13 de março de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


Gráficos da Chefia de Gabinete mostram a distribuição dos compromissos nas agendas do
prefeito Paulo Piau e da primeira-dama Heloísa Piau, respectivamente
EXCLUSIVO
Prefeito de Uberaba fez quase 400 reuniões nos 2 primeiros meses 
Paulo Piau e Heloísa, com o neto Tiago
(Foto: Grasiano Souza)
Empossado dia 1º de janeiro de 2013, o prefeito Paulo Piau (PMDB) fez uma média de quase sete reuniões por dia nos dois meses que se seguiram. Dados da agenda foram solicitados pela colunista de Conta-Gotas pra conferir os primeiros movimentos do novo prefeito – e, de acordo com o relatório passado pela Chefia de Gabinete, Paulo Piau fez nada menos do que 399 reuniões entre janeiro e fevereiro.
EVENTOS, VIAGENS E IMPRENSA
Neste mesmo período, o prefeito participou de 30 eventos, e fez sete viagens. E como não podia deixar de ser, conversou aos montes com a imprensa. Segundo o relatório da Chefia de Gabinete, foram 17 entrevistas coletivas – uma média de um encontro com os jornalistas a cada 3,4 dias. No total, a agenda fechou o primeiro bimestre de governo com 453 compromissos.
ROSA CHOQUE --- A primeira-dama Heloísa Piau teve uma agenda diferenciada, mas também recheada, nos dois primeiros meses da administração. Foram 412 compromissos, sendo que 352 se referem a atendimentos diversos. Ela fez 42 visitas a entidades sociais, e concedeu 18 entrevistas individuais. Heloísa tem sala ao lado do Gabinete do Prefeito, onde trabalha como voluntária.
-----------------
REVOLTA CIDADÃ
Empresário/cidadão da mais alta qualidade anda de olho na movimentação dos deputados federais e estaduais que se dizem “filhos de Uberaba”. Ao ver notícia, esta semana, de que a vizinha Uberlândia já tem 74 câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, Tião Silva ligou pra colunista e desabafou: “Onde estão nossos deputados?!”
PROMESSAS --- Na visita que fez a Uberaba, na semana passada, o governador Antonio Anastasia (PSDB) nem deu tempo de os repórteres o questionarem sobre antigas promessas, e partiu logo pra reforçar os compromissos.
OLHO VIVO
Afirmou que vai construir um Instituto Médico Legal – IML, na cidade, e instalar o Projeto Olho Vivo. Disse, inclusive, que os dois empreendimentos serão inaugurados ao mesmo tempo. “O Estado já está providenciando a aquisição de 200 câmeras, e um número expressivo será destinado a Uberaba” – prometeu mais uma vez.
----------------
Vânia Célia
(Foto: Justiça Eleitoral)
SOS --- Professora Vânia Célia Correa de Lima, 55 anos de idade, 27 deles seguindo carreira na Prefeitura de Uberaba, pede socorro ao governo municipal que tomou posse dia 1º de janeiro de 2013. Conta que, desde que se licenciou para candidatar-se a vereadora em 2012 tem sido perseguida por assessoras da era Anderson Adauto (sem partido) que foram reconduzidas na era Paulo Piau.
VOTOS DE MENOS
(Problemas aos montes)
Filiada ao PRB, Vânia Célia saiu das urnas com poucos votos – apenas 94, mas com muitos problemas, segundo ela. Diz que, ao retornar após as eleições foi colocada em disponibilidade, em casa, com orientação para que assinasse o ponto e o entregasse na Secretaria de Educação e Cultura. Conta, entretanto, que as duas assessoras, que ocupavam cargos de chefia e a colocaram em casa, não aceitaram o ponto, e assim, desde outubro, tem corrido de um lado pra outro, tentando acertar sua situação.
SEM SALÁRIO --- A professora P1 afirma que era diretora de uma creche comunitária que foi transferida para a responsabilidade da prefeitura, e depois transformada no Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei, Maria de Nazaré, localizado no bairro Abadia. Destaca que, desde esta época, já enfrentava problemas com as assessoras da Secretaria de Educação, e que a situação piorou com sua candidatura a vereadora. “Estou desesperada, pois desde outubro, quando me licenciei pra candidatar, que eu não recebo meu salário” – desabafa ela.
-----------------
EM DOMICÍLIO
Moradores de Uberaba começam a receber um comunicado do atual governo fazendo uma espécie de balanço do que foi encontrado lá pelos lados da prefeitura. Chamado de Carta Aberta à População de Uberaba, o texto detalha, entre outros assuntos, a dívida herdada do governo passado; a redução ocorrida no número de agentes de combate à dengue em 2012, e esclarece ainda, que o aumento na tarifa do transporte coletivo ocorreu no dia 29 de dezembro do ano passado, e portanto em gestão anterior.
PRESTANDO CONTAS --- Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberaba justifica que o governo municipal, ao divulgar o balanço, está apenas cumprindo o seu dever constitucional de informar a população. O documento cita, inclusive, os dados e as fontes que também estão disponíveis na página da prefeitura na Internet.
OS ÂNIMOS --- O texto é finalizado com a tranquilização dos fornecedores que estão pressionando para receber as dívidas. O atual governo garante que vai honrar os compromissos assumidos e informa que nenhum serviço essencial será abandonado. Também cita que o Ministério Público já instaurou procedimento para investigar eventual descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo governo anterior.
-------------------
Alexandre Pires: paixão pelo PMDB
CONTANDO AS HORAS --- Peemedebistas históricos e apaixonados pela legenda estão contando nos dedos: dia 7 de abril de 2013, e portanto, dentro de 25 dias, vence a Comissão Executiva Municipal Provisória do PMDB/Uberaba. Ex-presidente/fundador, advogado Alexandre Pires, é um dos que enviaram e-mails à colunista nos últimos dias, lembrando a data, e pregando a convocação de convenção para os filiados elegerem um Diretório Municipal.
RECAPITULANDO --- A comissão provisória – presidida pelo professor Eduardo Palmério, tomou o lugar de um diretório por uma causa óbvia. As eleições 2012 dividiram os peemedebistas entre os apoiadores da intervenção e consequente candidatura de Paulo Piau a prefeito, e os apoiadores – grande maioria, do ex, Anderson Adauto (que acabou deixando a legenda). “As eleições se foram, mas o PMDB permanece, e é importante fortalecê-lo” – defende Alexandre. A estrutura atual é aliada do prefeito.
----------------
A filas nas casas lotéricas e nos bancos viram pesadelo para os clientes   (Foto: Enerson Cleiton)
DRAMA DAS FILAS
(Parte I)
Quando se imaginava que a lei municipal prevendo tempo de espera nas filas resolveria este grande e “tradicional” problema na cidade, eis que Uberaba está às voltas com uma explosão de reclamações. Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor – Procon, anda de olho nas filas duplas dos bancos, que agora inventaram de enfileirar os clientes na entrada, para que depois, eles enfrentem novo tempo de espera no interior das agências.
DRAMA DAS FILAS
 (Parte II)
E nas casas lotéricas, as filas preferenciais se tornaram um pesadelo para os idosos, grávidas, mães com filho nos braços, e assim por diante. Pra se ter uma ideia, tem muito cliente preferencial optando pelas filas “normais”, que acabam sendo mais ágeis. As filas preferenciais estão sendo ocupadas por idosos “carregados” de serviços alheios.

CASA NOVA --- Voltando ao Procon, o órgão de defesa do consumidor deve ocupar sede própria novinha nos próximos dias. Quem anuncia é a coordenadora Eclair Gonçalves, que também está às voltas com a Semana do Consumidor – Dia Mundial do Consumidor é lembrado em 15 de março. Ainda instalado na rua São Sebastião, 322, o Procon vai se mudar para a avenida Leopoldino de Oliveira, nº 875.
--------------
COMANDO PARTIDÁRIO --- Uberaba tem agora, apenas dois partidos sem comando: o PDT, que era presidido pelo vereador Luiz Dutra, e o PSDC, que era comandado pelo empresário  Hermany Júnior – o JJúnior. A terceira legenda que vinha sem comando desde dezembro do ano passado, ganhou nova Comissão Executiva Provisória. Trata-se do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB.
PELA LÓGICA --- Glauco Lopes Braz foi reconduzido à presidência do PRTB/Uberaba, mas agora, divide o comando com Edmilson de Paula – primeiro vereador eleito pela legenda, na cidade, presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, e já eleito 2º secretário da Câmara na gestão 2016. Com vigência até setembro de 2013, o PRTB tem ainda Lílian Soares de secretária; Leandro Santos de tesoureiro, e Ademir André de vogal.
--------------
Paulo Piau, Fernando Hueb e Antonio Anastasia, na reunião "sigilosa"
(Foto: Sebastião Santos)
SUSPENSE
Agenda do governador Antonio Anastasia (PSDB) em Uberaba, na semana passada, foi quase 100% explorada em amplo noticiário aqui e acolá – inclusive nos veículos de comunicação oficiais do Estado... Só não chegou a 100% porque um dos compromissos da agenda quase que passou batido – não fosse um comentariozinho aqui, outro acolá. A imprensa ficou de fora da reunião com prefeitos da região, no Gabinete de Paulo Piau.
REGIONAL --- O chefe de Gabinete, Fernando Hueb, diz que a reunião foi um momento especial concedido pelo governador aos prefeitos da região. Cada um – segundo ele, entregou uma lista com as principais reivindicações de sua respectiva cidade. “Em seguida, eles ouviram do governador o compromisso de que ele não medirá esforços para atender aos pedidos, e para dar força para a viabilização de grandes projetos para o Triângulo Mineiro” – revela o chefe de Gabinete, dizendo que, entre os projetos citados pelo governador, está o gasoduto.
HABILIDADE --- Fernando Hueb avalia ainda, que o encontro no Gabinete do Prefeito foi uma oportunidade para Paulo Piau abrir as portas da Prefeitura de Uberaba para o governo do Estado. “Foi um ato simbólico, em que o prefeito Paulo Piau, com toda sua habilidade, demonstrou que a retomada do bom relacionamento entre as duas partes é algo que ele está levando muito a sério” – comentou.
Luiz Neto: aprovação popular
(Foto: Alysson Oliveira)
---------------
INCHAÇO --- Novo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), ouviu uma série de reivindicações ao fazer uma visita de cortesia à Câmara Municipal e ser convidado para participar da sessão em plenário. Mas o encontro com os vereadores não foi marcado só por pedidos. O ex-prefeito (1993/1996) saiu do local com muitos quilos a mais... de tanto ouvir elogios.
TROFÉU --- Ao se despedir, em plenário, Luiz Neto lembrou que saiu do governo com mais de 90% de aprovação popular. “É um troféu que carrego com muito orgulho pela vida afora” – afirmou ele. De acordo com o ex-prefeito, se ele sair da presidência do Codau com 51% de aprovação, já se sentirá com o dever cumprido.

BANCADA FELIZ --- E a presença do presidente do Codau na Câmara ontem, levantou o moral da maior bancada da atual legislatura: o PSL. Vale lembrar que a legenda elegeu nada menos do que três vereadores em 2012 – o atual presidente, Elmar Goulart; o 2º secretário, Paulo César Soares, e o já eleito presidente da Câmara em 2016, Kaká Carneiro. Acontece que Luiz Neto revelou que o seu antecessor no Codau, José Luiz Alves, deixou R$ 53 milhões em caixa para serem aplicados em melhorias no sistema. Detalhe: José Luiz é o presidente do PSL/Uberaba.
UFA! ---- Entre outros adjetivos, o ex-presidente do Codau foi chamado, pelos vereadores do PSL, de “administrador de altíssima qualidade”; “ganhador de inúmeros prêmios municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais”; “o homem que deixou a casa em ordem”; “um grande político” ... e assim por diante.
------------------
ARTICULAÇÕES
Promotores de Justiça de Uberaba estão em plena campanha contra o Projeto de Emenda à Constituição que dá às polícias a exclusividade para atuar em investigações criminais e restringe as atribuições do Ministério Público.
INVESTIGAÇÃO --- De autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB/MA), a PEC 37, de 2011, prevê que o poder de investigação criminal fique restrito à Polícia Federal, no Brasil, como um todo, e à Polícia Civil, nos estados.
RESTRIÇÕES --- Se a PEC for aprovada, o Ministério Público – que nos últimos anos se fortaleceu trabalhando e ajudando a elucidar crimes de grande repercussão, fica impossibilitado de participar da investigação de crimes.
OS APOIOS --- A busca de apoio político envolve, entre outros, o prefeito Paulo Piau, a Câmara Municipal, e parlamentares – eles já se reuniram com o deputado federal Marcos Montes - vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, pedindo para que ele trabalhe contra a PEC no Congresso Nacional.
E na busca de apoio acadêmico, os promotores já estiveram na Faculdade de Talentos Humanos – Facthus, quando se reuniram com professores e alunos do curso de Direito.
-----------------
MÉRITO
Com 96 anos de idade completados agora, em março, o ex-vereador Dioclécio Campos vai receber o Diploma de Honra ao Mérito do Poder Legislativo. A proposta do presidente Elmar Goulart  foi aprovada por unanimidade. Sugestão acatada pelos vereadores é de que o diploma será entregue o mais breve possível, durante reunião que será transformada em sessão solene. E mais: Dioclécio, um eterno apaixonado pelo Legislativo, se sentará na cadeira da Presidência da Câmara.
---------------
PENTE FINO
E vem aí, encrenca das boas...Vereador Marcelo Machado Borges (DEM) quer a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, e da Prefeitura de Uberaba, no plenário da Câmara, para que possam explicar os motivos de “tantas” unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida” estarem desocupadas. Detalhe: suspeitam-se que muitas foram entregues a quem não precisa.
---------------
RETORNO
E falando na Câmara de Uberaba, governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), enviou correspondência aos vereadores, agradecendo a solidariedade manifestada ao povo gaúcho, pela tragédia ocorrida em Santa Maria, e que ainda está fazendo vítimas fatais.
A MOÇÃO --- De iniciativa do presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Edmilson de Paula (PRTB), moção de solidariedade foi aprovada, em plenário, por unanimidade, dia 5 de fevereiro, e enviada ao governador. Através do documento, os vereadores de Uberaba lamentaram o incêndio corrido na noite de 26 para 27 de janeiro, na boate Kiss.
VÍTIMAS --- Vale lembrar que ainda dia 7 de março, a tragédia somou 241 vítimas fatais, com a morte da jovem Driele Pedroso Lucas, de 23 anos. Ela estava internada no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde permanece ainda, a sua irmã, Ritiele, também ferida na casa noturna.
FISCALIZAÇÃO --- Na reunião em que a moção de solidariedade ao governador Tarso Genro foi aprovada, os vereadores fizeram pronunciamentos críticos contra a falta de segurança em casas noturnas de Uberaba, e defenderam uma fiscalização acirrada por parte das autoridades da segurança – especialmente do Corpo de Bombeiros.

SEM DESCANSO
Por sinal, a Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Posturas, informa que realizou no último final de semana, uma intensa fiscalização nas casas noturnas de Uberaba. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Aos fiscais da prefeitura, coube verificar a documentação dos estabelecimentos, comprovando que dois deles estavam sem o alvará de funcionamento.  
---------------
A foto - divulgada pelo Vaticano, mostra a primeira aparição do novo papa
PAPA É ARGENTINO
Após 13 dias da renúncia de Bento XVI, é definido o novo líder da Igreja Católica – atualmente com mais de um bilhão e meio de fiéis em todo o mundo. Na quinta votação do conclave, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 13 de março de 2013, foi concluída a eleição do novo papa. Às 15h07 (horário de Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso.
E às 16h14 (também horário de Brasília), o Vaticano anunciava o nome. O eleito foi o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º.
MARCO HISTÓRICO
Nome do novo papa foi revelado após o famoso "Annuntio vobis gaudium, habemus Papam" ("anuncio uma grande alegria: temos um papa"), feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran.
O resultado é um marco na história do catolicismo. Além de ser o primeiro religioso jesuíta a ser escolhido papa é também o primeiro chefe da Igreja que não nasceu na Europa. Os 115 cardeais do conclave levaram em consideração uma realidade simples: dois terços dos católicos vivem agora no hemisfério sul. E centenas de milhões estão em países da América Latina, como Argentina e Brasil.
VELHOS ADVERSÁRIOS
Impossível não visualizar, após o anúncio, a tão famosa animosidade entre Argentina e Brasil, no futebol. Que, por sinal, acabou acontecendo também na escolha do papa. Afinal, se o nome do argentino pouco aparecia, o do cardeal brasileiro e arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, estava entre os mais cotados desde a renúncia de Bento XVI.

OS JESUÍTAS
A Societas Jesu, ou Companhia de Jesus, foi fundada em 1540 pelo ex-militar espanhol Santo Inácio de Loyola. Um de seus primeiros seguidores foi o jovem São Francisco Xavier – possivelmente um dos motivos da escolha do nome papal, feito por Jorge Mario Bergoglio.
Detalhe: Vale ressaltar que outro Francisco pode ter reforçado a escolha: São Francisco de Assis, considerado o pai dos pobres e dos humildades.
Voltando à Companhia de Jesus, ela foi a primeira congregação regular a não ter hábito próprio, não ter canto comum dos Horas litúrgicas e não ter eleições internas, adotando um regime monárquico baseado na obediência.
Os jesuítas (termo originalmente ofensivo mas depois adotado pelos membros da Companhia) só prestavam obediência ao Papa e a seus superiores dentro da Companhia. Eles também não faziam votos solenes, de modo a poderem ser mais facilmente dispensados pelo papa em caso de necessidade.
Antes mesmo do reconhecimento canônico da Companhia, seus membros já foram encarregados pelos papas de várias missões difíceis, especialmente a luta contra as heresias dentro da cristandade e a evangelização de povos distantes e agressivos.
Coube aos jesuítas a evangelização do Japão, da China, da Índia, da América do Norte (onde tombaram vários, martirizados pelos índios na Flórida, em Nova Iorque, na Virgínia e no Canadá). A eles também couberam as tentativas de re-catolicização da Inglaterra, onde vários foram martirizados pelos protestantes. A Companhia teve ao todo mais de oitocentos de seus membros martirizados in odium fidei.
Quando foram descobertas as novas terras das Américas, os Reis de Espanha e Portugal receberam permissão papal para evangelizar estes territórios.
NO BRASIL
Os pioneiros na educação religiosa no país foram os jesuítas, que chegaram à colônia em 1549.
Com a expulsão dos jesuítas de Portugal e das colônias portuguesas, em 1759, outras ordens religiosas passaram a ser responsáveis pelo ensino religioso no Brasil.
Após a proclamação da República, na Constituição de 1891, o Estado passa a ser laico, ou seja, fica decretada a liberdade plena de culto e a laicidade nos estabelecimentos públicos de ensino
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário