3 de março de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

Milhares de pessoas curtiram o Dj Alyfer Stey, na festa de aniversário
de Uberaba, no Piscinão   (Foto: Enerson Cleiton)
Babado Novo e Velha Guarda da Mangueira agitaram os 193 anos de Uberaba
Ignorando a antiga polêmica sobre qual a melhor data para se comemorar o aniversário da cidade, os uberabenses aproveitaram para render homenagens, e, ao mesmo tempo, para curtir dois dias de muitas atividades. O governo municipal empossado dia 1º de janeiro não deixou por menos. Através da Fundação Cultural, com respaldo de várias secretarias municipais, e apoio do sistema Fiemg/Sesi - Centro de Cultura José Maria Barra, acordou a cidade bem cedo, no sábado.
FERIADO AGITADO --- O Piscinão foi agitado, no sábado/feriado de aniversário, com o DJ Alyfer Stey; atividades esportivas; Varal de Poesias/Associação Cultural Nova Acrópole; a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar; Coral da Cidade; a dupla sertaneja – Índio Viola e Marcelo; Orquestra de Viola do Colégio José Ferreira; Companhia Arte Dança Mutalambo; mais música sertaneja com a dupla Igor Cunha e Zé Floresta; Grupo Ousadia. A festa no sábado, no Piscinão, foi encerrada com a Velha Guarda da Bateria da Mangueira.
ENCERRAMENTO --- E as comemorações dos 193 anos de Uberaba continuaram movimentando o domingo, dia seguinte ao aniversário. O DJ Alyfer Stey voltou a animar o Parque das Acácias/Piscinão, onde também se apresentaram: Leslie de Paula (16h); Lukas & Santhiago (17h); Banda Ônix Brasil (18h); Juliana Gomes – The Voice (19h). E a Banda Babado Novo fechou as comemorações com chave de ouro, no Piscinão.

Prefeito Paulo Piau caminhou entre a multidão que curtia as atividades no Piscinão,
e posou para fotos com crianças, adolescentes, adultos e idosos  (Foto: Enerson Cleiton)
UBERABA 193 ANOS
*CURIOSIDADE HISTÓRICA --- Por que dia 2 de março é o aniversário da cidade?
Dom João VI cria a Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba

Decreto de 2 de março de 1820
Cria uma freguesia no distrito de Uberaba (do tupi "água cristalina"), com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, e manda fundar uma capela curada na mesma Freguesia.
 "Sendo-Me presente o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual, sem que o possa obter com facilidade da Freguesia do Julgado do Desemboque, que dali dista mais de 60 léguas:
Hei por bem que se estabeleça uma freguesia no distrito de Uberaba até a confluência do rio Paranaíba e rio Pardo, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, dividindo-se com a Capela de N. S. do Monte do Carmo, e com a Freguesia do Desemboque, por onde mais conveniente for.
E Sou outrossim servido, que nesta nova Freguesia haja também uma capela curada, no lugar que mais convier, para comodidade dos habitantes que novamente se acham por ali estabelecidos. A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários.
Palácio do Rio de Janeiro em 2 de março de 1820. 
Com a rubrica de Sua Majestade"
*(Dom João VI)
Nota 1: A dita "confluência do rio Paranaíba e rio Pardo", se refere à antiga divisa entre a Capitania de Goiás com a Capitania do Mato Grosso e a Capitania de São Paulo, a foz do atual rio Pardo (Mato Grosso do Sul) com o rio Paraná. 
Nota 2: a Capela de N. S. do Monte do Carmo é a atual Prata (Minas Gerais).

Velha Guarda da Mangueira foi atração pra lá de especial na programação do
aniversário de Uberaba   (Foto: Enerson Cleiton)
UBERABA 193 ANOS
*QUAL A DATA CERTA?
É sempre assim: aniversário de Uberaba tem que ter polêmica. A comemoração de mais um ano coloca em pauta – outra vez, a questão da data. Afinal, a possibilidade de mudança se mantém nos bastidores da Câmara Municipal, onde o assunto é definido. A polêmica é tão complexa que em 2006, o então prefeito Anderson Adauto (sem partido), em seu segundo ano de governo e “assustado” com a celeuma, determinou que se organizasse duas comemorações: uma no dia 2 de março, data que está valendo oficialmente desde 1996, e a outra no dia 2 de maio – data válida até 1995.
ESPECIAL --- Acontece que, levando em conta o aniversário de 2 de maio – elevação à condição de cidade (fato ocorrido em 1856), Uberaba faria 150 anos em 2006. Pressionado por todos os lados, o prefeito não teve dúvida em ficar no muro. Os habitantes de Uberaba comemoraram assim, dois aniversários no mesmo ano. Com direito a uma extensa agenda de eventos.
FÊNIX --- Como que, ressurgindo das cinzas, eis que o assunto volta à tona em todo aniversário. E pelo menos uma pessoa faz questão de lembrar: o mais incisivo defensor do 2 de maio, que é o vereador Tony Carlos (PMDB), que, por sinal, ganhou o apoio do colega Luiz Dutra (PDT). Levando em conta o aniversário de 2 de março, Uberaba comemora, em 2013, os 193 anos de elevação à condição de freguesia. Se fosse 2 de maio, seriam 157 anos de elevação a cidade.
A MUDANÇA --- Alteração de 2 de maio para 2 de março foi resultado de pesquisa realizada pelo Arquivo Público no governo Luiz Guaritá. Oficialmente, o Arquivo anunciou que a elevação do povoado a freguesia implicava na ascensão econômica e social, com a criação do cartório eclesiástico, por exemplo. O decreto real – segundo o Arquivo, constituiu um grande avanço para a comunidade, e significou a emancipação e gerência própria em assuntos de ordem civil, militar e religiosa.
NA BOCA DO POVO --- Nos bastidores, o que se comenta é que Guaritá – pressionado pelo empresariado local, buscou uma saída honrosa para tirar o aniversário do dia 2 de maio. É que o feriado, mais a Expozebu e outros eventos do período, provocavam altíssimos prejuízos econômicos ao município.
NEM UM NEM OUTRO --- Mas, a celeuma não acaba por aqui. Corre por fora uma terceira corrente que defende a data de 22 de fevereiro. É que neste dia – em 1836, Uberaba foi elevada à condição de vila, o que, para muitos historiadores, significa realmente a independência de uma localidade.
-----------------

OLHO NA CONTA 
DE LUZ
Conforme nota oficial da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, publicada na edição de 3 de fevereiro desta coluna, a conta de luz que está chegando agora, em março, nas residências, apresenta redução tarifária. Do lado esquerdo da conta pode-se conferir, inclusive, a informação de que a alteração tarifária extraordinária tem o percentual médio de _19,06% para consumidor cativo e _18,14% para consumidor residencial.
NEGANDO
Ao contestar entrevista de consumidora, se queixando de que sua conta teve reajuste de cerca de 24% entre dezembro/janeiro, a Superintendência de Comunicação Empresarial da Cemig disse que a alteração de tarifa ocorre, todos os anos, em abril, data base fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.
A REDUÇÃO
Na mesma nota, a Cemig confirmou redução de 18,14% na energia residencial para a conta de março, lembrando que o governo Dilma Rousseff determinara a redução nas contas de energia elétrica para todos os consumidores de energia do país.
AS LEITURAS
De acordo com a nota da Cemig, as contas novas viriam em março, “porque as datas de leituras das contas de energia são distribuídas ao longo do mês, de forma que, em fevereiro, os consumidores pagarão a parcela do consumo ocorrido antes de 24 de janeiro com a tarifa antiga e a outra parte do consumo, posterior à mesma data, com a tarifa nova”.
-------------
A praça Rui Barbosa, em 1890
(Foto: Autoria desconhecida/Acervo Arquivo Público de Uberaba)
UBERABA 193 ANOS
*O 1º LOGRADOURO ---- A Praça Rui Barbosa
É o mais antigo logradouro público de Uberaba, pois, foi na sua parte inferior que se começou a edificação do primeiro prédio que Uberaba teve ... É inteiramente calçada a paralelepípedos e com luxuoso jardim à frente da Catedral do Bispado. Nos alinhamentos em diferentes lugares ficam o Paço Municipal, hoje Prefeitura, o Teatro São Luís e custosos prédios particulares. Primitivamente chamava-se ‘Largo’, mais tarde ‘Largo da Matriz Nova’, ‘Largo da Matriz’, praça ‘Afonso Pena’ (1894-1916) e finalmente praça Rui Barbosa."
(PONTES, 1970, p.287)
(Obs: O historiador Hildebrando de Araújo Pontes viveu no período de 1879 a 1940) 
Fonte: Arquivo Público de Uberaba
--------------------
Carolina de Jesus  (Divulgação)

MULHER EM DESTAQUE
Uberaba debate sobre a vida de Carolina – negra, favelada, catadora de lixo e escritora internacional
Sindicato Único dos Trabalhadores em Ensino de Uberaba – SindUte, antecipou, no domingo, dia 3, as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Evento aconteceu  no Centro Administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
Trata-se da apresentação do monólogo Carolina, o Luxo do Lixo, baseado no livro O Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.
SUPERAÇÃO --- Ganhador do Prêmio Funarte em 2010, o monólogo conta a história da própria Carolina, natural de Sacramento – no Triângulo Mineiro, negra, favelada, catadora de papel na cidade de São Paulo dos anos 50, e que se tornou escritora de sucesso internacional.
Wilson Rabelo
(Divulgação)
Sua obra - O Quarto de Despejo, ultrapassou a marca de um milhão de exemplares, com circulação em mais de 40 países e ainda hoje desperta a atenção de estudiosos em várias partes do mundo.
O INTÉRPRETE --- O espetáculo tem adaptação e interpretação do ator Wilson Rabelo, com direção de Denise Zenicola. O ator é mineiro, radicado na cidade do Rio de Janeiro, tem 35 anos de carreira, com atuações em cinema teatro e televisão. Se destacou ao interpretar o compositor Cartola no programa Por toda a minha vida, exibido no início de 2011 pela Rede Globo de Televisão.
REFLEXÕES --- Objetivo do projeto que chegou a Uberaba no domingo é discutir temas polêmicos como consciência negra, direitos da mulher, pobreza, favelização, desigualdade social e muitos outros. A ideia é despertar no público a consciência questionadora e instigá-lo a meditar sobre seus percalços e contar suas histórias, que são gravadas em vídeo. 
-----------------------

LONGE (SÓ) DOS OLHOS
Por causa do aniversário de Uberaba, o prefeito Paulo Piau não participou, sábado, em Brasília, DF, da convenção nacional do seu partido – o PMDB, que teve, inclusive, a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), e muitos discursos já relacionados às eleições de 2014. Em destaque, a reedição da chapa PT/PMDB, com Michel Temer como vice-presidente da República.
Dilma defendeu a aliança atual, evitou entrar em detalhes sobre a aliança para 2014, mas as lideranças peemedebistas não esconderam a vontade de que isso se repita. E aproveitaram para  conclamar os companheiros, nos Estados e municípios, a trabalharem pelo fortalecimento da legenda.
Vamos iniciar uma pré-campanha que nos permita chegar no próximo pleito com condições de tornar o PMDB ainda maior, com o maior número de governadores, deputados federais e estaduais, e senadores” – disse com todas as letras, o vice-presidente reeleito na convenção, senador Valdir Raupp (RO). Ele vai continuar presidente em exercício, já que, Michel Temer, reconduzido para a presidência do partido no mandato 2013/2015, volta a se licenciar.

PERTO DO CORAÇÃO
Já com a política fervilhando em Uberaba, o prefeito Paulo Piau ligou sábado, para o amigo Antônio Andrade – deputado federal e presidente do PMDB de Minas Gerais, para falar sobre a convenção nacional, e entraria em contato, no domingo, com os presidentes reeleitos, Michel Temer (licenciado) e Valdir Raupp (em exercício), para cumprimentá-los pela recondução.

HAJA ENCRENCA!
E pra quem acha que a dívida herdada do governo passado, a epidemia de dengue e as cobranças dos aliados que ainda esperam por cargos são os únicos entreveros na vida do prefeito de Uberaba ... mera ilusão! Rodeado de pré-candidatos por todos os lados, Paulo Piau tem toda uma “fauna” pra coordenar – parte de olho no cargo de deputado federal e outra parte sonhando em ser deputado estadual.
ARTICULAÇÕES 1 ---- Por sinal, o tempo urge – uma vez que os candidatos de 2014 só têm até o início de outubro de 2013 para se ajeitarem partidariamente. Quem não tem legenda e quem pretende mudar de partido precisa, portanto, correr contra o tempo. Alguns casos são mais emblemáticos. O prefeito tem admitido, por exemplo, que tem compromisso com o aliado Aelton Freitas, mas ressalva que seu apoio depende de Aelton se mudar para o PMDB.
ARTICULAÇÕES 2 --- Vale lembrar que – num lance que pegou muita gente de surpresa, Aelton deixou a presidência do PR/Uberaba, recentemente, permanecendo como simples vogal. Deputado federal candidato à reeleição em 2014, ele foi o principal articulador da candidatura do seu colega de PR, Almir Silva, a vice-prefeito de Paulo Piau. Aliás, dizem que Almir é pré-candidato agora, a deputado estadual.

QUE SUFOCO! --- Enquanto isso, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e seu antecessor, agora senador e candidato a presidente da República, Aécio Neves – ambos do PSDB, andam piscando para o prefeito de Uberaba. O problema extra é que o PSDB vai para o confronto em 2014 com o PT/PMDB.

Márcio Eli  (Divulgação)
OTIMISMO --- Pra se ter uma ideia do que rola nesta história toda, em entrevista exclusiva à colunista, esta semana, o novo secretário adjunto de Estado de Governo, Márcio Eli Almeida Leandro, disse que não existe o menor risco de as relações entre Paulo Piau e Anastasia/Aécio serem prejudicadas por causa de questões partidárias. De acordo com o uberabense - que acaba de assumir um dos cargos políticos mais estratégicos do governo do Estado, “o prefeito Paulo Piau é reconhecido como um homem público experiente e aberto ao diálogo”.
PRA BOM ENTENDEDOR --- O secretário adjunto diz que o governo de Minas não discrimina nenhuma cidade, mas admite: a receptividade dos gestores municipais é um dos fatores determinantes para a abrangência e a intensidade das parcerias. E no caso específico de Uberaba, a abrangência e intensidade – segundo ele, já estão sendo orientadas pela postura do atual prefeito. “Certamente, as questões eleitorais e partidárias não inibirão esse diálogo” – disse Márcio Eli.
PALAVRA DADA --- O segundo homem da pasta mais importante do governo estadual garante, inclusive, que Antonio Anastasia vai cumprir todos os compromissos assumidos com Uberaba. Ele indica como exemplo, a construção do Posto de Perícia Integrada – o chamado PPI. “Será uma construção moderna, com espaço adequado para o trabalho dos médicos e peritos, dotada de equipamentos de última geração” – detalha. 

TODO PODER – Secretaria de Estado de Governo é comandada por Danilo de Castro (PSDB) – o homem de confiança e articulador político do governador Antonio Anastasia e do senador e candidato a presidente, Aécio Neves. São de competência da pasta, entre outros: o relacionamento institucional e político do governo estadual com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o Congresso Nacional, com o governo federal,  os municípios, as lideranças políticas do Estado; a formulação e coordenação da política de comunicação social do governo e o acompanhamento das ações governamentais nos municípios, além da assistência ao governador no desempenho de suas atribuições constitucionais.
-------------------
Uberaba hoje - na visão de Enerson Cleiton
UBERABA 193 ANOS 
*TEMPOS ATUAIS --- O que diz o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010?

_ Que Uberaba tinha 295.988 moradores, sendo 289.376 na zona urbana, e 6.612 no campo. Deste total, 51,2% são do sexo feminino, e 48,8% do sexo masculino.
OBSERVAÇÃO EXTRA: Divulgada dia 31 de agosto de 2012, uma nova estimativa do IBGE colocou Uberaba com 302.623 moradores. Portanto, 6.635 habitantes a mais do que o número oficial de 2010.

OS UBERABENSES DE CORAÇÃO
De acordo com o IBGE, dos 295.988 habitantes registrados no censo de 2010, nada menos do que 108.767 não nasceram em Uberaba.
Mas, a população natural do município é um pouco maior: soma 187.221 pessoas.
São 78.454 a mais do que os “forasteiros”.
Dos “forasteiros” que residem em Uberaba, 44.252 não são mineiros, enquanto 344 moradores são provenientes de outros países.
OS CATÓLICOS ----- Com relação ao censo oficial de 2010, o IBGE detectou que 180.097 moradores são católicos apostólicos romanos, enquanto 526 afirmaram que são católicos apostólicos brasileiros e 221 são católicos ortodoxos.
OS EVANGÉLICOS ---- Dos entrevistados pelo IBGE, 59.024 disseram que são evangélicos, sendo 21.113 de origem pentecostal. Outros exemplos: 4.380 disseram que são evangélicos de missão; 217 se declararam luteranos; 1.456 são presbiterianos; 624 são metodistas; 1.442 são da igreja batista; 640 da igreja adventista.
OS ESPÍRITAS ----- Outros  46.063 disseram que são espíritas. A variação inclui, entre outros, umbanda e candomblé (2.775 pessoas); só umbanda (2.029 pessoas); só candomblé (691 moradores).
OS SEM-RELIGIÃO ---- Em contrapartida, 22.243 declararam que não possuem religião. Outros 1.537 são ateus, enquanto 789 afirmaram que não conseguem definir.
O ORIENTE É AQUI ---- As religiões orientais também aparecem no levantamento. Exemplos: budismo (com 204 pessoas); judaísmo (95); islamismo (29 pessoas); hinduísmo (20 adeptos).
Outros 121 entrevistados pelo IBGE se declararam adeptos de religiões com tradição esotérica; enquanto 16 afirmaram que suas religiões têm tradição indígena
NECESSIDADES ESPECIAIS
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou que Uberaba tem 51.724 moradores com alguma deficiência permanente.
Exemplos: 820 pessoas são totalmente cegas; 6.103 possuem deficiência visual grave.
Entre os habitantes de Uberaba, 455 são totalmente surdos, enquanto 2.127 têm deficiência auditiva grave.
Com deficiência motora aparecem 1.329 (totalmente paralisados) e 4.857 em situação grave.
Outros 10.136 possuem alguma dificuldade motora.
O IBGE também registrou 3.392 pessoas com deficiência mental/intelectual.

BENS DURÁVEIS ---- Ainda durante o censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou 96.799 domicílios particulares permanentes na cidade.
E constatou que, 94.897 possuem televisão; 94.665 possuem geladeira; 83.305 possuem rádio; 53.708 têm máquina de lavar roupa; 47.368 possuem telefones fixo e celular.
E ainda: 40.746 domicílios uberabenses tinham microcomputador com acesso à Internet. 
MISCIGENAÇÃO
Dos 295.988 habitantes, nada menos do que 109.733 se assumiram como pretas (26.976) ou pardas (82.757). Fora os 2.700 da raça amarela e 405 indígenas. Sobraram 183.150 brancos assumidos.
HAJA HISTÓRIA!
E de acordo com o censo, Uberaba tinha 36 habitantes com idades acima de 100 anos. São 24 homens e 12 mulheres. Gente com história aos montes pra contar.
GUERRA DOS SEXOS
Uberaba tem 144.461 moradores do sexo masculino e 151.527 residentes do sexo feminino. São 7.066 mulheres a mais do que homens.
 --------------------
“Puxaram o tapete do 4º maior PIB agropecuário do Brasil”
Desabafo é do presidente do Sindicato Rural de Uberaba
Rivaldo Machado
(Foto: Divulgação)
Lideranças políticas e ruralistas de Uberaba amanheceram dia 1º de março, com um sentimento em comum: indignação. Motivo foi a exoneração do então gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater/MG, engenheiro agrônomo Gustavo Laterza.
DESRESPEITO --- O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges, avalia que a exoneração – feita por e-mail, e sem comunicado prévio, e ainda sem o conhecimento dos produtores da região, desprezou a 4ª colocação de Uberaba no Produto Interno Bruto – PIB, nacional. Ele se refere ao anúncio, feito em dezembro de 2012, pelo IBGE, de que Uberaba ocupa a 4ª  posição no ranking da agropecuária brasileira.
FORÇA ECONÔMICA ----Os produtores rurais de uma cidade que ocupa a 4ª posição no PIB agropecuário nacional não podem ser tratados com desprezo. Puxaram o nosso tapete na maior desconsideração de que se tem notícia” – ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Uberaba.
SUSTO --- A recondução de Gustavo Laterza – uberabense e no cargo há sete anos, era vista como favas contadas. “Estamos boquiabertos com a exoneração do gerente regional de Uberaba; a exoneração já é de conhecimento dos mais de 40 sindicatos rurais do núcleo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e foi recebido por todos como se fosse a explosão de uma bomba” – afirma ele.
OPINIÃO GERAL --- O presidente do Sindicato Rural avalia que Gustavo Laterza é considerado um dos melhores gerentes regionais da Emater. Lembrou, inclusive, que durante a inauguração do Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais – Citur/Uberaba, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, citou Gustavo nominalmente, e disse, na frente de todos os que acompanhavam o evento, que ele era um dos melhores gerentes regionais de Minas Gerais.

UBERABA 193 ANOS
*PRODUTO INTERNO BRUTO
_Uberaba ganhou destaque nos principais jornais do Brasil, pela performance na agropecuária. A cidade é a 4ª colocada no país, só aparecendo atrás de Cristália (GO), Petrolina (PE) e São Desidério (BA). Em 2009, Uberaba ocupava a 8ª colocação no ranking da agropecuária nacional. Informações são relativas à última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB).
_Uberaba está entre as 100 maiores cidades brasileiras no ranking do Produto Interno Bruto. De acordo com o IBGE, a cidade ocupa a 78ª posição, mas já chegou a ocupar o 72º lugar em 2009, 2008 e 2007.
_Produto Interno Bruto de Uberaba é de R$ 7,155 bilhões. Este valor é a soma anual  de todos os bens e serviços finais produzidos no município. O PIB per capta é de R$ 24,173 mil. Este indicador representa a média do valor total dividido pela população da cidade.
_Última pesquisa do IBGE – relativa a 2010, indica que Uberaba está na 7ª colocação do PIB em Minas Gerais. Perde apenas para Belo Horizonte, Betim, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora e Ipatinga.
-----------------
Chuva impede clientela de entrar e sair da loja da avenida Saldanha Marinho  (Foto: Giselda Campos)
VOX POPULI --- Rodeados de água por todos os lados - sempre que chove chuva fina ou chuva grossa, os moradores, empresários e empregados da avenida Saldanha Marinho não poupam críticas contra o Projeto Água Viva. "Estão gastando milhões de reais nesse projeto e, mesmo sem alcançar resultados positivos, continuam ignorando o óbvio" - desabafou um dos comerciantes, dia 1º de março, sexta-feira, enquanto ninguém entrava e ninguém saía de sua loja por causa da chuva. Para ele e para vários clientes que estavam na loja, a solução é simples rápida e barata: bocas de lobo.
TAL E QUAL --- Uma moradora das proximidades lembrava que, a exemplo do que acontece ali, na Saldanha Marinho, outras ruas e avenidas de bairros de Uberaba sofrem com as enxurradas tanto quanto os que trafegam ou vivem e trabalham no Centro - se referindo às enchentes das avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira e assim por diante.
COISINHA BÁSICA --- "Se espalhassem bocas de lobo nesses locais que concentram mais enxurradas, é lógico que a água seria barrada antes de formar grandes quantidades e antes de deslocar-se para o Centro" - ensinava a dona de casa. Depois de soltar uma boa gargalhada, ela arrematou: "Gente! É uma coisinha tão básica!"
BOCAS DE LOBO --- Aliás, não faz muito tempo, o presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau, defendeu a implantação de bocas de lobo, com o objetivo de se barrar as águas das chuvas antes de elas se juntarem e baixarem no centro da cidade. A conhecida tampa de bueiro - geralmente produzida com material forte o bastante para resistir ao peso de ônibus, caminhão etc., tem, portanto, a aprovação de Luiz Neto e do povo.

QUEM ...
Através da assessoria de imprensa, o presidente do Codau disse que cabe à Unidade de Gestão de Projetos - UGP, as obras de macrodrenagem no centro da cidade e também três obras de microdrenagens - uma no bairro Olinda, outra no entorno do Parque Fernando Costa e outra no bairro Cartafina. "São obras que foram planejadas dentro do escopo do Banco Mundial, com financiamento também do PAC I e II" - afirmou a nota. O projeto inclui, ainda, a implantação de microdrenagens nas ruas transversais à avenida Leopoldino, além de projetos para três córregos (Barro Preto, Manteiga e Carneiros).
...É QUEM
Por outro lado, de acordo com a nota do Codau, todas as outras demandas de implantação de microdrenagens nos bairros da cidade são de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba. "A Secretaria de Planejamento faz os projetos e a Secretaria de Infraestrutura os executa" - completou.

NO MEIO DO CAMINHO
Aliás, a nota do Codau fez lembrar que a Secretaria Municipal de Planejamento - Seplan, ainda não tem titular. Pessoas muito próximas do prefeito Paulo Piau garantem que o nome definido é o do engenheiro Cláudio Junqueira, indicação dos empresários da construção civil. Entretanto, sua nomeação encontrou pela frente um pequeno problema familiar: a esposa seria sócia de uma empresa que presta serviços para a prefeitura. Assunto estaria sob análise na Procuradoria-Geral do Município.
--------------
UBERABA 193 ANOS
*LIÇÕES DE VIDA
Estive o mês passado no Triângulo Mineiro e pude verificar a tremenda etapa já vencida pela ideia do petróleo. Fui recebido pelas meninas do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Uberaba. Uma coisa linda, das quais só os mineiros sabem fazer. Duas religiosas, dessas que pela sua bondade transparente convertem por ação de catálise, levaram-me ao grande pátio interno, onde, em semicírculo, centenas de meninas, uniformizadas de sainha azul e blusa creme, esperavam esse misterioso Lobato do sítio da Dona Benta. Parei diante delas, ladeado das duas freiras. Adiantou-se uma menina de 16 anos, Luci Mesquita, e pronunciou um discurso bastante sério. - Quem teria escrito esse discurso? perguntei-lhe mentalmente enquanto a ouvia; e quando ela terminou, repeti a pergunta: - Quem escreveu este discurso, senhorita? - "Eu mesma", foi a singela resposta, e as duas irmãs a confirmaram. - "Sim, foi ela sozinha. A Luci é muito lida, e até tivemos de cortar um pedaço porque se estendeu demais sobre o petróleo". Luci disse entre outras coisas: -"O vosso sacrifício da carreira literária para se dedicar inteiramente ao serviço da propaganda do petróleo é das mais nobres que conheço"..... Eu arregalei os olhos. Só naquele momento percebi que realmente havia sacrificado minha carreira literária em prol do sonho do petróleo”.
(MONTEIRO LOBATO, escritor, em 1946)
---------------------

REVELAÇÃO --- Aluna de Uberaba foi selecionada para atuar em programa promovido pela embaixada americana no Brasil. Larissa Beatriz, 16 anos, estuda no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - Icbeu, e foi selecionada para as atividades do "Science Camp - Elas na Ciência", um projeto voltado para estimular a curiosidade e o interesse das estudantes brasileiras na área das ciências.
CIENTISTAS --- Entre 3 e 8 de março, 100 garotas vão participar, em Brasília e Manaus, de uma programação repleta de atividades práticas que oferecerão oportunidades para que elas sejam orientadas por líderes, cientistas e pesquisadoras. Entre os temas apresentados às estudantes estarão: energias renováveis e saúde e nutrição - em busca de um mundo melhor. "É um orgulho para nossa escola contribuir para a sociedade de Uberaba e região, e fortalecer os laços culturais e educacionais entre Brasil e Estados Unidos" - diz a diretora do Icbeu, Janaína Amaro.

PRA ONDE O VENTO TOCA
Agora que a curiosidade em relação aos últimos números do governo de Anderson Adauto (sem partido) já está mortinha da silva, os curiosos passam a interessar-se pelos primeiros números do governo Paulo Piau. Balanço do final de 2012 já foi publicado no Porta-Voz e apresentado em audiência pública na Câmara. Balanço dos primeiros meses de 2013 será liberado em maio.
---------------
1º prédio da Câmara, em 1837 - Fotógrafo: Não identificado -
Restauração: Paulo Lemos - Fonte: Arquivo Público
(Ano da inauguração e da posse dos primeiros vereadores)
UBERABA 193 ANOS
*A CÂMARA DE UBERABA
"O 1º prédio da Câmara Municipal de Uberaba foi construído pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira às custas da população, em 1836, e inaugurado, em 1837, para sediar o Governo Municipal.
O sobrado passou por várias reformas, preservando suas características, tais como: proporção, número de pavimentos, estruturas e decoração interna. 
As reformas datam de 1888, 1893, 1918, sendo que o prédio atual foi reinaugurado em julho de 1920. O arquiteto Luís Dorça modificou a antiga forma das edificações portuguesas para um estilo mais moderno. 
A planta do prédio é de autoria do engenheiro e arquiteto W. Brosenius.
O construtor foi Santos Guido, que introduziu as ordens civis modernas. 
No 1º prédio funcionaram as sessões da Câmara, do Júri, Juntas Municipais, de qualificações e outras de caráter público. 
Reuniam-se no seu salão os Colégios Eleitorais. Todas as autoridades judiciárias nele davam suas audiências. Em seu andar superior funcionava a Cadeia Pública."
(Fonte: Arquivo Público de Uberaba) 

*O PODER
(Nepotismo e força econômica) 
O povoamento de Uberaba remonta à segunda década de 1800, e teve sua elevação à categoria de Freguesia em 1820.
Em poucos anos sua população cresceu e passou a exigir um governo local, chegando a encaminhar um abaixo-assinado ao governo Provincial, em 1832.
A 22 de fevereiro de 1836 este pedido foi atendido, sendo o Arraial de Santo Antônio e São Sebastião elevado à condição de Vila passando assim a ser independente.
Para a votação de escolha dos primeiros vereadores foram alistados os fazendeiros e comerciantes prósperos, que elegeram para a primeira legislatura os seguintes vereadores:
_Capitão Domingos da Silva Oliveira, fazendeiro e juiz de órfãos. Irmão do fundador do Arraial,o Major Eustáquio.
_Alexandre José da Silva (futuro Barão de Ituberaba), fazendeiro e construtor de muitos prédios da Vila.
_João Joaquim da Silva Guimarães, poeta e prosador, irmão do Vigário Silva e pai do escritor Bernardo Guimarães, e que chegou a ser Ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Império.
_Miguel Eugênio de Araújo, fazendeiro.
_Joaquim Pereira Urzedo, fazendeiro.
_Padre Francisco Ferreira da Rocha, homem de muito saber e chefe do garimpo de diamantes do rio Uberaba.
_Manoel Rodrigues da Cunha, fazendeiro
*A festa de instalação desta nossa primeira Câmara, presidida pelo Capitão Domingos, se deu no dia 7 de janeiro de 1837, como previa a praxe regimental”.
(Fonte: Câmara Municipal de Uberaba)
-----------------
 http://www.jornaldeuberaba.com.br/
Vem aí uma novidade e tanto! Dia 6 de março, o Jornal de Uberaba lança seu novo site - mais moderno, versátil e interativo. A gerente Márcia Belarmino antecipa que os leitores poderão, inclusive, fazer a opção por folhear o jornal no formato VirtualPaper. Ela explica que o site terá layout inovador com uma navegação clara, objetiva e eficiente. As notícias ganham atratividade com a publicação de fotos para compor o entendimento do leitor. Será possível ainda, compartilhar qualquer conteúdo, em redes sociais e e-mail, sem sair do site.
A criação de vários espaços publicitários abre oportunidades para que anunciantes possam expor seus produtos e serviços para um público seleto.
A interatividade é outro ponto marcante no novo projeto. Através de canais exclusivos, JU Agora e JU Interatividade, serão feitas publicações com galeria de fotos e vídeos, e com atualizações no decorrer do dia.
O site, desenvolvido pela empresa Companhia da Mídia, possui também a versão específica para dispositivos móveis, permitindo o acesso sem restrições e numa linguagem atual.
----------------
----------------
-------------------













Nenhum comentário:

Postar um comentário