22 de março de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

Não tem idade ou sexo que seja empecilho para a catira - segundo mostra a foto
de Gilberto Rezende, tirada quinta-feira, em sua Casa do Folclore

EXCLUSIVO
Catireiros de Uberaba ganham 
fôlego para o Festival Nacional
CONFIRA NESTA EDIÇÃO A HISTÓRIA DE GRUPOS DE CATIRA DE UBERABA, CONTADA PELOS PRÓPRIOS CATIREIROS EM ENTREVISTAS A CONTA-GOTAS
Sob olhares atentos e maravilhados – inclusive da presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, o empresário, promotor e divulgador cultural, eterno apaixonado pela catira, Gilberto Rezende, apresentou uma pequena amostra do que vem por aí...Abriu sua Casa do Folclore, na noite de 22 de março, quinta-feira, para um jantar em homenagem aos grupos de catira de Uberaba, e liberou o tablado para que os catireiros fizessem e acontecessem no salão de eventos.
QUEM ENTENDE --- Além do jantar – traduzido em comida mineira, e das apresentações, os catireiros foram informados sobre o projeto do 2º Festival Nacional de Catira, que acontece dia 11 de maio, sábado, a partir das 19h, na Casa do Folclore, e ainda tiveram a oportunidade de sugerir mudanças, caso desejassem, no regulamento que já orientou o 1º Festival Nacional, em 2010.
O 1º FESTIVAL --- Naquela oportunidade, a  Casa do Folclore recebeu um público de quase 10 mil pessoas, para curtir os 15 grupos das regiões Centro-Oeste e Sudeste que se inscreveram. As inscrições para o 2º festival/2013 podem ser feitas gratuitamente através do e-mail: catirauberaba@gmail.com. É necessário enviar o nome do grupo; nome do responsável; endereço e telefone.
O PROJETO --- Os catireiros reunidos dia 22 de março também escolheram a dupla sertaneja que preferem ver e ouvir no 2º Festival Nacional: Pedro Bento & Zé da Estrada. Tudo a ver com a música de raiz. O projeto - que inclui a apresentação de artistas conhecidos nacionalmente e a gravação de um documentário sobre a catira no Brasil, tem o patrocínio da Petrobras, que liberou R$ 100 mil para o evento da Fundação Cultural, com apoio da Associação Cultural Casa do Folclore.

“NÃO PODEMOS DEIXAR NOSSO FOLCLORE MORRER... ATRAVÉS DELE, TRANSMITIMOS NOSSA HISTÓRIA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES...”
Gilberto Rezende – 80 anos de idade, cerca de 70 deles envolvido com a catira
-------------------- 
SÓ PRA MAIOR DE 65 ANOS 
Até o fechamento da coluna, na noite desta sexta-feira, 22 de março, estava suspensa a decisão judicial que permitiu acesso gratuito ao transporte coletivo de Uberaba aos maiores de 60 anos. Informação extraoficial era de que as concessionárias Líder e Piracicabana haviam conseguido uma decisão judicial que suspendeu a decisão anterior. Projeto do atual líder do prefeito na Câmara – além de 1º suplente de deputado estadual de seu partido, Tony Carlos (PMDB), e da ex-vereadora Marilda Ribeiro (PT), estendeu a gratuidade aos menores de 65 anos e maiores de 60. A luta, para que as empresas cumprissem a lei municipal, vem de 2005...Com decisão judicial a favor da lei e ameaçadas de retaliações por todos os lados, as empresas resolveram cumprir a determinação enquanto ingressavam com novo recurso.
----------------
ABRINDO CAMINHO
Paulo Piau acena com a Região Metropolitana para o presidente da Assembleia Legislativa  
Precisamos mudar os conceitos do que seja uma Região Metropolitana – pregou o prefeito Paulo Piau (PMDB), nesta sexta-feira, 22 de março, durante encontro promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Uberaba. O destino era óbvio: o presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), articulador do encontro, que objetivou prestar contas e colher sugestões de Uberaba para os próximos dois anos.
TIRANDO DO PAPEL --- Como detalhou Conta-Gotas na edição anterior, Uberaba e Uberlândia começam a movimentar-se em torno da criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e da implantação do Aeroporto Internacional. Ex-colegas de Câmara dos Deputados, Paulo Piau e Gilmar Machado (PT), tomam as primeiras providências pra tirar os dois sonhos do papel. Em publicação no Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município de Uberaba (edição 1.068/de 15-03-2013), Paulo Piau cria uma Comissão Especial para analisar a viabilidade da implantação do aeroporto e da RM. De acordo com as portarias 29 e 30, a Comissão Especial tem seis meses, a partir deste 15 de março, para apresentar os relatórios finais.
PESO PESADO --- No caso da Região Metropolitana, ainda como detalhou Conta-Gotas, o assunto depende da Assembleia Legislativa. Projeto criando a RM do Triângulo está arquivado e precisa de apoios pesos pesados pra voltar a tramitar. Arquivamento foi baseado no fato de as 66 cidades que integram o Triângulo/Alto Paranaíba não serem interligadas fisicamente. Dinis Pinheiro é tudo que Paulo Piau e Gilmar Machado querem de apoio neste momento para mudar os conceitos do que seja uma RM.

Prefeito de Uberaba cita problemas em comum com Uberlândia e prega ação conjunta
Em pronunciamento na reunião da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – realizada no plenário super lotado da Câmara de Vereadores, o prefeito Paulo Piau citou alguns problemas coincidentes entre Uberaba e Uberlândia, lembrando que, juntas, as duas cidades podem encontrar soluções pra eles. Citou como exemplos os problemas no abastecimento de água; na saúde pública; na destinação do lixo, e ainda, em projetos sonhados em conjunto, como a implantação do Aeroporto Internacional – principalmente de cargas. 

IMAGEM É (QUASE) TUDO...
Enquanto isso, na mesa diretora dos trabalhos na reunião da Assembleia, não havia ninguém separando o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) do seu ex-concorrente do 2º turno das eleições de 2012 - o vitorioso Paulo Piau. Aliado de Lerin e agora também do prefeito, o deputado federal, vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, presidente do PSD/Uberaba, ex-prefeito Marcos Montes não esconde a alegria e a comemoração com a possibilidade de Lerin e Piau ficarem um tantinho mais perto um do outro. MM é contra a ação de investigação eleitoral impetrada por Lerin - de quem foi coordenador na campanha de 2012, contra Piau. O processo está concluso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, para despacho do juiz relator.
 -----------------
O antenadíssimo Enerson Cleiton flagra imagem especial, na mesa dos trabalhos da
reunião da Assembleia Legislativa, em Uberaba: Marcos Montes comemora, Paulo Piau
faz cara de quem está gostando muito, enquanto Antônio Lerin (à esq.) observa a reação dos dois
----------------
COMANDO JOVEM --- 1º secretário da Câmara de Uberaba – e presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, vereador Franco Cartafina, toma posse neste sábado, na presidência do PRB Jovem de Minas Gerais. Solenidade acontece no período da manhã, na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, com a presença das principais lideranças do partido, incluindo o presidente mineiro, deputado federal e líder da legenda na Câmara dos Deputados, George Hilton.

VAPT-VUPT ---- Queda de energia que atingiu o bairro Abadia e proximidades na manhã de ontem, paralisou dois Centros de Reservação - o CR-5 (Abadia) e o CR-10 (Gameleira), impedindo assim, o abastecimento de água para vários bairros da região. Rapidinho, entretanto, o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, se reorganizou e voltou a distribuir água para a população ao longo da sexta-feira.

----------------
“Uberaba é sempre encantadora, sempre receptiva; já fizemos vários encontros aqui, e sempre fomos bem recebidos”.
_Declaração do presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, 
em pronunciamento na Câmara de Uberaba – que estava explodindo 
de tanta gente para acompanhar a reunião de prestação de contas e coleta de sugestões

CADEIRA ---- Enquanto isso, vale lembrar que, corre a torto e a direito, que o presidente da Assembleia Legislativa é forte concorrente de outro colega de partido na disputa 2014: o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Os dois estariam de olho na cadeira ocupada atualmente pelo também tucano Antonio Anastasia.
 ------------------
Trote nos calouros da UFTM acontece na porta do Asilo Antônio,
deixando muita sujeira e revolta  (Foto: Mural/Facebook de Edna Idaló)
SUJEIRA NOS OLHOS DOS OUTROS --- Moradores e “amigos” do centenário e histórico Asilo Santo Antônio apelam para que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, encontre um local adequado para que seus alunos veteranos promovam o trote nos novatos. “É simplesmente triste, vergonhoso e humilhante a cena que a gente presencia todo ano, inclusive agora, em 2013, quando os calouros são recebidos” – lamenta a vice-presidente do asilo, Edna Idaló. Terminado o trote, segundo ela, o que resta é uma mistura de farinha, fubá, óleo, ovos - enfim, muito trabalho para o pessoal do asilo. “Está passando da hora de se pensar mais em cidadania e no social” – defende ela.
 ----------------
HOMENAGEADO --- Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, engenheiro e perito judicial, o incansável batalhador pelas causas de Uberaba, João Eurípedes Sabino, recebeu da Câmara de Vereadores, a Medalha José Mendonça – honraria concedida aos que trabalham pela preservação da cultura, na cidade.
HONRARIA --- Vale lembrar que José Mendonça é responsável por uma grande parte do riquíssimo acervo do Arquivo Público de Uberaba. Em 28 de março de 1987 sua família doou, para a Fundação Cultural de Uberaba, nada menos do que 4.075 volumes que compunham sua Biblioteca, e que, em janeiro de 1992 foram transferidos para o Arquivo Público. Advogado, escritor e político, José Mendonça morreu em 1968, aos 64 anos de idade, em consequência de um enfarte do miocárdio. Suas obras, discursos, artigos são fontes inesgotáveis de pesquisas sobre Uberaba.

A VOLTA ---- Primeira ex-ocupante de cargo de primeiro escalão no governo de Anderson Adauto (sem partido) a retornar à Prefeitura de Uberaba no governo de Paulo Piau assume vaga na Assessoria Jurídica do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – Ipserv. Trata-se da antiga titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a petista Eide Faria. Detalhe: salário cai de R$ 8,9 mil para R$ 3,5 mil.
----------------
Elizabeth Cardoso  (Foto: Divulgação)
A SUBSTITUTA --- E por falar em petista, só agora sai o nome da substituta da ex-vereadora Marilda Ribeiro Rezende (PT) na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. Assume a vaga Elizabeth Cardoso Nascimento. Marilda comandou o órgão no governo passado, e na atual administração é subsecretária Municipal de Educação e Cultura, cuja titular é Silvana Elias. Coordenadoria é subordinada à Secretaria de Governo, comandada por Wellington Ramos, e tem salário na ordem de R$ 6,4 mil.
QUEM É --- Formada em Serviço Social pela Universidade de Uberaba, a nova coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres é casada e mãe de três filhos – o advogado Eder Cardoso Nascimento, o estudante do último ano de Educação Física, Marcus Vinicius Cardoso Nascimento, e a pedagoga Dayana Cardoso Nascimento, e tem três netos: Vitória, Pedro Lucas e Giovana.
RAÍZES --- Filha de Maria Luzia Cardoso - a "Tia Lú", e raízes fincadas na conhecida família Mapuaba, Elizabeth tem um extenso currículo de atuação em eventos culturais da comunidade negra de Uberaba e região, tipo Congada, Folia de Reis, e Carnaval. E ainda: integrou a Comissão Executiva em Expedição Internacional a Moçambique, onde participou de intercâmbio sociocultural, a convite do então ministro da Cultura daquele país africano, em 2004.

“O convite do prefeito Paulo Piau para assumir esta coordenadoria me deixou muito lisonjeada. É um grande desafio na minha vida, mas pretendo desempenhar as funções com muita responsabilidade e dedicação. Quero contribuir, da melhor forma possível, com o seu governo”.
_ Elizabeth Cardoso Nascimento, em entrevista à coluna Conta-Gotas
--------------
PRESERVAÇÃO --- Cirurgião-dentista aposentado e empresário rural Pedro de Oliveira entrou numa luta ecológica das mais importantes: quer salvar a famosa baruseira (baru), espécie do cerrado que está correndo risco de extinção. A fase atual é de coleta de apoios em abaixo-assinado (petição) a ser enviado ao Senado e à Câmara dos Deputados, pedindo que a árvore seja considerada patrimônio ecológico no Código Florestal.
 BARUSEIRA --- Fonte de alimento para animais silvestres e seres humanos, a amênoa – ou baru, é encontrada, em destaque, no pontal do Triângulo Mineiro: Campina Verde, Gurinhatã, Santa Vitória, entre outros municípios, e em outros Estados. Sua região natural de ocorrência estende-se pelo Planalto Central, desde o norte de Minas Gerais, passando por Goiás e Mato Grosso, chegando à costa atlântica do Maranhão. A árvore tem geralmente 25 metros de altura, copa densa e arredondada.
FORÇA NA REDE --- Pedro de Oliveira conseguiu, inclusive,um espaço pra lá de peso pesado. Sua petição foi selecionada e está publicada no site da poderosa Avaaz – considerada um dos maiores movimentos globais da Internet, onde milhões de pessoas de todas as classes sociais, em diferentes países, participam do espaço debatendo questões como corrupção, pobreza, conflito e mudança climática, e assim por diante. A petição pode ser assinada no seguinte link: http://www.avaaz.org/po/petition/Codigo_Florestal_Preservacao_do_Baruseiro_Baru/?launch
---------------
PELOS ARES ---- Em plena movimentação em torno da proposta de se implantar um Aeroporto Internacional entre Uberaba e Uberlândia – defendida pelos prefeitos Gilmar Machado e Paulo Piau, leitor/eleitor manda cópia de correspondência que encaminhou ao prefeito de Uberaba. Após os devidos cumprimentos pela vitória nas eleições de 2012, Paulo Restivo revela que, a empresa Azul/Trip, após sua fusão, retirou vários voos da cidade.
ILÓGICO ---- Aliás, segundo ele, foram tirados voos que saíam sempre lotados e permitiam rápidas conexões para o Rio de Janeiro, Vitória e Salvador, além do voo de Brasília, existente há mais de dez anos e sempre com expressivo número de passageiros. Estes voos – de acordo com o alerta de Paulo Restivo, foram transferidos para Uberlândia. “É um enorme retrocesso para Uberaba e região. E olha que nosso aeroporto chegou a movimentar quase 200 mil passageiros em 2012 (a questão não é por falta de passageiros!)” – desabafou na carta enviada a Paulo Piau.
RECAPITULANDO ---- Por sinal, estatísticas publicadas por esta coluna, na edição anterior, indicam que Uberaba transportou 178 mil 056 pessoas no ano passado, além de 10 mil 188 quilos de cargas. Números são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – a Infraero.
--------------
COWBOY FEST --- Promoção da Pró Eventos e I9, com apoio do Shopping Uberaba na divulgação, acontece amanhã, dia 23, no Jockey Park, a Cowboy Fest... Com shows de Fernando & Sorocaba, João Carreiro & Capataz,  Enzo e Danniel, e, ainda o pagode de Inimigos da HP, com vendas de convites no Q-20, no Shopping. Camarote Extra VIP está valendo R$150/meia-entrada e R$170/inteira) e Área VIP, a R$ 80/meia-entrada e R$100/inteiraE ainda tem o Camarote Prime Pró Eventos – a R$250/meia-entrada e R$270/inteira, neste último caso, com acesso exclusivo ao palco e buffet completo. Informações: 3333-1244 e 3312-1947.

SEDE ---- Mais uma vez a poderosa Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai se transferir para Uberaba durante a realização da Expozebu. A Câmara aprovou requerimento da comissão, permitindo que ela cumpra agenda durante a 79ª versão da feira, que acontece de 3 a 10 de maio. A informação é do ex-prefeito, deputado e vice-líder do PSD na Câmara, Marcos Montes, que integra a comissão. Detalhe: Expozebu 2013 terá como tema “Zebu de Ponta a Ponta”.
A ORIGEM ---- Vale lembrar que a presença da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural durante a feira de Uberaba foi ideia lançada por MM quando ele presidiu a comissão. Os deputados experimentaram, gostaram e a cada ano, aumenta o número dos que batem ponto na Expozebu.

PALANQUE 2013/2014
E não bastasse a movimentação da bancada ruralista da Câmara, o palanque de 2013, na Expozebu, terá, com certeza, os tons de 2014. A sopa de letrinhas deverá passar pelo PSDB do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e do senador Aécio Neves, pelo PMDB do prefeito Paulo Piau, do vice-presidente da República, Michel Temer, e agora também, do novo ministro da Agricultura, o mineiro Toninho Andrade, pelo PT da presidente Dilma Rousseff, e pelas respectivas adjacências...
--------------
Paulo Cury (ao fundo) - líder do Grupo Geração, é um dos violeiros tradicionais 
da catira de Uberaba    (Foto: Gilberto Rezende)
CADÊ OS VIOLEIROS DE CATIRA?!
Catireiros lamentam a falta destes profissionais
Os três grupos de catira que conversaram, com exclusividade, com a colunista de Conta-Gotas foram coincidentes num ponto: está falando violeiros de catira no mercado.
Hoje, em Uberaba, três nomes se destacam – Vinícius Teles e seu irmão, José Rezende, o Negrinho, e Paulo Cury.
Os dois irmãos, especialmente Vinícius, de 67 anos, se revezam em pelo menos dois grupos – ambos com a marca do pai, o famoso Manoel Teles, que deixou um vazio sem precedentes na catira de Uberaba, quando morreu.
Os catireiros, bem como o empresário Gilberto Rezende – que criou a Associação Cultural Casa do Folclore para preservar a catira, defendem que a Fundação Cultural de Uberaba recrie as antigas oficinas para treinar violeiros.

GERAÇÃO POR GERAÇÃO
O domínio feminino
A família do produtor rural Paulo Cury – líder do Grupo de Catira Geração Por Geração, oferece um espetáculo à parte.
O grupo é formado por três filhos – duas mulheres e um homem, e por três netas.
Sem contar a esposa, dona Irnalda, 71 anos, que não canta e não dança, mas é imprescindível – segundo revela a filha Maria de Fátima Ribeiro Cury, puxadora de palmas.
Segundo ela, a mãe é “cuidadora e incentivadora”.
Mas, Fátima não é toda orgulhosa só da mãe. Também expõe sua parte corujice ao contar que a filha de 16 anos, é catireira de mão cheia. E mais: já está cursando engenharia na Universidade de Uberaba – Uniube.
Fátima diz que tentou ser violeira para herdar o lugar do pai, que toca e canta “na afinação da catira”, mas, infelizmente não conseguiu. Seu dom é mesmo pra dançar no tablado.

Grupo Tradição chama a atenção por um de seus integrantes: Luciano, de cinco anos de idade
(Foto: Gilberto Rezende)
TRADIÇÃO
O aprendiz de cinco anos
Outro que traz assinaturas de família é o Grupo de Catira Tradição do Manoel Teles. Neste caso, entretanto, não se trata de apenas uma família.
É distribuído entre quatro famílias, que juntas, preservam o grupo que surgiu cerca de 150 anos atrás. Ganhou o nome do famoso catireiro e violeiro Manoel Teles, quando este assumiu a liderança – herdada do pai, que por sua vez,  herdou do pai, e assim por diante.
Hoje, o violeiro – tradicional tocador e cantador de catira, Vinícius Teles, e seu irmão, José Rezende, o Negrinho, são os únicos integrantes da família de Manoel Teles no grupo, mas não são exclusivos.
Nós os dividimos com o grupo Raízes, criado pelo senhor Manoel Teles” – conta um conformado Carlos Augusto Ferreira, o Queleu, líder do Tradição.
Engenheiro agrícola na Valmont, Queleu fala todo orgulhoso da filha de 24 anos, Mariana, puxadora de palmas no grupo, e conta que o Tradição ficou em 2º lugar no Festival Nacional de 2010. Os dois irmãos violeiros conquistaram o 1º lugar.
Entretanto, não tem quem consiga não notar um personagem especial no grupo: o menino Luciano, de cinco anos de idade, filho de um dos catireiros. Uma empurradinha daqui, outra empurradinha dali, e o garotinho vai dando um show à parte.

Grupo Raízes "divide" o violeiro Vinícius Teles (ao fundo, à esq.) com a "concorrência"
(Foto: Gilberto Rezende)
RAÍZES
Grupo de amigos
Criado pelo saudoso catireiro/violeiro Manoel Teles, o Grupo de Catira Raízes é liderado por Eduardo Montes Carneiro – que trabalha na Vale, e divide o violeiro Vinícius Teles com o grupo Tradição.
O único problema surgiu agora, com a nova versão do Festival Nacional de Catira: se Vinícius poderá concorrer, na sua categoria, por dois grupos distintos ... sem contar, que ainda existe um terceiro grupo, criado recentemente, que também usa os dotes artísticos do herdeiro de Manoel Teles.
O regulamento ainda está sendo produzido, mas, pelos comentários dos próprios catireiros, o assunto terá um final feliz para o trivioleiro.
Atualmente, o grupo Raízes não tem integrantes com parentesco entre eles. “Somos todos amigos” – revela Lindomar Antônio de Lima, que conversou com a colunista de Conta-Gotas em nome do grupo. Puxador de palmas – junto com André Medeiros, ele conta que o grupo tem apenas uma mulher: Keila.
Lindomar é dono de uma loja – Eletro Lima, que conserta e vende peças de eletrodomésticos.

“Meu irmão Negrinho escreveu esta música enquanto acompanhava os últimos dias de vida do nosso pai, 
Manoel Teles”...
Vinícius Teles, antes de cantar a música Velho Catireiro, e emocionar a todos que estavam no encontro, dia 22 de março, na Casa do Folclore
-----------------
Cercado por seus principais assessores de governo e administrativos, o prefeito Paulo Piau 
se reuniu com os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, 
sob olhares atentos dos vereadores Marcelo Borges (DEM) e Ismar Vicente (PSB)   
(Foto: Enerson Cleiton)
AGORA É LEI
Prefeitura de Uberaba extingue cálculos com base nas súmulas vinculantes do STF
Servidores municipais de Uberaba estão livres das súmulas vinculantes baixadas pelo Supremo Tribunal Federal – STF, permitindo que as administrações públicas calculem reajustes para o funcionalismo somando o salário-base com os benefícios conquistados ao longo da carreira.
SANÇÃO --- Prefeito Paulo Piau  acaba de sancionar a lei - encaminhada por ele próprio e aprovada pela Câmara de Vereadores por unanimidade, em que promove revisão nos vencimentos dos servidores, beneficiando, de forma especial, cerca de 4.000 trabalhadores da Prefeitura de Uberaba que ganhavam abaixo do salário mínimo nacional – hoje em R$ 678. Os vencimentos não chegavam ao mínimo nacional justamente porque eram calculados com base nas súmulas do STF.
REIVINDICAÇÃO --- A extinção do artifício liderou as pautas de reivindicações do SSPMU, nos últimos anos, e teve o apoio do atual prefeito desde a campanha eleitoral de 2012. “Foi uma luta árdua, mas, finalmente podemos comemorar o final feliz. Agora, estamos vigilantes quanto a várias outras reivindicações” – afirma Luís Carlos dos Santos, presidente do SSPMU. Ele observa que, algumas destas reivindicações estão, inclusive, em fase avançada de negociações.
A LEI MUNICIPAL
Valendo para 1º de março de 2013 – e portanto, com pagamento nos salários que chegam no início de abril ao bolso dos servidores, a Lei municipal 5.1137/2013 prevê as seguintes alterações:
Art. 1º - Concede revisão geral equivalente a 6%, incidente sobre os vencimentos básicos recebidos pelos servidores públicos municipais ativos da administração direta, autarquias e fundações, além dos aposentados e pensionistas...
Art. 4º - Ficam excluídos da lei, os subsídios do prefeito, vice-prefeito, presidentes das autarquias e fundações, secretários ...
Art. 5º - Fica concedido, a título de ganho real, aos vencimentos base, já acrescidos do percentual de que trata o artigo 1º da lei:
I – 10,96% ao nível salarial 001, grau 1, do Codau;
II – 10,72 % aos níveis salariais 001, grau 000, ao nível 006, grau 003;
III – 10,72% aos símbolos salariais JOR, grau ESP, PALE, grau AUXPA e GUIPA, PRXL, grau PX, SAL, grau MIN, SALMIN, grau 000, SUB, grau 008, VVV, grau 001 ao 010;
IV – 10,72% aos níveis e graus iniciais das carreiras de auxiliar de serviços operacionais, oficial de serviços operacionais, oficial de serviços governamentais, guarda municipal, oficial de serviços educacionais, agente de serviços educacionais e auxiliar em saúde;
V – 9,25% ao nível salarial 006, grau 004;
VI – 8,49% ao nível salarial VVV, grau 011
VII – 7,36% ao nível e grau inicial da carreira de agente previdenciário;
VIIII – 7,17% ao nível salarial 006, grau 005;
IX – 6,70% ao nível salarial 007, grau 000;
X – 6,70% aos níveis e graus iniciais das carreiras de agente de serviços governamentais, agente de fiscalização e assistente técnico em saúde;
XII – 6,70% a professor nível I e 20 horas e educador infantil, disposto na Lei Complementar Municipal 133/98;
XIII – 5,70% ao nível ESP, grau 000;
XIV – 5,10% ao nível 006, grau 006;
XV – 4,64% ao nível 007, grau 001;
XVI – 4,40% ao nível VVV, grau 012;
XVII – 3,07% ao nível 006, grau 007;
XVIII – 2,74% ao nível e grau inicial da tabela correspondente à carreira de Assistente de Serviços de Saneamento, do Codau;
XIX – 2,61% ao nível 007, grau 002;
XX – 1,66% aos níveis ACDSF, grau ACDSF e ESP, grau 001;
XXI – 1,07% ao nível 006, grau 008;
XXII – 0,62% ao nível 007, grau 003;
XXIII – 0,44% ao nível VVV, grau 013;
XXIV – 0,10% ao nível salarial 004 grau 1, do Codau.
EMENDAS APROVADAS
Art. 6º - A Lei Municipal no 11.120, de 17 de março de 2011, passa a vigorar com a seguinte redação:
_Concede reajuste de 0,54% equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, referente a fevereiro de 2011, aos valores fixados para as vantagens remuneratórias de que tratam a Lei Municipal no 11.095/2010, Lei Municipal no 11.096/2010, Lei Municipal no 11.097/2010, Lei Municipal no 11.098/2010 e Lei Municipal no 11.100/2010.
_Concede reajuste de 6,55% aos valores fixados para as vantagens remuneratórias de que tratam a Lei Municipal no 11.099/2010.
Art. 7º - Fica o Poder Executivo autorizado a proceder à publicação, mediante decreto, das tabelas de vencimento dos servidores ativos e dos cargos de provimento em comissão da administração direta, autarquias e fundações

Servidor ganha novo prazo para 
aderir ao Plano de Carreira
Governo municipal está reabrindo o prazo para que os servidores que optaram por não aderirem ao Plano de Carreira da Prefeitura de Uberaba possam fazê-lo agora.
Informação é do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, Luís Carlos dos Santos, ressaltando que os formulários dos que aderiram em 2012 estão sendo enviados, pelo sindicato, à administração municipal.
ISONOMIA --- Reabertura do prazo vai permitir, inclusive, que se possa promover a isonomia salarial entre os guardas municipais. Em recente reunião com a diretoria do SSPMU – e logo depois, durante reunião na Câmara de Vereadores, o secretário de Administração, advogado Carlos Bracarense, confirmou que o governo municipal vai atender à reivindicação do sindicato, e incluir os GM`s antigos no mesmo nível salarial dos que foram aprovados em concursos mais recentes.
Os guardas que não aderiram ao Plano de Carreira terão que fazer isso, de forma que possam ser incluídos no mesmo nível” – lembra Luís Carlos, dizendo que eles podem procurar o SSPMU.
NOVIDADES --- Um dos pedidos aprovados em assembleia-geral do funcionalismo e defendidos pelo SSPMU trata da equiparação salarial entre os antigos guardas municipais e os aprovados em concursos públicos – que foram nomeados com salários superiores.
Esperamos novas conquistas para os próximos dias” – revela o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.
------------------
Jovens cientistas
Doze adolescentes de Uberaba receberão certificados da Nasa – a agência norteamericana responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Seus artigos foram selecionados em concurso realizado pela agência e publicados no site, com foto, nome da escola, da cidade, entre outros detalhes. Os vencedores são alunos das escolas municipais Niza Guaritá (quatro) e Uberaba (um); da Escola Estadual Humberto Castelo Branco (dois), e da Escola José Ferreira (cinco).

Sessão solene
O coordenador do concurso da Nasa em Uberaba  - Hugo Penido Gattoni, que responde pela Diretoria de Serviços Acadêmicos da Universidade de Uberaba – Uniube, revela que a entrega dos certificados será dia 18 de abril, às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca, no Campus Aeroporto/Uniube. Prefeito de Uberaba recebe o convite nas próximas horas.
_ Confira a página com todos os detalhes, clicando no link: http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday11thedition/international/winners2012/



---------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário