19 de janeiro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

CIDADE LIMPA --- Em dois dias, o mutirão recolheu lixo que encheu dez caminhões 
XÔ, DENGUE!
Uberaba está sob emergência
_ESTADO MANDA EQUIPE ESPECIALIZADA PARA AJUDAR
_INFESTAÇÃO PODE TER REFLEXOS NAS CIDADES DA REGIÃO
_MUTIRÃO DA LIMPEZA RECOLHE MAIS DE 10 CAMINHÕES DE LIXO EM 2 DIAS
Índice de infestação do Aedes aegypti – de 5,3%, mobiliza quase 100% do governo municipal de Uberaba. E provoca reação do governo estadual, que prometeu, para os próximos dias, enviar uma equipe especializada em contenção de endemias. A preocupação tem razão de ser: além dos 300 mil habitantes da cidade, a dengue pode se alastrar para os municípios da região, já que Uberaba, por ser uma cidade-polo, atrai moradores de praticamente todas as cidades do entorno.
EMERGÊNCIA --- Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRA, é considerado normal pelo Ministério da Saúde enquanto bate no 1%. Pra se ter uma ideia, muitos municípios brasileiros estão em estado de atenção porque superaram o índice de 1,5%. Diante do susto, o prefeito Paulo Piau decretou estado de emergência. 
PROVIDÊNCIAS --- O prefeito colocou a equipe do Centro de Zoonoses na rua – para um mutirão de limpeza; providenciou a contratação de mais agentes; e tratou de estocar o chamado Kit Dengue - com medicamentos e insumos que permitem o tratamento dos suspeitos de estarem infectados. O Kit foi distribuído para as 27 Unidades Básicas de Saúde – UBS´s, e duas Unidades de Pronto-Atendimento – UPA´s.
COMPROMISSO ----- UPA/Abadia – que tinha sido fechada pelo governo passado, volta a funcionar agora, para atender aos pacientes com dengue. Mas, o secretário Municipal de Saúde, Fahim Sawan, já adiantou: “Posteriormente, vamos cumprir o compromisso feito em campanha de reabrir a UPA/Abadia em definitivo, com funcionamento de 24 horas/dia”.
MUTIRÃO --- Equipe do Centro de Zoonoses já recebeu mais de 150 ligações através do 3318-0800, denunciando possíveis focos e áreas e imóveis com entulhos. Enquanto isso, em apenas dois dias, o Mutirão da Limpeza lotava mais de dez caminhões com lixo coletado nos bairros.
 ----------------
A SAÚDE NA VISÃO DOS EX ---- E cada cidade tem o ex-prefeito que o eleitorado escolheu...O ex de Uberaba, Anderson Adauto (sem partido), inaugurou - bem no finzinho do governo, um pedaço do Hospital Regional, usando móveis emprestados e com as obras longe de serem concluídas. O ex de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), baixou portaria - também no finalzinho do governo, exigindo comprovante de residência para o atendimento de pacientes na rede pública de saúde.
DESFAZENDO --- No caso de Uberaba, bastou uma visitinha do atual governo pra constatar que ainda faltam muitos...muitos meses para o Hospital Regional ficar em condições de ser inaugurado e colocado em funcionamento.
DESFAZENDO 2 ---- No caso de Uberlândia, a Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal e determinou que a prefeitura se abstenha de exigir comprovante de residência para o atendimento na rede pública de saúde. Alegação: a exigência viola a Constituição Federal, já que o atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS, rege-se pelo caráter da universalidade e do tratamento igualitário.
----------------


Tentativas de aproximação entre Uberaba e Uberlândia aconteceram ao longo dos tempos. Exemplo: na foto, de autoria desconhecida, o então presidente do Rotary Clube Uberaba, advogado, político e historiador José Mendonça, planta a “árvore da amizade” na praça Dom Eduardo, em Uberaba, no dia 27 de julho de 1939. Árvore ganhou este nome por ter sido oferecida pelo Rotary Clube de Uberlândia. (Acervo: Família de José Mendonça)
QUEM DIRIA!
Uberaba e Uberlândia viram aliadas
Tradicionais adversárias por motivos óbvios - Uberlândia (ex-Uberabinha) foi distrito de Uberaba, as duas maiores cidades do Triângulo/Alto Paranaíba andam mais unidas do que se possa imaginar. É o que garante o administrador e pós-graduado em gestão pública Adônis Castro, gerente do Escritório Regional da Associação Mineira de Municípios - AMM.
ARTICULAÇÕES --- De acordo com o coordenador Regional da AMM, os prefeitos Gilmar Machado (PT/Uberlândia) e Paulo Piau (PMDB/Uberaba) estão se falando constantemente. Em pauta, o fortalecimento do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e, em especial, a criação da Região Metropolitana.
IMPACTO --- "O resultado desta aliança terá um grande impacto positivo sobre os 66 municípios que integram a macrorregião" - avalia Adônis Castro, que recebeu orientação do comando da AMM para dar apoio incondicional ao movimento dos dois prefeitos.
SEM EMANCIPAÇÃO --- O gerente regional não poupa elogios a Paulo Piau e Gilmar Machado. “São dois grandes políticos, que juntos vão transformar o Triângulo/Alto Paranaíba” – afirma ele. Adônis não acredita que o pensamento dos dois prefeitos esteja voltado para uma retomada futura da campanha pela criação do Estado do Triângulo. “Objetivo é mesmo o desenvolvimento de toda a região” – avalia.
APOIOS --- Adônis Castro diz que Paulo Piau e Gilmar Machado, e a proposta da Região Metropolitana, têm apoio dos governos de Minas Gerais e federal, uma vez que o sucesso desta união vai resultar em benefícios para Minas e o Brasil – inclusive no que concerne a mais impostos.
NA TELINHA --- A conversa com o gerente da Regional foi exibida neste sábado, 19 de janeiro, na TV BandTriângulo (Canal 7), pelo programa Entrevista Coletiva, comandado pelo jornalista Orlei Moreira, e participação da colunista (Conta-Gotas...Notícias/Jornal de Uberaba), e do jornalista Márcio Genari.
-------------
A foto tirada por Marcelino Guimarães na década de 1940 – e restaurada por Paulo Lemos, mostra o primeiro prédio construído no Triângulo Mineiro: o Grande Hotel e Cine Metrópole de Uberaba. 
(Acervo: Arquivo Público de Uberaba)
CAMPANHAS BOMBAM NAS REDES SOCIAIS
Campanha de pedido de socorro, iniciada no mural do 2º tesoureiro da Liga das Escolas de Samba de Uberaba, Luiz Renato Rodrigues, está bombando no Facebook. Ele se refere ao estado de abandono em que se encontra o prédio que abrigou o Grande Hotel e o Cine Metrópole de Uberaba. Construído em 15 meses, em plena avenida Leopoldino de Oliveira, o empreendimento - considerado arrojado para a época, foi o primeiro prédio do Triângulo Mineiro. De propriedade da Companhia Cinematográfica São Luiz, foi inaugurado dia 12 de fevereiro de 1941. O cinema e o hotel foram desativados, e a situação de abandono tem sensibilizado os uberabenses.
SAÚDE EM FOCO
Outra campanha foi lançada pela servidora municipal Tânia Alves: "Piau...Reative o Ambulatório Randolfo Borges". O ambulatório de especialidades, que funcionava 24 horas, na rua Marechal Deodoro, bairro São Benedito, chegou a abrigar, inclusive, atendimento odontológico, mas foi fechado pelo ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido).
-------------
ABSOLVIÇÃO CONFIRMADA --- Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, acaba de publicar o acórdão da sentença que livrou o ex-prefeito Luiz Neto (DEM), além de ex-secretários municipais – incluindo Marcos Montes (PSD), diretores de departamentos, chefes de seções, e servidores de um modo geral, da acusação de terem cometido irregularidades em procedimentos relacionados à coleta de lixo. Também era acusada a empresa Ubelix, que prestava serviços na época.
PERÍCIA TÉCNICA --- Ação foi proposta em 2001 e, desde então, os dois ex-prefeitos, Luiz Neto e Marcos Montes, a Ubelix e demais acusados vinham batalhando a batalha dos recursos. Recentemente, com base em perícia técnica realizada por determinação da própria Justiça, o TJMG acatou relatório do desembargador Aldebert Delage, e considerou a denúncia improcedente. Decisão esta, publicada através de acórdão.
A CIDADE CRESCEU --- Ficou evidenciado, segundo o relator do processo, que as alterações no peso do lixo não passaram de reflexos naturais do crescimento da cidade. Advogado Paulo Salge - defensor dos ex-prefeitos, comemora a publicação do acórdão que oficializa a decisão do TJMG.
---------------
PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR...
Cadê as sirenes que alertavam a população sobre enchentes no centro da cidade e cadê a coordenação da Defesa Civil - que deveriam estar entre as prioridades neste período de chuvas intensas?!
--------------
OLHARES --- A canalização da avenida Leopoldino de Oliveira na visão de dois grandes
repórteres-fotográficos: Paulo Nogueira em 1979 e Enerson Cleiton em 2012
------------
Sindicalismo de Uberaba perde seu precursor
Vítima de câncer, morreu esta semana, aos 69 anos, o precursor do sindicalismo em Uberaba. Décio Lemos fundou e presidiu o então poderoso Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas - Stiacau, que representava os trabalhadores da também poderosa Fertilizantes Fosfatados S/A - Fosfertil. Hoje, é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região - Stiquifar.
E NA POLÍTICA --- Além de fazer história no sindicalismo, Décio Lemos também colaborou com o fortalecimento da esquerda na cidade. Foi candidato a vice-prefeito pelo PT em 1988, época em que o partido não tinha a estrutura - humana e material, que possui atualmente, inclusive com dois presidentes da República consecutivos, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
PODERES --- Décio foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo também petista Adelmo Carneiro Leão, e fizeram bonito na disputa com outros oito concorrentes, muitos deles, poderosos: Hugo Rodrigues da Cunha (que venceu com 29.038 votos); Silvério Cartafina Filho (20.824); João Batista Rodrigues (19.775); José Tomás da Silva Sobrinho (15.760); Anderson Adauto (3.093); Samir Cecílio (1.075); Bittencourt Bertolluci (375), e Germano Gultzgoff (369).
DETALHES ---- Adelmo e Décio ficaram na 5ª colocação, com 8.417 votos. O vice-prefeito eleito foi o agropecuarista Fernando Ferreira Vieira da Silva, coronel reformado do Exército. Uberaba tinha 121.453 eleitores aptos ao voto.
AGITOS ---- O ex-presidente do Stiacau era um articulador incomparável. Foi apoiador intransigente de todos os movimentos que agitaram a década de 1980 - e não foram poucos. Tinha movimento sindical ou estudantil ou popular... lá estava Décio Lemos. E pra colocar ainda mais lenha na fogueira, tratou de fundar a Central Única dos Trabalhadores - CUT, em Uberaba. Atualmente - bem menos barulhento, prestava assessoria para alguns sindicatos de Uberaba.
----------------
IMAGEM ---- Com pelo menos cinco candidatos - alguns mais afoitos, disputando o cargo, dizem que o presidente da Câmara, Elmar Goulart (PSL), está comendo o pão que o diabo amassou pra preencher a Diretoria de Comunicação Social. Oxalá tenha a cabeça tranquila pra escolher um nome de qualidade, como aconteceu com o prefeito Paulo Piau, que nomeou o jornalista Denis Silva, ex da Câmara. 
------------------
TESTEMUNHAS SUSPEITAS
Procurador Eduardo Morato 
As testemunhas arroladas pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) na ação de investigação que ele move contra o prefeito Paulo Piau não conseguiram convencer até agora. Algumas delas “geram sérias desconfianças” – diz o parecer do procurador Regional Eleitoral de Minas Gerais, Eduardo Morato Fonseca, sobre o caso. Ele opina pelo indeferimento da ação.
DESCONFIANÇA --- Os promotores de Uberaba Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla, quando opinaram pelo arquivamento, disseram que as provas testemunhais foram “contraditórias e indignas de crédito”. E o juiz diretor do Foro Eleitoral/276ª Zona, Fabiano Rubinger, quando proferiu a sentença, acatando a opinião dos dois promotores, também não deixou por menos:  os depoimentos foram “frágeis, divergentes e incoerentes”.
RECURSO ---- Inconformado com a decisão de Uberaba, Lerin entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG. Levou bomba do representante do Ministério Público, e agora aguarda a decisão do juiz relator, Flávio Bernardes. Moral da história: no que depender do procurador, o relatório do juiz será pelo arquivamento do processo.
RECAPITULANDO --- Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, os dois candidatos derrotados no 2º turno das eleições de Uberaba - Lerin e seu vice, o médico Hélio Massa (PSB), pedem a condenação e perda do mandato dos eleitos, e já empossados dia 1º de janeiro de 2013, Paulo Piau e seu vice, o radialista e ex-vereador Almir Silva (PR). Os dois derrotados acusam os dois vitoriosos de “abuso de poder econômico e compra de votos”.
 --------------
META --- Equipe econômica do governo Paulo Piau espera que os cofres da Prefeitura de Uberaba sejam recheados com algo em torno de R$ 164 milhões até fevereiro de 2013. É muita grana, mas, ainda assim, diminuindo daqui, somando acolá, o valor não bate com a fila de cobradores.
---------------
SANTO DE CASA FAZ MILAGRE
Alaor Vilela (em pé) e Paulo Piau
Coordenador da transição diverge do prefeito e 
diz que lealdade pressupõe falar a verdade
De volta à superintendência da Universidade de Uberaba - Uniube, de onde esteve licenciado por alguns meses, o ex-coordenador da comissão de transição de governo, para o mandato 2013/2016, Alaor Vilela, defende que o prefeito Paulo Piau invista em profissionais de Uberaba para realizarem a consultoria que será contratada para fazer um planejamento macro para a Prefeitura de Uberaba.
REVELAÇÕES --- O economista, advogado e contabilista que comandou a transição, por indicação de Paulo Piau, disse que já externou sua opinião para o prefeito, e descartou qualquer divergência pessoal entre eles. "Eu o respeito muito, tenho certeza de que fará um grande governo e o que ele decidir, eu vou apoiar, mas eu não podia deixar de oferecer minha sugestão" - afirmou Alaor Vilela aos frequentadores da Roda de Fogo. "Uberaba é um celeiro de profissionais da mais alta qualidade" - disse ele.
COMISSÃO ESPECIAL --- Questionado pelo empresário Tião Silva - idealizador e coordenador da Roda de Fogo, com reforço de outros frequentadores do espaço informal, Alaor concordou que, além de valorizar os profissionais da cidade, a consultoria seria mais realista. "O planejamento seria feito por gente que conhece Uberaba e sabe de suas peculiaridades" - destacou Alaor Vilela. A sugestão aplaudida na Roda de Fogo é de que Paulo Piau contrate profissionais e crie uma comissão de "notáveis especialistas".
CONTATOS --- Antes mesmo da posse (ocorrida em 1º de janeiro), o prefeito antecipara que pretende fazer uma reforma administrativa sem precedentes da administração municipal. E revelou que já tinha mantido contato com executivos do Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG; da Fundação Dom Cabral - FDC, e da Fundação Getúlio Vargas - FGV. 
NOTÁVEIS --- Estas empresas estão entre as mais importantes do país, além de terem braços internacionais. O INDG tem escritório em Nova Iorque; a FDC está entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, e a Fundação Getúlio Vargas tem fama de ser uma das melhores do Brasil para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada.
LEALDADE --- Questionado se o prefeito entendera sua opinião divergente, Alaor Vilela disse que sim. "Lealdade pressupõe, acima de tudo, um relacionamento baseado na sinceridade; sem sinceridade, qualquer relacionamento se torna superficial" - afirmou ele. 
Moral da história: Ser leal não significa ser puxa-saco, bajulador, adulador..
---------------
Secretária confirma pagamento do 14º e anuncia concurso para professores da rede municipal
Silvana Elias: o 1º nome cogitado e o
1º nome confirmado no 1º escalão
Vem aí novo concurso público na rede municipal de ensino. Anúncio é da pedagoga Silvana Elias, que acaba de assumir o comando da Secretaria de Educação e Cultura com a incumbência de melhorar a performance de Uberaba, inclusive no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. “A qualidade no ensino pressupõe, também, que os educadores estejam trabalhando num clima de tranquilidade” – disse ela.
INSEGURANÇA --- De acordo com a secretária, os professores das escolas municipais estão sempre inseguros, já que os processos seletivos realizados atualmente possuem prazo de um ano. “Precisamos oferecer segurança no trabalho para nossos educadores” – reforça Silvana Elias, afirmando que esta é também a opinião do prefeito Paulo Piau. A secretária ainda não tem data definida para a convocação do concurso, mas afirma que as análises sobre o assunto já estão sendo feitas pela equipe técnica do governo.
BOA NOTÍCIA --- Por outro lado, ela reconhece o avanço ocorrido dia 13 de janeiro, quando mais de mil professores participaram do primeiro processo seletivo do atual governo. Silvana Elias lembra que os últimos processos promovidos na administração passada não estavam sequer preenchendo vagas, o que levou, inclusive, à publicação de decretos de emergência para facilitar as contratações – e ainda assim, sem sucesso.
PREVISÕES --- Muitos professores que não participavam dos processos seletivos e outros que foram aprovados, mas desistiram das vagas, fizeram prova dia 13 de janeiro” – destaca a secretária. Ela comemora os números por entender que eles revelam uma grande novidade: a de que a Prefeitura de Uberaba poderá iniciar o ano letivo com professores em todas as salas de aula.
O 14º SALÁRIO --- Silvana Elias tranquiliza os professores que vivem momentos de expectativa e dúvida quanto ao pagamento do 14º salário por parte do novo governo. “Eles vão receber, sim, e todos os esforços estão sendo feitos para que isso aconteça até o final de janeiro de 2013” – revelou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
OPINIÕES --- A Gratificação de Incentivo à Assiduidade e ao uso das Tecnologias da Informação – Giati, que ficou conhecida como 14º salário, provoca sentimentos antagônicos. De um lado, agrada aos professores, que recebem um salário extra, geralmente no início do ano, mas, de outro, desperta críticas por ser atrelada à frequência 100% (o educador não pode ter um dia sequer de falta).
NÚMEROS --- Silvana Elias revelou que, de acordo com os levantamentos feitos ainda em 2012, cerca de 1.500 profissionais vão receber o 14º salário. São educadores infantis e professores P1 e P2. O investimento, segundo ela, ficará em torno de R$ 1,5 milhão.
A notícia ruim é que, mesmo fazendo os levantamentos, o governo passado não providenciou os empenhos para pagamento aos professores. Diante disso, o novo governo está regularizando a situação, inclusive promovendo a adequação orçamentária e financeira.
---------------
Prefeitura de Uberaba deve merenda escolar, coleta de lixo, telefone, energia elétrica, previdência, plano de saúde...
De acordo com os levantamentos divulgados até agora pelo novo governo de Uberaba, as contas atrasadas, que nem chegaram a ser empenhadas, e, portanto, foram literalmente deixadas para escanteio, na Prefeitura de Uberaba incluem: a merenda – R$ 3,5 milhões; a coleta de lixo – R$ 8,3 milhões; o plano de saúde – R$ 500 mil; combustível – R$ 600 mil; e telefones – R$ 600 mil. O governo passado também não pagou o aluguel de 110 veículos, e assim por diante.
RECOLHIDO E NÃO REPASSADO --- Ainda segundo o que foi apurado até agora pela equipe econômica de Paulo Piau, as dívidas com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – Ipserv, e com o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, são generalizadas, e somam mais de R$ 7 milhões. Estas dívidas incluem o que deveria ter sido repassado do que foi recolhido dos salários dos servidores e o que deveria ter sido pago pela própria Prefeitura de Uberaba – enquanto contribuição patronal.
 -------------------
Kaká Carneiro ouve a população na UPA/São Benedito
O POVO FALA ---- Vereador de primeira viagem, Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga, do PSL, já eleito presidente da Câmara Municipal para o mandato de 2016, quer mesmo fazer história. Com apenas três semanas na função já protocolou pedidos para várias audiências públicas. “Temos que tratar as questões polêmicas, que dizem respeito à nossa cidade, diretamente com a população. Ela é a maior interessada nas ações realizadas pelo governo municipal” – justifica.
AUDIÊNCIAS ---- Kaká Carneiro quer realizar audiência pública para discutir os problemas da saúde e buscar sugestões – inclusive sobre as ações judiciais para  fornecimento de remédios e o combate à dengue. E ainda: para discutir o transporte coletivo. E mais: para debater sobre o funcionamento do Hospital Regional – inclusive o gerenciamento da estrutura. Além disso ele propõe audiência pública para que a população se manifeste sobre o Projeto Água Viva.
----------------
PODERES ---- Paulo Piau faz reunião com os vereadores em pleno sábado
(foto acima), enquanto Marcos Montes os recebe para jantar em sua residência
INACABADAS ---- Algumas obras andam tirando o sono do prefeito Paulo Piau, que, em reunião com os vereadores, neste sábado, 19 de janeiro, falou sobre o assunto. “Vou dar atenção a estas obras, deixadas inacabadas pelo governo passado, de forma que Uberaba não seja prejudicada” – disse ele. Entre as obras estão o Hospital Regional, o Água Viva e o Mobilidade Urbana.
DEU QUÓRUM --- Organizada pela Secretaria de Governo – comandada pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, o encontro informal reuniu o vice-prefeito Almir Silva (PR) e os vereadores Elmar Goulart (PSL/presidente da Câmara); o mais votado da legislatura, Samir Cecílio (PR); Edmilson de Paula (PRTB); Kaká Carneiro (PSL); Paulo César Soares, o China (PSL); Samuel Pereira (PR); Cléber Humberto Ramos (PMDB); Tony Carlos (PMDB); João Gilberto Ripposatti (PSDB); Franco Cartafina (PRB) e Ismar Vicente (PSB). Marcelo Machado Borges, do DEM; Luiz Dutra, do PDT,  e Afrânio Lara, do PP, não compareceram por motivos justificados.  

PRATO PRINCIPAL: POLÍTICA
Dias antes, o presidente do PSD/Uberaba, deputado federal Marcos Montes, recebeu, em sua residência, na Vila Olímpica, nove dos 14 vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura 2013/2016. De convidado especial, participou o deputado estadual e ex-candidato a prefeito Antônio Lerin, de quem MM foi coordenador na campanha de 2012.
PAPO LONGO --- O jantar, que só acabou por volta de 2h da madrugada, teve a política de prato principal, e deu seguimento à movimentação do deputado federal, que já visitou o novo presidente da Câmara, Elmar Goulart, e o prefeito Paulo Piau, em seus respectivos gabinetes de trabalho. “Ele está colocando seu mandato à disposição das lideranças da cidade” – afirma a chefe de Gabinete, Mara Papini.
ELEIÇÕES 2014 --- O certo é que o deputado federal está com os olhos voltados para 2014, e não é apenas em busca de um terceiro mandato no Congresso Nacional. Tem como missão, buscar apoios para uma eventual candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) a presidente da República. Este último, por sinal, tem sido um dos temas principais das conversas – inclusive as que se desenrolaram no jantar com os vereadores.
TEMBÉM DEU QUÓRUM --- Todos os vereadores foram convidados para o encontro, em que compareceram os três eleitos pelo PSL - Elmar Goulart; Kaká Carneiro e Paulo César Soares; o mais votado de 2012, Samir Cecílio e seu colega de bancada, Samuel Pereira (ambos do PR); o peemedebista Cléber Humberto Ramos; Ismar Vicente (PSB); Luiz Dutra (PDT); e Edmilson de Paula (PRTB). Por motivo de viagem, justificaram a ausência Afrânio Lara (PP); Marcelo Machado Borges (DEM), Tony Carlos (PMDB) e João Gilberto Ripposatti (PSDB). Marcelo e Ripposatti mandaram representantes ao jantar. Única ausência não justificada foi a de Franco Cartafina (PRB).
--------------
Franco Cartafina (à esq.) visita o Jornal de Uberaba,
onde é recebido pelo diretor-presidente e
jornalista Fabiano Fideles
LER É TUDO DE BOM --- E o novato Franco Cartafina quer resgatar uma proposta feita pela sua avó Terezinha Cartafina, quando ela ocupava cadeira na Câmara Municipal.
Ideia é criar mecanismos para que todas as escolas municipais da cidade recebam, diariamente, os jornais impressos.
Projeto de avó e neto prevê que a meninada fique antenada com tudo o que acontece em Uberaba. A matéria - quando apresentada por Terezinha, acabou engavetada no Poder Legislativo, mas Franco garante que agora vai dar certo. 
------------


XÔ, CRISE!
Carnaval de Uberaba terá estrutura de qualidade
Com estreia no carnaval de 2013, o novíssimo Bloco da Vaca Verde homenageia Uberaba, 
lembrando que a economia é "bovina", e não perde tempo: presenteou a presidente da 
Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, com a camiseta/abadá
Apesar da crise financeira por que passa a Fundação Cultural de Uberaba, os apaixonados pela folia – moradores e visitantes, terão um carnaval de qualidade. A movimentação em torno dos preparativos da maior festa popular do Brasil, inclui desde contratação de bandas, até a implantação de uma estrutura de atendimento aos foliões, passando pela premiação de blocos carnavalescos.
FORMATAÇÃO --- A nova formatação do carnaval deixou de fora – pelo menos em 2013, o desfile de escolas de samba, e saiu do CentroPark/Univerdecidade.  E oficializou a retomada das marchinhas, que fizeram sucesso em 2012. E assim, de 9 a 12 de fevereiro, o Mercado Municipal e os Centros Municipais de Educação Avançada – Cemeas, dos bairros Boa Vista e Abadia, vão sediar o evento.
Os blocos e foliões serão valorizados, com troféus para os primeiros colocados. Além disso, a estrutura envolve segurança, praça de alimentação, etc.
-------------------

FOTOS DA EDIÇÃO
Enerson Cleiton, Sebastião Santos, Divulgação/Assessorias de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário