13 de dezembro de 2012

CONTA-GOTAS...Notícias


AS MARCAS DEIXADAS 
PELAS CHUVAS DE 12/12/2012...
NA VISÃO DO REPÓRTER-FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON
*Confira no final da edição


SOLIDÃO --- A foto de Ariane Cristina foi, sem dúvida, umas das mais expressivas
entre as centenas de imagens que circularam pelo Facebook revelando detalhes das
enchentes que castigaram Uberaba na estranhíssima data de 12/12/2012

AS ENCHENTES, SEGUNDO O PREFEITO ANDERSON ADAUTO
Anderson Adauto, de acordo com
as lentes de Enerson Cleiton
 Data:
13/11/2012
“As chuvas volumosas que caíram na tarde desta terça-feira (dia 13) sobre Uberaba foram avaliadas pelo prefeito Anderson Adauto como o primeiro teste do Projeto Água Viva, com a duplicação dos canais das avenidas centrais para contenção das enchentes.
_Foi a primeira prova de fogo do Projeto Água Viva. Ao final das obras nas avenidas Guilherme Ferreira e Santos Dumont, estou seguro que a área central não vai sofrer mais com as enchentes, ressaltou o chefe do Executivo...”
Data:
12/12/2012
“O prefeito Anderson Adauto declarou em entrevista coletiva que os 58 milímetros de chuvas que caíram em menos de uma hora nesta quarta-feira (dia 12) foi o primeiro grande teste das obras do Projeto Água Viva.
Após ouvir técnicos e percorrer avenidas, ele disse que assim que for concluído o projeto, chuvas deste volume não deverão mais inundar o centro da cidade...”
 --------------------
OS EVENTOS DE UBERABA EM 12/12/2012, SEGUNDO A CLIMATOLOGISTA WANDA PRATA
PALAVRA DE ESPECIALISTA - Wanda Prata conta tudo o que aconteceu dia 12/12/2012
em Uberaba. A foto é de Enerson Cleiton/Jornal de Uberaba
“Foi uma anomalia atmosférica!
Espetacular sob o ponto de vista climatológico, 
mas para o homem, um evento desastroso....


FOI ASSIM

Às 12h30 apareceram na tela do Radar diversas 
células de chuva contornando a cidade. 
Eram centros convectivos, pequenos, com chuva fraca a moderada.
A pressão atmosférica era de 1015 mb.
Às 13h30 chegou a imagem de um núcleo só.
Verifiquei a pressão: havia caído para 1012 mb.
Imediatamente ocorreu uma rajada de ventos de 
50 km/hora, e no céu aconteceu uma batalha de trocas de íons, 
enquanto as descargas elétricas iam acontecendo.
Formou-se um pequeno ciclone sobre a cidade.
A chuva cisalhada caiu forte. Em uma hora foram 53 mm....
Fico pensando no evento anômalo ocorrido...
Imagine se a pressão cai para 1008 mb! Teríamos um tornado...
O certo é que eventos anômalos estão ocorrendo c
om muita freqüência, e não é possível prevê-los...”
_ Wanda Prata, climatologista, consultora de Prata&Oliveira 
Consultoria e da Rádio Sete Colinas, 
em postagem no seu mural do Facebook 
 -----------------
CONTRATADOS DA PREFEITURA DE UBERABA “GANHAM FÔLEGO” ATÉ JUNHO
Mais de mil designações temporárias de trabalhadores da Prefeitura de Uberaba acabam de ser prorrogadas até junho de 2013. A grande maioria é de educadores – principalmente professores P1 e P2 e educadores infantis, mas a prorrogação beneficia também, um grande número de trabalhadores braçais, vigias, entre outros. As renovações dos contratos estão sendo feitas pela atual administração com concordância ampla e irrestrita do futuro prefeito.
EMPREGO GARANTIDO --- Paulo Piau já havia antecipado à colunista que pretende renovar todos os contratos que não esbarrem na legislação. Novas prorrogações ainda vão acontecer, inclusive na área da saúde. Só da administração direta da Prefeitura de Uberaba, existem 2.897 contratos de trabalhadores com prazo em vias de vencer.
NA SAÚDE --- Deste total, 188 são contratados do Programa Saúde da Família - PSF, que recebe recursos do governo federal. Neste caso específico, os contratos vão além de 31 de dezembro de 2102. Eles vencem dia 30 de abril de 2013. Os 188 contratos do PSF são distribuídos entre 46 auxiliares de consultório dentário; 47 enfermeiros; 43 médicos e 52 técnicos de enfermagem.

EFETIVOS E COMISSIONADOS --- Ainda sobre a administração direta, 4.624 trabalhadores da Prefeitura de Uberaba são efetivos/estáveis. Os cargos comissionados (de confiança) são ocupados por 629 pessoas. Até a última folha de pagamento, a Prefeitura de Uberaba tinha, portanto, 8.150 servidores... só na administração direta. Não estão incluídos aqui, os trabalhadores do Codau, Cohagra, entre outros setores da administração indireta.
------------------------
BOLA NA REDE ---- Paulo Piau e Aldo Rebelo falam sobre Copa e Olimpíadas
Foto: Divulgação/Assessoria Piau
BOLA EM JOGO ---- Ministro do Esporte, deputado federal e jornalista Aldo Rebelo (PCdoB/SP), reafirmou esta semana, em Brasília, DF, ao prefeito eleito Paulo Piau (PMDB), que Uberaba não ficará de fora das atividades relacionadas à Copa do Mundo (2014) e às Olimpíadas/Paralimpíadas (2016). A promessa já tinha sido feita no início de outubro, quando o ministro desembarcou em Uberaba para apoiar a candidatura de Piau a prefeito, e foi testemunhada pela imprensa da cidade.
----------------------
UBERABA SOB RAIOS --- Céus da cidade flagrados por Enerson Cleiton em
julho de 2011 para reportagem do Jornal de Uberaba
EXPLOSÕES SOLARES NÃO 
SIGNIFICAM O FIM DO MUNDO
A poucos dias do fim do mundo - ou seja, da data prevista pelos maias para o fim do mundo, a climatologista Wanda Prata até que admite que, de agora até dia 21 de dezembro, as explosões solares estarão no seu máximo.
"Evite ficar ao ar livre, o máximo possível" - alerta ela, em seu mural no Facebook. E explica que estão entrando na nossa atmosfera, os raios de Onda Curta - "muito maléficos para a saúde."
THE DAY AFTER --- Apesar do perigo dos raios, a consultora garante que o mundo vai amanhecer dia 22 de dezembro com tudo tal como é...
De acordo com Wanda Prata, dia 21 de dezembro haverá, sim, um fenômeno: o alinhamento do sol com o centro da Via Láctea.
Mas, conclui: "Não acontecerá absolutamente nada!!!"

RAIOS ---- Aliás, o que não falta é estatística pra reforçar a preocupação da climatologista Wanda Prata com a incidência de raios no município.
Levantamento sobre mortes no período de 1998 a 2011 mostra que sete aconteceram em Minas Gerais - quatro delas em Uberaba. E ainda: acontecem 8,14 raios por cada dois metros quadrados na cidade - um dos maiores índices do país.
MANCHETES --- As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e estão no Portal do ELAT - Grupo de Eletricidade Atmosférica. Por sinal, as notícias sobre ocorrências de raios em Uberaba, em destaque no Portal são antigas.
Eis alguns exemplos:
*8 de novembro de 2007: "Uberaba registra dois mil raios em uma semana" 
*16 de abril de 2008: " Uberaba sofre com queda de raios"
*29 de setembro de 2012: "Bois (18) morrem atingidos por raios em Uberaba"
A BASE --- De acordo com o portal técnico, o ranking da incidência de descargas atmosféricas é baseado nos dados do sensor orbital LIS (Lightning Imaging Sensor), que está a bordo da plataforma Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), que é uma missão conjunta entre as agências espaciais NASA (americana) e JAXA (japonesa).
----------------------
TRANSMISSÃO DE CARGO --- Vicente Flávio e Helder Batista se cumprimentam após a posse
(Foto: Divulgação OAB/Uberaba)
POSSE ---- Diretoria eleita para comandar a OAB/Uberaba no triênio 2013/2015, liderada por Vicente Flávio Macedo Ribeiro, tomou posse dia 13 de dezembro, e assume, de fato, a administração da entidade, no dia 1º de janeiro de 2013. O então presidente, Helder Batista, que fez a transmissão do cargo, garante, inclusive, novas poses pra fotos, dia 31 de dezembro, quando volta a se encontrar com seu sucessor para entregar as chaves da sede atual e da nova sede (na avenida Maranhão), obra de sua diretoria.
RECAPITULANDO --- Eleição aconteceu dia 24 de novembro, com três chapas na disputa.
Com 727 votos, a chapa OAB pra Você venceu as concorrentes Inovação (392 votos), coordenada por Jussara de Melo Pedrosa, e OAB no Caminho Certo (208 votos), liderada por Cleonilda Ferreira, e que tinha o apoio do atual presidente Helder Batista.
Dos 1.691 advogados aptos ao voto, 1.342 foram às urnas – e portanto, um índice de 79,36% de comparecimento, ou 20,64% de abstenção. Dois votaram branco e 13 anularam o voto. Desta forma, a chapa liderada por Vicente Flávio levou quase 55% dos 1.327 votos válidos.
CARGO EXTRA ---- Em 2013, Helder Batista assume o cargo de conselheiro efetivo na Seção da OAB de Minas Gerais. O atual presidente da Ordem de Uberaba integra a chapa Advogado Valorizado, liderada por Luís Cláudio Chaves, vencedora da eleição para o novo comando da OAB/MG. A chapa mineira saiu de Uberaba com 656 votos - quase 49% dos que foram às urnas.
NO COMANDO --- Além de Vicente Flávio, tomaram posse no comando da OAB/Uberaba: Maria Angélica de Queiroz Cosci (vice-presidente); Eduardo Augusto Jardim (secretário); Paulo Márcio Miranda (secretário-adjunto); Paulo Emílio Derenusson (tesoureiro). E ainda, os conselheiros: Alceu Dias da Silva Júnior; Ariete Gonçalves Miziara; Carlos Alberto Martins Vieira; Claudia Rodrigues Santos Pedroso; Helmo Marques Borges; Luís Renato Cassimiro de Araújo; Marcelo Nogueira; Marco Aurélio Abdanur Gomes; Sandro dos Reis Wenceslau Lacerda; Tiago de Melo Ribeiro.
-----------------------
FUZILANDO --- Luís Carlos, segundo as
lentes de Enerson Cleiton para o
Jornal do Servidor
SAINDO DO SÉRIO --- Mas, quem esteve prestes a lançar raios e trovoadas esta semana foi o sempre tranquilo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, Luís Carlos dos Santos. Ele saiu fuzilando da Câmara Municipal, após perceber que os vereadores não se movimentaram o bastante para incluírem no Orçamento do Município para 2013, um reajuste de 17% para o funcionalismo da Prefeitura.
Acontece que os vereadores tinham um compromisso com o sindicato, acertado dia 25 de setembro em reunião na sede da entidade. Garantiram que não mediriam esforços para que o índice ficasse assegurado.
"Aprendi no berço que palavra dada tem que ser cumprida" - disse ele, decepcionadíssimo.
DESRESPEITO --- Pior de tudo - segundo o presidente do SSPMU, foi ouvir o vereador não reeleito Jorge Ferreira (PMN) dizer, com ironia, que o compromisso foi feito em época de campanha, e que, portanto, justifica o fato de não ter sido cumprido. "É um desrespeito sem tamanho... não comigo nem com o sindicato, mas, com todos os servidores municipais e com o eleitorado de Uberaba" - criticou Luís Carlos.

NOTA SOBRE O ABONO REIVINDICADO PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UBERABA
Embora tenha havido por parte desta atual diretoria exaustiva negociação e luta em torno do abono natalino/2012, informamos lamentavelmente que este benefício não será concedido pelo governo atual neste ano. 
Isto vem demonstrar mais uma vez a forma de descaso, desrespeito e falta de valorização dos servidores públicos ao longo destes oito anos. 
Como é de conhecimento dos senhores, este pleito também foi levado ao prefeito eleito Paulo Piau, e com ele discutido, para que o mesmo assumisse o pagamento do referido valor a partir de janeiro de 2013, caso o beneficio fosse concedido no tíquete-alimentação do dia 15 de dezembro de 2012.
No entanto, ele lamentou não poder atender, justificando que segundo a “equipe de transição” do atual governo, não há possibilidade financeira para tanto, e que o seu compromisso com os servidores públicos municipais iniciará em janeiro de 2013. 
Da parte do SSPMU, fica a expectativa de que os futuros governantes de nossa cidade não deixem os anseios e as necessidades dos Servidores Públicos Municipais, para “segundo” ou “terceiro plano”, como vem ocorrendo nos últimos anos, haja vista, que a categoria está por demais sacrificada, apesar de sua importante e valorosa contribuição para o desenvolvimento da cidade e de sua economia, sem contudo, participar com justiça da “partilha deste bolo”.
Diretoria do Sindicato dos Servidores
Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU


------------------

LOBBY NA REDE --- Sugestões de nomes para a futura equipe do prefeito eleito Paulo Piau chegam às redes sociais. Está circulando no Facebook - a rede de todos e para todos, uma página criada exclusivamente para defender a candidatura do médico, empresário e ex-deputado estadual Fahim Sawan a secretário municipal de Saúde, cargo, por sinal, que ele já ocupou.
BONS TEMPOS --- Ex-presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, Fahim assumiu a Secretaria de Saúde na administração de Marcos Montes, de onde saiu diretinho pra Assembleia Legislativa de Minas Gerais - uma demonstração evidente da força do cargo. Claro, aliado ao trabalho e à avaliação do governo de um modo geral.
PRECIPITAÇÕES --- Aparentemente - segundo as respostas do eleitorado, Fahim Sawan colocou na cabeça cedo demais a ansiedade para ser prefeito de Uberaba. Daí, não conseguiu se reeleger deputado, e só piorou suas votações, eleição após eleição. Saiu das urnas, no 1º turno de 2012, na 5ª colocação entre os candidatos a prefeito, com 17.806 votos - 34.559 votos a menos do que o conquistado na campanha vitoriosa de deputado estadual.
SEM APOIO --- Sem qualquer respaldo do seu partido em nível estadual, Fahim Sawan ainda perdeu o apoio do principal companheiro de luta - o presidente do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos, e, desta forma, deixou a legenda logo após o 1º turno. E direcionou seu apoio para o deputado federal Paulo Piau no 2º turno. O adversário de Piau foi o deputado estadual Antônio Lerin, que recebeu todas as atenções do tucanato mineiro ao longo da campanha de Uberaba.
----------------------
REDAÇÃO ---- Bastava um pouco de atenção e de
conhecimento (Foto: DivulgaçãoUniube)
EDUCAÇÃO
(Pra refletir)
Apesar da aparente complexidade dos temas, a prova de Redação no vestibular de Medicina da Universidade de Uberaba – Uniube, realizadadia 8 de dezembro, não foi “mãe” – mas sim, “avó” dos concorrentes. Além de opções para todos os gostos, os respectivos textos que explicavam cada alternativa, mais pareciam a própria redação. E o que teve e tem de vestibulando reclamando da prova de Redação não está escrito!
A DISSERTAÇÃO --- Dissertação argumentativa, narração e carta argumentativa foram as três opções da prova. A dissertação foi baseada em texto extraído do livro O Profeta, do escritor libanês Gibran Khalil Gibran. Confiraa explicação: “... Faça o texto abordando o fato de que a racionalidade do homem não consiste só em razão e juízo, como Deus, nem só em impulso de paixão e do apetite, como um animal, mas no equilíbrio e na harmonia entre essas duas faces, entre essas duas realidades da essência humana.”
A NARRAÇÃO ---- A narração foi baseado no texto O Jurassic Park é real, extraído da revista InfoExame. Eis a explicação: “O texto fala da impossibilidade de se recriar os dinossauros, mas lembra que os cientistas planejam ressuscitar espécies que desapareceram há menos tempo...” E citou a tentativa de ressuscitar o homem Neandertal – extinto há 25 mil anos, ainda que seja “pra ver no que vai dar”. No final, orientou o vestibulando a imaginar no que daria esta tentativa, e anarrar um episódio com “fantásticas consequências”; com nomes; caracterização de tempo e lugar; expectativas (suspense, emoção, surpresa), e um final interessante.
A CARTA ---- Já a carta argumentativa foi baseada em texto extraído de entrevista do cientista social Luiz Werneck Vianna, publicada na revista Época. Ele diz que as instituições democráticas saíram vitoriosas do julgamento do mensalão e que agora é preciso fortalecê-las com uma reforma política... Uma das propostas é a redução do número de partidos políticos. A prova pediu que o vestibulando, se fosse a favor da redução de partidos, escrevesse uma carta para Dilma Rousseff, solicitando que ela encaminhe uma proposta ao Congresso Nacional. Se fosse contra, que enviasse uma carta para o próprio Werneck, justificando a existência da grande variedade de partidos. Em ambos os casos, a prova lembrou que “a arte de convencer é fundamental”.
-----------------
--------------------
E NA SAÚDE ---- Foi fervura pura a audiência pública realizada dias atrás, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, para discutir o futuro do Hospital de Clínicas, que anda mal das pernas, e cogitando aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - conhecida por EBSERH. Convocada pelo reitor Virmondes Rodrigues Júnior, a audiência deixou os sindicalistas e outros representantes dos trabalhadores/servidores federais de cabelo em pé.
ODIOSA ---- Audiência foi considerada pelos sindicalistas, entre outras coisas, "castradora"; "pra inglês ver"; "negativa de debate"... E, além disso, para os representantes dos trabalhadores, está ficando cada vez mais evidente que o objetivo de transferir a gerência do HC para a EBSERH é de preparar o hospital para a privatização. Detalhe: a EBSERH é uma empresa pública criada pelo governo federal "para garantir as condições necessárias para que os hospitais universitários federais prestem assistência de excelência...” SEM COMENTÁRIOS...
--------------------
DOAÇÃO --- Aelton Freitas (de gravata azul) e o reitor da UFTM,
Virmondes Rodrigues (1º à direita), acertam os detalhes
da doação, com técnicos do Ministério da Educação e Cultura
A foto é da assessoria do deputado
ACORDO ---- E por falar em UFTM, o deputado federal e presidente do PR/Uberaba, Aelton Freitas, não esquece de sua terra natal: Iturama, onde foi prefeito, e de onde se mudou um tanto quanto magoado. Está certo que o deputado se transferiu pra Uberaba, inclusive com domicílio eleitoral, mas, também é certo que o coração ficou partido.
RAÍZES ---- Que o diga sua luta para conquistar um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro para Iturama! E agora, ele anuncia a doação de uma área de 54 mil metros quadrados, da própria família, para receber a expansão da UFTM em Iturama. Acordo entre Aelton e a universidade sediada em Uberaba já foi comunicado ao Ministério de Educação e Cultura - MEC.
----------------
PREFEITO ELEITO ADMITE QUE PAIXÃO SUBSTITUI A RAZÃO DURANTE UMA CAMPANHA ELEITORAL
Prefeito eleito Paulo Piau confessou à colunista que anda um tanto quanto arrependido de ter apoiado a decisão da Câmara de Vereadores de rejeitar o projeto que previa reajuste salarial para os próximos secretários municipais (além dos futuros prefeito e vice-prefeito). Detalhe: o assunto não tinha nada a ver com ele ou com o vice eleito, mas, sim, com a equipe de 1º escalão que toma posse em janeiro de 2013.
NA PAIXÃO --- Hoje - segundo Piau, ele reconhece que a escolha da data, pela Câmara, para discutir e votar o projeto não foi das mais felizes. E justifica: no calor e na paixão da campanha, todas as partes - incluindo candidatos e eleitorado, acabam influenciados pelo clima do momento. "Não significa que a decisão foi errada, mas, sim, que poderia ter sido avaliada com mais calma e com raciocínio lógico" - afirmou.
O “X” DA QUESTÃO ---- Coincidência, ou não, o prefeito eleito encontra-se no auge do processo de escolha do seu futuro secretariado. E, dizem as más línguas, que anda encontrando alguma dificuldade para convencer determinados aliados a deixarem a vida privada para assumirem cargo no poder público.
OS SALÁRIOS --- Os vereadores reajustaram os salários dos eleitos e reeleitos para a próxima legislatura, mas derrubaram a proposta de reajuste para o Executivo, sob a alegação de que os servidores mais pobres estão sofrendo com os baixos vencimentos. E assim, um secretário municipal vai entrar 2013 ganhando R$ 8,940 mil, enquanto um subsecretário terá vencimento de R$ 7,229 mil, mesmo valor atual. O salário do futuro prefeito será de R$ 19.704 mil, e o vice vai ganhar R$ 13,108 mil.

-------------------
CASA PRÓPRIA ----- Procon começa a funcionar no novo teto depois do Natal
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba)
CONQUISTA --- Ficou show de bola a sede própria do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon/Uberaba, inaugurada esta semana – sob a batuta do advogado Sebastião Severino, petista de carteirinha e nome mais do que cotado pra ser mantido no cargo pelo futuro prefeito, Paulo Piau. Aliás, vale lembrar, no que se refere ao Procon: é conquista pro povo – gente que geralmente é ludibriada por pessoas que se acham espertas.
PRIMEIRO PASSO --- A primeira vitória aconteceu em 2011, quando o prefeito Anderson Adauto (sem partido) assinou a escritura do imóvel, que fica cravado bem na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 875, no centro da cidade. A aquisição, reforma e adaptação do imóvel custaram cerca de R$ 1 milhão e foram feitas com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

DE OLHO NO NATAL --- E por falar em Procon, seus fiscais estão a pleno vapor com a Operação Natal. Até dia 31 de dezembro a fiscalização estará focada na qualidade dos produtos e no cumprimento na lei federal 10.9622004 – que determina que o preços devem ficar visíveis. O local escolhido para iniciar a operação foi o Mercado Municipal, onde, segundo o coordenador do Procon, Sebastião Severino, alguns comerciantes estavam precisando de um puxão de orelhas.

“A pessoa que flagrar atos de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor deve acionar o Procon. Pode ligar no 151 e, dependendo do caso, pode acionar também a Vigilância Sanitária. As coisas estão melhorando no comércio local, mas ainda encontramos algumas situações ruins.”
_Sebastião Severino, pedindo a colaboração da comunidade
-----------------------
HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI DÁ MAIS UM SALTO DE QUALIDADE
Poderoso titular da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, confirma presença em evento do Hospital Hélio Angotti – programado para dia 19 de dezembro, 11h. Na oportunidade, serão inaugurados 22 leitos, um aparelho de Cintilografia e o novo sistema de planejamento para radioterapia (Eclipse).
Os aparelhos vão renovar parte do nosso parque tecnológico, para melhorar o combate ao câncer na nossa região de atuação" - comemora o presidente do hospital, Délcio Scandiuzzi.
AS PARCERIAS ---- Os novos leitos – localizados no 7º andar da Torre II, foram viabilizados através de doação da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, sediada em Araxá, com recursos do próprio hospital.
Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais - Pro-Hosp, do governo de Minas Gerais, entrou com recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos. O Eclipse 10.0, o mais moderno sistema de planejamento computadorizado para a Radioterapia, é uma das aquisições com recursos do Pro-Hosp.
Governo do Estado também ajudou a comprar o novo Gama Câmara - Câmara de Cintiliação Gama, para exames diagnósticos por medicina Nuclear dos tipos planar, de corpo inteiro.
--------------------
OPORTUNIDADE ---- Artistas, produtores e entidades culturais têm até dia 28 de dezembro para inscrever projetos com o objetivo de obter financiamento por meio da lei de incentivo fiscal à cultura. São cerca de R$ 2 milhões de recursos, equivalentes a 3% do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, arrecadados em 2012. Os detalhes e o edital podem ser conferidos na página da Fundação Cultural, no portal da Prefeitura de Uberaba na Internet.
-------------
CRIANÇAS DE 70 ANOS SÃO HOMENAGEADAS EM ESPETÁCULO DO CORAL CIDADE DE UBERABA
E falando em cultura, o Coral Cidade de Uberaba apresentou nesta sexta-feira, dia 14, o espetáculo Esses meninos de 70 anos. Evento aconteceu no Centro Cultural Cecília Palmério, e homenageou Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, grandes compositores que, coincidentemente, nasceram em1942.
Esses ‘meninos’ têm uma importância muito grande na música brasileira” – justificou a regente Marly Gonçalves.
PANO DE FUNDO ---Eles são marcados pela inovação, por serem de vanguarda e antenados com o mundo à sua volta; são preocupados com as pessoas, com o social, com a valorização da cultura brasileira, além de terem participado dos grandes festivais de música promovidos principalmente na década de 60” – diz ela. Por sinal, o pano de fundo do espetáculo remete o público a este festivais. “Eles enriqueceram muito a nossa música e grandes artistas foram consagrados através deles, inclusive os homenageados, que são grandes vencedores destes festivais” – lembrou Marly Gonçalves.
OS MENINOS ---- Segundo a regente, o nome do espetáculo - Esses meninos de 70 Anos, foi escolhido por serem eles, “ainda crianças insatisfeitas, sempre buscando o novo, buscando um sentido diferente para tudo, sonhando e realizando incansavelmente maravilhas, e nos maravilhando com suas pérolas, com suas tiradas poéticas, cheios de esperanças, cheios de amor, aparentemente ingênuos e puros...
Coral Cidade de Uberaba pertence à Fundação Cultural.
ESPETÁCULO ----- Sob a regência de Marly Gonçalves, aplausos
para o Coral Cidade de Uberaba  (Foto: Divulgação/Coral)

-----------------
DESPEDIDA ----- Prefeito Anderson Adauto reuniu sua equipe de comando – secretários, subsecretários e diretores, para uma última conversa em conjunto. Acompanhado do vice-prefeito Paulo Mesquita (sem partido), o prefeito agradeceu e cumprimentou os companheiros pelo governo, mas alertou: se alguém tiver alguma pendência, que fale agora, para evitar qualquer problema que seja no futuro.
FIM DE GOVERNO ---- Anderson Adauto e Paulo Mesquita reúnem os principais assessores
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba)
 ---------------------

LOGO ALI ---- Localizada a cerca de 74 quilômetros, e terra natal de gente conhecida de Uberaba – incluindo o ex-prefeito Marcos Montes (PSD) e o atual, Anderson Adauto, a cidade de Sacramento anda agitadérrima. É que o atual prefeito, Wesley de Santi (PMDB), derrotado na tentativa de reeleição, teve que ser acionado na Justiça para permitir o acesso do eleito, Bruno Scalon Cordeiro (PSD), aos números do governo que vai assumir dia 1º de janeiro. A juíza da 2ª Vara da Comarca, Roberta Rocha Fonseca, deu prazo de 24 horas para que os documentos cheguem às mãos do sucessor, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
QUANTA DIFERENÇA! --- Enquanto os 19 mil eleitores de Sacramento ficam ouriçados com a movimentação pós-eleições, eis que, em Uberaba, tudo caminha às mil maravilhas. Apesar dos entreveros que marcaram o relacionamento entre ambos ao longo da campanha, o sacramentano Anderson Adauto e o eleito Paulo Piau promovem a transição mais tranquilex dos últimos tempos, em Uberaba. Que, diga-se de passagem, tem uma política mais quente que fervente. 
-------------------
AS LENTES DO REPÓRTER-
FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON
O carro rodou e virou sob o impacto das enchentes da avenida Santos Dumont
A obra desmoronou na rua Vigário Silva
O ônibus quase é engolido pela cratera entre as ruas Conceição das Alagoas e Vigário Silva
----------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário