31 de dezembro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias

Especial
GOVERNO MUNICIPAL 
DE UBERABA 2013/2016

*E ainda: as mesas diretoras da Câmara para toda a legislatura 
Alguns dos nomes da equipe de 1º escalão anunciados pelo prefeito eleito Paulo Piau
(Fotos: Divulgação)

PAULO PIAU É OFICIALMENTE O PREFEITO DE UBERABA. ELE E O VICE, ALMIR SILVA, TOMARAM POSSE NESTE 1º DE JANEIRO DE 20013...
-----------
Um dia antes da posse, Paulo Piau divulgou a maior parte do seu secretariado. Mas, as articulações continuam
Seis cargos ficaram pra trás, no anúncio da equipe de 1º escalão feito nesta segunda-feira, 31 de dezembro, pelo prefeito eleito, Paulo Piau (PMDB) – e portanto, as articulações continuam.
Maior parte dos nomes foi revelada na entrevista coletiva com a imprensa, mas cargos importantes ainda ocupam as atenções do prefeito que toma posse neste 1º de janeiro de 2013.
SOBRE A MESA --- Não foram anunciados os próximos secretários de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos; de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento, de Esporte e Lazer; de Infraestrutura; de Meio Ambiente e Turismo e de Planejamento.
O PT E AS REUNIÕES ---- Entre os partidos aliados que ficaram fora do anúncio está o PT, legenda que disputou o 1º turno com o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, e que apoiou Paulo Piau no 2º turno.
Velhos conhecidos pelas inúmeras e intermináveis reuniões que costumam fazer para tomar decisões, os petistas não conseguiram chegar a um acordo interno em tempo hábil para a entrevista coletiva deste 31 de dezembro.
QUERIDOS --- Entretanto, o PT só não estará no governo se não quiser.
Além do apoio do 2º turno, Piau tem planos de trabalhar ao lado do prefeito eleito de Uberlândia, Gilmar Machado, pelo fortalecimento da região, e espera contar com o governo de Dilma Rousseff para consolidar conquistas importantes para Uberaba – incluindo o gasoduto, a Zona de Processamento de Exportações e a fábrica de amônia.
Bem ao estilo da família, Heloísa Nogueira vai trabalhar no governo, sem remuneração
(Foto: Enerson Cleiton)
PODEROSA --- O prefeito eleito fez o anúncio o tempo todo acompanhado da futura primeira-dama Heloísa Nogueira, que terá atuação importante no governo. O próprio Piau disse que a esposa não terá cargo remunerado, mas revelou a Conta-Gotas, que ela ocupará espaço de destaque, inclusive com sala ao lado do seu Gabinete. “Heloísa vai trabalhar muito ao meu lado” – disse ele.

EQUIPE TEM EX-PREFEITO E EX-ADVERSÁRIOS DE CAMPANHA
Dos 19 nomes anunciados oficialmente, na manhã de segunda-feira, pelo prefeito eleito para a composição de sua equipe do 1º escalão, encontram-se dois adversários no 1º turno das eleições de 2012, e que o apoiaram na etapa final.
Fahim Sawan, que se candidatou a prefeito pelo PSDB e agora está sem partido, volta à Secretaria Municipal de Saúde, cargo que ocupou no governo de Marcos Montes – de onde saiu direto para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Outro derrotado no 1º turno e apoiador na etapa seguinte é Wagner do Nascimento Júnior, do PTC, que vai comandar a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra.
Também está na relação o engenheiro e empresário Luiz Guaritá Neto, ex-prefeito e filiado ao Democratas. Ele assume a presidência do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau.
ROSA CHOQUE ---- Além da presença constante da futura primeira-dama, Paulo Piau terá outras quatro mulheres na equipe principal: Sumayra Oliveira, presidente do PCdoB, vai comandar a Fundação Cultural, apesar de seu partido ter lutado até os últimos segundos antes do anúncio, para ficar com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Motivo é que o PCdoB já comanda o Ministério do Esporte, através de Aldo Rebelo.
Jaine Basílio e família  (Foto: Sebastião Santos/Mural Facebook Rose Dutra)
NEGRITUDE FEMININA --- A Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres fica com Jaine Basílio – representante e defensora ardorosa da raça negra. Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ela é bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil.
DEFESA DO CONSUMIDOR ---- Advogada Eclair Gonçalves retorna ao comando do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon. Presidente do Democratas – DEM, partido com maior número de filiados em Uberaba (cerca de 5.000), Eclair foi candidata a prefeita em 2004, quando saiu das urnas com mais de 13 mil votos. Performance é atribuída justamente ao trabalho realizado no Procon.
TIDA E HAVIDA --- A quarta anunciada não é novidade. Desde que Paulo Piau saiu vitorioso das urnas já se comentava que Silvana Elias iria ocupar um cargo de 1º escalão. Tem sido o nome mais cogitado desde então, inclusive nas redes sociais. Ela é pedagoga, servidora municipal de carreira (aposentada) da Prefeitura de Uberaba; ex-secretária municipal de assistência social; especialista em políticas públicas e movimentos sociais e em avaliação educacional; ex-diretora do Colégio Marista Diocesano; ex-superintendente de Projetos e Parcerias Intersetoriais; consultora em projetos, e, desde setembro de 2011, coordena o chamado PPDI - Planejamento Participativo e Desenvolvimento Integrado, que subsidiou o programa de governo do agora prefeito eleito de Uberaba.
  
Paulo Piau e Heloísa Nogueira posam com os anunciados.
(Foto: Sebastião Santos/Divulgação: Mural Rose Dutra no Facebook)
OS CARGOS E NOMES DEFINIDOS E ANUNCIADOS
*Heloísa Nogueira
Terá gabinete (sem remuneração)
*Sumayra Oliveira
Fundação Cultural
(PCdoB)
*Silvana Elias  
Educação e Cultura
(Sem partido)
*Jaine Basílio
Coordenadoria de Políticas Públicas Para a Mulher
(Sem partido)
*Eclair Gonçalves
Procon
(DEM)
*Denis Silva
Comunicação
(PDT)
*Carlos Bracarense
Administração
(Sem partido) 
*Fernando Hueb
Chefia de Gabinete
(PMDB)
*Mauro Umberto Alves 
Controladoria-Geral
(PMDB)
*José Renato Gomes
Desenvolvimento Econômico
(Sem partido)
*Luiz Guaritá Neto
Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau)
(DEM)
*Wagner do Nascimento Júnior
Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra)
(PTC)
*Maurides Dutra
Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub)
(PMDB)
*Almir Silva/vice-prefeito
Desenvolvimento Social
(PR)
*Wellington Fontes 
Fazenda
(PR)
*Wellington Cardoso
Governo
(Sem partido) 
*Paulo Leonardo Vilela Cardoso
Procuradoria-Geral 
(Sem partido)
*Fahim Sawan
Saúde
(Sem partido)
*Toninho de Oliveira
Coordenador Institucional
(Sem partido)
-------------------
Paulo Piau fez questão de posar, para as lentes de Enerson Cleiton, ao lado do busto
do capitão Domingos da Silva e Oliveira, 1º  "prefeito" de Uberaba. Irmão do fundador,
major Eustáquio de Oliveira, o capitão Domingos foi o vereador mais votado e
assumiu o cargo de agente executivo - que comandava os Poderes Legislativo
e Executivo. Ficou no cargo de 7 de janeiro de 1837 até 6 de janeiro de 1841 na então Vila
de Santo Antônio de Uberaba. O busto foi inaugurado recentemente na Câmara Municipal 
----------------
2º ESCALÃO --- Além dos seis cargos de 1º escalão pendentes, outras vagas importantes movimentam dias e noites do prefeito eleito, partidos aliados e companheiros avulsos. Entre estas vagas, destacam-se as subsecretarias municipais. Circulam - entre outros, os nomes de Maria Batista Varotto (DEM), dos vereadores não reeleitos Itamar Ribeiro (DEM) e Carlos Godoy (presidente do PTB), da ex-vereadora Marilda Ribeiro (PT), e assim por diante.
----------------
Vereador novato confirma favoritismo
e leva a presidência do Poder Legislativo
Ex-vereador e ex-presidente da Câmara – reeleito em 2012, Elmar Goulart (PSL), vai comandar o Poder Legislativo de Uberaba em 2013. Ele foi escolhido, neste 1º de janeiro para presidir a primeira mesa diretora, das quatro que serão eleitas ao longo da legislatura 2013/2016.
Vantagem de Elmar foi antecipada com exclusividade, na edição de 28 de novembro de 2012, do Jornal de Uberaba, e no dia seguinte, repercutida – em 2ª mão, pela coluna Conta-Gotas.
Até então, os reeleitos, entre eles, três candidatos a presidente, levavam a eleição da mesa diretora em banho-maria. Começaram a se mexer só depois que a notícia foi divulgada no JU e em Conta-Gotas.
GUERRILHA ---- Instalou-se assim, uma guerra de guerrilha entre reeleitos e novatos.
Os primeiros decidiram aprovar, ainda como vereadores da legislatura anterior, mudanças para a eleição da mesa. Reduziram de dois, para um ano, cada mandato, e decidiram que todas as quatro mesas da legislatura seriam eleitas ao mesmo tempo, dia 1º de janeiro de 2013.
Os novatos - sem voz na legislatura anterior, reagiram como puderam: fazendo reuniões, articulando e fechando questão entre eles.
QUESTÃO --- O PSL de Elmar Goulart entrou na briga e exigiu que os outros dois filiados fechassem apoio a ele. Kaká Carneiro e Paulo César Soares decidiram seguir a determinação.
TARDE DEMAIS ---- O PR presidido pelo deputado federal Aelton Freitas ainda tentou reverter o voto do novato mais votado, seu filiado Samir Cecílio, mas não teve sucesso. Era tarde para o Partido da República bancar poder sobre o mais votado da história da cidade – com 7.883 votos.
Também era tarde para uma influência do prefeito Paulo Piau (PMDB).
Sua preferência pelo reeleito Tony Carlos, seu colega de legenda e companheiro de primeira hora, não foi suficiente para mudar a história.

1ª MESA
A mesa que comanda o primeiro mandato da legislatura 2013/2016 é formada exclusivamente por novatos. Elmar Goulart terá, ao seu lado, Samir Cecílio (PR), na vice-presidência; Franco Cartafina (PRB), na 1ª secretaria, e Paulo César Soares (PSL), na 2ª secretaria.
2ª MESA
Para o mandato 2014 foram eleitos Samir Cecílio (presidente); Paulo César Soares (vice); e os reeleitos Afrânio Lara, do PP, para a 1ª secretaria, e João Gilberto Ripposati, do PSDB, para a 2ª secretaria.
3ª MESA
Cléber Ramos (PMDB) vai assumir a presidência da mesa diretora no mandato 2015. Com ele estarão, Franco Cartafina (vice-presidente); João Gilberto Ripposati (1º secretário) e Ismar Vicente dos Santos (PSB), na 2ª secretaria.
4ª MESA
Em vez de Afrânio Lara – como havia antecipado fonte de Conta-Gotas, a presidência do último mandato da legislatura fica com o novato Kaká Carneiro (PSL). A mesa do mandato 2016 será ocupada ainda, por Afrânio Lara (vice-presidente); Elmar Goular (2º secretário), e Edmilson Ferreira (PRTB), na 2ª secretaria.

1º PRESIDENTE DA CÂMARA NA LEGISLATURA 2013/2016 DEFENDE AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES
O farmacêutico Elmar Goulart, eleito vereador em 2012 pelo Partido Social Liberal - PSL, é o que se pode chamar de peemedebista histórico. Ele retorna à Câmara após duas legislaturas afastado, mas nos três mandatos que cumpriu era filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. 
A BANCADA --- Mais do que isso: Elmar Goulart estreou na Câmara de Uberaba em plena mobilização peemedebista pela democratização do país, na década de 1980.
Ele foi um dos 15 integrantes da histórica e surpreendente bancada 1983/1988.
O PMDB, de oposição ao regime militar, só cedeu, na oportunidade, quatro cadeiras para o Partido Democrático Social - PDS, o braço político do governo.
As duas legendas estavam estreando novas denominações. Vinham, respectivamente, do Movimento Democrático Brasileiro - MDB, e da Aliança Renovadora Nacional - Arena, que até então coexistiam num sistema bipartidarista.
ÉRAMOS 19 --- Por sinal, se tem alguém - entre os 14 eleitos e reeleitos para a legislatura 2013/2016, que defende o aumento no número de cadeiras na Câmara de Uberaba, é Elmar Goulart. Nas três legislaturas exercidas por ele - 1983/1988, 1997/2000, 2001/2004, Uberaba tinha 19 vereadores.
"Uberaba não para de crescer, e precisa de uma representatividade maior no seu Legislativo Municipal para fortalecer a luta pelos interesses da cidade" - avalia Elmar.
------------------
João Franco: rindo de orelha a orelha
Ideia fixa
Na noite de 31 de dezembro, em vez de estarem comemorando a passagem do ano e a posse que viria no dia seguinte, muitos vereadores – novatos e reeleitos, só queriam saber de mesa diretora. Por volta de 23h um deles ligou na casa da colunista pra anunciar: Elmar Goulart (PSL) vai presidir a mesa do mandato 2013; Samir Cecílio (PR), a mesa do mandato 2014; Cléber Humberto Ramos, a mesa do mandato 2015, e Afrânio Lara (PP), a mesa/2016.
Detalhe: A eleição - aberta, aconteceu neste 1º de janeiro de 2013. 

PREVISÕES MAIAS ---- E comentários extraoficiais são de que as articulações dos vereadores novatos tiveram uma mãozinha do deputado estadual Antônio Lerin (PSB), que disputou o 2º turno com o eleito Paulo Piau. E mais: que, se os novatos vencessem, o próximo diretor-geral da Câmara seria o economista João Franco, um dos coordenadores da campanha de Lerin e principal articulador da ação judicial que o deputado estadual move contra Piau. Vem mais fervura por aí.
 --------------------
COMPOSIÇÃO LEGISLATURA 2013/2016 
Tomaram posse na Câmara de Vereadores - segundo a escolha do eleitorado: 

_Samir Cecílio Filho

Nome conhecido: Samir Cecílio

Votos: 7.883
Idade: 56 anos
Natural: Uberaba
Formação: Engenheiro
Estado civil: Casado
Partido: PR
Coligação: “Uberaba No Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_Antônio Carlos Silva Nunes
Nome conhecido: Tony Carlos
Votos: 5.984
Idade: 48 anos
Natural: Uberaba
Formação: Jornalista
Estado civil: Solteiro
Partido: PMDB
Coligação: “Uberaba No Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_Samuel Pereira
Nome conhecido: Samuel Pereira
Votos: 4.253 votos
Idade: 42 anos
Natural: Orlândia/SP
Formação: Servidor
Estado civil: Casado
Partido: PR
Coligação: “Uberaba No Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_Edcarlo dos Santos Carneiro
Nome conhecido: Kaká Se Liga
Votos: 3.966
Idade: 30 anos
Natural: Uberaba
Formação: Administrador
Estado civil: Solteiro
Partido: PSL
Coligação: PT/PSL

_Luiz Humberto Dutra
Nome conhecido: Luiz Dutra
Votos: 3.454
Idade: 60 anos
Natural: Uberaba
Formação: Delegado/aposentado
Estado civil: Separado
Partido: PDT
Coligação: “Meu Voto é Sustentável”
PDT/PHS/PV/PRP

_Marcelo Machado Borges
Nome conhecido: Borjão
Votos: 3.147
Idade: 53 anos
Natural: Uberaba
Formação: Agropecuarista
Estado civil: Casado
Partido: DEM
Coligação: “Uberaba No Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_João Gilberto Ripposati
Nome conhecido: Ripposati
Votos: 2.955 votos
Idade: 51 anos
Natural: Uberaba
Formação: Servidor licenciado da Epamig
Estado civil: Casado
Partido: PSDB
Coligação: “Uberaba da Nossa Gente”
(PTB/PSDB)

_Cléber Humberto de Souza Ramos
Nome conhecido: Cléber Cabeludo
Votos: 2.846
Idade: 46 anos
Natural: Conceição das Alagoas/MG
Formação: Comerciante
Estado civil: Casado
Partido: PMDB
Coligação: “Uberaba No Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_Elmar Humberto Goulart
Nome conhecido: Elmar Goulart
Votos: 2.795
Idade: 61 anos
Natural: Santa Juliana/MG
Formação: Farmacêutico
Estado civil: Casado
Partido: PSL
Coligação: PT/PSL

_Afrânio Cardoso de Lara Resende
Nome conhecido: Afrânio Lara
Votos: 2.790
Idade: 41 anos
Natural: Belo Horizonte/MG
Formação: Policial civil
Estado civil: Casado
Partido: PP
Coligação: “Uberaba no Rumo Certo”
(PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB)

_Paulo César Soares
Nome conhecido: China
Votos: 2.708
Idade: 54 anos
Natural: Uberaba
Formação: Cabeleireiro/barbeiro
Estado civil: Solteiro
Partido: PSL
Coligação: PT/PSL

_Ismar Vicente dos Santos
Nome conhecido: Ismar Marão
Votos: 2.615
Idade: 44 anos
Natural: Uberaba
Formação: Servidor
Estado civil: Divorciado
Partido: PSB
Coligação: “Juntos Podemos Mais”
(PSDC/PSB)

_Edmilson Ferreira de Paulo
Nome conhecido: Edmilson Doidão
Votos: 2.241
Idade: 40 anos
Natural: Uberaba
Formação: Motorista particular
Estado civil: Casado
Partido: PRTB
Coligação: “União Democrática Popular”
(PRB/PRTB)

_Franco Cartafina Gomes
Nome conhecido: Franco Cartafina
Votos: 2.049
Idade: 26 anos
Natural: Uberaba
Formação: Empresário
Estado civil: Solteiro
Partido: PRB
Coligação: “União Democrática Popular”
(PRB/PRTB)

-------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário