14,19%); o jornalista Edson Santana, do PPS, com 22 indicações (4,8%). Brancos e nulos somaram 11 indicações na enquete (cerca de 2,4%).
CURIOSIDADE HISTÓRICA ---- Se os números e percentuais surpreendem, mais interessante ainda, é constatar que esta história de urna de pano dura há 65 anos. E mais: que a barbearia está muito perto de completar 100 anos de existência. Ela existe desde 1916. Mas, era o ano de 1947 quando o senhor Osvaldo Alves Barbosa – empolgado com as novidades trazidas pela Constituição Federal de 1946, decidiu colocar uma urna na sua barbearia para saber a opinião dos uberabenses sobre as eleições baseadas na nova Carta Magna.
FAVAS CONTADAS ---- Desde então, ele – e depois seus filhos, sempre garantiram que a urna não erra.
O primeiro prefeito eleito pelo voto popular, de acordo com a Constituição de 1946, foi Luiz Boulanger Rodrigues da Cunha Castro Pucci – o doutor Boulanger Pucci, que recebeu 4.936 votos, três votos a mais do que o seu vice, Antônio Próspero. Mas, antes do resultado oficial, a urna da barbearia do senhor Osvaldo já tinha “antecipado” o que viria pela frente.
TRADIÇÃO MANTIDA ----Desde esta primeira votação, nunca houve um erro” – disse herdeiro da barbearia, Imar (Biju) Alves Barbosa, 74 anos de idade, mais de 50 deles à frente do Salão Tupy.
A “informação” é rapidamente confirmada pelo irmão e sócio, Edson Edivaldo Alves Barbosa, 77 anos.
Quando assumiram o salão - localizado na rua Castro Alves, 153, bairro Abadia, e conhecido por Barbearia do Biju e do Edson, os irmãos fizeram questão de dar seguimento à tradição criada pelo pai.
E assim, há 65 anos, se tem eleição em Uberaba, tem votação no Salão Tupy, ou melhor, na Barbearia do Biju e do Edson. 
SEM MODERNIDADES
Salão só usa navalha e tesoura
Os irmãos e sócios do Salão Tupy – ou Barbearia do Biju e do Edson, fazem questão de contar que nunca mudaram o estilo de trabalho. “É na base da navalha para os homens e tesoura para as mulheres” – contam os herdeiros do senhor Osvaldo Alves Barbosa.
De acordo com Imar (Biju) Alves Barbosa e Edson Edivaldo Alves Barbosa, apesar de o público ser, em sua maioria homens, o salão tem freguesas cativas, que só cortam cabelo com eles. Porém, homens ou mulheres, todos sabem: ali não se usa secador de cabelo ou qualquer outro instrumento destes tempos modernos.
 ------------------

CENAS DE CAMPANHA ---- Luciene Fachinelle nas versões discurso, lágrimas e batom

LULUZINHA MAJORITÁRIA --- Na lista dos candidatos às eleições majoritárias de Uberaba – prefeito e vice-prefeito, só uma vaga é rosa choque. Se Adelmo Leão for o vencedor, vai levar a tiracolo a servidora de carreira da prefeitura e membro do diretório do PSL, Luciene Fachinelli que, justiça seja feita, foi anunciada com exclusividade por Contas-Gotas.
Candidatas superam os 30% exigidos por lei
OLHA ELAS AÍ ---- A exemplo do que aconteceu em nível nacional, as coligações e os partidos que disputam as eleições 2012 em Uberaba conseguiram cumprir o que estabelece a legislação eleitoral no que se refere ao preenchimento de 30% das vagas por candidatas.
COTA DE GÊNERO --- De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, é a primeira vez que os partidos políticos e coligações atingem o percentual de 30% da chamada cota de gênero no país. A média nacional chegou a 32,57%. A lei estabelece que, em uma eleição, deve ser observado o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos do mesmo gênero sexual, do total dos registrados por um partido ou coligação.
RESULTADO POSITIVO ---- O maior percentual em Uberaba foi atingido pela coligação “Meu Voto é Sustentável” (PDT/PHS/PV/PRP), que chegou a 40,54% - com 37 mulheres na disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores. Entre as legendas que não fizeram coligação, o PTC se sobressaiu. Lançou seis candidatas, e portanto, 35,29% do total de 17 pessoas que disputam vaga de vereador. Em Uberaba, a média também superou os 30%. Nada menos do que 31,87% das vagas estão ocupadas por candidatas.

LULUZINHAS PROPORCIONAIS ---- Se 2012 vai ser o ano delas, só as urnas vão responder em outubro. Mas, que estão dando qualidade à campanha de vereadores, isso estão...Abram caminho para elas. Eis alguns exemplos: a empresária da Internet e de eventos, Mara Beatriz (PTB); a professora e ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende (PT); a servidora Elci Caixeta (PSDB); a advogada Geni Caetano...
-------------------
CENAS DE CAMPANHA ---- O candidato Edson Santana ri de orelha a orelha ao medir a pressão
---------------------------
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Datas
*1º Turno: 7 de outubro de 2012
*2 º Turno: 28 de outubro de 2012 (apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha a maioria dos votos válidos).
Horário da votação
*A votação é das 8h às 17h. 
Ordem de votação na urna eletrônica
*Vereador
*Prefeito
Números de vagas em Minas Gerais
*Vagas para prefeitos: 853
*Vagas para vice-prefeitos: 853
*Vagas para vereadores
_Minas Gerais terá 8.440 cadeiras para vereadores nas eleições de 2012 – um aumento de 569 vagas (7,2%) em relação às eleições municipais de 2008, cujo total foi de 7.871 cadeiras.
Situação das Câmaras nos sete maiores
colégios eleitorais do Estado
*Belo Horizonte: 41 vagas;
*Uberlândia: 27 vagas;
*Contagem: 21 vagas;
*Betim: 23 vagas;
*Juiz de Fora: 19 vagas;
*Montes Claros: 23 vagas;
*Uberaba: 14 vagas.
_A atual legislatura de Uberaba poderia ter aumentado até para 21 cadeiras, de acordo com o número de habitantes, mas votou uma lei que manteve a mesma quantidade.
Cidades que podem ter 2º turno
*Quase 4 milhões de eleitores podem votar no segundo turno, em sete cidades mineiras que têm mais de 200 mil habitantes: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba.
------------------- 
CENAS DE CAMPANHA --- Governador Antonio Anastasia (centro) ataca um pão de queijo,
ao fazer campanha, em Uberaba, dia 3 de outubro, quarta-feira, para os candidatos
Lerin (prefeito) e Hélio Massa (vice), acompanhado do deputado federal e presidente
do PSD, Marcos Montes. As pamonhas ficaram intactas...
------------------------
Quem deve votar
*O voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos.
O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem está com idade entre 16 e 17 anos.
Documentos exigidos para votar
*Para votar, leve um documento oficial de identificação com foto.
São aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte. Ter também o título eleitoral facilita localizar o seu local de votação.
Justificativa
*No dia das eleições, eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Se não o fizer, tem até 60 dias depois das eleições para fazê-lo, em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que justifique a ausência, como atestado médico, por exemplo. 
Para justificar no dia da eleição, o eleitor deverá preencher um formulário com os dados do seu título eleitoral.
------------------
CENAS DE CAMPANHA ---- Em mais uma das entrevistas coletivas, concedidas diariamente
desde que começou a campanha eleitoral, o prefeito Anderson Adauto senta-se na cadeira
da enfermaria modelo que será instalada no futuro Hospital Regional de Uberaba
(Foto: Enerson Cleiton)
-------------------
Eleitor no exterior
*O eleitor que se encontrar no exterior no dia das eleições, tem prazo de 30 dias, a partir da data que retornar ao Brasil, para procurar qualquer cartório eleitoral e justificar sua ausência às urnas. Para isto, deverá anexar uma cópia de seu passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno.
Mesários
*Todos os mesários convocados para trabalhar nas eleições devem comparecer às seções eleitorais às 7h,  no primeiro turno e, se houver, no segundo.
Preferências na votação
*Têm preferência para votar: os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Colinha
*O eleitor pode levar para a cabine uma colinha, com os números dos seus candidatos anotados nela.
-----------------------
CENAS DE CAMPANHA --- Antônio Lerin tenta abraçar o mundo:
o eleitor e o pastel ao mesmo tempo
----------------
ALGUMAS CURIOSIDADES
CRIMES ELEITORAIS
(DIA DAS ELEIÇÕES)
Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção de seis meses a um ano e pena de multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIRs: o uso de alto-falantes e amplificadores de som; comício; carreata; propaganda de boca-de-urna; distribuição de material de propaganda política tendente a influir na vontade do eleitor.
CORRUPÇÃO ELEITORAL --- Utilização ilegal do poder político e financeiro. Constitui crime de corrupção Eleitoral: dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.
ELEIÇÃO MAJORITÁRIA ---- É eleição majoritária aquela em que são escolhidos o presidente e o vice-presidente da República; governador e vice-governador; senador e seus dois suplentes; prefeito e vice-prefeito. A chapa é única e indivisível.
ELEIÇÃO PROPORCIONAL ---- Por meio da eleição proporcional, são escolhidos os deputados federais, estaduais e distritais, e os vereadores.
Diferentemente do sistema majoritário, na representação proporcional nem sempre o candidato mais votado será eleito. É necessário que seu partido (ou coligação) receba da população um mínimo de apoio manifestado pelo voto.
Esse mínimo de apoio popular é verificado por meio do quociente eleitoral, que é a divisão de todos os votos válidos (votos nominais + votos de legenda) pelo número de vagas a serem preenchidas.
Só poderão concorrer à distribuição dos lugares os partidos e coligações cuja soma dos votos válidos tiver alcançado o quociente eleitoral.
IDADE MÍNIMA ---- A idade mínima para elegibilidade é de:
- 35 anos para presidente e vice-presidente da República e senador;
- 30 anos para governador e vice-governador de Estado e do Distrito
Federal;
- 21 anos para deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital,
prefeito e vice-prefeito;
- 18 anos para vereador.
* A idade mínima é verificada tendo por referência a data da posse

O NÚMERO DE VEREADORES SERÁ O MESMO, MAS O SALÁRIO... 
OS SALÁRIOS DOS VEREADORES
Os 14 vereadores da legislatura 2013/2016 vão receber salário mensal, cada um, de R$ 9 mil 818,16, representando 16% do valor atual, que é de R$ R$ 8 mil 463,93. O reajuste foi fixado em sessão plenária da Câmara Municipal, a quem cabe definir os subsídios para a legislatura seguinte. O primeiro presidente, a ser empossado logo no início da legislatura, vai receber um salário de R$ 16 mil 363,59. Hoje, o presidente recebe R$ 14 mil 106,54  – um terço a mais do salário de vereador.
-------------------------
CENAS DE CAMPANHA ---- Edson Santana não pode ser acusado de falta de criatividade
-------------------
Concorrentes ao cargo de vereador 
investem nos apelidos para atrair os conhecidos
Para atrair o voto do eleitorado – principalmente dos amigos e conhecidos, os apelidos vêm a calhar. Inclusive, com destaque para aqueles que indicam o local de trabalho do candidato.
Confira alguns:
*Tonhão do Forró; Carlinhos Box Vinte e Nove; Henrique Babão; Cumpadre Jubaí; Edmilson Doidão; Arlete da Mercearia; Átila do Claudinho Som; Claudinho Garçom; Cleiton Cabeleireiro; Dayana Motorista; Fernanda Bancária; Ian Fotógrafo; Ivair (Pretinho do Posto); João Kareca; Lílian do Samu; Leão da Leão Car; Lucinha Noventa; Dede Correio; Marinho Soares (Pernilongo); Pedro Garageiro; Regina da Ração; Sergio Vigilante; Síria das Domésticas; Mestre Café; Vera da Van; Vilmar do Sindicato; Pequeno Cavalinho do Lavajato; Wilson (Pé de Ferro); Wolnei Carteiro.
--------------------

CENAS DE CAMPANHA ---- Até a garrafa de café do debate promovido entre os prefeitáveis
pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
virou musa para as lentes do competentíssimo e antenadíssimo repórter-fotográfico Enerson Cleiton
----------------
Futuro prefeito não terá reajuste salarial
Com a presença dos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, que poucas horas antes havia distribuído nota de repúdio, contra a possibilidade de reajuste no salário do próximo prefeito, a Câmara de Vereadores rejeitou o projeto de lei que previa o aumento.
RECLAMAÇÕES --- O salário recebido atualmente pelo prefeito Anderson Adauto (sem partido) – de R$ 19,7 mil, aumentaria para R$ 27 mil em 2013, beneficiando portanto, o próximo prefeito de Uberaba. Na nota de repúdio, a diretoria do SSPMU reclamou do salário do atual prefeito e do reajuste para o sucessor.
AFRONTA --- Alegação dos sindicalistas é de que o salário pago ao prefeito é uma afronta aos servidores municipais que verdadeiramente fazem funcionar a administração pública. Os diretores do SSPMU lembraram, inclusive, que as negociações em 2012 foram um fracasso, e atribuíram a situação lamentável dos servidores à insensibilidade do atual prefeito.
REFORÇO --- E na votação do projeto, o SSPMU teve o reforço dos companheiros dos dois outros sindicatos que representam o funcionalismo da prefeitura: Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba – Sindemu, e Sindicato dos Trabalhadores do Codau – Sindae.

CORTE NO BOLSO ---- Um dos seis candidatos a prefeito de Uberaba fez coro ao repúdio do SSPMU. Paulo Piau, do PMDB, distribuiu nota para a imprensa, contestando o projeto de reajuste do salário do próximo prefeito. Se for eleito, portanto, ficará com o mesmo salário atual: R$ 19,7 mil.
AFINADOS --- E a votação do projeto mostrou que Piau e seu candidato a vice estão afinadíssimos. O vereador Almir Silva (PR) votou contra o reajuste para o salário do prefeito 2013/2016.

CENAS DE CAMPANHA ---- Ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), desembarcou 
no aeroporto de Uberaba na noite de 1º de outubro para pedir votos para o prefeitável Paulo Piau, 
e como chegou na hora marcada, teve tempo para ir ao banheiro e ainda 
comer um pão de queijo e tomar um café preto mineiros  (Fotos: Enerson Cleiton)
---------------------
ANTES DAS DECISÕES
(RECAPITULANDO)
*PMDB - 5 candidatos a prefeito
Rodrigo Mateus, Paulo Piau, Tony Carlos, Roberto Velludo, Luiz Humberto Borges
*PSDB - 2
Maurício Cecílio, Fahim Sawan
_ Fahim Sawan bateu o pé depois que o partido já tinha lançado Maurício Cecílio
*PR - 4
Paulo Mesquita, Almir Silva, Samir Cecílio Filho, Samuel Pereira
*PT - 2
Adelmo Carneiro Leão, Marilda Ribeiro Resende
*PSB - 1
Antônio dos Reis Lerin
*DEM - 3
Itamar Ribeiro, Marcelo Borges, Eclair Gonçalves
*PPS - 1
Edson Santana
*PV - 1
Vicente Araújo Neto
*PSC- 1
Wagner Júnior
*PMN – 1
Antônio Carlos da Silva
*PDT - 1
João Franco
---------------------
Arcebispo prega voto só em ficha limpa

PAPO CABEÇA ----- Votar consciente é chique
CONSCIÊNCIA ---- Distribuído em todas as paróquias da cidade, panfleto assinado pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes, rejeita o voto nulo ou branco e prega o voto consciente. “Participe e vote” – diz o arcebispo aos católicos, logo na abertura do panfleto. “Não deixe de exercer bem o seu direito e dever de cidadão. Valorize o seu voto, que ajudará a definir o futuro do município de Uberaba” – acrescenta.
FICHA LIMPA ----O panfleto – intitulado “Eleições Municipais de 2012 em Uberaba”, traz o emblema da Arquidiocese, e aponta uma série de cuidados a serem observados pelos católicos. O item 5 aborda especificamente a ficha limpa. Diz que o eleitor não deve dar seu voto a quem já esteve envolvido em casos de desonestidade e corrupção, “mas somente a candidatos com ficha limpa”. De acordo com o arcebispo, a corrupção na política pode ser superada também com o voto consciente.
O ARCEBISPO --- Quarto arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes, tomou posse dia 1º de maio de 2012 - Dia do Trabalhador e de seu padroeiro, São José Operário, em substituição a dom Aloísio Roque Oppermann, que renunciou por motivo de idade.
Mais de cinco mil pessoas compareceram à posse, incluindo 20 bispos, entre eles o cardeal dom Odilo Sherer – arcebispo metropolitano de São Paulo, e dom Walmor Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte, dois nomes importantes da Igreja Católica. A maioria dos candidatos a prefeito de Uberaba – na época, ainda pré-candidatos,  e lideranças políticas das mais variadas cores partidárias, marcaram presença no evento.
-----------------------
CENAS DE CAMPANHA ---- Adelmo Leão, do PT, e Anderson Adauto (sem partido) formam
a aliança mais comentada das eleições 2012: aliados comemoram enquanto os adversários caem matando
------------------------
Adelmo Leão, Antônio Lerin, Edson Santana, Fahim Sawan, Paulo Piau, Wagner Júnior
(Fotos: Enerson Cleiton e Hedi Lamar)
QUEM SÃO OS CANDIDATOS 
A PREFEITO DE UBERABA
(Segundo informações deles próprios à Justiça Eleitoral)

BENS DOS CANDIDATOS A PREFEITO 
DE UBERABA SOMAM MAIS DE 
R$ 7 MILHÕES

Coligação majoritária: Uberaba Não Pode Parar
Partidos coligados: PT/PSL/PRB/PRTB
Candidato a prefeito: Adelmo Carneiro Leão
Partido: PT
Número: 13
Nome para a urna: Adelmo
Idade: 63 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Itapagipe/MG
Ocupação: Deputado estadual
Valor dos bens: R$ 579 mil 457, 56
Limite de gastos de campanha: R$ 5 milhões
Candidata a vice-prefeita: Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa
Partido: PSL
Nome para urna: Luciene Fachinelli
Idade: 45 anos
Escolaridade: Ensino superior completo
Estado civil: Casada
Naturalidade: Uberaba
Ocupação: Administradora/servidora municipal de carreira
Valor dos bens: Nenhum bem declarado
-----------------------
Coligação majoritária: Uberaba 40
Partidos coligados: PSB/PTN/PSDC/PSD
Candidato a prefeito: Antônio dos Reis Gonçalves Lerin
Partido: PSB
Número: 40
Nome para a urna: Lerin
Idade: 44 anos
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba/MG
Ocupação: Deputado estadual
Valor dos bens: R$ 260 mil
Limite de gastos de campanha: R$ 3,5 milhões
Candidato a vice-prefeito: Hélio Massa
Partido: PSB
Nome para urna: Hélio Massa
Idade: 64 anos
Escolaridade: Ensino superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba
Ocupação: Médico
Valor dos bens: R$ 401 mil 254,34
---------------------
Partido: PPS (Sem coligação majoritária)
Candidato a prefeito: Edson Santana
Nome para a urna: Edson Santana
Número: 23
Idade: 34 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Sacramento/MG
Ocupação: Jornalista/redator
Valor dos bens: R$ 137 mil 280
Limite de gastos de campanha: R$ 1 milhão
Candidato a vice-prefeito: Antônio Cirilo da Silva
Nome para urna: Cirilo
Idade: 53 anos
Escolaridade: Ensino superior completo
Estado civil: Divorciado
Naturalidade: Araçatuba/SP
Ocupação: Advogado e empresário
Valor dos bens: R$ 806 mil
-----------------------
Coligação majoritária: O Povo Quer O Povo Pode
Partidos coligados: PSDB/PTB/PTN/PHS/PV/PRP/PTdoB
Candidato a prefeito: Fahim Miguel Sawan
Partido: PSDB
Número: 45
Nome para a urna: Fahim Sawan
Idade: 52 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Miguelópolis/SP
Ocupação: Médico
Valor dos bens: R$ 3 milhões 417 mil 517,84
Limite de gastos de campanha: R$ 4 milhões
Candidato a vice-prefeito: Vicente Araújo Neto
Partido: PV
Nome para urna: Vicente Araújo
Escolaridade: Ensino superior completo
Naturalidade: Uberaba/MG
Ocupação: Advogado e empresário rural
Valor dos bens: Indicado recentemente, ele ainda não consta no sistema de informações do TSE
------------------
Coligação majoritária: Uberaba Merece Mais
Partidos coligados: PMDB/PR/PP/PCdoB/DEM/PTdoB/PSC/PMN
Candidato a prefeito: Paulo Piau Nogueira
Partido: PMDB
Número: 15
Nome para a urna: Paulo Piau
Idade: 59 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Patos de Minas/MG
Ocupação: Deputado federal
Valor dos bens: R$ 517 mil 617,13
Limite de gastos de campanha: R$ 5,8 milhões
Candidato a vice-prefeito: Almir Pereira da Silva
Partido: PR
Nome para urna: Almir Silva
Idade: 40 anos
Escolaridade: Ensino médio completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba/MG
Ocupação: Vereador
Valor dos bens: Nenhum bem declarado
-------------------------
Partido: PTC (Sem coligação majoritária)
Candidato a prefeito: Wagner do Nascimento Júnior
Nome para a urna: Wagner do Nascimento
Número: 36
Idade: 39 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Divorciado
Naturalidade: Uberaba
Ocupação: Professor universitário
Valor dos bens: R$ 900 mil (partes em bens imóveis)
Limite de gastos de campanha: R$ 600 mil
Candidato a vice-prefeito: José Eurípedes de Freitas
Nome para urna: José Eurípedes (Delegado)
Idade: 68 anos
Escolaridade: Ensino médio completo
Estado civil: Divorciado
Naturalidade: Uberaba
Ocupação: Vendedor de comércio varejista e atacadista
Valor dos bens: R$ 35 mil (um imóvel)


Linda Carneiro, Sandra Menezes (e o filho), Ester Modesto (e as filhas),
Angelina Sawan (e as netas), Heloísa Nogueira    (Fotos: Enerson Cleiton)
OS CANDIDATOS ---- SEGUNDO AS ESPOSAS
(Obs.: O candidato Wagner Júnior é divorciado)

LINDA CARNEIRO
_ Esposa do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, candidato a prefeito pelo PT
*Cor preferida dele é ... azul
*Doce preferido dele é... de mangaba
*Livro preferido dele é ... Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
*Música preferida dele é ... Luar do sertão.
*Cidade que ele gostaria de conhecer ... Barcelona, Espanha

ESTER MODESTO
_ Esposa do jornalista e artista (cover de Raul Seixas), Edson Santana, candidato a prefeito pelo PPS
*A cor preferida dele é ... também não tem preferência.
*O doce preferido dele é ... de leite.
*O livro preferido dele é ... " O Evangelho segundo o Espiritismo" de Alan Kardec.
*A música preferida dele é ... "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas.
*Cidade que ele gostaria de conhecer ... Gramado

ANGELINA SAWAN
_ Esposa do médico, empresário e ex-deputado estadual, Fahim Sawan, candidato a prefeito pelo PSDB
*A cor preferida dele é ... azul claro
*O doce preferido dele é ... de figo
*O livro preferido dele é ... a Bíblia
*A música preferida dele é ... New York New York

SANDRA MENEZES
_ Esposa do deputado estadual Antônio Lerin, candidato a prefeito pelo PSB
*A cor preferida dele é ... verde
*O doce preferido dele é ... doce de leite
*O livro preferido dele é ...O Príncipe. Não é o preferido, mas, ele diz que todo político tem que ler
*A música preferida dele é ... Seio de Minas, da Paula Fernandes

HELOÍSA NOGUEIRA
_ Esposa do deputado federal Paulo Piau, candidato a prefeito pelo PMDB
*A cor preferida dele é ... azul
*Doce preferido dele é ... pé de moleque
*O livro preferido dele é ... Uma breve história do mundo
*A música preferida dele é ... Meu país
----------------------

CENAS DE CAMPANHA ---- Luciene Fachinelli e Adelmo Leão atacam o sopão do
centro espírita  (Foto: Rúbio Marra)
---------------------
Promessa é dívida
CANDIDATOS A PREFEITO PROMETEM REVISAR ÁGUA VIVA, AUDITORIAS, NOVO DISTRITO INDUSTRIAL
(Resumo dos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral)


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GESTÃO ÉTICA
*A criação de um Banco Municipal
para microcrédito com baixas taxas

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) pretende investir em cinco eixos prioritários. É o que destaca o programa de governo anexado por ele ao pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Sua administração – de acordo com o documento, vai buscar o desenvolvimento local sustentável; a participação popular e cidadã; políticas sociais e realização de direitos; uma gestão ética, democrática e eficiente; o desenvolvimento urbano e rural.
A essência do governo petista, inclui, entre outras ações, o apoio à economia solidária, ao cooperativismo, às redes de produtores, ao empreendedorismo e ao terceiro setor como vetores ao desenvolvimento sustentável; criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável; criação de um Banco Municipal voltado para o microcrédito com baixas taxas de juros; incentivo à coleta seletiva, com aproveitamento da água pluvial e do lixo eletrônico com redução no pagamento do IPTU.
Inclui ainda, a implantação e manutenção de estradas vicinais; a tomada de decisões com a participação dos gestores e agentes públicos envolvidos tornando-os corresponsáveis pelos resultados propostos; o foco de toda ação governamental orientada para a qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs; promover a transparência, substituindo os controles burocráticos por controles sociais; o acesso às informações e a participação da sociedade nos processos decisórios.

REVISÃO NO ÁGUA VIVA E AUDITORIA NA PREFEITURA
*Valorização do servidor será ponto de honra

O candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, promete, se eleito, fazer uma revisão no Projeto Água Viva – que está atualmente, na fase de obras de contenção de enchentes no centro da cidade, e ainda, promover auditorias nas contas e projetos da prefeitura para dar publicidade aos eleitores de como se encontra a administração municipal. Compromissos estão no programa de governo apresentado pelo candidato junto com o pedido de registro.
O programa aponta, por sua vez, como meta prioritária, a promoção do desenvolvimento econômico e a geração de emprego com equidade social e sustentabilidade.
E  propõe seguir as diretrizes de uma gestão compartilhada, voltada para a inclusão social e o equilíbrio financeiro. Prevê um planejamento a longo prazo e o atendimento às necessidades mais prementes da população, com prioridade para saúde, educação e segurança.
E ainda, propõe pensar Uberaba através de uma visão ampla e articulada com as esferas estadual e federal, em busca de ações que melhorem os setores de habitação, trânsito e transporte, trabalho e renda, lazer,cultura, meio ambiente e agropecuária.
De acordo com o programa de governo anexado por Lerin ao pedido de registro de sua candidatura, os bairros rurais – a exemplo do perímetro urbano, serão planejados a curto, médio e longo prazos.
O programa de governo de Lerin promete, entre outras ações, melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde; reorganização o serviço de ambulâncias; implementar um rígido controle do setor de medicamentos da prefeitura; aperfeiçoar o plano de carreira e a remuneração dos professores municipais; ampliar a oferta de cursos profissionalizantes; integrar a sociedade com os programas da polícia militar; ampliar linhas de transporte coletivo para os bairros rurais.
O candidato garante que a valorização do servidor municipal será ponto de honra do seu governo.

INVESTIMENTO EM TURISMO COM DESTAQUE PARA PEIRÓPOLIS
*Criação de subprefeituras nos bairros da cidade

Apaixonado por Peirópolis, o candidato a prefeito pelo PPS, jornalista Edson Santana pretende consolidar o bairro rural como um centro de pesquisas e turismo de Uberaba, incluindo investimentos em infraestrutura. Seu programa de governo prevê, inclusive a implantação de trem turístico (usando a antiga Maria Fumaça) para fazer o trajeto Uberaba/ Peirópolis. A criação da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer é outra meta do candidato.
O PPS – de acordo com ele, tem como compromisso implementar a plataforma denominada “Cidades Sustentáveis” em todo âmbito da administração municipal. O programa anexado ao pedido de registro de candidatura promete ainda, entre outras ações, elevar o percentual de investimentos na educação para 30%; implementar um modelo de educação humanizado; a implantação do caderno eletrônico; nternet gratuita para todos os alunos da rede municipal; incluir estudo e ensino de artes na grade curricular.
E mais: a revisão do plano de caros e salários dos professores no sentido de eliminar e ou atenuar as distorções existentes; apoio irrestrito aos comerciantes locais e estímulo à ampliação e à abertura de novas empresas, principalmente do setor de processamento de grãos e alimentos; a criação de um Circuito Popular de Compras incluindo a transformação da rua Artur Machado em um “Shopping a Céu Aberto”.
O programa de governo de Edson Santana promete também, modernizar os distritos industriais; adotar programas de incentivo à produção e valorização do homem do campo;
incentivar as feiras-livres; a conclusão das obras e instalação do Hospital Regional; reabertura de unidades de saúde; criar Farmácia Municipal de Manipulação; ampliar as vagas de UTI infantil e de suporte aos partos de alto risco; criação do Departamento de Orientação e Amparo ao Servidor; revisão e implementação definitiva do plano de cargos, carreira e salários que abrigue todos os servidores do município; criar subprefeituras nos bairros.

INSPIRAÇÃO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO POVO
*O projeto de uma administração pública compromissado 
com a vida em sua plenitude é o ser humano

O candidato a prefeito pelo PSDB, médico e ex-deputado estadual Fahim Sawan, abre seu programa de governo afirmando que, um governo deve nascer inspirado e acima de tudo obstinado em trabalhar de forma eficaz e competente para melhorar a qualidade de vida da população que necessita de sua atenção, sobretudo na prestação de serviços relacionados diretamente à sua condição de cidadania.
O candidato não entra em detalhes sobre as ações que pretende promover, priorizando o discurso conceitual sobre o que é governar bem.
“Entendemos que as ações de governo voltadas para aprimorar a qualidade dos serviços e minimizar as dificuldades e mazelas que vivenciamos em uma sociedade de perfis díspares e socialmente desiguais são vitais e elas mesmas é que justificam atuar no campo público, na administração competente e de resultados concretos, tendo como pilares a idônea aplicação dos recursos e a inabalável convicção de governar com os olhares voltados para as prioridades e as reais e essenciais necessidades do povo” – diz um trecho.
Em outro trecho, o texto do programa de governo afirma que, o principal e justificável projeto de uma administração pública  compromissado com a vida em sua plenitude é o ser humano.
Este – segundo o candidato tucano, é o foco, a razão e a meta. Para tanto, de acordo com ele,  se faz necessário governar com vigorosa, competente e aguerrida equipe sintonizada neste objetivo.
Por isto – afirma, o que se coloca como ingrediente fundamental para alcançar metas e transpor dificuldades é a engenhosa interação entre as áreas de natureza social, educacional, de saúde, lazer, segurança, moradia, saneamento e meio ambiente.
“O conceito de plenitude de cidadania e regozijo da vida de qualidade é a interação destas áreas devidamente amparadas e geridas pelas áreas de natureza técnica, administrativa e financeira. O azeitado entrosamento entre estes setores com certeza aproximam-nos com mais facilidade e nos asseguram condições de realizar obras, ações e serviços que propiciem melhor qualidade de vida” – continua.
E conclui o programa de Fahim Sawan: “Devemos perceber que lazer, educação, saneamento, moradia, transporte de qualidade, segurança, meio ambiente saudável e tantos outros serviços em simbiose é que nos dão um conceito de saúde plena. E é em razão desta busca que nos propomos a trabalhar por uma Uberaba que vai em frente contando com o brilho e trabalho de sua gente.”

ESPELHANDO NO PAI
*Distrito Industrial IV e investimentos
nas manifestações populares

Slogan usado pelo ex-prefeito Wagner do Nascimento (1982/1988) ressurge na campanha de 2012, através do seu filho – Júnior, candidato a prefeito pelo PTC. O programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral é denominado “Nascimento de Um Novo Tempo”, e se divide em 15 prioridades: administrativo; educação; saúde; infraestrutura; tecnologia; cultura e lazer; esporte; desenvolvimento social; transporte público; agricultura e pecuária; indústria e comércio; segurança; meio ambiente; juventude; minorias.
O programa de Wagner do Nascimento Júnior prevê, entre outras ações, a redução dos cargos de confiança; a realização de concursos públicos; auditoria preventiva em todas as secretarias, em parceria com o Ministério Público; orçamento participativo; programa de capacitação e valorização dos professores e diretores de escolas mediante bonificações quando seus desempenhos atingirem um patamar considerado de excelência; melhorar a gestão da saúde; ampliar as unidades básicas de saúde; fortalecer o Conselho Municipal de Saúde.
E ainda: ampliar a qualidades dos serviços urbanos, especialmente a pavimentação asfáltica em toda a cidade; reforma e ampliação das estações de tratamento de esgoto e canalização da rede de esgoto total da cidade; ampliação e criação de estações de tratamento de água e esgoto; saneamento básico para todas as regiões da cidade.
Wagner do Nascimento promete também, em seu programa de governo, criar centros de acesso a internet gratuitos; ampliar e instalar laboratórios de informática em todas as escolas municipais; dar visibilidade ao carnaval e outras festas populares locais, tornando o município um centro atrativo turístico.
E mais: transformar a Univerdecidade num espaço de lazer (quadras, pista de caminhada e ciclovia) e cultural (concha acústica); reformulação e valorização do Circo do Povo; valorização do teatro municipal Vera Cruz; realizar um inventário cultural, para valorizar os artistas locais e ampliar os projetos culturais.
O programa do candidato a prefeito do PTC promete ainda, a criação do Expresso da Cultura, que consiste num ônibus adaptado que levará atividades culturais aos bairros; criação do Restaurante Popular; ampliação do programa de apoio ao pequeno agricultor; criação do programa leite escolar; criar o Distrito Industrial IV; capacitação e ampliação da Guarda Municipal.

O FORTALECIMENTO DE UBERABA COMO CIDADE-PÓLO
*Destaque para o associativismo e o cooperativismo

O programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral pelo deputado federal Paulo Piau – candidato a prefeito pelo PMDB, propõe a elaboração de amplo diagnóstico que viabilize a concretização de ações coerentes com a realidade do município, numa proposta de planejamento participativo que fundamente a aplicação dos recursos públicos de forma responsável e transparente com ênfase nas demandas coletivas.
O candidato promete a construção de espaços de diálogo permanente e democrático com todos os setores e instâncias de participação social e política. E ainda: a implantação de uma política de modernização da gestão pública; a implementação de uma política de relacionamento humanizado, transparente e respeitoso com o servidor público.
Se eleito, Paulo Piau garante investimentos contínuos e programados em políticas sociais de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, além de políticas públicas inclusivas de forma generalizada.
O candidato peemedebista dá espaço importante no seu programa de governo para setores que sempre defendeu enquanto parlamentar: o associativismo e o cooperativismo. Promete incentivar estes setores como mecanismos de geração e partilha de riquezas.
Paulo Piau também promete investir em tecnologia e em infraestrutura urbana e rural. E também: reforçar o papel de Uberaba como cidade-pólo.
Seu programa prevê ainda, a promoção de parcerias com os governos estadual e federal.
-------------------------


CENAS DE CAMPANHA - Conversei longamente com o presidente do TRE/MG, durante
visita dele a Uberaba para se reunir com os juízes eleitorais e conceder entrevista ao programa
"Entrevista Coletiva", comandado pelo jornalista Orlei Moreira,
na TV BandTriângulo  (Foto: Emerson Lemes)
PING-PONG
ENTREVISTA EXCLUSIVA


Presidente do TRE/MG diz que eleitor também tem responsabilidade na defesa de candidatos ficha limpa

Empossado na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais dia 9 de julho, e portanto com a incumbência de coordenar as eleições municipais de 2012, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel diz que o Triângulo Mineiro pode se sentir devidamente representado no TRE/MG. 
Ele é o primeiro triangulino a assumir o cargo nos últimos 20 anos. 
Em entrevista exclusiva à colunista, o sacramentando com 34 anos de magistratura garantiu que a Justiça Eleitoral vai aplicar a Lei da Ficha Limpa nestas eleições, mas ressalvou: “A responsabilidade pelo filtro das candidaturas não é só da Justiça Eleitoral. É também dos partidos e dos eleitores.” Confira a íntegra da entrevista.
GISELDA CAMPOS – O senhor assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais bem às vésperas de uma eleição municipal, que acontece num tempo em que denúncias envolvendo políticos tomam conta das manchetes dos jornais. Por mais que a sociedade sonhe e deseje uma política limpa, parece que estas denúncias nunca têm fim. Na sua opinião, tem como mudar esta história? De que forma a sociedade pode contribuir?
DESEMBARGADOR ANTÔNIO CARLOS CRUVINEL - De diversas formas pode haver a contribuição da sociedade. Escolhendo com critérios os seus representantes, acompanhando as informações sobre o que ocorre no cenário político, debatendo as questões, denunciando o que considera estar errado.
GC – O senhor concorda com a tese defendida por alguns de que “o povo não sabe votar” ?
CRUVINEL - Acho que os nossos cidadãos já valorizam o processo eleitoral o suficiente para saberem a importância do voto para os destinos do município ou mesmo da Nação.
GC – Como escolher bem um candidato?
CRUVINEL - De maneira sucinta, o bom candidato é aquele que se guia pelo interesse público e não pelos seus interesses pessoais. Há vários outros atributos que devem ter, como o respeito à Lei e ao meio ambiente, por exemplo. 
GC – Fala-se muito em ficha suja e ficha limpa. O senhor acredita que haverá um diferencial nestas eleições de 2012? A ficha suja vai afastar maus políticos da campanha?
CRUVINEL - A Justiça Eleitoral fará a sua parte, aplicando os critérios da chamada “Lei da Ficha Limpa” onde for o caso. No entanto, temos que ressaltar que a responsabilidade pelo filtro das candidaturas não é só da Justiça Eleitoral. É também dos partidos, que lançam os candidatos, e dos eleitores, que devem fazer escolhas conscientes de quem merece seu voto e, portanto, merece representá-lo. 
GC – O senhor concorda que grande parte da responsabilidade pela existência dos maus gestores está nos partidos políticos, que não se preocupam em afastar os maus candidatos? Se os partidos barrassem estas candidaturas, já não seria um grande passo rumo à gestão ética?
CRUVINEL - Com certeza, os partidos contribuiriam bastante se tivessem critérios mais rígidos na escolha dos candidatos. 
GC – Por que as pessoas – ou uma boa parte delas, tem tanta dificuldade em compreender que a política é parte integrante de suas vidas?
CRUVINEL - Nossa democracia é relativamente nova e o processo de educação política dos cidadãos, que depende de vários fatores, ainda está sendo aprimorado. 
GC –O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais é tido e havido como de altíssima qualidade. O que o senhor pretende fazer pra preservar esta “fama” ?
CRUVINEL - Pretendo manter o que está dando certo e tentar aprimorar alguns aspectos, como a infraestrutura dos cartórios do interior do Estado, para proporcionar melhores condições de trabalho a servidores e juízes e melhor atendimento ao eleitor. 
GC – Rigor seria a palavra de ordem para o TRE/MG nestas eleições de 2012?
CRUVINEL - Teremos rigor, mas pretendemos orientar da melhor forma possível candidatos, partidos e eleitores para que o processo eleitoral ocorra da maneira mais tranquila possível. É preferível, principalmente no caso dos candidatos, que eles conheçam bem as normas da eleição, relativas aos vários temas, como propaganda, prestação de contas e registro de candidatura, para se evitar que tenhamos que usar o rigor da lei contra aqueles que as transgredirem.
GC – A campanha eleitoral é curta, e alguns eventos acabam por confundir a cabeça do eleitorado. Uberaba, por exemplo, vive uma situação de intervenção em dos maiores partidos da cidade, provocando uma grande confusão entre os eleitores. Como a Justiça Eleitoral pode agilizar estes procedimentos para dar uma conclusão rápida?
CRUVINEL - O processo que contesta a intervenção no PMDB de Uberaba está tramitando no Tribunal de Justiça, já que, segundo a Lei, não cabe à Justiça Eleitoral julgar questões internas dos partidos.
GC – As redes sociais vão assumir papel importante nestas eleições de 2012. De que forma o TRE/MG pretende agir nesta área? Que orientações estão sendo passadas aos juízes eleitorais de primeira instância?
CRUVINEL - A propaganda eleitoral nas redes sociais é permitida desde o dia 6 de julho. Os abusos têm que ser contidos, para evitar que os candidatos utilizam-na de modo inadequado, com ofensas aos adversários, por exemplo. Registro que no caso do envio de e-mails, a mensagem do candidato deve conter um mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar o seu descadastramento da lista de e-mails. Caso algum e-mail seja enviado após esse pedido, será passível de multa de R$100 por mensagem. Lembro ainda que não é permitida propaganda paga na internet.
GC – Que orientações o senhor transmite para o eleitorado?
CRUVINEL - Principalmente, que o eleitor vote com consciência, comparecendo à sua seção eleitoral no dia das eleições ciente de que estará decidindo o futuro da sua cidade pelos próximos anos. 
GC – E para o Triângulo, em especial?
CRUVINEL - Gostaria que os cidadãos do Triângulo Mineiro se sentissem devidamente representados com a minha posse na Presidência do TRE mineiro. Há praticamente vinte anos nenhum presidente do Tribunal tinha origem na nossa região.
------------------------

CENAS DE CAMPANHA --- Vice-presidente da República e presidente nacional
licenciado do PMDB, Michel Temer, e Paulo Piau, caminham pelo calçadão da rua Artur Machado:
é quando os homens não se importam de caminhar de mãos dadas  (Foto: Grasiano Souza)
-----------------------
A UBERABA QUE O PRÓXIMO 
PREFEITO VAI GOVERNAR
(ATRAVÉS DOS OLHOS DOS RECENSEADORES DO IBGE)
Último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, indicou que Uberaba tinha 295.988 moradores, sendo 289.376 na zona urbana, e 6.612 no campo. Deste total, 51,2% são do sexo feminino, e 48,8% do sexo masculino.

ALELUIA! ----- Estimativa feita pelo IBGE em 1º de julho de 2011 previu que Uberaba estava com 299.361 habitantes, e portanto, com 3.373 moradores a mais do que o verificado no censo oficial.
Divulgada no dia 31 de agosto de 2012, uma nova estimativa – de 1º de julho de 2012, põe Uberaba finalmente na casa dos 300 mil habitantes.
Na verdade, são 302.623 moradores.

OS UBERABENSES DE CORAÇÃO
De acordo com o IBGE, dos 295.988 habitantes registrados no censo de 2010, nada menos do que 108.767 não nasceram em Uberaba.
Mas, a população natural do município é um pouco maior: soma 187.221 pessoas.
São 78.454 a mais do que os “forasteiros”.
Dos “forasteiros” que residem em Uberaba, 44.252 não são mineiros, enquanto 344 moradores são provenientes de outros países.
OS CATÓLICOS ----- Com relação ao censo oficial de 2010, o IBGE detectou que 180.097 moradores são católicos apostólicos romanos, enquanto 526 afirmaram que são católicos apostólicos brasileiros e 221 são católicos ortodoxos.
OS EVANGÉLICOS ---- Dos entrevistados pelo IBGE, 59.024 disseram que são evangélicos, sendo 21.113 de origem pentecostal. Outros exemplos: 4.380 disseram que são evangélicos de missão; 217 se declararam luteranos; 1.456 são presbiterianos; 624 são metodistas; 1.442 são da igreja batista; 640 da igreja adventista.
OS ESPÍRITAS ----- Outros  46.063 disseram que são espíritas. A variação inclui, entre outros, umbanda e candomblé (2.775 pessoas); só umbanda (2.029 pessoas); só candomblé (691 moradores).
OS SEM-RELIGIÃO ---- Em contrapartida, 22.243 declararam que não possuem religião. Outros 1.537 são ateus, enquanto 789 afirmaram que não conseguem definir.
O ORIENTE É AQUI ---- As religiões orientais também aparecem no levantamento. Exemplos: budismo (com 204 pessoas); judaísmo (95); islamismo (29 pessoas); hinduísmo (20 adeptos).
Outros 121 entrevistados pelo IBGE se declararam adeptos de religiões com tradição esotérica; enquanto 16 afirmaram que suas religiões têm tradição indígena.

SOBRE NECESSIDADES ESPECIAIS
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou que Uberaba tem 51.724 moradores com alguma deficiência permanente.
Exemplos: 820 pessoas são totalmente cegas; 6.103 possuem deficiência visual grave.
Entre os habitantes de Uberaba, 455 são totalmente surdos, enquanto 2.127 têm deficiência auditiva grave.
Com deficiência motora aparecem 1.329 (totalmente paralisados) e 4.857 em situação grave.
Outros 10.136 possuem alguma dificuldade motora.
O IBGE também registrou 3.392 pessoas com deficiência mental/intelectual.

SOBRE BENS DURÁVEIS ---- Ainda durante o censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou 96.799 domicílios particulares permanentes na cidade.
E constatou que, 94.897 possuem televisão; 94.665 possuem geladeira; 83.305 possuem rádio; 53.708 têm máquina de lavar roupa; 47.368 possuem telefones fixo e celular.
E ainda: 40.746 domicílios uberabenses tinham microcomputador com acesso à Internet.

CENAS DE CAMPANHA ---- A bicicleta usada pelo vereador petista José Severino para
pedir voto para sua reeleição foi furtada e encontrada pouco tempo depois totalmente destruída
-------------------------------
VÁRIOS DEBATES E SABATINAS 
EXPUSERAM OS CANDIDATOS A PREFEITO
Nunca antes, em Uberaba, candidatos a prefeito tiveram tanta oportunidade de apresentar seus planos de governo. Além das entrevistas individuais, que estão acontecendo desde o início da campanha, os debates também se multiplicam.
A Rádio Sete Colinas abriu os debates dia 10 de agosto. Dia 13 de setembro, foi o debate do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, em parceria com a Rádio Sete Colinas e TV Câmara; dia 14, do Colégio Marista Diocesano; dia 15, da TV BandTriângulo; dia 29 teve debate na Rádio JM, e dia 4 de outubro a Rádio Sete Colinas e a TV Integração encerraram a série.
Confira um resumo do que falaram os seis candidatos nos debates do SSPMU/Sete Colinas/TV Câmara; da TV BandTriângulo; da TV Integração/Globo.

ADELMO LEÃO 
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_Só vou receber o salário de prefeito quando os professores da rede municipal de Uberaba estiverem recebendo o piso nacional da categoria.
_Vou contratar mais de 160 médicos para atender na rede pública.
TV BandTriângulo
_Além de ter um ótimo plano de governo e uma equipe de primeira qualidade, também conto com apoios que farão a diferença: da presidente Dilma, do ex-presidente Lula, de vários ministros.
_ Vou criar a Secretaria Municipal das Pequenas e Micro Empresas e transformar a Fundação Cultural em Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e da Juventude
TV Integração/Globo
_Uberaba vai ter o transporte mais moderno do país. Diante do que está sendo implantado, as pessoas vão querer deixar o carro em casa para usar o transporte coletivo.
_Estou me propondo a ser prefeito para corrigir os erros e avançar muito no que está sendo feito de bom pelo atual governo municipal.

ANTÔNIO LERIN
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_Vamos acabar com esses processos seletivos que só enganam os servidores. Vamos realizar concursos públicos.
_Vou investir na melhoria de trabalho e de salários da Guarda Municipal.
TV BandTriângulo
_Uberaba não vai perder um deputado. Vai ganhar um prefeito-deputado, que terá as portas do governo estadual escancaradas.
_ É muito bom ver a quantidade de casas construídas em Uberaba. O problema é que, quando as pessoas vão morar nelas não encontram escola, posto de saúde, transporte. Não encontram nada. Vamos mudar isso.
TV Integração/Globo
_Sou o único candidato que tem apoio do governo federal e do governo estadual para administrar Uberaba.
_O governador Antonio Anastasia já assumiu um compromisso comigo de aumentar o efetivo da polícia de Uberaba a partir de janeiro de 2013. Ele também vai entregar, em janeiro, o programa Olho Vivo.

EDSON SANTANA 
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_ O menor salário na Prefeitura de Uberaba será dois salários mínimos.
_ Os cargos de comissão serão ocupados por servidores efetivos.
TV BandTriângulo
_Vamos ter a água de qualidade para a dona de casa usar no dia a dia, e vamos ter a água de qualidade para beber – neste último caso, será distribuída em garrafinhas.
_Vamos realizar um governo sustentável.
TV Integração/Globo
_Vamos revitalizar as áreas de lazer - praças, piscinão... Vamos colocar sistema de internet gratuita nas praças...
_Vamos transformar Peirópolis em um cartão postal na área de turismo.

FAHIM SAWAN 
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_ No meu governo, nenhum servidor municipal vai ganhar menos do que o salário mínimo nacional mais 20%.
_Todas as categorias terão seus pisos nacionais garantidos, inclusive os professores.
TV BandTriângulo
_ A ideia do projeto Água Viva é boa. Não sabemos se vai dar certo. Vamos construir piscinões.
_ Eu consegui os recursos para a construção do Hospital Regional de Uberaba. Vou conseguir muito mais.
TV Integração/Globo
_Estão falando em ampliar o aeroporto dentro da cidade. Precisamos transferir o aeroporto para fora da cidade. Precisamos melhorar a estrutura urbana de Uberaba.
_A casa própria é o lugar mais precioso que uma pessoa tem. É um sonho muito grande. Mas, temos que ficar atentos ao jeito como as casas são entregues. Os bairros novos precisam ter escola, posto de saúde, muro nas casas...

PAULO PIAU 
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_Não vou usar as súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal para fazer os cálculos dos salários dos servidores. Uberaba é uma cidade rica, e usar as súmulas é no mínimo um desrespeito com os servidores.
_O Orçamento da Prefeitura de Uberaba é de R$ 1 bilhão. Ainda assim, em termos percentuais, é uma das cidades que menos investem na melhoria de vida dos servidores. Vamos valorizar os servidores.
TV BandTriângulo
_Um dos maiores desafios para o próximo prefeito será o abastecimento de água. Por onde você passa, tem uberabense se queixando da falta de água. Vamos acabar com essa situação.
_Vamos rever as tarifas do Codau (o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba).
TV Integração/Globo
_A dívida do Ipserv (o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba) está na ordem de R$ 47 milhões. O governo está recolhendo do servidor, mas não repassa para o Ipserv. Temos que resolver esta situação, para que os servidores possam ter uma aposentadoria tranquila.
_O funcionário é o ouro de qualquer empresa - pública ou privada. Temos que reestruturar a vida dos servidores da Prefeitura de Uberaba. O que o atual governo está fazendo com os servidores é um absurdo.

WAGNER DO NASCIMENTO JÚNIOR 
SSPMU/Rádio Sete Colinas/TV Câmara
_Vou oferecer transporte para os servidores da área operacional.
_Vou trabalhar sempre com a participação do Ministério Público.
TV BandTriângulo
_Sou contador, advogado, consultor público e empresarial, falo vários idiomas...Estou preparado para ser prefeito. E não vou precisar de assessor me dizendo onde assinar e o que fazer.
_Quero saber o que aconteceu com o Uberaba Sport Club. Vou fundo para descobrir quem prejudicou tanto o time e como isso aconteceu.
TV Integração/Globo
_Vou atacar o principal problema da saúde pública de Uberaba: a falta de médicos especialistas. Vou contratar médicos e pagar salários dignos pra eles.
_A renovação política é importante. A população de Uberaba tem reivindicado isso.
---------------------
CENAS DE CAMPANHA ---- O candidato Fahim Sawan se esforça pra alegrar o eleitorado
----------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
*Levantamento realizado em 2008 pelo empresário, bairrista, apaixonado pela política de Uberaba, Sebastião Silva – o Tião Silva, grande batalhador pela melhoria da qualidade da política de Uberaba

QUANTA DIFERENÇA!
Pelo relatório, Boulanger Pucci foi eleito em 1947 com 4.936 votos – número que hoje, mal elege um vereador. Ele teve três votos a mais do que o vice-prefeito eleito, Antônio Próspero.
GOSTOU ... Em 1950 foi a vez do próprio Antônio Próspero virar prefeito, com 4.181 votos. Já o vice, Paulo Derenusson, saiu das urnas com 4.626 votos, e portanto, foi eleito com 445 votos a mais do que o prefeito.
VICE SUPERA O
PREFEITO
Em 1954, Artur de Melo Teixeira foi eleito com 4.352 votos. O vice-prefeito eleito neste ano foi Hélio Angotti, com 4.435 – também com votação acima do prefeito.
DUAS TENTATIVAS ... Em 1958, quem chega ao cargo máximo é Jorge Furtado, com 7.970 votos. Hélio Angotti foi eleito vice pela segunda vez consecutiva, agora com 7.351. Detalhe: Jorge Furtado venceu na segunda tentativa. 
BRIGA ENTRE
OS VICES
Artur Teixeira voltou ao cargo em 1962, com 9.061 votos. O vice eleito foi Helvécio Moreira de Almeida, com 6.331 votos. A disputa entre os candidatos a vice foi acirrada: Amílcar Decina recebeu 5.533, e Silvério Cartafina, outros 5.306 votos. Além disso, Fausto Salomão levou 3. 506 votos.
PRIMEIRA
DOBRADINHA
Em 1966, agora já na disputa em dobradinha, a vitória ficou com João Guido, prefeito, e Randolfo Borges Júnior, vice. Eles receberam 6.830 votos.
MANDATO
TAMPÃO
Arnaldo Rosa Prata ganhou em 1970, com 14.479 votos, para um mandato tampão de apenas dois anos.
OS PRÓXIMOS
Seguiram-se Hugo Rodrigues da Cunha em 1972 (24.840 votos) e Silvério Cartafina em 1976 (com 27.569 votos).
ACIRRAMENTO
Wagner do Nascimento foi eleito em 1982 (com 30.398 votos). Detalhe: foram sete candidatos. Wagner saiu vitorioso com apenas 37,37% dos votos válidos. Os demais candidatos de 1982 foram Renê Barsan (22,66%); Hugo Rodrigues (15,27%); João Junqueira (13,32%); Arnaldo Rosa Prata (10,07%); Hernany (0,73%); Victor (0,58%).
CONCORRÊNCIA
AOS MONTES
Mas, a situação ainda foi mais complicada em 1988. Hugo Rodrigues venceu a eleição com apenas 29,42% dos votos. Teve oito concorrentes: Silvério Cartafina (21,09%); João Batista Rodrigues (20,04%); José Tomaz (15,96%); Adelmo Carneiro Leão (8,52%); Anderson Adauto (3,13%); Samir Cecílio (1,09%); Bittencourt Bertolucci (0,38%); Germano Gultzgolf (0,37%).
TEMPOS MODERNOS
Luiz Guaritá venceu em 1992 com 31,21% dos votos. Os concorrentes foram Isabel do Nascimento (26,56%); Anderson (21,80%); Adelmo (20,43%).
O CAMPEÃO
Em 1996, Marcos Montes foi vitorioso com 67,38% dos votos – a maior votação até então, em termos proporcionais. Wagner teve 26,91% e Marco Túlio Reis, 5,69%.
PRIMEIRA
REELEIÇÃO
DE PREFEITOS
MM foi reeleito em 2000 com 49,21%, seguido muito de perto por Anderson, com 48,66%. Alaor Carlos teve 1,51%, e Adriano Espíndola, 0,07%.
ATÉ QUE
ENFIM
Em sua terceira tentativa, em 2004, Anderson Adauto venceu com 67,21% dos votos. Fahim Sawan ficou em segundo lugar, com 22,54%. Eclair Gomes recebeu 8,8%, seguida por Espíndola, com 1,45%.
Acréscimo de Conta-Gotas....Anderson foi reeleito em 2008 com 85.057 votos (54, 80%) para o mandato 2009-2012. Seus concorrentes foram Fahim Sawan (42,38%) e Adriano Espíndola (2,82%).

Fonte: Coluna Gente, Coisas e Fatos
Jornalista: Giselda Campos
Jornal de Uberaba – Setembro de 2008
--------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário