24 de abril de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


Arte: Rodolfo Nogueira Soares Ribeiro
Vem aí a 55ª edição do CAMINHO DOS DINOSSAUROS
Caminhada e Bicicletada de Peirópolis acontece dia 28, domingo, e exige muita atenção com os locais e horários – já que tudo é seguido rigorosamente.  Caminhantes, maratonistas, ciclistas e romeiros que queiram fazer o percurso de 19,32 km até à comunidade rural de Peirópolis – conhecida por trilha ecológica, podem pegar o transporte às 6h30.
Os ônibus – com a indicação Caminho dos Dinossauros, vão conduzir a turma até à rotatória da penitenciária – no bairro Uberaba, onde ninguém será preso, mas sim, liberado pra fazer a largada rumo a Peirópolis.
O TRANSPORTE
(Ônibus 1)
O veículo sairá às 6h30 do campo do Nacional Futebol Clube – Naça, passando pela avenida Joaquim de Oliveira Prata; praça Jorge Frange; praça da Abadia; praça do Uberaba Tênis Clube – UTC; praça Rui Barbosa; praça dos Correios; rua Alaor Prata; avenida Leopoldino de Oliveira; Mercado Municipal; Bretas do Mirante, chegando enfim, ao local de concentração.
(Ônibus 2)
O veículo sairá do portão principal da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, passando pelo aeroporto; avenida da Saudade; praça Dom Eduardo; rua Jaime Bilharinho esquina com Afonso Rato (trajeto do Água Viva); continuando pela rua Jaime Bilharinho; praça João De Vito; avenida Elias Cruvinel; viaduto do Tiro de Guerra, até à concentração.
(A volta)
Também está garantido o transporte grátis de volta após as 11h30 e 12h00.
Outra opção é o ônibus do transporte coletivo tradicional (com tarifa paga): linha 58 – Ponte Alta – Peirópolis – Uberaba, com horários às 12h10, 14h40 e 18h10.
RESERVE...
Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo email: caminhodosdinossauros@gmail.com (obrigatório todos os dados: nome, endereço com bairro e RG)
O valor da inscrição é de apenas R$ 20,00, com direito a nove eventos e uma  camiseta de 2013. O montante arrecadado será revertido para a compra de frutas, rapadura, água e outros itens que serão distribuídos gratuitamente aos participantes, em três pontos ao longo do caminho.
Em Peirópolis, o grupo terá acesso gratuito ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde estão as réplicas de dinossauros.
REALIZAÇÃO...
Caminho dos Dinossauros é organizado pela Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis; Prefeitura de Uberaba - através das Secretarias de Esporte e Lazer, de Trânsito e Transportes Especiais e de Meio Ambiente e Turismo e a Casa do Turista, e pela Câmara de Vereadores.
Mais informações pelo blog http://caminhodosdinossauros.blogspot.com ou pelo telefone 34-9972-0528.
---------------------
Exclusivo
Maurício Cecílio (Divulgação)
Lealdade na 
campanha de prefeito de Uberaba é reconhecida e recompensada
“2012 é uma página virada 
na minha vida”

A 1ª DESISTÊNCIA
Lá pelos idos de abril de 2012 – ou mais precisamente, na edição do dia 19, a coluna Conta-Gotas revelava a primeira desistência entre os vários então pré-candidatos a prefeito de Uberaba, neste caso, do engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, Maurício Cecílio, filiado ao PSDB e diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial – Indi, órgão ligado ao governo estadual.
A GUERRA PERDIDA
Maurício Cecílio, o governador Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves, o presidente do PSDB/MG, deputado federal Marcus Pestana, e toda a cúpula do tucanato mineiro perderam a guerra de guerrilha contra o médico, ex-deputado estadual Fahim Sawan, que bateu o pé e não abriu mão de sua própria candidatura.
A LEALDADE
Além da competência mais do que comprovada, Cecílio também deu prova inconteste de sua lealdade. Atendeu aos apelos de todos e mais alguns, e abriu caminho para que os companheiros tucanos pudessem apoiar o candidato da preferência generalizada: o deputado estadual Antônio Lerin (PSB), cujo partido terá importância especial nas eleições presidenciais de 2014. Nem precisa lembrar que Aécio Neves está no centro destas eleições...
A BATALHA DA HORA 1
Antônio Lerin foi para o 2º turno com Paulo Piau (PMDB) e hoje lidera uma ação de investigação eleitoral, em que acusa o adversário vitorioso de ter ganhado na base do poder econômico e da compra de votos. Ação está em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG.
A BATALHA DA HORA 2
Fahim Sawan não venceu as eleições, desfiliou-se do PSDB, apoiou Paulo Piau no 2º turno e hoje é titular da Secretaria Municipal de Saúde, onde enfrenta outra guerra de guerrilha: contra uma série de problemas graves, entre eles, a epidemia de dengue e a falta de profissionais médicos, além da falta de leitos, e assim por diante.
O RECONHECIMENTO
Exatamente um ano depois de ter desistido da pré-candidatura, Maurício Cecílio se fortalece no governo estadual. De repente, não mais que de repente, ganha uma incumbência pra lá de especial. Assumiu a vice-presidência do Indi, com a função de coordenar o ProMunicípio – lançado dias atrás pelo governador Anastasia “com o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos municípios mineiros”.
PROMUNICÍPIO
Só em 2013, estão previstos investimentos na ordem de R$ 2,1 bilhões em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação. Os quase 853 municípios mineiros serão beneficiados com este programão, que promete fazer muito barulho.

PING-PONG
CONTA-GOTAS --- O sonho de ser prefeito acabou? Ou fica pra 2016? Ou o senhor vai tentar uma vaga de deputado em 2014?
MAURÍCIO CECÍLIO --- Eu sei que é um “baita lugar-comum”... mas 2012 é uma página virada na minha vida. A verdade é que, de fato, do futuro a gente não sabe nada, não é? Falo isso sem nenhuma intenção de deixar no ar uma dúvida, uma suposta, mas escondida intenção... Falo, sinceramente, que do futuro nada sabemos. Veja só, eu estava trabalhando normalmente em minha função, e inesperadamente, fui chamado para coordenar este projeto espetacular do governo mineiro, o ProMunicípio... Não bastasse, dias após, fui convidado para assumir a vice-presidência do Indi...Então... como será o meu amanhã?  Não sei... O que fica, o que é bom, o que dá uma sensação de participação, de contribuição, é trabalhar com prazer e com vontade de fazer, no limite, o que puder para colaborar com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas.
----------------
Parte da comitiva de Uberaba na audiência pública sobre Região Metropolitana...
Atenção especial do líder do prefeito na Câmara, Samuel Pereira (PR), o secretário-executivo da 
Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande - Amvale, Toninho Oliveira, e 
vereadores Edmilson Ferreira (PRTB) e Ismar Vicente, do PSB   
(Foto: Alair Vieira/Assessoria da Assembleia)   
PEDRA NO CAMINHO
Assembleia de Minas precisa alterar legislação que impede a consolidação da Região Metropolitana
Sem a presença do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT) – que foi representado pelo vice-prefeito Paulo Vitiello (PMDB), deputados e lideranças se reuniram em audiência pública neste 23 de abril, terça-feira, para discutir a criação de Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. A proposta é defendida por Gilmar e seu ex-colega de Câmara dos Deputados, e agora prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que participou pessoalmente da audiência realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O CERNE DA QUESTÃO
A ideia – que ganha cada vez mais adeptos, esbarra em um problemão. A Lei Complementar 88, de 2006, exige que, para se criar uma Região Metropolitana, as cidades estejam em situação de “conurbação” - o que significa que devem pertencer a uma malha urbana unificada, e portanto, fisicamente próximas. “Enquanto não mudarmos a legislação, nada podemos fazer” – lembrou o deputado estadual Luiz Henrique (PSDB), que já apresentou um Projeto de Lei Complementar (PLC) 35/13, alterando a legislação que dispõe sobre a Instituição e a Gestão de Região Metropolitana e sobre o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano.
APOIOS
Em visita a Uberaba – para a solenidade de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, o governador Antonio Anastasia garantiu apoio ao prefeito Paulo Piau, que, por sua vez, também ouviu declaração de apoio do presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB), quando este realizou audiência de prestação de contas na cidade. O mesmo compromisso foi feito por Dinis ao prefeito de Uberlândia, durante a prestação de contas da Assembleia no município vizinho. E agora, na audiência pública de 23 de abril, o apoio veio da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia.
Paulo Piau na audiência pública
(Foto: Alair Vieira)
PROGRESSO PARA TODOS
Na oportunidade, o prefeito de Uberaba defendeu que a criação da Região Metropolitana deve trazer crescimento para todos os municípios do Triângulo/Alto Paranaíba que fizerem parte da região especial. “Não podemos permitir que as cidades menores sejam sacrificadas para que as de maior porte se beneficiem" – ressaltou Paulo Piau.
A criação da RM permite ações integradas entre os municípios, como acontece entre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As políticas públicas são desenvolvidas em conjunto.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
(Formando opinião)
Transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi solicitada pelos deputados estaduais Adelmo Leão (PT) – de Uberaba, e Elismar Prado (PT) e Liza Prado (PSB) – de Uberlândia. Os participantes decidiram que outras audiências serão realizadas em vários municípios do Triângulo/Alto Paranaíba.
------------------
Grupo Catira Tradição chama a atenção por um de seus integrantes: 
Luciano, de cinco anos de idade
(Foto: Gilberto Rezende)
Inscrições estão abertas para o 2º Festival Nacional de Catira
Estão abertas até 5 de maio as inscrições para o 2º Festival Nacional de Catira de Uberaba, que acontece no dia 11 de maio, a partir das 19h, na Casa do Folclore.
Inscrições estão abertas para grupos de todas as regiões do Brasil e serão selecionados 15 grupos para se apresentarem durante o festival, com premiações asseguradas para os grupos e a dupla de violeiros que melhor se apresentarem no evento.
Os grupos de catira serão avaliados pelos critérios de coreografia, sincronismo entre a música e a coreografia e a característica de manifestação de raiz.
As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, das 8h às 18h, no Departamento de Fomento da Fundação Cultural de Uberaba; pelo email catirauberaba@gmail.com, ou pelos Correios, enviando a ficha de inscrição para a Fundação Cultural de Uberaba, na rua Tristão de Castro, 64, Centro, CEP - 38.010-250, Uberaba- MG.
Para ter acesso ao regulamento e à ficha de inscrição, os interessados podem acessar o link:

Serão premiados:
o melhor grupo, com R$ 5 mil e troféu;
o melhor grupo por Estado, com R$ 1 mil e troféu;
o melhor grupo iniciante, com troféu;
o destaque individual, com troféu;
o grupo eleito pelo público, com troféu

ATIVIDADES EXTRAS --- Após o festival, será produzido um DVD para distribuição dirigida a museus, bibliotecas, escolas, entidades culturais públicas e privadas, imprensa e interessados. O projeto tem o patrocínio da empresa Petrobras, e durante o festival o público verá apresentação de shows extras com dupla humorística, grupo de sapateado, dupla sertaneja e outras ações culturais.
----------------
Equipe do basquete de cadeira de rodas da Adefu  (Divulgação)
DOSE DUPLA
Adefu despacha duas equipes de atletas
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, põe duas equipes de atletas na estrada numa só tacada. Liderada pela técnica Andréa Alves Carvalho, a turma do basquete de cadeiras de rodas segue para Patos de Minas, onde disputa a 1ª fase do campeonato mineiro (de 26 a 28 de abril).
CAMPEONATO --- Formada por Salmo, Adriano, Mário, Clarinaldo (Tiririca), Júnior, Lucimar (Dezinho), James, João Nogueira e Henrique, a equipe viaja em ônibus “patrocinado” pelo deputado federal, ex-prefeito Marcos Montes – presidente municipal e vice-líder do PSD na Câmara, e pelo relator das comissões permanentes de Assistência aos Servidores Municipais e de Segurança Pública, na Câmara Municipal, vereador e policial civil Ismar Vicente (PSB).
José Carlos Chagas   (Divulgação)
PELOS ARES --- Paralelamente, três atletas da bocha seguiram para São Paulo, onde participam de treinamento, e em seguida voam para o Canadá, onde disputam  o Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal (de 26 a  30 de abril). Assinou a convocação, o presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiente – Ande, Sebastião da Costa Neto.
SELEÇÃO --- Logo no início do documento, o presidente da Ande – que tem sede no Rio de Janeiro, convoca o atleta José Carlos Chagas de Oliveira, o staff Ulisses Fernandes Lacerda e a técnica Janaína Pessato Jerônimo “para integrar a Seleção Brasileira de Bocha – PC, na etapa de treinamento e no intercâmbio no Canadá. Ao todo, foram convocados 12 atletas. A comissão técnica é formada por sete staffs; dez técnicos; um médico; dois fisioterapeutas e uma coordenadora de mobilidade.
HERÓI OLÍMPICO
Vale lembrar que os Jogos Paralímpicos -  realizados de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012, em Londres, Inglaterra,  também tiveram a participação de profissionais da Adefu. José Carlos Chagas, Janaína Pessato e o staff Nivaldo Batista Vital integraram a Seleção Brasileira de Bocha. José Carlos Chagas não subiu no pódio, mas fez bonito. Participando pela primeira vez de uma paralimpíada, ele ficou em quarto lugar na disputa individual de bocha, na classe BC1, modalidade para atletas com paralisia cerebral e que podem receber auxílio de ajudantes.
------------------
----------------
POLÍTICA E POLÍTICOS
Já em plena movimentação ao redor das eleições de 2014, os políticos de Uberaba andam agitados com mudanças em vários partidos. Sob o comando de Marcelo Oliveira - por força judicial, desde o processo eleitoral de 2012, o PT do B teve a comissão provisória destituída, a exemplo do que já tinha acontecido com o PTN, que era presidida por Flávio Pires, também por decisão da Justiça Eleitoral.
NO VERMELHO --- E assim, além do PT do B e do PTN, também estão sem comando o PHS – que era presidido por Ailson Queiroz; o PSDC – que tinha Hermany Júnior no comando; e o PSDB – que era presidido por Luiz Cláudio Campos.
FUSÃO --- E tem ainda a Mobilização Democrática, partido recém-criado a partir da fusão do PPS com o PMN. No caso de Uberaba, o PPS é presidido por Alaor Carlos de Oliveira Júnior, e o PMN é comandado por Marcos Acácio, com a colaboração do ex-vereador Jorge Ferreira – que também integra a executiva provisória.
  -------------------
LAMENTO --- E termina dia 25 de abril, quinta-feira, o prazo para os eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas três últimas eleições regularizarem sua situação e ficarem quites com a Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, os 853 municípios de Minas Gerais ainda apresentam índices baixos de regularização. Em todo o Estado, apenas 5.164 eleitores dos 122.235 irregulares, já estão quites com a Justiça Eleitoral.
ALERTA --- Quem não comparecer ao cartório para regularizar sua situação terá o título de eleitor cancelado automaticamente, além de não poder se candidatar a cargo eletivo, tirar passaporte, ser empossado em cargo púbico e nem se matricular em instituição de ensino público. Os cartórios eleitorais funcionam em Belo Horizonte das 8h às 17h e no interior, de 12h às 18h.
----------------
VOTO DE CONFIANÇA --- Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que é pedagogo, acredita que o prefeito Paulo Piau irá cumprir o compromisso de chegar os salários dos professores municipais ao piso nacional – R$ 1,567 mil. Ele fez o comentário após manifestar seu apoio à luta da categoria, durante concentração na praça Rui Barbosa.
JUSTIÇA SEJA FEITA --- Expectativa do sindicalista é baseada nos compromissos cumpridos até agora, pelo novo prefeito: o fim do uso das súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal, que permitiam ao governo calcular os salários, e que impunham vencimentos abaixo do mínimo nacional para cerca de 4.000 servidores; isonomia nos salários dos guardas municipais e o reajuste médio de 6,73% concedido para todos os funcionários da Prefeitura de Uberaba. “Continuamos vigilantes, mas justiça seja feita: estamos sentindo esperança pela primeira vez nos últimos anos” – ressalta.
--------------------
----------------
ATRÁS DA GRANA --- E por falar no prefeito, ele acaba de baixar decreto instituindo procedimentos a serem adotados na busca de recursos federais e estaduais disponibilizados para os municípios. Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais – Seppai, subordinada à Secretaria Municipal de Planejamento – Seplan, deve apurar detalhadamente, inclusive pela Internet, onde estão os recursos, e comunicar a cada secretaria interessada – por escrito. Havendo interesse e consultado o prefeito sobre o assunto, Seppai e secretaria vão correr atrás do dinheiro.
-----------------
CORUJICE --- Familiares e amigos fazem fotos dos estudantes premiados
(Foto: Neuza das Graças)
JOVENS CIENTISTAS
Doze adolescentes de Uberaba acabam de receber certificados da Nasa – a agência norteamericana responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Seus artigos foram selecionados em concurso realizado pela agência e publicados no site, com foto, nome da escola, da cidade, entre outros detalhes. Ao todo, 24 estudantes de Uberaba enfrentaram a peleja.
SESSÃO SOLENE
O coordenador do concurso da Nasa em Uberaba  - Hugo Penido Gattoni, que responde pela Diretoria de Serviços Acadêmicos da Universidade de Uberaba – Uniube, presidiu a entrega dos certificados, em concorrida solenidade no Anfiteatro da Biblioteca, no Campus Aeroporto/Uniube.
ORIGEM
Segundo Gattoni, para dar início ao projeto ele visitou as escolas de Uberaba (públicas e particulares), envolvendo alunos, professores e diretores em torno do concurso. Estudantes de 10 a 18 anos foram convidados a fazer uma redação com 500 palavras, onde explicavam o motivo de terem escolhido um, entre três alvos observados pela sonda Cassini, que orbita o planeta Saturno.
RECONHECIMENTO
Subsecretária Municipal de Educação, a ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende participou da solenidade representando o governo de Uberaba. Na oportunidade, ela avaliou que o concurso é um instrumento de estímulo para os alunos, que passam a se interessar pelo tema proposto, além de ser uma forma eficiente de estudo.
RECONHECIMENTO 2
Marilda aplaudiu a participação de todos no projeto:
Todos os alunos estão de parabéns, são merecedores desta homenagem, pois se dedicaram ao estudo para preparem uma redação consistente. Os orientadores também merecem nossos cumprimentos, pois mesmo com todas as funções que desempenham se dedicaram a estes alunos. A Secretaria de Educação, com certeza se sente bem representada por seus alunos e professores. E não podemos nos esquecer do  coordenador do projeto, Hugo Gattoni, que  disponibilizou seu tempo para enriquecer o ensino de Uberaba”.
CONCURSO
O nome do concurso tem origem na sonda Cassini-Huygens, que é uma missão conjunta da Nasa e da ESA - Agência Espacial Européia, destinada ao estudo de Saturno e Titã.
_ Confira a página da Nasa com todos os detalhes, clicando no link:
---------------
O AMOR É LINDO --- Termina dia 26 de abril, sexta-feira, o prazo de inscrições para a 9ª edição do Casamento Comunitário de Uberaba, realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O objetivo é promover, por cerimônia civil, a oficialização conjugal de casais de baixa renda que convivem de forma estável. Até dia 19 de abril, cerca de 80 casais já estavam inscritos para o evento - que será realizado dia 21 de junho, no Cine Teatro Vera Cruz. A edição de 2012 teve uma novidade: a participação de um casal de mulheres. Para mais informações basta ligar no 3331-2423.
-------------------
Em 2008, os então deputados federais Gilmar Machado e Paulo Piau,
na Câmara dos Deputados, discutem projeto do interesse de ambos
(Foto: Divulgação)
REVIRAVOLTA --- Eleição dos prefeitos de Uberaba, Paulo Piau, e de Uberlândia, Gilmar Machado, em 2012, não está apenas provocando uma reviravolta no relacionamento entre as duas cidades. Também está perturbando a atual ordem política de Uberaba. Que o diga o 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adelmo Leão, que após o sexto mandato de deputado estadual, deve disputar, em 2014, pela primeira vez, uma vaga na Câmara dos Deputados.
FORÇA ELEITORAL
PT/Uberaba e Adelmo Leão estão de olhos e ouvidos voltados para as duas cadeiras perdidas na Câmara dos Deputados pela região. Eleitos prefeitos, os então deputados federais Paulo Piau e Gilmar Machado tiveram que renunciar aos cargos. Ambos somaram 283.564 votos em 2010, concorrendo pela mesma coligação: PT/PMDB/PCdoB.
NA DISPUTA --- Gilmar Machado – cujo eleitorado tem atenção especial do PT/Uberaba, foi o 2º deputado federal de Minas Gerais mais votado da coligação, com 192.657, enquanto Paulo Piau foi o 15º, com 90.907 votos. Na votação de Paulo Piau – bem mais eclética, também estão de olho os atuais deputados federais Aelton Freitas (PR) e Marcos Montes (PSD), que devem disputar a reeleição.
TRANSFERÊNCIA ---- Por outro lado, não dá pra ignorar que os dois ex-deputados federais e agora prefeitos terão suas preferências nas eleições de 2014. O peemedebista Paulo Piau, por exemplo, já declarou sua afeição pelo presidente estadual do PR, Aelton Freitas, aliado nas eleições municipais de 2012.
-----------------
Ruas Professora Edith França (fotos acima) e Coronel Joaquim de Oliveira Prata (fotos abaixo) 
estão “preparadas” para provocar acidentes graves  (Fotos: Giselda Campos)
VOX POPULI --- Enquanto o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, incrementa o projeto Água Viva com novos serviços de microdrenagem, eis que muitos bairros andam precisando de uma boa reforma nos bueiros já existentes. As ruas Professora Edith França e Coronel Joaquim de Oliveira Prata, por exemplo, não apenas são próximas uma da outra, como também coincidem no perigo que representam para quem ousa morar, trabalhar ou simplesmente passar por ali.
IMAGINE --- As imagens acima dizem tudo. Imagine os bueiros cheios de água quando chove... Imagine estes imensos buracos à noite... E imagine estas ruas rodeadas de residências, de estabelecimentos comerciais – supermercado, posto de gasolina, restaurante, lojas, bares, mercearias... E imagine as crianças, adolescentes e adultos transitando de bicicleta; os idosos caminhando pelo local... Moral da história: é questão de tempo pra acontecer um acidente.
-------------------
NOVELA SEM FIM --- Pela 5ª vez foi incluída em pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, a ação de investigação eleitoral impetrada pela dobradinha derrotada no 2º turno de Uberaba - deputado estadual Antônio Lerin e o médico Hélio Massa, ambos do PSB, contra os vitoriosos Paulo Piau e Almir Silva (PR), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Data prevista agora, é 25 de abril, quinta-feira, a partir das 17h.
RECAPITULANDO ----  Foram quatro pedidos de vistas feitos pelo juiz Carlos Alberto Simões – e quatro retiradas de pauta. Juiz relator da ação, Maurício Soares, chegou a dar seu voto pelo arquivamento da ação. Acompanhou assim, o parecer do procurador estadual Morato Fonseca, e segue a linha das manifestações de primeira instância/Uberaba - o parecer dos promotores eleitorais Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla, e a sentença do juiz diretor do Foro Eleitoral/276ª Zona, Fabiano Rubinger.
----------------
PERSONALIDADE --- Mário Palmério em épocas diferentes   (Divulgação)
Academia de Letras abre as portas para debater Mário Palmério
Academia de Letras do Triângulo Mineiro abre as portas pela primeira vez para participação do público, em 2013, com um tema que tem tudo a ver: a vida e obra de Mário Palmério - imortal da Academia Brasileira de Letras...
Evento acontece sábado, dia 27, às 10h, na Biblioteca Municipal, com palestra do jornalista e professor André Azevedo. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - a Unesp, ele baseou a tese que lhe deu o título justamente na vida do fundador da Universidade de Uberaba – Uniube, e que depois se tornou livro.
Reunião pública é também a primeira coordenada pelo novo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, jornalista Jorge Alberto Nabut.
O MITO ---  Mário Palmério nasceu em Monte Carmelo (1916) e morreu em Uberaba em 1996, aos 80 anos. Foi político (só na Câmara dos Deputados foram três mandatos); embaixador no Paraguai (nomeado pelo governo João Goulart); escritor (destaque para Chapadão do Bugre e Vila dos Confins); membro da Academia Brasileira de Letras (ocupou a cadeira de Guimarães Rosa); professor; e fundador das faculdades de Odontologia (1947), de Direito (1950) e de Medicina (1953) – até chegar na Uniube. É, sem dúvida, uma das grandes personalidades da história de Uberaba.
--------------------
MERCADO --- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informa que o Sine Municipal está oferecendo 520 vagas em diversas funções da área de manutenção industrial, para trabalhar em Uberaba. A empresa oferece salários que variam de R$ 1,2 mil a R$ 4,3 mil, além de transporte, refeição, seguro de vida e outros benefícios.
Vagas são para ajudante geral, técnico de segurança do trabalho, técnico em PCN e materiais, supervisor de manutenção, eletricista 2, encarregado de manutenção, encarregado de elétrica, encarregado de mecânica, mecânico,soldador, soldador raio x, soldador MIG, caldereiro encanador, encarregado de andaime,armador de andaime e ferramenteiro. Os interessados devem possuir experiência registrada na Carteira de Trabalho.
O Sine Municipal fica localizado na rua Vigário Silva, 309, Centro.

CONSUMIDOR ---- Programa Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor – Procon, está de casa nova. Por sinal, a sede foi conquistada pelo ex-coordenador, advogado e vice-presidente do PT/Uberaba, Sebastiãso Severino, no governo passado. Presidida pela atual coordenador, advogada e presidente do DEM, Eclair Gonçalves, a solenidade de inauguração atraiu uma fauna política.
Entre outros, foram notados e anotados: o prefeito Paulo Piau; os deputados federais Marcos Montes e Aelton Freitas – presidente do PR de Minas Gerais; o deputado estadual Adelmo Leão...
A sede própria do Procon fica na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao Mercado Municipal, e atende das 9h às 17h.
---------------------

----------------
ZEBU EM SÃO PAULO --- Diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, incluindo o presidente Eduardo Biagi, fizeram barulho em São Paulo quando convocaram a imprensa para divulgar a 79ª Expozebu – que acontece entre os dias 3 e 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Atraíram jornalistas de 17 veículos de comunicação, e, de quebra, cavaram notícias e entrevistas em vários deles.
ZEBU NA IMPRENSA --- Além da Reuters – considerada  uma das mais famosas e antigas agências de notícias do mundo, a ABCZ foi notícia nos dois maiores jornais impressos do Brasil: na coluna Vaivém, do jornalista especializado em commodities e pecuária, Mauro Zafalon, na Folha de S.Paulo, e em ampla reportagem da Reuters do Brasil, assinada pela jornalista Fabíola Gomes, no Estado de S.Paulo.
ZEBU NO PRATO --- Na oportunidade, o presidente da ABCZ – segundo as notícias nacionais, revelou que a ExpoZebu 2013 deve movimentar aproximadamente R$ 150 milhões em negócios, incluindo leilões, shopping de animais, sêmen, equipamentos para a pecuária, entre outros.
E detalhe: durante o encontro em São Paulo, “os jornalistas puderam degustar a legítima e deliciosa carne de zebu, nelore natural.” Neste último caso, a nota foi divulgada no site da ABCZ.
-----------------
SOS TRÂNSITO --- Usuários do transporte coletivo, motoristas de carros de passeio, pedestres e até vereadores estão pedindo “pelo amor de Deus” ao prefeito Paulo Piau para que ele providencie o retorno dos ônibus e respectivos pontos para a avenida Leopoldino de Oliveira. Acontece que os desvios criados no governo anterior para dar passagem ao projeto Água Viva são formados por ruas e calçadas estreitas, que provocam confusão no trânsito e nos neurônios de todos os envolvidos.
----------------
Bambas do Fabrício recebe homenagens nos 80 anos
Associação Carnavalesca Bambas do Fabrício foi a grande homenageada desta semana em Uberaba. Através de iniciativa do vereador Edmilson Ferreira, a Câmara Municipal rendeu homenagem especial pelos 80 anos de fundação da escola de samba, inclusive com a entrega de diplomas de Honra ao Mérito para 14 pessoas que se destacaram ao longo da história da agremiação. Um dos homenageados foi o deputado estadual Antônio Lerin, ex-diretor, presidente e vice-presidente da associação e, hoje, presidente de honra. Atualmente, a escola é presidida  por Moacir Antônio Silva, que, durante 23 anos, foi mestre de bateria. “Jamais esquecerei dessa homenagem” – emocionou-se.
HONRA AO MÉRITO
Além de Lerin, também receberam homenagem especial: Nelson Garcia (in memoriam) – representado peli primo Lerin; Amasilia Speridião; Antônio Luiz Speridião Alves; Benedita Ferreira; Cleria Ferreira - representada pela prima Idelma Santos; Helena Oliveira Silva (in memoriam) - representada pela filha Maria de Fátima da Silva; Joaquim Leocádio da Silva; Juranir de Paula Ferreira; Olivio Nascimento (in memoriam) - representado por seu neto Werner do Nascimento; Onyd de Oliveira Fachinele; Rosalina Pereira da Silva; Sueli Maria Catarina Nardo Gonçalves e Teresa Maria Dionisio (in memoriam) - representada pela neta Alessa Cristina Dionísio Conceição.

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Bambas do Fabrício é campeã em 2004, cantando
a vida do jornalista Ataliba Guaritá Neto - Netinho
O carnaval de Uberaba remonta à década de 1930, quando os blocos carnavalescos já animavam as praças e as ruas da cidade e os clubes já organizavam seus bailes de carnaval. Nas décadas de 1970 e 1980, surgiram várias escolas de samba como: Império da Abadia, Brasil Moreno, Unidos da Boa Vista, Rosa de Ouro, Preciosa do Leblon, Unidos da Vila, Acadêmicos de Santa Maria.
Entretanto, a Associação Carnavalesca Bambas do Fabrício é uma das escolas de samba mais antigas de Uberaba. Fundada em 17 de janeiro de 1933 por Geraldo Garcia, José Paula de Oliveira e Adelino Pagani Filho (o Piola), com o nome de Bloco dos Bambas, a associação reuniu inicialmente nove tocadores de cavaquinho e violão e um intérprete, que juntos compuseram os hinos da escola até no ano de 1937.
Em 1935, passou a ser chamada Cordão Carnavalesco Bambas do Fabrício, tendo como maior rival da época o Triunfo da Abadia.
Em 1936 passou a fazer um carnaval com fantasias mais sofisticadas e ampliou sua orquestra com a entrada de mais cinco músicos com instrumentos de sopro e violino, além de mais um cantor, o que lhe proporcionou conquistar uma grande votação no carnaval daquele mesmo ano.
Em 1937, com a posse de uma nova diretoria, o primeiro estatuto social da agremiação foi registrado. Essa diretoria realizou carnavais até o ano de 1945. Já com o nome de Escola de Samba Bambas do Fabrício e uma nova diretoria, retomou os tradicionais desfiles.
Os ensaios da escola aconteciam em locais diversos, passando inclusive pelos quintais das casas de seus membros colaboradores e integrantes, sendo que hoje são realizados no espaço do Esporte Clube Fabrício.
Alegria, tradição e construção de sonhos são marcas registradas da escola, que resistiu e ainda resiste às grandes transformações do mundo contemporâneo, dando a seus precursores inimaginável contribuição social.
DETALHE EXTRA
Uberaba também “exportou” carnaval. O autor da famosa marchinha Ta-hi, cantada por Carmem Miranda, é Joubert de Carvalho - médico e compositor uberabense, que escreveu várias composições entre valsas, canções, tangos e marchinhas carnavalescas.
FONTE: Prefeitura de Uberaba
------------------
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário