8 de outubro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

NO 1º ROUND --- O vice-presidente da República e presidente nacional licenciado do PMDB,
Michel Temer, caminha de mãos dadas com Paulo Piau pelo calçadão da rua Artur Machado, e
o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, come um pão de queijo em lanchonete no centro
de Uberaba, ao lado de Antônio Lerin - observados pelo deputado federal Marcos Montes e
pelo candidato a vice-prefeito, Hélio Massa   (Fotos: Divulgação)

2º ROUND
ELEITORADO DE UBERABA VOLTA 
ÀS URNAS DIA 28 DE OUTUBRO
Campanha já está liberada e o horário 
eleitoral no rádio e na televisão retorna dia 13
Pela primeira vez desde que atingiu 200 mil eleitores, Uberaba terá segundo turno nas eleições majoritárias (prefeito e vice-prefeito). Nenhum dos seis candidatos conseguiu alcançar os 50% dos votos válidos, mais um voto, nas eleições do primeiro turno – dia 7 de outubro, o que leva, automaticamente, para uma nova disputa os dois mais votados.
Desta forma, o deputado federal Paulo Piau (PMDB) e o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) vão disputar os votos do eleitorado dia 28 de outubro.

A HORA DOS BASTIDORES ---- Levando em conta que o segundo turno é basicamente o recomeço do processo eleitoral, os dois concorrentes se movimentam neste primeiro momento, em torno de busca de apoios – especialmente entre os que estiveram envolvidos com  as outras quatro candidaturas, além dos próprios ex-candidatos: o jornalista Edson Santana (PPS), o empresário, médico e ex-deputado estadual Fahim Sawan (PSDB), o professor Wagner do Nascimento Júnior (PTC) e o deputado estadual Adelmo Leão (PT).
Edson Santana – que atravessou a campanha inteira alfinetando os adversário, agora diz que não pretende apoiar nenhum dos dois que foram para o segundo turno. Com certeza, nas próximas horas começam a pipocar os primeiros acordos.
 ----------------------

65 ANOS DE ACERTOS
Enquete realizada à moda 
antiga previu resultado
COMPROVADO --- Edson e Imar Barbosa mostram o resultado
(Foto: Enerson Cleiton)
Publicado com exclusividade pela coluna Conta-Gotas e pelo Jornal de Uberaba, o resultado de votação espontânea - sem valor científico, feita numa antiga urna de pano em plena barbearia do bairro Abadia, acertou, “mais uma vez”, o que viria das urnas oficiais.
INOVAÇÃO ---- O Salão Tupy realiza as enquetes há 65 anos, desde que o antigo proprietário, senhor Osvaldo Alves Barbosa - empolgado com as novidades trazidas pela Constituição Federal de 1946, decidiu colocar uma urna na sua barbearia para saber a opinião dos uberabenses sobre as eleições baseadas na nova Carta Magna.
TRADIÇÃO ---- De acordo com os irmãos Imar (Biju) Alves Barbosa, 74 anos de idade, e Edson Edivaldo Alves Barbosa, 77 anos - que há 50 anos assumiram o salão e a tradição do pai, a primeira enquete aconteceu em 1947, já acertando, de cara, a vitória do primeiro prefeito eleito pelo voto popular, de acordo com a Constituição de 1946, Boulanger Pucci .
RESULTADOS ---- Aberta após um mês e meio de coleta de opiniões, a urna de pano revelou 451 “votos”. Deste total, 132 (cerca de 29,26%) foram dados para o candidato Paulo Piau. O deputado estadual Antônio Lerin teve 80 indicações (17,73%). As urnas oficiais confirmaram, nas eleições de domingo, 7 de outubro, que Paulo Piau e Antônio Lerin vão disputar o segundo turno dia 28 de outubro.
EMBOLADOS ----Três ficaram embolados: Fahim Sawan, com 72 indicações (15,96%); Adelmo Leão, com 70 indicações (15,52%); Wagner do Nascimento Júnior, com 64 indicações (14,19%). Edson Santana teve 22 indicações (4,8%). Brancos e nulos somaram 11 indicações na enquete (cerca de 2,4%).
SEM MODERNIDADES --- Mas, as enquetes eleitorais não são a única tradição da barbearia. Os irmãos e sócios do Salão Tupy – ou Barbearia do Biju e do Edson, fazem questão de contar que nunca mudaram o estilo de trabalho. “É na base da navalha para os homens e tesoura para as mulheres” – contam os herdeiros do senhor Osvaldo Alves Barbosa. A barbearia fica localizada na rua Castro Alves, 153, bairro Abadia.
 ------------------------
OS VOTOS NOS PREFEITÁVEIS ---- Resultado oficial do Tribunal Superior Eleitoral - TSE
OS VOTOS NOS VEREADORES ---- Resultado oficial do TSE indica os 14 eleitos
 ----------------------
ÁPICE
Novo instituto de pesquisa “nasce”
com acertos no resultado do 1º turno
Uberaba ganha um novo instituto de pesquisas, e seu primeiro levantamento já apresenta êxito nos resultados. Realizada na véspera da eleição, e portando ao longo do sábado, 6 de outubro, a pesquisa ouviu 400 eleitores sobre suas intenções de voto, e a conclusão espelhou o resultado saído domingo, das urnas.
Por não ter sido registrada na Justiça Eleitoral, a pesquisa não foi publicada antes, mas os números foram passados à coluna Conta-Gotas e ao Jornal de Uberaba ainda na noite de sábado, logo após os resultados ficarem prontos.
O 2º TURNO ---- A amostra apontou o deputado federal Paulo Piau, do PMDB, e o deputado estadual Antônio Lerin, do PSB, no segundo turno, respectivamente com 33,30% e 20% dos votos válidos. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. O critério de votos válidos é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar seus resultados, e exclui os brancos e nulos. 
CREDIBILIDADE --- Inspirado e originado do Percent, que teve intensa atuação em Uberaba de 1997 a 2004, o Ápice - Instituto de Pesquisas Ltda “pretende repetir a marca registrada do antigo instituto, que é a marca da credibilidade” – garante o seu diretor, o engenheiro/estatístico e analista político Luiz Cláudio Reis.
IMPARCIALIDADE --- De acordo com ele, a equipe de entrevistadores que saiu às ruas neste sábado, véspera da eleição, foi treinada para garantir a máxima fidelidade na coleta de informações de campo. “A imparcialidade no desempenho da coleta de dados é fundamental” – ensina Luiz Cláudio.
AS PESQUISAS ---O diretor, estatístico e analista político explica que o Ápice está preparado pra realizar pesquisas sob vários aspectos: político-eleitoral; empresarial; impacto das estratégias de marketing e comunicação sobre a imagem empresarial em instituições públicas e privadas;  viabilidade de empreendimentos comerciais;  sistemas de distribuição e comercialização de produtos; pesquisa de preços; ações de governo; desempenho de governo; de comportamento.
--------------------
Partidos recebem quase
12 mil votos do eleitorado de Uberaba
e herdeiros de políticos antigos
vão assumir cadeiras na Câmara
Dos 174.742 eleitores que foram às urnas em Uberaba, neste domingo, 158.942 tiveram seus votos para vereador validados, o que representa 90,96% do total.
Destes,146.987 foram nominais, e portanto, direcionados aos candidatos. Outros 11.955 votos válidos foram destinados aos partidos políticos.
Por outro lado, 7.908 votaram em branco, enquanto 7.892 anularam o voto para vereador.
Uberaba tem 213.388 eleitores aptos a votar nestas eleições de 2012.
Outros detalhes chamam a atenção. Os resultados das urnas mostram boas votações para os filhos/netos de políticos antigos.
O candidato a vereador mais votado, Samir Cecílio Filho, é herdeiro do ex-deputado Samir Cecílio, enquanto o jovem Franco Cartafina é neto do ex-prefeito Silvério Cartafina e da ex-vereadora Terezinha Cartafina.
E, ao contrário das apostas, pelo menos 50% dos atuais 14 vereadores estão entre os primeiros colocados em número de votos: Tony Carlos (PMDB), Samuel Pereira (PR), Luiz Dutra (PDT), Marcelo Machado (DEM), João Gilberto Ripposati (PSDB), Cléber Humberto Ramos (PMDB); Afrânio Lara (PR). 

--------------------
QUENTURA EXTRA
Vem aí tempo quente na OAB/Uberaba
Até ontem, nenhuma chapa estava inscrita para a disputa na 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, mas, duas alas distintas aproveitaram o clima de eleições partidárias para lançar “santinhos” nas redes sociais, enquanto uma terceira prepara material de propaganda para divulgar nas próximas horas.
DATAS --- A eleição, que promete ser das mais acirradas, acontece dia 24 de novembro, das 9h às 17h, e o prazo de inscrições termina em 16 de outubro. Somente estarão aptos a votar os advogados que estiverem em dia com o pagamento da anuidade até 24 de outubro de 2012.
PROPAGANDA ÉTICA --- Porém, já está aberta a temporada para propaganda eleitoral – que a OAB de Minas Gerais, de acordo com o edital de abertura das inscrições, espera que seja “ética, com o objetivo de apresentar e debater ideias relacionadas às finalidades da OAB e aos interesses da advocacia”.
PRÉ-CANDIDATURAS ---- A ala situacionista – apoiada pelo atual presidente, Helder Batista, saiu na frente e fez um lançamento para apresentar a atual diretora financeira da entidade, Cleonilda Ferreira, como candidata à presidência, e Ricardo Perdigão para candidato a vice.
A dupla – que integra a chapa “OAB no Caminho Certo”, já está com publicidade circulando no Facebook, a exemplo de outra dobradinha: Jussara Melo Pedrosa (presidente) e Richard Maciel (vice), da chapa “Inovação”.
Quem também confirma que está na disputa pelo cargo de presidente é o advogado Vicente Flávio Macedo. “A campanha vai estar nas ruas nas próximas horas” – disse ele. Vicente disputou a eleição anterior com Helder Batista. 

As duas propagandas já estão 
circulando no Facebook
-----------------

ANDERSON ADAUTO GARANTE TRANSIÇÃO DE GOVERNO TRANQUILA PARA O VITORIOSO NAS ELEIÇÕES DE PREFEITO DE UBERABA
Prefeito Anderson Adauto (sem partido) entregou ao titular da Secretaria Municipal de Governo, Rodrigo Mateus - que renunciou à disputa pelo direito de ser candidato a prefeito pelo PMDB, a tarefa de conversar com os coordenadores das campanhas de Paulo Piau e Antônio Lerin, sobre sugestões dos dois candidatos do 2º turno para o orçamento de 2013. Decisão foi tirada durante reunião do prefeito com seu secretariado.
A peça orçamentária será entregue à Câmara de Vereadores dia 15 de outubro. 
PRIORIDADES --- Orientação passada pelo prefeito a Rodrigo Mateus é para que a peça orçamentária do próximo ano contemple propostas dos dois grupos políticos que disputarão o 2º turno. “Vamos atender às prioridades”, garante ele.
HOSPITAL REGIONAL --- Anderson Adauto também pretende convidar Piau e Lerin para discutir o modelo de gestão do Hospital Regional de Uberaba - que está em obras e com previsão para ser inaugurado em dezembro de 2012. 
TRANSIÇÃO ---- O prefeito também já antecipou: seja qual for o eleito, ele terá o apoio da atual equipe do governo para fazer uma transição tranquila e dentro do que determina a legislação.
---------------------

CIDADANIA ---- Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL/Uberaba, está disponibilizando em seu site, na Internet, o link de acesso ao programa da Justiça Eleitoral que informa sobre candidaturas, apuração e resultado de votos nas eleições municipais.  O endereço  http://divulga.tse.jus.br divulgou os resultados em tempo real no 1º turno, e fará o mesmo dia 28 de outubro. 
---------------------
QUEM SÃO OS 2 POLÍTICOS QUE
QUEREM GOVERNAR UBERABA
  
(Foto: Hedi Lamar Marques)
PAULO PIAU NOGUEIRA 
Número: 15
Nome para a urna: Paulo Piau
Idade: 59 anos
Escolaridade: Curso superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Patos de Minas/MG
Ocupação: Deputado federal
Valor dos bens: R$ 517 mil 617,13
Limite de gastos de campanha: R$ 5,8 milhões
Candidato a vice-prefeito: Almir Pereira da Silva
Partido: PR
Nome para urna: Almir Silva
Idade: 40 anos
Escolaridade: Ensino médio completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba/MG
Ocupação: Vereador
Valor dos bens: Nenhum bem declarado
(Foto: Hedi Lamar Marques)
ANTÔNIO DOS REIS GONÇALVES LERIN
Partido: PSB
Número: 40
Nome para a urna: Lerin
Idade: 44 anos
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba/MG
Ocupação: Deputado estadual
Valor dos bens: R$ 260 mil
Limite de gastos de campanha: R$ 3,5 milhões
Candidato a vice-prefeito: Hélio Massa
Partido: PSB
Nome para urna: Hélio Massa
Idade: 64 anos
Escolaridade: Ensino superior completo
Estado civil: Casado
Naturalidade: Uberaba
Ocupação: Médico
Valor dos bens: R$ 401 mil 254,34


 ---------------------------
NAQUELA CADEIRA ---- O futuro prefeito de Uberaba vai trabalhar no Centro Administrativo
(Foto: Rúbio Marra)
PROMESSA É DÍVIDA
Confira um resumo dos planos de
governo registrados na Justiça Eleitoral

REVISÃO NO ÁGUA VIVA E AUDITORIA NA PREFEITURA
*Valorização do servidor será ponto de honra

O candidato do PSB, deputado estadual Antônio Lerin, promete fazer uma revisão no Projeto Água Viva – que está atualmente, na fase de obras de contenção de enchentes no centro da cidade, e ainda, promover auditorias nas contas e projetos da prefeitura para dar publicidade aos eleitores de como se encontra a administração municipal.
O programa aponta como meta prioritária, a promoção do desenvolvimento econômico e a geração de emprego com equidade social e sustentabilidade.
E  propõe seguir as diretrizes de uma gestão compartilhada, voltada para a inclusão social e o equilíbrio financeiro. Prevê um planejamento a longo prazo e o atendimento às necessidades mais prementes da população, com prioridade para saúde, educação e segurança.
E ainda, propõe pensar Uberaba através de uma visão ampla e articulada com as esferas estadual e federal, em busca de ações que melhorem os setores de habitação, trânsito e transporte, trabalho e renda, lazer,cultura, meio ambiente e agropecuária.
De acordo com o programa de governo anexado por Lerin ao pedido de registro de sua candidatura, os bairros rurais – a exemplo do perímetro urbano, serão planejados a curto, médio e longo prazos.
O candidato garante que a valorização do servidor municipal será ponto de honra do seu governo.

O FORTALECIMENTO DE UBERABA COMO CIDADE-POLO
*Destaque para o associativismo e o cooperativismo

O programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral pelo deputado federal Paulo Piau – candidato a prefeito pelo PMDB, propõe a elaboração de amplo diagnóstico que viabilize a concretização de ações coerentes com a realidade do município, numa proposta de planejamento participativo que fundamente a aplicação dos recursos públicos de forma responsável e transparente com ênfase nas demandas coletivas.
O candidato promete a construção de espaços de diálogo permanente e democrático com todos os setores e instâncias de participação social e política. E ainda: a implantação de uma política de modernização da gestão pública; a implementação de uma política de relacionamento humanizado, transparente e respeitoso com o servidor público.
Se eleito, Paulo Piau garante investimentos contínuos e programados em políticas sociais de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, além de políticas públicas inclusivas de forma generalizada.
O candidato peemedebista dá espaço importante no seu programa de governo para setores que sempre defendeu enquanto parlamentar: o associativismo e o cooperativismo. Promete incentivar estes setores como mecanismos de geração e partilha de riquezas.
Paulo Piau também promete investir em tecnologia e em infraestrutura urbana e rural. E também: reforçar o papel de Uberaba como cidade-pólo.
Seu programa prevê ainda, a promoção de parcerias com os governos estadual e federal.
--------------------
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Data
*2 º Turno: 28 de outubro de 2012 (acontece apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha a maioria dos votos válidos).

Horário da votação
*A votação é das 8h às 17h. 
Quem deve votar

*O voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos.
O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem está com idade entre 16 e 17 anos.

Documentos exigidos para votar
*Para votar, leve um documento oficial de identificação com foto.

São aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte. Ter também o título eleitoral facilita localizar o seu local de votação.
Justificativa
*No dia das eleições, eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Se não o fizer, tem até 60 dias depois das eleições para fazê-lo, em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que justifique a ausência, como atestado médico, por exemplo. 

Para justificar no dia da eleição, o eleitor deverá preencher um formulário com os dados do seu título eleitoral.
Eleitor no exterior
*O eleitor que se encontrar no exterior no dia das eleições, tem prazo de 30 dias, a partir da data que retornar ao Brasil, para procurar qualquer cartório eleitoral e justificar sua ausência às urnas. Para isto, deverá anexar uma cópia de seu passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno.

Preferências na votação

*Têm preferência para votar: os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Uso de propaganda
*É permitido usar broches, adesivos, flâmulas ou bandeiras (dentro da seção eleitoral elas devem estar enroladas) de partidos ou candidatos, desde que usados em manifestação silenciosa, retratando a preferência do eleitor. É proibido distribuir material de campanha durante o pleito, assim como é ilegal a aglomeração pública de pessoas com vestuário padronizado.
Eletrônicos na cabine eleitoral
*Qualquer equipamento eletrônico que possa comprometer o sigilo do voto é proibido. Nessa relação entram máquinas fotográficas, filmadoras, tablets, notebooks e smartphones, entre outros.

Distribuição de propaganda
*No dia das eleições é proibido distribuir panfletos ou brindes (camisetas, bonés, chaveiros, canetas) contendo propaganda eleitoral.
Boca de urna

*É crime sujeito a prisão. 

Futuros salários
*Prefeito: R$ 19.704,37 
*Vice-prefeito: R$ 13.108,58
*Vereadores: R$ 9 mil 818,16. 
*Presidente da Câmara: R$ 16 mil 363,59 (um terço a mais do salário de vereador)
--------------------------


A UBERABA QUE O PRÓXIMO 
PREFEITO VAI GOVERNAR
(ATRAVÉS DOS OLHOS DOS RECENSEADORES DO IBGE)
Último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, indicou que Uberaba tinha 295.988 moradores, sendo 289.376 na zona urbana, e 6.612 no campo. Deste total, 51,2% são do sexo feminino, e 48,8% do sexo masculino. Já a nova estimativa – de 1º de julho de 2012, põe Uberaba com 302.623 moradores.

OS UBERABENSES DE CORAÇÃO
De acordo com o IBGE, dos 295.988 habitantes registrados no censo de 2010, nada menos do que 108.767 não nasceram em Uberaba.
Mas, a população natural do município é um pouco maior: soma 187.221 pessoas.
São 78.454 a mais do que os “forasteiros”.
Dos “forasteiros” que residem em Uberaba, 44.252 não são mineiros, enquanto 344 moradores são provenientes de outros países.
OS CATÓLICOS ----- Com relação ao censo oficial de 2010, o IBGE detectou que 180.097 moradores são católicos apostólicos romanos, enquanto 526 afirmaram que são católicos apostólicos brasileiros e 221 são católicos ortodoxos.
OS EVANGÉLICOS ---- Dos entrevistados pelo IBGE, 59.024 disseram que são evangélicos, sendo 21.113 de origem pentecostal. Outros exemplos: 4.380 disseram que são evangélicos de missão; 217 se declararam luteranos; 1.456 são presbiterianos; 624 são metodistas; 1.442 são da igreja batista; 640 da igreja adventista.
OS ESPÍRITAS ----- Outros  46.063 disseram que são espíritas. A variação inclui, entre outros, umbanda e candomblé (2.775 pessoas); só umbanda (2.029 pessoas); só candomblé (691 moradores).
OS SEM-RELIGIÃO ---- Em contrapartida, 22.243 declararam que não possuem religião. Outros 1.537 são ateus, enquanto 789 afirmaram que não conseguem definir.
O ORIENTE É AQUI ---- As religiões orientais também aparecem no levantamento. Exemplos: budismo (com 204 pessoas); judaísmo (95); islamismo (29 pessoas); hinduísmo (20 adeptos).
Outros 121 entrevistados pelo IBGE se declararam adeptos de religiões com tradição esotérica; enquanto 16 afirmaram que suas religiões têm tradição indígena.
SOBRE NECESSIDADES ESPECIAIS
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou que Uberaba tem 51.724 moradores com alguma deficiência permanente.
Exemplos: 820 pessoas são totalmente cegas; 6.103 possuem deficiência visual grave.
Entre os habitantes de Uberaba, 455 são totalmente surdos, enquanto 2.127 têm deficiência auditiva grave.
Com deficiência motora aparecem 1.329 (totalmente paralisados) e 4.857 em situação grave.
Outros 10.136 possuem alguma dificuldade motora.
O IBGE também registrou 3.392 pessoas com deficiência mental/intelectual.

SOBRE BENS DURÁVEIS ---- Ainda durante o censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou 96.799 domicílios particulares permanentes na cidade.
E constatou que, 94.897 possuem televisão; 94.665 possuem geladeira; 83.305 possuem rádio; 53.708 têm máquina de lavar roupa; 47.368 possuem telefones fixo e celular.
E ainda: 40.746 domicílios uberabenses tinham microcomputador com acesso à Internet.
------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário