17 de fevereiro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


Pra não dizer que só falamos do carnaval de Uberaba, eis aqui, a foto de André Fernandes e a mulher, Luciane, que acompanharam  de camarote a vitória da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel
(Foto: Divulgação)
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALAMOS DO MAIOR CARNAVAL DO BRASIL... 
Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba - Uniube, professor doutor, André Luís Teixeira Fernandes, acompanhou, de camarote, o desfile da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, campeã do grupo especial do Rio de Janeiro pela terceira vez. A escola ganhou também em 1988 e 2006. “Me sinto honrado em ter participado deste momento, não apenas por ser convidado da campeã, e pelo belo carnaval que ela apresentou, mas, acima de tudo, pelo enredo que a escola levou para a Marquês de Sapucaí” – diz o professor da Uniube.
TUDO A VER ---- Com patrocínio da BASF - fabricante de produtos agrícolas, a agremiação homenageou o homem do campo com o enredo “A Vila Canta o Brasil, Celeiro do Mundo – Água no Feijão que Chegou Mais Um...”, de autoria de Rosa Magalhães, Alex Varela e Martinho da Vila. Pra se ter uma ideia do tema, a comissão de frente apresentou caixotes, simbolizando aqueles usados para transportar frutas e verduras do campo para os estabelecimentos onde são vendidos, na cidade. Para André Fernandes, “o título da Vila Isabel é um reconhecimento a todos os agricultores brasileiros”.
  
Escola Unidos de Vila Isabel voltou à avenida, neste sábado, para o desfile das 
campeãs,  reforçando a homenagem aos trabalhadores do campo - conforme flagrantes 
da jornalista uberabense, que reside no Rio de Janeiro, Paola Lage, 
em fotos exclusivas - feitas por celular, para Conta-Gotas
DE VOLTA À AVENIDA ---- Nesta noite de sábado para domingo – 16/17 de fevereiro, a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel voltou à Marquês de Sapucaí para fechar o desfile das campeãs – junto com a Grande Rio (6ª colocada), Salgueiro (5ª), Imperatriz Leopoldinense (4ª), Unidos da Tijuca (3ª), Beija-Flor (vice). Os flagrantes exclusivos para Conta-Gotas são da jornalista uberabense – residente no Rio, Paola Lage, que não arredou o pé da Marquês de Sapucaí durante a apresentação de sábado/domingo. Confira mais fotos exclusivas de Paola Lage no final desta edição. Detalhe: as tradicionais cores da escola - azul e branco, ficaram em segundo plano e deram lugar ao verde.

----------------
O reeleito Cléber Ramos e o novato Samir Cecílio ainda estão rindo de orelha 
a orelha para o eleitorado (Fotos: Divulgação)
SEM DESCANSO
Vereadores Samir Cecílio Filho, do PR, o mais votado da história de Uberaba, atual vice-presidente e já eleito presidente para a gestão 2014, e Cléber Humberto Ramos, do PMDB, presidente da mesa diretora de 2015, disputavam o eleitorado da feira d´Abadia, neste domingo, 17 de fevereiro. E haja fôlego!!!
-----------------
Mauro Umberto vai apurar falta d´água no CED
(Foto: Divulgação)
Falta d´água no Centro Especializado em Dengue pode ter sido sabotagem
Acionados pela Unidade de Pronto-Atendimento – UPA, do bairro São Benedito, onde funciona o recém-instalado Centro Especializado em Dengue, técnicos do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, foram surpreendidos.
Todos os registros do local estavam fechados.
INVESTIGAÇÃO --- O secretário de Saúde, Fahim Sawan, suspeitando de que a falta d´água tenha sido provocada, pediu que a Controladoria-Geral do Município – comandada pelo advogado Mauro Umberto Alves, investigue o fechamento suspeito dos registros. “Não podemos admitir que fatos como esse venham a denegrir a imagem de um trabalho tão importante como o que está sendo realizado pelo CED” – lamenta Sawan.
 --------------------
Paulo Leonardo: fim das incinerações
(Foto: Divulgação)
CONCLUSÕES --- Outra investigação envolvendo a saúde pública acaba de ser concluída pelo procurador-Geral do Município, advogado Paulo Leonardo Vilela. Sindicância foi instaurada com o objetivo de apurar os motivos e responsabilidades em relação ao grande número de recusas de fornecimento de remédios solicitados pela população.
Na conclusão, o procurador revela que dos 547 mandados judiciais para atendimento de medicamentos, dietas e insumos, apenas 27% estavam sendo cumpridos integralmente, 63% parcialmente e 10% descumpridos em sua integralidade.

FIM DAS INCINERAÇÕES – Sobre as incinerações de medicamentos realizadas no governo passado, Paulo Leonardo sugere sua proibição, e, em vez disso, que os remédios vencidos sejam devolvidos ao laboratório de origem, após a baixa no sistema, o cadastramento em livro especial e com menção das notas fiscais de origem. E pra completar: o procurador propõe a organização do almoxarifado.
---------------- 
Dom Odilo Scherer (ao microfone) discursa na posse de Dom Paulo Mendes, observado por ele 
e por Dom Benedito de Ulhôa Vieira, ex-arcebispo de Uberaba (Foto: Álbum do PT/Uberaba)
Candidato à sucessão de Bento XVI prestigiou a posse do arcebispo de Uberaba
Um dos principais cogitados para a sucessão do papa Bento XVI – que anunciou sua renúncia para dia 28 de fevereiro, esteve em Uberaba não faz muito tempo. O cardeal Dom Odilo Scherer, 62 anos, participou da posse do então recém-nomeado arcebispo, Dom Paulo Mendes.
PRESTÍGIO --- Quarto arcebispo de Uberaba, Dom Paulo tomou posse dia 1º de maio de 2012 - Dia do Trabalhador e de seu padroeiro, São José Operário, em substituição a Dom Aloísio Roque Oppermann, que renunciou por motivo de idade.
Mais de cinco mil pessoas compareceram à posse, incluindo 20 bispos, entre eles o cardeal Dom Odilo Scherer – arcebispo metropolitano de São Paulo, e Dom Walmor Azevedo – arcebispo de Belo Horizonte, dois nomes importantes da Igreja Católica.
COGITAÇÃO ---- O nome do cardeal Odilo Scherer ocupa espaços, desde 11 de fevereiro, nos principais veículos de comunicação do mundo. Ele aparece entre os nomes colocados no processo de sucessão.
É o candidato latinoamericano mais forte, e tem um apelo que se estende para além das considerações geográficas. Ele não só lidera a maior diocese do maior país católico do mundo desde 2007, mas também tem excelentes credenciais romanas” – escreveu Robert Mickens, na revista católica britânica The Tablet.
A RENÚNCIA --- Alemão registrado Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI antecipou que vai renunciar ao comando da Igreja Católica, sob a alegação de não se sentir com saúde suficiente para continuar.
O papa tem 85 anos de idade e já havia admitido a possibilidade de pedir a renúncia do cargo no livro “Luz do Mundo - O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos”, publicado em 2010 e escrito pelo jornalista alemão Peter Seewald.
SUCESSÃO --- Com a renúncia, marcada para 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Igreja Católica vai convocar um conclave para eleger o novo papa. Cinco brasileiros estarão entre os eleitores do conclave – que acontece em cerimônia secreta na Capela Sistina.
País com a maior população católica do mundo, o Brasil possui nove cardeais, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite de 80 anos para votar.
ELEITORES --- Os brasileiros eleitores são: Dom Odilo Scherer; Dom João Braz de Aviz (ex-arcebispo de Brasília, é hoje o brasileiro que ocupa o mais alto cargo na hierarquia vaticana); Dom Cláudio Hummes (ex-arcebispo de São Paulo, é membro da Pontifícia Comissão para a América Latina); Dom Raymundo Damasceno Assis (cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB); Dom Geraldo Majella Agnelo (arcebispo aposentado de Salvador – é mineiro de Juiz de Fora)
 -------------------
MALDADINHA ---- Está circulando na rede social: “O ex-presidente Lula diz que desiste de se candidatar a presidente da República em 2014 se o Brasil o ajudar a conquistar a vaga do papa Bento XVI. A presidente Dilma Rousseff já anunciou seu apoio”...
 -----------------
CIDADE-POLO
Às voltas com o grave problema da falta de Unidades de Terapia Intensiva – UTI´s neonatais, o prefeito de Ituiutaba, no pontal do Triângulo, Luiz Pedro (DEM), foi à TV Integração/Globo – MGTV 1ª Edição, para falar sobre o assunto. Disse que tem lutado desesperadamente para resolver a situação, fez seus desabafos e anunciou: “Vou propor uma parceria ao Paulo Piau”.
O DRAMA --- A angústia do prefeito da cidade de 98 mil habitantes – cerca de 76 mil eleitores, caiu fundo na alma de muitos uberabenses que acompanhavam a entrevista. Acontece que a cidade administrada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) – de 302 mil habitantes (212.893 eleitores), está sofrendo o mesmo problema. Recentemente, Uberaba buscou vaga em Araxá, MG, para salvar uma criança prestes a nascer.
----------------
Roberto Oliveira tem uma cidade inteira pra deixar limpa e arrumada  (Foto: Divulgação)
PLANO ANTIGO --- Até poucas semanas atrás, defensor de uma aliança entre os ex-companheiros e agora adversários políticos Paulo Piau e Anderson Adauto, o agora superintendente de Serviços Urbanos da Prefeitura de Uberaba, Roberto Oliveira – Robertinho da Indaiá, não pensa mais no assunto. Esqueceu esta história de reunir os dois ex-aliados pra pensar apenas na imensidão de serviços que encontrou pela frente.
NOVOS PLANOS --- Pra se ter uma ideia da trabalheira encontrada por Roberto Oliveira, basta lembrar que uma  das atribuições da superintendência assumida por ele é a limpeza pública (varrição, capina, coleta de lixo etc.). Aliás, na busca de alternativas para socorrer a pasta de Serviços Urbanos, outro problema veio à tona: 55 máquinas da prefeitura estavam paradas. Foram investidos R$ 120 mil na recuperação de 23 delas, já liberadas para a limpeza da cidade.
----------------
O paisagista Ney Ururahy tem sua marca espalhada pela Uniube 
(Foto: Divulgação) 
LAMENTOS --- Depois da morte do arquiteto Oscar Niemeyer – que deixou sua marca no projeto da ex-Escola Normal de Uberaba - atual Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, uberabenses voltam a lamentar a perda de outro celebrado artista: do paisagista Ney Ururahy, conhecido e reconhecido por mais de 800 projetos, entre eles, o jardim interno do Palácio do Itamaraty.
MARCAS --- O paisagista morto aos 90 anos deixou sua marca por toda a Universidade de Uberaba – Uniube. Ney Ururahy assinou os projetos de arborização, da escolha de espécies vegetais, nas calçadas, meio-fio, na cantina, na biblioteca, na maioria dos blocos, nas escadarias, nos jardins – e, claro, na Reitoria. Também trabalhou na residência do reitor Marcelo Palmério.
----------------

ELEIÇÕES 2014
(Episódio 1)
Dizem as más línguas – e as boas também, que Uberaba vai bater recorde de candidatos a deputado no ano que vem. Sai Paulo Piau – que deixou a Câmara dos Deputados para ser prefeito, e entra Anderson Adauto – que deixou a Prefeitura de Uberaba (porque já tinha sido reeleito) e anda falando em voltar à Câmara dos Deputados. Pra deputado federal, têm ainda, as candidaturas lógicas à reeleição de Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR).

O TEMPO NÃO PARA --- Aliás, se for candidato mesmo, Adauto tem até outubro – um ano antes da eleição, para se filiar a um partido político. A exigência legal vai ainda, expor outras candidaturas – previstas e não previstas, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

OLHO NA ASSEMBLEIA --- E por falar em Assembleia, impossível não lembrar de alguns que sonham até acordados com uma cadeira por lá: Fahim Sawan (sem partido), que está no comando da Secretaria de Saúde; Wagner Júnior (PTC), que preside a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra; Eclair Gonçalves, que preside o DEM de Uberaba e coordena o Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon; vereador Tony Carlos (PMDB), atual 1º suplente de deputado estadual, e mais os que já são: Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Leão (PT).
 --------------------
Franco Cartafina: horário partidário
(Foto: Divulgação)
ALÉM-FRONTEIRA
Vereador de primeira viagem, Franco Cartafina - o mais jovem integrante da legislatura 2013/2016, já 1º secretário da mesa diretora e com a vice-presidência assegurada para 2015, vai aparecer em circuito estadual do rádio e da televisão. Grava para o horário partidário gratuito do PRB – a convite do presidente mineiro da legenda, deputado federal George Hilton. O vereador tem 26 anos e vai falar em nome da juventude do Partido Republicano Brasileiro.
XODÓ ---- Encantado com a eleição do primeiro vereador do partido, em Uberaba, o presidente estadual fez voo rasante na cidade, recentemente, quando convidou Franco Cartafina para assumir o comando do PRB/Jovem de Minas Gerais. O vereador está pensativo a respeito do convite. O PRB é o 10% colocado no ranking dos filiados de Uberaba, com 662 inscritos.



----------------------
Oi, Giselda...
Às vezes fico assustada com o alcance ...(da Internet).
Você se lembra daqueles trechos de uma monografia
minha que você publicou no seu blog?
Vira e mexe eu recebo uma mensagem falando a respeito.
E fico feliz por saber que algumas pessoas têm usado
aquelas informações em trabalhos acadêmicos, em sites.
E hoje mesmo, um historiador me escreveu pedindo permissão
para usar alguns trechos na história de Veríssimo,
na qual ele está trabalhando.
É assustador e delicioso ao mesmo tempo.
E vamos deixando nossas palavras voarem por aí...
Um beijo, bom final de semana!”
_Comentário da psicóloga Rita Soukef, sobre o
blog Conta-Gotas

-----------------
Luís Carlos: uma boa notícia
(Foto: Enerson Cleiton)

Presidente do SSPMU aplaude arquivamento
de processos abertos pelo 
ex-prefeito contra
servidores derrotados nas eleições de 2012
Decisão da Comissão Disciplinar Permanente da Prefeitura de Uberaba em arquivar os processos administrativos movidos pelo ex-prefeito Anderson Adauto contra funcionários que disputaram as eleições de vereador em 2012 é aplaudida pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU. 
Ele perseguiu os servidores municipais até os últimos segundos do seu governo” – afirma Luís Carlos dos Santos, pedagogo, técnico em segurança do trabalho, e reeleito e empossado no cargo de presidente do SSPMU para mais um mandato – 2013/2016.
REVOGAÇÃO --- O ex-prefeito se baseou no artigo 111, § 2º, do Estatuto do Servidor (Lei Complementar 392/08), que prevê a abertura de processo administrativo caso o servidor que tirou licença remunerada, obtenha votação inferior a 400 votos. “Na época, reivindicamos que a Câmara revogasse este absurdo, mesmo porque se trata de um assunto que deve ser tratado em nível de legislação federal” – lembra Luís Carlos.
O PARECER E A DECISÃO --- E foi justamente com este argumento, que a Controladoria da Prefeitura de Uberaba opinou pelo arquivamento, e a Comissão Disciplinar Permanente acatou o parecer. Entendimento é de que o município não tem competência para legislar sobre direto eleitoral, pois se trata de área de responsabilidade exclusiva da União. E mais: entende-se que é impossível comprovar a intenção dos servidores de se candidatarem apenas para obter a licença remunerada de 90 dias.
PERSEGUIÇÃO --- O ex-prefeito passou oito anos de seus dois mandatos perseguindo, retaliando e flagelando o funcionalismo municipal” – afirmou Luís Carlos, reforçando o que foi dito na nota de repúdio divulgada pelo sindicato, em novembro de 2012, quando os processos foram abertos. Naquela oportunidade, o SSPMU colocou sua assessoria jurídica à disposição dos 22 servidores.
-----------------------
TOLERÂNCIA ZERO
Prefeito estreia na Câmara com projetos
de enfrentamento da criminalidade
Paulo Piau vai presidir GGIM
(Foto: Divulgação)
Dois primeiros projetos de lei do prefeito Paulo Piau a serem encaminhados para deliberação da atual legislatura são relacionados à segurança pública – o que indica a priorização do setor no governo empossado dia 1º de janeiro de 2013. Um deles cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, e o outro, inclui Uberaba no programa “Crack, é possível vencer”.
EXIGÊNCIA DO PRONASCI --- Com o Gabinete – que será presidido pelo próprio prefeito e terá reuniões sigilosas, a Prefeitura de Uberaba vai aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, criado pelo governo federal para o enfrentamento da violência e criminalidade no país, através de projetos que articulam políticas de segurança com ações sociais.
AÇÃO CONJUNTA --- O Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne as instituições de segurança pública e justiça criminal das três esferas de governo, inclusive o Conselho Municipal de Segurança Pública, que tem caráter apenas consultivo.
O GGIM, por sua vez, é deliberativo, ou seja, decide e coloca as decisões em prática. Ligado diretamente ao gabinete do prefeito, o GGIM vai trabalhar com equipes multidisciplinares, compostas de assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos, entre outros.
XÔ, CRACK! --- O segundo projeto oficializa a participação de Uberaba no programa “Crack, é possível vencer” – um plano integrado de enfrentamento da droga. Também do governo federal, o programa é aberto aos estados e municípios com mais de 200 mil habitantes.
Ligado ao Ministério da Justiça, o programa “Crack, é possível vencer” pretende aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.

ENQUANTO ISSO...
Ô DIFICULDADE!
Vereadores definem lugar de assento
na mesa diretora da Câmara de Uberaba
Projetos do Executivo – criando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o programa “Crack, é possível vencer”, salvam a pauta de discussões prevista para 18 de fevereiro, segunda-feira, na Câmara Municipal de Uberaba. Três matérias de autoria dos vereadores foram relacionadas para a 3ª reunião da legislatura 2013/2016.
NAQUELA MESA --- Uma delas, prevê os lugares onde os membros da mesa diretora vão sentar-se. A resolução, de autoria da própria mesa, especifica que, “o presidente tomará assento na parte central da mesa, à direita; o vice-presidente tomará assento na parte central da mesa, à  esquerda do presidente; o 1º secretário tomará assento à direita do Presidente; o 2º secretário tomará assento à esquerda do vice-presidente”.
A gestão 2013 da mesa diretora é integrada pelo presidente Elmar Goulart (PSL); o vice, Samir Cecílio (PR); o 1º secretário, Franco Cartafina (PRB), e o 2º secretário, Paulo César Soares (PSL).
JUVENTUDE --- A segunda matéria é de autoria de Franco Cartafina e altera a denominação da Comissão Permanente de Direitos da Criança e do Adolescente. Ele propõe a mudança para Comissão Permanente de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude. O grupo é presidido pelo vereador Afrânio Cardoso (PP); o próprio Franco é o relator; o vogal é Edmilson de Paula (PRTB), e o suplente é Marcelo Machado (DEM).
FARMÁCIA --- A terceira matéria é de autoria do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB). Ele altera o nome do programa “Farmácia Verde” para “Farmácia Viva”.
Objetivo deste programa é o fornecimento de produtos fitoterápicos para o tratamento da saúde através da fitoterapia, como alternativa no trato das doenças.
------------------
REDE PARA TODOS
Ex-presidente da Câmara quer
Uberaba engajada na internet livre
Luiz Dutra: na era digital
(Foto: Divulgação)
Responsável pela inclusão da Câmara de Uberaba na era da TV Digital – já em fase de testes, o ex-presidente Luiz Dutra (PDT), quer ver a cidade agora, engajada no mundo da internet livre. Em ofício encaminhado ao diretor-presidente da Companhia de Telefones do Brasil Central - CTBC/Algar Telecom, Fernando Santos de Santana, o pedetista reivindica a instalação de equipamentos em locais estratégicos, que permitam o acesso livre e gratuito à rede virtual.
ACESSO --- Dutra cita como exemplos o terminal rodoviário, o aeroporto, shopping centers e hospitais, além dos órgãos públicos de um modo geral. O acesso à internet livre, segundo ele, possibilitará uma comunicação democrática – já que não haverá discriminação, e estará sintonizado com os tempos atuais.
A proposta do pedetista foi reforçada pelos colegas vereadores Kaká Carneiro (PSL), Edmilson  de Paula (PRTB), Franco Cartafina (PRB), Ismar Vicente (PSB), Marcelo Borges (DEM) e Samir Cecílio (PR).
AMPLITUDE --- O último censo oficial realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, deu uma amostra da amplitude da proposta feita pelo ex-presidente da Câmara. Durante o censo, o IBGE registrou 96.799 domicílios particulares permanentes em Uberaba, sendo que 40.746 deles tinham microcomputador com acesso à Internet.
INTERNET LIVRE --- Existem hoje, vários movimentos no mundo – inclusive no Brasil, pregando a Internet livre. Objetivo é coincidente: promover uma democratização ampla e irrestrita da rede que revolucionou a comunicação.
Estes grupos – localizados nas mais variadas regiões do mundo, pregam a igualdade de condições para toda a população. Algumas cidades no Brasil já aderiram à internet livre, em alguns casos, através de entidades representativas de empresas de um modo geral, e, em outros, através das prefeituras.
A principal base dos movimentos pela Internet livre é a declaração de direitos da Organização das Nações Unidas – ONU: “Todo cidadão possui direito à liberdade de expressão e de acesso à informação
-------------------
2º vice da Câmara indica
academia de ginástica para
o prefeito driblar a crise
Vereador Paulo César Soares (PSL) – 2º vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Social, tem a solução para o prefeito Paulo Piau enfrentar o momento atual de crise financeira e, ao mesmo tempo, atender à população. Foi o que ele próprio afirmou em plenário, ao reivindicar duas academias de ginástica ao ar livre.
JUSTIFICATIVAS ---É a obra mais barata hoje, em Uberaba, e também, a mais solicitada pelos moradores dos mais diversos bairros da cidade” – disse ele. De acordo com o 2º vice-presidente, além do preço das academias ser compatível com a crise, elas representam investimento em qualidade de vida.
Paulo César lembra que o projeto Academia Para Todos beneficia crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, e garante que sua lista de reivindicações pela instalação do equipamento envolve pessoas de todas as idades.
--------------------


PENTE-FINO
Merenda escolar e transporte coletivo
vão passar por auditoria em Uberaba
APURAÇÕES EXTRAS --- Além dos levantamentos e diagnósticos de praxe, a empresa que vencer a licitação/pregão presencial para promover a auditoria nas contas da Prefeitura de Uberaba será orientada a realizar algumas avaliações extras. Entre elas, estão os contratos de terceirização. “Precisamos saber se eles são vantajosos para o poder público” – disse o titular da Secretaria de Administração, advogado Carlos Bracarense. Ele cita como exemplos, a merenda escolar, a coleta de lixo, a locação da frota de veículos, e o transporte coletivo urbano.
POLÊMICAS --- Neste último caso, duas polêmicas foram levantadas e serão submetidas à auditoria. Uma delas envolve o reajuste concedido para a tarifa, nos últimos minutos do governo passado. Decreto baixado pelo então prefeito Anderson Adauto– que entrou em vigor dia 31 de dezembro de 2012,  aumentou o preço da passagem, de R$ 2,60 para R$ 2,90. Reações de protesto, tanto de usuários do transporte, quanto de adversários políticos, levaram o prefeito Paulo Piau a prometer uma reavaliação das planilhas que justificaram o reajuste.
O atual governo também quer saber se existe vantagem no aditamento que concedeu dez anos a mais para as empresas Líder e Piracicabana, em troca da instalação de um dos terminais de mobilidade urbana – projeto que ainda não está funcionando.

PREGÃO
Disputa pela auditoria na
Prefeitura acontece dia 25
Edital de abertura da licitação para contratar auditoria na Prefeitura de Uberaba foi publicado na última edição do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município. Pregão presencial 001/2013 prevê a escolha de empresa especializada, externa e independente, para realizar os levantamentos.
Contrato será formalizado através da Secretaria Municipal de Administração, e tem um valor inicial de referência na ordem de R$ 302 mil.
O EDITAL --- O edital completo pode ser adquirido no Central de Aquisições e Suprimentos, situado no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba – na avenida Dom Luis Maria Santana, 141, bairro Santa Marta, mediante entrega de um CD-room, ou um Pen-Drive.
OS LANCES --- A disputa vai acontecer dia 25 de fevereiro, e começa com o credenciamento da empresas interessadas, entre 14h e 14h30.
Imediatamente após o final do credenciamento, e portanto, às 14h30, a equipe da licitação recebe os envelopes – com proposta de preços e habilitação, abrindo assim, a disputa de preços.
-----------------
1º IPTU do novo governo
vence no início de março
Vem aí, o primeiro Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, da administração Paulo Piau. Vencimento da primeira parcela – e da parcela única, será dia 8 de março.
O pagamento à vista terá 20% de desconto.
Apesar das dificuldades financeiras anunciadas pelo governo que tomou posse dia 1º de janeiro, a equipe econômica assegura que não haverá reajuste.
Orçamento de 2013 prevê uma arrecadação de R$ 25 milhões em IPTU – R$ 1 milhão a mais do que o previsto para 2012.
No total, o imposto rendeu R$ 21,8 milhões no ano passado, e portanto, cerca de R$ 2,2 milhões a menos do que o esperado.
--------------
Presidentes de partidos políticos
garantem espaço no governo
Mais um presidente de partido político passa a ocupar cargo no novo governo municipal. O odontólogo Eduardo Neiva Ferro, que assumiu o comando do PR/Uberaba – em substituição ao deputado federal Aelton Freitas, acaba de ser oficialmente nomeado para a Assessoria Especial do Gabinete do Prefeito.
A legenda presidida por Eduardo Ferro é a principal aliada da atual administração: abriga a filiação do vice-prefeito Almir Silva.
NOMEADOS --- Entre outros presidentes, estão no governo o ex-vereador Carlos Alberto Godoy, do PTB, que foi nomeado diretor da Fundação Cultural de Uberaba -, órgão da administração indireta com status de 1º escalão, e que por sinal, é comandado pela presidente do PCdoB, Sumayra Oliveira.
Outra presidente de partido com cargo no governo de Paulo Piau é a advogada Eclair Gonçalves, que comanda o DEM – a legenda que lidera o ranking de filiados na cidade. Eclair é a coordenadora do Programa Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor – Procon.
ALIADOS --- Com exceção do PTB, estes partidos tiveram participação importante na campanha e apoiaram o atual prefeito desde o 1º turno através da coligação “Uberaba Merece Mais” (PMDB/PR/PP/PCdoB/DEM/PSC/PMN.
Já o PTB se coligou no 1º turno com o PSDB, apoiando a candidatura do ex-tucano, médico Fahim Sawan a prefeito. No 2º turno, Paulo Piau ganhou o apoio do PTB e do próprio Fahim (que deixou o PSDB) – que hoje comanda a Secretaria Municipal de Saúde.
----------------
ELEIÇÕES 2014
(Episódio 2)
Marcos Montes: preparativos
(Foto: Divulgação)
E tem quem espera passar o carnaval pra colocar o bloco na rua. É o caso, por exemplo, do deputado federal Marcos Montes. Fundador e presidente do PSD/Uberaba, o ex-prefeito demonstra que está disposto a dar uma guinada na imagem, ou melhor, uma fortalecida.  Contratou assessoria de imprensa nova – a jornalista Mônica Cussi, e está sendo orientado por agência de publicidade.
NA REDE --- Aliás, pra mostrar que não está pra brincadeira, as mudanças tiveram início pela rede social. A nova marca estreou no Facebook, chamando a atenção para a inauguração do Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais – Citur. Nome resumido: Centro de Informações de Turismo Rural de Uberaba.
PESO RURAL --- Localizado na Univerdecidade - Rua Manoel Brandão, 350, o prédio foi construído com a verba de R$ 2,4 milhões conseguida por MM através de emenda individual ao orçamento da União – e contrapartida da Prefeitura de Uberaba. Vão funcionar ali: Sindicato Rural de Uberaba; Associação de Mulheres Rurais de Uberaba – Amur; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater; Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA; e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar.
-----------
QUESTÃO DE ORDEM --- E por falar em Mônica Cussi, outro assessorado por ela já está com o convite saindo do forno para a posse festiva. Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo, investe na criatividade num anteprojeto de convite: “Você já tem um habeas corpus para comparecer à Casa do Folclore, às 20h, no dia 1º de março. Enviaremos oportunamente uma gentil intimação para o evento”... Com 727 votos, a chapa OAB pra Você venceu a concorrida eleição, dia 24 de novembro de 2012, para o triênio 2013/2015.
NA DOBRA DA MEIA-NOITE --- E tem mais: é certo que a festa de posse da OAB vai se transformar em festa de aniversário – de Uberaba. À meia-noite – e portanto, na entrada de 2 de março, os advogados e convidados vão comemorar os 193 anos da criação da Freguesia. Detalhe histórico: no decreto assinado dia 2 de março de 1820, Dom João VI lamenta “o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual”...
----------------
ACERTOS ---- Eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas três últimas eleições terão de 25 de fevereiro a 25 de abril deste ano para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento de seus títulos. Os que têm voto facultativo (maiores de 70, analfabetos ou menor de 18 anos) não estão sujeitos a essa penalidade, nem as pessoas portadoras de deficiência.
--------------
Uberaba registra a 3ª morte por dengue em 2013
Terceira vítima fatal da dengue em Uberaba foi o paciente L.A.R, de 72 anos, que morreu no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a exemplo da segunda vítima - um homem de 57 anos. A primeira morte aconteceu dia 14 de janeiro. A vítima tinha 48 anos.
O TAMANHO DO PERIGO --- Até o momento foram registradas 3.689 notificações oficiais, extraídas das redes pública e privada. Destas, mais de 2.000 foram confirmadas através de exames laboratoriais.
---------------
TUDO COMO DANTES --- E após 12 anos fora do Legislativo, o vereador Paulo César Soares voltou ao ponto de partida: ao córrego a céu aberto, localizado entre a rua Vigário Silva e a avenida Guilherme Ferreira, e que, tal qual como antes, continua tirando o sono, a saúde e a calma dos moradores. A única mudança é que agora existe a TV Câmara (Canal 5) que registrou cada detalhe de sua nova visita ao local.
AEDES HOLLYWOODIANO --- E foi através da TV Câmara que o 2º vice-presidente da Casa e presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Social denunciou que o córrego está mais do que propício para o mosquito transmissor da dengue. O pior de tudo é que agora o Aedes aegypti se tornou um monstro. De acordo com Paulo César, “existe mosquito aqui, do tamanho de uma galinha”...
CONVITES --- Cada vez mais entusiasmado com o cinegrafista, o vereador aproveitou para convidar o prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, para uma visitinha ao local. E lembrou que, da última vez em que este lá, o convidado foi o então prefeito Luiz Guaritá Neto – que aceitou o convite, fez muitas melhorias por ali, mas não canalizou o danado do córrego. Detalhe importante: Paulo César não poupou elogios aos três citados por ele.

LEMBRANÇAS
E como não poderia deixar de ser, o vereador Paulo César Soares lembrou do quase esquecido projeto Água Viva – que já rasgou o centro da cidade pra combater enchentes, mas não combateu nada. “Não entendo! Estão gastando milhões e milhões e milhões com o Água Viva, mas não conseguem canalizar um córrego, que é muito mais barato!” – desabafou o vereador.
Mas, o presidente do Codau, Luiz Neto, também lembrou do projeto. Está convocando entrevista coletiva para segunda-feira, dia 18, “para detalhar os próximos passos das obras nas avenidas Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira”.
-------------------
ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE VILA ISABEL E SUA HOMENAGEM AOS AGRICULTORES NO DESFILE DE SÁBADO  
*NA VISÃO DA JORNALISTA PAOLA LAGE



----------------------

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi um lindo desfile, Giselda. Que bom que vc conseguiu aproveitar as fotos. Imagens de celular não são lá muito boas e a "fotógrafa" não ajuda muito. rs. Bjs.

    ResponderExcluir