10 de abril de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

ALÍVIO --- Secretário de Saúde, Fahim Sawan, e o reitor da Uniube, Marcelo Palmério,
visitam a maternidade do Hospital Universitário, e aproveitam para um bate-papo com a
"mamãe" Nicole Garcia e o marido   (Foto: Rose Dutra)

FUNÇÃO SOCIAL --- Hospital Universitário da Uniube promoveu uma revolução interna pra socorrer Uberaba num momento complicado do atendimento pelo Sistema Único de Saúde – o SUS. Com as dificuldades enfrentadas pelo Hospital da Beneficência Portuguesa – que chegou a suspender o funcionamento de sua maternidade, o HU realizou uma série de remanejamentos, fez um mutirão no fim de semana para desencaixotar equipamentos antes do previsto, e organizou uma maternidade com 11 leitos.
ATENDIMENTO ---- De acordo com Denise Malvina Dias Monteiro - responsável pela Diretoria de Serviços da Saúde da instituição, o hospital é credenciado para realizar partos de baixo e médio risco, normal e cesárea.  A equipe, segundo ela, é formada por dois plantonistas, um obstetra, um pediatra e um anestesista, além do pessoal da enfermagem. “Estando em trabalho de parto, basta a paciente chegar ao HU” – afirma. A previsão é de que serão feitos de cinco a seis partos por dia.
SORRISOS --- Rodeado de problemas por todos os lados, o titular da Secretaria de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, visitou a maternidade, acompanhado do reitor da Uniube, Marcelo Palmério, e parecia não acreditar no que estava vendo. "Esta ajuda do HU neste momento, se mobilizando para montar a maternidade, é fundamental e evidencia que a parceria da Uniube com o município continua forte" - comemora Fahim.
 -----------------

SOLIDARIEDADE
Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba –Vencer, promove nesta sexta-feira, 12 de abril, a partir das 20h, no salão da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida, um show de prêmios. O objetivo é arrecadar fundos para os projetos da entidade, como pagamento de medicamentos, compra de alimentos para cestas básicas e produtos para kits de higiene. As cartelas estão disponíveis para venda na sede da Vencer pelo valor de R$ 10. A instituição fica na rua Governador Valadares, 629, no centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34)3314-8183.
-----------------
INGRATIDÃO -- Passado mais um susto com nova enchente na avenida Leopoldino de Oliveira,
sábado passado,  restou uma sombrinha abandonada em um cesto de lixo - conforme
flagrante do repórter-fotográfico Enerson Cleiton
POVO x ÁGUA VIVA
Presidente do Codau confia na eficácia do projeto e nega que as obras sejam “inúteis”, como tem sido comentado pela população
“Objetivo das obras é duplicar os canais das principais avenidas do centro da cidade, e obviamente isso vai ajudar no combate às enchentes”

Luiz Neto confia na eficácia do Água Viva
Novo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, engenheiro e ex-prefeito (1993/1996) Luiz Guaritá Neto, espera concluir até no final de 2014 todas as obras de duplicação dos canais das principais avenidas do centro da cidade. “A partir da conclusão, com certeza absoluta as obras terão eficácia no combate às enchentes” – disse ele, com exclusividade, à coluna Conta-Gotas.
CONFIANÇA --- Guaritá faz questão de ressaltar que não se trata de “acabar com as enchentes”, como foi dito em outras ocasiões. De acordo com ele, as obras do Projeto Água Viva vão sim, “amenizar” o problema. O presidente do Codau – responsável pela gerência do projeto, assegura que o Água Viva é bem estruturado e merece confiança.
BOCAS DE LOBO --- A única alteração promovida pelo novo governo municipal – empossado dia 1º de janeiro de 2013, foi a inclusão de serviços de microdrenagem. “A implantação de bocas de lobo transversais em vias estratégicas permitirá a captação de um grande volume das águas das chuvas antes de elas chegarem às avenidas centrais” – explica Guaritá.
PREVISÃO --- O presidente do Codau diz que, concluídas todas as obras nas avenidas Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira, o Água Viva vai investir na avenida Santos Dumont, o que deve acontecer em 2014. “Esperamos encerrar esta fase de duplicação dos canais nestas três avenidas no final do ano que vem” – calcula ele.
VOX POPULI --- O ex-prefeito discorda das alegações populares – feitas, inclusive por lideranças de vários setores da cidade, de que as obras são “inúteis”. Os comentários ganham força  – nos bastidores, nas redes sociais e na imprensa formal, sempre que chove mais forte em Uberaba. As enchentes continuam assustando e provocando estragos nas avenidas centrais.
RESULTADOS --- Guaritá garante que os resultados das obras são acompanhados tecnicamente, e que já se constatou uma redução importante na quantidade de água acumulada, além de maior rapidez no escoamento. “Ainda estamos em obras na avenida Guilherme Ferreira e falta intervir na avenida Santos Dumont, e portanto, não há que se falar em obras inúteis” – contesta ele.

ENQUANTO ISSO...
(No Portal da Transparência)
Unidade Gestora do Projeto Água Viva – UGP, em grande parte bancada pelo Banco Mundial, investiu nos dois primeiros meses de 2013 cerca de R$ 169 mil com folha de pessoal.
João Cesário
-------------------- 

PRATA DA CASA
(Versão 1)
Formado pela Universidade de Uberaba – Uniube, e assessor parlamentar do ex-vereador petista Lauro Guimarães (1993/1996), o juiz do Trabalho e professor João Humberto Cesário acaba de ser nomeado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministro Joaquim Barbosa, para integrar o Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ. Criado em 2010, o Fórum monitora e contribuir na resolução dos conflitos de questões fundiárias, agrárias ou urbanas. Atualmente, ele é titular da Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis, MT.

Ana Luiza Brasil

PRATA DA CASA
(Versão 2)
Vem aí, “Papo Sem Cabeça” – uma obra assinada pela jornalista uberabense, Ana Luiza Brasil (ex-jornal Lavoura e Comércio). Lançamento acontece em 23 de abril – que ela faz questão de lembrar que é Dia de São Jorge, numa terça-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 19h, na Alternativa Cultural. O livro é uma coletânea de escritos da autora, e vale a pena conferir. Atualmente ela reside em Florianópolis, SC.
  
AGITOS PARTIDÁRIOS
FORÇA ESTADUAL --- Deputado federal Aelton Freitas – que tem domicílio eleitoral em Uberaba, assumiu o comando do PR – o Partido da República, em Minas Gerais. Em reunião com os aliados de Uberaba, no fim de semana, Aelton havia confirmado o que já vinha sendo comentado nos bastidores: sua ida para a presidência do PR/MG. Ele já estava se preparando para isso quando transferiu a presidência do PR/Uberaba para Eduardo Ferro.
OLHA ELE AÍ...Vale lembrar que o presidente anterior do PR/MG é o também deputado federal Bernardo Vasconcellos Moreira, de Belo Horizonte. Detalhe: é dele a emenda, em tramitação no Congresso Nacional, que tira poderes do Ministério Público na apuração de crimes, e que tem mobilizado promotores de Justiça de todo o país, inclusive de Uberaba.
FORÇA MUNICIPAL --- Aelton Freitas - que era o 1º vice-presidente do PR/MG, já tinha o que comemorar, mesmo antes de assumir o comando estadual. Em nível municipal, o PR/Uberaba, então presidido por ele, saiu das eleições de 2012 com o vice-prefeito eleito - o radialista e ex-vereador Almir Silva; e com dois vereadores: o novato e mais votado da história da cidade, Samir Cecílio, e o reeleito Samuel Pereira.

ENREDO --- Comissão Executiva Municipal Provisória do Partido Trabalhista Nacional – PTN/Uberaba, acaba de ser destituída pelo comando estadual, que volta a ter poderes administrativos sobre a sigla. Pelo menos os filiados, os jornalistas e os interessados de um modo geral podem agora, saber a quantas anda o partido. Ao longo do processo eleitoral de 2012 o PTN pulou de galho em galho – ora com determinação judicial em favor de Guilherme Martins, ora com determinação judicial em favor de Flávio Pires...

SEM COMANDO --- Por enquanto, portanto, dos 28 partidos existentes legalmente em Uberaba, três estão sem comando: o PTN, que teve a última provisória destituída; o Partido Social Democrata Cristão – PSDC, que até dia 24 de fevereiro era presidido por Hermany Júnior, o J.Júnior; e o Partido da Social Democracia Brasileira – o poderoso PSDB do senador e candidato a presidente da República, Aécio Neves, e do governador Antonio Anastasia. A provisória do PSDC e o diretório do PSDB – que foi presidido por Luiz Cláudio Campos até 31 de março, estão com a validade vencida.

LIGEIRINHOS --- Já a turma do poderoso Partido do Movimento Democrático Brasileiro – o PMDB do prefeito Paulo Piau, não quis saber de conversas paralelas sobre o comando da legenda. O comando estadual teve pressa em prorrogar a Comissão Executiva Municipal Provisória. Com vigência assegurada para até 7 de abril, a recondução foi antecipada dia 5. Eduardo Palmério continua na presidência por mais três meses.

VALE TENTAR --- Presidente do PRB Jovem de Minas Gerais, o vereador Franco Cartafina se formou em Direito e iniciou sua vida política na Universidade de Uberaba – Uniube, presidindo, por mais de uma vez, o Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira – Dalo. No último fim de semana voltou ao campus para disputar a Corrida da Saúde. Não ficou entre os primeiros colocados, mas ganhou uma medalha da organização, pois concluiu a prova. E de quebra, foi convidado pelo coordenador do evento, professor Silas Queiroz, para fazer a entrega de troféus a alguns dos vencedores.
ENQUANTO ISSO --- Marcos Montes – presidente do PSD/Uberaba e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, também fez questão de marcar presença na Corrida da Saúde na Uniube. Não participou da disputa, mas, a convite da coordenação do evento, entregou o troféu para um dos vencedores. Moral da história: coordenadores de atividades na Uniube estão cada dia mais parecidos com o chefe – o reitor Marcelo Palmério. Haja jogo de cintura!
------------------
Paulo Piau
100 DIAS
Prefeito anuncia datas para entregar hospital regional e terminais de passageiros do transporte coletivo
Ex-deputado federal – cargo ao qual renunciou ao ser eleito em 2012, o prefeito Paulo Piau (PMDB) completou exatos 100 dias de governo neste 10 de abril de 2013, quarta-feira, oportunidade em que fez um balanço em entrevista exclusiva ao MGTV Rede Integração/Globo. Ele respondeu a perguntas dos jornalistas da emissora e do público.
Confira um resumo...
AVALIAÇÃO GERAL
_Administração pública é muito complexa e portanto, 100 dias não implicam tempo suficiente para termos colocado a casa em ordem. Vamos acertar aos poucos, de forma que, ao final do mandato, Uberaba tenha conquistado uma nova administração.
O PRINCIPAL PROBLEMA
_O maior problema de Uberaba é o abastecimento de água. Estamos na trilha para resolvermos esta situação.
GRANDES PROBLEMAS
_Entre os grandes problemas encontrados pelo meu governo está o amadorismo na gestão da Prefeitura de Uberaba, com uma péssima estrutura organizacional, um plano de cargos e salários que precisa de atualização urgente.
Também encontramos dívidas significativas a curto e longo prazos. Tínhamos uma dívida confessa de R$ 69 milhões, mas chegamos a R$ 80 milhões, e tudo indica que os valores ainda vão crescer. Mas, estamos administrando esta situação de forma a não prejudicarmos o atendimento à população.
REAÇÃO
_Estamos racionalizando várias áreas, incluindo telefonia, combustível, transporte rural. São ações que estão nos permitindo manter os atendimentos em ordem.
GRANDES OBRAS
_Durante a campanha eleitoral, o uberabense pediu pressa na conclusão do Hospital Regional e do Projeto Água Viva. No primeiro caso, a empreiteira nos garante a entrega do hospital entre julho/agosto.
Quanto ao Água Viva vamos chegar ao final em 2014.
Sobre as ações relacionadas ao projeto da Mobilidade Urbana, elas terão continuidade. Já dei sinal verde para  a retomada das obras, inclusive no que se refere aos terminais de passageiros. Nossa intenção é inaugurar esta fase em julho.
RELACIONAMENTOS POLÍTICOS
_Quando se tem proposta objetiva e séria, a relação política fica fácil. Com o governo federal, temos relacionamento de aliados. Meu partido, o PMDB, faz parte do governo, inclusive com o vice-presidente da República, Michel Temer.
Com o governo estadual estamos construindo, junto com o governador Antonio Anastasia, uma reaproximação, que está caminhando maravilhosamente bem.
E quanto à Câmara de Vereadores, existe respeito entre os poderes, o que evita picuinhas e permite a aprovação de projetos verdadeiramente comprometidos com Uberaba.
COMÉRCIO NOS BAIRROS
_Temos como prioridade a valorização das empresas instaladas em Uberaba. Estamos à disposição para facilitar a vida dos nossos comerciantes. Nos procurem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As portas estão abertas.
ESPORTE
_Esporte e cultura são ações muito importantes. Estamos construindo um centro de treinamento – do Uberaba Sport Club, para valorizarmos e fortalecermos o esporte. O esporte será muito ativo em Uberaba, conforme orientação que já passei para a Secretaria de Esporte e Lazer.
Quanto ao USC, especificamente, estamos montando um projeto para médio prazo, para a formação de atletas através da categorias de base. Vamos fazer de tudo para que o USC seja campeão mineiro.
CULTURA
_O Cine Teatro Vera Cruz deve ser liberado em maio, no que concerne ao cumprimento das exigências de segurança feitas pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, o imóvel precisa de uma reforma ampla, mas não temos recursos para fazermos isso, agora.
PROFISSIONAIS
_Estamos precisando de agentes comunitários. Existe uma grande dificuldade para encontrarmos profissionais interessados.
PAGAMENTO DOS SERVIDORES
_Existe possibilidade de anteciparmos o pagamento dos salários para o próprio mês trabalhado, conforme nos reivindicou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Entretanto, precisamos aguardar a normalização do fluxo de caixa. Vamos atender à reivindicação do SSPMU, assim que tivermos condição.
MULTAS
_A indústria da multa não existe mais em Uberaba. Nossa prioridade é a conscientização. Mas é preciso não confundir as coisas. Se o motorista fura o sinal vermelho, tem que ser multado. Se uma pessoa coloca lixo na rua provocando transtornos, tem que ser multada. Se a pessoa não cumpre sua função social para manter sua casa livre de focos do mosquito da dengue, tem que ser multada.
SAÚDE
_Poderíamos ter avançado muito mais. Entretanto, fomos atropelados por uma epidemia de dengue, o que tem nos forçado a adiar um pouco os investimentos na atenção básica.
Nosso objetivo é reformar 12 Unidades Básicas de Saúde – UBS´s, e construir outras 14 para abrigar o Programa Saúde da Família – PSF.
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro Abadia já deveria estar funcionando 24 horas/dia, mas tivemos que adiar o projeto por causa dos altos investimentos que estamos fazendo no combate à dengue.
A preocupação é muito grande e precisamos, inclusive, do apoio da população para vencermos a epidemia. São 12 mil notificações, com dez mortes. Não podemos afrouxar.
---------------
Fahim Sawan conversa com pessoal do Tiro de Guerra antes da força-tarefa sair a campo
(Foto: Divulgação)
ARRASTÃO CONTRA A DENGUE
Nada menos do que 342 residências foram “vasculhadas” só no primeiro dia – 9 de abril, da força-tarefa criada para combater a dengue em Uberaba. Exército/Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se juntaram ao pessoal do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde para um arrastão nos bairros da cidade. Três caminhões carregados de entulhos e 50 pneus foram o resultado do dia de estreia, que também recebeu controle químico com a utilização de larvicida em 394 depósitos como: vasos de planta, caixa de passagem para escoamento de águas fluviais, piscinas, caixas d’água, tambores com água, ralos (internos e externos) e calhas.
------------------
CONTROVÉRSIA --- Enquanto os ex-colegas de Câmara dos Deputados e agora prefeitos de Uberaba e de Uberlândia, Paulo Piau e Gilmar Machado (PT), acertam parceria em torno do fortalecimento do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o líder de Piau na Câmara de Uberaba, vereador peemedebista Tony Carlos, não faz segredo de suas próprias intenções: a emancipação do Triângulo.
QUEIXA --- Durante sessão plenária na Câmara, Tony Carlos reafirmou, com todas as letras, a sua vocação separatista. Ao usar a tribuna, lamentou que o assunto não esteja em debate. “Infelizmente, nenhum dos 53 deputados federais eleitos por Minas Gerais está atualmente interessado em colocar a emancipação em debate!” – desabafou Tony Carlos.

MORALIZAÇÃO --- Sob os olhares e ouvidos atentos do pai coruja, Eduardo Gomes – que acompanhava a sessão, o vereador de primeira viagem e presidente do PRB Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina, conseguiu o apoio dos colegas para aprovar matéria de sua autoria, moralizando os bastidores da concessão de título de Cidadania Uberabense. A partir de agora, cada vereador só pode inscrever até cinco nomes – número máximo permitido para cada um.
RESERVA DE MERCADO --- Até então, cada vereador podia conceder apenas cinco títulos, mas tinha o direito de inscrever quantos nomes desejasse para fazer suas escolhas quando julgasse melhor. O problema é que os inscritos por um vereador não podiam ser homenageados por outro. Ou seja, tinha vereador que inscrevia dezenas de nomes, que ficavam literalmente na lista de reserva de quem os inscrevia.
VALORIZAÇÃO---- E, debate daqui, debate dali, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) – que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi mais além. Anunciou que acaba de protocolar um projeto em que propõe a redução do número dos homenageados com a Cidadania Uberabense. Em vez de cinco, ele quer que cada vereador possa conceder até dois títulos.
O presidente Elmar Goulart (PSL) concorda. Diz que a medida engrandeceria não apenas o título, mas também os indicados para recebê-lo.
 -------------------
ENFIM, UM ALÍVIO! --- Ao contrário de posses anteriores, a diretoria recém-reconduzida do Instituto Chico Xavier - para o quadriênio 2013/2016, assume a entidade em clima de bons fluídos. Recursos foram liberados para a conclusão das obras da sede própria; foi retomada a digitalização de documentos e fotos do médium Chico Xavier, para o acervo do memorial, e ficou pronto o projeto arquitetônico do Hotel Nosso Lar – previsto para ser construído nas proximidades do memorial.
A DIRETORIA --- Integram a diretoria do Instituto Chico Xavier: Adalberto Pagliaro Júnior (presidente);  Wagner Cruz (vice-presidente); Dalton César de Oliveira (secretário); Ricardo Mathia (tesoureiro); Eliane Portelinha (presidente do Conselho Fiscal); Evacira Coraspe (vice-presidente do Conselho Fiscal);  Paulo Affonso Silveira (assessor Jurídico); Paulo Trajano (assessor de Projetos); Carlos Alberto Pereira (assessor de Marketing); Pedro Riccioppo; Renata Vilela de Mesquita; Afrânio Cardoso de Lara Resende; Roberto Luiz de Oliveira; Manoel Rodrigues Júnior.

MANO AUGUSTO --- E o jornalista e escritor uberabense Cesar Vanucci comemora em seu blog (vanucci-jornaldovanucci.blogspot.com.br/) a homenagem recebida pelo irmão Augusto Cesar Vanucci em Uberaba. Ele foi o único a receber “in memoriam” a Comenda da Paz Chico Xavier, durante cerimônia presidida pelo governador Antonio Anastasia (PSDB). O homenageado desencarnou em 1992 aos 58 anos de idade, e ainda é lembrado pela produção e direção dos programas de maior visibilidade da TV Globo, TV Bandeirantes e na extinta TV Manchete.
MANO AUGUSTO 2 --- A homenagem foi das mais justas – diz César Vanucci. “A trajetória de mano Augusto, rica em cintilações, se entrelaça, em não poucos momentos, com a história fulgurante dessa criatura admirável que empresta o nome à honrosa láurea ... o Chico Xavier da veneração popular” – compara. E revela: “Ele foi o principal responsável pela abertura que os sensitivos brasileiros, caso de Chico Xavier, até então mantidos a uma certa e incompreensível distância na divulgação dos órgãos de comunicação de massa, passaram a desfrutar na televisão.”
-------------
QUALQUER SEMELHANÇA...
E a gente acaba de descobrir que política é que nem amor: antes um “não” do que a indiferença. Em entrevista recente, o prefeito Paulo Piau se queixou de que a empresa Azul Linhas Aéreas não deu retorno a uma proposta feita por ele. “Se a resposta for positiva, será ótimo, mas se não for, vamos buscar alternativas. O pior de tudo é a não resposta” – lamentou.

ESPECIAL
Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais – Abrace, está enfrentando dificuldades e precisando de apoio. A entidade, que existe em Uberaba desde 2001, atende atualmente 42 alunos, enquanto mais de uma dezena está na lista de espera. A fundadora e presidente, pedagoga Liliane Martins, observa que a instituição conta com recursos do município e doações de empresas e da comunidade. Endereço: rua Guia Lopes, 230, bairro Abadia. Telefone: (34) 3332-2576. E-mail: abraceuberaba1@gmail.com.
---------------

MOVIMENTO
O local das gravações – o salão nobre com suas pinturas históricas, já é suficiente pra atrair o público. Além disso, entretanto, a jornalista Evacira Coraspe e seus convidados estão dando um show no programa Movimento. Levado ao ar pelo Legislativo de Uberaba, o programa tem duração de 30 minutos, e é exibido toda sexta-feira, às 15h30, simultaneamente no Canal Câmara (canal digital 61.1 UHF) e na TV Universitária (Canal 5). Também é reprisado às sextas-feiras, às 21h, na TV Universitária, e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara. Vale conferir.
 -------------------

SOPA DE LETRINHAS
Além dos 30 partidos já existentes no país, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, recebeu pedidos de permissão para coleta de assinaturas com vistas à instalação de 18 novas legendas. Para criar um partido, os interessados devem reunir pelo menos 101 eleitores, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos Estados.
PRA TODOS OS GOSTOS
A lista divulgada pelo TRE/MG inclui novidades como o PDSP – Partido Democrático dos Servidores Públicos e o PTS – Partido da Transformação Social, além de legendas idênticas, tipo o PMB – que tanto pode ser o Partido da Mulher Brasileira quanto o Partido Militar Brasileiro; até a velha e triste conhecida ARENA – Aliança Renovadora Nacional.
Confira os 18 partidos que estão recolhendo assinaturas em Minas Gerais para criação...
PTS – Partido da Transformação Social
PROS – Partido Republicano da Ordem Nacional
PDN – Partido do Desenvolvimento Nacional
PC – Partido Cristão
PMB – Partido da Mulher Brasileira
PMB – Partido Militar Brasileiro
PMA – Partido do Meio Ambiente
PN – Partido Novo
PS – Partido Social
PLC – Partido Liberal Cristão
PAI do Brasil – Partido dos Pensionistas, Aposentados e Idosos do Brasil 
PDSP – Partido Democrático dos Servidores Públicos 
PSPC – Partido da Segurança Pública e Cidadania 
PE – Partido dos Estudantes
PDP – Partido Democrata Progressista
ARENA – Aliança Renovadora Nacional
SOLIDARIEDADE
PLD – Partido Liberal Democrata

Dos 30 partidos existentes no Brasil, apenas dois não foram instalados em Uberaba: 
PCO – Partido da Causa Operária, e PEN – Partido Ecológico Nacional

Confira as legendas já existentes no Brasil...
Partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Clique na sigla do partido político para ter acesso aos dados do diretório nacional da agremiação (endereço, telefone, fax e-mail, site), bem como ao estatuto e suas alterações, e eventuais normas complementares.



SIGLA
NOME
DEFERIMENTO
PRESIDENTE NACIONAL
1
PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
30.6.1981
VALDIR RAUPP, em exercício
15
2
PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO
3.11.1981
BENITO GAMA, em exercício.
14
3
PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
10.11.1981
CARLOS LUPI
12
4
PARTIDO DOS TRABALHADORES
11.2.1982
RUI GOETHE DA COSTA FALCAO
13
5
DEMOCRATAS
11.9.1986
JOSÉ AGRIPINO MAIA
25
6
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
23.6.1988
JOSÉ RENATO RABELO
65
7
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
1°.7.1988
EDUARDO CAMPOS
40
8
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
24.8.1989
SÉRGIO GUERRA
45
9
PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO
22.2.1990
DANIEL S. TOURINHO
36
10
PARTIDO SOCIAL CRISTÃO
29.3.1990
VÍCTOR JORGE ABDALA NÓSSEIS
20
11
PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL
25.10.1990
OSCAR NORONHA FILHO
33
12
PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA
29.10.1991
OVASCO ROMA ALTIMARI RESENDE
44
13
PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
19.3.1992
ROBERTO FREIRE
23
14
PARTIDO VERDE
30.9.1993
JOSÉ LUIZ DE FRANÇA PENNA
43
15
PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL
11.10.1994
LUIS HENRIQUE DE OLIVEIRA RESENDE
70
16
PARTIDO PROGRESSISTA
16.11.1995
FRANCISCO DORNELLES
11
17
PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO
19.12.1995
JOSÉ MARIA DE ALMEIDA
16
18
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
9.5.1996
IVAN MARTINS PINHEIRO*
21
19
PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO
28.3.1995
JOSÉ LEVY FIDELIX DA CRUZ
28
20
PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE
20.3.1997
EDUARDO MACHADO E SILVA RODRIGUES
31
21
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO
5.8.1997
JOSÉ MARIA EYMAEL
27
22
PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA
30.9.1997
RUI COSTA PIMENTA
29
23
PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL
2.10.1997
JOSÉ MASCI DE ABREU
19
24
PARTIDO SOCIAL LIBERAL
2.6.1998
LUCIANO CALDAS BIVAR
17
25
PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO
25.8.2005
MARCOS ANTONIO PEREIRA
10
26
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE
15.9.2005
IVAN VALENTE
50
27
PARTIDO DA REPÚBLICA
19.12.2006
ALFREDO NASCIMENTO
22
28
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
27.9.2011
GILBERTO KASSAB
55
29
PARTIDO PÁTRIA LIVRE
4.10.2011
SÉRGIO RUBENS DE ARAÚJO TORRES
54
30
PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL
19.6.2012
ADILSON BARROSO OLIVEIRA
51
(*) Nos termos do § 1º do art. 58 do estatuto do PCB, para fins jurídicos e institucionais, os cargos de Secretário Geral do Comitê Central e de Secretário Político dos Comitês Regionais e Municipais equiparam-se ao de Presidente do Comitê respectivo.

PLANEJAMENTO
Após dois meses enfrentando um embate técnico e jurídico, oficializa-se, enfim, a nomeação do engenheiro Cláudio Junqueira para comandar a Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba. Indicado por representantes da construção civil, o nome permaneceu em suspenso enquanto o embate era resolvido. Um familiar de Junqueira integrava direção de uma empresa que prestava serviços para a administração municipal.
ROSA CHOQUE
 (Versão 1)
Assumiu a Subsecretaria Municipal de Planejamento, a arquiteta, professora e servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Maria Paula Meneghello. Filha do ex-vice-prefeito Benito Meneghello, ela integrou a comissão de transição de governo 2012/2013, indicada pelo prefeito Paulo Piau.
REFORMA
Os nomeados secretário e subsecretária já sabem que a pasta poderá passar por mudanças a médio prazo. É que o prefeito articula a “independência” da Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais – Seppai, que deve ser transformada em secretaria. Por sinal, dependendo do resultado da consultoria já iniciada pela Fundação Getúlio Vargas, a reforma administração poderá ser ampla, geral e irrestrita na prefeitura.

ROSA CHOQUE
(Versão 2)
E já que se falou em mulher no Planejamento, vale ressaltar que a Câmara de Vereadores acaba de declarar Cidadã Uberabense a ministra Miriam Belchior. Desde janeiro de 2011 ela comanda o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão no governo Dilma Rosseff (PT). Ex-mulher do prefeito de Santo André, Celso Daniel – assassinado em 2002, a ministra é petista, engenheira de alimentos e mestre em Administração Pública e Governamental pela Fundação Getúlio Vargas.
 ----------------
ELEIÇÕES 2013
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba abre processo seletivo/eletivo para o Conselho Tutelar 1 – gestão agosto de 2013/janeiro de 2016. Conselheiro Tutelar, no exercício de mandato, não é considerado servidor público municipal, mas a remuneração (de R$ 2,5 mil) é feita pela Prefeitura de Uberaba. A eleição direta será dia 14 de julho.
AS ETAPAS --- O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 1 dos Direitos da Criança e do Adolescente é composto de várias fases: inscrição, prova escrita, entrevista técnica, e vencidas estas etapas, a eleição através do voto secreto e direto do eleitor, regularmente inscrito na Justiça Eleitoral. Inscrições acontecem até 26 de abril de 2013, na sede do Comdicau - na rua Artur Machado, 553, das 9h às 17h.
 -------------------
DIREITO --- Educadores da rede municipal de Uberaba que se encaixam nos critérios do 14º salário continuam sem receber o benefício a que têm direito em 2013. Não importa o que digam, se são contra ou a favor...o importante é que existe um decreto, de 2010, ainda em vigor, que criou a Gratificação de Incentivo à Assiduidade e ao uso das Tecnologias da Informação - Giati, conhecido  como 14º. E que mais de 1.000 educadores (professores níveis I, II e educador infantil) têm direito ao dinheiro. Muitos – com certeza, ainda não receberam.
 -------------
Convites para as festas da temporada serão sorteados pelo Shopping Uberaba
Realização da Pró Eventos, com apoio do Shopping Uberaba na divulgação, a 21ª edição do Rodeio Os Inconsequentes acontece de 18 a 21 de abril, no Jockey Park, a partir das 20h, quando serão disputadas montarias em touro, provas dos três tambores e team ropping. O passaporte para todos os dias, na arquibancada, está sendo vendido por R$ 30. Há ainda o Camarote Open Bar, também para as quatro noites, com cerveja, refrigerante e água, vendido por R$ 300. Este passaporte dá acesso ao camarote da Café Cowboy. Na boate, seis shows vão animar a galera.
PROGRAMAÇÃO --- Na noite da quinta, dia 18 de abril, tem a quarta edição da Batucada Pantaneira, com as duplas Jad's & Jadson e Conrado & Aleksandro. Na noite de sexta  sobem ao palco são os gargantas de ouro do Brasil, Milionário & José Rico. No sábado, a galera vai curtir a dupla Victor & Leo. Na última noite do Rodeio, domingo, a animação fica por conta das duplas João Victor & Raphael e Emílio & Eduardo.
SORTEIOS --- O Shopping Uberaba está promovendo sorteios de ingressos através de três alternativas: o site www.shoppinguberaba.com.br/ e nas redes sociais: www.facebook.com/ShoppingUberaba?fref=ts  e twitter.com/shoppuberaba.
 -----------------
Ex-vereador em legislatura não remunerada
e autor da lei que criou o Teatro Municipal
de Uberaba recebe Honra ao Mérito
Dioclécio Campos e a esposa Marlene Ferreira
Aos 96 anos de idade, o ex-vereador Dioclécio Campos foi homenageado na Câmara de Uberaba, com o Diploma de Honra ao Mérito, numa iniciativa do presidente Elmar Goulart (PSL). Filiado na época à União Democrática Nacional – UDN, ele exerceu o mandato na legislatura 1955/1958, quando a função não era remunerada.
É de sua autoria a lei que criou o Teatro Municipal de Uberaba – atualmente sediado no Cine Vera Cruz.
FAMÍLIA --- Ex-bancário, formado em Ciências Contábeis, Dioclécio também foi empresário do setor imobiliário. Ele é casado pela segunda vez com Marlene Ferreira, com quem compartilha sua vida há 30 anos.
Antes, foi viúvo de Anna dos Reis Campos, com quem teve sete filhos: o saudoso
dentista José Maria dos Reis Campos; o médico pediatra Dioclécio Campos Júnior; o médico imunologista Antônio Campos Neto; a professora universitária Ana Maria dos Reis Campos; a publicitária e decoradora Virgínia dos Reis Campos; a pedagoga Déa Maria dos Reis Campos; e o engenheiro civil Luiz Cláudio dos Reis Campos.
O homenageado tem 28 netos e 27 bisnetos.

Dioclécio Campos, a primeira mulher Anna, e cinco - dos sete filhos que tiveram.
Foto é da década de 1950 e pertence ao acervo da família
HERDEIROS --- Dioclécio tem pelo menos dois herdeiros políticos. Um deles é o engenheiro civil, estatístico e diretor do instituto Ápice de Pesquisas, Luiz Cláudio Campos, fundador e ex-presidente do PSDB/Uberaba, legenda que está em fase de reorganização para entrar de cabeça nas eleições de 2014, quando o filiado Aécio Neves, senador da República, deve se candidatar à sucessão da petista Dilma Rousseff.
HERDEIROS 2 --- Outro herdeiro político é o médico Dioclécio Júnior, formado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, mestre e doutor em Pediatria pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), título que recebeu em 2012 por ter projetado e buscado recursos para a construção do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Dioclécio júnior foi secretário-executivo do Ministério da Saúde, quando assumiu a gestão e formulação de políticas públicas para o governo federal, e presidiu a Sociedade Brasileira de Pediatria por dois mandatos, quando participou do projeto de lei destinado a ampliar a duração da licença-maternidade para seis meses.

O vereador mais jovem da atual legislatura, Franco Cartafina, e seu tio-bisavô Dioclécio Campos,
o ex-vereador vivo mais antigo de Uberaba    (Foto: Divulgação)
À FLOR DA PELE
Com direito a apresentação de música caipira ao vivo, por integrantes da Orquestra Viola de Ouro – da Fundação Cultural, a sessão solene foi “abrilhantada” por muitas lágrimas. Os filhos Dioclécio Júnior e Ana Maria emocionaram com seus pronunciamentos, ressaltando a importância da presença do pai em suas vidas.
ANTECIPANDO --- Júnior lembrou que, ele próprio recebeu homenagem da Câmara em 2010, por ter idealizado e defendido o projeto de expansão da licença maternidade no Brasil. Por sinal, ideia esta, abraçada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, e que se tornou realidade no serviço público municipal da cidade antes mesmo de entrar em vigor no país.
SOBRINHO-BISNETO --- E sobrou também para o vereador mais jovem da atual legislatura, o presidente do PRB Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina. Sobrinho-neto do homenageado, o herdeiro político do ex-prefeito Silvério Cartafina e da ex-vereadora Terezinha Cartafina, “furou” o cerimonial para dizer, ao microfone, que a solenidade marcou um dos momentos mais emocionantes de sua vida.
OS DOIS LADOS --- Outro que quase não conseguiu falar – tamanha a emoção, foi o autor da homenagem ao ex-vereador vivo mais antigo de Uberaba. “Recordo que fui o vereador mais jovem da cidade, e hoje sou o mais velho” – lembrou Elmar Goulart, que estreou na legislatura 1982/1988
 ----------------

Prefeitura de Uberaba passa por dois pentes-finos simultâneos
Prefeitura de Uberaba passa por dois pentes-finos ao mesmo tempo – ambos previstos pelo prefeito Paulo Piau durante a campanha em 2012. A empresa Libertas Consultores & Auditores, de Belo Horizonte, realiza auditoria nas contas da administração direta, de olho nos números. Além dos levantamentos e diagnósticos de praxe, a empresa tem orientação para realizar algumas avaliações extras. Entre elas, estão os contratos de terceirização, incluindo a merenda escolar, a coleta de lixo, a locação da frota de veículos, e o transporte coletivo urbano.
Ao mesmo tempo, a Fundação Getúlio Vargas trabalha no levantamento e análise da estrutura administrativa. Objetivo é prestar consultoria ao prefeito, propondo ações para a readequação, eficácia  e modernização da administração municipal de Uberaba.
 ------------------
MUNDO ANIMAL
 (Urgência)
Os moradores da Mata do Ipê e do Zoológico/Parque Jacarandá não vão passar fome...Afinal, em meio a um processo licitatório ainda em tramitação, o governo municipal decretou situação de emergência para comprar alimentos para os bichinhos. Objetivo é justamente não ter que esperar a licitação, que está marcada para dia 12 de abril. 
SEM BUROCRACIA--- O decreto baixado pelo prefeito Paulo Piau– a pedido do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Vinícius Rodrigues, autoriza a dispensa de licitação, e portanto, permite a compra de alimentos, insumos e nutrientes em caráter excepcional. A licitação marcada para 12 de abril estimava um custo de R$ 95 mil para 12 meses de fornecimento de comida para os animais.
 ----------------
LOBBY
CDL reage à possibilidade de mudança na data do aniversário de Uberaba
Tanto tem se falado em mudança na data do aniversário de Uberaba que a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, decidiu reagir. Seu presidente Miguel Faria encaminhou correspondência à Câmara de Vereadores, manifestando preocupação com a possibilidade em questão. Miguel Faria afirma que não cabe à entidade discutir a melhor data histórica, uma vez que o poder público é quem detém informações sobre o assunto, mas defendeu: “retornar a comemoração para 2 de maio é um grande prejuízo financeiro para o setor produtivo da cidade”.
FÊNIX --- Como que, ressurgindo das cinzas, eis que o assunto vira e mexe, volta à tona. O mais incisivo defensor do 2 de maio, é o vereador Tony Carlos (PMDB), que, por sinal, ganhou o apoio do colega Luiz Dutra (PDT). Levando em conta o aniversário de 2 de março, Uberaba comemorou, em 2013, os 193 anos de elevação à condição de freguesia. Se fosse 2 de maio, seriam 157 anos de elevação a cidade.
A MUDANÇA --- Alteração de 2 de maio para 2 de março foi resultado de pesquisa realizada pelo Arquivo Público no governo Luiz Guaritá. Oficialmente, o Arquivo anunciou que a elevação do povoado a freguesia implicava na ascensão econômica e social, com a criação do cartório eclesiástico, por exemplo. O decreto real – segundo o Arquivo, constituiu um grande avanço para a comunidade, e significou a emancipação e gerência própria em assuntos de ordem civil, militar e religiosa.
NA BOCA DO POVO --- Nos bastidores, o que se comenta é que Guaritá – pressionado pelo empresariado local, buscou uma saída honrosa para tirar o aniversário do dia 2 de maio. É que o feriado, mais a Expozebu e outros eventos do período, provocavam altíssimos prejuízos econômicos ao município.
NEM UM NEM OUTRO --- Mas, a celeuma não acaba por aqui. Corre por fora uma terceira corrente que defende a data de 22 de fevereiro. É que neste dia – em 1836, Uberaba foi elevada à condição de vila, o que, para muitos historiadores, significa realmente a independência de uma localidade.
 ------------------
Uberaba sediou encontro de prefeitos das cidades-polo de Minas
Ao todo, 15 administradores municipais marcaram presença em Uberaba – no 98º Encontro de Prefeitos das Cidades-Polo de Minas Gerais, entre eles, Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e Gilmar Machado (PT), de Uberlândia. Sob o comando da Frente Mineira de Prefeitos, a reunião aconteceu nesta quinta-feira, 11 de abril, e incluiu a apresentação de 11 painéis. 
Em pauta, o que e como fazer para resolver os problemas em comum, um deles, a dívida ativa dos municípios. Alguns prefeitos de cidades pequenas da região fizeram questão de acompanhar os debates.
Presenças dos prefeitos ...
*Paulo Piau – de Uberaba;
*Vladimir Azevedo – de Divinópolis e presidente da Frente Mineira de Prefeitos;
*Márcio Lacerda – de Belo Horizonte e Vice-Presidente da Frente Mineira de Prefeitos;
*Gilmar Machado – de Uberlândia;
*Osmando Pereira – de Itaúna;
*Carlaile Pedrosa – de Betim 
*Cecília Ferramenta – de Ipatinga;
*Mauri José Alves – de Frutal;
*Anuar Arantes Amui e esposa – de Prata;
*Vera Lucia Lucia Guardieiro – de Conquista;
*Ataíde Vilela - de Passos; 
*Luiz Pedro Correa - de Ituiutaba; 
*Fausto Ferreira - de Pedrinópolis; 
*Ademir Ferreira - de Campo Florido; 
*Reinaldo Alves - de Veríssimo

HOMENAGEM ---- Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Uberaba – BPW, através de sua presidente Jane Pantaleão, homenageia nesta sexta-feira, 12 de abril, as “Mulheres Destaque 2012” e os homens que se destacaram no “Companheirismo”. Evento acontece a partir das 20h, no restaurante Mariu´s – por adesão, no Uirapuru Iate Clube. A primeira-dama Heloísa Piau é a madrinha da turma. Jornalistas estão entre os homenageados, entre eles, o diretor-presidente Fabiano Fideles e a colunista Fabiana Silbor, do Jornal de Uberaba.
-------------------- 
Surf Sessions marca a entrega da praça à comunidade totalmente revitalizada
Fundação Cultural de Uberaba devolve à população, neste sábado, 13 de abril, às 17h, a praça Afonso Pena com sua famosa Concha Acústica revitalizada. O local – que já foi um dos mais concorridos espaços culturais da cidade, também foi pivô de uma polêmica histórica. Para que surgisse a Concha Acústica – inaugurada em abril de 1971, sacrificou-se uma gameleira secular. Com o tempo a Concha Acústica entrou para a história como importante alternativa cultural, mas estava abandonada há vários anos.
O evento de sábado será comemorado com um presente especial para Uberaba: um show da banda Surf Sessions” – afirma a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, revelando que a apresentação entrou no circuito do Ministério da Cultura, e que portanto, não terá custo algum para a cidade.
REVITALIZAÇÃO --- A reforma na praça inclui iluminação, água, banheiro, ladrilho, camarins, pintura, entre outros. As portas laterais da Concha Acústica – que tinham sido lacradas com tijolos, foram reabertas.


CURIOSIDADE HISTÓRICA
 (Praça Afonso Pena/Praça da Concha Acústica)
Nome Atual: Praça Afonso Pena/Praça da Concha Acústica

Nome Anterior: Praça Afonso Pena

Bairro: Estados Unidos

Data da foto 1: 1929
Destaque: Famosa gameleira, derrubada para construção da nova praça

Fotógrafo: Desconhecido 

Autor Restauração: Paulo Lemos

Acervo: Arquivo Público de Uberaba

Data da foto 2: 1970
Destaque: Concha acústica

Fotógrafo: Desconhecido  

Acervo: Arquivo Público de Uberaba
 A PRAÇA
_Começa na rua Artur Machado e termina, em cima, à direita, onde inicia a rua Bernardo Guimarães e, à esquerda, no princípio, na rua Marquês do Paraná.
Foi aberta em 1889, quando a rua do Comércio, atual rua Artur Machado, se prolongou da rua Padre Zeferino até à Estação da Mogiana.
Ganhou, nesse tempo, o nome de Praça Doutor Crispiniano Tavares, que, em 1900, mudou para Praça da República.
Em 1908 passou a chamar-se Rui Barbosa.
Neste ano foi magnificamente ajardinada, tendo ao centro uma gameleira secular.
Fonte: Pontes, 1978, p.277-278
_A Câmara Municipal, modificando a nomenclatura de alguns logradouros públicos, em 1916, denominou-a de Praça Afonso Pena. 
A praça é conhecida popularmente de Praça da Concha Acústica, por ter sido construído, em seu centro, um palco, em forma de uma concha, para que as apresentações musicais tivessem uma acústica melhor.
Foi inaugurada em 2 de abril de 1971.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2001
Quem foi Afonso Pena
_Afonso Pena nasceu em Santa Bárbara (MG).
Elegeu-se deputado provincial pelo Partido Liberal em 1874, e foi reeleito três vezes.
Em 1882, foi ministro da Guerra e da Agricultura.
No ano seguinte, assumiu o Ministério do Interior e, em 1885, o da Justiça.
Depois de proclamada a República, integrou a Assembléia Constituinte de Minas Gerais, chegando à presidência da Província, período no qual Ouro Preto deixou de ser capital e Belo Horizonte foi construída para esse fim.
Presidiu o Banco do Brasil, foi senador por Minas Gerais, vice-presidente da República (1902 a 1906) e presidente da República (1906 a 1909).
Faleceu, em 1909, no Palácio do Catete (RJ).
Fonte: Arquivo Público de Uberaba, 2008
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 49, 2001.
PONTES, Hildebrando. História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. Academina de Letras do Triângulo Mineiro, 1978.
 ---------------------











Nenhum comentário:

Postar um comentário