16 de maio de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


VEREADORES DE UBERABA DEFENDEM CASTRAÇÃO E PRISÃO PERPÉTUA PARA PEDÓFILOS
Conselho Tutelar registrou mais de 200 casos em Uberaba desde 2010
Uberaba adere e se movimenta, esta semana, em torno do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. A mobilização está acontecendo simultaneamente em todo o Brasil através da campanha Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.
ABRAÇO PELA PAZ ---  Entre os destaques da programação, está a Concentração e Abraço Pela Paz, no estádio Uberabão, na sexta-feira, dia 17, com todas as instituições e envolvidos na ação. No local, foram expostos faixas com frases e pensamentos criados pelas crianças e adolescentes. Após o abraço, alunos da Escola Uberaba escreveram a palavra PAZ dentro do estádio.
Os abraços aconteceram em todos os estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo.
PARCEIROS --- A mobilização em Uberaba conta com o apoio de instituições comunitárias, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; Prefeitura de Uberaba; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro; Polícia Militar, Frente de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes do Triângulo Mineiro; Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, escolas das redes pública e privada de Uberaba, e outras organizações não-governamentais.
DIVULGAÇÃO --- Com a presença do coordenador Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e da Educação da Macrorregião do Triângulo Mineiro, André Tuma, os vereadores de Uberaba aprovaram em sessão plenária, nesta quinta-feira, dia 15, projeto de lei que exige a exibição de documentários sobre o assunto nos cinemas da cidade.
INDIGNAÇÃO --- Em meio a discursos inflamados contra os pedófilos, os vereadores não pouparam opiniões polêmicas. “Se o projeto for vetado, vamos derrubar o veto” – antecipou o vice-líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara, Samuel Pereira (PR).
Eu votaria, inclusive, um projeto que previsse a castração de pedófilos” – defendeu Luiz Dutra (PDT).
Eu vou além disso, vereador Dutra; acho que pedófilos não podem conviver em comunidade” – acrescentou Cléber Humberto (PMDB), não se sabe se pregando prisão perpétua ou pena de morte.
CHOCANTE --- Durante a reunião da Câmara, o promotor André Tuma apresentou dados colhidos junto ao Conselho Tutelar da cidade, e adiantou que os números não contemplam a realidade, pois muitos casos permanecem escondidos.
Entre casos de estupro, atos libidinosos e atentado violento ao pudor, foram registrados 41 casos em 2010; outros 59 em 2011; além de  79 em 2012, e este ano, até agora, já são 40 registros.
DENÚNCIA --- O promotor destacou que o objetivo é de que as pessoas que estejam passando por esta violência possam procurar ajuda, seja através do Disque 100, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros, para que havendo a denúncia ocorra o combate e a punição destes criminosos.

PROGRAMAÇÃO
MANIFESTAÇÕES DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Dia 16/05 - 5ª feira – Palestras e oficinas nas instituições e escolas municipais, estaduais e particulares que aderirem à mobilização. Palestras em empresas
Dia 17/05 - 6ª feira – 8h - Concentração e Abraço Pela Paz, faixas com frases e pensamentos criados pelas crianças e adolescentes durante as palestras e oficinas, no estádio Uberabão. Participação de todos os envolvidos na causa. Apresentações culturais.
No Estádio – Abraço pela Paz – gesto simbólico de abraçar o Estádio.
Dia 18/05 - Sábado – BLITZ EDUCATIVA NAS RODOVIAS – 8h às 11 h – abordagem em alguns pontos estratégicos das principais rodovias que cortam o município.

FILMES SUGERIDOS PELOS ORGANIZADORES DO EVENTO PARA SEREM TRABALHADOS NO COMBATE À PEDOFILIA
1 - No limite do silêncio
2 - O caçador de Pipas
3 - Garotas de Programa
4 - Festa de família
6 - O baixio das Festas
7 - Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída
8 - Forrest Gump
9 - Menina de Ouro
10 - Uma mente brilhante
11 - Anjos do Sol
12 - Confiar
13 - Cinderelas, Lobos e Príncipes Encantados
14 - Mistérios da Carne
15 - O Lenhador
16 - A Espera de um Milagre
Observações: É importante atentar-se para a classificação etária de cada filme e sempre realizar um debate após o filme para que as pessoas possam expressar suas opiniões e reflexões além de esclarecer suas dúvidas.
--------------------
NO RUMO CERTO
(Versão 1)
Câmara de Uberaba não é a única preocupada com a situação dos trabalhadores do segmento de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. Nem bem os vereadores aprovaram, por unanimidade, e o presidente Elmar Goulart (PSL) promulgou lei sobre o couvert artístico, e o Senado Federal tira da gaveta projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados, com teor e preocupação relacionados aos empregados do setor.
JUSTIÇA SEJA FEITA --- De acordo com a matéria que já se tornou lei em Uberaba, o estabelecimento comercial da cidade que utilizar-se do serviço de músicos, comediantes ou outro profissional do meio artístico-cultural, deve fornecer alimentação e bebidas não alcoólicas a estes trabalhadores, e ainda, repassar a eles, o couvert artístico cobrado dos clientes. Enviado ao Executivo, o projeto não foi sancionado pelo prefeito Paulo Piau, que deixou a palavra final para a própria Câmara. Opinião é de que a matéria é inconstitucional.
A QUEM DE DIREITO --- Cerca de um mês após a própria Câmara de Uberaba promulgar a lei do couvert, eis que a Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, do Senado, aprova projeto de regulamentação de pagamento de 10% do valor da conta - a conhecida gorjeta, a garçons e empregados de outros estabelecimentos. De acordo com a proposta, os bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares de todo o país, que incluírem taxa de serviço ou adicional nas contas de seus clientes, ficarão expressamente obrigados a repassá-los a seus empregados.

NO RUMO CERTO
(Versão 2)
Também é preciso fazer justiça ao Cartório de Registro Civil de Uberaba, que tem liberado a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Entre os 100 casais aprovados para o casamento comunitário de 2013, um deles é homoafetivo. Duas mulheres formam um dos casais que vão oficializar a união dia 21 de junho, às 19h, no Cine Teatro Vera Cruz.
PALAVRA FINAL --- Esta semana, o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, baixou portaria determinando que todos os cartórios do Brasil são obrigados a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Os cartórios terão de converter as uniões estáveis homoafetivas em casamento civil, mesmo que ainda não haja previsão legal para isso. A proposta foi apresentada pelo presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, que também preside o Supremo Tribunal Federal - STF, e aprovada por 14 votos a 1.
RECONHECIMENTO --- O reconhecimento de uniões entre pessoas do mesmo sexo no Brasil - também chamadas de uniões homoafetivas, como entidade familiar, ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional, onde tramita vários projetos sobre o assunto, mas foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal, em maio de 2011, em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República. 
------------------
Splish Splash
Boate do Samburá abre as portas na noite (21h) de 18 de maio, sábado, para um baile pra lá de especial! Trata-se da 2ª edição do Splish Splash – evento beneficente realização pela Pastoral Familiar da Paróquia do Santíssimo Sacramento (antiga Adoração). O baile terá músicas dos anos 60, 70 e 80, e a arrecadação será destinada à própria pastoral e aos uberabenses que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro em julho. Ingressos podem ser adquiridos na secretaria da paróquia, das 13h às 17h. Informações pelo telefone 3312-9584.
------------------
TALENTO MUSICAL --- Com premiações que somam R$ 12,5 mil – sendo R$ 6,5 mil para o 1º lugar, continuam abertas as inscrições para o Sesi Música 2013/edição Minas Gerais. Os trabalhadores da indústria que possuem talento para a música podem inscrever-se até dia 17 de maio, nas categorias interpretação e música inédita. Semifinal acontece de 10 a 13 de julho, e a final está prevista para 22 a 24 de agosto, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. O regulamento pode ser conferido no site www.sesimg.com.br.
--------------------
Na foto de Marco Zellmeister, o governador 
do Distrito 4420, Marcos Zanardo, 
e Eliana Barbosa
Prata da casa 
HOMENAGEM INTERNACIONAL
Escritora uberabense Eliana Barbosa recebeu o título Companheiro Paul Harris, do Rotary Internacional Distrito 4420, através do Rotary Club de São Paulo Aeroporto.  “Sinto-me honrada e grata pela oportunidade de colaborar com o trabalho incansável de rotarianos do mundo inteiro no combate às doenças, à fome, ao analfabetismo, enfim, à miséria que ainda existe em tantos recantos desse planeta” – destaca ela.
A HOMENAGEADA --- Eliana Barbosa - que agora tem seu nome na galeria mundial de homenageados do Rotary Internacional, foi escolhida em razão das características humanitárias de seu trabalho que muito contribui para o desenvolvimento do ser humano. A homenageada é conferencista motivacional, consultora em desenvolvimento humano, life coach, psicoterapeuta holística, escritora, apresentadora de TV e rádio, e articulista de jornais e revistas de circulação nacional e internacional, blogs e sites variados. 
O PRÊMIO --- Um dos grandes momentos de Rotary Internacional é a entrega de um Título de Companheiro Paul Harris, que foi criado em 1957 para expressar a gratidão da entidade às pessoas que prestaram colaboração e serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e o desenvolvimento de projetos em diversas áreas como saúde e educação, cujo objetivo sempre foi estimular a boa vontade e a paz mundial.

Pratas da casa
(Versão 2)
Rádio Câmara – da Câmara dos Deputados, usou uma edição inteira do programa Trilha das Artes para homenagear um uberabense: João Antonio, ator, diretor e professor de teatro, e um dos principais nomes do movimento cultural de Brasília. Sua trajetória profissional reúne mais de 50 espetáculos teatrais e de dança, diversos curtas e longas metragens e passagens significativas por áreas estratégicas da gestão cultural do DF. Detalhe: o programa foi abrilhantado com músicas de seu repertório pessoal e profissional compostas por Kurt Weill, Chopin ... e Joubert de Carvalho. Uberabense divulgando uberabense.

Com apenas 12 anos e mais de 20 medalhas, Larissa Gabriela conquistou o 
bicampeonato na Venezuela (Foto: Reprodução/TV Integração)
Pratas da casa
(Versão 3)
Caratecas de Uberaba ganham 6 medalhas de ouro e 2 de prata em mundial da Venezuela
A pedido do vereador Marcelo Machado Borges (DEM), Câmara de Uberaba rendeu homenagens na tarde desta quinta-feira, 16 de março, aos atletas de Uberaba que retornaram com a mala cheia de medalhas – de ouro e prata, do 10º Mundialito de Karatê na Venezuela.
Entre eles, está a jovem Larissa Gabriela, 12 anos, que conquistou o bicampeonato na categoria infantil, e de quebra levou ouro na categoria infantil de 12 e 13 anos de idade.
A carateca Fernanda Assis Santana, por sua vez, conquistou três medalhas de ouro para o Brasil: categoria adulto; categoria mais de 60 quilos, e por equipe.
E Reginaldo Damião conquistou ouro por equipe; prata em mais ou menos 75 quilos; e prata na categoria adulta.
Em resumo, o treinador da turma em Uberaba, Wellington de Souza, comemora oito medalhas numa única tacada.
O vereador democrata - que conseguiu apoio para a viagem dos atletas à Venezuela, agora é patrono da bicampeã Larissa Gabriela. Assumiu o patrocínio dela a partir de agora.
------------------
Fast Cup Voleibol
E neste sábado, dia 18 – com abertura programada para 14h, começa o Campeonato Fast Cup Voleibol de Uberaba, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Disputas acontecem no Jockey Club, entrada pela rua Segismundo Mendes, e terão a participação de 29 equipes, sendo 12 na categoria masculino adulto, dez na categoria feminino adulto, quatro na categoria sub 15 masculino e três na categoria sub 15 feminino.
A competição acontecerá sempre aos sábados e domingos à tarde, até o dia 17 de junho.
Já no dia da abertura vão acontecer cinco jogos.
Confira a tabela completa da competição no site www.uberaba.mg.gov.br/smel, em competições.
------------------
Antônio Lerin: 1º ouvido pela Aciu
(Foto: Enerson Cleiton)
CONTATOS --- Diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, comandada por Manoel Rodrigues Neto, retoma um tête-à-tête com os ocupantes de cargos eletivos. Ele lembra que os políticos passaram pela entidade enquanto candidatos ou apoiadores de candidatos, ao longo da última campanha, e acertaram uma agenda de compromissos para o desenvolvimento do município. “A campanha terminou no dia da apuração dos votos, e agora temos que trabalhar todos juntos por Uberaba” – cobra o presidente da Aciu.
PROMESSAS --- O primeiro ouvido pela Aciu – no início desta semana, foi o deputado estadual Antônio Lerin (PSB), que se candidatou a prefeito em 2012, com apoio do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). Lerin afirmou que as promessas de campanha estão sendo reforçadas, inclusive com o anúncio, feito pelo próprio governador, de investimentos na ordem de R$ 45 milhões para Uberaba.
CONTROVÉRSIAS --- O deputado estadual – que disputou o 2º turno com o agora prefeito Paulo Piau (PMDB), também foi questionado sobre seu relacionamento com o atual governo municipal. Apesar de estar patrocinando ação de investigação com o objetivo de tirar Paulo Piau do cargo, Lerin garantiu que seu mandato está à disposição da cidade. “Da minha parte, não tem rivalidade e, no que puder contribuir, estarei à disposição”, declarou.
------------------
Pintura de Eduardo Lima
TRANSCENDENTAL---- Conhecido há décadas pelas atividades teatrais, o diretor e ator Eduardo Lima agora expõe seu lado “oculto”: a de pintor. Mostra de seus trabalhos está aberta ao público até dia 17 de maio, das 8h às 22h, no auditório A do Centro Administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.  Exposição Arte Transcendental tem pinturas em telas, em papel reciclado e também em papel canson. O tema da exposição é essencialmente religioso, mas também existem pinturas com temas sociais.

Feira d´Abadia pede socorro
Leitores/eleitores pedem socorro para a famosa feira d`Abadia – realizada nas manhãs de domingo com a presença maciça de políticos de todas as cores. A reclamação, que só na semana passada motivou três e-mails a esta coluna, e vários comentários nas redes sociais, diz respeito à falta de estrutura para feirantes, clientela e visitantes. Em destaque: a ausência de banheiros.


FERROADA DE MARIMBONDO QUASE ACABA COM EVENTO DO GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA
Por muito pouco o prefeito Paulo Piau e seus principais assessores não tiveram que abandonar o confinamento a que se submeteram no início desta semana, sob orientação da Fundação Getúlio Vargas - , responsável pela consultoria contratada pelo atual governo para implantar uma nova estrutura na administração municipal. A presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, do PCdoB, foi atacada por um marimbondo, e além da dor intensa, o inchaço foi imediato e assustou. Vale lembrar que ao picar, o marimbondo não deixa o ferrão no local, como as abelhas, mas o seu veneno, embora menos intenso que o das abelhas, produz hipersensibilidade.
O CONFINAMENTO --- Enfim, apesar dos pesares, muita gente achou o encontro produtivo. Os técnicos da Fundação Getúlio Vargas ouviram sugestões do próprio prefeito e do secretariado; confirmaram que a administração municipal – pelo que viram e ouviram até agora, precisa de uma revitalizada, e acenaram com a proposta de uma ampla reestruturação nas áreas de pessoal, material, de compras e patrimonial.
-------------------
Oficinas, palestras, atrações artísticas e até sorteios 
Vem aí a nova feira de profissões da Uniube
Nova edição do Uniube Aberta acontece neste sábado, dia 18, das 9h às 17h, no campus Aeroporto, quando professores e alunos veteranos vão espalhar-se pelos estandes dos diversos cursos oferecidos pela escola, para receber os visitantes. O encontro terá oficinas de redação; palestras e atrações artísticas, além da oportunidade de se fazer inscrição gratuita para o Vestibular Junho 2013, exceto para o curso de Medicina.
E mais: os participantes vão concorrer a quatro tablets, com apoio da  Pravaler Crédito Universitário.
A pré-inscrição já pode ser feita no site  http://www.uniube.br/eventos/aberta/2013/index.php, e para participar do sorteio os pré-inscritos devem validar a inscrição pessoalmente no dia do evento.  
------------------
Rio Claro pode solucionar problema do abastecimento  (Foto: Divulgação)
ALELUIA
Falta d´água pode estar por um fio
Um dos grandes problemas de Uberaba pode estar prestes a ser solucionado: a constante falta d´água. Prefeito Paulo Piau diz que a outorga para captação de água do Rio Claro está praticamente garantida, dependendo apenas de assinatura do Instituto Mineiro de Gestão das Aguás – IGAN. A solução para o abastecimento de água foi uma das principais promessas de campanha.
EM OBRAS --- E por falar em falta d´água, o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, vai suspender o abastecimento na região noroeste da cidade, no fim de semana, para implementar melhorias na rede.
No sábado, entre 7h e 16h, as equipes farão obras na adutora que atravessa a BR/050, nas proximidades do conjunto Beija-Flor, e o abastecimento será suspenso neste intervalo, nos Beija-Flor I, II e III, Morumbi, Pacaembu I e II, Francisco Angotti, Cândida Borges, Nova Era, Morada Du Park, Copacabana, Girassol I e II, Alfredo Freire I, I e III.
------------------
Deputado federal, vice-líder do PSD na Câmara, ex-prefeito Marcos Montes, foi pessoalmente 
conhecer a pequena Miss Luna de Araújo, uberabense que retornou 
do Peru com o título de “Baby Continentes Del Mundo 2013” - considerado um
Miss Universo Infantil. "Fui muito bem recebido pelos pais e ela é 
uma graça de criança. Título merecido" - comemora MM
------------------
CTBC APANHA NA CÂMARA DE VEREADORES DE UBERABA
Companhia de Telefones do Brasil Central – CTBC, apanhou pra caramba, nesta quinta-feira, 16 de maio, durante sessão plenária na Câmara de Uberaba. Os vereadores não pouparam críticas aos serviços de telefonia, a começar pelo próprio Legislativo.
Entre outras coisas, os vereadores disseram que os problemas são generalizados na cidade; que está difícil falar em telefone da CTBC;  que a situação é uma vergonha e que a empresa está precisando investir em tecnologia.
É questão de horas para chegar à direção da empresa – que tem sede em Uberlândia, um convite para apresentar as devidas explicações.
----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário