7 de dezembro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


CURIOSIDADE HISTÓRICA --- E pra não dizer que Uberaba não participou da vida do celebrado arquiteto Oscar Niemeyer - sua morte deixa um rastro de dúvidas e uma bela de uma polêmica histórica. Afinal, a ex-Escola Normal de Uberaba - atual Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, foi, ou não foi, projetada por ele? Confira no final desta edição de Conta-Gotas

Oscar Niemeyer: na construção de Brasília e em 2008
FÔLEGO ---- Retratado pela imprensa mundial como o arquiteto que amava curvas (Los Angeles Times); o arquiteto das linhas curváceas, líricas, hedonistas, que ajudaram a dar forma a uma arquitetura nacional distinta e a uma moderna identidade para o Brasil (New York Times);  o mestre do século XX e pai de Brasília ( Corriere della Sera); o arquiteto que beirava o futurístico (Financial Times); o arquiteto da sensualidade (Le Monde) – e tantos outros superlativos, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, 104 anos (faria 105 dia 15 de dezembro), morreu na quarta-feira, dia 5, por volta de 22h, e foi velado no dia seguinte, em Brasília, capital do país, ou mais precisamente, no Palácio do Planalto, uma das suas inúmeras obras. Na verdade, Brasília inteira foi uma de suas inúmeras obras.
 --------------------------
Antonio Anastasia: no mau sentido
CHUTES NA DEMOCRACIA
_Primeiro, o governo Antonio Anastasia (PSDB) proibiu o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte/MG) de entrar nas escolas estaduais ao longo do processo eleitoral da entidade. Em Uberaba, o sindicato e a chapa única liderada por Maria Helena Gabriel reagiram com protestos, e promovendo a coleta dos votos dos professores na porta das escolas. Conseguiram a participação de 417 filiados, sendo que a chapa obteve 379 votos, enquanto os demais votaram nulo ou branco.
_Se a ação do governo já tinha surpreendido até seus adversários, pior agora, com a demissão da diretora da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira – de Uberaba, Célia Fortunata Santos. Exoneração, segundo as suspeitas, teria sido motivada pelo fato de a ex-diretora ter aberto as portas da escola para que o sindicato entrasse com a urna para coletar os votos dos professores.
_Os repúdios se multiplicaram nas redes sociais, nas escolas, e o SindUte ameaça ir à Justiça contra o governo estadual.

--------------------------

Aécio Neves: já em campanha
A BOLA DA VEZ ---- E enquanto o governador tucano de Minas Gerais fazia de tudo pra obter o título de "inimigo nº 1 da democracia”, um encontro dos prefeitos eleitos do PSDB, realizado em Brasília, DF, dava um chega pra lá no eterno candidato a tudo, o paulista José Serra, e lançava o nome do senador e ex-governador mineiro Aécio Neves para 2014. Com direito a discursos e apoios do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Sérgio Guerra, presidente nacional do partido. Aliás, o lançamento só não foi mais comentado – no Brasil, do que a gravidez da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, mulher do príncipe William, da Inglaterra.
LÍNGUA AFIADA ---- O presidente do PSDB/Uberaba, engenheiro e estatístico Luiz Cláudio Campos – que tem o Ápice, seu próprio instituto de pesquisas pra captar o humor do uberabense, já articula a programação de um encontro municipal. “O tema será o fortalecimento do PSDB, e o discurso a ser adotado terá sintonia com a sociedade; vamos apontar rumos pra o país, e, lógico, defender que Aécio é o nome para fazer esta condução” – discursou Luiz Cláudio.
CONTRA O TEMPO ---- O certo é que até maio de 2013 o tucanato pretende realizar o encontro nacional – passando primeiro, pelos encontros municipais e os estaduais. Enfim, ainda no primeiro semestre do ano que vem, sai um documento oficial sobre a candidatura de 2014.
-------------------
Neider Moreira, Adelmo Leão, Hely Tarqüínio, Dinis Pinheiro,
José Henrique, Dilzon Melo, Alencar Silveira
UBERABA EM DESTAQUE  ---- Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o 1º vice-presidente, deputado José Henrique (PMDB), e o 1º secretário, deputado Dilzon Melo (PTB), foram reeleitos para seus cargos, para a gestão 2013/2015. Também continuará compondo a mesa diretora, na condição de 3º secretário, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que na atual composição é o 2º secretário. Além deles, foram eleitos os deputados Hely Tarqüinio (PV) - 2º vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT) - 3º vice-presidente; e Neider Moreira (PSD) - 2º secretário.
-------------------
SÓ PODIA SER ---- E assim que o governo federal anunciou que a redução de energia elétrica prevista para 2013 seria num índice menor do que o original, porque três companhias se recusaram a participar do plano, a mineirada já sabia: uma delas era a Cemig. Por sinal, falando em Cemig, Uberaba continua sofrendo horrores com as quedas de energia.
É QUERER DEMAIS --- Por outro lado, venhamos e convenhamos: com PT e PSDB já mobilizados em torno das eleições presidenciais de 2014 fica um tanto quanto difícil conquistar apoios dos adversários. A redução de energia, se virar mesmo, sem dúvida vai dar votos para o PT de Dilma Rousseff.
Ocorre que Cemig (Minas), Cesp (São Paulo) e Copel (Paraná) – as três companhias que pularam fora do plano petista, são controladas por governos estaduais do PSDB – que acaba de lançar a candidatura de Aécio Neves.
REDUÇÃO ---- O objetivo do governo era uma redução média no valor das tarifas de energia à população de 20,2%. No entanto, a diminuição deve ser inferior (até 16,7%) devido à recusa das companhias de aderir à proposta.
----------------------
ENCONTRO DE PREFEITOS ELEITOS, EM UBERABA, TEVE SEU MOMENTO ROSA CHOQUE
Silvana Elias
Organizadores da reunião de prefeitos eleitos e reeleitos realizado na Casa do Folclore, em Uberaba, abriram espaço para um público importante – em quantidade e qualidade, mas nem sempre reconhecido: as primeiras-damas. O debate sobre o papel destas mulheres no século XXI fez a diferença no evento, cuja pauta foi marcada pela sisudez. 
NO GERAL --- Intitulado Triângulo das Lideranças, o encontro abordou temas como a coleta de lixo (meio ambiente), a relação entre a gestão de excelência e o voto, o relacionamento entre o Poder Executivo e o Ministério Público, e foi recheado de muitas reclamações sobre falta de recursos nas prefeituras, e marcado pela expectativa dos eleitos quanto a eventuais dívidas que poderão assumir a partir de 1º de janeiro.
HORA DA MUDANÇA ---A circunstância de estar no papel de primeira-dama deve ser aproveitada pelas mulheres para modificarem os papéis sociais, atribuídos e incorporados no imaginário popular, de forma equivocada” – alertou a professora e palestrante Silvana Elias. De acordo com ela, a expressão primeira-dama surgiu nos Estados Unidos no século XIX, atrelada às ações filantrópicas permitidas à mulher, e, com isso, preservando a cultura machista.
Tem tudo a ver com o fenômeno histórico associado à figura feminina, cuja identidade se alicerça num papel com atributos de bondade, sensibilidade, amor e doação, ou seja, no imaginário popular, a figura da mulher sempre esteve atrelada às ações assistenciais” – explicou.
REINVENÇÃO --- Entretanto – segundo Silvana Elias, “essa prática cultural e alienante pode ser reinventada pelas mulheres, desde que elas compreendam seu papel no contexto social democrático, que é o papel de construção de novas relações entre poder, política e sociedade, em função do bem coletivo.”
CONCEITOS ---  Apesar dos preconceitos e dos desafios, as primeiras-damas, segundo Silvana Elias, começam a provocar mudanças – ainda que com pouca visibilidade. “A primeira-dama do passado foi projetada para reforçar a ideia de mulher benfeitora e sensível às práticas de atendimento aos mais pobres e necessitados, realidade que precisa ser rompida nos dias atuais, para dar lugar a uma concepção de mulher como sujeito, capaz de colaborar efetivamente nos processos técnicos e políticos em função da consolidação de uma gestão pública de qualidade” – avaliou.
CARGOS ---- É preciso redefinir o papel da primeira-dama no contexto político-social – defendeu. Aquelas que optarem por assumir cargos no governo, segundo Silvana Elias, devem estar bem preparadas para a função. “Não se concebe mais uma primeira-dama que assume funções e cargos importantes para o desenvolvimento de um município, de forma intempestiva ou improvisada profissionalmente” – criticou.
A PALESTRANTE --- A escolha da palestrante, por si só, deu o tom desejado pelas promotoras do evento - as associações microrregionais dos municípios do Vale do Rio Grande – Amvale, e do Vale do Paranaíba – Amvap.
Silvana Elias é pedagoga, servidora municipal de carreira (aposentada) da Prefeitura de Uberaba; ex-secretária municipal de assistência social; especialista em políticas públicas e movimentos sociais e em avaliação educacional; ex-diretora do Colégio Marista Diocesano; ex-superintendente de Projetos e Parcerias Intersetoriais; consultora em projetos, e, desde setembro de 2011, coordena o chamado PPDI - Planejamento Participativo e Desenvolvimento Integrado, que subsidiou o programa de governo do agora prefeito eleito de Uberaba, Paulo Piau.
Heloísa Nogueira

COM A PALAVRA ---- A técnica em Economia Heloísa Maria de Carvalho Nogueira, 57 anos, encerrou a série inédita de entrevistas realizadas pelo Jornal de Uberaba ao longo da campanha eleitoral – e repercutidas em Conta-Gotas, com as esposas dos candidatos que disputaram os votos do eleitorado em 2012.
Tenho um grande orgulho dele” – afirmou Heloísa, há 41 anos convivendo com o deputado federal Paulo Piau, o eleito para o mandato 2013/2016.
Como cidadã, eu espero um governo humano, um governo que continue fazendo as coisas que são boas, mas que repense muita coisa. É preciso cuidar mais das famílias de Uberaba, do povo de Uberaba. Nesse aspecto, estamos muito carentes” – disse Heloísa na época.
Saúde, educação e segurança foram as três prioridades citadas por ela, lembrando que estes setores abrangem todos os demais.

CURIOSIDADE POLÍTICA
Dos 66 prefeitos eleitos e reeleitos para o mandato 2013/2016 nos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nada menos do que 60 são do sexo masculino. Representam, portanto, mais de 90% do total.
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral


Eustáquio Reis
---------------------
NA COLA --- Por sua vez, o presidente do Partido Socialismo e Liberdade – Psol, José Eustáquio dos Reis, antecipa que não vai dar moleza para o governo Paulo Piau. “Vamos acompanhar de perto as ações do prefeito eleito, e cobrar coerência em relação aos discursos de campanha” – diz ele.
LEVE SUSPEITA --- O líder do partido de esquerda também anda suspeitando que os vereadores eleitos e reeleitos não vão cumprir devidamente a função de fiscalizadores do Executivo. “Não queremos que os vereadores façam oposição para prejudicar o governo de Piau ou quem quer que seja. O que queremos é que a Câmara não seja mera homologadora dos desejos do prefeito” – explica.
 -----------------------
HOMENAGEM --- E já que o assunto é prefeito, a menos de um mês do fim do mandato, Anderson Adauto (sem partido) e o presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, José Luiz Alves, foram homenageados pelo G9 – assim chamado o grupo de nove representantes de entidades classistas de Uberaba. Anderson recebeu uma “chave de ouro” e José Luiz, o “hidrômetro de prata”. Cerca de 300 pessoas – principalmente empresários, compareceram ao evento.
O G9 ---- Liderado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, Manoel Rodrigues Neto, o grupo é integrado ainda, pelo Centro das Industrias do Vale do Rio Grande – Cigra; a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL; a Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg; o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro; a OAB/Uberaba; o Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon; o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba.

Anderson Adauto e Angela Mairink em recente momento de renovação dos votos de casamento
BERÇOS --- E os presentes não param: prefeito Anderson Adauto é avô de primeira viagem. Alice – filha de Polyana, nasceu esta semana. E ainda vem aí, Valentina, a primeira filha dele com Angela Mairink.
---------------------

CÂMARA APROVA ORÇAMENTO DE 
QUASE R$ 1 BILHÃO PARA 2013
Decisão tem que passar pelo 2º 
e último turno de votação
A Câmara de Vereadores aprovou, em primeiro turno, o orçamento do município de Uberaba para 2013 – exercício de estreia do futuro prefeito, Paulo Piau.
O projeto orçamentário estima as receitas e despesas em R$ 970,643 milhões, e volta ao plenário dia 10 de dezembro, segunda-feira, para votação em segundo e último turno.
DISTRIBUIÇÃO --- Saneamento, saúde, educação e urbanismo lideram as despesas, seguidos pela ordem, por administração, previdência social, assistência social, gestão ambiental, cultura, habitação, segurança pública, Justiça, esporte e lazer, comércio e serviço, ciência e tecnologia, agricultura, trabalho, indústria, direitos da cidadania.
Várias emendas foram incluídas pelos vereadores, várias delas – segundo consta, acordadas com o prefeito que assume dia 1º de janeiro, junto com a nova legislatura da Câmara.
LEGISLATIVO --- A futura mesa diretora – que será eleita dia 1º de janeiro, deve receber algo em torno de R$ 17 milhões para administrar a Câmara de Uberaba em 2013.
--------------------
BOA TACADA
“No vestibular, escolha a Uniube. 
De cara, você já acertou uma!”
_Propaganda da Universidade de Uberaba, com Marcelo Tas, engenheiro, 
jornalista, diretor, roteirista, ator, apresentador de quatro programas, 
incluindo o CQC na Band
--------------------

TRABALHADOR TERÁ VALE-CULTURA
Fundação Cultural de Uberaba comemora a aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que prevê a destinação de um vale-cultura – no valor de R$ 50, por mês, para os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos (hoje, R$ 3,110 mil).
O benefício já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, vale para todo o território nacional, e de acordo com o projeto, o dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos para shows e espetáculos e também na aquisição de produtos como livros e DVDs. Empresas que aderirem ao programa poderão descontar, do salário dos funcionários, até 10%, e terão dedução (no máximo 1%) do Imposto de Renda até 2017.
A proposta será encaminhada para sanção da presidente Dilma Rousseff.
--------------------
'RETRATOS DO ROCK' DE UBERABA FICAM EM EXPOSIÇÃO ATÉ DIA 20
A mostra é aberta ao público, com classificação livre e visitação de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h, na galeria do Centro de Cultura José Maria Barra (SesiMinas) – na praça Frei Eugênio, 231 – bairro São Benedito

------------------------

A VIZINHANÇA AGRADECE ---- Nada menos do que 489 autos de infração acabam de ser expedidos contra proprietários que não cumprem suas funções sociais com a comunidade – e, principalmente com os vizinhos sofredores.  A lista está na nova edição do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município, e mostra que a grande maioria dos notificados tem mais de um imóvel. Muitos sobrenomes conhecidos na cidade integram a relação.
(IN) CONSCIÊNCIA ---- As infrações de posturas – lavradas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, envolvem lixo colocado na rua fora do horário previsto; construção de muro; construção de passeio; material de construção na rua; restauração de passeio; entulho no passeio; falta de número no imóvel, e pelo menos três casas abandonadas.

E A LUTA CONTINUA --- Enquanto isso, o prefeito Anderson Adauto faz das tripas o coração pra preencher as vagas de médicos – de emergência e urgência. Até pouco tempo atrás, os profissionais ainda compareciam aos processos seletivos e só depois de aprovados deixavam o serviço. Agora, não estão sequer participando dos processos seletivos. O último deles – aberto dia 14 de novembro, está ganhando novo prazo para inscrições: de 10 a 12 de dezembro.

CHICO XAVIER --- Diretoria do Instituto Chico Xavier está convocando seus associados para assembleia-geral extraordinária – que acontece dia 14 de dezembro de 2012, na sede administrativa da instituição (avenida Leopoldino de Oliveira, n.º 3.433, sala 2 térreo). Pimeira convocação será às 18h30 e, não havendo quórum mínimo estatutário, será realizada a segunda chamada às 19h. Em pauta: a reforma do estatuto; eleição da diretoria 2013/2016; eleição do Conselho Fiscal 2013/2016.

ESPERAR, PRA QUÊ? ----Vereador eleito de primeira viagem, Franco Cartafina (PRB) está que não se aguenta de tanta felicidade. É que ainda nem tomou posse – será dia 1º de janeiro, e garante já ter uma grande conquista pra comemorar. Revela que as academias ao ar livre inauguradas esta semana nas praças dos bairros Alfredo Freire e Tutunas foram reivindicadas por ele na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Mais uma ação em prol do bem-estar dos uberabenses” – discursa o neto de Silvério e Terezinha Cartafina.

O FUTURO É AGORA --- E por falar em praças, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba - Uniube, repassam à Associação de Moradores do bairro Beija-Flor, um projeto que produziram na disciplina de Projeto de Paisagismo II, sob a coordenação da professora Verônica Donoso e com apoio da disciplina de Atividades Comunitárias.
VOX POPULI ---- Os estudantes fizeram um levantamento de campo; entrevistas com a comunidade, e pegaram firme na prancheta pra elaborar o projeto executivo de uma praça – sem esquecer, inclusive, o orçamento. “Além de viável economicamente, o projeto atende aos anseios dos moradores e usuários” - afirma Verônica Donoso.
 -------------------
Autódromo
“Nos bastidores da Câmara, assim como nos boxes
dos participantes da corrida pela presidência, é quase unânime
 que, no grid de largada, quem ocupa a pole posicion é um
 piloto recém-chegado, que está sendo chamado de SC 7.8 Turbo –
 ou melhor, Samir Cecílio, mais de 7.800 votos, supercotado.
Sem dúvida é um forte candidato para o primeiro lugar no pódio".
*Comentário enviado através do e-mail da colunista por Dália Cardoso Ramos
 ------------------------

PRESENTE DE NATAL --- Paulo Miranda e Hélio Siqueira
ARTE ACESSÍVEL
ARTISTAS DÃO DESCONTO DE 50%
Os artistas plásticos Paulo Miranda e Hélio Siqueira promovem, mais uma vez em final de ano, venda com 50% de desconto de suas obras: tecido de tear, quadro e cerâmica.
Oferta vale para sexta-feira e sábado, 7 e 8 de dezembro.
A exposição Arte Acessível é uma mostra relâmpago que acontece sempre no início do mês de dezembro e reúne as técnicas de criação dos artistas, tais como: pintura, cerâmica, desenho, tecelagem e objeto. 
Inaugurado em 1986, o ateliê de Siqueira e Miranda se estabeleceu também como um espaço promotor de cultura, realizando intercâmbios e abrigando mostras temporárias de arte contemporânea. Ao longo de uma década, promoveu exposições coletivas e individuais, palestras, cursos, "workshops" e lançamentos de livros. Hoje, ele abriga uma mostra permanente do trabalho dos artistas, que recebem o público com hora marcada. 
Hélio Siqueira é coordenador do Museu de Arte Sacra, instalado na igreja Santa Rita, e Paulo Miranda é coordenador do Museu de Arte Decorativa.
O ateliê - que atende das 10h às 19h, com hora agendada – é localizado na avenida Elias Cruvinel, 1.756, no Boa Vista, e os telefones são: 3322-3242 e 9978-1673.
------------------------
COGITAÇÕES ---- Nome cogitado para a futura equipe de governo do prefeito eleito Paulo Piau,o tenente-coronel Mateus Queiroz Corrêa – ex-comandante do 8º Batalhão de Bombeiro Militar/Corpo de Bombeiros de Uberaba, estaria de volta à cidade. Querido por dez, entre cada dez colegas de farda, e admirado pela turma civil, Queiroz ficou no cargo de 2002 até 2010, quando foi transferido para Belo Horizonte – sua terra natal.

Paulo Piau analisa os nomes
EXPECTATIVA
Candidatos ao 1º escalão do futuro governo já foram
avaliados politicamente; vem aí a avaliação técnica
Nomes indicados pelas várias fontes aliadas para o 1º escalão do futuro governo municipal já passaram pelo crivo político, e, na semana que vem, vão passar pela avaliação técnica. A informação é do prefeito eleito Paulo Piau, que pretende encerrar o processo de escolha até dia 14 de dezembro.
A fase de decidir quem é companheiro ou companheira já está praticamente concluída” – disse ele. Agora, de acordo com Piau, começa a fase de decidir sobre onde cada um ou cada uma se encaixa em termos de capacidade técnica.
Quem ganha junto, governa junto, mas, para assumir uma função pública é preciso mais do que isso: é preciso estar compromissado com esta função” – afirma.
E o que não falta é nome pra ser analisado. No 1º turno, Piau teve o apoio da coligação PMDB/PR/PP/PCdoB/DEM/PSC/PMN, e no 2º turno foram incluídos PT/PPS/PTC.
Sem contar os apoios isolados.
 -----------------------
VENHA A NÓS ---- Banco Santander – o último a se adequar à Lei Municipal de Uberaba 10.901/2010, que prevê melhorias para funcionários e clientes, foi assunto em dobro, esta semana, na cidade. Em meio aos lucros bilionários conseguidos no Brasil, o banco está demitindo em massa (funcionários de Uberaba estão na lista). E apesar dos pesares, entrou na disputa para administrar a milionária folha de pagamento da Prefeitura de Uberaba.

ÚLTIMOS SUSPIROS --- E sobre a folha de pagamento da Prefeitura de Uberaba, dizem as más línguas que os 8.000 servidores só vão receber o 13º salário no prazo final para isso: dia 20 de dezembro. Como disse ontem, uma servidora: “Ainda bem que o prazo legal não termina depois do carnaval”.

Tony Carlos
TEMPOS REVOLTOS --- Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município trouxe a publicação, para conhecimento público, de projeto de emenda à Lei Orgânica que altera as regras da eleição para preenchimento dos quatro cargos da mesa diretora da Câmara de Uberaba. E claro: esquentou ainda mais, os bastidores da eleição, que acontece dia 1º de janeiro, mesma data da posse dos eleitos de 2012.
OS REELEITOS --- A proposta é assinada por cinco vereadores reeleitos, inclusive pelo atual presidente Luiz Dutra (PDT), que disputa o cargo novamente, e reduz, dos atuais dois anos, para apenas um ano, o mandato de cada mesa. Com isso, ao longo da legislatura, a mesa diretora mudaria quatro vezes.
Por sinal, é esta a justificativa usada por Dutra e pelos outros signatários: Tony Carlos (PMDB), Cléber Humberto Ramos (PMDB), Samuel Pereira (PR) e João Gilberto Ripposati (PSDB). Destes, apenas Cléber não foi citado até agora, como candidato ao cargo de presidente.
De acordo com eles, a proposta de redução do mandato – com direito à recondução, “vem de encontro à democracia”  existente na Câmara de Uberaba.
Com o mandato de um ano haverá maior rotatividade de ideias, aprimoramento dos trabalhos realizados pelos vereadores” – alegam na mensagem que acompanha a proposta.
HÁ CONTROVÉRSIAS --- A mudança de última hora – e que parece não ter caído no gosto de muitos vereadores eleitos (novatos), seria uma reação à notícia dando conta de que o ex-vereador Elmar Goulart (PSL) teria saído na frente, na disputa pela presidência da Câmara.
Fonte do grupo liderado por Elmar garantiu que ele já teria o apoio dos vereadores eleitos Samir Cecílio (PR), Edmilson Ferreira (PRTB), Kaká Carneiro (PSL), Ismar Vicente (PSB) e Franco Cartafina (PRB), além do reeleito João Gilberto Ripposati (PSDB). 
No caso de Ripposati, entretanto, está sendo considerado perdas e danos do grupo de Elmar, já que ele está participando das articulações dos reeleitos.
VOTAÇÃO ---- A emenda à Lei Orgânica tem que ser votada em dois turnos, e o primeiro deles está previsto para dia 10 de dezembro, segunda-feira. Se passar pelo crivo do plenário, vai a segundo turno rapidamente – diz uma fonte da Câmara, ainda que seja necessário a convocação de uma reunião extraordinária sem remuneração. 
--------------------
CAETANO, MILTON E PAULINHO DA VIOLA 
NAS VOZES DO CORAL CIDADE DE UBERABA
O recital – gratuito, acontece dia 14, às 20h30, no Centro Cultural Cecília Palmério, no campus Centro da Uniube. O Coral Cidade de Uberaba é regido por Marly Gonçalves da Costa, tem 20 integrantes e pertence à Fundação Cultural de Uberaba
----------------------
GOTINHAS --- Enquanto isso, continuam as queixas contra o Codau. Moradores do bairro Gameleira 2, por exemplo, reclamam, à colunista, que a água está chegando às suas residências na base do pingo. “Quando não falta, pinga! Mas, o preço continua bem forte” – se desesperam os consumidores.
SEM ESCAPATÓRIA --- Codau e Cemig estão no empate com a CTBC. Quem precisa da Internet pra trabalhar anda se descabelando em Uberaba. A rede cai hora sim, e outra também, e assim vai indo o dia inteiro, e a noite também...Pelo menos de uma coisa a CTBC não pode ser acusada: de discriminação. Pobres e ricos são vítimas igualmente.

MASSA SOLIDÁRIA ---- Segunda versão da Noite de Massas em prol da Escola para Surdos Dulce De Oliveira acontece sábado, dia 8, a partir das 20h, na sede da escola, com apresentações, leilões e muita diversão. O convite custa R$ 15 e crianças até 10 anos não pagam. Não serão vendidos convites na portaria. Eles devem ser adquiridos até sexta-feira ou pelo telefone 8804-7704.

FILHO ADOTIVO ---- E mudando de massas pra carnes, o proprietário do restaurante Santa Brasa Authentik Steaks, instalado no Shopping Uberaba, Thiago Rubinger, 31 anos, natural de Patos de Minas, vai se tornar cidadão uberabense. A indicação foi do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra (PDT), e a solenidade de entrega do documento será realizada dia 18 de dezembro, às 15h30, no plenário da Câmara. Com apenas um ano e meio de funcionamento, já surgiu a primeira franquia em Londrina, no Paraná.
-----------------------
----------------------
REGIÃO --- Proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo – defendida durante o encontro de prefeitos eleitos e reeleitos, em Uberaba, não é novidade. O assunto foi retomado no evento Triângulo de Lideranças, promovido na Casa do Folclore pela associação dos municípios do Vale do Rio Grande, dias atrás, mas vem de longa data.
NO ARQUIVO --- Projeto criando a Região Metropolitana do Triângulo chegou a dar entrada, em 2001, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas, foi arquivado em fevereiro de 2003, após a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia opinar pela sua ilegalidade, alegando que a proposta não cumpria os requisitos exigidos.
FORA DO ARQUIVO --- No início de 2011 – com a criação da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana de Minas Gerais, o assunto voltou à tona. Deputados estaduais do Triângulo e Alto Paranaíba retomaram os estudos técnicos com vistas ao desarquivamento do projeto.
OS CRITÉRIOS ---- Por enquanto, porém, os defensores da ideia esbarram em alguns critérios, entre eles, o da conurbação – ou seja, as cidades da região precisam estar interligadas através de seus centros urbanos.

CONTRATOS GARANTIDOS ---- Só da administração direta da Prefeitura de Uberaba, 2.897 contratos de trabalhadores com prazo em vias de vencer estão com o emprego assegurado. Número foi passado por fonte do governo municipal, com o objetivo de dar uma ideia do tamanho da decisão do prefeito eleito Paulo Piau de renovar todos os contratos que encerrarem às vésperas de sua posse.
PRAZO EXTRA --- Deste total - segundo a fonte, 188 são contratados do Programa Saúde da Família – PSF, que recebe recursos do governo federal. Neste caso específico, os contratos vão além de 31 de dezembro de 2102. Eles vencem dia 30 de abril de 2013. Os 188 contratos do PSF são distribuídos entre 46 auxiliares de consultório dentário; 47 enfermeiros; 43 médicos e 52 técnicos de enfermagem.
DIRETA ---- Ainda sobre a administração direta, 4.624 trabalhadores são efetivos/estáveis. Os cargos comissionados (de confiança) são ocupados por 629 pessoas. Até a última folha de pagamento, a Prefeitura de Uberaba tinha, portanto, 8.150 servidores...só na administração direta, de acordo com a fonte. Não estão incluídos aqui, os trabalhadores do Codau, Cohagra, entre outros setores da administração indireta.
EXCEÇÕES --- Paulo Piau diz que só não vai renovar contratos legalmente impossibilitados, se referindo aos servidores que já completaram quatro anos nesta situação. “Não vou deixar setores importantes, como saúde, educação e social, sem pessoal suficiente para manter os serviços em dia” – justifica ele.
------------------
PERDAS E DANOS ---- E outra fonte do governo municipal manda e-mail pra coluna se queixando da desativação do Projeto Dentão-Móvel de Assistência ao Estudante da Rede Municipal. De acordo com a fonte inconformada, a unidade era itinerante e dava assistência de alto nível nas escolas mantidas pela Prefeitura de Uberaba, mas foi encerrada sob o pretexto de falta de verba. Os funcionários teriam sido transferidos para posto de saúde do Residencial 2000. “O projeto era referencial na área de saúde bucal” – lamenta a fonte.

DE BOM TAMANHO ---  Paulo Piau garante - com todas as letras, vírgulas e acentos,  que não pretende ampliar os cargos na administração municipal para abrigar aliados. Pois é. Vale lembrar, neste caso, que a Prefeitura de Uberaba oferece 995 cargos comissionados (de confiança) para serem preenchidos na administração direta e indireta. Deste total, 17 formam o primeiro escalão na administração direta, e outros cinco estão na administração indireta.
 ------------------

REFORÇO PESO PESADO
Paulo Piau indica ministro do PT para ser
seu porta-voz em megaprojetos de Uberaba
Paulo Piau e Fernando Pimentel durante encontro em Uberaba, no 2º turno das eleições,
articulado pelo deputado estadual e ex-candidato a prefeito, Adelmo Leão, para que
seu partido - o PT, manifestasse apoio a Piau
Deputado federal e prefeito eleito Paulo Piau indica o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, amigo pessoal de Dilma Roussef e único mineiro no primeiro escalão federal, Fernando Pimentel, do PT, para ser seu principal porta-voz nas articulações em torno do projeto da planta de amônia.
Pedi que ele se envolva diretamente na questão, não apenas por Uberaba, mas, por Minas, e pelo Brasil, já que a fábrica prevista para Uberaba vai tornar o país autossuficiente no insumo, que é usado na agricultura e na indústria” – disse ele, que esteve com o ministro esta semana.
A planta prevê uma capacidade de produção de 519 mil toneladas/ano, e está diretamente ligada a outro megaprojeto: a construção do gasoduto até Uberaba tem o objetivo de atender à fábrica de amônia.
Um depende do outro pra serem viabilizados” – lembrou Paulo Piau, justificando sua preocupação com os dois projetos. A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) deve consumir algo em torno de 1.257 mil m³ diários de gás natural.
O “X” DA QUESTÃO
No que se refere à amônia, a comandante da Petrobras, Maria das Graças Foster, chegou a anunciar os investimentos de R$ 1,3 bilhão para implantação da fábrica, com previsão de entrega em 2014. E é justamente no cronograma que se encontra o “X” da questão.
Alegando problemas econômicos, a Petrobras estaria seriamente planejando o adiamento do projeto.
Não podemos deixar que isso aconteça” – diz Paulo Piau. Para ele, o mineiro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, tem todos os predicados pra entrar de cabeça nesta luta.
EXPORTAÇÃO --- E não é só isso: alguns megaprojetos de Uberaba que estão tramitando no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também foram tema da conversa entre Piau e Pimentel. Entre eles, a Zona de Processamento de Exportação – ZPE,  já criada oficialmente no município.
Através da ZPE, as empresas instaladas terão tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, com a condição de destinarem pelo menos 80% da produção para o mercado externo.
Além de carnes e da produção de óleo de soja, expectativa do governo federal é de atrair ainda, investimentos das áreas sucroalcooleira, couro, produtos lácteos, moveleira, químicos e cosméticos.
Os últimos indicativos oficiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior são de 2010 e dizem que as principais exportações de Uberaba, naquele ano, foram para o Iraque, Egito, Argentina, México e China.
Antes, eu falava com o governo federal na condição de deputado, mas, agora, estou falando como futuro prefeito, já eleito, e com poderes para dizer o que meu governo poderá fazer para contribuir” – destacou Piau.
---------------------
TRAGA DE VOLTA
Campanha vai movimentar o 
calçadão da rua Artur Machado
População está sendo chamada a entregar
medicamentos vencidos ou inutilizados
Lançada dia 29 de novembro em evento voltado para formadores de opinião, a campanha Traga de Volta – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pretende agora, atrair o interesse e a participação direta da população de Uberaba.
Objetivo é retirar das residências os medicamentos vencidos e ou inutilizados, que, segundo a Anvisa, colocam em risco a vida dos moradores e do público em geral.
MOBILIZAÇÃO --- Dia 15 de dezembro, sábado, os parceiros da campanha vão movimentar o calçadão da rua Artur Machado, a partir das 9h – até 11h, com uma série de atividades de conscientização. Na oportunidade, também vão receber os medicamentos, ao mesmo tempo em que estarão divulgando os locais de coleta.
A campanha Traga de Volta se estende até fevereiro de 2013, e foi idealizada pela Anvisa com vistas à realização de um diagnóstico sobre a situação atual dos medicamentos vencidos e/ou inutilizados.
Em Minas Gerais, a campanha acontece em Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Lavras, Barbacena, Juiz de Fora e Montes Claros.
PERIGO --- Justificativa da Anvisa para o movimento é de que o descarte aleatório de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras tem sido feito, atualmente, por grande parte das pessoas, no lixo comum ou na rede pública de esgoto.
Entre as consequências, a agência destaca a agressão ao meio ambiente – com a contaminação da água, do solo e de animais, e ainda,o  risco à saúde de pessoas, que acabam reutilizando os remédios por acidente ou mesmo intencionalmente, devido a fatores sociais ou circunstanciais.
A campanha em Uberaba tem a parceria da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, de farmacêuticos e representantes de farmácias e drogarias credenciadas.
--------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
Acima, o projeto assinado por Oscar Niemeyer, que ilustra a tese da pesquisadora Rosângela Castro,
e abaixo, a fachada da escola em fotos do acervo da instituição
Pra não dizer que Uberaba não participou da vida do celebrado arquiteto Oscar Niemeyer - sua morte deixa um rastro de dúvidas e uma bela de uma polêmica histórica. Afinal, a ex-Escola Normal de Uberaba - atual Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, foi, ou não foi, projetada por ele?
Pesquisadores cuidadosos dizem que sim, mas, que a obra - só em parte, corresponde ao que Niemeyer imaginou e colocou no papel. A escola sediada na rua Padre Leandro, 121, bairro Estados Unidos, atende hoje, alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Sua trajetória, porém, teve início como Escola Normal Oficial de Uberaba.

PROJETO ALTERADO --- O pesquisador do Arquivo Público de Uberaba, Danilo Ferrari – que vive rodeado de fatos, fotos e documentos históricos por todos os lados, conta que, em 1951, a pedido do seu amigo Juscelino Kubistcheck, então governador de Minas Gerais, Niemeyer projetou algumas sedes de escolas para serem construídas no Estado.
Entre elas, estava a escola de Uberaba. Entretanto – conta Danilo, como a obra ficou parada muitos anos, ao ser retomada em 1957, já na gestão do governador Bias Fortes, mudanças foram feitas no projeto original.
Tanto, que Niemeyer nunca a reconheceu como sua” – diz o pesquisador, que já passeou por todos os espaços virtuais do arquiteto e, em nenhum deles, encontrou menção à escola de Uberaba. Nem no site oficial, onde ele relacionou todas as suas obras.

A PROVA DA AUTORIA --- Em sua tese de doutorado - O percurso institucional da disciplina "História da Educação" em Minas Gerais e o seu ensino na Escola Normal Oficial de Uberaba (1928-1970), defendida no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, a pesquisadora uberabense e professora de História, Rosângela Castro Guimarães, faz revelações baseadas em documentos.
Após uma longa jornada de buscas, ela conseguiu localizar velhos documentos sobre a escola, guardados num depósito.
Entre eles, estavam três projetos: o de implantação da edificação, um da planta térrea, e outro do pavimento superior.
Os dois últimos tinham o selo da autoria: "Oscar Niemeyer Filho".
A data era 19 de agosto de 1951.

A PROVA DA ALTERAÇÃO --- A pesquisadora Rosângela Castro Guimarães analisa que, entre o que está construído e o que foi projetado, existem defasagens, ou seja, o segundo bloco não teria sido construído. E mais: o que foi construído não seguiu inteiramente o que foi projetado.
Entretanto, ela avalia que os dois pavimentos do bloco que foi (e está) construído parecem fiéis quanto aos aspectos estruturais (divisões e dimensões espaciais) e externos (fachadas), apesar da diferença quanto a alguns espaços.
Uma versão impressa e completa da tese que contém imagens dos projetos e as fotografias de época, foi doada aos acervos do Arquivo Público de Uberaba e da Biblioteca Municipal de Uberaba, e estão à disposição do público.

CONCLUSÃO --- Por sua vez, o professor doutor da Faculdade de Educação da UFU, Décio Gatti Júnior, avalia que o traçado do projeto encontrado pela pesquisadora uberabense se constituiu num embrião do que mais tarde daria origem ao traçado do plano piloto em torno do qual se edificou Brasília.
Em 1957, o arquiteto escolhido pelo agora presidente Juscelino Kubitschek, abre um concurso público para o Plano Piloto da nova capital. O projeto vencedor foi o apresentado por Lúcio Costa,  amigo e ex-patrão de Niemeyer.
Lúcio Costa desenvolveu o plano da cidade, enquanto Niemeyer ficou responsável pelos projetos dos edifícios. Entre os de maior destaque estão a residência presidencial (Palácio da Alvorada); a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto), além de prédios residenciais e comerciais.
----------------------
ANDAR COM FÉ EU VOU ---- Formandos de Medicina da Uniube posam para foto em frente
à lindíssima e inspiradora Igreja de São Domingos
Temporada de formaturas na Universidade de Uberaba – Uniube, começa dia 21 de dezembro, com a colação de grau dos formandos em Medicina.


COLAÇÃO DE GRAU – UNIUBE

COLAÇÃO DE GRAU: 21/12/2012 (SEXTA-FEIRA)
ÁREA DA SAÚDE

MEDICINA:                                                       20H                                 CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ

ENSAIO: 21/12/2012 AS 14:00


COLAÇÃO DE GRAU – JANEIRO 2013 – PRESENCIAL/EAD

COLAÇÃO DE GRAU: 25/01/2013 (SEXTA-FEIRA)
ÁREA DA SAÚDE
CURSOS:
HORÁRIO
LOCAL
BIOMEDICINA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
EDUCAÇÃO FÍSICA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
FARMÁCIA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
FONOAUDIOLOGIA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
PSICOLOGIA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



ENFERMAGEM
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
FISIOTERAPIA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
NUTRIÇÃO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
ODONTOLOGIA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
TERAPIA OCUPACIONAL
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



COLAÇÃO DE GRAU: 26/01/2013 (SABADO)
ÁREA DE HUMANAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
GEOGRAFIA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
HISTÓRIA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
LETRAS PORT/INGLÊS
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
MATEMÁTICA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
PEDAGOGIA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
QUÍMICA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
PROD. SULCROALCOOLEIRA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



COLAÇÃO DE GRAU: 29/01/2013 (TERÇA-FEIRA)
AREA JURÍDICA
DIREITO MULT/NOTURNO
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



ÁREA DE HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



COLAÇÃO DE GRAU: 30/01/2013 (QUARTA-FEIRA)
AREA DE HUMANAS
COM. SOCIAL - JORNALISMO
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
COM. SOCIAL – PUB. E PROPAGANDA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
PROCESSOS GERENCIAIS
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
SERVIÇO SOCIAL
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



ÁREA DE TECNOLOGIA
ARQUITETURA E URBANISMO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
DESIGN DE INTERIORES
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
ENGENHARIA PRODUÇÃO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
SUP. TEC. EM G. RECURSOS HUMANOS
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
SUP. TEC. EM MARKETING
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



COLAÇÃO DE GRAU: 31/01/2013 (QUINTA-FEIRA)
ÁREA DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
ENGENHARIA ELÉTRICA
10H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ



ÁREA DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
ENGENHARIA QUÍMICA
20H
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ
COLAÇÃO DE GRAU: 01/02/2013 (SEXTA-FEIRA)
ÁREA DA SAÚDE
MEDICINA VETERINÁRIA
10h
CENTRO DE EVENTOS DA ABCZ


----------------------
ATENÇÃO!
Fotos desta edição 
Mural de Angela Mairink no Facebook; Guilherme Bergamini/Assembleia Legislativa; Enerson Cleiton/Jornal de Uberaba; Divulgação/Fundação Cultural; Mural de Silvana Elias no Facebook; Divulgação/Site Oscar Niemeyer; Divulgação/Uniube
---------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário