28 de fevereiro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


Vereadores querem acabar com o troca-troca de cores a cada novo governo de Uberaba
Alegando que, “entra governo, sai governo”, todos querem alterar as cores dos imóveis públicos municipais, seis vereadores uniram forças e elaboraram um projeto – já em tramitação na Câmara, prevendo um ponto final nesta história. A proposta é incluir na Lei Orgânica do Município a exigência de que os bens públicos tenham as cores oficiais da bandeira de Uberaba – vermelho, amarelo e azul.
O POVO PAGA --- Na justificativa anexada ao projeto – que precisa ser votado em dois turnos por se tratar de emenda à Lei Orgânica, os autores ressaltam que toda mudança de governo provoca gastos exorbitantes com as pinturas escolhidas pela “nova administração”, muitas vezes – segundo eles, “horrorosas”. Para eles, a solução é usar “as lindas cores da bandeira de Uberaba”, que se tornariam assim, as cores oficiais do município.
PADRÃO --- A pintura, de acordo com o projeto, seria padronizada nos prédios públicos - incluindo as autarquias e fundações municipais, e ainda: nos imóveis particulares que estiverem sendo utilizados pela administração pública municipal.
Assinam o projeto, os vereadores Marcelo Machado Borges (DEM); Edmilson Ferreira de Paula (PRTB), Ismar Vicente de Paula (PSB), Afrânio Cardoso Lara Resende (PP), Luiz Humberto Dutra (PDT) e Samuel Pereira (PR).
 -------------
MERO DETALHE ---- O governo de Paulo Piau (PMDB) – empossado dia 1º de janeiro de 2013, acaba de lançar sua marca, em substituição à que era usada no governo do ex, Anderson Adauto (sem partido). Saiu de cena “Uma nova cidade” – em cor laranja no destaque, e entrou “Pelo bem de nossa gente” – com azul escuro chamando a atenção.
 ---------------
Casamento comunitário anterior - nas lentes de Enerson Cleiton
CASAMENTO COMUNITÁRIO 2013
Edital abre inscrições para casais interessados
Nova titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, mantém um dos programas de maior visibilidade e sucesso do governo passado: o casamento comunitário. Edital publicado na última edição do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município, abre inscrições para a 9ª edição do evento. O casamento está marcado para dia 21 de junho, às 19h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, e vai atender a até 100 casais que já convivem em união estável.
SURPRESAS --- Vale lembrar que a cerimônia civil de 2012 foi marcada por uma novidade: o casamento entre duas mulheres. Todos os trâmites seguem as orientações do cartório.

BOA NOTÍCIA ---- Daí, vem outra boa notícia. Levando em conta que o casamento está marcado para o Cine Vera Cruz, então é de se esperar que até junho o imóvel seja devolvido aos artistas de Uberaba – devidamente adaptado às normas de segurança. O local foi fechado justamente porque estava funcionando sem as condições exigidas pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Divulgação)
-----------------

Wanda Prata confere diariamente a quantas anda o clima em Uberaba e região
(Foto: Enerson Cleiton)
VEM AÍ UM FRIO DE DOER NOS OSSOS
Temperatura baixa de antigamente retorna em 2013
Para os uberabenses que investem no “antes prevenir do que remediar”, eis uma dica da climatologista Wanda Prata, consultora de Prata&Oliveira Consultoria e da Rádio Sete Colinas: providenciar desde já, agasalhos pesados para julho. Ela anuncia que o famoso frio de Uberaba de antigamente vai voltar em 2013 com força total.
NOS OSSOS --- Moradores mais antigos de Uberaba se lembram de que, até as décadas de 1970 e 1980, entre maio, junho e julho, só se saía de casa com agasalhos pesados e, ainda assim, com o frio à flor da pele. As previsões para julho deste ano, segundo Wanda Prata, são de muito frio em Uberaba e região. “Um frio de doer nos ossos” – afirma ela.
OS VERANICOS --- De acordo com a climatologista, estas previsões têm tudo a ver com os veranicos. “Eles tinham sumido, mas ressurgiram em cidades da região de Uberaba na semana retrasada, e, quando tem veranico, o frio aparece por volta de cinco meses depois” – revela Wanda Prata.
OS VERANICOS 2 --- Ela explica que o veranico é reconhecido quando, em pleno período de chuvas, existe um tempo específico de estiagem, acompanhado por muito calor e baixa umidade. Sua duração mínima é de quatro dias. “Em cidades da região, muito próximas de Uberaba, este fenômeno chegou a mais de uma semana. Portanto, cerca de cinco meses após o veranico, vem o frio” – afirmou.
ANTICICLONE – Enquanto isso, de acordo com Wanda Prata, o clima de Uberaba está sujeito a um anticiclone – “designação que damos a uma massa de ar localizada a 2.000/3.000 metros de altitude e que gira no sentido anti-horário”. Segundo ela, o anticiclone “vai atormentar Uberaba até entrarmos no próximo período de chuvas”.
INSTÁVEL --- A climatologista diz que o anticiclone é uma máquina de fazer calor. E mais: deixa o tempo instável. Tudo pode acontecer, até mesmo chuvas em um determinado bairro, enquanto em outro bairro não cai uma gota que seja. O anticiclone é useiro e vezeiro em provocar chuvas isoladas – de acordo com a climatologista.
FENÔMENOS --- Quanto às chuvas fortes ocorridas na semana passada, ele explica que foi resultado de uma frente fria que passou pela região, provocando forte ventania e até granizo. “Isso pode acontecer outras vezes, mas o anticiclone está lá no alto, pronto para atormentar com o tempo quente” – reforça.
-------------------

AEDES DA DISCÓRDIA
Notícia divulgada pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan, sobre queda nos números da dengue em Uberaba está dando o maior quiprocó. Poucas horas após o anúncio – que pegou todo mundo de surpresa, um servidor do setor de zoonoses da prefeitura procurou a imprensa para colocar a informação em dúvida, enquanto autoridades do governo do Estado dizem desconhecer a queda. O secretário saiu a campo para a tréplica, garantindo que falou a verdade. Cenas para novos capítulos.
 -----------------

Bento XVI oficializa renúncia
Entre os principais cogitados para a sucessão está um amigo do arcebispo de Uberaba
Renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos, será oficializada neste 28 de fevereiro, quinta-feira, em meio a uma série de especulações sobre sua sucessão. Um dos principais cogitados tem relação próxima com o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, e fez questão, inclusive, de marcar presença – com direito a pronunciamento, na posse ocorrida dia 1º de maio de 2012 - Dia do Trabalhador e de seu padroeiro, São José Operário. Vale lembrar que o chefe da Igreja Católica de Uberaba foi nomeado pelo papa Bento XVI.
PRESTÍGIO --- O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, 62 anos, que já se encontra no Vaticano para as despedidas do papa e para o Conclave que vai eleger o sucessor, chamou a atenção entre os cinco mil convidados da posse de dom Paulo Mendes, pela importância que exerce na Igreja Católica mundial.
COGITAÇÕES --- Desde o dia 11 de fevereiro, quando Bento XVI anunciou que renunciaria hoje, o nome do cardeal aparece nos principais veículos de comunicação do mundo como um dos colocados à mesa da sucessão. “É o candidato latinoamericano mais forte, e tem um apelo que se estende para além das considerações geográficas. Ele não só lidera a maior diocese do maior país católico do mundo desde 2007, mas também tem excelentes credenciais romanas” – escreveu Robert Mickens, na revista católica britânica The Tablet.
CURIOSIDADES
*Registrado Joseph Ratzinger, o papa que está renunciando neste último dia de fevereiro, vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. A decisão já foi anunciada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
*Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, é destruído. O anel do pescador é dado ao papa quando ele é coroado. O anel, de ouro, tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.
*Joseph Ratzinger vai viver em Castel Gandolfo - a residência de verão dos papas, nos próximos meses. Em seguida, se instala no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.
-----------------

193 anos de Uberaba terão dois dias de festividades
Entre as principais atrações do aniversário de Uberaba – que serão apresentadas dias 2 e 3 de março, estão a bateria da Velha Guarda da Mangueira e a banda baiana Babado Novo. Várias atividades estão sendo preparadas para jovens, crianças e idosos, além de diversos shows regionais de sertanejo, pop e samba, além de grupos de dança. As atividades do aniversário de Uberaba serão realizadas no Parque das Acácias (Piscinão); Centro de Cultura José Maria Barra (na praça Frei Eugênio, 231); Teatro Experimental de Uberaba/TEU (na Rua Padre Zeferino, 998, Fabrício).

RESGATE ---- Baile que a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Uberaba realiza dia 1º de março, a partir das 20h30, na Casa do Folclore, para dar posse festiva à diretoria presidida por Vicente Flávio Macedo, e que, de quebra vai comemorar os 193 de Uberaba na entrada do dia 2, pretende resgatar os grandes bailes de outrora – aqueles que o então governador de Minas e depois  presidente da República, Juscelino Kubitschek, fazia questão de participar na cidade. Convites: R$ 90 e R$ 80 (estudantes).

MARCHA 2013 --- Nova diretoria do Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba – que representa as igrejas evangélicas da cidade, acaba de tomar posse, e já se movimenta em torno da realização da Marcha para Jesus 2013, programada para dia 20 de abril. Vereador evangélico Samuel Pereira (PR) marcou presença na posse e colabora com os preparativos da marcha. O novo conselho é formado pelos pastores Carlos Wilton Fonseca Santos (presidente); Gilvando Alves Martins (vice); André Luiz de Andrade (1º secretário); e Fábio Quintão Soares (1º tesoureiro).

JORNADA 2013 --- Enquanto isso, a garotada católica se movimenta em torno da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece no Brasil – no Rio de Janeiro, em julho. Bote Fé é o evento que acontece em Uberaba dias 6 e 7 de março, quando a cidade recebe dois ícones da Jornada: a Cruz Peregrina e o quadro de Nossa Senhora. A Cruz foi abençoada pelo papa João Paulo II e entregue aos jovens para que façam discípulos entre todas as nações.

EXPOSIÇÃO 193 ANOS --- Mostra sob a responsabilidade da assistente de Marketing do Shopping Uberaba, Fernanda Nascimento, com texto da jornalista Rose Dutra (fotos acima), reúne os mais importantes pontos turísticos da cidade - em flashes antigos e atuais, e outros emblemáticos da história de quase 200 anos A homenagem do centro comercial ao aniversário de 193 anos, vai até dia 7 de março, e expõe, por exemplo, uma surpreendente maquete da praça Rui Barbosa – de autoria dos artistas José Eduardo e Sandra Monteiro.
Iniciativa do shopping tem a colaboração da Superintendência de Arquivo Público, sob a responsabilidade de Marta Zedinik de Casanova, e do Museu do Zebu, além do apoio da empresa Digipress e dos fotógrafos Ramon Magela e Alysson Oliveira.
 ------------------
VISIBILIDADE ---- Vereador de primeira viagem, Franco Cartafina - o mais jovem integrante da legislatura 2013/2016, já 1º secretário da mesa diretora e com a vice-presidência da Câmara assegurada para 2015, é o primeiro político de Uberaba a aparecer em rede estadual de rádio e televisão, no horário partidário gratuito de 2013. A convite do presidente mineiro da legenda, deputado federal George Hilton, o vereador de 26 anos gravou pronunciamento em nome da juventude do Partido Republicano Brasileiro – PRB. Exibição teve início esta semana.


COMUNICAÇÃO --- Hospital Hélio Angotti avança nas relações com a imprensa – que, diga-se de passagem, já eram boas. Distribuiu nota oficial manifestando pesar pela morte do médium Celso de Almeida Afonso, ao mesmo tempo em que informou os detalhes do ocorrido. Revelou que o líder espírita morreu às 3h30 de 25 de fevereiro, quase que exatamente um ano após o início do tratamento na instituição.
O BOLETIM --- De acordo com a nota do Hospital do Câncer, o médium uberabense realizou duas cirurgias: uma delas, após o diagnóstico de câncer gástrico avançado. A segunda cirurgia aconteceu no final de 2012, quando Celso de Almeida fraturou um membro inferior, e foi socorrido no Hospital de Clínica da Universidade Federal do Triângulo Mineito – UFTM.
OS ÚLTIMOS MOMENTOS --- Em janeiro de 2013, segundo o Hospital Hélio Angotti, nova ressonância evidenciou metástases no fígado; e a última internação ocorreu dia 25 – às 19h, quando o líder espírita sofreu falência múltipla de órgãos, câncer gástrico avançado, metástase hepáticas.  Durante sua enfermidade ele foi atendido pela equipe médica formada por Jane de Godoi, Ivone Elisabete Ferreira Leboreiro, Elizabeth Mioko Morinaka, Aderbal Garcia Bernardes.

HOMENAGEM --- Solenidade de entrega de mais de 20 carteiras para novos advogados uberabenses, devidamente aprovados no Exame de Ordem, foi palco de homenagem ao paraninfo da turma. O advogado, escritor, historiador Guido Bilharinho está completando 50 anos no exercício da advocacia, e mereceu destaque da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB de Uberaba.

O RISCO --- Nada menos do que 2.995 eleitores de Uberaba correm o risco de terem o título eleitoral cancelado a partir de maio deste ano. Eles não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Para regularizar o título, esses eleitores devem comparecer ao seu respectivo cartório eleitoral até 25 de abril.
OS BARRADOS --- Eleitor com título cancelado não pode se inscrever em concurso, receber salário em emprego público, participar de concorrência pública, obter empréstimos em bancos públicos, obter passaporte ou CPF ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, e praticar qualquer ato em que se exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.

PÓSTUMAS --- Resolução assinada pelos quatro integrantes da mesa diretora recupera o espaço para homenagens póstumas na Câmara de Vereadores de Uberaba. As homenagens tinham sido abolidas do Regimento Interno pelo ex-presidente Luiz Dutra (PDT), que enfrentou uma série de constrangimentos por causa de colegas que buscavam informações sobre mortos, em cartório e até nos registros dos cemitérios.
DE OLHO --- O atual presidente Elmar Goulart (PSL) acatou a solicitação dos vereadores, apoiou a volta do espaço de homenagens póstumas, mas garante que vai fiscalizar o comportamento dos colegas. Assinam a resolução com ele, o vice-presidente Samir Cecílio (PR), o 1º secretário, Franco Cartafina, e o 2º secretário, Paulo César Soares (PSL).

Paulo Piau (à dir.) reúne principais assessores para conversar com os sindicalistas
(Foto: Enerson Cleiton)
MENOS UMA --- Prefeito Paulo Piau reuniu a nata de suas equipes econômica e administrativa para apresentar uma contraproposta aos representantes dos servidores da Prefeitura de Uberaba. Anunciou – após muita insistência da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, que vai acabar com o uso das súmulas vinculantes que permitem a soma de vantagens (férias-prêmio, entre outras) para inflar o salário-base dos servidores. A partir de março, nenhum servidor vai ganhar salário-base menor do que o mínimo nacional (R$ 678). Para isso, ele vai reajustar os vencimentos dos mais de 3.500 servidores que ganham menos do que isso.
REAJUSTE --- O prefeito também concedeu, para a partir de março, um reajuste de 6% para quem ganha mais do que o mínimo nacional. O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, comemora o fim das súmulas – já que era uma das principais reivindicações do sindicato, mas espera ser chamado para novas rodadas de negociações.
A PAUTA --- Afinal, a pauta do SSPMU, aprovada em assembleia-geral da categoria, tem 29 reivindicações, entre elas, um reajuste no tíquete-alimentação e a expansão do benefício para os aposentados; a expansão do plano de saúde para os familiares de 1º grau; inclusão em programas de habitação, entre outros.
-----------------
-------------
VAPT-VUPT --- Protocolado dia 3 de janeiro de 2013 no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, já está concluso para decisão do juiz-relator Maurício Soares, o recurso contra sentença da Justiça de Uberaba que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o prefeito Paulo Piau (PMDB).
A SUSPEIÇÃO --- Os autos foram devolvidos pelos advogados de Lerin, após cinco dias de vistas concedidas a pedido dos próprios defensores. Mesmo prazo já havido sido concedido aos advogados de Piau. As duas partes solicitaram e tiveram acesso ao processo para darem ciência de uma decisão inusitada: a suspeição admitida pelo primeiro relator, juiz Flávio Bernardes, que alegou ter sido advogado de uma das partes envolvidas, antes de se tornar juiz do Tribunal.
UNANIMIDADE --- De volta ao TRE, os autos foram enviados conclusos para o novo relator. Maurício Soares recebe o processo com três manifestações pelo arquivamento: do representante do Ministério Público Estadual, procurador Morato Fonseca; dos promotores eleitorais de Uberaba, Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla; e a sentença do juiz diretor do Foro Eleitoral de Uberaba/276ª Zona, Fabiano Rubinger.
DÚVIDAS --- A justificativa no caso das três opiniões pelo arquivamento é basicamente a mesma: os depoimentos das testemunhas arroladas por Lerin para confessar que venderam os votos para a candidatura de Paulo Piau foram considerados “confusos, frágeis, suspeitos, destoantes.” Entretanto, a decisão do relator pode não ser a mesma.
 ---------------------
UBERABA PARTICIPA DA CRIAÇÃO DA REDE
Coordenador do Movimento por Uma Nova Política – MNP/Uberaba, desde sua criação, o uberabense Fabrício Araújo articula coleta de assinaturas para o registro do 31º partido político brasileiro – a Rede Sustentabilidade - ou apenas Rede. A legenda está surgindo através do MNP nacional, criado em 2011 pela ambientalista Marina Silva.
FORÇA ELEITORAL ---Nossa meta para Uberaba é de 500 assinaturas, mas queremos ultrapassar este número” – diz Fabrício, lembrando que Marina obteve uma ótima votação na cidade, em 2010, como candidata a presidente da República. Na verdade, a ex-senadora pelo Acre e ex-ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 26.271 votos na cidade.
A exemplo do que aconteceu em nível nacional, ela foi a terceira colocada em Uberaba, com 26.271 votos, atrás de Dilma Rousseff (PT) – que liderou com 80.317 votos, e José Serra (PSDB), que recebeu 49.261 votos.
Em todo o país, a então candidata pelo Partido Verde – PV, Marina Silva recebeu, no 1º turno das eleições, mais de 19 milhões de votos, perdendo para Serra, que obteve cerca de 33 milhões, e Dilma, que saiu do turno inicial com mais de 47 milhões de votos.
A REDE ---- A Rede foi lançada dia 16 de fevereiro, em Brasília, e para sua criação são necessárias cerca de 500 mil assinaturas, colhidas por eleitores de, no mínimo, nove Estados brasileiros. “Assim que estiver criada oficialmente, a legenda vai estender-se aos Estados e municípios, e, sem dúvida, Uberaba terá sua comissão executiva” – revela Fabrício.
Segundo ele, o principal eixo do partido será a sustentabilidade, além do compromisso de lutar pela reforma política brasileira e defender os direitos humanos. O militante do MNP afirma que ainda está, ele próprio, filiado ao PV/Uberaba, mas que vai se desfiliar, para ingressar oficialmente na Red

ARTICULAÇÕES – E andam dizendo por aí, que o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) caiu na Rede. Presidente de três comissões permanentes da Câmara de Uberaba - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura; e  Participação Popular, ele estaria engajado na coleta de assinaturas para a criação do novo partido político idealizado pela ambientalista Marina Silva.
VAI RENDER --- E não é só isso...Outros conhecidos políticos de Uberaba – alguns que, inclusive disputaram as eleições de 2012, estariam também namorando o futuro 31º partido político brasileiro.

DOCE POLÍTICA --- Ex-coordenador do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon, o advogado Sebastião Severino concluiu a instalação do seu escritório de advocacia, mas não resistiu a um convite político: voltou a integrar a assessoria do deputado estadual Adelmo Leão (PT), 3º vice-presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
JORNADA TRIPLA --- Encantado com a novidade da advocacia e apaixonado pela danada da política, Tião Severino decidiu assumir as duas funções – de corpo, alma e coração. Ou melhor: as três, já que foi eleito recentemente para a vice-presidência do Partido dos Trabalhadores de Uberaba.
-------------------


-----------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário